Missão Social da Igreja

Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 08-05-2008 6:07 pm Responder com Citação

Primeiramente, qual é a missão social da Igreja? O que a Igreja tem feito efetivamente na sociedade? Será que a Igreja falhou na sua missão social? A Igreja tem cumprido com o ideal de servir à sociedade, ou tem apenas se servido da mesma e deixado a encargo dos governantes a condução da sociedade? O que a sua Igreja, e o que você têm feito pela missão social?
O que a Igreja diz ser sua missão social, será que realmente tem sido? O que as Igrejas têm a dizer sobre MISSÃO SOCIAL?

Para mim, sinceramente, não pode haver missão social sem um Projeto. E resumo todas as perguntas em uma só: Qual é o Projeto Social das Igrejas? E em que realmente têm sido úteis à sociedade como um todo? Se uma Igreja diz ter missão social, e não desenvolve nenhum projeto social, para mim esta Igreja não passa de uma mentira! Eu vejo tantas Igrejas bem sucedidas, mas vejo pouquíssimos projetos. Tem alguma coisa errada nisso tudo.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 10-05-2008 11:30 pm Responder com Citação

quando você diz Igreja (com letra maiúscula) é uma coisa. eu acho que a Igreja, de alguma forma, talvez não tanto quanto deveria, tem cumprido seu papel social. agora, a igreja, ou as igrejas, são poucas, muito poucas que fazem isso. de fato, o interesse delas não é esse, mas elas próprias.

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 12-05-2008 4:40 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
quando você diz Igreja (com letra maiúscula) é uma coisa. eu acho que a Igreja, de alguma forma, talvez não tanto quanto deveria, tem cumprido seu papel social. agora, a igreja, ou as igrejas, são poucas, muito poucas que fazem isso. de fato, o interesse delas não é esse, mas elas próprias.

Para mim, ou é Igreja com "I" maiúsculo, ou não é nada! Ou a Igreja cumpre seu papel social, ou não faz nada. Para mim também a Igreja tem falhado na sua missão social porque antes disso tem falhado na sua missão espiritual. Tem falhado consigo mesma e não tem conseguido conquistar as almas, de modo que temos Igrejas vazias, e pior que isso: vidas vazias dentro de Igrejas lotadas. A Igreja cumpre sua função, mas não tem relacionamento com Deus. Funcionam como empresas da fé, mas não conseguem alcançar a sociedade. A Igreja não consegue ser Igreja!

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 13-05-2008 1:35 am Responder com Citação

se você ñ diferencia Igreja de igreja é impossível discutir isso! Wink

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
tralsl
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 13-05-2008 3:20 am Responder com Citação

a Função social da Igreja é amar o próximo
e a função espiritual amar a Deus sobre todas as coisas
assim penso eu
e a Igreja, não toda, não tem cumprido totalmente o seu papel

elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 13-05-2008 6:20 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
se você ñ diferencia Igreja de igreja é impossível discutir isso! Wink

Eu realmente não diferencio, porque Igreja, ou é ou não é. Por isso sou a favor de que toda "igreja" que não cumpre sua missão social com louvor, tenha as portas fechadas, porque não é Igreja! É apenas um covil de ladrões e salteadores. Para mim existe a Igreja, e esses lugares ridículos que precisam ser fechados e banidos com urgência! Mas não tenho a capacidade de chamar isso de "igreja". Ou é Igreja, ou não é nada.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 14-05-2008 2:16 am Responder com Citação

entretanto, quando você fala de "Igrejas vazias" e "Igrejas lotadas" é algo que cabe apenas a esses "covil de ladrões e salteadores" e "lugares ridículos". pq a Igreja sequer precisa de um estabelecimento físico pra existir.

jcesar
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 14-05-2008 12:57 pm Responder com Citação

Deus não habita em templos feitos por mãos; nós somos templo do ES; Deus habita em nós; nós somos a Igreja, a igreja é simplesmente o espaço físico.

Quanto à missão social nós, a Igreja, devemos amar ao próximo, e como um conjunto de irmãos, que se reunem em uma igreja, devemos praticar esse amor demonstrando à sociedade nossa preocupação com ela. Um projeto social é fundamental para uma igreja (como instituição social), pois ela trabalha com pessoas e precisa, sim, se preocupar com a sociedade em que se localiza.

||CAMPANHA SALVA VIDAS||

>>www.coracaosolidario.org.br<<

"sua atitude pode dar esperança de vida para alguém"
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 16-05-2008 11:39 am Responder com Citação

Sarah escreveu:
entretanto, quando você fala de "Igrejas vazias" e "Igrejas lotadas" é algo que cabe apenas a esses "covil de ladrões e salteadores" e "lugares ridículos". pq a Igreja sequer precisa de um estabelecimento físico pra existir.

Para mim soa um tanto utópico dizer que a Igreja "sequer precisa de um estabelecimento físico pra existir". Jesus freqüentou o Templo, e começou ali a Sua missão. Ora, se um Templo ou espaço físico fosse desnecessário, Jesus o teria dito. Eu estou "fora" do Templo, mas sinto falta e entendo que é muito necessário. Ainda assim tenho um lugar onde reúno algumas pessoas, pois é impossível ficar sem um lugar, sem comunhão pessoal e material. Somos seres sociais por natureza. Jesus é o Fundamento sobre o qual o Templo está edificado, alguns chegam a exagerar e dar importância demais ao Templo, como se esse fosse o próprio Fundamento. Eles vivem em excesso para o Templo, e deixam a sociedade de lado. Isso está errado. O Ministério de Cristo ocorreu muito mais nos montes e nas ruas, nas cidades, no Caminho, nas casas do que no Templo propriamente dito. O Templo é um lugar de abastecimento, mas a missão é fora, é no Caminho.
Algumas Igrejas têm bons projetos sociais, só que estes só se limitam ao espaço físico da Igreja, com pouca ou nenhuma abrangência social, e só atendem pessoas da Igreja, o que diminui o alcance de pessoas. Projetos não devem ser feitos para os "de dentro", e sim, para os "de fora". A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA, É FORA DELA!

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 16-05-2008 2:06 pm Responder com Citação

elitejp escreveu:

Para mim soa um tanto utópico dizer que a Igreja "sequer precisa de um estabelecimento físico pra existir". Jesus freqüentou o Templo, e começou ali a Sua missão. Ora, se um Templo ou espaço físico fosse desnecessário, Jesus o teria dito. Eu estou "fora" do Templo, mas sinto falta e entendo que é muito necessário. Ainda assim tenho um lugar onde reúno algumas pessoas, pois é impossível ficar sem um lugar, sem comunhão pessoal e material. Somos seres sociais por natureza. Jesus é o Fundamento sobre o qual o Templo está edificado, alguns chegam a exagerar e dar importância demais ao Templo, como se esse fosse o próprio Fundamento. Eles vivem em excesso para o Templo, e deixam a sociedade de lado. Isso está errado. O Ministério de Cristo ocorreu muito mais nos montes e nas ruas, nas cidades, no Caminho, nas casas do que no Templo propriamente dito. O Templo é um lugar de abastecimento, mas a missão é fora, é no Caminho.
Algumas Igrejas têm bons projetos sociais, só que estes só se limitam ao espaço físico da Igreja, com pouca ou nenhuma abrangência social, e só atendem pessoas da Igreja, o que diminui o alcance de pessoas. Projetos não devem ser feitos para os "de dentro", e sim, para os "de fora". A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA, É FORA DELA!

eu não acho nem um pouco utópico e você demonstrou que realmente não é em seu próprio comentário. Wink Jesus frequentava o Templo, pq ele participava da religião judaica. mas como você mesmo disse, o ministério Dele foi cumprido muito mais em qualquer lugar que não fosse o Templo. acho que ser sociável, se unir para cumprir a missão social da Igreja (insisto em diferenciar) é algo totalmente independente de templos, ou mesmo reuniões em casas. e veja, não digo que isso é desnecessário, essas reuniões. mas que para a Igreja cumprir o seu papel, nesse caso, é sim.

mas como falei antes, não dá, pelo menos eu ñ consigo, discutir isso sem diferenciar igreja de Igreja. que ao meu ver são coisas totalmente diferentes.

elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 20-05-2008 4:00 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
eu não acho nem um pouco utópico e você demonstrou que realmente não é em seu próprio comentário. Wink Jesus frequentava o Templo, pq ele participava da religião judaica. mas como você mesmo disse, o ministério Dele foi cumprido muito mais em qualquer lugar que não fosse o Templo. acho que ser sociável, se unir para cumprir a missão social da Igreja (insisto em diferenciar) é algo totalmente independente de templos, ou mesmo reuniões em casas. e veja, não digo que isso é desnecessário, essas reuniões. mas que para a Igreja cumprir o seu papel, nesse caso, é sim.

mas como falei antes, não dá, pelo menos eu ñ consigo, discutir isso sem diferenciar igreja de Igreja. que ao meu ver são coisas totalmente diferentes.

E como você diferencia Igreja de igreja?

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 22-05-2008 3:03 am Responder com Citação

igreja- estabelecimento onde se reúne um grupo de pessoas que dizem ter uma fé em comum. vista muitas vezes como um clube, ou um local de transição econômica, com resquícios de pregação da bíblia e orações. poucas exceções podem se dizer que permanecem no intuito inicial de exisitir uma igreja.

Igreja - corpo formado por pessoas que partilham da mesma fé e independe de locais físicos ou meios burocráticos para existir. as pessoas podem se reunir em qualquer lugar, como podem não se reunir. mas possuem o mesmo objetivo.

elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 23-05-2008 6:15 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
igreja- estabelecimento onde se reúne um grupo de pessoas que dizem ter uma fé em comum. vista muitas vezes como um clube, ou um local de transição econômica, com resquícios de pregação da bíblia e orações. poucas exceções podem se dizer que permanecem no intuito inicial de exisitir uma igreja.

Igreja - corpo formado por pessoas que partilham da mesma fé e independe de locais físicos ou meios burocráticos para existir. as pessoas podem se reunir em qualquer lugar, como podem não se reunir. mas possuem o mesmo objetivo.

Entendi. Mas a Igreja precisa ter o seu próprio lugar, que não precisa ser sempre o mesmo, mas a comunhão exige um lugar apropriado. Jesus mesmo, depois de ressuscitado, se reuniu na casa dos discípulos e ali enviou-os a pregar o Evangelho para o mundo todo.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 24-05-2008 12:10 am Responder com Citação

eu não diria ser necessário, mas que é algo que pode vir a acrescentar mais na vida das pessoas...

por exemplo, eu vivo em comunhão com mtas pessoas aqui do dot, inclusive no próprio fórum, no entanto não nos encontramos em nenhum estabelecimento físico para isso.

elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 26-05-2008 6:05 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
eu não diria ser necessário, mas que é algo que pode vir a acrescentar mais na vida das pessoas...

por exemplo, eu vivo em comunhão com mtas pessoas aqui do dot, inclusive no próprio fórum, no entanto não nos encontramos em nenhum estabelecimento físico para isso.

Exatamente. Como essa comunhão já existe no plano espiritual, ela poder-se-ia tornar também física, o que seria bom, e exigiria um lugar real. As Igrejas devem ter por finalidade aproximar as pessoas e encurtar as distâncias, quebrar barreiras.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 27-05-2008 1:57 am Responder com Citação

sim... mas como você disse, seria bom... ou seja, não é uma obrigação. logo, o papel da Igreja, independe do das igrejas.

elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 27-05-2008 6:23 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
sim... mas como você disse, seria bom... ou seja, não é uma obrigação. logo, o papel da Igreja, independe do das igrejas.

Olhando desse ângulo eu entendo. Chega uma hora na vida que a única esperança que sobra é só mesmo Jesus, nem a Igreja resolve. Há igrejas desprovidas de Jesus! Correm atrás de sei lá o que... parecem que apenas competem entre si ou lutam pela sobrevivência diária, só isso. Tornam-se algo tão agradável quanto beber o próprio vômito!
Onde está a força da Igreja na Missão Social? Se colocarmos lado a lado Missão Social e Educação, aí é que a questão se complica: Cadê a presença da Igreja na Educação como Missão Social?
A Igreja precisaria ter o engenho de conquistar Escolas, ter Projetos ou pelo menos encorajar os poucos existentes, mas o que eu vejo a Igreja fazendo é tentando criar uma "Educação própria", abrindo escolas, Universidades e hospitais, gastando o que não tem, sendo muito poucos os beneficiados, pois quem conhece a realidade do nosso país sabe que esse tipo de Educação ofertadas por Igrejas não ajuda quem realmente precisa.
A Igreja quer sempre construir, ter para si, conquistar o seu; pensando em ajudar, acaba competindo, acaba sendo só mais uma empresa. Em suma, eu pergunto: Cadê a influência e a Autoridade da Igreja na Educação Pública desse país como Missão Social? A Polícia vive nas Escolas falando com os alunos, mas, e os Pastores? Seus filhos estudam lá, os filhos dos membros de suas Igrejas, estão na grande Rede Pública de Educação, mas as Igrejas, não conseguem vencer esta barreira, porque é talvez a barreira social mais difícil a ser vencida: levar o Evangelho, a Adoração, até a Educação.
Há muitos professores evangélicos, que parece que se contentaram com o soldo, o concurso público e nada mais. Enquanto o Nome de Jesus não for declarado nos corredores das Escolas por todo esse país, enquanto jovens e velhos não retornarem para Jesus afirmando a Bandeira do Cristianismo, a Igreja permanecerá do jeito que está: sem ação alguma na Educação. Parece que o Estado é mais temido que o próprio Deus! "Eu sou crente... mas sou funcionário... tenho limitações... não posso fazer nada 'suspeito'".
Uma coisa é verdade: Na sala de aula não é o lugar para haver essa mudança. Mas NADA impede que a Igreja crie, desenvolva ou apóie Projetos que sejam feitos em turno contrário às aulas. Cadê a Igreja na Escola? Cadê a Missão Social? Não é a Igreja na sala de aula, isso nunca daria certo, mas a Igreja pode e tem o direito de entrar nas Escolas e ajudar. Esta, para mim, é a Missão Social que a Igreja não cumpre: Aliar-se a Projetos voltados à Educação nas Escolas, e não pode ser de modo algum uma Educação convencional, superficial, pois essa tarefa o Estado cumpre muito bem. A Igreja precisa ir para além do Estado.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 28-05-2008 2:50 am Responder com Citação

creio que existem várias maneiras, nesse caso específico da Educação, de a Igreja fazer sua missão social. e talvez não seja falando diretamente sobre Cristo...

qual seria a sua sugestão?

elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 28-05-2008 6:24 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
creio que existem várias maneiras, nesse caso específico da Educação, de a Igreja fazer sua missão social. e talvez não seja falando diretamente sobre Cristo...

qual seria a sua sugestão?

Primeiramente sugiro que haja em cada pessoa o posicionamento de Cristão Decidido, porém, sem hipocrisia. O que seria hipocrisia nesse caso? Há muitas Igrejas que "proíbem" que os seus jovens membros ouçam "músicas do mundo". Isso só funciona dentro das paredes da Igreja, e só com os "mais chegados" ou mesmo "puxa-sacos". Depois os próprios líderes evangélicos ficam se perguntando: "Porquê a Igreja não está crescendo como deveria?" A resposta está na velha mania deles proibirem tudo e acharem que isso vem de Deus e "repassarem" a "ordem" para o povo; com isso não impedem o avanço do Diabo, só limitam o avanço da Igreja!
Já que falei de música, abre-se o leque para a Arte, esta é uma forma de o Evangelho ser pregado sem impedimento através da Educação, não só a Música, mas também Artes Visuais, Artes Cênicas e Dança. Todo aluno se identifica com pelo menos uma linguagem artística. Os grupos e talentos artísticos individuais e coletivos das Igrejas vivem ensaiando, mas só aparecem no limitado espaço da própria Igreja. Já está na hora desse talento todo não só freqüentar a Escola, mas mostrar o que sabe, o que Deus lhes deu, e transformar a realidade das Escolas e das Comunidades em que vivem. Chega de cantar só no louvor, dançar, desenhar ou representar só na Igreja.
Passa semana e entra semana... passam-se anos e anos, gerações que vão e vêm... e o que os jovens cristãos fazem nas Escolas de expressivo?

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 30-05-2008 12:29 am Responder com Citação

viu, aí é que está. pq tais jovens não fazem nada? pq não estimulam esse tipo de pensamento e atitudes nas igrejas. por isso insisti tanto na diferenciação. pq quem tem a visão de Igreja, tem a visão de que algo precisa ser feito, seja nas escolas e seja de que forma for... o que talvez falte é colocar mais em prática. ou talvez falte mais pessoas com essa visão não limitada.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.