Não Existe Música Gospel

Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
tiagogarros
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 09-07-2007 4:01 am Responder com Citação

Há muito tempo penso em escrever este artigo. Hoje resolvi fazê-lo, depois de ler mais um tópico aqui do Dot sobre música gospel x música secular, que, na minha opinião, expressa opiniões completamente equivocadas quanto ao assunto. Sempre quando leio na Internet coisas sobre "Fulano é gospel? Ah não, Sicrano não pode ser gospel... Beltrano tocou não sei aonde.. não é gospel ! Olha as letras (ou a capa do disco, ou o encarte, ou a camiseta, ou o cabelo, ou a tatuagem, ou etc.. do [ coloque o nome da banda aqui]... Não pode ser gospel..." Essas coisas me deixam profundamente irritado.. e, pra mim, só atestam a ignorância do povo cristão brasileiro, não quanto à música, mas quanto à fé mesmo.

Comecemos pois, então, categoricamente:

Não existe música gospel.

Pensem comigo. O que as pessoas normalmente entendem ser música gospel? "Ah, fácil.. música que fala de Deus, Jesus, da Bíblia, que tenha mensagens da Bíblia, etc." Então tá. Se isso é música gospel, podemos dizer então que Renato Russo escreveu muita música gospel, pois falava desses temas em suas músicas. Roberto Carlos também. Mas, obviamente, nem você nem ninguém consideraria esses artistas "gospel".
Então já vimos que pra ser gospel (dessa maneira que entedemos o "gospel") não basta ter letra que fala daqueles temas acima.

"Então, tá bom. Tô entendendo... pra ser gospel o cara precisa ter uma vida de acordo com os preceitos do Cristianismo, dentro dos padrões bíblicos... "

Então tá. Agora tu chegou no meu ponto. A gente usa o termo "música gospel" se referindo a "música cristã." Mas pense: "Gospel", ou cristão, tem a ver com a VIDA. Isso é tão óbvio, mas parece que alguns não entendem. A palavra gospel quer dizer evangelho em inglês, que por sua vez quer dizer "boa-nova".

Dessa forma, chegamos a conclusão inicial: não existe música gospel. Nem gravadora gospel, nem revista gospel, nem site gospel, nem escreva qualquer coisa aqui gospel. Por quê ? Porque nada disso pode ouvir a boa-nova, olhar pra sua vida, se arrepender dos seus erros e nascer de novo.
O que existe então ?

Existem "pessoas gospel".
Existem pessoas que nasceram de novo e vivem segundo os preceitos bíblicos ensinados por Jesus, e outras que não vivem. João Alexandre que costuma dizer: não existe Mi maior santo e Mi Menor profano. Existe sim uma pessoa cristã, santa, separada, convertida, nascida de novo, e outra não.

Mas aí vem a questão. Estas pessoas produzem música. E como enquadrar essa música que elas produzem?

Os artistas em geral produzem arte. Essa arte reflete o artista, reflete o que ele crê, o que ele pensa, o que ele quer passar ou expressar. Os artistas músicos escrevem músicas que falam de coisas diversas, coisas que são importantes pra eles, que falam por eles, que são o reflexo da alma do artista. Dessa forma, um artista não cristão escreve músicas que falam dessas coisas, e nada o impede de escrever músicas com temas bíblicos, falando de Deus, bem como de qualquer outra coisa. Mas isso não o torna um artista cristão.

Da mesma forma, o artista cristão escreve músicas.
E aí vem o problema. O artista cristão (principalmente brasileiro), em geral, só escreve sobre uma coisa: Sua fé. Por quê? Por que se ele escrever sobre qualquer outra coisa, ele corre o risco de ser tachado de "não gospel", de não crente, pelo primeiro crente mainstream que passar pela frente. Por isso, bandas como Anberlin, Lifehouse, etc (lá fora), e Aeroilis, Tanlan, etc, (aqui dentro) são freqüentemente perguntadas se "são gospel mesmo?" É como se o cristão fosse tão burro que não soubesse falar de outra coisa que não fosse sua fé.

Então, o que os artistas cristãos fazem? Eles simplesmente escrevem músicas que são verdades pra eles. Eles escrevem coisas que querem dizer, que julgam ser importantes. Muitas vezes, elas vem com letras que falam de Deus, de Jesus, explicitamente... outra vezes, eles falam de temas que são muito cristãos, mas que não tem o nome JESUS lá. Outra ainda, eles falam de relacionamentos, da vida, das namoradas, do café da mãe que é gostoso, ou da sua cidade natal que é muito legal. E aí, quando eles falam disso... eles deixam de ser gospel ? Claro que não... porque não é a sua música que é gospel... são eles que são.

Quer algo mais cristão que as letras do U2 ? E alguém diz que eles são Gospel? Olhem o Jars of Clay... a poesia deles é por vezes extremamente vaga no que diz respeito aos temas cristãos, mas ninguém questiona que são "gospel", talvez pelo simples fato de eles serem de uma gravadora "gospel". Eles podem escrever sobre o que quiserem, mas sempre vão ser "gospel", pois as pessoas se acostumaram com o fato de eles terem surgido numa gravadora essencialmente "cristã" (como se a gravadora pudesse se converter e virar "cristã").

"Banda de Rock Gospel", ou "Banda Cristã"... que conceito errôneo! Por que então não chamamos o Beastie Boys de banda de Rap Budista, já que eles são quase todos budistas? Existe uma banda, e o membros dessa banda t~em suas convicções. Eles as expressam ou não nas suas letras, de forma figurativa, poética, relevante, inteligente (como bandas americanas como Jars, Switchfoot, etc, fazem) ou de forma rasa, direta, messiânica, piegas - (como a imensa maioria das bandas brasileiras fazem - e que eu, justamente por isso, considero horríveis, mas isso é assunto pra outro dia.. )

Mas o que está por trás da pergunta: "Eles são gospel?" Na verdade, quem pergunta isso está querendo dizer... "se me disserem que não são, eu vou parar de ouvir, pois não ouço música profana. Mesmo se as músicas dessa banda falem mensagens construtivas, bonitas, edificantes, até cristãs, vou parar de ouvir.. porque eles não são "gospel."

A notícia mais lida do Dot até hoje acho qeu foi a do Evanescence "tirando a máscara". Que ilusão... Não sei muito sobre a vida da tal da Amy Lee, mas creio que ela deve ser sim uma cristã..(só Deus poderá julgá-la, mas é minha opnião). Sei que teve formação religiosa e que formou a banda num acampamento cristão. Agora, as letras dela, algumas são maravilhosas, com mensagens lindas, bíblicas, cristãs. E não é por ela não ser de uma gravadora gospel, ou de vez em quando pisar na bola que eu vou deixar de ouvi-la e rechaçá-la por ela "não ser gospel".

Na minha opinião, é a velha ignorância da grande parte dos evangélicos em entender que eu posso ser edificado por uma bela canção do Live (grande banda "secular" americana) que diz que "Eu não preciso que ninguém me fale sobre Deus ou sobre verdade, pois eu olho para o pôr-do-sol e O vejo."

No momento que eu ouço isso, e isso me edifica... o Live se tornou a maior banda gospel do mundo para mim.

Um abraço, com amor - que é a maior mensagem do evangelho de Cristo.

Tiago Garros
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
luciana
Fidel Castro
Fidel Castro

MensagemEnviada: 09-07-2007 11:18 am Responder com Citação

na verdade existe gospel sim...é uma catogoria de música negra americana, um coral na verdade.

o gospel surgiu na epoca da escravidão. os negros estavam sendo evangelizados e nao podiam falar uns com os outros nas plantações. Então quando havia negros fugindo por ali ou haveria fuga naquele dia eles começavam a cantar músicas que falavam da biblia e do evangelho (gospel em ingles para avisar a todos, um começava a cantar e os outros iam seguindo, ate que todos os negros da plantação estavam cantando juntos, formando um grande coral. Depois isso foi para as igrejas negras e virou o gospel...aqui no brasil foi erroneamente colocado pelos pastores sonia e estevam hernandes, que adotaram o nome gospel como o nome da gravadora deles e o nome pegou.

Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 09-07-2007 12:54 pm Responder com Citação

É isso aí Tiago.
Assino em baixo de tdo q você postou aí.
E digo +, eles chamam a músicas dita gospel, de gospel p/ vender +.
Aliás as gravadoras e os cantoras/bandas ditos gospel ñ gravam nda q ñ pde ser dito q ñ é gospel, por medo de ñ conseguirem vender.
Pq querendo ou ñ a música dita gospel rende mta grana!
E eles ñ querem mexer no bolso deles, arriscar em algo q pde dá errado.
Por causa dessa hipocrisia, eu quase ñ tô escutando música dita gospel.
Pq a igreja virou comércio, tdo gira em torno da grana e do marketing.
Se for p/ ser assim, eu escuto música dita secular e fica tdo do msm jeito.
Se for só p/ ganhar grana, então pelo menos vou escutar música q me agrada, de pessoas q eu acho q tem talento, música q eu vou me divertir escutando.
Claro q ñ vou deixar de escutar música de conteúdo tbm, música q edifica.

luciana escreveu:
na verdade existe gospel sim...é uma catogoria de música negra americana, um coral na verdade.

o gospel surgiu na epoca da escravidão. os negros estavam sendo evangelizados e nao podiam falar uns com os outros nas plantações. Então quando havia negros fugindo por ali ou haveria fuga naquele dia eles começavam a cantar músicas que falavam da biblia e do evangelho (gospel em ingles para avisar a todos, um começava a cantar e os outros iam seguindo, ate que todos os negros da plantação estavam cantando juntos, formando um grande coral. Depois isso foi para as igrejas negras e virou o gospel...aqui no brasil foi erroneamente colocado pelos pastores sonia e estevam hernandes, que adotaram o nome gospel como o nome da gravadora deles e o nome pegou.

Correto Luciana.
Só q querendo ou ñ, o Tiago (por + q ñ sabia da existência da categoria), ele tem tda razão.
Eu sei q você deve tbm concordar c/ ele (assim como a Laila e mtos outros dotianos).

Cd THIS TIME MELANIE C no BRasil: http://www.lab344.com.br/hotsite_melaniec/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
luciana
Fidel Castro
Fidel Castro

MensagemEnviada: 09-07-2007 1:59 pm Responder com Citação

marromenos ne venuto....o jars of clay ja foi criticado sim por suas letras, tanto que uma vez eles publicaram uma nota quando questionados pq o dove awards nao indicou eles certa vez e a questão foi exatamente essa.

tem que se deixar claro o que é gospel ou nao e depois esclarecer. Não é so no brasil que tem as perguntinhas idioticas bem tipicas de orkut pra todo cantor: é gospel ou não é......muitas pessoas separam o gospel do nao gospel pela palavra jesus, se nao falou nao é, não procuram a poesia. As vezes ate o tamanho da saia ou do cabelo traz essa pergunta à tona.

Ja falamos muito aqui (nao é da sua epoca) sobre o gospel way of life.....ou seja, o meio de vida envagelico, que é aquele que impoem muitas igreja ao estilo nao pode usar isso ou aquilo e nem falar sobre isso.

pra mim não existem pessoas gospel, primeiro pq se for falar protugues que fale a frase inteira no msm idioma (hehehe) e tbm pq nem os americanos se chamam de gospel, e sim cristãos. E por ultimo pq pra mim ser cristão é entregar a vida a ele.

Raúl Castro
Raúl Castro

MensagemEnviada: 09-07-2007 4:59 pm Responder com Citação

Graaande Tiago, membro da Tanlan e ex-Fabio Sampaio e Banda! Very Happy

(Só pra você me reconhecer, sou a namorada do ex-tecladista da P49)

Enfim,

Achei esplêndido o texto e assim que você me autorizar vou publicar no meu blog (http://themidnightflower.blogspot.com)

Se posso, vou comlementar,

De fato, vejo que para tido neste mundo há o "gospel" e o "mundano". Isso se dá devido à ânsia farisaica de mostrar-se religioso. Alguns podem lembrar de um tópico que criei há alguns anos chamado "Genérico Gospel", onde mostrava que estava sendo criado quase que um universo paralelo igualmente gospel onde as pessoas não têm quase contato com o mundo (procedimento esse muito recomentado pelos pastores e ignorando o "ide"). Assim, já presenciamos o nascimento do refrigerante, arroz, música, roupa, dvd, filme, bolsa, sapato, feijão e outras dezenas de bizarrices que se diferenciam apenas pelo rótulo GOSPEL.

O Tiago mostrou algo muito válido: Que muitas vezes uma música toca tanto o coração...se tornando muito mais gospel do que qualquer "ministério da igreja não sei das quantas". U2, como já disse milhares de vezes (muitas vezes quase sendo chamada de profana) é uma das bandas que produzem músicas mais intensas, que eu canto para Deus e que me fazem adorá-lo intensamente...

Como alguns devem ter notado, eu tenho apresentado ultimamente muita resistência quanto à algumas bandas e ministérios que, com o estandarte do gospel, usam e abusam das fracas mentes, ditando o que deve ser feito, o que deve ser usado, o que deve ser sentido e muitas vezes declarando coisas evidentemente ridículas e humanas como santas...
O "Gospel" está claramente falindo em uma instituição falha que se chama vontade humana.

O rótulo gospel não vai fazer qualquer um ser mais edificado, mais santo, mais perto de Deus, mais amado por Ele ou qualquer coisa do tipo: devemos lembrar do "que O adorem em Espírito e em Verdade".

Estamos escapando de um lei para cair em outra: a da tirania do sistema "gospel", recheado de pastores que sufocam a opinião diversa, a liberdade para os quais Cristo libertou.

O Cristão não é, como disse o Tiago, um burro que só fala na igreja e em Jesus. Ele tem uma vida que Deus deu pra ele com amor para viver, tem pensamentos, ele estuda, trabalha, come, caminha, suspira, por mais que alguns ignorem isso. Qual o problema de falar isso numa música??

E, como já falei no http://themidnightflower.blogspot.com, muitas das chamadas "música gospel" são meros bajuladores de Deus, onde também é ignorado o fato que o relacionamento com Deus não é certinho, mas essencialmente conturbado.

bjoks

Quer blogar? Pergunte-me como!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
tiagogarros
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 09-07-2007 7:23 pm Responder com Citação

Claro Luciana que eu sei que que existe a "Gospel Music", que é a música dos negros americanos. E como eu sei que todo mundo sabe isso, nem me preocupei em fazer a distinção ali no meu post. Falei da música gospel da maneira que os brasileiros entendem, e não da maneira como os gringos entendem. É óbvio, se tu chegar pra um gringo e disser " I love Gospel music", ele vai te perguntar se tu ouviu o último do Brooklyn Tabernacle Choir... e não é isso que você quis dizer. Pra isso deve se dizer "I love Christian Music".. aí ele vai entender que tu curte é um switchfoot, um Jars, etc..
Mas claro.. como isso é lugar comum..não fui lá.

E aí Laila ! Bom te ver por aqui. Sem dúvida, pode publicar no seu blog.. Eu ia escrever mais, complementar com algo mais ou menos parecido com o que tu escreveu.. mas como já era 4 da matina.. não deu.

O ponto é aquilo que tu disse.. os cristãos desde o tempo do Puritanismo não entenderam o que Jesus disse sobre ser Sal e Luz lá fora e resolveram fazer uma distinção artificial entre aquilo que é "sacro" e aquilo que é "secular". Daí surgiram as expressões... "o que você faz no seu trabalho secular"... como se a minha vida pudesse ser dividida e compartimentalizada entre aquilo que é "secular" e aquilo que é "sacro". Isso causou prejuízos imensos à fé, porque agora eu posso separar a minha vida no mundo "real" (secular) e minha vida na igreja ("santa"). Isso dá margem pra que eu seja cada vez menos autêntico, mais hipócrita, mais desonesto, afinal, "negócios são negócios", e isso faz parte da minha vida secular... desde que eu esteja no domingo na igreja, com minha vida "gospel" em dia, o resto é história...

Pobre de nós, que não entendemos que como discípulos nós só temos vida "sacra" , ou só "secular" , como queiram... Tudo faz parte de um todo, e cabe a mim, na profissão, no trabalho, em casa, em tudo, refletir o caráter de Cristo. Isso deve ser feito através da música tb, sem dúvida, mas isso não quer dizer que todas as minhas letras devem ou precisam ter Jesus no meio. Assim como eu quando quero falar sobre futebol, não preciso botar Jesus no meio... embora minha vida, meu falar, meu proceder, devem refletir o seu caráter.

É por aí... no meu ver..

Um abração a todos!
Sacred Warrior
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 09-07-2007 8:07 pm Responder com Citação

luciana escreveu:
pra mim não existem pessoas gospel, primeiro pq se for falar protugues que fale a frase inteira no msm idioma (hehehe) e tbm pq nem os americanos se chamam de gospel, e sim cristãos. E por ultimo pq pra mim ser cristão é entregar a vida a ele.

eu imagino a dificuldade q você deve ter pra pedir o catchup quando você vai à lanchonete... Laughing

tiagogarros escreveu:
Não existe música gospel.

Pensem comigo. O que as pessoas normalmente entendem ser música gospel? "Ah, fácil.. música que fala de Deus, Jesus, da Bíblia, que tenha mensagens da Bíblia, etc." Então tá. Se isso é música gospel, podemos dizer então que Renato Russo escreveu muita música gospel, pois falava desses temas em suas músicas. Roberto Carlos também. Mas, obviamente, nem você nem ninguém consideraria esses artistas "gospel".
Então já vimos que pra ser gospel (dessa maneira que entedemos o "gospel") não basta ter letra que fala daqueles temas acima.

seu artigo é interessante...mas esse começo ficou sem sentido...

Arrow o roberto carlos, caso você não saiba, do mesmo modo q ele canta músicas q falam de jesus, ele canta músicas q falam da aparecida e de maria...além disso, quando a mulher dele foi curada de câncer, ele foi agradecer a aparecida, portanto não serve de exemplo...
Arrow eu conheço pouco do renato russo e de suas músicas...mas até onde eu sei, ele era homossexual assumido(se não me engano, usava drogas tbm), sem contar q ele queria era ser idolatrado...(vi uma vez em um cd ao vivo do legião, onde ele gritava, enquanto era ovacionado pelo público..."eu amo ser idolatrado...me adorem")...logo, não serve como exemplo....

quanto ao significado da palavra gospel, você deve entender a palavra gospel, como se fosse uma palavra com significado próprio, considerando q nem todo mundo entende o significado em inglês... Wink

quanto as gravadoras e rádios gospel, podem falar o q quiser, mas como a fernanda brum, cassiane, kleber lucas, oficina g3, resgate e outros trocentos artistas gospel teriam chances de ter cds gravados com um mínimo de qualidade, ganhar disco de ouro e ter suas músicas conhecidas a nível nacional???

com certeza você não conheceria oficina g3, resgate, fruto sagrado e etc, e talvez nem eu conheceria essas bandas q provavelmente não teriam se mantido até hoje...

o q você acha q aconteceria se uma rádio do meio secular começasse a veicular músicas gospel??
e o q aconteceria com uma rádio gospel se começasse a tocar evanescence e outras músicas não-gospel??

com certeza, iriam a falência...

Arrow a ignorância a q você se refere, não é só dos cristãos...procure em foruns de metal na internet e você vai ver dezenas de metaleiros cristãos e não- cristãos brigando sobre o rob rock...os não-cristãos ficam revoltados ao ouvir q o rob rock é evangélico...
da mesma forma q os cristãos não toleram música secular, os ímpios não toleram música gospel...

eu ainda tinha muita coisa pra comentar nesse seu artigo, mas por enquanto é só isso mesmo... Rolling Eyes

Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 09-07-2007 10:13 pm Responder com Citação

primeiramente: clap! clap! clap! pro tiago... adorei o artigo, é bom que apareça pessoas pra traduzir tudo aquilo que a gente pensa, mas já cansou de falar, e justamente por isso morre de preguiça, rs.
nem tenho comentários a fazer, pq tá bem claro...

o que quero comentar é sobre o que o outro thiago (com h, rs) falou... algumas coisinhas só.

1 - sobre o Roberto Carlos. ele pode muito bem falar sobre santos e maria ou qualquer outra coisa do tipo. mas ele é cristão, certo? se é católico, é cristão. e essa parte que você citou do artigo do tiago tá falando sobre Deus, Jesus, Bíblia... ou seja, a fé da pessoa, no que ela crê. independente que ele acredite em santos. não tá falando sobre o que crê?

2 - você falou do legião urbana (tocou na ferida agora, rs). tu mesmo disse que conhece pouco sobre as músicas deles, então pode não servir de exemplo pra você. mas eu, que curto muuuuuuito o legião, posso dizer com certeza que as letras deles são tão edificantes (ou mais até) que muitas bandas "gospel" e isso certamente não tem nada a ver com a opção que o renato russo fez pra vida dele.

3 - com relação às rádios e gravadoras, acho que o preconceito com bandas "gospel" começa dentro das próprias rádios e gravadoras que se intitulam assim. primeiro: só toca quem eles querem. segundo: eles querem tanto espaço no meio secular, querem que seus artistas toquem em rádios seculares, apareçam na tv e não sei mais o que... mas vai um artista "secular" querer tocar na rádio deles. você acha que eles permitiriam?

e sobre isso, eu não acho que nenhum iria a falência. infelizmente, o Brasil tem uma visão mto limitada com relação à música. mas algumas rádios fazem a diferença. por exemplo, eu sempre escuto um programa de rap, que passa numa rádio gospel. e outro dia eles tavam entrevistando o grupo DMN (é um famoso grupo de rap secular, pra quem não conhece), e tocaram a música deles e tudo... e, ao invés de afastar aqueles que só escutam música "gospel", eles atraem mto mais gente fazendo esse tipo de coisa. a verdade é que o preconceito existe dos dois lados. o que é triste e quem sai perdendo é quem gosta de música boa de verdade.

e sobre o metal... (acho que isso eu posso falar com um pouco mais de certeza) é verdade que existem brigas. mas junto com o rap, é a área em que existe menos preconceitos. você mora em sp, thiago, deve saber dos eventos de metal que acontece por aqui, em que bandas "gospel" e "secular" tocam no mesmo palco e a galera curte de qualquer jeito.

e o que eu posso deduzir disso tudo é o seguinte: quem gosta mesmo de música não tá nem aí pra rótulos do tipo "gospel" ou "secular". se a música edifica, blz. se não, não escuta e acabou. essa mentalidade de que a gente só tem que ouvir uma coisa ou outra, ou que as duas não podem coexistir, é totalmente ridícula e atrasada.

http://semvoar.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
luciana
Fidel Castro
Fidel Castro

MensagemEnviada: 09-07-2007 10:35 pm Responder com Citação

tiagogarros escreveu:
Claro Luciana que eu sei que que existe a "Gospel Music", que é a música dos negros americanos. E como eu sei que todo mundo sabe isso, nem me preocupei em fazer a distinção ali no meu post. Falei da música gospel da maneira que os brasileiros entendem, e não da maneira como os gringos entendem. É óbvio, se tu chegar pra um gringo e disser " I love Gospel music", ele vai te perguntar se tu ouviu o último do Brooklyn Tabernacle Choir... e não é isso que você quis dizer. Pra isso deve se dizer "I love Christian Music".. aí ele vai entender que tu curte é um switchfoot, um Jars, etc..
Mas claro.. como isso é lugar comum..não fui lá.

eu sei thiago, mas eu aproveitei pra dar essa esclarecida por chatice minha msm.....como disse, a igreja critica e muito as pessoas, desde o que usar ate o que pensar, por isso tanto ctrl c e v pelos orkuts e foruns evangelicos sobre quem é ou não crente.

ha muito tmepo tinhamos um topico sobre o mdoo de vida evangelico, acho que esse texto se ncaixaria muito bem la ele ainda existisse.....mas é sempre bom recomeçarmos a discussão.

Mas vou dar minha opiniao fugindo um pouco do topico, mas tbm dentro dele. Há muita cobrança quanto a isso hoje, mas no país tbm há um certo nicho restrito aos cantores envangelicos, a graaannnde maioria deles, os que possuem gravadora, são do Rio ou São paulo. Brasilia é uma excessão por possuir algumas boas bandas e grupos de rap que se destacaram, mas só.

O ponto que quero chegar que acabou hoje, que não há busca pelo cantor ou banda cristã mais (quantos novos talentos você achou de cd novo da MK ou Gospel line ou records esse ano?) e as pessoas estão se enchendo das repetidas musicas que estão por ai. Com isso ao msm tempo que buscam coisa nova, e nao sao atendidos, a igreja fica no pe e exerce a "manipulação" podemos dizer de que tem que ter certza que o cara é crente e ta cantando pra Deus senao a benção não chega. Isso gera medo e tbm hipocrisia da parte dos crentes, que acabam a cada dia restringindo mais suas vidas, acabam prisioneiros que inssitem em afirmar que são livres.

Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 09-07-2007 11:52 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
1 - sobre o Roberto Carlos. ele pode muito bem falar sobre santos e maria ou qualquer outra coisa do tipo. mas ele é cristão, certo? se é católico, é cristão. e essa parte que você citou do artigo do tiago tá falando sobre Deus, Jesus, Bíblia... ou seja, a fé da pessoa, no que ela crê. independente que ele acredite em santos. não tá falando sobre o que crê?

claro...mas se a intenção dele era falar sobre tocar o q crê, ele poderia ter usado como exemplo o padre marcelo rossi ou o padre antonio maria...mas olha só o q ele escreveu...
Citação:
Pensem comigo. O que as pessoas normalmente entendem ser música gospel? "Ah, fácil.. música que fala de Deus, Jesus, da Bíblia, que tenha mensagens da Bíblia, etc."
ele citou bíblia e Jesus e não crenças no geral...sacou?e outra coisa...o tiagogarros criticou a postura do cristão evangélico...até pq isso não é discutido no meio católico...olha só isso:

Citação:
"Então, tá bom. Tô entendendo... pra ser gospel o cara precisa ter uma vida de acordo com os preceitos do Cristianismo, dentro dos padrões bíblicos... "
quem segue a bíblia não adora a santos, e nem agradece a santos...

Sarah escreveu:
2 - você falou do legião urbana (tocou na ferida agora, rs). tu mesmo disse que conhece pouco sobre as músicas deles, então pode não servir de exemplo pra você. mas eu, que curto muuuuuuito o legião, posso dizer com certeza que as letras deles são tão edificantes (ou mais até) que muitas bandas "gospel" e isso certamente não tem nada a ver com a opção que o renato russo fez pra vida dele.

veja bem...ele é um bom compositor...sei q tem muita música secular boa...eu ouvi uma música dele q diz..."mas é claro q o sol...vai voltar amanhã..."...enfim...rs...e achei q tem uma letra bonita...mas, seguindo o q o tiagogarros escreveu...
Citação:
Mas, obviamente, nem você nem ninguém consideraria esses artistas "gospel". (roberto carlos e renato russo)

claro...quem consideraria q um cantor q sempre buscou glória própria e é um homossexual assumido como gospel??nem o mais radical dos cristãos, aceitaria isso... Laughing

Sarah escreveu:
3 - com relação às rádios e gravadoras, acho que o preconceito com bandas "gospel" começa dentro das próprias rádios e gravadoras que se intitulam assim. primeiro: só toca quem eles querem. segundo: eles querem tanto espaço no meio secular, querem que seus artistas toquem em rádios seculares, apareçam na tv e não sei mais o que... mas vai um artista "secular" querer tocar na rádio deles. você acha que eles permitiriam?
se permitisse, você acha q todos os cristãos iriam aceitar numa boa???todo mundo ia dizer q a rádio tá de olho na audiência e por isso permitiu q uma banda secular tocasse...

falando nisso...lembre-se q rádio e gravadora são empresas...essas empresas visam o lucro...(algumas até demais)
acho errado q uma radio toque somente os cds q produz...mas, sei q é a melhor forma de divulgar os cds q a gravadora lança...

Sarah escreveu:
e sobre isso, eu não acho que nenhum iria a falência. infelizmente, o Brasil tem uma visão mto limitada com relação à música. mas algumas rádios fazem a diferença. por exemplo, eu sempre escuto um programa de rap, que passa numa rádio gospel. e outro dia eles tavam entrevistando o grupo DMN (é um famoso grupo de rap secular, pra quem não conhece), e tocaram a música deles e tudo... e, ao invés de afastar aqueles que só escutam música "gospel", eles atraem mto mais gente fazendo esse tipo de coisa. a verdade é que o preconceito existe dos dois lados. o que é triste e quem sai perdendo é quem gosta de música boa de verdade.

e sobre o metal... (acho que isso eu posso falar com um pouco mais de certeza) é verdade que existem brigas. mas junto com o rap, é a área em que existe menos preconceitos. você mora em sp, thiago, deve saber dos eventos de metal que acontece por aqui, em que bandas "gospel" e "secular" tocam no mesmo palco e a galera curte de qualquer jeito.

o preconceito é dos dois lados, nisso eu concordo... metal é a área q sofre menos prconceito...menos ainda q o rap...

mas existem discussões intermináveis na internet sobre a fé do rob rock...

mas esse foi só um exemplo...o q eu quis dizer foi q os ímpios não toleram música gospel...se no metal q sofre pouco preconceito, a gente vê essas coisas, imagine nos outros estilos...

Sarah escreveu:
e o que eu posso deduzir disso tudo é o seguinte: quem gosta mesmo de música não tá nem aí pra rótulos do tipo "gospel" ou "secular". se a música edifica, blz. se não, não escuta e acabou. essa mentalidade de que a gente só tem que ouvir uma coisa ou outra, ou que as duas não podem coexistir, é totalmente ridícula e atrasada
eu só ouço música gospel...e explico pq...
Arrow ao contrário de você, eu tenho um gosto muito mais...digamos, refinado... Twisted Evil ...ou seja, eu filtro muito bem (sonoricamente) o q entra nos meus ouvidos...

eu não curto rap, não curto bandinhas no estilo legião, e no cenário nacional secular, eu não curto rock...simplesmente, ao meu ver, não tem nenhuma banda secular q preste cenário nacionall...no meio gospel, é só oficina g3, metal nobre, sion e mais uma ou outra banda de rock...

porém, no cenário internacional, estamos saturados de bandas...e curto muito bandas cristãs de variados estilos(do pop ao metal), e todos os artistas q eu curto me edificam de alguma forma...

no meio internacional secular, eu não conheço muito...gosto somente de duas ou três bandas e mesmo assim não as ouço com frequência...

mas quem gosta de música secular, deve ouvir, contanto q as músicas não estejam indo contra a nossa crença... Wink

Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 10-07-2007 7:04 pm Responder com Citação

Thiago... com relação aos seus primeiros comentários, acho que tá claro que você não entendeu o texto do outro tiago. mto menos as frases que contém uma certa ironia... eu até ia comentar sobre isso agora, mas não estou bem hoje e pretendo deitar logo, hehe.

mas antes vou responder seus outros comentários.

ThiagoMaia escreveu:
se permitisse, você acha q todos os cristãos iriam aceitar numa boa???todo mundo ia dizer q a rádio tá de olho na audiência e por isso permitiu q uma banda secular tocasse...

falando nisso...lembre-se q rádio e gravadora são empresas...essas empresas visam o lucro...(algumas até demais)
acho errado q uma radio toque somente os cds q produz...mas, sei q é a melhor forma de divulgar os cds q a gravadora lança...

se fosse permitido tocar música "secular" em rádios "gospel", certamente isso não seria aceito por todos os "cristãos". até pq nada nunca é aceito por todos. agora, se a rádio tá de olho em audiência é isso mesmo o que ela deveria fazer. dane-se quem fosse falar qualquer coisa. ninguém fala nada por eles agirem da maneira como agem com os artistas de outras gravadoras... pq? você mesmo falou: são empresas, visam o lucro... então... eu não gosto dessa história (é uma visão capitalista que vai total contra os princípios cristãos), mas se é dinheiro que eles querem, é nisso que deveriam investir.

ThiagoMaia escreveu:

o preconceito é dos dois lados, nisso eu concordo... metal é a área q sofre menos prconceito...menos ainda q o rap...

mas existem discussões intermináveis na internet sobre a fé do rob rock...

mas esse foi só um exemplo...o q eu quis dizer foi q os ímpios não toleram música gospel...se no metal q sofre pouco preconceito, a gente vê essas coisas, imagine nos outros estilos...

bom, eu não questiono a fé de ninguém, como tb não questiono gosto musical. acho que se existem discussões sobre a fé do cara, é algo completamente inútil. a fé dele independe da música que faz.

e o que eu quis dizer nos comentários atrás foi que: se os ímpios não toleram música gospel, os "crentes" tb não toleram música secular. e isso é realmente por puro preconceito. por um não tentar ver o que há de bom no outro.

ThiagoMaia escreveu:
Arrow ao contrário de você, eu tenho um gosto muito mais...digamos, refinado... Twisted Evil ...ou seja, eu filtro muito bem (sonoricamente) o q entra nos meus ouvidos...

eu não curto rap, não curto bandinhas no estilo legião, e no cenário nacional secular, eu não curto rock...simplesmente, ao meu ver, não tem nenhuma banda secular q preste cenário nacionall...no meio gospel, é só oficina g3, metal nobre, sion e mais uma ou outra banda de rock...

porém, no cenário internacional, estamos saturados de bandas...e curto muito bandas cristãs de variados estilos(do pop ao metal), e todos os artistas q eu curto me edificam de alguma forma...

no meio internacional secular, eu não conheço muito...gosto somente de duas ou três bandas e mesmo assim não as ouço com frequência...

mas quem gosta de música secular, deve ouvir, contanto q as músicas não estejam indo contra a nossa crença... Wink

como eu já disse, não discuto gosto musical. cada um gosta do que quer e eu não to nem aí. agora, você vir falar pra mim que eu não tenho gosto refinado, e você tem ouvindo oficina G3? por favor, né... rs... (nada contra o G3).
se ter um gosto refinado for escutar música gospel, então eu concordo com você, pq eu não escuto música gospel, exceto artistas como Aeroilis, Fruto Sagrado, João Alexandre... e algumas coisas de rap e rock/metal internacional.

por falar em rap... você sabe o que é rap? você sabe a importância que ele tem no meio musical, no meio social? acho que não...

realmente, não tem mtas bandas seculares nacionais mto boas (isso pq o legião urbana já acabou, claro), a não ser as de metal, que mesmo assim estão no meio independente. mas se você só ouve bandinhas conhecidas, que passa no rádio, que fazem propaganda e não sei o que, você tb não deve saber do que to falando. aliás, as bandas "gospel" de metal e rock que escuto, tb não são tantas pessoas que conhecem. e eu posso dizer: essas sim fazem a diferença.

nenhuma banda que eu escuto "gospel" ou "secular" vai contra a minha fé (existem bandas "gospel" por aí que vão, acredite). e mesmo tendo um gosto musical muito restrito, eu tenho certeza de que ele é super refinado... pra mim isso de rótulo é só rótulo.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sacred Warrior
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 10-07-2007 8:13 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
se fosse permitido tocar música "secular" em rádios "gospel", certamente isso não seria aceito por todos os "cristãos". até pq nada nunca é aceito por todos. agora, se a rádio tá de olho em audiência é isso mesmo o que ela deveria fazer. dane-se quem fosse falar qualquer coisa. ninguém fala nada por eles agirem da maneira como agem com os artistas de outras gravadoras... pq? você mesmo falou: são empresas, visam o lucro... então... eu não gosto dessa história (é uma visão capitalista que vai total contra os princípios cristãos), mas se é dinheiro que eles querem, é nisso que deveriam investir.
ah, tá...nessa brincadeira, eles iam perder o público gospel, iam ficar mal vistos pelos cristãos e provavelmente não conquistariam o público do meio secular...no final, iria à falência, sem dúvida...

Sarah escreveu:
bom, eu não questiono a fé de ninguém, como tb não questiono gosto musical. acho que se existem discussões sobre a fé do cara, é algo completamente inútil. a fé dele independe da música que faz.

e o que eu quis dizer nos comentários atrás foi que: se os ímpios não toleram música gospel, os "crentes" tb não toleram música secular. e isso é realmente por puro preconceito. por um não tentar ver o que há de bom no outro.
justamente o q eu vinha dizendo nos posts anteriores

Sarah escreveu:
ThiagoMaia escreveu:

como eu já disse, não discuto gosto musical. cada um gosta do que quer e eu não to nem aí. agora, você vir falar pra mim que eu não tenho gosto refinado, e você tem ouvindo oficina G3? por favor, né... rs... (nada contra o G3).
se ter um gosto refinado for escutar música gospel, então eu concordo com você, pq eu não escuto música gospel, exceto artistas como Aeroilis, Fruto Sagrado, João Alexandre... e algumas coisas de rap e rock/metal internacional.

por falar em rap... você sabe o que é rap? você sabe a importância que ele tem no meio musical, no meio social? acho que não...

realmente, não tem mtas bandas seculares nacionais mto boas (isso pq o legião urbana já acabou, claro), a não ser as de metal, que mesmo assim estão no meio independente. mas se você só ouve bandinhas conhecidas, que passa no rádio, que fazem propaganda e não sei o que, você tb não deve saber do que to falando. aliás, as bandas "gospel" de metal e rock que escuto, tb não são tantas pessoas que conhecem. e eu posso dizer: essas sim fazem a diferença.

eu não disse q você não tem gosto refinado...disse q o meu é mais refinado... Twisted Evil
bom, na verdade isso foi meio na brincadeira, então relaxa Laughing ...Bom, vamos aos pontos:

Arrow pela sua comparação de oficina g3 e legião urbana, tá na cara q nós não analisamos os mesmos pontos...você deve analisar a qualidade das letras, pois é o único fator em q o legião é superior ao G3...

Mas eu analiso o som...a qualidade é indiscutível e isso você não pode negar...a diferença é absurdamente grande...seria como comparar uma banda profissional a uma bandinha de garagem...

Arrow eu não disse q quem ouve música gospel, tem gosto mais refinado...o fato de eu só ouvir música gospel não tem a ver com a seleção q eu faço...até pq tem muita banda gospel fraquinha...

Arrow não sei o q é rap, não me interessa...se eu não curto, paciência...assim como muita gente acha q rock é só barulho, e eu não discuto...gosto é gosto... Twisted Evil

Arrow PS: eu não ouço rádio, a única rádio q toca uma música boa de ouvir é a kiss FM, mas eu não ouço com frequência nenhum artista q toca nessa rádio...ah, e as bandas de metal e rock q eu falo são bandas q provavelmente, você nunca sequer ouviu falar...não sou como você q diz q ouve metal e só curte o bride de verdade... Twisted Evil Twisted Evil

Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 10-07-2007 9:47 pm Responder com Citação

ThiagoMaia escreveu:

eu não disse q você não tem gosto refinado...disse q o meu é mais refinado... Twisted Evil
bom, na verdade isso foi meio na brincadeira, então relaxa Laughing ...Bom, vamos aos pontos:

Arrow pela sua comparação de oficina g3 e legião urbana, tá na cara q nós não analisamos os mesmos pontos...você deve analisar a qualidade das letras, pois é o único fator em q o legião é superior ao G3...

Mas eu analiso o som...a qualidade é indiscutível e isso você não pode negar...a diferença é absurdamente grande...seria como comparar uma banda profissional a uma bandinha de garagem...

Arrow eu não disse q quem ouve música gospel, tem gosto mais refinado...o fato de eu só ouvir música gospel não tem a ver com a seleção q eu faço...até pq tem muita banda gospel fraquinha...

Arrow não sei o q é rap, não me interessa...se eu não curto, paciência...assim como muita gente acha q rock é só barulho, e eu não discuto...gosto é gosto... Twisted Evil

Arrow PS: eu não ouço rádio, a única rádio q toca uma música boa de ouvir é a kiss FM, mas eu não ouço com frequência nenhum artista q toca nessa rádio...ah, e as bandas de metal e rock q eu falo são bandas q provavelmente, você nunca sequer ouviu falar...não sou como você q diz q ouve metal e só curte o bride de verdade... Twisted Evil Twisted Evil

aiaiaiai! Laughing thiago, quirido, eu fui obrigada a voltar aqui, pq você é realmente hilário! meu, tu vai no endot, né? quero ver a cara do cara com quem eu brigo o tempo todo...

vou começar de trás pra frente. quem é que te dise que eu só curto bride? acho que a gente nunca conversou sobre isso, né? você frequenta os eventos de metal de sp? frequenta os evendos da igreja crash, dos que rolam na no copan?
se você quer saber, eu amo o Bride mesmo, é a minha banda preferida, pq foi a primeira que ouvi e me impactou. mas eu gosto de tantas outras, que "você provavelmente nunca ouviu falar".

o que eu falei sobre o rap, não é se você curte ou não. mas se você mesmo diz que não conhece, acho meio que ridículo você falar do que não sabe.

é claro que quando eu falei do legião tava falando das letras! nós não estávamos falando de edificação? não sei se o som de uma banda é mto edificante...

ah, thiago... sinceramente, não sei se essa é uma discussão saudável. eu realmente não quero ficar brava com você. mas parece que você tem o dom de considerar só seus gostos e opiniões corretos. e isso me irrita profundamente em qualquer pessoa. então, se for pra continuar assim, eu paro aqui, blz?
ah! e eu entendi a brincadeira, com isso não fiquei brava.

LayneCris
Administradora do Forum
Administradora do Forum

MensagemEnviada: 11-07-2007 11:12 am Responder com Citação

É válido na minha opinião músicas diretas e piegas, pq simplesmente fomos criados para adoração a Deus. Mas tb não podemos deixar de perceber q estamos no mundo, porém sem pactuar com ele.

Na real eu sou a favor da arte. Eu não consigo adorar a Deus com uma música 'feia', ou 'suja', no sentido musical. Prefiro muitos hinos da harpa cristã ou cantor cristão em vez de muitos hinos novos. Mas existem hinos lindos, alguns antigos do DT, do ministério apascentar, Fernanda Brum no cd Quebrantado Coração. Saindo desse estilo, temos cantores q eu não curto, como os de Rap, mas fazem com destreza o seu estilo, outros deviam ir para o lixo.
Agora sobre músicas q não falam de Jesus, por eu ter tido uma educação muito rígida nesse sentido, eu mesma luto contra isso. A 1ª vez q escutei Switchfoot eu amei, mas me sentia meio envergonhada, qdo descobri q eram cristãos, me senti mais envergonhada por não ter percebido que o que importa é a arte. A partir daí desandei até para grupinhos pop de 5ª categoria, Embarassed , mas isso é outro assunto. Laughing
Mas eu mesma me envergonho de ter q me desculpar perante as pessoas da minha igreja, qdo o meu celular toca e começa uma música do Superchick, q é cristão, mas olham de cara feia e eu me explico: "é de crente". hehehehe. Que coisa horrível isso!! Ter q se justificar para outra pessoa, no caso meu líder, que a música no meu celular era "música permitida". O que vale não é o meu andar cristão?? Fico pensando no que os jovens da igreja diriam se descobrisse qtas coisas 'pecaminosas' eu faço!! Música então, está no topo da lista. Até por isso meu mp3 não empresto para ninguém. Laughing

Agora, fico numa dúvida, até onde escutar qualquer tipo de música atrapalha seu relcionamento com Deus, já que isso está tirando seu tempo de adoração diária??

http://twitter.com/laynecris
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sacred Warrior
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 11-07-2007 7:04 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
ah, thiago... sinceramente, não sei se essa é uma discussão saudável. eu realmente não quero ficar brava com você. mas parece que você tem o dom de considerar só seus gostos e opiniões corretos. e isso me irrita profundamente em qualquer pessoa. então, se for pra continuar assim, eu paro aqui, blz?
não há o correto e o errado...gosto é gosto...desculpe se eu causo essa impressão ruim...simplesmente você tá colocando seu ponto de vista e eu tô colocando o meu...

eu fiz várias citações ao seu último post, mas como você tá brava, eu resolvi deixar pra lá... a discussão q é saudável é legal, mas se tá tomando proporções maiores, é melhor deixar de lado...não vale a pena...
Wink

tiagogarros
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 11-07-2007 8:15 pm Responder com Citação

Amigo Thiago Maia,
Acho que a Sarah está certa em dizer que tu não entendeu muito bem o que eu escrvei, principalmente as partes com certa Irnonia. ...só pra esclarecer então, o teu post aquele lááá de cima... onde tu diz: (desculpa... não entendo nada desses foruns e não gosto daquele esquema de "quote"... então vou botar os teus escritos em itálico)

Arrow o roberto carlos, caso você não saiba, do mesmo modo q ele canta músicas q falam de jesus, ele canta músicas q falam da aparecida e de maria...além disso, quando a mulher dele foi curada de câncer, ele foi agradecer a aparecida, portanto não serve de exemplo...

Ele é um perfeito exemplo pra provar exatamente o que eu disse, que não basta ter letra que fala de Jesus, bíblia, etc. Tu mesmo colocou coisa ali que tem a ver com a VIDA dele, que é o que eu disse que é o que verdadeiramente existe: uma VIDA Gospel. (e me perdoe por usar o termo inglês, faço porque o brasileiro usa o termo gospel com outra palavras em português, "música gospel", por exemplo. E o artigo é sobre isso. ) Tu achou que não foi um bom exemplo pois eu falei em tocar o que crê... mas eu disse isso depois, falando sobe a arte, que o artista canta e toca o que sente, o qeu acredita.. Naquele momento eu só estava querendo justificar o ponto de que o "gospel" só faz sentido se falamos de vida, e não de música.

Arrow eu conheço pouco do renato russo e de suas músicas...mas até onde eu sei, ele era homossexual assumido(se não me engano, usava drogas tbm), sem contar q ele queria era ser idolatrado...(vi uma vez em um cd ao vivo do legião, onde ele gritava, enquanto era ovacionado pelo público..."eu amo ser idolatrado...me adorem")...logo, não serve como exemplo....

De novo, serve de perfeito exemplo pro ponto que eu defendi. Que Gospel só tem a ver com uma coisa: VIDA.

o q você acha q aconteceria se uma rádio do meio secular começasse a veicular músicas gospel?? e o q aconteceria com uma rádio gospel se começasse a tocar evanescence e outras músicas não-gospel?? com certeza, iriam a falência...
(...) da mesma forma q os cristãos não toleram música secular, os ímpios não toleram música gospel...

OPA.. agora chegamos num ótimo ponto, que é meio que a continuação das minhas idéias sobre o assunto. E só por isso... Escreverei num outro post.. (pra ficar mais limpinho e organizado...heheheheheh )
Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 11-07-2007 8:43 pm Responder com Citação

ThiagoMaia escreveu:
não há o correto e o errado...gosto é gosto...desculpe se eu causo essa impressão ruim...simplesmente você tá colocando seu ponto de vista e eu tô colocando o meu...

eu fiz várias citações ao seu último post, mas como você tá brava, eu resolvi deixar pra lá... a discussão q é saudável é legal, mas se tá tomando proporções maiores, é melhor deixar de lado...não vale a pena...
Wink

justamente, mas acontece que o assunto não era gosto.
mas me desculpe você por ter ficado brava (eu fico brava mto facilmente, rs). não vale a pena mesmo ficarmos discutindo quem gosta ou quem não gosta, quem conhece, quem não conhece. principalmente pq não é esse o assunto do tópico.
se voltarmos ao assunto, poderemos discutir numa boa, blz?

fica na paz.

Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 11-07-2007 8:47 pm Responder com Citação

migacris escreveu:
Mas eu mesma me envergonho de ter q me desculpar perante as pessoas da minha igreja, qdo o meu celular toca e começa uma música do Superchick, q é cristão, mas olham de cara feia e eu me explico: "é de crente". hehehehe. Que coisa horrível isso!! Ter q se justificar para outra pessoa, no caso meu líder, que a música no meu celular era "música permitida". O que vale não é o meu andar cristão?? Fico pensando no que os jovens da igreja diriam se descobrisse qtas coisas 'pecaminosas' eu faço!! Música então, está no topo da lista. Até por isso meu mp3 não empresto para ninguém. Laughing

Agora, fico numa dúvida, até onde escutar qualquer tipo de música atrapalha seu relcionamento com Deus, já que isso está tirando seu tempo de adoração diária??

aaah, isso é horrível mesmo... ter que desculpar mesmo que você não tenha culpa de nada. eu tb já senti vergonha disso. uma vez que minha tia chegou em casa (e ela é muuuuito rígida com relação a todas as coisas) e eu tava escutando Mortification, imagine... ela vira e fala: que isso que você tá ouvindo? ahahaha... até eu explicar que a banda é cristã e não sei o que... eu chego a perder um pouco a paciência, pq no final de tudo ela fala: mas você tem certeza que eles são crentes? Laughing
é triste.

então... sobre a sua dúvida. é um tipo de dúvida que eu tive até um certo tempo atrás. mas acho que pra respondê-la, primeiro a gente tem que pensar: o que é adoração? o que eu faço pra adorar a Deus? se adoração estiver somente relacionado à música, então sim, eu até concordo que possa atrapalhar. mas pelo que eu acredito, adoração é mto mais que isso.

moreiraum
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 11-07-2007 9:27 pm Responder com Citação

Gostei muito do texto!!

Fui num show do Jota Quest (depois que eles se apresentaram no Life Earth) e os caras fizeram um showzão.
Com certeza foi um dos melhores que fui.

Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 12-07-2007 8:33 pm Responder com Citação

bom, como foram discutidos muitos assuntos até agora, eu acabei nem tocando nesse assunto q vou tocar agora...

pra mim existem diversas formas de se tocar música...

Arrow por amor a arte, q é o caso de bandas do meio secular cujas letras não tem relação nenhuma com o cristianismo...

Arrow por amor a Deus, q é o caso das bandas gospel q tocam somente letras relacionadas à música cristã. Ex: Newsboys, Bloodgood, Stryper...

Arrow por amor a Deus e a arte, q são as bandas q tiago garros citou acima q são cristãos, falam sobre sua fé, mas tbm abordam outros assuntos ligados a sociedade...Ex: as bandas q o tiago citou, lifehouse, amberlin, tanlan, aeroilis, etc...

essa é a minha opinião...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 1 de 6

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!