Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
criticomusical
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 20-06-2008 4:02 pm Responder com Citação

Pode se dizer que sou um fruto deste Tópico.
rsrsrsrsrs
Se acharem interessante, posso comentar outros materiais
só me digam onde.

Kenny
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 20-06-2008 4:17 pm Responder com Citação

Everson_Barbosa escreveu:
Perceberam que o criticomusical só comenta nesse tópico?

Sim, pelo menos com esse avatar...

Cool

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
criticomusical
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 20-06-2008 4:20 pm Responder com Citação

Kenny escreveu:

Sim, pelo menos com esse avatar...

Cool

rsrsrsrs
Sábio comentário!

Ilton
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 20-06-2008 5:06 pm Responder com Citação

aaaaaaaaaaaaa

eu não consigo fazer o download, será q é meu computador?

queria mto ouvir esse cd.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
criticomusical
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 20-06-2008 5:48 pm Responder com Citação

UP up

Kenny
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 22-06-2008 12:16 am Responder com Citação

criticomusical escreveu:
UP up

Ta de folga hoje, mano?

Laughing

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Quel
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 22-06-2008 2:26 am Responder com Citação

qria baixar os primeiro dotcast mais eh muito pesado e minha net eh discada.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
criticomusical
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 22-06-2008 12:20 pm Responder com Citação

Kenny escreveu:
criticomusical escreveu:
UP up

Ta de folga hoje, mano?

Laughing

rsrsrs
pois é, os criticos também merecem um descanso.
Segunda voltamos com tudo.

Anberlin
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 23-06-2008 12:50 am Responder com Citação

Posso dizer que o que me motivou cadastrar aqui no fórum foi ter gostao muito desse álbum. Smile
Citação:
Arrow Cega Inocência (Aeroilis)
Incrível essa música. Até o momento é a minha favorita da coletânea. Quero conhecer mais sobre a banda.
Citação:
Arrow Até o Sol Sorriu para Mim (Audiovoltz)
Já tinha visto via Orkut informações sobre o Audiovoltz. Putz... que música perfeita Exclamation Namoral... Very Happy [/quote]

www.newmetaldiscs.pt.to

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Kenny
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 23-06-2008 1:16 am Responder com Citação

Anberlin escreveu:
Posso dizer que o que me motivou cadastrar aqui no fórum foi ter gostao muito desse álbum. Smile
Citação:
Arrow Cega Inocência (Aeroilis)
Incrível essa música. Até o momento é a minha favorita da coletânea. Quero conhecer mais sobre a banda.
Citação:
Arrow Até o Sol Sorriu para Mim (Audiovoltz)
Já tinha visto via Orkut informações sobre o Audiovoltz. Putz... que música perfeita Exclamation Namoral... Very Happy

Ô, cara.. valeu mesmo, cada vez que alguém se refere a nós aqui dá pra perceber que nosso som provoca alguma coisa pra dentro e além dos ouvidos. E isso, aliado ao produto da graça de Deus em nós, é o que dá força pra continuarmos apesar das dificuldades.
Aproveito a postagem pra agradecer a todos os que estão baixando a coletânea -- e creio que posso fazer isso em nome de todas as bandas -- e pedir pra que continuem divulgando pra todo mundo pois esperamos que essas mesmas sensações e idéias que agradaram a vcs cheguem ao máximo de pessoas.

Muitíssimo obrigado pela colaboração de todos!

criticomusical
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 23-06-2008 2:51 pm Responder com Citação

Aonde vou?
Tanlan

Harmonia.

Intro: bateria e guitarras.
entram todos: E - B - F#m - A 2x
Estrofe: E - F#m - F# - A 4x
Refrão: E - B - F#m - A 4x
Preparação para o solo: A#º - A
Solo: mesma harmonia do refrão.
Ponte: D - A/C# 4x - F - D - B4add - - E - F#m - G#m - F#m 2x

Comentários.
A faixa começa com a bateria seguida pelas guitarras. Aqui, ao contrario do que acontece na canção "Mudou minha vida" da Plus Salvation, temos as duas guitarras entrando nas mesmas notas sendo uma a dobra da outra. Só quando todos entram é que temos uma harmonia entre as guitarras melódicas. A primeira faz mi - si - fá# - la (isso com a primeira corda solta), a segunda que só aparece no tutti, se apresenta com mi - re# - fa# - do#. O baixo mantêm-se nas fundamentais.
Ao começar a estrofe surge um elemento novo. Um looping que só é utilizado na primeira parte da primeira estrofe não sendo utilizado em nenhum outro momento da música.
Neste momento o baixo se torna mais cantante agindo como instrumento condutor.
As guitarras aparecem com mais destaque na segunda parte da estrofe. Aqui faço uma observação. Me pareceu que a escolha dos timbres destas guitarras foram equivocadas. Está claro que eles quiseram dar um ar pesado ao som. Percebe-se que há dobras das mesmas, mas o timbre muito sujo acaba dando um peso que a música não precisaria ter. Acho que um timbre mais John Meyer seria uma melhor escolha.
Diria que foi um erro de avaliação estética.
Uma característica dessa faixa que se destaca em relação as outras, é a ambiência usada. Aqui temos uma utilização corajosa de muitos delays e reverbs em todos os instrumentos. Não destaco como algo ruim, mas sim como algo que esteticamente me chamou a atenção em relação ao resto do álbum.
Na segunda estrofe temos uma variação rítmica do ataque das guitarras. Achei muito criativo, provavelmente por isso não trouxeram o loop de volta. Normalmente a segunda estrofe é uma repetição literal da primeira sem muita variação de arranjo, o que torna algumas músicas extremamente óbvias após o refrão. Existe uma faixa do The Police que faz a mesma "quebra" rítmica. Infelizmente não lembro o nome, mas se alguém souber qual é, por favor, pode falar nos comentários.
Outro detalhe que merece ser comentado é o fato de que está é a única música que usa mais de duas vozes no refrão. Temos um coro em três vozes nos "Ah" que chama a atenção.
Muitos teriam ficado apenas com a segunda voz, mas a banda decidiu usar uma terceira que ao meu ver acrescentou muito à peça. O refrão é de uma melodia muito simples e de letra mais simples ainda, porém de forte apelo pop.
A preparação para o solo foi uma agradável surpresa. Lá sustenido diminuto (A#º = la# - do# - mi - sol) faz parte da classe de acordes que são perfeitamente simétricos (todas as 4 notas possuem o mesmo intervalo entre si. Um tom e meio). Os acordes diminutos são dos mais dissonantes na nossa harmonia tonal. Sua estrutura permite muitas opções de modulações e movimentos harmônicos.
Dito isso vemos que o uso de tal acorde cria uma tensão dissonante na música que leva diretamente para o solo, que com uma melodia agradável e criativa traz novos elementos melódicos para a música, não sendo apenas mais uma variação do refrão. Eu gostei disso.
Chegamos na ponte. Aqui temos alguns problemas.
Primeiro a bateria. Ficou claro que eles tentaram dar uma sonoridade "podre" para ela, mas não acredito que a sonoridade usada tenha sido a melhor escolha. Em alguns momentos surge um delay distorcido no ataque da bateria que soa grosseiro. Creio que uma inserção eletrônica teria sido uma melhor escolha.
Na voz temos outro problema. Está evidente que nesta ponte eles tentaram criar um ambiente sonoro que contrastasse com o resto da música, mas acho que pesaram de mais a mão. Principalmente no uso de reverbs e distorções. Em alguns momentos a voz fica confusa dificultando o entendimento do que se canta.
Antes do ultimo refrão temos uma variação do mesmo. Mais leve, e que vem crescendo até explodir no coro.
Também gostei muito das repetições finais dos "Ah". A bateria dobra a batida, a guitarra traz o tema da introdução e as vozes ganham um destaque maior.

Pra finalizar.
Está faixa, junto com Aeroilis, Seculos e Dusty, é a que mais me chamou a atenção neste álbum. Muito bem gravado, muito bem mixado , com uma letra rica em poesia (letristicamente a mais diferente do underdot), e com as vozes muito bem afinadas.
Minhas considerações dizem respeito a detalhes de pós-produção(mix) e aqui não há como ser totalmente objetivo pois muita coisa se refere ao meu gosto.

Desde já deixo meus parabéns as 4 bandas. Aeroilis, Dusty, Seculus e Tanlan. Sem dúvida são as 4 melhores faixas do Underdot vol.1.
Se o nível de criação e produção musical no brasil continuar no ritmo destes 4, teremos muita coisa boa em pouco tempo.

Bom pessoal, é isso!

Editado pela última vez por criticomusical em 24-06-2008 2:14 pm, num total de 1 vez
criticomusical
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 23-06-2008 4:11 pm Responder com Citação

Segunda-feira.

Estamos de volta!!

por favor comentem!!

RenatoCavallera
Musicólotra

MensagemEnviada: 23-06-2008 4:53 pm Responder com Citação

Eu só acho que "Tudo que eu queria" a melhor do álbum da Tanlan.

Novato
Novato

MensagemEnviada: 24-06-2008 3:00 am Responder com Citação

Vou fazer a crítica do comentário do crítico. Hehehehe..

Citação:
... com uma letra rica em poesia (letristicamente a mais diferente do underdot), e com as vozes muito bem afinadas.

gostei da escolha da palavra letristicamente, um neologismo interessante, corajoso. Porém já existe uma palavra pra dizer isso na língua portuguesa, a saber, o belo verbete liricamente.
hehehe... só zoação..

Mas gostei da crítica. Quanto aos efeitos meio viajantes... eu sempre fui um advogado do som de radinho praquela ponte... mas ninguém me dá ouvidos nessa banda... só tô nela memso porque sou irmão do baterista...
hehehehehe...

Abraço pra galera e .. crítico, continua o belo trabalho!

ERA TUDO QUE VOCÊ QUERIA!
"Tudo Que eu Queria"
O novo CD da Tanlan já está disponível!

www.tanlan.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
luciana
Fidel Castro
Fidel Castro

MensagemEnviada: 24-06-2008 1:37 pm Responder com Citação

Quel escreveu:

topico errado fia rsrs

mas o que soube é que os podcasts antigos vao ter uma qualidade menor, dai você podera baixar Wink

Dotcaster
Dotcaster

MensagemEnviada: 24-06-2008 3:10 pm Responder com Citação

luciana escreveu:
Quel escreveu:

topico errado fia rsrs

mas o que soube é que os podcasts antigos vao ter uma qualidade menor, dai você podera baixar Wink

fofokeira!!! Very Happy Laughing

Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 24-06-2008 5:40 pm Responder com Citação

Passado Perdido
Tecla Sap

Harmonia.
Intro: Dm7 - Bb - C - Am
Estrofe: Dm7 - Bb - C - Am 3x
Refrão: Dm7 - F - C - Bb - Am 2x

Comentários.
Chegamos na faixa mais problemática do álbum. De todas as 11 faixas encontradas no Underdot vol.1, esta é a que mais apresenta deficiências técnicas tanto de execução, quanto de pós produção.
Comecemos.
A música inicia com um looping que até achei interessante, um teclado fazendo uma melodia em Dm7 e uma guitarra. Fica evidente que a influência principal desta peça é o som do Linkin Park nos seus primeiros trabalhos.
A voz entra logo em seguida, e depois, no tempo de 28 segundos entra o baixo.
Bom, já aqui temos alguns pontos pra comentar.
A qualidade do áudio denuncia que o processo de gravação foi bem precário, o que por si só já enfraquece em muito a peça.
Quando a voz entra já se percebe uma grande instabilidade quanto a afinação, o que ficará ainda mais evidente no refrão.
O lance do rap deixa mais claro as influências da banda. Porém a forma como este nos é apresentado enfraquece o resultado esperado. Ele canta de forma "frouxa" e mesmo tentando impor uma agressividade na voz, infelizmente não convence pela entonação dada.
Isso inclusive acaba gerando as mais diversas sensações em quem escuta. Ao mostrar para um colega que também é produtor musical, ele rapidamente associou este com o rap cantado na versão dos Canibalista para a música "Black or White" do Michael Jackson. Isso porque pra ele o rap soou jocoso, dando-lhe a idéia de que a música era uma brincadeira. Claro que isso numa rápida e primeira audição.
Na primeira aparição do baixo temos outro problema grave que se repete por toda a peça, com todos os instrumentos e inclusive a voz, em alguns momentos. Ataque fora se sinc (sincronia). Quando o baixo entra ele já ataca levemente adianto em relação ao resto do instrumental. O timbre final dele, também não é o melhor. Durante o refrão, por exemplo, ele faz um fraseado que não há como saber quais notas tocou por não termos um som claro e definido.
As guitarras me parecem ser o que foi melhor gravado. Numa comparação com o resto do instrumental soam muito melhor.
A bateria estaria perfeita se fosse pra tocar algo tipo Mutemath. Esse timbre opaco e abafado é bem vindo nesse rock que tenta ser sessentista, mas não numa estética de Nu-metal. A bateria precisa estar na cara, com bumbo e caixa praticamente pulando no ouvinte. O baterista também sai em muitos momentos do beat da musica, gerando um certo desconforto durante a música exatamente por esta inconstância.

Pois bem, pensando apenas na proposta da música e olhando a idéia do arranjo num contexto ideal, eu diria que eles tem um bom material nas mãos.
Mas como nem sempre as coisas acontecem de forma ideal, infelizmente o resultado final aqui apresentado deixou muito a desejar.
Quando não conhecemos uma banda em seu contexto, a única referencia que podemos ter é seu material gravado. Se o cartão de visitas possui tantos problemas, o que poderemos esperar da banda ao vivo?
Sabemos que no Brasil ainda é muito complicado gravar um CD com qualidade, mas graças a tecnologia disponível, já podemos obter resultados muito bons em casa mesmo.
Vendo que a banda tem ideias interessantes e que provavelmente só obtiveram esse resultado por uma inexperiência de gravação, quero deixar aqui meu incentivo pra que estudem mais sobre gravação, se preparem melhor e que possam, em breve, nos apresentar um novo trabalho com a qualidade que certamente eles merecem.

Bom pessoal, é isso!

Editado pela última vez por criticomusical em 24-06-2008 6:48 pm, num total de 1 vez
RenatoCavallera
Musicólotra

MensagemEnviada: 24-06-2008 6:07 pm Responder com Citação

Opa! Tu errou.

No fim do refrão é Am e não Bb.

Refrão: Dm7 - F - C - Am 2x

Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 24-06-2008 6:13 pm Responder com Citação

até tem esse Am, mas ele entra como acorde de passagem.
Depois de C é Bb mesmo.

O mais detalhado seria
Dm - F - C - Bb - Am (nota de passagem que leva de volta para o Dm).

RenatoCavallera
Musicólotra

MensagemEnviada: 24-06-2008 6:36 pm Responder com Citação

cada nota equivale a um tempo - 4/4 (Dm - F - C), quando chega nas duas últimas 1 tempo se divide em 2 notas 2/4 (Bb) e 2/4 (Am)... por isso não é considerado ela como de passagem

Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
Página 6 de 9

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 25 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!