Trote em calouros

Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Você é a favor do trote em calouros nas faculdades ou universidades?
Sou totalmente contra.
37%
 37%  [ 12 ]
Sou a favor, desde que não se humilhe ou maltrate o calouro.
53%
 53%  [ 17 ]
Trote é comigo mesmo!
9%
 9%  [ 3 ]
Total de Votos : 32

Autor Mensagem
Arauerj
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

Localização: Escritório de Engenharia - Peugeot Citroën Automóveis do Brasil

MensagemEnviada: 20-04-2009 4:18 pm Responder com Citação

Sacred Warrior escreveu:
Arauerj escreveu:
Está havendo uma generalização exarcebada em relação ao tema!

O Brasil tem centenas e centenas de faculdades e na grande maioria delas rola o trote, e nada acontece...
Sazionalmente uns retardados mentais fazem besteira num trote e a coisa fica estigmatizada!

Esse papo de humilhação e violencia tá por fora... No meu trote não me senti humilhado e muito menos fui agredido, e com certeza é assim que é na esmagadora maioria dos trotes!

acontece que hoje em dia, os trotes estão bem mais "lights"...
em muitas faculdades, isso praticamente já virou lenda apenas pra assustar os calouros...antigamente o negócio era feio...especialmente nas facus públicas...

mas ainda nesse semestre, uma pessoa morreu em um trote de uma faculdade pública no interior de são paulo...
a facu onde eu estudo divulgou esse caso pra concientizar o pessoal a pegar leve...mas se teve trote, eu realmente não vi...na facu da minha namorada também não rolou trote não...

Acontece que sou da época dos trotes "não-lights", estudei em faculdade pública e mesmo assim não me senti agredido nem humilhado...
Esses casos de trotes violentos ou que resultam em morte já expliquei antes!
Também ja disse que na minha ex-faculdade teve trote semana passada, e tudo ocorrem sem nenhum problema...

29/12/2006 às 04:27:00 10mil posts
28/04/2009 às 13:00:00 10mil posts (de novo)
De volta ao TOPO!

E tenho dito!!! ™ Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Arauerj
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

MensagemEnviada: 20-04-2009 4:24 pm Responder com Citação

Hana escreveu:
Exatamente, vcs estão chamando pau de pedra. Bom, dessa vez eu fico com a definição do dicionário.

Hana, não me leve a mal mas você está viajando!

Você está querendo levar ao pé da letra o significado das palavras, para justificar sua opinião contra o trote...

De volta ao TOPO!

E tenho dito!!! ™ Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sacred Warrior
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 20-04-2009 5:32 pm Responder com Citação

Arauerj escreveu:
Sacred Warrior escreveu:
Arauerj escreveu:
Está havendo uma generalização exarcebada em relação ao tema!

O Brasil tem centenas e centenas de faculdades e na grande maioria delas rola o trote, e nada acontece...
Sazionalmente uns retardados mentais fazem besteira num trote e a coisa fica estigmatizada!

Esse papo de humilhação e violencia tá por fora... No meu trote não me senti humilhado e muito menos fui agredido, e com certeza é assim que é na esmagadora maioria dos trotes!

acontece que hoje em dia, os trotes estão bem mais "lights"...
em muitas faculdades, isso praticamente já virou lenda apenas pra assustar os calouros...antigamente o negócio era feio...especialmente nas facus públicas...

mas ainda nesse semestre, uma pessoa morreu em um trote de uma faculdade pública no interior de são paulo...
a facu onde eu estudo divulgou esse caso pra concientizar o pessoal a pegar leve...mas se teve trote, eu realmente não vi...na facu da minha namorada também não rolou trote não...

Acontece que sou da época dos trotes "não-lights", estudei em faculdade pública e mesmo assim não me senti agredido nem humilhado...
Esses casos de trotes violentos ou que resultam em morte já expliquei antes!
Também ja disse que na minha ex-faculdade teve trote semana passada, e tudo ocorrem sem nenhum problema...
concordo...hoje em dia, 99% dos trotes são apenas brincadeiras, nada violento...o caso que eu citei foi uma excessão a regra atual...

mas a alguns anos atrás, essa porcentagem era menor...e anos antes de você entrar na faculdade, essa porcentagem era menor ainda...

acho que um fato que causava muito tumulto era o fato de querer raspar a cabeça dos calouros...pois tinta sai em alguns dias...já o cabelo demora bem mais pra crescer de novo...

Sacred Warrior
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 20-04-2009 5:49 pm Responder com Citação

quanto a discussão entre maxxis e hana, eu tenho a seguinte opinião...

o trote é humilhação???depende do ponto de vista...

o calouro passa por situações constrangedoras, mas uns podem considerar essas situações uma humilhação...

é uma forma de se confraternizar? sim, é...
é a melhor forma de se confraternizar? não, não é...

pessoalmente, eu acho isso muito ridículo...não passei pelo trote como calouro, muito menos como veterano, e não me arrependo...eu admito, sou um pouco antisocial nesse sentido...
outra coisa que eu acho é que o trote só deveria acontecer em faculdades públicas, pois em faculdade particular todo mundo passa...

acho que a melhor forma de se confraternizar é convidar os calouros pra tomar (e pagar, é claro) umas brejas com os veteranos...

Hana
Legendário
Legendário

MensagemEnviada: 20-04-2009 6:56 pm Responder com Citação

Arauerj escreveu:
Hana escreveu:
Exatamente, vcs estão chamando pau de pedra. Bom, dessa vez eu fico com a definição do dicionário.

Hana, não me leve a mal mas você está viajando!

Você está querendo levar ao pé da letra o significado das palavras, para justificar sua opinião contra o trote...

Não é verdade, mas não adianta ficar discutindo o sexo dos anjos né..
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Arauerj
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

MensagemEnviada: 20-04-2009 6:59 pm Responder com Citação

Sacred Warrior escreveu:
acho que a melhor forma de se confraternizar é convidar os calouros pra tomar (e pagar, é claro) umas brejas com os veteranos...

Por aqui isso já acontece...
Tem choppada depois d trote!

De volta ao TOPO!

E tenho dito!!! ™ Wink
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 08-02-2011 9:24 am Responder com Citação

Acabou a mamata

* Chega mais um período universitário e, com ele, os trotes. Mas os veteranos já não podem mais fazer o que bem entendem com os calouros. Confiram:

Marina Mello escreveu:
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira [18/02/2009], o projeto que pune o trote violento praticado em universidades. Pela proposta, ficam proibidas condutas que firam a integridade física, moral e psicológica dos estudantes calouros, que cause constrangimento aos novos alunos ou o trote que implique pedido de doação de bens ou dinheiro.

Um dos aspectos do texto aprovado é a aplicação de multas de até R$ 20 mil pela instituição depois de comprovada a participação de alunos em ações consideradas vexatórias ou violentas contra os calouros. O dinheiro deverá ser usado nas bibliotecas das escolas. A instituição também poderá ter que cancelar a matrícula e impedir o ingresso em qualquer universidade por um ano.

Logo após a aprovação do texto, a matéria foi criticada por diversos parlamentares, entre eles o ex-ministro da Educação Paulo Renato (PSDB-SP), que alega que a Câmara poderá ser ridicularizada por criar uma lei que "não pega". Diante das críticas, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), informou que a proposta deverá ser encaminhada ao Senado, para ser aperfeiçoada.

De acordo com o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que votou contra o projeto, a esperança é que o Senado altere a proposta e que ela volte para nova votação da Câmara. Miro disse que esse projeto, se for transformado em lei, vai institucionalizar o trote universitário.

"Essa é uma lei para dar satisfação à sociedade. Já existem leis para punir quem fere a integridade das pessoas". Outra crítica de Miro é em relação à proibição dos alunos que fizerem trote de estudar. "Nem presidiário é proibido de estudar."

Segundo um dos autores da emenda, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), o intuito é promover a cultura da paz e do respeito aos direitos humanos, deixar claro que as modalidades de trote violentas e humilhantes são proibidas e reprovadas e também fixar as consequências para quem praticar o trote.

Segundo Flávio Dino, com a aprovação do projeto e a transformação da matéria em lei, as universidades serão obrigadas a proteger seus alunos contra os trotes violentos.

"Esse é um grande avanço que fará com que nesse sistema de compartilhamento de responsabilidades, nós tenhamos a diminuição dessas ocorrências que são graves, porque sinalizam na direção da manutenção de uma cultura da violência nascida da juventude e no âmbito da universidade."

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3584639-EI7896,00-Camara+aprova+punicoes+a+trote+violento+em+universidades.html .

Redação Terra escreveu:
A OAB de São Paulo divulgou nesta quarta-feira [24/02/2010] que prepara uma campanha contra o trote violento e abusos praticados contra alunos. A ação foi motivada pelo recente caso no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, onde calouros sofreram queimaduras após veteranos terem jogado sobre eles um produto líquido.

A campanha será comandada pelo advogado Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), que coordenou a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão do Jovem Advogado da OAB SP.

Segundo o coordenador da campanha, o advogado Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), a sociedade não pode se omitir. "É inadmissível que se mantenha o trote em nome de uma tradição. O trote violento tem de acabar. Temos acompanhado anualmente histórias de maus tratos, comas alcoólicos e agressões contra os calouros, o que têm levado muitos deles a abandonar o curso em prejuízo pessoal e social", afirmou.

"Os calouros são submetidos a todo tipo de humilhações e práticas violentas. Recebemos, anualmente, denúncias de familiares de estudantes inconformados com a violência dos trotes. Por isso estamos iniciando a campanha para sensibilizar os estudantes veteranos sobre a extensão dos danos desse tipo de prática", disse o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Casos extremos
O coordenador da campanha lembrou de casos considerados extremos. Em 1980, o calouro Carlos Alberto de Souza, da Universidade de Mogi das Cruzes (SP), morreu depois de ter sido espancado por veteranos quando se opôs ao corte de cabelo, tradicional maneira de calouros serem recebidos nas universidades. Outra tragédia que causou comoção foi a morte do calouro de medicina da USP, Edison Tsung Chi Hsueh, há 11 anos, encontrado morto na piscina da Faculdade de Medicina da USP ,depois do churrasco de recepção aos calouros.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4284767-EI306,00-OABSP+inicia+campanha+contra+trote+violento+nas+universidades.html .

* Meu único medo é que os veteranos filhos de Belial (pois nem todos os veteranos promovem tal selvageria) humilhem os calouros fora das dependências das instituições de ensino superior, as quais, em casos como esses, não teriam como punir os alunos que praticassem tais atos criminosos devido aos mesmos não ocorrerem dentro de seus limites. Se não houver testemunhas corajosas o suficiente para denunciarem os veteranos "do mal", os calouros terão que contratar advogados ou promotores públicos para denunciarem seus agressores, isso se não morrerem pelas mãos de seus algozes antes do longo processo judicial chegar ao fim. Mad

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
CavaleiroVermelho
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 20-02-2011 10:02 pm Responder com Citação

além de que pode a prática incidir em crime de lesão corporal, injúria, injúria racial, além claro de prejuízo à imagem com eventual retratação e dano moral , além de dano propriamente dito (cortar roupas do calouro) etc... em 1995 entrei na faculdade de Ciências Sociais e não aceitei trote, ameacei e fui ameaçado de porrada, além de ter ido à faculdade mais de um mês portando petrechos de defesa pessoal... ridículo esse lance de trote.... os caras veteranos não conversavam comigo depois disso, mas eu nem aí, afinal não tive ajuda de ninguém pra ingressar na federal e não dependia de ninguém pra me formar,,,

lazaromaxuel
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 21-02-2011 5:20 am Responder com Citação

CavaleiroVermelho escreveu:
além de que pode a prática incidir em crime de lesão corporal, injúria, injúria racial, além claro de prejuízo à imagem com eventual retratação e dano moral , além de dano propriamente dito (cortar roupas do calouro) etc... em 1995 entrei na faculdade de Ciências Sociais e não aceitei trote, ameacei e fui ameaçado de porrada, além de ter ido à faculdade mais de um mês portando petrechos de defesa pessoal... ridículo esse lance de trote.... os caras veteranos não conversavam comigo depois disso, mas eu nem aí, afinal não tive ajuda de ninguém pra ingressar na federal e não dependia de ninguém pra me formar,,,

É verdade nobre... tá ai mais uma coisa idiota de pessoas idiotas que inventam essas porcarias para encher o saco de quem só quer ser uma pessoa melhor na vida... ''que país e esse ???''

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
CavaleiroVermelho
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 22-02-2011 2:03 am Responder com Citação

lazaromaxuel escreveu:
CavaleiroVermelho escreveu:

É verdade nobre... tá ai mais uma coisa idiota de pessoas idiotas que inventam essas porcarias para encher o saco de quem só quer ser uma pessoa melhor na vida... ''que país e esse ???''

essa semana aqui na minha cidade que tem 1 milhão de hab, os babacas estavam dando trote nos calouros, jogando tintas com latas e sprays, uma lambuzeira louca na rua.... ocorre que o muro atrás dos caras era de um órgão público, muro este que ficou bastante sujo... resultado : a PM compareceu ao local e prendeu 5 veteranos por dano ao patrimônio público..... esses, que acompanhados de vários advogados , só não foram autuados em flagrante pq o Delegado de Plantão considerou que o dano fora culposo, ou seja, sem intenção, caso contrário teríam seus flagrantes ratificados ... essa é a juventude do Brasil.. colocam os calouros imundos de tinta pra pedir dinheiro no sinal e nas ruas enquanto os veteranos ficam enchendo a cara de bebida em algum bar... deprimente..

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
Página 4 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Meu Dot

Fatal error: Class 'SimplePie' not found in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/left-column.php on line 292