| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Qual é o povo mais apegado a suas tradições (religiosas e seculares)? |
| O brasileiro. |
|
50% |
[ 1 ] |
| O espanhol. |
|
0% |
[ 0 ] |
| O indiano. |
|
50% |
[ 1 ] |
| O estadunidense/norte-americano. |
|
0% |
[ 0 ] |
| O do Oriente Médio. |
|
0% |
[ 0 ] |
| O britânico. |
|
0% |
[ 0 ] |
| O japonês. |
|
0% |
[ 0 ] |
| O tribal africano. |
|
0% |
[ 0 ] |
| Outro (citar). |
|
0% |
[ 0 ] |
|
| Total de Votos : 2 |
|
| Autor |
Mensagem |
Sorokbano Sarado

Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
|
Enviada: 10-11-2010 8:03 am |
|
|
Tradição humana X nova vida em Cristo
"Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, e assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus" (Mateus 15:1-6).
* O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ( http://www.priberam.pt/dlpo ) define assim a palavra "tradição":
| Priberam escreveu: | tradição
s. f.
1. Via pela qual os factos ou os dogmas são transmitidos de geração em geração sem mais prova autêntica da sua veracidade que essa transmissão.
2. O facto ou o dogma assim transmitido.
3. Transmissão de uma notícia, boato, rumor.
4. Símbolo, memória, recordação, uso, hábito.
5. Entrega, acto pelo qual se entrega alguma coisa a alguém.
6. Transmissão, transferência de bens ou de direitos. |
* Quero focar a discussão deste tópico principalmente na primeira definição.
* O debate a respeito da tradição tem causado muita celeuma, divisão e até guerras ao longo dos séculos. No meio cristão, tem sido motivo de apostasia, corrupção e até atrocidades feitas usando-se indevidamente o nome de Deus, desde perseguições aos "hereges" pela Inquisição até lavagem de dinheiro por pseudopastores envolvidos com a política.
* A tradição pode ser boa quando está 100% fundamentada na Palavra de Deus, mas também pode ser perigosa quando não está devidamente contextualizada. Por mais que seja pecado prostrar-me a imagens de esculturas, não posso sair por aí invadindo templos católicos e quebrando estatuetas de Maria e outros personagens da cristandade. Além de ser preso, eu daria mau testemunho por contrariar a própria Palavra, que diz: "(...) Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos" (Zacarias 4:6).
* Os evangélicos mais liberais ou pós-modernos defendem o fim da tradição, lutando até pela extinção de ferramentas poderosamente usadas por Deus ao longo da história, como os hinários e os corais. Porém, ao fazerem isso, eles também estabelecem uma tradição sem saber. O uso praticamente obrigatório do rock ou dos "mantras gospel" nos cânticos comunitários também tem-se tornado uma tradição tão forte nas igrejas mais "avivadas" que poucos ousam combatê-la. Quem faz isso acaba sendo expulso da igreja ou mesmo desprezado pelos próprios irmãos, quando não difamado.
* Já nas diferentes culturas ao longo do mundo, vemos povos que não abrem mão de suas tradições nem mesmo quando a lei está contra eles. Na Espanha, por exemplo, a já anunciada extinção das touradas na Catalunha tem piorado ainda mais a já delicada relação entre esta comunidade autônoma espanhola e o governo central de Madrid. Se no Brasil tentassem fazer o mesmo com o Carnaval, a confusão seria tamanha que beiraria uma Guerra Civil, pois muitas empresas, políticos e órgãos de comunicação mantêm essa festa satânica que tanto mal tem feito à nossa sociedade.
* Por meio deste tópico, falem a respeito dos mais diversos tipos de tradição. Quais são bons? Quais são maus? É possível viver sem tradição ou não? "Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo" (I Coríntios 7:22). _________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
|
|
 |
El_Cabong Assíduo

Registrado: Oct 06, 2005 Mensagens: 284 Localização: Rio Grande / RS
|
Enviada: 10-11-2010 1:02 pm |
|
|
A tradição humana só vai de encontro com a nova vida em Cristo, se esta tradição for realmente um pecado.
Vejam que muitos distorcem as coisas, querendo transformar em pecado alguma coisa, que na Bíblia não diz que é. |
|
|
 |
El_Cabong Assíduo

|
Enviada: 10-11-2010 1:05 pm |
|
|
Na enquete faltou o povo gaúcho!!
Somos uns dos mais apegados as tradições !! Tchê !! |
|
|
 |
Sorokbano Sarado

Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
|
|
|
 |
El_Cabong Assíduo

|
Enviada: 11-11-2010 7:36 am |
|
|
É que o Brasil é um país imenso, e as tradições mudam completamente de região para região.
Acho que os estados brasileiros que mais valorizam e divulgam as suas tradições são: Rio Grande do Sul; Bahia; Pernambuco; Amazonas; ...
Por exemplo: quais são as tradições do estado do Espírito Santo ??
Pode até ter, mais eu não conheço !! |
|
|
 |
Sorokbano Sarado

|
Enviada: 11-11-2010 11:59 am |
|
|
Lá o bicho pega
* Quem esperava que eu votasse na Espanha se enganou. Claro, os espanhóis são excessivamente apegados às tradições, mas não tanto quanto o povo da Índia, motivo pelo qual votei nos indianos na enquete deste tópico.
* A novela "Caminho das Índias" pode até ter fantasiado muita coisa, mas mesmo assim ela conseguiu mostrar ao povo brasileiro um gravíssimo problema: o quanto as tradições indianas, especialmente as ligadas ao hinduísmo, estão consolidadas. Apesar dos dálits terem conseguido grandes avanços junto ao governo local, lá o sistema de castas ainda é severamente respeitado.
* E quanto aos cristãos na Índia? A página abaixo (fonte: http://www.portasabertas.org.br/paises/perfil.asp?ID=88 ) mostra que eles ainda sofrem muita repressão, principalmente por parte dos extremistas:
| Missão Portas Abertas escreveu: | A Igreja
O cristianismo está no país desde o ano 52. Segundo a tradição, o discípulo Tomé foi à Índia durante essa época e estabeleceu sete igrejas na região conhecida agora como Kerala, e outras em Madras. Ele foi martirizado e sua sepultura ainda está em São Tomé de Meliapor.
Há três correntes do cristianismo na Índia: protestante (igrejas tradicionais), independente e católica romana. Os cristãos formam 2,33% da população; mais da metade deles é católica. Os protestantes também formam um grupo grande e se dividem em anglicanos, ortodoxos, batistas, presbiterianos e luteranos. Os independentes são igrejas que não estão filiadas às tradicionais, e incluem os pentecostais. São aproximadamente 13% dos cristãos.
O nominalismo é o maior problema enfrentado pela Igreja, em grande parte devido à falta de treinamento e discipulado.
Um dos melhores métodos de evangelização são as redes de rádio cristãs, que alcançam milhares de pessoas com a Palavra de Deus. Organizações e trabalhadores locais também têm sido muito bem sucedidos. A Associação de Missões da Índia (India Missions Association) coordena cerca de 50 agências evangélicas que atuam no país.
A perseguição
A tensão entre hindus, siques, muçulmanos e cristãos é alta. Há muitos relatos de ataques a igrejas, raptos, detenção e intimidação feitos por extremistas hindus. Essas ações são particularmente dirigidas aos líderes das igrejas.
Oito Estados têm leis anticonversão, que impedem a conversão de hindus ao cristianismo. Mesmo assim, muitos dalits pobres têm se convertido.
Os dalits formam a casta mais baixa da sociedade hindu. Eles são conhecidos comumente como "intocáveis", pois sua posição os torna indignos de serem tocados por outras pessoas de castas mais altas.
Empregos e empréstimos governamentais são negados àqueles que se convertem ao cristianismo, e o monitoramento dos cristãos tem aumentado. No entanto, alguns casos recentes de perseguição tornaram-se públicos e resultaram em uma atenção maior do governo em proteger os direitos e liberdades dos cristãos.
Grande parte da perseguição é realizada por alas radicais de hindus e muçulmanos, as quais têm oprimido, atacado e até assassinado cristãos.
Em agosto de 2008, o assassinato de um líder hindu no Estado de Orissa e a falsa acusação de que cristãos teriam cometido o delito levaram a um massacre jamais visto.
Cristãos em Orissa e, mais tarde, em Estados vizinhos foram alvo de incêndio criminoso, assalto, agressão física e até assassinato. Dezoito mil ficaram feridos e 50 mil pessoas fugiram de suas casas, abrigando-se em campos de refugiados do governo.
Muitos ainda têm medo de voltar para suas vilas de origem e serem forçados a se converter ao hinduísmo.
Cerca de 60 cristãos foram mortos e muitos dos que fugiram ainda estão desaparecidos. Um total de 4.500 casas e 151 igrejas foi destruído.
O governo falhou em prender os criminosos e isso fez com que a violência atingisse as próprias autoridades. Um policial e um militar foram mortos ao tentar defender os cristãos de mais ataques.
Em alguns lugares, a situação não foi normalizada. Ainda há refugiados que não têm para onde voltar, pois suas antigas propriedades foram tomadas.
Essa não foi a primeira vez que as autoridades não reagiram prontamente à violência.
Em abril de 2007, há poucas centenas de metros da casa do primeiro-ministro de Rajasthan, um grupo de extremistas atacou Walter Massey, missionário cristão, diante de sua família e das câmeras de televisão. Antes de se dirigirem à casa do missionário, extremistas do grupo VHP telefonaram para um canal de televisão e pediram que sua ação fosse filmada.
Uma audiência indiana chocada assistiu às notícias que mostravam o pastor Walter sangrando por causa das agressões e sendo molestado pelos extremistas enquanto sua família, aterrorizada, assistia a tudo.
Inicialmente a polícia se recusou a registrar uma queixa, fazendo isso somente depois de ser pressionada pela Comunidade Cristã de Jaipur e outras organizações. A maioria dos agressores pode ser identifica por meio do vídeo, entretanto, na queixa que a polícia registrou, está declarado que o pastor Walter foi atacado por homens não-identificados |
_________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
El_Cabong Assíduo

|
Enviada: 11-11-2010 1:20 pm |
|
|
Na minha opinião, a culpa por toda desta perseguição aos cristãos na Índia é por culpa dos próprios cristãos.
Os Ingleses tentaram tomar conta da Índia, e oprimir o povo indiano no início do século XX.
Até que surgiu Maratma Ghandi que liderou um processo de resistência, culminando na libertação da Índia, do julgo inglês.
Ghandi desde pequeno se interessou em ler a Bíblia e ficou fascinado com os ensinamentos de Jesus (O Sermão da Montanha era seu texto preferido). Aí ele começou a querer saber que povo da terra seguia aquela religião maravilhosa. Pra sua decepção ele veio a descobrir que o povo que seguia o cristianismo era justamente o povo inglês que estava oprimindo o seu país: A Índia.
Maratma Ghandi é autor da seguinte frase:
“REALMENTE NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM O CRISTIANISMO“. Aí se referindo aos ingleses: “O PROBLEMA SÃO VOCÊS CRISTÃOS QUE NEM COMEÇARAM A VIVER OS SEUS ENSINAMENTOS“
Creio que tudo isso contribuiu para um repúdio à religião cristã na Índia. |
|
|
 |
Sorokbano Sarado

|
Enviada: 11-11-2010 2:26 pm |
|
|
O problema dos cristãos britânicos
| El_Cabong escreveu: | Na minha opinião, a culpa por toda desta perseguição aos cristãos na Índia é por culpa dos próprios cristãos.
Os Ingleses tentaram tomar conta da Índia, e oprimir o povo indiano no início do século XX.
Até que surgiu Maratma Ghandi que liderou um processo de resistência, culminando na libertação da Índia, do julgo inglês.
Ghandi desde pequeno se interessou em ler a Bíblia e ficou fascinado com os ensinamentos de Jesus (O Sermão da Montanha era seu texto preferido). Aí ele começou a querer saber que povo da terra seguia aquela religião maravilhosa. Pra sua decepção ele veio a descobrir que o povo que seguia o cristianismo era justamente o povo inglês que estava oprimindo o seu país: A Índia.
Maratma Ghandi é autor da seguinte frase:
“REALMENTE NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM O CRISTIANISMO“. Aí se referindo aos ingleses: “O PROBLEMA SÃO VOCÊS CRISTÃOS QUE NEM COMEÇARAM A VIVER OS SEUS ENSINAMENTOS“
Creio que tudo isso contribuiu para um repúdio à religião cristã na Índia. |
* Até entendo que muitos rejeitem o cristianismo por causa das atrocidades cometidas pela Igreja Católica ao longo da história. Os muçulmanos, por exemplo, estão com as Cruzadas entaladas na garganta até hoje. No caso dos indianos, porém, creio que o problema maior é com a Igreja Anglicana.
* Tal igreja já começou mal. Vejam o que diz a página http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Anglicana :
| Wikipédia escreveu: | Em 1534, a Igreja da Inglaterra (Anglicana) se separou em definitivo da Igreja Católica Romana, por iniciativa do rei Henrique VIII, valendo-se da questão com o Papa Clemente VII, relacionada com o pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.
Esta separação, não obstante tenha acontecido por interesses pessoais e políticos, era um velho sonho da Igreja da Inglaterra, que nunca tinha aceito plenamente a dominação Romana. Não se pode, portanto, atribuir a Henrique VIII o título de fundador da Igreja Anglicana. |
* Só que essa nova igreja, também segundo a página citada, se divide em duas partes:
| Wikipédia escreveu: | A Igreja Anglicana, também denominada Igreja da Inglaterra (em inglês: Church of England) é a igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão Anglicana Mundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvoo. Fora da Inglaterra, a Igreja Anglicana é denominada Igreja Episcopal, principalmente nos Estados Unidos e na Austrália.
A Igreja da Inglaterra compreende-se como católicos e reformados:
Católica na medida em que se define como uma parte da igreja universal de Jesus Cristo em perfeita continuidade com a apostólica.
Reformada, na medida em que ela foi moldada por alguns dos princípios doutrinários e institucionais da Reforma Protestante do século XVI. O caráter mais Reformada encontra-se na expressão dos Trinta e Nove Artigos de Religião, criado como parte da liquidação de religião sob a Isabel I. Os costumes e liturgia a Igreja da Inglaterra, tal como expresso no Livro de Oração Comum, são baseados em tradições pré-Reforma, mas foram influenciados pelos princípios da Reforma litúrgica e doutrinária. |
* Acontece que os anglicanos, sejam eles católicos ou reformados, acabaram apegando-se demais a tradições humanas e colaboraram para a secularização tanto da nobreza como da população britânica. Basta ver, por exemplo, as atrocidades cometidas durante a Revolução Industrial, na qual os operários trabalhavam mais de 15 h por dia ganhando um salário de fome e sem direito a descanso semanal, férias ou qualquer outro benefício. A Coroa Britânica também usou a Argentina, o Uruguai e até o Brasil para arrasar o Paraguai no século XIX, já que tal país sul-americano estava prestes a tornar-se uma potência.
* Enfim, se eu parar para relatar as conseqüências do avanço imperialista britânico, substituído mais tarde pelo dos Estados Unidos (há quem diga que o próximo imperialismo seria o da China), eu ficaria aqui até amanhã. Foi nesse contexto opressor que ocorreu a revolução protagonizada por Mahatma Gandhi na Índia. _________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
ezequielmc Sequelado!

Registrado: Sep 29, 2003 Mensagens: 2289 Localização: Santa Cruz do Sul/RS
|
Enviada: 11-11-2010 2:37 pm |
|
|
| Sorokbano escreveu: | Rio Grande do Sul também é Brasil
| El_Cabong escreveu: | Na enquete faltou o povo gaúcho!!
Somos uns dos mais apegados as tradições !! Tchê !! |
* Então quem é gaúcho (do Rio Grande do Sul) não é brasileiro? Seriam os gaúchos brasileiros tão separatistas quanto os catalães espanhóis (chamar um catalão fanático de "espanhol" é o mesmo que xingar a mãe dele)?
* Bah, tchê! Caso você considere os gaúchos parte integrante deste Brasil varonil, marque a primeira opção da enquete! |
Gaúcho não é só quem nasce no Rio GRANDE do Sul...
tem os Argentinos e Uruguaios... |
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in