Tempo e espaço

Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 9, 10, 11  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-11-2007 2:41 pm Responder com Citação

ai gente, que coisa... eu tenho q aprender a não sentar na frente do computador enquanto almoço, ahahaha.
mas já que to aqui, né...

fábio, a divisão do tempo, ou, a quantificação, foi inventada depois da "criação" do tempo. taaaaanto, que os diversos países (por causa de suas diferentes culturas) medem o tempo de forma diferente. óia quantos caléndários não temos: chinês, judeu, islâmico, cristão... Rolling Eyes
a quantificação é uma conseqüência. e aí eu me pergunto: quem é que tá medindo corretamente? impossível saber, não?

e sobre esse "intervalo de tempo" que você falou... bueno, quem definiu que morreríamos, foi Deus, óbvio. mas pq? não foi pq Adão e Eva resolveram comer o fruto? antes eles não eram eternos? o que aconteceu com a Queda? aconteceu que a partir de então temos esse "intervalo de tempo", que é uma fase da nossa vida total, que vai além, muito além do que ela é na terra.

se a teoria sobre a inexistência do tempo é abstrata, eu digo o mesmo sobre a existência. oras, pq existe o tempo, como foi criado, pq foi criado, baseado em que, e pq é desse jeito e não de outro?
se for pra ficar com algo subjetivo, eu prefiro ficar com o que é mais óbvio (pra mim, no caso, rs).

justamente, não sabemos exatamente o que é a Eternidade. mas a bíblia mesmo nos dá idéias bem certas do que seja. e é desse pressuposto que eu saio. agora, de que pressuposto saem aqueles que afirmam existir o tempo? só desconsiderando a Eternidade... Rolling Eyes

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-11-2007 2:44 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Se considerarmos o tempo como algo infinito, teremos um sério problema, já que a definição de infinito é algo que não tem começo nem fim...

De tal forma o que poderemos dizer, o tempo existe, só o quantificamos da maneira mais agradável (dia e noite)

Sarah, quando falo em manifestação digo de atuação mesmo, como poderia algo n-dimensional se manifestar ou atuar em um plano quadri-dimensional e nós sabermos que aquilo é n-dimensional. Cito o exemplo anterior, suponhamos que temos somente duas dimensões e Deus seja uma esfera (tridimensional) como saberíamos que a esfera (Deus) em duas dimensões (círculo) não é somente mais alguma coisa criado por nós (já que estamos no plano bi, poderíamos criar facilmente um círculo)...

hummmmm, saquei. é, acho que não daria como saber não, rap. Rolling Eyes rs
olhando apenas fisicamente ou matematicamente, sei lá, não daria...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
YoungDreamer
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 11-11-2007 2:55 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
fábio, a divisão do tempo, ou, a quantificação, foi inventada depois da "criação" do tempo. taaaaanto, que os diversos países (por causa de suas diferentes culturas) medem o tempo de forma diferente. óia quantos caléndários não temos: chinês, judeu, islâmico, cristão... Rolling Eyes
a quantificação é uma conseqüência. e aí eu me pergunto: quem é que tá medindo corretamente? impossível saber, não?

Sim, mas eu não disse que a quantificação foi criada antes do próprio tempo. Não faria sentido. rs
E nesse caso não há quantificação certa ou errada... tb não falei nada a respeito disso. Rolling Eyes

Sarah escreveu:
e sobre esse "intervalo de tempo" que você falou... bueno, quem definiu que morreríamos, foi Deus, óbvio. mas pq? não foi pq Adão e Eva resolveram comer o fruto? antes eles não eram eternos? o que aconteceu com a Queda? aconteceu que a partir de então temos esse "intervalo de tempo", que é uma fase da nossa vida total, que vai além, muito além do que ela é na terra.

Sim, concordo. Foi porque pecaram! Antes eram eternos, agora não mais... E justamente por isso o tempo existe! Não é tão difícil compreender que as palavras "intervalo" e "fase" estão relacionadas ao tempo. Nossa vida vai muito além do que essa na terra... uia, com certeza! Mas aqui na terra, o tempo existe. rs... e continuará existindo. E se você mesma diz que Deus definiu um intervalo entre nosso nascimento e nossa morte na terra, é lógico que isso significa tempo. E certamente que foi Deus quem criou! hehehe

Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-11-2007 3:18 pm Responder com Citação

eu sei que ñ foi você quem disse isso, rs. fui eu, pra tentar te mostrar que não estávamos falando de quantificação e que isso realmente não tem muito a ver com a "criação". é só uma consequencia, como eu disse antes.

o fato de termos limitações aqui na terra (talvez seja melhor falar assim do que falar em intervalo), não significa que o tempo exista. sabe pq pensamos assim? pq a idéia de que o tempo existe tá na nossa cabeça desde que nascemos... desde que nossos pais, avós, bisavós nasceram. quebrar um paradigma desses é praticamente impossível!

mas eu insisto para olharmos tudo isso com relação à eternidade. pegando o todo, não uma fração. pq o que vivemos aqui, nossas limitações, nosso "tempo" é só uma fração. vamos tirar os olhos disso aqui só e pensar na eternidade. fazendo isso, me responda, sinceramente, de que forma pode existir o tempo?

bueno, eu vou dar uma dormidinha agora, rs... (entra no msn mais tarde, fabiooooo, ahahahahahaha)

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 11-11-2007 3:35 pm Responder com Citação

Oras, a criação do tempo nada tem a ver com o pecado...

Medimos o tempo de acordo com o dia e a noite (isso transcende cultura), Deus criou o tempo quando criou o Universo...

Tanto é que a maioria das teorias de origem do tempo vêm do começo do Big-Bang
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
YoungDreamer
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 11-11-2007 3:36 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
o fato de termos limitações aqui na terra (talvez seja melhor falar assim do que falar em intervalo), não significa que o tempo exista. sabe pq pensamos assim? pq a idéia de que o tempo existe tá na nossa cabeça desde que nascemos... desde que nossos pais, avós, bisavós nasceram. quebrar um paradigma desses é praticamente impossível!

mas eu insisto para olharmos tudo isso com relação à eternidade. pegando o todo, não uma fração. pq o que vivemos aqui, nossas limitações, nosso "tempo" é só uma fração. vamos tirar os olhos disso aqui só e pensar na eternidade. fazendo isso, me responda, sinceramente, de que forma pode existir o tempo?

Ah, pois bem, agora começo a compreender. rs

Eu concordo contigo em parte, porque certamente entendo o que queres dizer em relação à eternidade. O conceito de eternidade dispensa o quesito "tempo".

Mas eu acho que não faz muito sentido ficarmos questionando a existência ou não-existência do tempo na Eternidade, justamente porque não vivemos ela ainda, concorda? Nossas limitações (como você prefere rs) não nos permitem alcançar o que seria uma vida na eternidade. Será que teremos "tempo" por lá? Não sei. E ninguém sabe!

Logo, eu só posso afirmar com toda certeza, que o tempo existe aqui.
Depois que eu morrer? Só Deus sabe! rs

ah, entre no msn tb! rs..

Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 11-11-2007 3:59 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Oras, a criação do tempo nada tem a ver com o pecado...

Rpz, acredito que nos últimos posts, eu e Sarah estamos falando do tempo especificamente como delimitador da vida do homem na terra.

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 11-11-2007 4:01 pm Responder com Citação

Não entendi, tempo como delimitador é diferente de tempo no sentido absoluto?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
YoungDreamer
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 11-11-2007 4:05 pm Responder com Citação

Antes do pecado, havia um tempo determinado para que o homem nascesse ou morresse?

Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 11-11-2007 4:05 pm Responder com Citação

na boa...eu não consigo pensar em coisas como a imensidão do universo, eternidade, em como Deus se encaixa em relação ao tempo e espaço...

esse tipo de assunto me causa arrepio... Laughing

isso é complexo demais pra mim... Cool

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 11-11-2007 4:19 pm Responder com Citação

YoungDreamer escreveu:
Antes do pecado, havia um tempo determinado para que o homem nascesse ou morresse?

Mas em que isso altera o fato do tempo existir?

O tempo depende unicamente do homem?
YoungDreamer
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 11-11-2007 4:22 pm Responder com Citação

Não, isso foi apenas um fato isolado que eu argumentei com a Sarah pra tentar fazer ela entender que o tempo existe, e que foi Deus quem criou. rs

Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 11-11-2007 10:52 pm Responder com Citação

entao.. eu passei o dia pensando sobre o assunto hahaha

será q o intervalo entre vida e morte na terra n é p q tenhamos a chance de manifestar a escolha q na verdade, já escolhemos como seres eternos?

puxa.. n consigo escrever oq eu to pensando! hahah

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 12-11-2007 1:15 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
entao.. eu passei o dia pensando sobre o assunto hahaha

será q o intervalo entre vida e morte na terra n é p q tenhamos a chance de manifestar a escolha q na verdade, já escolhemos como seres eternos?

puxa.. n consigo escrever oq eu to pensando! hahah

Somos eternos, e a nossa eternidade é decidida em no máximo 100 anos?
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 12-11-2007 1:50 pm Responder com Citação

O tempo só tem uma realidade, a do Instante.

Noutras palavras, o tempo é uma realidade encerrada no instante e suspensa entre dois nadas.

Gaston Bachelard em "A intuição do instante" - Verus Editora

Vi essa citação no site do Gondim...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 12-11-2007 2:06 pm Responder com Citação

Ok.. você acabou de dar um nó no meu cerebrozinho hahah

Como algo pode ficar suspenso entre 2 nada?!
você se refere ao passado e ao futuro?

Já já tento reponder tua pergunta.. Wink

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 12-11-2007 3:47 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
Ok.. você acabou de dar um nó no meu cerebrozinho hahah

Como algo pode ficar suspenso entre 2 nada?!
você se refere ao passado e ao futuro?

Já já tento reponder tua pergunta.. Wink

Esqueci de colocar o asterisco *Maiores informações com quem escreveu a frase heheh...

De onda. Os dois nadas creio são somente para dar a idéia de que o tempo é infinito para os dois lados...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 12-11-2007 3:59 pm Responder com Citação

ontem eu e rap estávamos conversando sobre isso e ele falou algo interessante sobre a diferença entre Infinito e Eternidade.

bueno, rapha. eu prometo tentar ler algumas coisas sobre isso, mas agora ñ dá, rs.
só que, aproveitando o comentário que você fez aí dos 100 anos... eu não sei se entendi bem. mas se entendi, é claro que nossa eternidade não é decidida em cem anos. cem anos talvez seja o máximo q uma pessoa possa viver aqui (alguns vivem mais, ahahah), mas não é a vida dela toda.

e fábio: eu vejo muito sentido questionarmos a Eternidade, ou a existencia do tempo em função da eternidade, mesmo que nós não estejamos nela ainda (se bem que isso é questionável, considerando tudo nós estamos sim, rs).
pq não questionar? só pq ninguém sabe? e se eu descubro? ahahaha...

bueno, gente, vou reler tb o tópico da filosofia na parte que discutimos isso, pq to tentando lembrar de um troço q falei lá, rs. depois volto com mais calma aqui.

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 12-11-2007 4:21 pm Responder com Citação

rap escreveu:

não..
nosso futuro eterno já está decidido.. aqui ocorre a consumação dessa decisão..

é como a encenação da historia de um livro q já foi escrito.

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 12-11-2007 4:29 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
rap escreveu:

não..
nosso futuro eterno já está decidido.. aqui ocorre a consumação dessa decisão..

é como a encenação da historia de um livro q já foi escrito.

Perceba que isso vai ao lado do determinismo...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 9, 10, 11  Próximo
Página 3 de 11

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 25 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!