| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 11-11-2007 2:41 pm |
|
|
ai gente, que coisa... eu tenho q aprender a não sentar na frente do computador enquanto almoço, ahahaha.
mas já que to aqui, né...
fábio, a divisão do tempo, ou, a quantificação, foi inventada depois da "criação" do tempo. taaaaanto, que os diversos países (por causa de suas diferentes culturas) medem o tempo de forma diferente. óia quantos caléndários não temos: chinês, judeu, islâmico, cristão...
a quantificação é uma conseqüência. e aí eu me pergunto: quem é que tá medindo corretamente? impossível saber, não?
e sobre esse "intervalo de tempo" que você falou... bueno, quem definiu que morreríamos, foi Deus, óbvio. mas pq? não foi pq Adão e Eva resolveram comer o fruto? antes eles não eram eternos? o que aconteceu com a Queda? aconteceu que a partir de então temos esse "intervalo de tempo", que é uma fase da nossa vida total, que vai além, muito além do que ela é na terra.
se a teoria sobre a inexistência do tempo é abstrata, eu digo o mesmo sobre a existência. oras, pq existe o tempo, como foi criado, pq foi criado, baseado em que, e pq é desse jeito e não de outro?
se for pra ficar com algo subjetivo, eu prefiro ficar com o que é mais óbvio (pra mim, no caso, rs).
justamente, não sabemos exatamente o que é a Eternidade. mas a bíblia mesmo nos dá idéias bem certas do que seja. e é desse pressuposto que eu saio. agora, de que pressuposto saem aqueles que afirmam existir o tempo? só desconsiderando a Eternidade...  |
|
|
 |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 11-11-2007 2:44 pm |
|
|
| rap escreveu: | Se considerarmos o tempo como algo infinito, teremos um sério problema, já que a definição de infinito é algo que não tem começo nem fim...
De tal forma o que poderemos dizer, o tempo existe, só o quantificamos da maneira mais agradável (dia e noite)
Sarah, quando falo em manifestação digo de atuação mesmo, como poderia algo n-dimensional se manifestar ou atuar em um plano quadri-dimensional e nós sabermos que aquilo é n-dimensional. Cito o exemplo anterior, suponhamos que temos somente duas dimensões e Deus seja uma esfera (tridimensional) como saberíamos que a esfera (Deus) em duas dimensões (círculo) não é somente mais alguma coisa criado por nós (já que estamos no plano bi, poderíamos criar facilmente um círculo)... |
hummmmm, saquei. é, acho que não daria como saber não, rap. rs
olhando apenas fisicamente ou matematicamente, sei lá, não daria... |
|
|
 |
YoungDreamer Em Terapia

Registrado: Nov 27, 2003 Mensagens: 2503 Localização: Cidade Maravilhosa
|
Enviada: 11-11-2007 2:55 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | fábio, a divisão do tempo, ou, a quantificação, foi inventada depois da "criação" do tempo. taaaaanto, que os diversos países (por causa de suas diferentes culturas) medem o tempo de forma diferente. óia quantos caléndários não temos: chinês, judeu, islâmico, cristão...
a quantificação é uma conseqüência. e aí eu me pergunto: quem é que tá medindo corretamente? impossível saber, não? |
Sim, mas eu não disse que a quantificação foi criada antes do próprio tempo. Não faria sentido. rs
E nesse caso não há quantificação certa ou errada... tb não falei nada a respeito disso.
| Sarah escreveu: | | e sobre esse "intervalo de tempo" que você falou... bueno, quem definiu que morreríamos, foi Deus, óbvio. mas pq? não foi pq Adão e Eva resolveram comer o fruto? antes eles não eram eternos? o que aconteceu com a Queda? aconteceu que a partir de então temos esse "intervalo de tempo", que é uma fase da nossa vida total, que vai além, muito além do que ela é na terra. |
Sim, concordo. Foi porque pecaram! Antes eram eternos, agora não mais... E justamente por isso o tempo existe! Não é tão difícil compreender que as palavras "intervalo" e "fase" estão relacionadas ao tempo. Nossa vida vai muito além do que essa na terra... uia, com certeza! Mas aqui na terra, o tempo existe. rs... e continuará existindo. E se você mesma diz que Deus definiu um intervalo entre nosso nascimento e nossa morte na terra, é lógico que isso significa tempo. E certamente que foi Deus quem criou! hehehe_________________  |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 11-11-2007 3:18 pm |
|
|
eu sei que ñ foi você quem disse isso, rs. fui eu, pra tentar te mostrar que não estávamos falando de quantificação e que isso realmente não tem muito a ver com a "criação". é só uma consequencia, como eu disse antes.
o fato de termos limitações aqui na terra (talvez seja melhor falar assim do que falar em intervalo), não significa que o tempo exista. sabe pq pensamos assim? pq a idéia de que o tempo existe tá na nossa cabeça desde que nascemos... desde que nossos pais, avós, bisavós nasceram. quebrar um paradigma desses é praticamente impossível!
mas eu insisto para olharmos tudo isso com relação à eternidade. pegando o todo, não uma fração. pq o que vivemos aqui, nossas limitações, nosso "tempo" é só uma fração. vamos tirar os olhos disso aqui só e pensar na eternidade. fazendo isso, me responda, sinceramente, de que forma pode existir o tempo?
bueno, eu vou dar uma dormidinha agora, rs... (entra no msn mais tarde, fabiooooo, ahahahahahaha) |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8149 Localização: Brasília
|
Enviada: 11-11-2007 3:35 pm |
|
|
Oras, a criação do tempo nada tem a ver com o pecado...
Medimos o tempo de acordo com o dia e a noite (isso transcende cultura), Deus criou o tempo quando criou o Universo...
Tanto é que a maioria das teorias de origem do tempo vêm do começo do Big-Bang |
|
|
 |
YoungDreamer Em Terapia

|
Enviada: 11-11-2007 3:36 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | o fato de termos limitações aqui na terra (talvez seja melhor falar assim do que falar em intervalo), não significa que o tempo exista. sabe pq pensamos assim? pq a idéia de que o tempo existe tá na nossa cabeça desde que nascemos... desde que nossos pais, avós, bisavós nasceram. quebrar um paradigma desses é praticamente impossível!
mas eu insisto para olharmos tudo isso com relação à eternidade. pegando o todo, não uma fração. pq o que vivemos aqui, nossas limitações, nosso "tempo" é só uma fração. vamos tirar os olhos disso aqui só e pensar na eternidade. fazendo isso, me responda, sinceramente, de que forma pode existir o tempo? |
Ah, pois bem, agora começo a compreender. rs
Eu concordo contigo em parte, porque certamente entendo o que queres dizer em relação à eternidade. O conceito de eternidade dispensa o quesito "tempo".
Mas eu acho que não faz muito sentido ficarmos questionando a existência ou não-existência do tempo na Eternidade, justamente porque não vivemos ela ainda, concorda? Nossas limitações (como você prefere rs) não nos permitem alcançar o que seria uma vida na eternidade. Será que teremos "tempo" por lá? Não sei. E ninguém sabe!
Logo, eu só posso afirmar com toda certeza, que o tempo existe aqui.
Depois que eu morrer? Só Deus sabe! rs
ah, entre no msn tb! rs.._________________  |
|
|
 |
YoungDreamer Em Terapia

|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 11-11-2007 4:01 pm |
|
|
Não entendi, tempo como delimitador é diferente de tempo no sentido absoluto? |
|
|
 |
YoungDreamer Em Terapia

|
Enviada: 11-11-2007 4:05 pm |
|
|
Antes do pecado, havia um tempo determinado para que o homem nascesse ou morresse? _________________  |
|
|
 |
ThiagoMaia Em Terapia

|
Enviada: 11-11-2007 4:05 pm |
|
|
na boa...eu não consigo pensar em coisas como a imensidão do universo, eternidade, em como Deus se encaixa em relação ao tempo e espaço...
esse tipo de assunto me causa arrepio...
isso é complexo demais pra mim...  _________________ Burn, Satan, Burn!!!
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 11-11-2007 4:19 pm |
|
|
| YoungDreamer escreveu: | | Antes do pecado, havia um tempo determinado para que o homem nascesse ou morresse? |
Mas em que isso altera o fato do tempo existir?
O tempo depende unicamente do homem? |
|
|
 |
YoungDreamer Em Terapia

|
Enviada: 11-11-2007 4:22 pm |
|
|
Não, isso foi apenas um fato isolado que eu argumentei com a Sarah pra tentar fazer ela entender que o tempo existe, e que foi Deus quem criou. rs _________________  |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3699 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 11-11-2007 10:52 pm |
|
|
entao.. eu passei o dia pensando sobre o assunto hahaha
será q o intervalo entre vida e morte na terra n é p q tenhamos a chance de manifestar a escolha q na verdade, já escolhemos como seres eternos?
puxa.. n consigo escrever oq eu to pensando! hahah |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 12-11-2007 1:15 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | entao.. eu passei o dia pensando sobre o assunto hahaha
será q o intervalo entre vida e morte na terra n é p q tenhamos a chance de manifestar a escolha q na verdade, já escolhemos como seres eternos?
puxa.. n consigo escrever oq eu to pensando! hahah |
Somos eternos, e a nossa eternidade é decidida em no máximo 100 anos? |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 12-11-2007 1:50 pm |
|
|
O tempo só tem uma realidade, a do Instante.
Noutras palavras, o tempo é uma realidade encerrada no instante e suspensa entre dois nadas.
Gaston Bachelard em "A intuição do instante" - Verus Editora
Vi essa citação no site do Gondim... |
|
|
 |

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3699 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 12-11-2007 2:06 pm |
|
|
Ok.. você acabou de dar um nó no meu cerebrozinho hahah
Como algo pode ficar suspenso entre 2 nada?!
você se refere ao passado e ao futuro?
Já já tento reponder tua pergunta..  |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 12-11-2007 3:47 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | Ok.. você acabou de dar um nó no meu cerebrozinho hahah
Como algo pode ficar suspenso entre 2 nada?!
você se refere ao passado e ao futuro?
Já já tento reponder tua pergunta..  |
Esqueci de colocar o asterisco *Maiores informações com quem escreveu a frase heheh...
De onda. Os dois nadas creio são somente para dar a idéia de que o tempo é infinito para os dois lados... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 12-11-2007 3:59 pm |
|
|
ontem eu e rap estávamos conversando sobre isso e ele falou algo interessante sobre a diferença entre Infinito e Eternidade.
bueno, rapha. eu prometo tentar ler algumas coisas sobre isso, mas agora ñ dá, rs.
só que, aproveitando o comentário que você fez aí dos 100 anos... eu não sei se entendi bem. mas se entendi, é claro que nossa eternidade não é decidida em cem anos. cem anos talvez seja o máximo q uma pessoa possa viver aqui (alguns vivem mais, ahahah), mas não é a vida dela toda.
e fábio: eu vejo muito sentido questionarmos a Eternidade, ou a existencia do tempo em função da eternidade, mesmo que nós não estejamos nela ainda (se bem que isso é questionável, considerando tudo nós estamos sim, rs).
pq não questionar? só pq ninguém sabe? e se eu descubro? ahahaha...
bueno, gente, vou reler tb o tópico da filosofia na parte que discutimos isso, pq to tentando lembrar de um troço q falei lá, rs. depois volto com mais calma aqui. |
|
|
 |

|
Enviada: 12-11-2007 4:21 pm |
|
|
| rap escreveu: | | Somos eternos, e a nossa eternidade é decidida em no máximo 100 anos? |
não..
nosso futuro eterno já está decidido.. aqui ocorre a consumação dessa decisão..
é como a encenação da historia de um livro q já foi escrito. |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 12-11-2007 4:29 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | | rap escreveu: | | Somos eternos, e a nossa eternidade é decidida em no máximo 100 anos? |
não..
nosso futuro eterno já está decidido.. aqui ocorre a consumação dessa decisão..
é como a encenação da historia de um livro q já foi escrito. |
Perceba que isso vai ao lado do determinismo... |
|
|
 |
|