Tempo e espaço

Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 10-11-2007 4:30 pm Responder com Citação

moreiraum escreveu:

não muito.
O passado é um registro desta vida (como parte de um todo que é eterno), certo?
Nós não conseguimos enxergar sua "tese" porque estamos limitados a enxergar o tempo como uma linha, como uma via de um único sentido.
Mas quando tivermos acesso à eternidade, esse conceito de linha temporal cai. Agora como vai ser ou como isso poderia influenciar em alguma coisa, só chegando lá.

justamente, marcelo... enxergamos o tempo como uma linha. "a linha do tempo". mas eu me forço a pensar nele como um ponto gigante, rs. onde todas as coisas estão inseridas.
olhando pro tempo como uma linha, sempre vamos ver passado, presente e futuro.

rap escreveu:
E como saberíamos que é Ele, já que Ele está se manifestando da mesma forma que nós?

bueno, rapha, aí eu acho que deveríamos sair do plano da física... rs... além do mais, o fato de Ele poder se manifestar dessa forma, não significa que Ele se manifeste tb... Wink

rap escreveu:

Queria somente fazer uma argumentação em favor da existência do tempo...

Se considerarmos aquilo que existe como o que conseguimos observar pelos cinco sentidos, teremos de considerar fisicamente que tudo que nos chega, chega de forma atrasada. Tudo que enxergamos por exemplo é consequência da luz, sabendo que a luz tem velocidade, temos a certeza de que tudo que vemos é passado, o mesmo ocorrendo para todos os outros sentidos.

Em linguagem matemática podemos dizer que o presente é o limite do passado tendendo a zero...

pq vcs adoram linguagem matemática? Confused hehehe

então, se considerarmos aquilo que existe como o que conseguimos observar pelos cinco sentidos, teremos que desconsiderar a existência de Deus. Wink

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
RodrigoMeierRJ
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 10-11-2007 4:57 pm Responder com Citação

Deixa eu comentar algumas coisas aqui Very Happy

A minha fé é o seguinte:

Deus tudo...

T-U-D-O pode e conhece.

Nisso eu não tenho dúvidas, minha fé é fechada mesmo pra outras opiniões, embora eu as respeite.

e CREIO q um dia será revelado aos mortais por Ele.

Então...
Seguindo nessa linha de pensamento... acredito que pode haver vida extraterrestre. É outro assunto, outro tópico, pode ser...mas é um exemplo de que nós não podemos afirmar que não existe ou existe tal fato com toda a certeza...

e a questão da viagem no tempo??

parece q quem está viajando aqui sou eu né...

mas tem cientistas por aí tentando descobrir uma forma de voltar no passado, não é verdade??? E tem aí uma teoria de que você pode viajar ao futuro se acelerar muito...

O engraçado é que se a gente tivesse nascido a milhares de anos atrás nós logicamente não saberíamos muita coisa do que sabemos hoje, e eu e você não contribuímos em nada pra isso acontecer...
nascemos com todas as informações pronta, já pensou nisso?

Então essas descobertas ao meu ver parecem nada mais daquilo que Deus permitiu ao homens descobrir.

Eu vejo Deus nessas coisas...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 10-11-2007 5:11 pm Responder com Citação

Mas rap, geometricamente ainda não existe a quarta dimensão, ou mel;hor, ainda não consegui-se visualisá-la.

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-11-2007 5:25 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
bueno, rapha, aí eu acho que deveríamos sair do plano da física... rs... além do mais, o fato de Ele poder se manifestar dessa forma, não significa que Ele se manifeste tb...

Ah não, sair do plano da Física? Pq? hehehe...

O que você quis dizer com o que negritei?

Sarah escreveu:

então, se considerarmos aquilo que existe como o que conseguimos observar pelos cinco sentidos, teremos que desconsiderar a existência de Deus

Estamos discutindo o tempo, ou a existência de Deus? hehehe (de onda)

Esse é o começo da argumentação, afinal de contas também consideramos como algo que existe aquilo que é argumentado logicamente...

moreiraum escreveu:
Mas rap, geometricamente ainda não existe a quarta dimensão, ou mel;hor, ainda não consegui-se visualisá-la.

Nós não conseguirmos visualizar não quer dizer que não exista... e outra, só não visualizamos geometricamente, mas algebricamente de forma linear com matrizes conseguimos enxergar sem dificuldade nenhuma...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
RodrigoMeierRJ
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 10-11-2007 5:47 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Sarah escreveu:
bueno, rapha, aí eu acho que deveríamos sair do plano da física... rs... além do mais, o fato de Ele poder se manifestar dessa forma, não significa que Ele se manifeste tb...

Sarah escreveu:

então, se considerarmos aquilo que existe como o que conseguimos observar pelos cinco sentidos, teremos que desconsiderar a existência de Deus

Esse é o começo da argumentação, afinal de contas também consideramos como algo que existe aquilo que é argumentado logicamente...

moreiraum escreveu:

Nós não conseguirmos visualizar não quer dizer que não exista... e outra, só não visualizamos geometricamente, mas algebricamente de forma linear com matrizes conseguimos enxergar sem dificuldade nenhuma...

Rap...tu parece um primo meu...

tem q pensar 8 vezes antes de falar com ele, e ainda fazer uma revisão no resultado final antes de falarmos

huahuahauha

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 10-11-2007 5:53 pm Responder com Citação

moreiraum escreveu:

Nós não conseguirmos visualizar não quer dizer que não exista... e outra, só não visualizamos geometricamente, mas algebricamente de forma linear com matrizes conseguimos enxergar sem dificuldade nenhuma...[/quote]

Isso que eu tentei falar.
Sim algebricamente existe, sabe-se do comportamento dos vetores, mas as aplicações são ainda neste mundo de 3d...

Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 10-11-2007 8:25 pm Responder com Citação

Claro que o tempo existe! heheh
E não foi inventado pelo homem heim Sarah! Twisted Evil

Na minha opinião, o tempo que conhecemos (aquilo que deixa suas consequências) existe independente da nossa consciência... E independente de querermos que ele exista ou não. rs

Plantas crescem, pessoas envelhecem, faz dia e noite... Porém o que o homem inventou foi a quantificação do tempo.

Mas de qualquer forma, o tempo existe!

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-11-2007 8:35 pm Responder com Citação

moreiraum escreveu:
moreiraum escreveu:

Sim algebricamente existe, sabe-se do comportamento dos vetores, mas as aplicações são ainda neste mundo de 3d...[/quote]

Não cara, a matemática aplicada, não passa de Física, e a Física (mesmo a Clássica) sempre se utiliza de quatro dimensões...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 10-11-2007 9:42 pm Responder com Citação

rap escreveu:
moreiraum escreveu:
moreiraum escreveu:

Sim algebricamente existe, sabe-se do comportamento dos vetores, mas as aplicações são ainda neste mundo de 3d...

Não cara, a matemática aplicada, não passa de Física, e a Física (mesmo a Clássica) sempre se utiliza de quatro dimensões...[/quote]

Tá, mas não passa de um artifício, ou não??

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-11-2007 10:04 pm Responder com Citação

Artíficio? Não...

Toda relação é dada função... o tempo é considerado também uma dimensão inclusive sendo função de quase todas outras dimensões na Física Clássica...
moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 10-11-2007 10:14 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Artíficio? Não...

Toda relação é dada função... o tempo é considerado também uma dimensão inclusive sendo função de quase todas outras dimensões na Física Clássica...

mais uma complicação na minha cabeça.
eu acho que não é 4.a dimensão, mas sim um artifício.

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-11-2007 10:25 pm Responder com Citação

moreiraum escreveu:
rap escreveu:
Artíficio? Não...

mais uma complicação na minha cabeça.
eu acho que não é 4.a dimensão, mas sim um artifício.

Cara, e porque?

Nunca vi um livro sequer chamando o tempo de artifício somente de quarta dimensão...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 11-11-2007 12:38 am Responder com Citação

caraca heheh o papo andou =)

então...
n vou usar termos fisicos, matematicos, quimicos e geometricos pq isso é coisa de doido...

e eu sou normal

hahahahaha

bueno.. sobre o tempo, eu tenho pensado o seguinte:

ele existe... n é criação humana... mas divina.
deixa eu ver se consigo explicar..

o plano original era q o homem vivesse eternamente...
fomos feitos p a eternidade...

o pecado n mudou isso... mas trouxe a morte... o salario do pecado é a morte... e p q a morte acontecesse, a vida do homem passou a ser controlada pelo tempo...
ao nascermos, começa a contagem regressiva p nossa morte n é?

entao, a vida e morte na terra nada mais são do q um espaço de tempo da eternidade... um periodo, tipo uma fase necessaria e q ao mesmo tempo, reflete na eternidade... nossas escolhas aqui, possuem consequencias eternas... apenas aqui temos a liberdade de escolher entre céu/inferno..

o livre-arbitrio só pode ser compreendido se olharmos com as lentes do tempo...

por outro lado, pq Deus é o Senhor do tempo, Ele está fora e acima dele...
p Deus n existe começo meio e fim.... passado presente e futuro...
Ele é, foi e sempre será..
eu imagino q é como quando olhamos p um livro numa prateleira...
vemos um livro, e dependendo de como abrimos, pegamos o meio o começo ou fim da historia... mas o livro já está escrito.. ele está lá...

acho q é assim q Deus nos enxerga..
como nós fazemos parte da historia q está sendo contada no livro, n conseguimos enxergar o todo,...
mas Deus é o prprio autor da historia... p Ele o q existe é o livro.. e n parte dele...

eu ainda estou organizando as ideias sobre o assunto...
cs lewis me ajudou mto nisso (vcs n acharam q eu pensei tdo isso sozinha neh?! heheheh)
principalmente "o grande abismo"... q é um livro q eu acho q tdo mundo deveria ler! =D

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-11-2007 12:44 am Responder com Citação

rap escreveu:
Sarah escreveu:

Sarah escreveu:

sairíamos do plano da física, pq aí entraríamos em algo mto mais subjetivo. o que eu quis dizer... rs... oras, exatamente o que eu disse. (se bem que eu tava com sono no momento, e ainda to, então não sei se vou conseguir explicar, rs). Deus pode se manifestar em quatro dimensões, Ele pode se manifestar onde quiser, da forma que quiser, mas não significa, exatamente, que Ele faça isso.
até pq, de que forma nós "vemos" Deus, por exemplo?

ahaha, estamos discutindo o tempo, claro, mas eu só quis te mostrar que nem tudo o que existe está dentro dos nossos 5 sentidos. isso é lógico pra mim, pra você não?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-11-2007 12:48 am Responder com Citação

YoungDreamer escreveu:
Claro que o tempo existe! heheh
E não foi inventado pelo homem heim Sarah! Twisted Evil

Na minha opinião, o tempo que conhecemos (aquilo que deixa suas consequências) existe independente da nossa consciência... E independente de querermos que ele exista ou não. rs

Plantas crescem, pessoas envelhecem, faz dia e noite... Porém o que o homem inventou foi a quantificação do tempo.

Mas de qualquer forma, o tempo existe!

realmente, fábio, independe da nossa vontade, rs. mas o homem inventou mto mais que a quantificação. na vedade, quando ele inventou uma forma de quantificar aquilo que ele possuía, ele inventou o tempo. não sei, talvez tenha sido desde a Queda. mas o fato é que tudo isso (plantas crescendo, pessoas envelhecendo), como já disse, são limitações com as quais temos que viver aqui na Terra. só que a nossa vida na Terra é uma pequena parte de todo o resto, que é eterno. e se é eterno, não existe tempo. Wink

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-11-2007 12:51 am Responder com Citação

delirious: perfeito o que você falou! rs

um ótimo exemplo esse do livro. é o que eu to tentando dizer. todas as coisas já aconteceram (mas acontecem e acontecerão tb, pq estamos aqui). só que nossas limitações nos impedem de enxergar isso. nos impedem de enxergar o todo, o eterno. mto bom, é isso aí... rs.

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 11-11-2007 1:26 am Responder com Citação

Sarah escreveu:
realmente, fábio, independe da nossa vontade, rs. mas o homem inventou mto mais que a quantificação. na vedade, quando ele inventou uma forma de quantificar aquilo que ele possuía, ele inventou o tempo. não sei, talvez tenha sido desde a Queda. mas o fato é que tudo isso (plantas crescendo, pessoas envelhecendo), como já disse, são limitações com as quais temos que viver aqui na Terra. só que a nossa vida na Terra é uma pequena parte de todo o resto, que é eterno. e se é eterno, não existe tempo. Wink

sarah, n creio q o tempo n é invenção humana..

e se pensarmos q o tempo faz parte da eternidade?

olha o q eclesiaste 3 diz:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
...

11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pós o mundo no coraçäo do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
...
14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

salomão deixa claro q o tempo só tem proposito aqui...
eu penso q é como uma prova cronometrada sabe?

interessante q no vers. 11, no grego a palavra usada p onde está traduzido mundo, significa "sempre, eternidade"...
numa versao q eu tenho aqui, diz assim: "tb pôs na mente do homem a idéia da eternidade" (Almeida)

entao, creio q Deus permite q tenhamos ideias, relapsos do q significa a eternidade... ela na verdade está em nossos corações pq Ele q colocou ela lá rs e acho q isso é necessario p q tenhamos esperança...
as pessoas q n pensam sobre a eternidade, vivem uma vida inconsequente na terra!

huhu esse assunto me empolga! rs taõ complexo né?

se deus fez tudo p um tempo determinado, logo, foi ele qm determinou o tempo, e Ele quem criou o tempo... acho q a unica coisa q o homem fez foi inventar nome p o q já existia! é o tempo q controla o homem, e n o contrario...

sobre o livro.. heheh na verdade o lewis dá um exemplo parecido em "cristianismo puro e simples"... mas acho q minha ficha só caiu com "o grande abismo".. =D

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-11-2007 1:57 am Responder com Citação

bueno, kessia, pra mim ´ta claro que "tempo" aí não é da forma como nós conhecemos... é uma palavra usada pra nossa compreensão...
na verdade, creio que temos que olhar pro que ele quer dizer aí. que esse "há tempo", significa que as coisas acontecem de determinadas maneiras e quando têm de acontecer.

é muito subjetiva essa passagem, pra pegarmos e falarmos que o tempo existe... Wink aliás, em nenhuma passagem bíblica dá pra concluirmos tal coisa.

YoungDreamer
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 11-11-2007 9:38 am Responder com Citação

Sarah escreveu:

Então, eu acredito que ainda estamos falando de quantificação do tempo.

E citando alguns exemplos históricos da quantificação, na Antigüidade tinha relógio de sol, ampulheta, clepsidra... não é? E sei que a produção filosófica desse período foi graças ao modo de produção escravista, que disponibilizou muito tempo aos "bem-nascidos" (o chamado ócio), e assim vieram os filósofos. Na Idade Média, contava-se o tempo por orações também... tipo "Demora umas 3 ave-marias". Mas lembro de o professor ter dito que o relógio com minutos surgiu como uma necessidade do capitalismo em cronometrar o tempo de trabalho.. "tempo é dinheiro".. algo assim... evitar prejuízos.
E isso a sociedade contemporânea conhece muito bem! rs... Tem horário para tudo, né? Na verdade, estamos sempre em função do tempo... E toda essa divisão em minutos, segundos, mili, micro, etc em busca de uma precisão cada vez maior para quantificar eventos e fenômenos existentes. Principalmente nessa área científica, o que se percebe claramente é a necessidade do homem de ir cada vez mais a fundo, tendo respostas crescentemente complexas, para explicar a ocorrência dos fatos naturais. E aí surgem milhões de nomes.

Tudo isso foi o homem que inventou. Mas e antes disso? A partir do momento que nascemos e morremos aqui na terra, fica clara a idéia de que existe um intervalo de tempo. (que pode ser chamado de qualquer outra coisa, mas a palavra que escolhemos pra definir isso é "tempo") E quem definiu que nasceríamos e morreríamos? Certamente não foi o homem.

Portanto, acho que essa teoria de que o tempo não existe é bastante abstrata, e confusa tb. rs
Até porque não conseguimos (ainda) alcançar plenamente o sentido de Eternidade. Sabemos o que é, mas não vivemos isso ainda. Razz

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 11-11-2007 10:48 am Responder com Citação

Se considerarmos o tempo como algo infinito, teremos um sério problema, já que a definição de infinito é algo que não tem começo nem fim...

De tal forma o que poderemos dizer, o tempo existe, só o quantificamos da maneira mais agradável (dia e noite)

Sarah, quando falo em manifestação digo de atuação mesmo, como poderia algo n-dimensional se manifestar ou atuar em um plano quadri-dimensional e nós sabermos que aquilo é n-dimensional. Cito o exemplo anterior, suponhamos que temos somente duas dimensões e Deus seja uma esfera (tridimensional) como saberíamos que a esfera (Deus) em duas dimensões (círculo) não é somente mais alguma coisa criado por nós (já que estamos no plano bi, poderíamos criar facilmente um círculo)...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Próximo
Página 2 de 11

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 25 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!