Tempo e espaço

Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 04-12-2007 11:55 am Responder com Citação

Metáfora, mas isso é em outro tópico rs...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 04-12-2007 11:59 am Responder com Citação

gostaria de saber qual a base biblica q esses teologos usam..

haha eu acredito q é bem real. Assim como o céu tb é.
maaaaas é p outro topico mesmo rs

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Forever
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 04-12-2007 11:59 am Responder com Citação

rap escreveu:
Metáfora, mas isso é em outro tópico rs...

mas se encaixa nesse.
O inferno seria um "espaço" ou uma "idealização/metáfora" ?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Forever
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 04-12-2007 12:01 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
gostaria de saber qual a base biblica q esses teologos usam..

haha eu acredito q é bem real. Assim como o céu tb é.
maaaaas é p outro topico mesmo rs

mas tudo é peça chave das coisas que estamos falando aqui.
tem gente que acha que a vida eterna falada ná bíblia é algum quadro ou representação artistica que nos lembraria quem somos, e por isso seriamos chamados de "eternos".

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 09-01-2008 6:30 pm Responder com Citação

Só pra corroborar aquela idéia minha de que o presente não existe, li uma parada ontem:

"(...) 'agora' é uma idéia ou conceito de nossa mente; não é algo que seja realmente definível fisicamente neste momento, porque temos que esperar para observá-lo; sequer podemos defini-lo 'agora'. Além disso, o 'agora' depende do sistema de coordenadas."

Richard P. Feynman.

É justo o capítulo de Espaço-Tempo do Física em 12 lições...

É interessante observar que quando falamos de quadrivetores (largura, comprimento, altura e tempo) necessariamente falamos que precisamos de um sistema de coordenadas (relatividade), ou seja, o tempo também é bem relativo em algumas situações...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 09-01-2008 6:38 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Só pra corroborar aquela idéia minha de que o presente não existe, li uma parada ontem:

"(...) 'agora' é uma idéia ou conceito de nossa mente; não é algo que seja realmente definível fisicamente neste momento, porque temos que esperar para observá-lo; sequer podemos defini-lo 'agora'. Além disso, o 'agora' depende do sistema de coordenadas."

Richard P. Feynman.

É interessante observar que quando falamos de quadrivetores (largura, comprimento, altura e tempo) necessariamente falamos que precisamos de um sistema de coordenadas (relatividade), ou seja, o tempo também é bem relativo em algumas situações...

se não existe presente, passado nem futuro, o q existe então?? Rolling Eyes

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 09-01-2008 6:46 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
rap escreveu:

Richard P. Feynman.

Passado e futuro existe... presente não...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 09-01-2008 6:59 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Passado e futuro existe... presente não...

caramba... tu é do contra MEEEESMO hein! rs

e pq passado e futuro sim, e presente n?

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 09-01-2008 7:08 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
rap escreveu:
Passado e futuro existem... presente não...

caramba... tu é do contra MEEEESMO hein! rs

e pq passado e futuro sim, e presente n?

Pq o passado é observável assim como pode-se observar o futuro definindo que é o que ainda não se viveu...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 09-01-2008 7:17 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Pq o passado é observável assim como pode-se observar o futuro definindo que é o que ainda não se viveu...

hmm o passado é observável?
o q se observa são registros do tempo q vai passando.. n o passado em si, n é?

observar o futuro definido?

hmmm

enquanto humanos nunca saberemos com 100% de certeza o q ocorrerá... podemos especular... propabilidades.. estatística..

n achei seus argumentos mto fortes rs
n é possivel observar o presente? a partir do seu raciocionio?

(acho q acredito q existe o presente..
o furuto existirá (de uma forma ou outra...)
e o passado... bom.. já n existe mais, n é?)

Rolling Eyes

moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 09-01-2008 7:20 pm Responder com Citação

É vero...
É só tentar fazer uma analogia com a fabricação de combustíveis: a gasolina só e´gasolina depois que sai daquele emaranhado de coisa que está na torre. Antes disso, ou seja antes de acotecer o processo, não é gasolina, apesar de estar ali.

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 09-01-2008 7:22 pm Responder com Citação

O passado é registrado somente pq passamos por ele, portanto existiu...

O futuro existe pq também temos certeza de que por ele passaremos...

na realidade esse não é um argumento, é quem sabe uma observação meio infeliz heheheheh...

Mas a gente já tentou definir o que é existir, né?
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 09-01-2008 7:27 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Mas a gente já tentou definir o que é existir, né?

acho q é um problema de conjugação.. n definição.. hehe

marcelo...
num tindi ! (eu sou meia lerda heheh)

Rolling Eyes

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 09-01-2008 7:28 pm Responder com Citação

ahh rap você n respondeu minha pergunta...(p variar...rs)

o presente tb n é observável?

moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 09-01-2008 8:11 pm Responder com Citação

a gasolina só é gasolina depois qu sai do processo.

O presente só é registrado depois que vira passado...

Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 09-01-2008 10:45 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:

Oi, deliriousgirl!

Vamos delirar um pouco mais? Laughing

Em resposta à sua pergunta, eu gosto muito do que o rabino brasileiro Nilton Bonder escreve no livro "Sobre Deus e o Sempre", em que ele afirma que, para Deus - e, portanto, para nós, no nosso relacionamento com Ele -, não existe presente, passado ou futuro, mas o "sempre". No livro inteiro, ele trata desse tema, bem complicado, mas que o Bonder procura explicar detalhadamente, só que a gente precisa ler o livro bem devagarinho pra entender o raciocínio dele. De qualquer maneira, aí vai um trecho do livro:

Citação:

O Êxodo, por sua vez, relata a história de Moisés e da saída do Egito e intitula-se Shemot (nomes) em hebraico. Tal título deriva da segunda palavra contida em seu texto e que se inicia com “Estes (são os) nomes”. O título captura o sentido literal de Êxodo que se inicia listando os nomes das famílias descendentes de Jacob e que saíram da escravidão do Egito. Em um sentido mais simbólico, porém, este é o livro no qual o Nome de Deus será apresentado.

Por nome devemos compreender a essência, algo que expresse a individualidade daquilo que nomeamos. O Êxodo é basicamente um livro que explicita, ou melhor, revela o Nome deste Deus que os patriarcas e matriarcas conheceram em sua realidade, mas que não sabiam nomear. Não sabê-lo denota um convívio sem compreensão ou uma dimensão intuitiva carente de consciência acerca de Sua essência. Muito provavelmente Abraão compreende este Deus como o Deus do futuro. Um Deus preocupado em lhe prover família e descendência.

O Deus que se revela a Moisés faz questão de nomes. É Moisés, porém, que primeiro se mostra interessado pela natureza de Deus ao perguntar seu nome diante da sarça ardente. E Deus não lhe furta uma resposta como furtara anteriormente a Jacob:

E disse Moisés a Deus: “Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser “o Deus de vossos pais enviou-me a vós”, e dirão para mim: “Qual o seu nome?” – Que direi a eles? “ E disse Deus a Moisés: “Serei o que Serei.” E disse: Assim dirás aos filhos de Israel. Serei enviou-me a vós.” (Ex 3:13-14)

Esta é a primeira referência que Deus faz a seu nome como uma essência expressa pelo tempo. “Serei O Que Serei” contém identidade porque aparece na primeira pessoa e contém temporalidade. Aparentemente é um tempo futuro, mas é mais do que um tempo futuro. Para isto teria bastado chamar-se de “Ehie” – Serei. Há um esforço lingüístico por determinar um verbo num tempo novo. É deste tempo que Deus deseja falar como forma de se fazer compreendido por sua criatura.

Que tempo é este? E por que Deus se definiria como uma expressão no tempo? E por que Deus se definiria como uma expressão no tempo?

Essa parece ser a grande revelação de Êxodo, uma revelação que ousa abordar a questão da própria essência do Criador.

A centralidade da questão do Nome em Êxodo reaparece em outra passagem em que Deus tenta esclarecer Moisés acerca de sua “natureza”.

“E falou Deus a Moisés e disse-lhe: Eu sou YHWH. E apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Shadai; mas por meu nome, YHWH, a eles não me fiz saber.” (Ex. 6:3).

O significado de “a eles não me fiz saber” denota maior amplitude a este novo Nome. Mais ainda, este Nome contém em si alguma informação que vai além daquela conhecida pelos patriarcas. A eles Deus se revela como “Shadai”, como um Deus que é parte da natureza. Agora, a Moisés, novamente o Nome de Deus se expressa pelo tempo. Da mesma forma que “Serei O Que Serei” se esforça para definir um tempo distinto, YHWH, o Tetragrama em forma de Nome-revelação, também é um empenho por definir algo novo.

Qualquer pessoa familiarizada com a língua hebraica sabe que YHWH está associado à noção de tempo, uma vez que contém o radical do verbo existir ou do verbo SER. Como a língua hebraica não declina o verbo “ser” no presente, YHWH parece ser uma mistura dos verbos “ele será, ele foi e ele é” somado ao gerúndio do verbo SER. Já outros preferem a leitura do Tetragrama como uma representação do tempo presente (HWH) sendo precedido pela partícula Y, que lhe dá um sentido de futuro. Ou seja: Eu sou aquele que empurra o Presente na direção do Futuro. Nessa leitura, Deus se define como a própria força motriz do tempo.

Mais do que se expressar como o tempo – lembrando que o tempo designa forma e Deus se revelou nos Dez Mandamentos como ausente de forma ou irrepresentável -, talvez haja aqui um esforço para tornar visível ao humano algo que lhe é interdito. Em resumo, o Tetragrama seria um código do tempo. Como um algoritmo ou uma instrução sobre o tempo. Neste saber estaria o mapa ou o caminho (Torá) ao Criador.

Como se empenhado em mediar entre o saber e a nossa ignorância, o Criador talvez estivesse dizendo que o maior obstáculo a Ele é a noção limitada que temos do tempo. Sem ultrapassar nossa ilusão do tempo, não podemos nos sensibilizar à presença ou à existência do Criador. Basicamente Deus não há na realidade que concebemos no dia-a-dia. Esta seria a razão o esforço por estabelecer outros parâmetros para a leitura da realidade que permitam “enxergar” o que está para além de nossa visão. Esta, em si, é a Revelação.

(Nilton Bonder, “Sobre Deus e o Sempre”, Editora Campus, 2003, págs. 15/18 )

Abraços!

http://ocontornodasombra.blogspot.com/
http://www.e-cristianismo.com/forum/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 10-01-2008 12:10 am Responder com Citação

mas o presente ñ existe mesmo. nem o futuro... bom, nem o passado, hahaha... tá, ñ vou voltar à discussão de que o tempo ñ existe. me desculpem pela interrupção, hehehe.

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-01-2008 10:47 am Responder com Citação

Pois é kessia e sarah minha idéia continua sendo aquela antiga

Se considerarmos aquilo que existe como o que conseguimos observar pelos cinco sentidos, teremos de considerar fisicamente que tudo que nos chega, chega de forma atrasada. Tudo que enxergamos por exemplo é consequência da luz, sabendo que a luz tem velocidade, temos a certeza de que tudo que vemos é passado, o mesmo ocorrendo para todos os outros sentidos.

Ou seja, o presente existe pq o experimentamos, ou podemos dizer que foi possível tangê-lo, o futuro também existe ou existirá, pelo fato de sabermos que estamos nos movendo...

A idéia de que não existe tempo soa muito absurda pra mim, com todo respeito Sarah heheheh
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 10-01-2008 12:49 pm Responder com Citação

rs... tudo bem, eu já to acostumada com esses comentários, rs.

mas o presente ñ existe!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-01-2008 12:58 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
rs... tudo bem, eu já to acostumada com esses comentários, rs.

mas o presente ñ existe!

É pq é provado fisicamente que o tempo existe heheeh

Se não fosse assim não existiria, velocidade, aceleração, gravidade nem mais nada...

E é isso aí o presente non ecsiste rs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Próximo
Página 9 de 11

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 21 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 12 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 6 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 2 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 1 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!