Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

O que mais norteia a maioria dos cantores que brincam com a voz ou fazem o maior estardalhaço no palco para cantarem?
Talento.
23%
 23%  [ 3 ]
Exibicionismo.
46%
 46%  [ 6 ]
Estrelismo.
7%
 7%  [ 1 ]
Ingenuidade.
0%
 0%  [ 0 ]
N.D.A..
23%
 23%  [ 3 ]
Total de Votos : 13

Autor Mensagem
Adivinhe
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 22-08-2008 5:04 pm Responder com Citação

Talento, exibicionismo, estrelismo ou ingenuidade?

* Bem, a novela "Duas Caras" acabou e a Aline Barros não apareceu. Se bem que a moça "ganhou" até uma coletânea da Som Livre e firmou-se nos mais altos patamares da fama, consolidando-se como a cantora cristã contemporânea de maior expressão no Brasil.
* Porém, desde que eu ouvi pela primeira vez a versão alinebarresca do hino "The power of your love" ("O poder de Seu amor"), há alguns anos, uma pergunta me tem incomodado: por que encher um hino tão bonito e com uma mensagem tão profunda de um estardalhaço vocal sem precedentes? Percebi que eu estava diante do cântico onde a Aline mais berra em toda sua carreira. Fiquei mais tranqüilo quando pude ver, em 2005, um pocket show da cantora na Expo Cristã, embora eu tivesse ido para lá para ver a Eyshila cantar.
* Até que ontem à noite, enquanto eu e minha esposa íamos de carona num automóvel, o aparelho de som reproduziu um C.D. (talvez aquele da Som Livre) cuja primeira faixa é justamente "O poder de Seu amor". Quase passei mal ao ouvir o exagero de agudos da Aline, que faz ainda mais escândalo que o Róbinson Monteiro. Não fiquei sossegado enquanto não encontrasse a Aline entoando tal cântico no Youtube.
* Hoje procurei e encontrei a moça cantando a versão em inglês numa apresentação na Coréia do Sul, só que com o mesmo estardalhaço da versão em português. Vi os braços chacoalhando, o corpo balançando, a bocarra escancarando, entre outras "firulas" (nas palavras daquele jurado ranzinza do Raul Gil ao ouvir o Róbinson cantando). Confiram:

Download Vídeo

* Comparem tamanho escarcéu com a primeira apresentação do Róbinson Monteiro no programa Raul Gil, quando ainda era transmitido pela Record:

Download Vídeo

* Quanto à apresentação acima, olhem um dos comentários publicados logo abaixo do vídeo, publicado por um usuário do Youtube:

diogolima20 escreveu:
Canta muito de fato... Mas faz muitas firulas e isso tira toda a emoção da música.

* Ninguém aqui está questionando a espiritualidade da Aline (apesar dos boatos de que ela teria feito um pacto com o capeta para cantar no programa da Xuxa; mas isso já é outra história) ou do Róbinson (cuja linda história minha cunhada conhece bem). Questiono aqui a necessidade de tantos gestos, caretas, agudos e outros recursos para interpretar um hino ou cântico. Por quê? Para quê? Isso edifica ou escandaliza? A mensagem cantada não fica prejudicada? Tal comportamento não transforma o músico sacro num astro ou estrela, algo que jamais deveria acontecer com um servo chamado por Deus para o ministério da música?
* Como diz a Bíblia: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (I Coríntios 10:23). Respondam à enquete e opinem à luz da Palavra de Deus, citando também outros casos na música sacra ou na MCC e levando em conta a necessidade do músico cristão sempre melhorar para honra, glória e louvor do nome de Deus. Amém.

P.S.: minha resposta na enquete não coloca todos os(as) cantores(as) escandalosos no mesmo balaio, mas deduz o comportamento da maioria que age assim.

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fabiovelame
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-08-2008 1:55 am Responder com Citação

nao gosto dessas "firulas"nas vozes..., mas nao sei responder sua pergunta.
Mas se você pensar assim, de exibicionismo e estrelismo, quartetos e grupos acappela, nao deveriam existir....
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Adivinhe
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 25-08-2008 10:26 am Responder com Citação

Possível origem das "firulas"

fabiovelame escreveu:
nao gosto dessas "firulas"nas vozes..., mas nao sei responder sua pergunta.
Mas se você pensar assim, de exibicionismo e estrelismo, quartetos e grupos acappela, nao deveriam existir....

* Parece que as "firulas" têm sua origem no nigro spiritual, a música sacra da comunidade negra dos Estados Unidos. Acho que os escravos negros estadunidenses que se convertiam durante o período da escravidão, em meados do século XIX, misturavam seus antigos cânticos africanos, os quais provavelmente eram cheios de uivos, gaiteios (como aquele da Joelma do Calypso), agudos, graves e outros recursos vocais, com os hinos de Ira Sankey e Cia.. Essa variedade de montanhas-russas vocais atravessaram as décadas e assumiram as mais variadas formas no jazz, no blues, no rock e nas várias subdivisões da música gospel.
* Só que muitos passaram a exagerar em tais recursos e a mensagem, que deveria ser o mais importante nos cânticos e hinos, ficou em segundo plano. O destaque passou a ser o desempenho do intérprete, que tem utilizado as mais variadas técnicas de canto para sobressair-se diante dos demais, como se fosse uma verdadeira competição.
* As opções que incluí na enquete refletem o que ocorre com aqueles que se valem desse recurso. Existem aqueles que só conseguem cantar desse jeito por questão cultural ou outra, ou seja, têm talento. Outros gostam de aparecer e agem assim por puro exibicionismo. A fama sobre na cabeça de cantores e cantoras de um terceiro grupo, que agem por estrelismo. Outros ainda agem por ingenuidade porque não têm tato para discernir o que é exagero do que é bonito.

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Adivinhe
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 25-08-2008 1:38 pm Responder com Citação

Mais Aline Barros

* Por falar na mulher do Gilmar, um dos mais recentes sucessos da moça tem sido um desafio para aqueles(as) cantores(as) que têm pouco fôlego. O cântico "Sonda-me, usa-me" parece ter sido composto sob medida para a Aline, pois seu refrão não possui nenhum espaço para respirar! A própria cantora e a maioria dos que tem tentado interpretar o cântico têm feito mais ou menos assim:

Como um farooooooooool que brilha à noooooooooooite,
como
[respira] pooooooooonte sobre as ááááááááááguas,
como abriiiiiiiiiiiiiigo no deseeeeeeeeeeeeerto,
como
[respira] flecha que acerta o alvo,
eu
[respira] queeeeero ser usaaaaaaaaaada,
da maneeeeeeeeeeira que te agraaaaaaaaaaaade
em qualqueeeeeeeeeeer
[respira] hora e em qualqueeeeeer lugaaaaar, [respira]
eis aqui a minha vida, usa-me, [respira] Senhor...

`
P.S.: o nome do jurado ranzinza do Raul Gil é Messias.

Editado pela última vez por Adivinhe em 26-08-2008 9:48 am, num total de 1 vez
lazaromaxuel
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 25-08-2008 2:14 pm Responder com Citação

CENSURADO !!!!

i é isso ai !!!!
DEFENDER PONTOS DE VISTA SEM ESTRUTURA NÃO VALE A PENA !!!
POTANTO LEIAMMMMM !!!!!

Editado pela última vez por lazaromaxuel em 28-08-2008 10:25 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Adivinhe
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 26-08-2008 9:46 am Responder com Citação

O hino que a Aline conseguiu destruir

* "The power of your love" é uma composição de Geoff Bullock que ganhou dezenas de versões em vários idiomas. As duas mais famosas interpretações em inglês foram as feitas por Darlene Zscheck (a do Hillsong) e Rebecca Saint James.
* No Brasil, além de Aline Barros (que conseguiu destruí-lo com suas peripécias vocais), vários outros solistas e conjuntos interpretaram esse belíssimo hino. Uma das mais bonitas eu tenho gravada em fita cassete e foi gravada em meados da virada do século pelo Grupo Integração. A versão gravada por eles, que sonho em cantar na igreja com minha esposa, aparece abaixo.

O PODER DO AMOR
(Geoff Bullock)

Venho aqui, Jesus,
quero renovar meu ser.
Sei que a graça vem
só de Ti, Senhor.
Eu descobri, oh, Deus,
que tudo o que é mau em mim
vai se transformar
com o poder do amor!

(Refrão)
Meu Jesus, Teu amor me envolve.
Quero estar firme em Tuas mãos.
Eu vou voar bem alto como a águia,
planando na amplidão do Espírito de Deus,
com o poder do amor!

Abre os olhos meus,
quero ver o Teu olhar.
Mostra o Teu amor,
vem viver em mim.
Renova o meu pensar,
ensina-me o Teu querer,
cada dia mais,
com o poder do amor!

Adivinhe
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 26-08-2008 5:32 pm Responder com Citação

O perigo das "firulas"

* Agradeço ao Lázaro Maxuel e ao Fábio Velame pelas respostas até o momento. Pareço estar abandonado neste tópico Crying or Very sad , mas tenho certeza de que até amanhã aparecerá mais gente.
* As "firulas" fatalmente seduzem muitos(as) cantores(as) a migrarem - ou apostatarem - da música sacra para a secular. Outros que nunca tiveram nada a ver com o Evangelho pregado por meio da música também são influenciados. Vide Lisa Stansfield, uma cantora britânica branquela que canta igual às divas negras do soul. Tina Turner, com seus berros, também fez muita escola. A lista dos demais é enorme: Gregory Abbott, Mariah Carey, Joe Secada, Cristina Aguilera, Paul Stanley, Céline Dion...
* Por falar na Céline, cuja fama veio com aquele tema do filme "Titanic" (e que influenciou a Melissa a gravar uma versão gospel em português Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked ), a versão dela para "All by myself" assusta qualquer um. Na modulação, a canadense dá um urro terrível e interminável que deixa perplexo até quem já está acostumado com as "firulas".

Download Vídeo

* Fiz questão de registrar no cronômetro: o agudo em Fá durou exatos 8 segundos e 19 centésimos.

Livita
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 26-08-2008 9:16 pm Responder com Citação

Na boa, esse tópico é meio nada a ver. Coisa pequena para a gente perder tempo. Rolling Eyes

Eita canseira...
lazaromaxuel
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 27-08-2008 12:03 am Responder com Citação

CENSURADO !!!!

i é isso ai !!!!
POTANTO LEIAMMMMM !!!!!

Editado pela última vez por lazaromaxuel em 28-08-2008 10:24 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Livita
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 27-08-2008 6:42 am Responder com Citação

Wink Ow, valeu pelo toque, Lazaro. Foi muito útil descobrir que você me conhece desde qndo eu nasci Rolling Eyes hehehe

Ainda continuo achando perda de tempo....

Eita canseira...
Adivinhe
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 27-08-2008 9:14 am Responder com Citação

Voltando à "música cristã contemporânea"

lazaromaxuel escreveu:
portanto, pessoal ligado a musica na Igreja !!!!

ATENÇÃO !!!!

Não deixem esse topico morrer !!!

Falem, botem esses dedinhos que Deus lhe deu para teclarem e falarem mesmo, sobre essas ''estrelas gospeis'' que andam em emissoras que pregam o ocultismo e etc e tal.

* Pode deixar! Se depender de nós dois e do Fábio Velame, certamente este tópico nunca irá para a segunda página.
* Deixando de lado a música secular e voltando ao nosso meio, miríades de cantores exageram nos mais variados recursos vocais para se destacarem entre os demais. A escola da Cassiane, que agloba a maioria dos cantores da linha pentecostal, é a mais célebre. Existe também a escola que poderíamos chamar de "Bruno e Marrone gospel", na qual alguns cantores berram tanto ou até mais que seus pastores ("Que Deus é eeeeeeeeeeeeesse?"). A escola inspirada no gospel americano, embora pouco difundida no Brasil, abrange conjuntos como Kades Singers e outros da linha black. Outros seguem a escola da Cristina Mel, usando e abusando dos agudos ("A mão de Deeeeeeeeieeeeeeeieeeeeeeeeieeeeeeeeeeus!")
* E a Ana Paula Valadão? A escola dela, que eu chamaria de Espontaneidade por causa do excesso de "espontâneos", também é bastante abrangente. O mano André Valadão, David Quinlan e o vocalista do Toque no Altar (até hoje não sei o nome dele) fazem parte dela. Aliás, a Ana Paula se superou ao berrar sem parar no final do cântico "Quem é Deus como nosso Deus?", o primeiro do C.D. "Esperança", gravado em 2005 em Salvador/BA.

Download Vídeo

lazaromaxuel
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 27-08-2008 10:54 am Responder com Citação

Amado, creio o vocalista do Toque no Altar que você quer saber o nome é o Davi Saccer (acho que assim que se escreve) o mesmo mais a esposa não são mais do Toque no Altar ele e o outro vocalista mais o baterista e outros integrantes estão agora no Ministerio Trazendo a Arca, que por sinal continua com a mesma metodologia (espotânea) de sempre...rsrssss
Referente ao Diante do Trono 7 (esperança) eu estive lá na gravação em Salvador e realmente pense comigo, se pra quem vê o DVD e complicado e olhe que ainda tem a chance de adianta-lo,imagine você vendo o Show todo??? mais no conjunto da obra foi até legal.

i é isso ai !!!!
POTANTO LEIAMMMMM !!!!!
fabiovelame
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 27-08-2008 11:27 am Responder com Citação

Antes q me interpteretem mal, nao sou contra quarteto, nem grupos só de vocal.
So q nao sou chegado em firulas demais na hora da pessoa cantar.
Como falei no inicio, nao sei responder sua pergunta se é talento(pode ser, ex da em Aline Barros, eu ate brinco com as minina da igreja falando q é Aline "Berros" ma sé inegavel q ela canta muito, falando só da parte tecnica mesmo.) Exibicionismo ou Estrelismo(pode ser tbm ate pq no meio da musicas gospel de hoje, tem de td)mas nao sou capaz de fazer esse pré-julgamento.
Talves a ingenuidade, só se for uma pessoa bem nova(tipo crinaças q gravam cds)lembro de qndo era criança minha mae tinha um bolachão(vinil)colorido de uma menina q nao me lembro o nome, mas q era o hit das criança na minha época. ("se o espírito de Deus se move em mim , eu oro como rei Davi")ela entoava com aquela voz meiga.
se o perfeito louvor sai da boca das crianças....
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Adivinhe
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 27-08-2008 11:49 am Responder com Citação

E a Simone Nascimento?

* Não, eu não me esqueci dela... Quem já assistiu o vídeo abaixo, publicado aqui no tópico "Desmascarando os falsos Gideões", certamente ficou estupefato com a gritaria dessa cantora, que começou a falar em "mistério" - como se isso fosse possível por intermédio do Espírito Santo - e tentou cantar em meio ao transe "profético". O resultado é assustador.

Download Vídeo

RaphaelGarcia
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 27-08-2008 2:05 pm Responder com Citação

Meu, se não gosta do estilo não ouça...
Melhor do que abrir um topico pra ficar criticando e tentando descobrir o coração e o pensamento de uma pessoa...

A Aline Barros faz firulas? As vezes, mas é inegavel que ela arrebenta e canta muito (tecnicamente falando)
Não é um estilo de musica que eu gosto.

Já o estilo black eu me amarro, e pra cantar o estilo, é essencial que se faça certas "firulas" afinal, o estilo é assim e pede isso...

Então acho que é cada um com seu cada um...
Se gosta bem, se não deixa rolar...

Eu fui a umshow da Aline Barros no fim do ano que teve aqui na cidade.
Acho que eu conhecia 1 ou 2 musicas no maximo.
Mas posso te dizer uma coisa... BAITA SHOW.
Os back dela, tem influencia black e roubaram a cena o show todo, sem contar o baixista que tbm manda muito. EU conseguir achar um positivo, no meio de musicas que eu não gosto. Mas meu pai gosta, minha mae, minha tia, minha vizinha... grande exemplo ficar criticando só pq eu não gosto...
gosto é igual... e cada um tem o seu hora...

De verdae, não sei nem pq to respondendo esse topico, mas como diz a lilindinha... coisa mais inutil!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
lazaromaxuel
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 27-08-2008 2:17 pm Responder com Citação

Raphael, em primeiro lugar:

Eu e ninguem nesse mundo e obrigado a gostar do que você gosta !!!!

Segundo:

Temos bons exemplos de grandes cantores de Black music,ou quartetos em geral que cantam fazem as suas (tiradas) e mandam ver.

Terceiro:

O que estamos falando são de pessoas exageradas, que assim como você interpretam de forma inadequada as coisas.

Rolling Eyes

i é isso ai !!!!
POTANTO LEIAMMMMM !!!!!
Adivinhe
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 27-08-2008 3:15 pm Responder com Citação

Contra os exageros

lazaromaxuel escreveu:
(...)Temos bons exemplos de grandes cantores de Black music,ou quartetos em geral que cantam fazem as suas (tiradas) e mandam ver.

(...)

O que estamos falando são de pessoas exageradas, que assim como você interpretam de forma inadequada as coisas.

* Você entendeu bem o propósito deste tópico. Ninguém é contra cantar bonito; o problema está em exagerar nos dotes vocais, prejudicando a compreensão da mensagem e desviando o foco, que deveria ser em Jesus Cristo, para o(a) cantor(a).
* Citei Cristina Mel, mas tenho o DVD dos 15 anos de carreira dela e admito que poucas são as vezes em que ela faz "firulas". É que às vezes ela se empolga e faz piruetas com o gogó para impressionar o povo, o que é desnecessário. Vale lembrar que, nos Estados Unidos, as "firulas" atraem os donos de gravadoras seculares, que oferecem propostas milionárias aos cantores sacros para que eles façam sucesso na música pop. E o pior é que a maioria cede... Sad
* Será que vocês já ouviram Luiz de Carvalho, Feliciano do Amaral, Carlos Renée Egg e outros cantores sacros que surgiram na década de 1940? Eles não precisavam fazer "firulas" e foram usados por Deus para a transformação de muitas vidas por várias gerações.

QUEST
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 27-08-2008 3:38 pm Responder com Citação

Lázaro, pergunta pro Soroca (Adivinhe), o que ele acha do Rock e suas vertentes no "meio gospel"!!! Twisted Evil
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 27-08-2008 5:27 pm Responder com Citação

QUEST escreveu:
Lázaro, pergunta pro Soroca (Adivinhe), o que ele acha do Rock e suas vertentes no "meio gospel"!!! Twisted Evil

vcs ajudando ao tópico no sense a não morrer....

eu já achei esse tópico mal educado !!

heheheh

Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 27-08-2008 5:52 pm Responder com Citação

Caro Quest.

Eu tambem curto Rock, sim, e sei que ultimamente está HORRIVEL !!!, e deixando a desejar ao estremo , agora mesmo temos um otimo exemplo (Catedral)que fica com esse gueri gueri de querer agradar a gregos e a troianos, referente a pergunta para fazer ao Rapha seria até interessante ele responder, mais lembro de que até no rock vemos os exageros vocais, Bride mesmo e só gritaria, mais o PG (Ex oficina g3) se converteu em um show do Bride.

Por isso volto a dizer que gosto de grupos quartetos americanos como Avalon, Acapela, 4 HIM e tambem brasileiros como Arautos e por ai vai, temos tambem solistas Leonardo Gonçalves, Robson Nascimento, Monteiro, todos são otimos, mais a questão é precisa de todo esse exagero???

Em Raul Gil mesmo no inicio da carreira durante os Shows de calouros várias vezes o José Messias fazia menções a Robson Monteiro dizendo ao mesmo que ele precisaria reduzir o ''excesso'' de arranjos, principalmente naquela vez em que o mesmo cantou o clássico secular (porto solidão) do cantor já falecido Jessé.

i é isso ai !!!!
POTANTO LEIAMMMMM !!!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 25 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!