Atos 2:17
“Nos últimos dias, diz deus, do meu espírito derramarei sobre toda carne. Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos”.
Rev. James Ryle
“Há muitos cristãos atualmente que parecem pensar que a idéia de Deus lhes falar em sonhos é ridícula. Será que nós, os cristãos dos dias atuais, nos tornamos tão modernos a ponto de preferir a razão à fé, o poder mental à sabedoria espiritual, a opinião dos homens aos ensinamentos da escrituras?”
Segundo a Bíblia existem sonhos que não provêem de Deus, são Sonhos falsos:
Deuteronômio13:1-3
“Quando um profeta ou um sonhador se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador”.
Jeremias 23:25-26
“Ouvi o que dizem estes profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: sonhei, sonhei. Até quando continuará isso no coração desses profetas mentirosos, que profetizam o engano do seu próprio coração”.
Sonhos em Jó
Jó 4: 13-17
“Entre pensamentos e visões noturnas, quando cai sobre os homens o sono profundo, sobrevieram-me o espanto e o temor, e todos os meus ossos estremeceram. Um espírito passou por diante de mim, e fez-me arrepiar os cabelos do corpo. Parou ele, mas não consegui discernir sua aparência. Um vulto estava diante dos meus olhos, e ouvi uma voz abafada: Pode o homem mortal ser mais justo do que Deus? Pode o homem ser mais puro do que seu criador?
Jó 33:12-18
“Mas te respondo que nisto não tens razão, pois Deus é maior do que o homem. Porque razão contendes com Ele, dizendo que Ele não responde às palavras dos homens? Pois Deus fala, ora de um modo, ora de outro, embora o homem possa não atentar para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, enquanto dormem na cama, ele pode falar-lhes aos ouvidos, e atemoriza-los com avisos, para apartar o homem do seu desígnio, e livra-lo do seu orgulho, para preservar a sua alma da cova, e a sua vida de perecer pela espada”.
Sonhos em Gideão
“Na história de Gideão temos um exemplo de Deus respondendo a um homem por meio de um sonho. Gideão tinha acabado de ver a alarmante redução de seu exército de mais de 30 mil homens para apenas trezentos homens. Por outro lado, o exército do midianitas era de mais de 58 mil soldados bem treinados. ...
Uma noite o Senhor disse a Gideão: “Levanta-te, e desce ao arraial, por que eu o entregarei em tuas mãos. Mas se ainda temes descer, via com o teu moço Pura ao arraial e ouvirá o que dizem ... (Juízes, 7:9-11a).
Gideão estava com medo, portanto, ele e Purá, seu servo, desceram até o posto avançado do arraial. Chegaram justamente quando um homem contava a um amigo o sonho que tivera: “Eu tive um sonho. Um pão de cevada torrado rodava contra o arraial dos midianitas, e deus de encontro a tenda do comandante, de maneira que esta caiu, e se virou para baixo, e ficou assim estendida. Respondeu o seu companheiro: isso não é outra coisa senão a espada de Gideão, filho de Joás, homem israelita. Deus entregou nas mãos dele os midianitas e este arraial”. Quando Gideão ouviu a narração deste sonho, e a sua explicação, adorou a Deus. “Voltou ao arraial de Israel, e disse: Levantai-vos! O Senhor entregou o arraial dos midianitas nas vossas mãos” (Juízes 7:13b-15).
(pág. 42 do livro Tudo Sobre Sonhos, Rev. James Ryle)
Sonhos em Samuel
1 Samuel 28:15
O rei Saul disse: “Estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e já não me responde, nem por intermédio dos profetas, nem por meio de sonhos”.
Sonhos em Mateus
Mateus 1
18 Eis qual foi a origem de Jesus Cristo . Maria , sua mãe, estava prometida em casamento a José . Ora, antes de terem coabitado, achou-se ela grávida por obra do Espírito Santo . 19 José , seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la publicamente, resolveu repudiá-la secretamente. 20 Tal era o projeto que concebera, mas eis que o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: "José, filho de David , não temas receber em tua casa Maria , tua esposa: o que foi gerado nela provém do Espírito Santo, ...
Mateus 2
Os Quatro Reis Magos
A estas palavras do rei , eles se puseram a caminho, e eis que o astro que tinham visto no oriente avançava à sua frente até parar em cima do lugar onde estava o menino. 10 À vista do astro, sentiram uma alegria muito grande. 11 Entrando na casa, viram o menino com Maria , sua mãe, e prostrando-se, prestaram-lhe homenagem; abrindo seus escrínios, ofereceram-lhe por presente ouro, incenso e mirra . 12 Depois, divinamente avisados em sonho de que não tornassem a ir ter com Herodes, retiraram-se para sua pátria por outro caminho.
A fuga para o Egito
13 Depois da partida deles, eis que o Anjo do Senhor aparece em sonho a José e lhe diz: "Levanta-te, toma contigo o menino e sua mãe, e foge para o Egito fica ali até nova ordem, pois Herodes vai procurar o menino para fazê-lo perecer". 14 José levantou-se, tomou consigo o menino e sua mãe, de noite, e retirou-se para o Egito.
Volta do Egito e Fixação em Nazaré
19 Depois da morte de Herodes, o Anjo do Senhor apareceu a José , no Egito , 20 e lhe diz: "Levanta-te, toma contigo o menino e sua mãe, e põe-te a caminho para a terra de Israel pois estão mortos os que haviam tramado contra a vida do menino". 21 José levantou-se, tomou consigo o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. 22 Mas ao saber que Arquelau reinava na Judéia em lugar do seu pai Herodes, teve medo de ir para lá; e, avisado divinamente em sonho , retirou-se para a região da Galiléia . 23 E veio morar numa cidade chamada Nazaré , para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: ele será chamado nazareno.
Sonho da Mulher de Pilatus
Mateus 27:19
Durante o Julgamento de Jesus, Pôncio Pilatus recebeu a seguinte mensagem de sua esposa: “Não entre na questão deste justo, pois num sonho muito sofri por causa dele”.
Sonho em Abraão
Gênesis 20: 1-7
Dali Abraão partiu para a região do Négueb, morou entre Qadesh e Shur , em seguida foi morar em Guerar. Abraão disse de sua mulher Sara : "É minha irmã" , e Abimélek, rei de Guerar, tomou-a para si. Mas Deus veio ao encontro de Abimélek em sonho durante a noite e lhe disse: "Vais morrer por causa da mulher que tomaste, pois ela pertence a seu marido". Abimélek, que ainda não se tinha aproximado dela, exclamou: "Meu Senhor! Farias perecer uma nação, mesmo que ela seja justa? Não foi ele quem me disse: ‘É minha irmã’? Ela mesma dizia: ‘É meu irmão’. Agi com um coração íntegro e mãos inocentes ". Deus respondeu-lhe em sonho : "Também eu sei que agiste com um coração íntegro, e foi também eu que te retive de pecares contra mim; eis por que não te deixei tocá-la. Restitui agora a este homem a sua mulher, pois é um profeta, que intercederá a teu favor para que vivas. Se não a restituíres, fica sabendo que terás de morrer, tu e todos os teus".
Gênesis 15: 12-17
Ao pôr-do-sol, um torpor tomou conta de Abrão. Um terror e uma espessa treva caíram sobre ele. Ele disse a Abrão: "Fica sabendo que a tua descendência será migrante numa terra que ela não possuirá. Ela será escravizada, e será oprimida durante quatrocentos anos. Eu serei juiz também da nação à qual eles servirão, e depois eles sairão com grandes bens. Tu, em paz , te unirás a teus pais e serás sepultado após uma velhice feliz. Na quarta geração , tua descendência voltará para cá, pois a iniqüidade do emorita não atingiu o seu auge".
Sonhos nos Salmos
Salmo 127:2 – ARA
“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente grangeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”.
Salmo de Davi 16;7
Bendigo Jave que me aconselha,
E, mesmo à noite, interiormente me instrui.
Salmo de Davi 17:3
Ainda que me sondes o coração,
E de noite o examines;
Ainda que me proves com o fogo,
Malícia nenhuma encontrará em mim.
Sonhos em Números
Números 12:4-6
Logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: ... Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós há profeta, Eu, o Senhor, em visão a ele farei conhecer, ou em sonhos falarei com Ele ...”
Sonho de Paulo
Atos 27:22-25
Paulo estava no mar quando uma terrível tempestade ameaçou o navio de naufrágio: “Tende bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. Esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem eu sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas. Importa que seja apresentado a César, e Deus te deu todos que navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo, pois creio em Deus que há de acontecer assim como me foi dito
http://members.fortunecity.com/consciencia1/sonhos8.html#Texto%20G_________________