Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 10-06-2008 2:03 am Responder com Citação

viu, pra variar eu não tenho criatividade pra títulos, rs, mas o questionamento é basicamente esse mesmo... vou explicar melhor o porquê do tópico e da pergunta.

eu nunca me convenço com os argumentos daqueles que se dizem vegetarianos. hoje conversava com uma pessoa que se diz e acabou rolando uma pequena discussão (amigável, rs) sobre isso. depois de falar sobre todos os benefícios para a saúde, ela me falou sobre a crueldade com que se trata e mata os animais para que nos sirvam de alimento e que tem muito mais consideração por um boi do que por um ser humano. eu rebati, dizendo que apesar de não concordar com alguns desses modos de tratamento, considerava a vida de um ser humano mais importante. ela disse: pense nisso quando estiver comendo um bicho morto (hehe). e não sei pq pensei isso, pq nunca penso em boas respostas na hora, mas falei que prefiro pensar que um bicho morto serviria pra alimentar uma pessoa que estivesse morrendo de fome.

bem, daí entrou estatísticas e ñ sei mais o que... mas o que eu fiquei pensando depois é o seguinte: até que ponto ser vegetariano e levar uma vida nesse estilo é válido? pergunto primeiramente com relação à saúde mesmo, pq carne faz falta, sim senhor. além disso, descobri algo que ñ sabia que é ser Vegan, isto é, não comer nada derivado de animais, tipo leite e ovos (me pergunto o que se come então). mas, principalmente... defender isso com tanta força, como essa pessoa fez, não faz com que realmente se passe a valorizar muito menos a vida humana? será mesmo que um animal é mais importante? não sei se essa pessoa é cristã, mas já vi cristãos dizendo a mesma coisa, que consideram a vida dos animais mais importantes que de algumas pessoas... então... até que ponto?

quero deixar claro que: apesar de não ser vegetariana e comer muita carne mesmo, não defendo nenhum tipo de crueldade com animais, gosto de bichinhos e meu questionamento é sobre o estilo de vida, ok?

se tiver algum vegetariano, ñ fique bravo comigo, rs, apenas participe da discussão, que será bem-vindo.

Wink

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-06-2008 2:08 am Responder com Citação

O vegetarianismo é válido até o ponto em que ele não atrapalha o churrasco rs
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 10-06-2008 2:15 am Responder com Citação

rs... eu daria essa resposta, rap, você não, você tem que dar sua opinião, eu sei que você ñ gosta de carne.

hehe

então, tava lendo o que escrevi (putz, como eu falo!) e meu segundo questionamento é pq geralmente falam: ah, é questão de valores... vcs acham que é questão de valores?

e sobre a saúde, talvez seja até o ponto em que a pessoa fique doente, né... já que não come carne nem derivados de animais...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-06-2008 2:27 am Responder com Citação

Não como carne (alguns tipos) por opção e costume mesmo.

Sinceramente acho o vegetarianismo, e os vegans especificamente, uma causa de quem não quer comer carne e procura argumentos para ser aceito hehehe, tudo bem análise comportamental porca é essa.

Nunca vi um argumento forte a favor de tal estilo de vida, com exceção de números relacionados às grandes criações de gado que fazem um grande estrago no meio ambiente...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 10-06-2008 8:51 am Responder com Citação

mas Deus criou as vacas p serem mortas e comidas! Twisted Evil

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
soshallitbe
Novato
Novato

MensagemEnviada: 10-06-2008 10:39 am Responder com Citação

Fui vegetariano quase 2 anos acho. Sempre fui magrinho e comia mal, comecei então a me policiar quanto a alimentação. Demorei uns 4 ou 5 meses para deixar de comer carne pois fui gradativamente deixando, começando por vermelha depois branca, até que me livrei totamente. Todos em minha casa tiveram a mesma opção e isso foi bom.

Na mesma época um amigo teve a mesma vontade (tomamos essa decisão independentes, mas nos ajudamos na adaptação)

Na época os 2 eram crisãos mas a diferença entre eu e ele é a de que EU fiz por saúde, ele apenas por moda. Quem imaginaria que ser vegetariano pudesse ser moda?

Encurtando a história. Eu vivi muito bem, comecei a me alimentar melhor, até engordei um pouquinho (coisa muito difícil). Ele, depois de pouco tempo desmaiou e foi parar numa churrascaria e seu pai o proibiu de ser vegetariano.

Para um cristão, não vejo nenhum problema em ser vegetariano, você pode ser vegan se quiser é até bom pra estar no meio de outros para evangelizar e talz. Temos que se misturar. Agora quando qualquer ideal, moda ou seja o que for fica acima de Cristo e de sua palavra é a pior coisa para um cristão.

Enfim cada um na sua, só passei a minha experiência pessoal.
Deixei de ser vegetariano por causa do vegetarianos, de Sxe por causa dos Sxe (além do que não há sentido ser Sxe sendo cristão). Deixei de ser Cristão por causa dos "cristãos".

Viva a picanha
=p
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
migacris
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 10-06-2008 11:16 am Responder com Citação

uma colega de faculdade, adventista, tentou me convencer que o homem não foi criado para comer carne, que ele passou a comer por causa do pecado, então isso não fazia parte do plano de Deus, por isso não deveríamos comer.
Base bíblica:
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.Gn. 1.29

Novato
Novato

MensagemEnviada: 10-06-2008 11:31 am Responder com Citação

Isso eu já tinha ouvido e faz sentido com certeza. Mas já que pecamos teremos que conviver com vaquinhas, galinhas e bichinhos fofinhos no prato.

=p

Falam até que Jesus não comia Carne o que é burrice, pois se baseiam em Isaías.

Pergunta freqênte:
"Você comeria seu cãozinho de estimação?"
Você responde não e eles (vegetarianos) falam:
"Se come uns porque não come outros"

Por isso eu digo:
Comeria até meu pokémon se tivesse um, afinal na guerra Urubu é frango.
Meu gato que me perdoe caso eu venha a passar fome. Twisted Evil

Aliás o nome dele é Gato. Idea
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 10-06-2008 12:50 pm Responder com Citação

Viva a picanha! [2]

http://kesscarol.blogspot.com
rikg12
Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 10-06-2008 1:19 pm Responder com Citação

concordo com a galera...

pq fato eh q o homem passou a comer carne somente depois do diluvio....

mas, de fato...

hoje em dia, dá-lhe lombo, picanha, linguica e asinha....

um churrasquinho eh bom demais...rs

soshallitbe
Novato
Novato

MensagemEnviada: 10-06-2008 1:39 pm Responder com Citação

cabei de abocanhar uma vaquinha no almoço.
apesar que não sei se é vaquinha.

Alcatra é o que?

Sad
harkettt
Vício
Vício

MensagemEnviada: 10-06-2008 3:20 pm Responder com Citação

migacris escreveu:
uma colega de faculdade, adventista, tentou me convencer que o homem não foi criado para comer carne, que ele passou a comer por causa do pecado, então isso não fazia parte do plano de Deus, por isso não deveríamos comer.
Base bíblica:
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.Gn. 1.29

Versículo seguinte:

30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Rolling Eyes

Ao meu ver, espiritualmente falando, não há proibições divinas no que tange à alimentação. Que eu conheça, há apenas um texto do NT que fala sobre proibição alimentar, a chamada "Decisão Conciliatória" em At 15:29. Mas creio que aquilo não se tratava da vontade divina, mas de uma concessão para que houvesse paz entre os irmãos (esse princípio está em Rm 14:21). Aliás é exatamente esse trecho da bíblia que uso para basear o que acredito na questão de alimentação: livre-arbítrio.

Apesar desse texto de Romanos não falar especificamente de alimentação, creio que ele (o texto) estabelece o princípio Neotestamentário para usos e costumes.

Particularmente, após ver acontecer algumas situações de doenças crônicas com pessoas muito próximas a mim por causa de má alimentação, tenho me esforçado a ter uma alimentação baseada em carne de peixe. Não é uma questão de radicalizar e não comer de maneira alguma outras carnes, mas de reduzir drásticamente o consumo delas. Ainda assim não tenho conseguido isso devido às más opções de alimentação que há aqui nas imediações onde trabalho.

Pra mim não faz sentido saber que o intestino humano não digere completamente a carne bovina, e que a carne de frango tem alto teor de hormônio de crescimento, e ainda assim continunar comendo isso constantemente e indiscriminadamente.

Outra coisa, até a alimentação à base de vegetais, se não for bem combinada, traz prejuízos à saude.

Mas cada um sabe de si, morrendo ou vivendo somos do Senhor...

...eu prefiro viver rsrsrsrs...

I João 3:18
luciana
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 10-06-2008 3:38 pm Responder com Citação

migacris escreveu:
Base bíblica:

hoje li um texto que falava sobre isso. Começava assim:

"Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde." genesis, 9:3

Alem dessa tem a passagem que firma o itual da pascoa, onde Deus ordena que os judeus comam carne de cordeiro com ervas fortes e outras tbm.

Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 10-06-2008 3:44 pm Responder com Citação

rap escreveu:
O vegetarianismo é válido até o ponto em que ele não atrapalha o churrasco rs

concordo plenamente
Guardian
Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 10-06-2008 4:00 pm Responder com Citação

não podemos matar os animaizinhos, por isso deve-se ser vegetariano....

mas a tia lá na 4ª série me disse que as plantinhas também tem vida.... tadinha delas....

a partir de hoje sou totalmente carnívoro Very Happy

soshallitbe
Novato
Novato

MensagemEnviada: 10-06-2008 4:13 pm Responder com Citação

A tia da 4ª série me ensinou a cantar quando eu atirasse o pau no gato.

Leiam aqui:
http://www.receitasvegetarianas.com/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=42

Comer menos carne é benéfico, com certeza, porém existem outros pontos defendidos por vegetarianos, vale a pena conhecer.
CharmosinhaDuRio
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 10-06-2008 8:07 pm Responder com Citação

eu odeio carne vermelha.. tenho horror a bife blehhhh
soh como carne branca e olhe lah.. mas eh pq eu num gosto mesmo e tda vez q comia carne vermelha me sentia 100 kilos mais gorda.
Acho q os vegetarianos deviam respeitar quem num eh e vice-versa... pq sempre q o assunto entra em kestaum eh kse uma guerra santa, eh estranhu isso... pq os hábitos alimentares incomodam tanto o outro...

so high
OoOoOoOoOoO oOoOoOoOoOoO
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-06-2008 12:15 am Responder com Citação

gente, só pra ficar claro: quando eu coloquei o fator "ser cristão" na discussão, não me referi a ele poder ser ou não vegetariano, ou hábitos alimentares proibidos ou permitidos. me referi à fala (sem sentido, ao meu ver) que muitos dizem sobre considerar os animais mais importantes que os seres humanos. pq isso não é questão de valor. a vida humana sem dúvida tem mais importância no sentido cristão do assunto, então é incoerente um vegetariano que se diz cristão falar uma coisa dessa. só isso...

sobre a passagem bíblica, como o harkettt colocou tem o versículo posterior, mas eu não acho que ele se refira a isso, harkettt, pq como o rikg12 disse, a carne foi "liberada" depois do dilúvio, como mostra a passagem citada pela luciana tb. achei legal na versão NVI, olha como tá:

Gênesis 9:3 - "Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas".

depois Deus faz uma advertência sobre comer carne com sangue e isso é compreensível, pq como diz no próprio versículo 4, sangue é vida.

sobre o lance de ser saudável comer menos ou mais carne.. é a velha história: tudo em excesso faz mal. uma alimentação bem balanceada pode ter até carne de porco que ñ vai fazer mal algum...

Editado pela última vez por Sarah em 11-06-2008 12:20 am, num total de 2 vezes
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-06-2008 12:18 am Responder com Citação

rap escreveu:
Não como carne (alguns tipos) por opção e costume mesmo.

Sinceramente acho o vegetarianismo, e os vegans especificamente, uma causa de quem não quer comer carne e procura argumentos para ser aceito hehehe, tudo bem análise comportamental porca é essa.

Nunca vi um argumento forte a favor de tal estilo de vida, com exceção de números relacionados às grandes criações de gado que fazem um grande estrago no meio ambiente...

o trocadilho foi proposital? Laughing

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-06-2008 12:24 am Responder com Citação

CharmosinhaDuRio escreveu:
eu odeio carne vermelha.. tenho horror a bife blehhhh
soh como carne branca e olhe lah.. mas eh pq eu num gosto mesmo e tda vez q comia carne vermelha me sentia 100 kilos mais gorda.
Acho q os vegetarianos deviam respeitar quem num eh e vice-versa... pq sempre q o assunto entra em kestaum eh kse uma guerra santa, eh estranhu isso... pq os hábitos alimentares incomodam tanto o outro...

acho que os hábitos em geral sempre incomodam os outros... rs.

mas acho válido ter esse tipo de discussão justamente pra que cada lado entenda o outro. pq, pelo menos pra mim, não é nem questão de não aceitar o vegetarianismo (é assim?), mas de não ver sentido nos argumentos... se me provarem que é possível levar uma vida saudável sem comer carne e derivados de animais, quem sabe até eu não vire... (hahahaha, mentira, eu não viro não, pq gosto de carne).

tá, tem o lance de substituição de alimentos. mas será que substituem tão bem assim? o lance de proteínas e tudo o mais... ora, somos criaturas carnívoras, nosso organismo precisa de carne, esse é o problema...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.