| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
rikg12 Membro da Cúpula

Registrado: Oct 08, 2004 Idade: 21 Mensagens: 1442 Localização: Contagem / MG
|
|
|
 |
|
|
 |
harkettt Vício

Registrado: Jan 05, 2005 Mensagens: 546 Localização: Salvador BA
|
Enviada: 11-06-2008 1:12 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | sobre a passagem bíblica, como o harkettt colocou tem o versículo posterior, mas eu não acho que ele se refira a isso, harkettt, pq como o rikg12 disse, a carne foi "liberada" depois do dilúvio, como mostra a passagem citada pela luciana tb. achei legal na versão NVI, olha como tá:
Gênesis 9:3 - "Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas".
|
Olá Sarah,
Levantei a questão porque a expressão "ser-vos-á para mantimento" é encontrada em ambos versículos de Gn 1, tanto para vegetais quanto para carnes. Isso não daria o mesmo sentido de alimentação? _________________ Mais vale a visão da própria e pobre condição transgressora que a cega altivez das grandes obras do orgulho.
Lucas 18:10-14
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 11-06-2008 1:32 pm |
|
|
então, daria... mas na passagem de gênesis 9 parece que antes não era permitido, pelo menos foi o que entendi... o que você acha? |
|
|
 |
harkettt Vício

Registrado: Jan 05, 2005 Mensagens: 546 Localização: Salvador BA
|
Enviada: 11-06-2008 2:33 pm |
|
|
A palavra "agora" citada na versão NVI (inexistente em outras versões) faz toda diferença nesse sentido.
Os versículos de Gn 1:29,30 e Gn 9:3 são muito semelhantes. A impressão que me dá é que é apenas uma reafirmação.
Observe que em Gn 1:30 há uma afirmação de que os animais seriam para mantimento assim como as ervas e frutas, e ainda diz: "e assim foi". _________________ Mais vale a visão da própria e pobre condição transgressora que a cega altivez das grandes obras do orgulho.
Lucas 18:10-14
|
|
|
 |
Juuu Assíduo

|
Enviada: 11-06-2008 2:47 pm |
|
|
Boa discussão hein Saraa!!
Então, diferente de todos que comentaram aqui eu sou vegetariana.
Decidi parar de comer carne no começo desse ano.
Motivos pessoais e também porque nunca fui adepta de carne.
A respeito dessa polêmica de que as pessoas precisam de carne é um mito e isso já foi comprovado por médicos. Depois coloco alguma material sobre esse assunto.
E para comprovar esse argumento posso citar a minha amiga que é atleta e vegetariana. A dieta dela é bem equilibrada e não impede da boa atuação dela na modalidade e nas competições. Ela não come carne há uns três ou quatro anos.
O que existe é uma certa falta de respeito tanto dos vegetarianos quando do pessoal que não é.
Tenho bastante amigos vegetarianos e vegans que não pegam no pé de ninguém, e conheço várias pessoas que não são vegetarianas que pegam no meu e no pé deles a rodo.
Por que disso? Acredito que por você 'ser diferente do convencional' incomoda.
Agora gente, pra mim parar de comer carne melhorou muita coisa como: digestão, disposição, pele, cabelo, sono, menos cólica, melhor qualidade do prato de comida e maior disposição para fazer comidas diferentes. he he he he
Quem vier para Curitiba vai provar dos meus quitutes vegetarianos ...hehehe
Por enquanto é isso galera!!
Depois continuo o meu post !! |
|
|
 |
Guardian Membro da Cúpula

|
Enviada: 11-06-2008 3:23 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | gente, só pra ficar claro: quando eu coloquei o fator "ser cristão" na discussão, não me referi a ele poder ser ou não vegetariano, ou hábitos alimentares proibidos ou permitidos. me referi à fala (sem sentido, ao meu ver) que muitos dizem sobre considerar os animais mais importantes que os seres humanos. pq isso não é questão de valor. a vida humana sem dúvida tem mais importância no sentido cristão do assunto, então é incoerente um vegetariano que se diz cristão falar uma coisa dessa. só isso...
sobre a passagem bíblica, como o harkettt colocou tem o versículo posterior, mas eu não acho que ele se refira a isso, harkettt, pq como o rikg12 disse, a carne foi "liberada" depois do dilúvio, como mostra a passagem citada pela luciana tb. achei legal na versão NVI, olha como tá:
Gênesis 9:3 - "Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas".
depois Deus faz uma advertência sobre comer carne com sangue e isso é compreensível, pq como diz no próprio versículo 4, sangue é vida.
|
Aproveitando a deixa.... sangue é vida! doem sangue...
sábado é o dia mundial do Doador de sangue... aproveitem!!!  _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |
luciana Fidel Castro

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5122 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 11-06-2008 5:03 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | gente, só pra ficar claro: quando eu coloquei o fator "ser cristão" na discussão, não me referi a ele poder ser ou não vegetariano, ou hábitos alimentares proibidos ou permitidos. me referi à fala (sem sentido, ao meu ver) que muitos dizem sobre considerar os animais mais importantes que os seres humanos. pq isso não é questão de valor. a vida humana sem dúvida tem mais importância no sentido cristão do assunto, então é incoerente um vegetariano que se diz cristão falar uma coisa dessa. só isso...
sobre a passagem bíblica, como o harkettt colocou tem o versículo posterior, mas eu não acho que ele se refira a isso, harkettt, pq como o rikg12 disse, a carne foi "liberada" depois do dilúvio, como mostra a passagem citada pela luciana tb. achei legal na versão NVI, olha como tá:
depois Deus faz uma advertência sobre comer carne com sangue e isso é compreensível, pq como diz no próprio versículo 4, sangue é vida.
sobre o lance de ser saudável comer menos ou mais carne.. é a velha história: tudo em excesso faz mal. uma alimentação bem balanceada pode ter até carne de porco que ñ vai fazer mal algum... |
na verdade ha contradições em relação a questão de consumir sangue. Alguns acreditam que Deus proibiu nao só pq é vida, mas por questões de saúde, assim como proibiu mulheres na sinagona durante o periodo menstrual, consumir carne de porco e leprosos ficarem separados dos demais.
Sangue pode gerar uma contaminação nos alimentos se nao maipulado de forma correta, assim como a carne de porco possui um alto nivel de levar tênias a quem come caso não seja preparada de forma adequada._________________  |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 11-06-2008 11:15 pm |
|
|
| harkettt escreveu: | A palavra "agora" citada na versão NVI (inexistente em outras versões) faz toda diferença nesse sentido.
Os versículos de Gn 1:29,30 e Gn 9:3 são muito semelhantes. A impressão que me dá é que é apenas uma reafirmação.
Observe que em Gn 1:30 há uma afirmação de que os animais seriam para mantimento assim como as ervas e frutas, e ainda diz: "e assim foi". |
então, na versão revista e corrigida realmente não fala nesse agora. mas eu olhei na minha outra bíblia que é revista e atualizada e está assim:
Gênesis 9:3 - "Tudo o que se move e vive ser-vos-a para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora."
que dá o mesmo tipo de interpretação, que antes não era permitido... mas os versículos são, de fato, bem parecidos. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 11-06-2008 11:19 pm |
|
|
| luciana escreveu: | | Sarah escreveu: | gente, só pra ficar claro: quando eu coloquei o fator "ser cristão" na discussão, não me referi a ele poder ser ou não vegetariano, ou hábitos alimentares proibidos ou permitidos. me referi à fala (sem sentido, ao meu ver) que muitos dizem sobre considerar os animais mais importantes que os seres humanos. pq isso não é questão de valor. a vida humana sem dúvida tem mais importância no sentido cristão do assunto, então é incoerente um vegetariano que se diz cristão falar uma coisa dessa. só isso...
sobre o lance de ser saudável comer menos ou mais carne.. é a velha história: tudo em excesso faz mal. uma alimentação bem balanceada pode ter até carne de porco que ñ vai fazer mal algum... |
na verdade ha contradições em relação a questão de consumir sangue. Alguns acreditam que Deus proibiu nao só pq é vida, mas por questões de saúde, assim como proibiu mulheres na sinagona durante o periodo menstrual, consumir carne de porco e leprosos ficarem separados dos demais.
Sangue pode gerar uma contaminação nos alimentos se nao maipulado de forma correta, assim como a carne de porco possui um alto nivel de levar tênias a quem come caso não seja preparada de forma adequada. |
sim, eu já ouvi essas outras interpretações. mas nessa passagem em especial, creio que Deus fala de vida sim. e, isso sou eu que me arrisco a dizer, Ele fala sobre comer animais vivos. (pensando bem, o fato de comer animais vivos tb pode ser pela higiene)
Gênesis 9:4 - "Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis." |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 11-06-2008 11:28 pm |
|
|
| Juuu escreveu: | Boa discussão hein Saraa!!
Então, diferente de todos que comentaram aqui eu sou vegetariana.
Decidi parar de comer carne no começo desse ano.
Motivos pessoais e também porque nunca fui adepta de carne.
A respeito dessa polêmica de que as pessoas precisam de carne é um mito e isso já foi comprovado por médicos. Depois coloco alguma material sobre esse assunto.
E para comprovar esse argumento posso citar a minha amiga que é atleta e vegetariana. A dieta dela é bem equilibrada e não impede da boa atuação dela na modalidade e nas competições. Ela não come carne há uns três ou quatro anos.
O que existe é uma certa falta de respeito tanto dos vegetarianos quando do pessoal que não é.
Tenho bastante amigos vegetarianos e vegans que não pegam no pé de ninguém, e conheço várias pessoas que não são vegetarianas que pegam no meu e no pé deles a rodo.
Por que disso? Acredito que por você 'ser diferente do convencional' incomoda.
Agora gente, pra mim parar de comer carne melhorou muita coisa como: digestão, disposição, pele, cabelo, sono, menos cólica, melhor qualidade do prato de comida e maior disposição para fazer comidas diferentes. he he he he
Quem vier para Curitiba vai provar dos meus quitutes vegetarianos ...hehehe
Por enquanto é isso galera!!
Depois continuo o meu post !! |
finalmente algum vegetariano pra comentar! rs
ju, eu vou esperar você postar algum material que fale sobre isso. mas se você tá dizendo eu acredito. porém, ainda acho que não é carne que causa problemas de saúde ou pior qualidade de vida, mas como e quanto se come. como falei antes, uma alimentação equilibrada, mesmo com carnes de todos os tipos, farão bem à saúde.
ao meu ver, ser vegetariano tá muito mais ligado a estilo de vida, a não gotar muito de carne e, infelizmente, em muitos casos, a modinha...
sobre a falta de respeito, eu concordo com você. mas seus amigos são exceções, hein?... rs... da mesma forma que há falta de respeito da parte de quem come carne, há falta da parte de quem não come... pelo menos todos os vegetarianos (ou que se dizem) que conversaram comigo até hoje, tentaram me convencer de que eu era uma pessoa super má por comer carne de boi, porco, galinha... se é questão de opção, minha opção de comer boi é tão válida como a de quem não come.
agora... uma curiosidade (é sério, ñ to sendo irônica, rs): os vegans comem o que? só vegetais? pq se não pode comer derivados de animais... pensemos no leite, por esemplo: não bebe leite, não come queijo, não toma iogurte, não come bolo, não come doce, não come nada que vá creme de leite ou leite condensado também, pq todos esses alimentos possuem leite em sua composição.... dentre vários outros. |
|
|
 |
leone WEBMASTER

|
|
|
 |
leone WEBMASTER

|
Enviada: 11-06-2008 11:53 pm |
|
|
Um dia eu e uns amigos fizemos um churrasco numa chácara e um amigo levou a namorada que era vegetariana. Ela chegou com uma pah de sacola com verduras, macarrão, tempero, azeitona, etc...
Daí perguntei o que era aquilo e ela disse que não comia carne... pois bem, ninguém eh obrigado a nada mesmo, neh? Então eu lah na churrasqueira e ela no fogão fazendo seu "almoço". Deu aqueeeela panelada. Resumo da ópera: todos nos saciamos com um contra-filé bem assado e temperado por minha pessoa (modéstia beeem a parte) e ela jogou metade do que havia feito fora, pq deu muita comida e ela sozinha não conseguiria comer aquilo tudo nunca!
Aih eu fiquei "matutando": De que adianta ter pena dos animaizinhos se você não tem pena dos famintos ao jogar uma comida daquelas fora?
Eh claro, apenas um caso pontual e sei que não eh todo mundo que faz isso, mas pra mim ninguém eh obrigado a nada e se o cara não gosta de picanha e contra-filé, boa sorte pra ele com arroz, feijão e macarrão hehehe _________________  |
|
|
 |
leone WEBMASTER

|
Enviada: 11-06-2008 11:56 pm |
|
|
Outra coisa: Eu sou 8 ou 80... se for pra defender a causa dos animaizinhos então em todo o médico que se vá deve se perguntar se naquela área algum animal jah foi usado para testes. Acredito que em todas as áreas da medicina isso jah foi feito, portanto é hipocrisia fazer uma consulta médica ou uma cirurgia, visto que indiretamente o vegetariano que defende as causas dos animais tá ferrando com os animais. _________________  |
|
|
 |
Livita Em Terapia

Registrado: Mar 01, 2004 Mensagens: 2572 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 12-06-2008 12:00 am |
|
|
Se comer um animal é um crime, então que comamos pedras, rs. Brincadeira, mas isso de ser tão radical e dizer que comer um animal é como matar uma pessoa, acho exagero. Se o próprio Deus mandou que a propiciação pelo pecado dos hebreus fosse através de sangue de animais especiais (não poderia ser qualquer um, né?)... Não que Deus quer que maltratemos os animais, muito pelo contrário. Ele manda Adão dar nomes aos bichos, Gn 2-20, e eu vejo isso como uma responsabilidade que Ele passa. Mas depois usa os animais para que o homem pudesse se liberar de seus pecados. Isto é, amor pelos homens. Ah, antes mesmo lá com Noé, quando ele queima as ofertas.
Agora se uma pessoa não quer comer mais carne vermelha, branca, amarela, azul ou etc, ué, que mal há? Se vai deixar de receber certos nutrientes, pode substituir por outros alimentos que os tenha. Agora se só tem carne e não comer ou deixar outras pessoas morrerem de fome, não acho certo. Eu não gostaria de deixar de comer carne, a parte mais feliz da minha refeição. Se bem que se a humanidade quiser deixar de comer peixe, eu não me importaria nem um pouco, hehe. _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 12-06-2008 12:20 am |
|
|
pois então... um ponto em comum nos comentários da lívia e do leone, que eu concordo: você deixa de comer carne, e censura quem come carne, enquanto tem um monte de gente que daria tudo pra comer, pra ñ ter que morrer de fome. e nem é só isso, acho que o exemplo que o leone deu do desperdício de comida ilustra o que acontece aos montes, não é um exemplo isolado.
certo que há desperdício de comida por todos os lados (e eu acho um absurdo que ñ se fale sobre isso e não se faça algo pra que isso pare), mas olhando individualmente, é pura incoerência. como é tb esse lance de defender os "direitos" dos animais na hora que convém...
eu já tinha visto esse vídeo, é um pouco forte, rs. é uma verdadeira maldade o que fazem com animais, eu sou totalmente contra a violência com animais, o tratamento que dão como se eles fossem meros objetos. não são... mas no lance de carne para a alimentação, por exemplo, gente, a não ser no interioooor do interior não se mata mais animais agressivamente pra vender. existe tecnologia pra isso tb.  |
|
|
 |
Juuu Assíduo

|
Enviada: 12-06-2008 11:43 am |
|
|
| Sarah escreveu: | ao meu ver, ser vegetariano tá muito mais ligado a estilo de vida, a não gotar muito de carne e, infelizmente, em muitos casos, a modinha...
sobre a falta de respeito, eu concordo com você. mas seus amigos são exceções, hein?... rs... da mesma forma que há falta de respeito da parte de quem come carne, há falta da parte de quem não come... pelo menos todos os vegetarianos (ou que se dizem) que conversaram comigo até hoje, tentaram me convencer de que eu era uma pessoa super má por comer carne de boi, porco, galinha... se é questão de opção, minha opção de comer boi é tão válida como a de quem não come.
agora... uma curiosidade (é sério, ñ to sendo irônica, rs): os vegans comem o que? só vegetais? pq se não pode comer derivados de animais... pensemos no leite, por esemplo: não bebe leite, não come queijo, não toma iogurte, não come bolo, não come doce, não come nada que vá creme de leite ou leite condensado também, pq todos esses alimentos possuem leite em sua composição.... dentre vários outros. | Então Sarah...
Vamos às respostas.
Ser vegetariano não aplica-se apenas a parar de comer carne.
É tu relevar e analisar quando for comprar um tênis, produto de beleza e afins que costumam utilizar animais como matéria-prima, preservação do meio ambiente, entre outros itens.
Eu não sou tão 'radical' dessa maneira. Mas ando repensando em muita coisa.
Oras minha gente, vocês acham que vegan e vegetariano vivem completamente de vegetais, legumes e afins?
Além disso existem muitas comidas ótimas que vende no mercado ou que os próprios fazem... he he he he
Os vegans ou fazem a comida em casa, pão, macarrão ou compram nos mercados as marcas que não adicionam leite ou ovos na composição de seus produtos. Outra coisa, existem muitos restaurantes vegetarianos por aí, indianos, tailandêses, orientais que não utilizam nenhum derivado de animal em, seus produtos. Só se informar e procurar o produto que deseja.
A Purity já lançou uma linha de leite, leite condensado, creme de leite, entre outros com base de soja. Existem diversas receitas de bolos sem leite e ovos.
E caso queira comer coxinha, pimentão recheado, macarrão à bolonhesa existe a famosa proteína de soja, PTS, que pode ser utilizada para substituir a carne moída e afins.
Depois continuo meu post !! |
|
|
 |
Juuu Assíduo

|
|
|
 |
Thiagoibtm Em Coma!

Registrado: Dec 01, 2005 Idade: 20 Mensagens: 1631 Localização: Belo Horizonte - MG Time:Manchester United
|
Enviada: 12-06-2008 2:01 pm |
|
|
vendo esse tópico lembrei que nao como um legume tem dias.
kkkkkkkkkkk _________________
 |
|
|
 |
rikg12 Membro da Cúpula

Registrado: Oct 08, 2004 Idade: 21 Mensagens: 1442 Localização: Contagem / MG
|
Enviada: 12-06-2008 2:11 pm |
|
|
| Thiagoibtm escreveu: | vendo esse tópico lembrei que nao como um legume tem dias.
kkkkkkkkkkk |
eta carnivoro...
hauhauahua _________________ <<<br>
Keep the fire burning!!!
<bR>>>
|
|
|
 |
leone WEBMASTER

|
|