Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 27-09-2007 6:05 pm Responder com Citação

ThiagoMaia escreveu:
Sarah escreveu:
enfim, eu tb ñ sou a pessoa mais crédula pra falar mto sobre isso, meu ceticismo me persegue por todos os caminhos, rs... mas eu prefiro ainda crer naquilo que tenho mais provas, se for olhar por esse lado. e aí não é só questão de fé, mas tb de razão e lógica.

e no dia q você tiver mais razões pra crer q o cristianismo é uma mentira?? o q você vai fazer????

então, thiago... eu duvido que isso vai acontecer um dia, rs... pq o que cristianismo é provado como verdade cada vez mais, mesmo que alguns ainda prefiram não acreditar.
mas se acontecesse, então, sim, eu me voltaria mais para a fé. embora eu ache meio que impossível separá-la da razão... o que posso dizer é que por experiências pessoais, por provas históricas, por questão de fé e razão... por todo esse conjunto eu acredito no cristianismo. e pra isso mudar é um bocado difícil. Wink

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 27-09-2007 6:15 pm Responder com Citação

então sua pergunta tb já foi respondida, delirious... rs

legal sua experiência. tb acho que mais que provas ou fatos, até mais que o que a bíblia fala, precisamos de um relacionamento. oras, o que adianta ler a bíblia e ñ entender o que ela diz, pq não falamos direito com Deus?

confesso que eu tb fico na defensiva. na maior parte do tempo. pra falar a verdade, eu não acredito em todos esses movimentos, não acredito nesse negócio de "Deus mandou te dizer"... digamos que sou mto racional, o que às vezes atrapalha, mas o que, pelo menos no meu caso, fortalece a minha fé todo o tempo. o problema é que tb ñ o busco o suficiente, acho. e talvez seja isso que traga o ceticismo, a falta de relacionamento...

hehe, mas já estamos fora do tópico, não? que tal montarmos um pra falar de relacionamento com Deus? seria interessante... Rolling Eyes

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 27-09-2007 6:18 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:

hehe, mas já estamos fora do tópico, não? que tal montarmos um pra falar de relacionamento com Deus? seria interessante... Rolling Eyes

é vero =D acho q é legal

eu tb n acredito mto (principalmente depois q um "profeta" me disse p ter cuidado com o pedal da bicicleta hahah detalhe q eu n adno de bicicleta há anos! heheh)
mas naquele dia eu senti uma convicção de q era Deus falando comigo. Eu n disse nada p irmã.. nem depois. Mas aquilo me deixou tão feliz. Do tipo: Deus me respondeu! hehehe

isso q você disse é mto verdade. A gente busca respostas. Mas esquecemos q apenas nosso Criador possui o manual de instruçoes..

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
suzana_rebeca
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 27-09-2007 8:29 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
se aceitamos escritos filosóficos, por exemplo, como sendo realmente escritos ou ditados pelos grandes filósofos como Sócrates, ou Aristóteles, putz, pq ñ vamos acreditar na Bíblia?

Wink

Ótimo argumento!

Então, pronto, isso tb me deixa revoltada. Pq eu acho que, exatamente, a gnt sempre deve olhar as coisas com um olhar mais crítico. Aí tah cheio de gente que n acredita em nada do que a Bíblia diz, mas, em compensação, n se questiona outros escrítos, mas antigos ou não...

It's flying to eternity"

Religião é estética!
suzana_rebeca
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 27-09-2007 8:33 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
a crise tda foi pq as vezes eu sinto q meu relacionamento com deus tá mais p um monólogo q p um diálogo. Só eu falo...
entao... fui à ig no domingo, e no final do culto uma irmã veio me abraçar, e começou a orar por mim. De alguma forma, antes disso eu olhei p ela e senti q algo ia acontecer. mto estranho hehe. entao ela começou a falar falar, qdo alguem vem orar por mim eu me coloco sempre numa posição defensiva. Mas qdo ela disse q Deus tava falando p eu n duvidar, q os pensamentos q estavam me atormentando n eram Dele, e q Ele queria um relacionamento comigo, putz.. eu desabei hahah a

Putz! Que massa, Delirious! Arretado mesmo!
Eu tb jah fiz dessas coisas...A resposta veio, n do mesmo jeito, mas veio tb...

=)

It's flying to eternity"

Religião é estética!
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 27-09-2007 8:34 pm Responder com Citação

meu amigo ateu, q agora é agnóstico, n acredita nem q Jesus existiu...
vai entender... Rolling Eyes

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 27-09-2007 10:23 pm Responder com Citação

suzana_rebeca escreveu:
Sarah escreveu:
se aceitamos escritos filosóficos, por exemplo, como sendo realmente escritos ou ditados pelos grandes filósofos como Sócrates, ou Aristóteles, putz, pq ñ vamos acreditar na Bíblia?

Wink

Ótimo argumento!

Então, pronto, isso tb me deixa revoltada. Pq eu acho que, exatamente, a gnt sempre deve olhar as coisas com um olhar mais crítico. Aí tah cheio de gente que n acredita em nada do que a Bíblia diz, mas, em compensação, n se questiona outros escrítos, mas antigos ou não...

pois é... por isso que eu disse lá no início, o problema maior ñ é com a Bíblia, mas com o Cristianismo. pq ñ se questiona ou critica outros escritos? pq não há um ataque ao que eles falam, só por isso... mas na verdade, se é pra questionar, então vamos questionar tudo, hehe...

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 27-09-2007 10:28 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
meu amigo ateu, q agora é agnóstico, n acredita nem q Jesus existiu...
vai entender... Rolling Eyes

que coisa, não? tá, acreditar que Jesus é o Messias, ou é Deus é uma coisa... mas que ele existiu... existem fatos históricos que comprovam isso... Rolling Eyes rs

Friendfelipe
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 27-09-2007 10:55 pm Responder com Citação

joao escreveu:

se um acontecimento dessa magnitude tivesse relatos históricos extra-bíblicos não precisariamos de fé para acreditar...
[/quote]

Disse tudo!!!

Não há duvida alguma que Jesus Cristo existiu, todo historiador e arqueólogo sério digno de credibilidade sabem disso. Quanto à ressurreição de Jesus Cristo, pra mim é um fato histórico imutável e acredito nela por que acredito na Bíblia, porque o Espírito Santo de Deus me confirma isso dentro de mim e por várias outras razões.

Quando você estuda sobre a ressurreição de Jesus Cristo você fica impressionado de como as coisas aconteceram, tipo o testemunho das mulheres acerca do tumulo vazio carecia de credibilidade no primeiro século, pela posição que as mulheres tinham naquela época, assim não teria nenhuma razão para elas relatarem que encontraram o tumulo vazio se não fosse verdade. O local do tumulo de Jesus era conhecido dos Cristãos, Romanos e Judeus, de modo que poderia ter sido examinado pelos céticos.
Outra coisa é que ninguém em sua sã consciência morre involuntariamente por uma mentira consciente, tipo os discípulos foram para morte proclamando a ressurreição de Jesus Cristo, o surgimento miraculoso da igreja em face das brutais perseguições romanas e dentre vários outros motivos apontados tanto pela Bíblia com pela própria história, é impossível para eu não acreditar que esse Jesus com quem converso todos os dias, que me ouve e realmente me responde não esteja vivo.

Existem varios livros que abortam o assunto de forma bastante convicente dois deles que eu li e achei show foram Em defesa de Cristo e em Defesa da fé de Lee Strobel, um jornalista ex-ateu que recorre a pessoas com conhecimentos vastos no assunto para responder a suas perguntas em relação as doutrinas do Cristianismo.

Friendfelipe
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 27-09-2007 11:20 pm Responder com Citação

Pow falando da Biblia, a Biblia segundo a Maior autoridade em Biblia do Mundo q já existiu, Bruce Metezger afirmou que 99,5% do Novo testamento moderno esta livre de discrepancias textuais, não colocando em duvida nenhuma das doutrinas Cristãs. O livro de Atos segundo o arqueólogo William F. Albright é totalmete corroborada pela arqueologia, segundo ele não ha duvida alguma que o livro de Atos é histórico, e o mesmo q escreveu o livro de Atos escreveu tbm o evengelho de Lucas o q leva crer q a mesma fidelidade com que Lucas escreveu o livro de Atos tbm escreveu o evangelho de Lucas. Pow isso é show, sem contar a ironia q a arqueologia secular tem corroborado mais a Biblia do que a Arqueologia biblica. Se eu fosse Ateu e estivesse em busca de Deus sem duvida alguma me tornaria um Cristão.

joao
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 27-09-2007 11:36 pm Responder com Citação

suzana_rebeca escreveu:
Acredito na Bíblia, mas num dá pra acreditar em tudo não. Tem muita coisa, muitas dessas histórias (Noé, Jesus, Moisés, etc.) que são beeeeeem anteriores ao gênesis, só que os personagens são diferentes, mas as histórias são as mesmas. Tipo, Gilgamesh, Zoroastro, etc.

nesse caso acho que em vez de questionarmos a veracidade da bíblia devemos considerar a possibilidade de que são diferentes relatos para os mesmos acontecimentos.. recentemente li um livro chamado "Fator Melquisedeque" nele o autor mostra como, em diferentes culturas pelo mundo todo, Deus se revelou aos homens mesmo aos que nunca tenham lido a bíblia ou ouvido falar em Jesus Cristo... e é interessante como existem relatos muito parecidos aos contidos na bíblia...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ThiagoMaia
Imortal
Imortal

MensagemEnviada: 28-09-2007 12:51 am Responder com Citação

Sarah escreveu:
ThiagoMaia escreveu:
Sarah escreveu:
enfim, eu tb ñ sou a pessoa mais crédula pra falar mto sobre isso, meu ceticismo me persegue por todos os caminhos, rs... mas eu prefiro ainda crer naquilo que tenho mais provas, se for olhar por esse lado. e aí não é só questão de fé, mas tb de razão e lógica.

e no dia q você tiver mais razões pra crer q o cristianismo é uma mentira?? o q você vai fazer????

então, thiago... eu duvido que isso vai acontecer um dia, rs... pq o que cristianismo é provado como verdade cada vez mais, mesmo que alguns ainda prefiram não acreditar.
mas se acontecesse, então, sim, eu me voltaria mais para a fé. embora eu ache meio que impossível separá-la da razão... o que posso dizer é que por experiências pessoais, por provas históricas, por questão de fé e razão... por todo esse conjunto eu acredito no cristianismo. e pra isso mudar é um bocado difícil. Wink
ah...boa resposta...só discordo da parte q você disse q não há como separar a fé da razão...no meu modo ver, são coisas distintas e desconectadas

a fé por ser a certeza das coisas q não se vêem, contraria a razão...se você se apoia na razão, provavelmente você se tornará ateu algum dia...se você se apoiar na fé, nunca vai deixar de ser cristão...

ThiagoMaia
Imortal
Imortal

MensagemEnviada: 28-09-2007 1:10 am Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
ThiagoMaia escreveu:

hehe eu já me fiz a mesma pergunta..

se tem algo q eu nunca duvidei por completo, foi da existência de Deus.
Ele sempre me deu provas disso. De formas até absurdas.
Na ultima crise q eu tive, menos de um mes atrás, a coisa foi séria. Eu tava com a cabeça cheia de coisas.
Não sou cética, mas sou mto questionadora. E geralmente eu n falo p ninguem. Eu meio q bato um papo comigo mesma (hahaha eu tenho medo disso... será q é patologico??! ra)
então.. semana retrasada eu estava disposta de abandonar tudo. e só acreditar em Deus mesmo.
eu sei q é errado, mas eu meia q dei um ultimato em Deus heheh ou Ele falava comigo de forma clara, ou já era hahaha
a crise tda foi pq as vezes eu sinto q meu relacionamento com deus tá mais p um monólogo q p um diálogo. Só eu falo...
entao... fui à ig no domingo, e no final do culto uma irmã veio me abraçar, e começou a orar por mim. De alguma forma, antes disso eu olhei p ela e senti q algo ia acontecer. mto estranho hehe. entao ela começou a falar falar, qdo alguem vem orar por mim eu me coloco sempre numa posição defensiva. Mas qdo ela disse q Deus tava falando p eu n duvidar, q os pensamentos q estavam me atormentando n eram Dele, e q Ele queria um relacionamento comigo, putz.. eu desabei hahah a
curioso...comigo tbm é parecido(exceto na parte de bater papo comigo mesmo...heheheheheh)
bom, nesses últimos 4 ou 5 anos, Deus tem falado comigo de forma claríssima...

há mais ou menos um ano atrás,Deus deixou deser tão claro comigo...
parecia q ele queria q eu fizesse algo q eu não queria fazer ou estava só testando minha paciência mesmo...(sou bem impaciente então Deus já me fez esperar muito nessa vida...rs)e nesse último mês me senti em um monólogo assim como você...passei a buscar Deus e não ouvia retorno...como já havia passado por isso antes e já tinha dado vários ultimatos a Deus, eu simplesmente continuei buscando até ouvir a resposta, pois sabia q outro ultimato não daria certo de novo...rs...e recebi uma resposta nessa semana de forma quase igual...a diferença é q eu não tava indo na igreja há quase um ano(no início do parágrafo) e foi minha mãe q ouviu uma mulher da igreja q falou pra ela e ela me falou...hehehehe

deliriousgirl escreveu:
A letra mata, mas o esp vivifica. Se nos prendermos à letra, ficaremos mortos espiritualmente. Pois Deus é ilógico, imcompreensivel. O Esp. vivifica, e podemos escolher seguí-lo.
P mim o mundo está cheio de evidencias.
é exatamente isso...a letra mata...
eu sempre digo isso...de q adianta saber a bíblia toda se você não sabe aplicar nenhum versículo em sua própria vida???

Sarah escreveu:
confesso que eu tb fico na defensiva. na maior parte do tempo. pra falar a verdade, eu não acredito em todos esses movimentos, não acredito nesse negócio de "Deus mandou te dizer"... digamos que sou mto racional, o que às vezes atrapalha, mas o que, pelo menos no meu caso, fortalece a minha fé todo o tempo. o problema é que tb ñ o busco o suficiente, acho. e talvez seja isso que traga o ceticismo, a falta de relacionamento...
isso é outra coisa interessante...realmente é perigoso acreditar em qualquer um q fale essa frase...mas tem horas q precisamos de uma resposta e alguma coisa q alguém fala cai como uma luva em nossas mãos...quando minha mãe contou pra mim o q essa irmã falou, a minha única reação foi baixar a cabeça pra disfarçar a lágrima caindo...
o detalhe é q essa mulher não conhecia minha mãe, não me conhecia e o modo como ela falou ficou claro q se aplicava à minha situação...

suzana_rebeca
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 28-09-2007 1:23 am Responder com Citação

Jah li "Fator Melquisedeque", gostei, mas sei lá...Tb acho uma desculpa pra quem n quer enxergar os fatos.

Bom, vejamos...
Mesopotâmia, pelo menos 2.000 anos antes dos Hebreus, Sargão I, de Agadé, quem primeiramente unificou as cidades-estado da região. Incrição da época, encontrada no século XVIII:

Nascimento de Sargão

"Minha mãe substituída concebeu-me, secretamente ela me fez nascer.

Ela me colocou numa cesta de junco, com betume ela selou minha tampa.

Ela me jogou ao rio que não cobriu.

O rio me conduziu e me levou até Akki, o tirador de água.

Akki, o tirador de água, retirou-me como seu filho (e) criou-me.

Akki, o tirador de água, nomeou-me seu jardineiro.

Enquanto eu era jardineiro, Ishtar concedeu-me (seu) amor.

E por quatro e […] anos eu exerci a realeza."

Um pouco mais adiante, lá por volta de 2.067 a.C (ainda muito antes dos Hebreus)
Hamurábi, todo mundo já ouviu falar. Já viram a estela de Hamurábi? A que conta a História de como Hamurábi recebeu o código de leis? Apois eu descrevo: Na estela estão Shamash (deus sol, representando a justiça) e Hamurabi. Shamash sentado à esquerda, entrega a Hamurábi as tábuas com o código que contém a 'lei do talião'.

Quem era Moisés? Sargão I? Hamurábi? Dá pra explicar pelo fator Mesquisedeque? Então beleza, o nome de Moisés não era esse? Moisés era na verdade um sacerdote do deus Shamah (ou Camash)? Moisés foi o 'rei das quatro regiões do mundo', como Sargão 1 passou a ser denominado? Os historiadores acreditam que muitas passagens que estão no Velho Testamento foram pegas de tradições orais dos Babilónicos. Isso é algo comum, normal...O que eu questiono é a questão divina...Os babilonios tinham muitos deuses, Shamash, Ishtar faziam parte desse panteão...Bom, enfim...

It's flying to eternity"

Religião é estética!
Friendfelipe
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 28-09-2007 2:28 am Responder com Citação

ThiagoMaia escreveu:
deliriousgirl escreveu:
ThiagoMaia escreveu:

hehe eu já me fiz a mesma pergunta..

se tem algo q eu nunca duvidei por completo, foi da existência de Deus.
Ele sempre me deu provas disso. De formas até absurdas.
Na ultima crise q eu tive, menos de um mes atrás, a coisa foi séria. Eu tava com a cabeça cheia de coisas.
Não sou cética, mas sou mto questionadora. E geralmente eu n falo p ninguem. Eu meio q bato um papo comigo mesma (hahaha eu tenho medo disso... será q é patologico??! ra)
então.. semana retrasada eu estava disposta de abandonar tudo. e só acreditar em Deus mesmo.
eu sei q é errado, mas eu meia q dei um ultimato em Deus heheh ou Ele falava comigo de forma clara, ou já era hahaha
curioso...comigo tbm é parecido(exceto na parte de bater papo comigo mesmo...heheheheheh)
bom, nesses últimos 4 ou 5 anos, Deus tem falado comigo de forma claríssima...

há mais ou menos um ano atrás,Deus deixou deser tão claro comigo...
parecia q ele queria q eu fizesse algo q eu não queria fazer ou estava só testando minha paciência mesmo...(sou bem impaciente então Deus já me fez esperar muito nessa vida...rs)e nesse último mês me senti em um monólogo assim como você...passei a buscar Deus e não ouvia retorno...como já havia passado por isso antes e já tinha dado vários ultimatos a Deus, eu simplesmente continuei buscando até ouvir a resposta, pois sabia q outro ultimato não daria certo de novo...rs...e recebi uma resposta nessa semana de forma quase igual...a diferença é q eu não tava indo na igreja há quase um ano(no início do parágrafo) e foi minha mãe q ouviu uma mulher da igreja q falou pra ela e ela me falou...hehehehe

deliriousgirl escreveu:
A letra mata, mas o esp vivifica. Se nos prendermos à letra, ficaremos mortos espiritualmente. Pois Deus é ilógico, imcompreensivel. O Esp. vivifica, e podemos escolher seguí-lo.
P mim o mundo está cheio de evidencias.
é exatamente isso...a letra mata...
eu sempre digo isso...de q adianta saber a bíblia toda se você não sabe aplicar nenhum versículo em sua própria vida???

Sarah escreveu:
isso é outra coisa interessante...realmente é perigoso acreditar em qualquer um q fale essa frase...mas tem horas q precisamos de uma resposta e alguma coisa q alguém fala cai como uma luva em nossas mãos...quando minha mãe contou pra mim o q essa irmã falou, a minha única reação foi baixar a cabeça pra disfarçar a lágrima caindo...
o detalhe é q essa mulher não conhecia minha mãe, não me conhecia e o modo como ela falou ficou claro q se aplicava à minha situação...

Pow sinistro...
Tipo assim essas paradas q acontecem nas igrejas de revelações é algo totalmente fora do normal, eu já passei por isso tbm... eu estava pow totalmente cético em relação ao Cristianismo e a Deus tipo: fala comigo, mande um sinal ou então bye, bye Deus...rsrs
Mas então a minha mãe ficou doente, os medicos diagnosticaram uma doença no seu utero e ela teria q operar e tirar o utero fora, essa doença me destruiu porque não tinha em quem me apoiar, não tinha certeza se Deus existia mesmo... no meu profundo agnosticismo fiz uma oração tipo aquelas q você faz lembrando a Deus tudo aquilo q Ele disse e q estar escrito na Biblia, então para minha surpresa depois de alguns dias a minha mãe foi num culto de oração de segunda-feira na igreja dela e a pregadora de uma outra cidade, q nem conhecia minha mãe chamou ela lá na frente disse tudo o q estava acontecendo com ela, o q os medicos tinham a dito e disse mais q Deus ia cura-la, quando escutei a minha mãe me falar isso fiquei tipo boladão aquilo foi tão real, tão incrivel, tão sem respostas que pow não tinha o q dizer se não ir para o quarto e chorar e orar de gratidão a Deus, minha mãe fez os exames e não tinha mais nada no utero dela. Glória a Deus!

Pow sou um questionador nato e sei que se isso não tivesse acontecido talvez estaria no agnosticismo, mas o que acontenceu naquela noite na igreja na vida da minha mãe é totalmente Cristão e Biblico, pow o Poderoso me ouviu e me respondeu é assustador demais pra mim não há outra coisa a se fazer se não acreditar nele. Pow Ele é Ele!!!

Friendfelipe
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 28-09-2007 2:45 am Responder com Citação

suzana_rebeca escreveu:
Jah li "Fator Melquisedeque", gostei, mas sei lá...Tb acho uma desculpa pra quem n quer enxergar os fatos.

Bom, vejamos...
Mesopotâmia, pelo menos 2.000 anos antes dos Hebreus, Sargão I, de Agadé, quem primeiramente unificou as cidades-estado da região. Incrição da época, encontrada no século XVIII:

Nascimento de Sargão

"Minha mãe substituída concebeu-me, secretamente ela me fez nascer.

Ela me colocou numa cesta de junco, com betume ela selou minha tampa.

Ela me jogou ao rio que não cobriu.

O rio me conduziu e me levou até Akki, o tirador de água.

Akki, o tirador de água, retirou-me como seu filho (e) criou-me.

Akki, o tirador de água, nomeou-me seu jardineiro.

Enquanto eu era jardineiro, Ishtar concedeu-me (seu) amor.

E por quatro e […] anos eu exerci a realeza."

Um pouco mais adiante, lá por volta de 2.067 a.C (ainda muito antes dos Hebreus)
Hamurábi, todo mundo já ouviu falar. Já viram a estela de Hamurábi? A que conta a História de como Hamurábi recebeu o código de leis? Apois eu descrevo: Na estela estão Shamash (deus sol, representando a justiça) e Hamurabi. Shamash sentado à esquerda, entrega a Hamurábi as tábuas com o código que contém a 'lei do talião'.

Quem era Moisés? Sargão I? Hamurábi? Dá pra explicar pelo fator Mesquisedeque? Então beleza, o nome de Moisés não era esse? Moisés era na verdade um sacerdote do deus Shamah (ou Camash)? Moisés foi o 'rei das quatro regiões do mundo', como Sargão 1 passou a ser denominado? Os historiadores acreditam que muitas passagens que estão no Velho Testamento foram pegas de tradições orais dos Babilónicos. Isso é algo comum, normal...O que eu questiono é a questão divina...Os babilonios tinham muitos deuses, Shamash, Ishtar faziam parte desse panteão...Bom, enfim...

pow acabei de opinar aew acima, dei umas voltas pelos sites e olha que eu achei na pagina www.icp.com.br:

O notável arqueólogo William F. Albright demonstrou que o registro patriarcal de Gênesis (Gn 12-50) é histórico. Ele declara: “graças à pesquisa moderna, reconhecemos agora sua significativa historicidade [da Bíblia]. As narrativas dos patriarcas, Moisés e o êxodo, a conquista de Canaã, os juízes, a monarquia, o exílio e a restauração de Israel, tudo tem sido confirmado e evidenciado em uma extensão que eu julgava impossível há quarenta anos”.7 E acrescenta: “não há um único historiador bíblico que não tenha se impressionado pela acumulação rápida de dados que apóiam a historicidade significativa da tradição patriarcal”.8

7 From Stone Age to Christianity. Willian F. Albright. Garden City, NY: Doubleday, 1957, p. 1329.
8 The Biblical Period. Willian F. Albright. New York: Harper, 1955.

joao
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 28-09-2007 11:30 am Responder com Citação

suzana_rebeca escreveu:

Sinceramente não entendi sua resposta... o livro não é de ficção ele fala de fatos inclusive citando fontes extra-bíblicos...

suzana_rebeca escreveu:
O que eu questiono é a questão divina...Os babilonios tinham muitos deuses, Shamash, Ishtar faziam parte desse panteão...Bom, enfim...

cara.. sei lá... eu entendo que a questão de ser revelação divina ou não, não anula a possibilidade de serem todos relatos da mesma realidade... se até mesmo dentro do próprio cristianismo inventam tantos "deuses"...
lembrando ainda que as origens dos hebreus é justamente nos caldeus (Abraão era caldeu) o que alimenta ainda mais a possibilidade de os relatos de genesis serem uma tradição oral passada desde os tempos de Abrão chegando quase 600 anos depois até Moisés, no Egito...

o questionamento a respeito do pentateuco cogitando-se a possibilidade de os livros de Moisés terem sido cópias de livros dos Caldeus durante o exílio dos judeus não creio que seja válido...
basta ver a data provavel em que foram escritos, cerca de 1000 anos antes do exílio babilônico... coisa que aliás não é questionada pelos pesquisadores...

de resto concordo com tudo que o Friendfelipe disse...

Editado pela última vez por joao em 16-11-2007 1:39 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 28-09-2007 12:33 pm Responder com Citação

n sei se eu estou viajando hehe mas se n me engano ouvi falar q Moisés possuia um outro nome.. egípcio.

legal =) vcs manjam de historia hein!
to amando =))

suzana.. mas você tb n questiona a veracidade desses outros escritos?

meu amigo q agora é agnostico acha q a existencia de Jesus é uma conspiração da historia.. eu falei p ele sobre a arqueologia e etc. Ele até ta pensando em começar a acreditar q ele existiu. Mas n crê na biblia justamente por causa do q a suzana está colocando. Versões dos fatos.
Eu n tive mto argumento (n manjo de arqueologia e detalhes historicos assim....). Disse q o q importava n eram as versoes mas q o fato havia ocorrido. A discussão foi acalorada hehehe e no final a unica opção foi dizer q era uma questao de fé....
bom.. ele disse q se Jesus realmente existe, então ele vai ter q se encontrar com Ele...
hehehe eu falei q isso era contraditorio.. agora ele tá em cima do muro. me ajudem a orar por ele! =)

Friendfelipe
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 28-09-2007 12:37 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:

hehehe eu falei q isso era contraditorio.. agora ele tá em cima do muro. me ajudem a orar por ele! =)

POW MANERO, NÃO SEI QUEM É NÃO MAS VOU ORAR PRO KARA!!

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 28-09-2007 7:20 pm Responder com Citação

ThiagoMaia escreveu:
Sarah escreveu:

ah...boa resposta...só discordo da parte q você disse q não há como separar a fé da razão...no meu modo ver, são coisas distintas e desconectadas

a fé por ser a certeza das coisas q não se vêem, contraria a razão...se você se apoia na razão, provavelmente você se tornará ateu algum dia...se você se apoiar na fé, nunca vai deixar de ser cristão...

não acho que são coisas distintas e desconectadas. a fé depende da razão. a fé, por ela mesma, se ñ tiver uma base racional, se torna imatura e totalmente incoerente. é o que vemos em tantas igrejas nos dias de hoje.
a fé precisa da razão pra existir. mas concordo que em certo ponto, ela vai ter que seguir sozinha... talvez em pontos nos quais ainda não temos respostas...

então, gente... eu acho que esse assunto de relacionamento com Deus está ótimo pra discutirmos no novo tópico: relacionamento com Deus, ahahaha... eu acredito que Deus fale sim, mas sem intermediários e pra isso acontecer precisamos estar "em sintonia" com Ele. não desmereço as experiências de ninguém, só acho que Deus fala de modo bem mais simples, o problema é que ñ escutamos...
mas sério, vcs ñ querem discutir isso no outro tópico ñ? Laughing

sobre a História... essa é a base que muita gente que conheço usa pra desmentir a bíblia, ou o velho testamento no caso. eu penso o seguinte: é confiável? (tá, se querem questionar a bíblia, vamos questionar a História tb). quero dizer, não podem ter sido histórias criadas baseadas no que aconteceu de fato?
putz, mas e se a data é de antes? mas puuuutz, e se for a mesma história? com outros nomes, com coisas a mais ou a menos?...

viu só? não é tão confiável da mesma forma... rs.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Qual dos podcasts participantes do dotCast #12 você gostaria que fizesse um especial com o dotCast?

animecast - podcast de anime - 8 votos
Filecast - podcast de comportamento - 8 votos
Now Loading - podcast de games - 2 votos
QG Podcast - podcast sobre mundo jovem - 2 votos
Buraculo TV - videocast jovem - 1 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!