| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
suzana_rebeca Moderador .Gospel

Registrado: Apr 05, 2005 Idade: 22 Mensagens: 6539 Localização: Tangamandápio
|
Enviada: 22-09-2007 2:16 am |
|
|
Olhe, eu n acredito em tudo, 100% do que tem na Bíblia n!
ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
1. A Bíblia passou mto tempo nas mãos de poucos
2. Lutero e outros fizeram traduções, tem umas coisas que mudam muito de uma tradução para outra, como saber qual a certa?
3. Pq, de tantos, só entraram esses livros? A escolha dos livros que entrariam na Bíblia teve muito de jogo político.
4. Tem mta metáfora e por isso uma coisa pode ser interpretada de mil maneiras diferentes
5. Como alguém disse aí em cima, muitos livros foram escritos em épocas diferentes, mta coisa se baseou apenas em relatos orais e 'quem conta um conto, aumenta um ponto'.
Mas, apesar de tudo isso...Concordo com quem disse que são versões diferentes de uma mesma história, e em cada versão o que muda é um detalhe ou outro, enfim! _________________ "In the sky a mighty eagle
Doesn't care 'bout what's illegal
On its wings the rainbow's light
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
|
|
 |
petrafan Vício

|
Enviada: 23-09-2007 12:09 pm |
|
|
|
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3809 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 23-09-2007 1:11 pm |
|
|
Mto bom petrafan
é mto perigoso questionar a biblia, pois estaremos questionando o prorpio Deus. Sua Palavra.
eu acredito 100% no q a biblia diz. Não acredito 100% nas interpretações q dão a ela.
um livro q desde o início de sua existencia foi perseguido. Tentaram abolir, destruir, botar fogo, etc etc
se eu n pensar q há algo mto sobrenatural por detrás dele...
fora q se entendida como um todo, tudo nela faz sentido. Cada livro completa o outro. e as contradiçõe são só aparentes...
acontece q mta gente q n compreende este contexto. Daí tanta polemica.
bom... hehe eu amo a bíblia... acho q sou suspeita p falar..  |
|
|
 |
petrafan Vício

|
|
|
 |
ThiagoMaia Imortal

|
Enviada: 23-09-2007 2:32 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | é mto perigoso questionar a biblia, pois estaremos questionando o prorpio Deus. Sua Palavra.
eu acredito 100% no q a biblia diz. Não acredito 100% nas interpretações q dão a ela.
um livro q desde o início de sua existencia foi perseguido. Tentaram abolir, destruir, botar fogo, etc etc
se eu n pensar q há algo mto sobrenatural por detrás dele... |
| suzana_rebeca escreveu: | Olhe, eu n acredito em tudo, 100% do que tem na Bíblia n!
ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
1. A Bíblia passou mto tempo nas mãos de poucos
2. Lutero e outros fizeram traduções, tem umas coisas que mudam muito de uma tradução para outra, como saber qual a certa?
3. Pq, de tantos, só entraram esses livros? A escolha dos livros que entrariam na Bíblia teve muito de jogo político.
4. Tem mta metáfora e por isso uma coisa pode ser interpretada de mil maneiras diferentes
5. Como alguém disse aí em cima, muitos livros foram escritos em épocas diferentes, mta coisa se baseou apenas em relatos orais e 'quem conta um conto, aumenta um ponto'.
Mas, apesar de tudo isso...Concordo com quem disse que são versões diferentes de uma mesma história, e em cada versão o que muda é um detalhe ou outro, enfim! | resposta muito boa...acho q se somar sua resposta à resposta de delirious, fica uma resposta completa...
eu acredito em tudo q tem na bíblia(palavra de Deus) mas essa bíblia q temos em mão, passou pela tradução de alguém q não conhecemos...e esse alguém certamente deve ter errado na tradução de algumas palavras, pois é muito difícil entender expressões usadas em povos e épocas diferentes...
quanto aos livros da bíblia q não estão ao nosso alcance, estão no vaticano guardados a sete chaves...ouvi dizer q em alguns desses livros falam muito sobre dinheiro e se viesse a público, todas as igrejas cristãs seriam desmoralizadas...
eu acho q essas metáforas q a rebeca falou foram colocadas pelos tradutores(intencionalmente ou não) e não por quem escreveu a bíblia...a bíblia foi escrita de forma clara e q todos pudessem entender...
resumindo....é tudo culpa da torre de babel...  _________________ [Anuncie aqui]
|
|
|
 |
ThiagoMaia Imortal

|
Enviada: 23-09-2007 2:46 pm |
|
|
aproveitando, vou falar sobre uma notícia polêmica q saiu aqui no dot sobre o gary lenaire q deixou o cristianismo e passou a acreditar na ciência...
aí está o link pra quem não leu:
http://www.dotgospel.com/noticias_extourniquet-deixa-o-cristianismo-e-lanca-livro_2876.html
bom, no livro q ele escreveu, ele cita diversas incoerências e contradições na bíblia, e acredito q ele deve ter achado algumas contradições como as do assunto desse tópico...
mas pra ser sincero, quem se deixa levar por contradições como essas são pessoas q "devoram" a bíblia e esquece q Jesus está além do papel...
a própria bíblia diz q Jesus vive em nossos corações...não em páginas de um livro qualquer...
conheço muitas pessoas q se interessam pela bíblia, passam horas sentado à beira da cama lendo...sabem diversos versículos de cor...mas não sabem aplicá-los na própria vida...por exemplo: sempre antes de ler a bíblia, devemos orar pedindo discernimento ao santo espírito, mas...quantas pessoas realmente oram toda vez q vão ler a bíblia???
com certeza, é a minoria dos cristãos...
é isso q o diabo usa contra os cristãos...ele sabe a bíblia de ponta a ponta...é fácil pra ele nos apontar diversos erros, absurdos e contradições quando não estamos firmes... por isso pessoas como gary lenaire "mudam de lado"...
em outras palavras, são pessoas q lêem a bíblia como se fosse um livro do Harry Potter... _________________ [Anuncie aqui]
|
|
|
 |

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3809 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 23-09-2007 4:21 pm |
|
|
pois é... é tanto q o proprio diabo usou a Palavra p tentar Jesus no deserto..
q coisa n?.... |
|
|
 |
Prince_Dinho Novato

|
Enviada: 24-09-2007 6:45 am |
|
|
se cremos em um Deus Todo-Poderoso... que usou livros para revelar Sua palavra.. temos que crer tbm que Ele eh poderoso para manter Sua palavra sem distorções...
quanto a ressurreição.. só Jesus sendo real em nossas vida..
pra termos certeza que Ele vive... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 24-09-2007 3:00 pm |
|
|
ai, gente... apesar de estar de volta, a falta de tempo parece que aumentou... rs. queria responder a esse tópico melhor, mas vamos ver o que sai aqui.
então, eu acho que especulações sempre houveram e nunca deixarão de existir. querem tirar não a credibilidade da bíblia, mas de Jesus como sendo Deus, que morreu e RESSUSCITOU por causa de nós. não querem atacar a bíblia, ela é mais um livro... querem atacar o cristianismo, isso sim. (não to falando de você tá, patrick? rs).
o fato é que se Jesus não tivesse ressuscitado, não haveria motivos pra nossa fé. pois a ressureição é a base da fé cristã. oras, mas há provas de que ele não ressuscitou?  muito pelo contrário.
se não querem acreditar totalmente no que diz a bíblia (e eu concordo que ela poderia ser manipulada no decorrer da História), então se concentrem nos fatos... nos relatos, nas testemunhas... coisas que estão fora da bíblia, mas fazem parte da verdade da ressureição. fatos históricos mesmo.
quanto às diferenças dos evangelhos. putz, isso é até meio tosco falar... todos sabemos que cada evangelho foi escrito por uma pessoa diferente. logo, cada um tem sua interpretação, seu modo de vista. pode se diferenciar em detalhes, mas o ponto principal é o mesmo. não são só essas passagens que se "contradizem", existem outras, sobre diversos assuntos. e aí, então vamos desacreditar de tudo?  complicado né...
de qualquer modo, podemos questionar sim o que quisermos, podemos colocar algumas coisas em dúvida e até desconfiar da manipulação da bíblia (eu tb desconfio, rs, apesar de achar que o que está lá é mais que suficiente pra nós), mas se não acreditamos no Cristo ressuscitado, então nossa fé não é fé. |
|
|
 |

|
Enviada: 27-09-2007 11:15 am |
|
|
| Prince_Dinho escreveu: | se cremos em um Deus Todo-Poderoso... que usou livros para revelar Sua palavra.. temos que crer tbm que Ele eh poderoso para manter Sua palavra sem distorções...
|
Ele é, filho, mas o fato dEle ser não significa que foi o que aconteceu! Os fatos mostram o contrário... Deus é poderoso pra fazer tanta coisa, então porque Ele n faz de vez? Porque Ele n impediu aquele avião de cair? Porque Ele n impediu a Tsunami? Ele num é poderoso pra fazer tudo isso? É sim, mas existe uma humanidade aqui em baixo, vivendo como quer.
E depois nem me venha com essa coisa de que fé é crer no impossível, no sobrenatural pq eu acho a desculpa mais cômoda do mundo pra quem não quer encarar a realidade e fugir pela tangente. Acredito na Bíblia, mas num dá pra acreditar em tudo não. Tem muita coisa, muitas dessas histórias (Noé, Jesus, Moisés, etc.) que são beeeeeem anteriores ao gênesis, só que os personagens são diferentes, mas as histórias são as mesmas. Tipo, Gilgamesh, Zoroastro, etc.
Toda vez que eu era questionada, eu dizia: 'mas a fé é crer no impossível' e contra esse argumento ninguém pode dizer nada. Hoje em dia eu acho isso mto cômodo, mto fácil e eu acredito que é até uma forma de autolegitimação, tipo: 'Eu n vou questionar, vou crer apenas pelos olhos da fé e assim minha fé n ficará abalada e eu n vou pro inferno por duvidar' heuheuehuehueheuhe!
Acredito naquilo que o Senhor fala ao meu coração através da Palavra. _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |

|
Enviada: 27-09-2007 1:02 pm |
|
|
nssa..
zoroastro hahah faz tempo q eu n ouço esse nome..
bem suzana.. acho q é necessario cuidado.
tda mitologia tem uma certa semelhança com o q a bíblia diz. Tdas tentam explicar a mesma coisa. O problema é q sempre há uma deturpação.
Por exemplo o, o mal n existe por si só, conforme a doutrina do zoroastro diz. Cremos q Deus está acima do mal. n são forças antagonicas, pq o bem é superior.
e ele n veio antes do genesis n hein... alias.. a historia dele é bem estranha... tb nasceu de uma virgem.
bom.. até aí foi buda q veio de um elefante, n é?
agora, o fato de gilgamesh ser uma das historias mais antigas, n justifica o q você disse.. eu acho..
n vamos nos esquecer q genesis foi escrito por moisés... ou seja.. mtos anos depois q tdo já tinha acontecido.. séculos talvez.
Noé ja tinha passado, tudo tinha passado. Nesse meio tempo, surgiu esta historia (tb mto estranha), uma cópia deturpada do q diz a biblia.
Agora é uma questão de fé sim. E eu n acho q fé é deculpa comoda n.
Pelo contrario. É necessario mto p ter fé. Digo, a verdadeira fé.
Se n creio q Deus revelou a bíblia aos homens como Sua Palavra, a coisa se complica.
Como a Sarah disse, acho importante questionar tb. Mas temos q ter uma base.
No final das contas, resta apenas a fé. Pq qm te garante q tda essa mitologia é mais real q a biblia? nda. Assim como acreditamos q a água é H2O, pq uma autoridade no assunto disse, temos q crer na Palavra.
segundo hebreus 11, é disso q se trata a fé mesmo.
graças a Deus q ela provém Dele.. p aqueles q a desejam.
ah.. n podemos esquecer tb das provas historicas... até hoje a historia apenas comprou q os fatos descritos na biblia são reais..
o texto do blog fala sobre isso.
to lendo cristianismo puro e simples do csLewis.. e ele arrebenta no assunto. recomendo 
Editado pela última vez por deliriousgirl em 27-09-2007 1:05 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: 27-09-2007 1:04 pm |
|
|
| suzana_rebeca escreveu: | | Ele é, filho, mas o fato dEle ser não significa que foi o que aconteceu! Os fatos mostram o contrário... Deus é poderoso pra fazer tanta coisa, então porque Ele n faz de vez? Porque Ele n impediu aquele avião de cair? Porque Ele n impediu a Tsunami? Ele num é poderoso pra fazer tudo isso? É sim, mas existe uma humanidade aqui em baixo, vivendo como quer. |
ah..
n entendi... q fatos mostram o contrario?
n entendi o q você quis dizer... ficou meio confuso. |
|
|
 |

|
Enviada: 27-09-2007 1:14 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | | suzana_rebeca escreveu: | | Ele é, filho, mas o fato dEle ser não significa que foi o que aconteceu! Os fatos mostram o contrário... Deus é poderoso pra fazer tanta coisa, então porque Ele n faz de vez? Porque Ele n impediu aquele avião de cair? Porque Ele n impediu a Tsunami? Ele num é poderoso pra fazer tudo isso? É sim, mas existe uma humanidade aqui em baixo, vivendo como quer. |
ah..
n entendi... q fatos mostram o contrario?
n entendi o q você quis dizer... ficou meio confuso. |
Ahh sim... É pq eu quis falar de livre arbítrio mesmo. Pq tipo, poder pra fazer Deus tem, mas temos nós aqui em baixo, que levamos nossas vidas da forma como queremos, a menos que haja intervenção divina, mas Deus, a meu ver, n fica intervindo o tempo todo, na vida de todos...Pq o dinho falou que "Deus tem poder pra preservar a palavra dEle intacta". E eu disse que poder Ele tem, mas se Ele fez isso ou não aí já são mais 500.
Os fatos...Bem, você irá discordar, mas são as coisas que eu falei anteriormente: a forma como os livros foram escolhidos, a forma como o próprio cristianismo foi colocado como 'religião oficial' lá em Roma, por atender aos interesses, a época e as motivações pelas quais a Bíblia foi traduzida, as motivações que levaram à exclusão de alguns livros da Bíblia...Enfim, pra mim, no fim, tudo acaba tendo um 'quê' de interesse político. Mal de estudante de História...heuehueh! _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |

|
Enviada: 27-09-2007 1:14 pm |
|
|
só p complementar hehehe
qdo há um crime, por exemplo, como se sabe qual é a versão dos fatos mais correto?
só da p saber atraves de investigação, provas, n é.
hebreus 11 diz q a fé é a evidencia, ou seja, a prova, o firme fundamento do q n se vê e se espera.
Aí q está tdo o mistério e a simplicidade do cristianismo. Na fé.
é mais simples do q pensamos..
mas temos uma mania boba d querer complicar.. heheh
afinal, qual é a realidade? o q é verdadeiro?
se a resposta n estiver na ponta da lingua (e se n houver esforço p tentar responder) isso sim é q é problema.. |
|
|
 |

|
Enviada: 27-09-2007 1:20 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | só p complementar hehehe
qdo há um crime, por exemplo, como se sabe qual é a versão dos fatos mais correto?
só da p saber atraves de investigação, provas, n é.
hebreus 11 diz q a fé é a evidencia, ou seja, a prova, o firme fundamento do q n se vê e se espera.
Aí q está tdo o mistério e a simplicidade do cristianismo. Na fé.
é mais simples do q pensamos..
mas temos uma mania boba d querer complicar.. heheh
afinal, qual é a realidade? o q é verdadeiro?
se a resposta n estiver na ponta da lingua (e se n houver esforço p tentar responder) isso sim é q é problema.. |
Humrum, vê...Eu nem tou criticando a fé. Eu sei que fé é crer naquilo que n se vê, n se toca, n se prova, enfim... O que eu tou criticando é, de fato, quem se utiliza desse argumento pra aceitar tudo e n por nada a prova. Isso é o que eu acho absurdo! _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |

|
Enviada: 27-09-2007 1:31 pm |
|
|
ah sim.. pensei q os fatos q você tava se referindo eram os desastres ecológicos... heheh
com certeza..
a conclusão q eu cheguei é q Deus ama tanto a humanidade, e respeita tanto Sua Palavra (pq mesmo q sejamos iinfieis, ele permanece fiel), q está disposto a mantê-la a qquer custo, mesmo q nossas escolhas nos levem ao inferno! o livre-arbitro é a manifestação max do amor de Deus.. eu acho..
qto aos fatos. Bom. eu tb costumava questionar nesse sentido. hoje penso q nda é por acaso. Creio q Deus está no controle absoluto de tudo, inclusive da historia. Mesmo q tenha havido manipulação pol, etc, o plano de Deus é superior a tudo q aconteceu. A unica coisa q eu posso crer é q mesmo com tudo isso, Ele estava agindo. Foi Ele qm permitiu tudo pq foi Ele quem escreveu a historia até o fim. Tudo acontece aconteceu e acontecerá de acordo com o plano q, desde o inicio, foi estabelecido. Dele, por Ele, e para Ele são tdas as coisas. Então, eu crio q a historia da Biblia tb estava no controle Dele. E só está nela aquilo q Ele permitiu q estivesse. Afinal, sabemos q existem milhares de outros livros apocrifos.
Creio q Ele estava na direção de tdos os Concilios sempre. Ele é a força q agia por trás de tudo.. sempre..
agora sim.. existem pessoas q se escondem atras da fé..
n sou deus p julgar heheh mas eu creio q a verdadeira fé só vem atraves do questionamento. A gente só crê pq crê qdo descobre q está é a unica saída. Mas isso é opiniao pessoal. |
|
|
 |
harkettt Vício

Registrado: Jan 05, 2005 Mensagens: 520 Localização: Salvador BA
|
Enviada: 27-09-2007 2:15 pm |
|
|
pode-se até questionar se a biblia foi manipulada ou não, mas acontece que é inquestionável que a bíblia é um livro incomum. Jamais houve um livro tão antigo e escrito por pessoas diferentes em épocas diferentes que se liga tão intrinsecamente.
acredito que o problema não é essas aparentes contradições, mas a limitação da mente humana para compreendê-las. aliás acredito que a bíblia não é um livro para apenas ser entendido, mas ser comido, desfrutado, absorvido por um espírito regenerado por Deus. _________________ "Pregue o Evangelho. Se necessário use palavras."
I João 3:18
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 27-09-2007 5:39 pm |
|
|
há um tempim atrás, eu li um livro que se chama "7 razões para confiar na Bíblia". é meio chato de ler, e tem alguns argumentos que eu até achei meio fracos, mas no geral é bem interessante.
o autor dá razões históricas, proféticas, cristológicas e mais umas outras aí pra convencer de que o que está na bíblia é verdade. as razões históricas que ele dá, é que tudo o que está na bíblia (com relação aos fatos e relatos) foram provados ou estão sendo (como a arca de Noé, por exemplo). quando eu falo de manipulação da bíblia, não acredito que algo que está escrito tenha sido mudado, mas que alguma coisa talvez possa ter sido retirada, por interesses de Roma, como a suzana falou. mas acredito que, apesar disso, o que está ali não é uma mentira.
ainda falando da História, se aceitamos escritos filosóficos, por exemplo, como sendo realmente escritos ou ditados pelos grandes filósofos como Sócrates, ou Aristóteles, putz, pq ñ vamos acreditar na Bíblia? são escritos mto mais recentes (o novo testamento) e melhor: escritos por mais de uma pessoa, o que garante a veracidade...
como disse, é normal nos questionarmos sobre isso e é até bom que tenhamos a consciência histórica, pq a História sempre foi manipulada... mas isso não vai mudar nossa fé. pelo menos a minha não muda.
e sobre as comparações aí com a mitologia... eu só me pergunto o seguinte: quem copiou quem então?  não poderiam todas essas lendas e mitos serem baseados nos relatos antigos, do antigo testamento? já que eram todos contados no decorrer dos anos... as pessoas vão mudando, sabemos disso...
enfim, eu tb ñ sou a pessoa mais crédula pra falar mto sobre isso, meu ceticismo me persegue por todos os caminhos, rs... mas eu prefiro ainda crer naquilo que tenho mais provas, se for olhar por esse lado. e aí não é só questão de fé, mas tb de razão e lógica. |
|
|
 |
ThiagoMaia Imortal

|
Enviada: 27-09-2007 5:48 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | | enfim, eu tb ñ sou a pessoa mais crédula pra falar mto sobre isso, meu ceticismo me persegue por todos os caminhos, rs... mas eu prefiro ainda crer naquilo que tenho mais provas, se for olhar por esse lado. e aí não é só questão de fé, mas tb de razão e lógica. |
e no dia q você tiver mais razões pra crer q o cristianismo é uma mentira?? o q você vai fazer???? _________________ [Anuncie aqui]
|
|
|
 |

|
Enviada: 27-09-2007 6:03 pm |
|
|
| ThiagoMaia escreveu: | | e no dia q você tiver mais razões pra crer q o cristianismo é uma mentira?? o q você vai fazer???? |
hehe eu já me fiz a mesma pergunta..
se tem algo q eu nunca duvidei por completo, foi da existência de Deus.
Ele sempre me deu provas disso. De formas até absurdas.
Na ultima crise q eu tive, menos de um mes atrás, a coisa foi séria. Eu tava com a cabeça cheia de coisas.
Não sou cética, mas sou mto questionadora. E geralmente eu n falo p ninguem. Eu meio q bato um papo comigo mesma (hahaha eu tenho medo disso... será q é patologico??! ra)
então.. semana retrasada eu estava disposta de abandonar tudo. e só acreditar em Deus mesmo.
eu sei q é errado, mas eu meia q dei um ultimato em Deus heheh ou Ele falava comigo de forma clara, ou já era hahaha
a crise tda foi pq as vezes eu sinto q meu relacionamento com deus tá mais p um monólogo q p um diálogo. Só eu falo...
entao... fui à ig no domingo, e no final do culto uma irmã veio me abraçar, e começou a orar por mim. De alguma forma, antes disso eu olhei p ela e senti q algo ia acontecer. mto estranho hehe. entao ela começou a falar falar, qdo alguem vem orar por mim eu me coloco sempre numa posição defensiva. Mas qdo ela disse q Deus tava falando p eu n duvidar, q os pensamentos q estavam me atormentando n eram Dele, e q Ele queria um relacionamento comigo, putz.. eu desabei hahah a
o negocio é..
nós temos evidencias historicas, temos a Palavra, mas n podemos nos esquecer do mais importante... Deus quer se relacionar conosco.
meu relacionamento com Ele n é dos melhores. No sentido de q, p mim, as vezes Ele é apenas Senhor. Tipo o sistema feudal hehe e sei q isso é errado e n é culpa Dele. Eu tenho aprendido q n é só isso.
A letra mata, mas o esp vivifica. Se nos prendermos à letra, ficaremos mortos espiritualmente. Pois Deus é ilógico, imcompreensivel. O Esp. vivifica, e podemos escolher seguí-lo.
P mim o mundo está cheio de evidencias.
qto ao cristianismo. recomendo cristianismo puro e simples do Lewis de novo hehehehe esse livro é d+ heheh =) |
|
|
 |
|