| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
suzana_rebeca Moderador .Gospel

Registrado: Apr 05, 2005 Idade: 22 Mensagens: 6545 Localização: Tangamandápio
|
Enviada: 20-02-2008 10:45 pm |
|
|
| Citação: | O líder cubano Fidel Castro anunciou nesta terça-feira que não voltará a governar o país, em uma mensagem publicada pelo órgão do Partido Comunista Cubano, o Granma.
Em mensagem "de muito interesse para muitos compatriotas", Fidel afirmou que não aceitará o cargo de Presidente do Conselho de Estado, que será escolhido pela Assembléia Cubana recém-eleita.
"A meus queridos compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger recentemente como membro do Parlamento, em cujo seio devem ser adotados acordos importantes para nossa Revolução, comunico que não aspirarei e nem aceitarei - repito - não aspirarei e nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante em Chefe", escreveu Fidel.
A nova Assembléia Nacional, eleita no fim de Janeiro, tem até 45 dias para escolher o chefe do governo do país. Desde 1976, Fidel vinha sendo eleito e ratificado em todas as eleições, que se realizam a cada cinco anos.
O líder cubano, que encabeçou a Revolução Cubana em 1º de janeiro de 1959, está afastado do poder desde 2006, quando delegou suas funções ao irmão, Raul Castro, em virtude de problemas de saúde. |
fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL304373-5602,00.html
E aí, o que a galera acha disso? Acha que de fato significa mudanças na forma de governar, como pretendem os 'otimistas'. E o que vocês acharam da maneira como a notícia foir abordada?
Não existe jornalismo imparcial, mas a Globo também é demais, viu? heuheuehueh! Só vi a notícia no Jornal da Globo, que eu acho o menos pior, mas o William Waack vestiu a camisa 'anti-Fidel' legal, hein? heuheuhe! _________________ "In the sky a mighty eagle
Doesn't care 'bout what's illegal
On its wings the rainbow's light
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3811 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 20-02-2008 11:14 pm |
|
|
acho q o a renuncia de Fidel marca o fim da era dos verdadeiros politicos..
n sou comunista e nem simpatizante de Fidel (hehe).. mas venhamos e convenhamos.. n se fazem mais politicos como antigamente! rs
eu tava lendo a um pouco sobre a biografia dele e achei mto engraçado qdo ele fala q sempre usa uniforme p n ficar se preocupando com combinação de roupa, e a barba pq fazer a barba tdo o dia é literalmente perda de tempo!
hehe e eu sempre pensei q era por razões ideologicas.... rs |
|
|
 |
luciana Moderador .Gospel

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5055 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 20-02-2008 11:22 pm |
|
|
nao da pra negar que o cara é inteligente. afinal, se ele bater as botas (como ja aconteceu com alguns ditadores em outros paises) o que geralmente aconte? guerra civil. Ele vivo ja dando ordem de quem fica no lugar dele apazigua esse problema (pelo menos por um tempo) pois ninguem vai poder pensar em quem deve ficar no lugar, pois ele ja decidiu e pos alguem que fique, ele nao ta la mais.
agora ele ainda manda, isso nao ha duvidas, só resta saber como fica depois que ele morrer, as ordens serão ainda as msm? _________________  |
|
|
 |

|
Enviada: 20-02-2008 11:26 pm |
|
|
Eu tb não sou comunista, mas eu tenho lá minhas empatias com ele.
Admiro a capacidade de liderança e, por mais que ache o regime dele mto fechado, as pessoas lá gostam dele. Eu já vi documentários com as pessoas reclamando da forma de governo, mas dizendo que ainda assim gostavam muito dele, enfim...
Acho que as coisas vão mudar, mas n se o irmão dele ficar no lugar. Só que o bichinho já tem 70 e poucos anos...Esse não dura muito...heuheuhe! _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3811 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 20-02-2008 11:38 pm |
|
|
acho q essa historia de q as pessoas lá gostam dele é mto relativa..
aqui no Brasil tem doido q jura q o Lula é o melhor presidente q o país já teve.. e outros tanto q discordam..
por tdos os lados as jogadas da mídia são fortes..
acho q assim q ele morrer as coisas vao mudar..
o irmão sempre esteve ao lado dele na revolucion.. n creio q ele faria mataria o fidel de desgosto..
acredito q o regime está com os dias contados... |
|
|
 |

|
Enviada: 20-02-2008 11:41 pm |
|
|
eu tava comentando com um amigo hoje..
ele acabou com o analfabetismo, a educação e a saude sao exemplos..
mas por outro lado n há liberdade de expressão, direitos humanos n sao respeitados, as pessoas vivem na miseria, etc etc..
em compensação, num capitalismo "democratico" como o nosso, temos o q eles n tem e n temos o q eles tem..
será q vale a pena? |
|
|
 |

|
Enviada: 20-02-2008 11:43 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | acho q essa historia de q as pessoas lá gostam dele é mto relativa..
aqui no Brasil tem doido q jura q o Lula é o melhor presidente q o país já teve.. e outros tanto q discordam..
|
é! Isso é verdade! E o Lula n é não? heuehueheuheuheuh!! _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
atlas Assíduo

Registrado: Dec 31, 2007 Idade: 45 Mensagens: 148 Localização: São Paulo (SP)
|
Enviada: 20-02-2008 11:58 pm |
|
|
A reação normal seria criticar Fidel, dizer que já vai tarde, que demorou demais, enfim, uma série de clichês que se repetem na imprensa... mas acho que a situação é muito mais complicada de se analisar do que parece...
É claro que Fidel se manteve no poder às custas de eleições fajutas, de nenhuma liberdade de imprensa, e da repressão aos dissidentes, mas é claro também que, estando a 120 km de Miami, ele também foi refém das péssimas políticas americanas com relação à ilha... o embargo econômico que os americanos fizeram contra Cuba apenas deu sustentação ao regime de Fidel numa ilha que já tinha sofrido por décadas com a intervenção americana (desde o fim do século XIX, com a Guerra Hispano-Americana). Enquanto Porto Rico foi paulatinamente se integrando politicamente aos EUA, os cubanos quiseram manter sua independência e seu estilo de vida... pode parecer uma escolha masoquista, mas cada povo reage de maneira peculiar às variáveis político-ideológicas de sua história...
Estive em Cuba no ano 2000 e vi esses contrastes. Primeiro, era preciso ter paciência pra se submeter àqueles interrogatórios na migração do aeroporto, pra entrar e sair de Cuba, como se todo turista fosse um agente da CIA em potencial... segundo, em Havana sempre havia militares por todo lado, vigiando o povo, e se reparavam que havia cubanos conversando com turistas, davam um jeito de se aproximar para ouvir alguma coisa... terceiro, quando se sai de Havana, na periferia, havia prostitutas de todas as idades, e eu acho que muitas eram menores de idade... quarto, os carros velhos e os prédios em ruínas fazem a gente imaginar que a cidade sofreu um bombardeio e se esqueceram de reconstruí-la.
Entretanto, havia coisas boas por lá também. Primeiro, se trata de um povo alegre e festivo, que, apesar dos problemas, trata de ser feliz à sua maneira. Segundo, você pode andar em Havana dando tchauzinho e balançando una nota de 100 dólares na mão que ninguém vai te assaltar. Acho que ninguém tá a fim de encarar as prisões cubanas.. Terceiro, não tem ninguém sem acesso à educação e a saúde, e não se vê crianças abandonadas na rua em lugar nenhum... também não se vê favelas, nem esgoto a céu aberto.... eles podem morar em prédios caindo aos pedaços, mas mantêm uma certa dignidade que aqui no Brasil, infelizmente, a gente nem reivindica mais...
Enfim, Fidel deixa um legado difícil de se analisar, por qualquer ângulo, sempre vai haver prós e contras, e todos muito fortes... só espero que o povo cubano encontre uma saída feliz para tudo isso, porque eles merecem... |
|
|
 |

|
Enviada: 21-02-2008 12:10 am |
|
|
| atlas escreveu: |
Enfim, Fidel deixa um legado difícil de se analisar, por qualquer ângulo, sempre vai haver prós e contras, e todos muito fortes... |
Mas isso em qq regime de governo, não?
Ah, legal, alguém que foi lá! Na faculdade, todos os que eu conheci que foram lá, faziam de Cuba o 'paraíso na terra'. Também, num curso de História...Menos provável é se fosse o contrário, rs! _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 21-02-2008 12:16 am |
|
|
achei que ninguém abriria um tópico sobre isso... hehe.
bueno, eu duvido que outra pessoa assuma o poder, se ñ for Raul Castro. isso significa que se mudar alguma coisa, será muito pouco. pq Fidel está com debilidades físicas, não mentais. mas penso que, mesmo que o cara estivesse morto, sua influência continuaria, de qualquer forma.
não sei, não sou nenhuma cientista política (ainda, hehe), mas acho que se houver alguma mudança será apenas no plano econômico. nada como a China, mas algo menos restrito, com certeza.
eu gosto de Cuba. sou fã da revolução cubana e, apesar de todos os problemas enfrentados por lá, como já foi dito aqui, sobre liberdade de expressão e tudo o mais, pode-se dizer que lá se vive com dignidade. ninguém tem carro do ano, ninguém tem casa luxuosa, a comida, os objetos, tudo é racionado. mas ninguém passa fome. ninguém morre numa fila de hospital. ninguém tem que se matar de andar, ou pegar um ônibus precário pra ter a chance de estudar...
o fato é que tudo de pobre que tem lá é conseqüência do fechamento do país, do sistema comunista falho, como todo sistema em prática é. mas pergunte aos verdadeiros cubanos (não to falando dos desertores fujões que nem pensam mais em voltar pro seu país, mesmo que tudo mude por lá) querem algo diferente, se essa diferença significar a dependência deles...
ah! outra coisa: fidel ficou no poder por quase 50 anos. será que tem alguém que ache mesmo que as coisas vão mudar de uma hora pra outra só pq ele renunciou? haha
é, suzana, eu vi o tontão do bonner (nossa, eu ñ suporto esse cara) falando do fidel, tenho pena dele, coitado. do bonner, claro. |
|
|
 |
girlrockjesus De castigo

|
Enviada: 21-02-2008 3:20 am |
|
|
Pois então, li tudooo do topico uffa
Com certeza esse regime mantido por fidel, deve ter sido cruel;Por que até a filha dele fugiu e foi morar em Miami. Ela apoia um projeto
"anjos do resgate"
No qual os cubanos,arriscam a vida no mar para alcançar digamos a liberdade.
E então um desses,atualmente empresario e piloto, comanda as operaçoes e foi o idealizador do projeto.
E agora ta tendo repercussao pq músicos cubanos pedindo asilo politico,saiu ate no fantastico...e ae ?Eles devem ficar...
Me lembro aquela vez dos boxeadores cubanos
http://quasesemquerer.wordpress.com/2007/08/14/boxeadores-cubanos-tinham-pedido-visto/
 |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 21-02-2008 3:27 am |
|
|
acho que qualquer pessoa em sã consciência preferiria morar bem em Miami que enfrentar a política de Cuba, nas condições pobres do jeito que é. acho que o motivo das fugas é principalmente pq a propaganda de estilo de vida em outros países, óbvio, é muito atrativa.
o ruim é quando se vê que nem tudo é um mar de rosas...  |
|
|
 |

|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8116 Localização: Brasília
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 31-03-2008 2:12 am |
|
|
olha, eu acredito que muitas mudanças prometidas por raul não acontecerão, rs. porém, outras podem ser feitas pra mostrar pro povo, mas principalmente pros outros governos que algo de diferente está acontecendo em cuba.
sobre essa aí não é impossível. seria algo bem polêmico e significativo. vai saber... só esperando. |
|
|
 |
|