| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 27-05-2008 1:44 am |
|
|
eliel, como falei no meu post anterior, eu não continuarei nessa discussão, ok? isso não vai me acrescentar em nada e, infelizmente eu ñ tenho tempo sobrando.
algumas considerações:
1- se antropólogo é idiota, futuro antropólogo deve ser aprendiz de idiota, certo?
2- sociólogos e antropólogos NÃO teorizam. tudo o que é publicado é feito com trabalho de campo, convivência por, no mínimo do mínimo, 2 anos.
3- eu não visitei nenhuma reserva indígena ainda. o máximo que já fui foi numa concentração que existe aqui perto de sp. mas faço as minhas palavras a do atlas: é por haver pensamento como seu que já ñ há reservas pra que se possa visitar. só gostaria de saber o que isso tem a ver. acredito que um contato te dá um pouco mais de liberdade pra comentar sobre o assunto, mas de forma ESPECÍFICA. e quando falo aqui, falo de forma geral.
4- sua visão sobre os antropólogos ou o pensamento parecido ser nazista não me convenceu nem um pouco. nem se compara o que fizeram com os judeus no assunto aqui. acho até uma falta de respeito...
5- é, já falei que sociólogos e antropólogos não teorizam, né? repito: tudo é feito com PESQUISA e trabalho de campo. você dizer: os índios querem desfrutar da modernidade... esse discurso eu ouço taaaanto na televisão. mas, o que penso: nada impede que eles desfrutem e repetindo: em nenhum momento eu disse que eles não podem! mas inseri-los num lugar e cultura OBRIGATORIAMENTE? isso sim é atitude autoritária.
6- e eu perguntaria: se é soberania, pq eles não cuidam tb de outras fronteiras? pq permitem que empresas entrem no brasil e tomem conta de tudo? pq permitem que pesquisadores venham fazer um trabalho que, se fosse essa a questão, eles deveriam fazer? pq não têm leis mais rigorosas pra controlar quem entra e sai daqui?... enfim, pq é questão de soberania em um caso somente?
7- alienação é pensar que brasileiro é alienado pela cultura e influência estrangeira. acho que os brasileiros alienam os próprios brasileiros mto mais. e isso tb é algo terrível.
bem... você pode responder o que quiser. eu vou ler, acredite. mas provavelmente não responderei. creio que quem tá com a cabeça fechada aqui é você e, como disse, não discuto com quem ñ tem respeito pelo outro. até. |
|
|
 |
|
|
 |
elielsantos Assíduo

Registrado: Oct 20, 2007 Mensagens: 120 Localização: barra do garças
|
Enviada: 27-05-2008 2:46 pm |
|
|
Editado pela última vez por elielsantos em 27-05-2008 9:09 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3811 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 27-05-2008 8:57 pm |
|
|
n sabia q o Brasil fazia parte do Conselho de Segurança da ONU... |
|
|
 |
elielsantos Assíduo

|
Enviada: 27-05-2008 9:07 pm |
|
|
| elielsantos escreveu: | | Sarah escreveu: |
6- e eu perguntaria: se é soberania, pq eles não cuidam tb de outras fronteiras? pq permitem que empresas entrem no brasil e tomem conta de tudo? pq permitem que pesquisadores venham fazer um trabalho que, se fosse essa a questão, eles deveriam fazer? pq não têm leis mais rigorosas pra controlar quem entra e sai daqui?... enfim, pq é questão de soberania em um caso somente?
7- alienação é pensar que brasileiro é alienado pela cultura e influência estrangeira. acho que os brasileiros alienam os próprios brasileiros mto mais. e isso tb é algo terrível.
|
Cara colega antropóloga, alienada aos interesses americanos e ingleses como todos desta digna ciência, uma nação indígena para transformar-se em um estado, ele precisa estar em faixas de fronteiras. Esta é a discussão sobre a soberania. O fato é que americanos e ingleses despejaram milhôes de dólares no CIMI e no CIR e não foi por caridade. Até um Antropólogo, apesas de ser míope quanto à realidade sabe que americanos e ingleses nunca foram conhecidos por sua caridade. Então, a dignísima irmâ dizer que o caso não configura atentado à soberania, nas questôes levantadas sobre as reservas indígenas em faixas de fronteira demonstra desconhecimento sobre os requisitos da ONU para reconhecer um Estado, principalmente estado indío. O fato é que as reservas Ianomamis e Raposa serra do sol foram imposiçôes estrangeiras, caso o Brasil quisesse assento no conselho de Segurança da ONU. E, como estão em faixas de fronteiras, tendo atores estrangeiros atuando lá, fica a suspeita que os caridosos americanos e ingleses - que a irmâ admira tanto, apesar da história contradizer sua visão utópica sobre a caridade deles - poderiam patrocinar uma nação indígena naquela região, pois ela possui imensas reservas de minerios que os americanos precisam com urgência em um futuro próximo. E, diante da nova política preventiva americana, onde a necessidade do pais é motivo de guerra, eles poderiam causar um atentado contra alguma liderança indígena da região, para configurar uma intervenção da ONU, pois os povos indígenas são regidos por leis específicas, diretamente ligada à ONU. Então, continuar com uma visão míope, característico de intelectuais ligadas às ciências humanas da Antropologia e sociologia é um atentado à nação brasileira. |
|
|
|
 |
elielsantos Assíduo

|
Enviada: 27-05-2008 9:10 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | | n sabia q o Brasil fazia parte do Conselho de Segurança da ONU... |
Não faz, é postulante ao cargo apenas. |
|
|
 |
atlas Assíduo

Registrado: Dec 31, 2007 Idade: 45 Mensagens: 148 Localização: São Paulo (SP)
|
Enviada: 27-05-2008 9:14 pm |
|
|
sem contar que quem causa atentado aos indígenas todo dia são os próprios brasileiros, especialmente aqueles que querem invadir a terra deles.... e de graça, de preferência.... |
|
|
 |
elielsantos Assíduo

|
Enviada: 27-05-2008 10:44 pm |
|
|
| atlas escreveu: | | sem contar que quem causa atentado aos indígenas todo dia são os próprios brasileiros, especialmente aqueles que querem invadir a terra deles.... e de graça, de preferência.... |
Ah, claro, quase decepar o braço de um funcionário público, pago pelo estado brasileiro para defender sua posição acerca da usina, é um caso de atentado, mas como eram indíos, tudo pode, tudo é permitido. O MST pode invadir, sequestrar,matar... a Via Campesina pode matar, como ela quase fez com um brigadiano gaúcho, que quase teve seu braço decepado por uma foice...Ah, claro, vindo de um advogado.....não é de estranhar.... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 28-05-2008 2:08 am |
|
|
eu disse que me retiraria da discussão, como me retirei, logo, ñ vou responder seus comentários. só quero que você fique esperto quando se refere às pessoas, ok? aqui é um fórum de discussões, não cabe agressões verbais. você já agrediu verbalmente antropólogos, sociólogos (eu me senti agredida, como futura antropóloga), além de demonstrar um pensamento totalmente preconceituoso contra brasileiros (eu imagino que você seja brasileiro). agora diz "vindo de um advogado..." ao se referir ao atlas. saiba que isso é preconceito, coisa não aceitável no fórum do dot.
se é assim que você espera convencer as pessoas, meu caro, desista. agressão é falta de argumento. e se você se diz cristão, saiba que atitudes como essa mostram exatamente o contrário.
 |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8115 Localização: Brasília
|
Enviada: 28-05-2008 3:24 am |
|
|
| elielsantos escreveu: | | atlas escreveu: | | sem contar que quem causa atentado aos indígenas todo dia são os próprios brasileiros, especialmente aqueles que querem invadir a terra deles.... e de graça, de preferência.... |
Ah, claro, quase decepar o braço de um funcionário público, pago pelo estado brasileiro para defender sua posição acerca da usina, é um caso de atentado, mas como eram indíos, tudo pode, tudo é permitido. O MST pode invadir, sequestrar,matar... a Via Campesina pode matar, como ela quase fez com um brigadiano gaúcho, que quase teve seu braço decepado por uma foice...Ah, claro, vindo de um advogado.....não é de estranhar.... |
Quando se fala que a culpa é dos brasileiros está se falando justamente no fato de autoridades governamentais permitirem tão facilmente de interesses capitalistas advindos atualmente de nações como os EUA ou a Inglaterra os quais você tanto odeia... |
|
|
 |

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3811 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 28-05-2008 9:09 am |
|
|
| elielsantos escreveu: | | Ah, claro, vindo de um advogado.....não é de estranhar.... |
heh graças a Deus q certas coisas eu n levo pro lado pessoal...
aliás, daqui a pouco só falta ele falar "ah, claro, vindo de alguém q estuda física... n é de se estranhar!!" hahaha
galera.. vamos tdos concordar com o eliel e apoiar um golpe militar! afinal, só assim uma potência bélica como o Brasil pode garantir sua soberania.. n é mesmo?
q o direito internacional vá p o espaço! (e q n seja o espaço brasileiro!) |
|
|
 |
atlas Assíduo

|
Enviada: 28-05-2008 10:33 am |
|
|
| elielsantos escreveu: |
| atlas escreveu: | | sem contar que quem causa atentado aos indígenas todo dia são os próprios brasileiros, especialmente aqueles que querem invadir a terra deles.... e de graça, de preferência.... |
A lógica do Eliel é enviesada, falaciosa.... ele se revolta contra a invasão dos sem-terra, mas os arrozeiros e sojicultores podem invadir as terras dos índios à vontade... e se esquece de que os direitos indígenas estão garantidos na Constituição desde 1988:
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 1.º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
§ 2.º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
§ 3.º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
Tudo isso foi feito democraticamente, mas as viúvas dos quartéis e os lambe-coturnos de plantão estão com saudade daquela época em que podiam torturar e matar à vontade, sem receio de punição. |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 29-05-2008 12:52 pm |
|
|
Alguém viu essa reportagem?
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u406526.shtml
O governo prepara medida jurídica para dificultar a compra de terras por empresas controladas por capital estrangeiro, relata Fernanda Odilla em reportagem da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Parecer da Advocacia Geral da União fixará limites às aquisições. As regras valerão para todo o país, mas o alvo principal é a Amazônia, onde estão 55% da área das terras em nome de estrangeiros. Na região, os estrangeiros detêm 3,1 milhões de hectares --no país, são 5,5 milhões.
"É preciso estabelecer regras urgentes porque há uma disputa mundial pelas terras brasileiras", diz Rolf Hackbart, presidente do Incra. Ele tem repetido que as medidas são necessárias não por uma "questão de xenofobia, mas de soberania". A íntegra da reportagem está na Folha desta quinta, que já está nas bancas.
Na segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o povo brasileiro é o dono da Amazônia. "É muito engraçado que países que são responsáveis por 70% da poluição do planeta agora ficam de olho na Amazônia, como se fosse apenas nossa a responsabilidade de fazer o que eles não fizeram todos os anos passados. O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. É o povo brasileiro, que são os índios, os seringueiros, os pescadores, mas também somos nós, que temos consciência que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas."
No dia seguinte, ele afirmou que o governo será rígido na fiscalização do cumprimento das leis que preservam o ambiente.
Sem apontar nomes nem suspeitas, Lula destacou que a lei deve ser cumprida por todos: do presidente da República ao mais humilde dos brasileiros. Segundo ele, a política ambiental será a mesma, independentemente do ministro que estiver no comando do Meio Ambiente. |
|
|
 |

|
Enviada: 29-05-2008 1:13 pm |
|
|
Eu vi… confesso q fiquei meia confusa..
Há uns 10 dias atrás a Camara aprova uma MP autorizando a concessão de terras sem licitação.. E agora eles vem com essa?
Qm são os investidores das grandes fazendas? Qm acaba ganhando no final das contas mesmo?
Fala sério…. |
|
|
 |

|
Enviada: 29-05-2008 1:44 pm |
|
|
Fora q 55% das terras já são dos gringos.. O q eles vão fazer? Comprar de volta?? |
|
|
 |

|
Enviada: 29-05-2008 1:47 pm |
|
|
já dizia raul seixas:
A solução pro nosso povo eu vou dar
Negócio bom assim ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui
É só vir pegar
A solução é alugar o Brasil
Nós não vamo pagar nada
Nós não vamo pagar nada
É tudo free, tá na hora
Agora é free, vamo embora
Dar lugar pros gringo entrar
Que esse imóvel tá pra alugar
Os estrangeiro, eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico, tem vista pro mar
A Amazônia é o jardim do quintal
E o dolar deles paga o nosso mingau
Nós não vamo pagar nada
Nós não vamo pagar nada
É tudo free, tá na hora
Agora é free, vamo embora
Dar lugar pros gringo entrar
Que esse imóvel tá pra alugar |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 04-06-2008 7:45 pm |
|
|
Agora tudo ficou claro, o Brasil é uma droga e os EUA é o melhor país do mundo... |
|
|
 |
atlas Assíduo

|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 05-06-2008 5:13 pm |
|
|
|
|
|
 |

|
Enviada: 05-06-2008 8:59 pm |
|
|
esse principe tá é querendo se eleger... ahaha |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 06-06-2008 1:49 am |
|
|
que absurdo!
de fato... nosso exército sabe lidar mto bem com questões que entram no caminho dele...
=S |
|
|
 |
|