| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
TiagoT83 Internado!

Registrado: Oct 24, 2003 Idade: 27 Mensagens: 1164 Localização: Itapevi-SP
|
Enviada: 16-04-2009 1:36 pm |
|
|
| Arauerj escreveu: | Racismo dentro da igreja é descarado...
Se você não tem nenhum cargo, fica fadado a ser crente de banco!
Já vi inúmeras pessoas talentosas frustradas sentadas num banquinho de igreja, por que não eram do grupo de louvor e não tinham oportunidade...
Inúmeros pregadores prostrados, por que não eram "pop star" e não tinham oportunidade de pregar!
E por aí vai...
Esse é um dos grandes motivos de termos várias igrejas pequenas espalhadas por aí. As pessoas saem e resolvem abrir suas próprias igrejas para poderem brilhar! |
Tudo bem que não é assunto pra esse tópico, mas a falta de oportunidade numa igreja pode ter vários motivos, e creio eu que quase nenhum é plausível pra se abrir uma igreja dissidente. As consequências dessa tendência são o que vemos por aí: um evangelho cheio de modismos e conveniências, vítima de uma guerra interior. |
|
|
 |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 16-04-2009 6:06 pm |
|
|
| Maxiss escreveu: | | deliriousgirl escreveu: | principalmente qdo se é negra e mulher..
tem q provar seu valor 2 vezes.. ainda mais qdo o assunto é vida profissional.. |
sim, mas daih fik ateh dificil dizer q eh racismo.... pq mulher eh discriminada profissionalmente ateh sendo branca......
aliás, ateh agora naum vi ningm citar um exemplo sequer de alguém q tenha sido discriminado simplesmente por ser negro....
todos os exemplos ateh agora refletiram um preonceito muito mais ligado à condição financeira/social e ao sexo.....
o q confirma o q eu disse antes..... |
Um amigo meu, negro, foi numa banca de jornal. Tinham alguns adolescentes num canto, vendo revistas e ele chegou e foi ver a parte das revistas de ciências. O cara da banca ficou olhando só para ele. Depois de um tempo, foi até o meu amigo e disse que ele não poderia estar ali. Daí ele perguntou porque os adolescentes podiam e ele não. O cara respondeu que não interessava, mas que ele não poderia ver mais revistas.
O meu amigo saiu da banca e foi direto para a delegacia. Prestou queixa e o cara da banca tá sendo processado. Tentou comprar meu amigo, mas que disse que não precisava do dinheiro dele, mas sim de justiça.
Ah, detalhe, meu amigo estava vestido normalmente: de tênis, camisa e calça. Nada que alguém pudesse definir a condição financeira dele, como se faz.
--
Tenho um primo que é negro. A criança tem 6 anos e detesta a cor dele e chora quando dizem que ele é negro, pq sempre ouve a mãe (minha prima) falando que negro não presta. É muita incoerência mesmo
(acho que já falei isso por aqui, rs) |
|
|
 |
starlight Novato

|
Enviada: 16-04-2009 8:21 pm |
|
|
Bom pessoal eu não li muitos posts, confesso, mas li o acima e me lembrei de algo que super se infiltra na sociedade de hoje: a inversão direcional do racismo, ou o auto-racismo.
Todas as sociedades do mundo têm um quê de racismo. Fato.
CRISTÃOS SÃO RACISTAS em muitas questões (e alguns o tempo todo). Fato.
O problema é que quando um governo ou uma sociedade luta contra o racismo, o alimenta de maneira assustadora.
Para dizer que somos iguais muitas vezes usamos de mecanismos de defesa do tipo: "Nossa, pra cantar não tem igual a negro! Já nasce fazendo melisma, é a cor!" em contapartida a irmã negra: "Nossa, pele branquinha é delicada, eu acho uma gracinha!".
E então o que vejo são negros enaltecendo os valores da pele branca e vice versa, desvalorizando não somente a sua cor, mas toda sua cadeia de valores, guiado somente pela pele.
A verdade é que a questão racial não é uma questão. É um fato. Há negros, brancos, pardos, amarelos... E como pessoas são todos iguais.
Resta saber qual o fator (se histórico, psicológico, etc) que contaminou a mente das pessoas ao ponto de não sair mais, contrariando o conceito divino de quem somos verdadeiramente...
Lembrando que o racismo vai além de discriminar o tom da pele... |
|
|
 |
Arauerj Aprendiz de Mestre

Registrado: Oct 16, 2003 Idade: 29 Mensagens: 12082 Localização: Escritório de Engenharia - Peugeot Citroën Automóveis do Brasil
|
|
|
 |
Sacred Warrior Justificado

|
Enviada: 17-04-2009 12:24 pm |
|
|
| Arauerj escreveu: | É isso aí...
Teve um fato muito interessante que ocorreu comigo!
Quando fui comprar meu desktop alguns anos atrás, fui fazer o orçamento... Era sabadão, fui de chinelo, bermuda e camiseta!
Era nítida a má vontade dos atendentes na loja, aquela coisa assim: "Pow, esse cara tá vendo preço de computador pra que? Vou mostrar os computadores mais baratos!"
Nisso, tive que viajar pela fábrica e quando voltei, passei nas mesmas lojas para ver se havia alguma promoção e tal...
Estava com o uniforme da fábrica (Na época eu trabalhava na Volkswagen)... "Senhor em que posso ajudar-lo, temos aqui os melhores computadores!"
Ridículo!!! |
cara, isso foi um exemplo nítido de preconceito e não de racismo...
explico: eu também já passei por uma situação do tipo...
as pessoas te julgaram pela suas roupas e não pela cor da sua pele...
e é claro que existe racismo, mas é pequeno comparado ao preconceito das pessoas...em relação a tudo...roupas, posição social, enfim... _________________ justified by love, justified by blood
|
|
|
 |

Registrado: Oct 16, 2003 Idade: 29 Mensagens: 12082 Localização: Escritório de Engenharia - Peugeot Citroën Automóveis do Brasil
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 18-04-2009 6:00 pm |
|
|
| Arauerj escreveu: | | Eu considero racismo, pois a pessoa está sendo discriminada pela falta de algum cargo... |
Não entendi. Pelo o que eu sei, racismo tem a ver com raça, e não com posição social ou hierárquica. Saindo um pouco do escopo Brasil, na Alemanha Nazista existia o racismo contra os judeus, só por eles serem judeus.
Voltando para o Brasil... rs. Lembrei de um fato que presenciei lá no Tocantins. Quando uns amigos e eu estávamos voltando para casa, pegamos um ônibus que nos levaria até a rodoviária de Palmas. Mas antes de entrarmos no ônibus, nos falaram que se a gente entrasse no busão e ele tivesse cheio e se tivesse indígenas, nós poderíamos pedir para que eles se levantassem dos seus lugares para nos sentarmos. Sei que quando entramos no ônibus vimos que só tinham indígenas em pé e lugares sobrando na frente. =S |
|
|
 |

|
|
|
 |

|
Enviada: 22-04-2009 10:40 am |
|
|
vamos descomplicar...
racismo é quando existe um pré conceito devido a pessoa ser branco, negro, judeu, índio, japonês, enfim...
preconceito é quando discriminam uma pessoa por ser gorda, alta, baixa, não ter um visual tão apresentável, por ser pelas roupas que você usa, enfim...
o racismo está dentro do contexto de preconceito, mas o preconceito não está dentro do contexto de racismo... _________________ justified by love, justified by blood
|
|
|
 |

|
|
|
 |

|
Enviada: 22-04-2009 10:58 am |
|
|
eu defini racismo e preconceito...
preconceito vem de pré conceito, ou seja, é a mesma coisa... _________________ justified by love, justified by blood
|
|
|
 |

|
|
|
 |

|
Enviada: 22-04-2009 11:09 am |
|
|
mas nem todo preconceito é racial...  _________________ justified by love, justified by blood
|
|
|
 |

|
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

Registrado: Oct 24, 2003 Idade: 27 Mensagens: 1164 Localização: Itapevi-SP
|
Enviada: 24-04-2009 3:36 pm |
|
|
| Arauerj escreveu: |
Enfim, independente do termo utilizado, é vergonhoso que isso ocorra no Brasil, o país mais "misturado" do mundo! |
Preciso concordar! E aliás, esse por muito tempo foi o argumento de quem queria negar a existência de preconceito no Brasil, seja racial, social ou religioso (que é praticado principalmente pelos evangélicos): o Brasil por ser a miscelânia que é está livre do preconceito! Isso é de um cinismo sem tamanho... |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 24-04-2009 5:07 pm |
|
|
| Arauerj escreveu: | | Livita escreveu: | | Arauerj escreveu: | | Eu considero racismo, pois a pessoa está sendo discriminada pela falta de algum cargo... |
Não entendi. Pelo o que eu sei, racismo tem a ver com raça, e não com posição social ou hierárquica. Saindo um pouco do escopo Brasil, na Alemanha Nazista existia o racismo contra os judeus, só por eles serem judeus. |
O que eu disse chama-se Etnocentrismo, no qual as pessoas hierarquizam, diferenciando os melhores (os que possuem cargos) dos piores (os que NÃO possuem cargos)...
É uma linha muito tênue com o racismo e que deve ser considerada! |
Eu tinha esquecido desse tópico, rs.
Então, ainda assim, vejo racismo diferente de classe hierárquica. O preconceito entre classes é mais abrangente, se uma sociedade apresenta várias raças, por exemplo o Brasil. Mas pessoas da mesma classe podem ser racistas contra outras. |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 26 Mensagens: 9324 Localização: Brasília
|
Enviada: 28-07-2009 3:07 pm |
|
|
Ficaram sabendo do último episódio em que o MP de SP está entrando com representação com o Danilo Gentili quanto a um tweet?
O último texto do seu blog reflete muito do que penso quanto ao racismo, vale a pena a leitura...
http://danilogentili.zip.net/ |
|
|
 |
SwItChFoOt.81 Internado!

Registrado: Jan 10, 2009 Mensagens: 1019 Localização: Itajaí, SC
|
Enviada: 29-07-2009 9:33 am |
|
|
| rap escreveu: | Ficaram sabendo do último episódio em que o MP de SP está entrando com representação com o Danilo Gentili quanto a um tweet?
O último texto do seu blog reflete muito do que penso quanto ao racismo, vale a pena a leitura...
Também gostei do texto, e concordo com algumas idéias tratadas nele. Porém como vivemos num mundo pontilhado de conflitos motivados por questões étnicas e religiosas, acho que em certos assuntos temos mesmo que ser politicamente corretos e até mesmo chatos. |
|
|
 |
Bunyan Em Coma!

Registrado: Apr 28, 2009 Idade: 28 Mensagens: 1515 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: 29-07-2009 10:20 am |
|
|
| rap escreveu: | Ficaram sabendo do último episódio em que o MP de SP está entrando com representação com o Danilo Gentili quanto a um tweet?
Alguns humoristas stand up, negros, fazem comédia de sí mesmos. Isso é válido, é humor. Agora é muito fácil criticar um negro por usar uma camisa 100% Negro. Coloque-se no lugar dele, pra ver qual é. Entenda porque ele usa esta camisa. Só quem é negro, ou afrodescendente é que sabe.
Quanto às cotas, eu acho muito justo. E ainda é pouco. Isso não é dar esmolas, nem acentuar a suposta inferioridade da raça negra. É levar o negro à igualdade racial. Os negros foram escravizados, e após a demagógica Lei Áurea, foram marginalizados e empurrados à periferia. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 29-07-2009 1:13 pm |
|
|
| SwItChFoOt.81 escreveu: | | rap escreveu: | Ficaram sabendo do último episódio em que o MP de SP está entrando com representação com o Danilo Gentili quanto a um tweet?
Também gostei do texto, e concordo com algumas idéias tratadas nele. Porém como vivemos num mundo pontilhado de conflitos motivados por questões étnicas e religiosas, acho que em certos assuntos temos mesmo que ser politicamente corretos e até mesmo chatos. |
também acho. não discordo do que ele escreveu. nem do que você pensa, rap, como já demosntrou algumas vezes aqui.
acontece que não é apenas questão de termos ou palavras, mas o significado cultural que isso carrega. é fácil dizer que 'somos uma caixa de lápis coloridos', quando a pessoa não sofreu, provavelmente, nenhum tipo de preconceito por sua cor.
(to devendo um texto pra esse tópico. nem me lembrava. rs. depois vou procurar.) _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in