| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Quando Começa a Vida? E não é só a polêmica do aborto que depende desta resposta. A discussão do uso de células de embriões humanos em pesquisas científicas também precisa dessa definição. |
| A primeira delas é que a vida começa na fertilização do óvulo pelo espermatozóide. Essa é a tese defendida pela Igreja Católica. |
|
52% |
[ 9 ] |
| A segunda teoria é que o indivíduo surge na terceira semana de gestação, quando o embrião não pode mais se dividir. |
|
23% |
[ 4 ] |
| A terceira teoria é que a vida humana começa com o surgimento do cérebro, a partir da oitava semana. |
|
17% |
[ 3 ] |
| E a quarta teoria é de que a vida começa a partir da 24ª semana de gestação, quando os pulmões estão formados e o feto tem condições se sobreviver fora da barriga da mãe. |
|
5% |
[ 1 ] |
|
| Total de Votos : 17 |
|
| Autor |
Mensagem |
elitejp Vício ao Extremo!

Registrado: May 04, 2006 Idade: 30 Mensagens: 977 Localização: Reserva do Iguaçu, PR
|
Enviada: 23-04-2007 11:44 am |
|
|
Quando Começa a Vida?
No momento em que o espermatozóide fecunda o óvulo? Ou será que ela começa mais tarde? Responder a essa questão é fundamental para você decidir se é a favor ou contra o aborto.
Esta semana, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou que é a favor de um amplo debate nacional sobre o aborto. O Congresso vai examinar sete projetos sobre o assunto.
E não é só a polêmica do aborto que depende desta resposta. A discussão do uso de células de embriões humanos em pesquisas científicas também precisa dessa definição.
Na próxima sexta-feira, em Brasília, uma audiência no Superior Tribunal Federal vai debater a Lei de Biossegurança, que regula essas pesquisas no país.
Há muita polêmica em relação ao momento exato em que a vida humana começa. Mas é possível dizer que há quatro linhas de pensamento principais.
A primeira delas é que a vida começa na fertilização do óvulo pelo espermatozóide. Essa é a tese defendida pela Igreja Católica.
“A vida é humana desde o momento da fecundação”, afirma frei Antônio Moser, doutor em bioética, da CNBB.
A segunda teoria é que o indivíduo surge na terceira semana de gestação, quando o embrião não pode mais se dividir.
“Esse novo conjunto genético começa a assumir o controle da célula nova”, explica José Roberto Goldim, do Laboratório de Bioética da UFRGS
A terceira teoria é que a vida humana começa com o surgimento do cérebro, a partir da oitava semana.
“O que se tem que procurar é uma definição legal. A definição de morte é uma definição legal. O coração continua batendo, o cérebro parou de funcionar e a pessoa é declarada morta”, defende Stevens Rehen, presidente da Associação Brasileiar de Neurociência.
Ou seja, se a morte é definida pelo fim da atividade cerebral, a vida seria definida pelo início dessa atividade.
“Porque tem um organismo constituído, eu tenho a capacidade desse organismo sentir dor ou prazer. E isso é relevante no momento de fazer um aborto, porque quando já tem um cérebro formado ou em formação, evidentemente, esmagar esse cérebro é relevante”, diz Fermin Roland Schramm, da Sociedade de Bioética, do Rio de Janeiro.
E a quarta teoria é de que a vida começa a partir da 24ª semana de gestação, quando os pulmões estão formados e o feto tem condições se sobreviver fora da barriga da mãe.
“Quanto mais tempo passar nessa relação mãe e feto, revogar essa relação se torna mais difícil”, garante Fermin.
“Quando uma sociedade começa a discutir essa questão, o mais importante é tentar ver o que representa realmente um conjunto de valores dessa população, para que ela aceite isso não como imposição legal, mas como um reflexo da vontade e da crença de que aquilo é o melhor para ela, naquele momento histórico, naquele contexto”, analisa José Roberto Goldim.
Fonte:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1517321-4005-665344-0-15042007,00.html _________________ "Em tribo que não tem morubixaba todo mundo é piaga." (ELITEJP)
|
|
|
 |
|
|
 |
webmaster WEBMASTER

|
Enviada: 23-04-2007 12:15 pm |
|
|
Não só defendida pela Igreja católica mas com a maioria dos Cristãos do planeta, incluíndo evangélicos.
Salmos 139: 13 - 16
13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles
Quem crê que a Palavra de Deus é perfeita, não pode ter outro argumento. |
|
|
 |
luciana Fidel Castro

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5118 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 23-04-2007 7:54 pm |
|
|
de acordo com o grisson do CSI começa quando o espermatozoide passa a produzir 9eu ahco que é isso) sangue. ele afirmou baseado em um versiculo do velho testamento, acho que levitico....vou procurar esse episodio é da sexta temporada. _________________  |
|
|
 |

Registrado: May 04, 2006 Idade: 30 Mensagens: 977 Localização: Reserva do Iguaçu, PR
|
Enviada: 24-04-2007 2:58 pm |
|
|
Para mim a atividade cerebral é o que pesa mais na decisão. _________________ "Em tribo que não tem morubixaba todo mundo é piaga." (ELITEJP)
|
|
|
 |
rafaeldias Moderador .Gospel

Registrado: May 09, 2003 Idade: 29 Mensagens: 3012 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 25-04-2007 5:03 pm |
|
|
Só se discute quando a vida começa pra saber até que ponto se pode brincar com material genético sem ser acusado de assassinato pelos religiosos. Todas as opções da enquete se encaixam (dependendo da dose de boa vontade) no versículo citado pelo Webmaster. "Informe" ali significa algo incompleto, ainda em formação. Eu sou à favor da teoria do embrião indivisível. Antes disso, na minha visão, não se caracteriza um indivíduo em formação. Mas a questão para nós, cristãos, seria quando o ser informe ganha uma alma, coisa difícil de dizer com precisão. _________________ "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião" - Anton Tchekhov
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 26 Mensagens: 9324 Localização: Brasília
|
Enviada: 25-04-2007 6:17 pm |
|
|
Na visão de vocês o que é a vida? |
|
|
 |
webmaster WEBMASTER

|
Enviada: 25-04-2007 9:46 pm |
|
|
| rap escreveu: | | Na visão de vocês o que é a vida? |
Vou responder com uma música... não Cristã...
Para mim, apenas para mim eh uma das letras (e o sambinha manda bem também, não dá para ficar triste com essa música) mais bonitas de uma música da língua Portuguesa:
Eu fico
Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah meu Deus eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
Cantar e cantar e cantar
E a vida
E a vida o que é diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão, ê ô
Mas e a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento
Ela é alegria ou lamento
O que é, o que é, meu irmão
Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo
É uma gota é um tempo que nem dá um segundo
Há quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida e viver
Ela diz que melhor é morrer pois amada não é
E o verbo é sofrer
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der ou puder ou quiser
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico
Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita
Cantar e cantar e cantar
Cantar e cantar e cantar
Cantar e cantar e cantar
Cantar e cantar e cantar
É bonita, é bonita e é bonita |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 26-04-2007 5:00 pm |
|
|
Sem sombra de dúvida uma boa e bonita letra, mas a perguntei foi mal formulada, o que define um ser vivo para vocês? |
|
|
 |
suzana_rebeca Moderador .Gospel

Registrado: Apr 05, 2005 Idade: 25 Mensagens: 3251 Localização: Tangamandápio
|
Enviada: 26-04-2007 6:53 pm |
|
|
Bão...Antigamente, eu pensava assim, o espematozoide fecundou o óvulo, é vida! Que é a opinião dos meus pais...
Hoje em dia eu mudei muito de opinião...Eu ainda n sei ao certo mas também acho que a partir do cérebro é que a gente tem algo mais concreto, antes disso, fica à cargo de cada um!
Agora quando a vida começa....hummm...Se fosse pela música (maraviosa) do Web, viver só quando você tem noção das coisas... um recém-nascido n tem noção de nada, mas tah vivo...Se, por outro lado, viver é respirar, o que dizer dos que tão em estado vegetativo? Só sei que n pensei direito sobre isso e não sei...rsrsrs _________________ Point the finger, slow to understand
Arrogance and ignorance go hand in hand.
Garotas (In)comuns. |
|
|
 |
webmaster WEBMASTER

|
Enviada: 26-04-2007 7:10 pm |
|
|
| rap escreveu: | | Sem sombra de dúvida uma boa e bonita letra, mas a perguntei foi mal formulada, o que define um ser vivo para vocês? |
um ser vivo? ou um ser humano? pois o esperma e o óvulos até sozinhos estão vivos. |
|
|
 |
luciana Fidel Castro

|
Enviada: 26-04-2007 9:36 pm |
|
|
"Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida." Levitico 17:11
lembro que ouvi esta explicação em CSI, quando foi citado uma discussão sobre quando começa a vida e entao o aborto ser considerado um crime ou não. O Grisson deu esta resposta a Catherine quando ela comentou a discussão com uma médica. Achei bem interessante pq ao citar isso ele afirmou tbm que o sangue é em uma gestação começa a ser gerado no terceiro mes, o que poderia explicar pq os abortos so sao feitos ate esse tempo determinado.....achei bem interessante e condiz com o fato de muitas mortes decorrerem de hemorragia. _________________  |
|
|
 |
webmaster WEBMASTER

|
|
|
 |
luciana Fidel Castro

|
Enviada: 26-04-2007 10:10 pm |
|
|
|
|
|
 |

|
Enviada: 26-04-2007 11:28 pm |
|
|
Esta questão de quando começa a vida é muito importante para o problema do aborto, que envolve os casos de pessoas excepcionais, os chamados PC (paralisia cerebral).
Eu tenho contato com pessoas assim, faço estágio na APAE e conheço de perto essa realidade.
O meu chefe é espírita, e a opinião dele é a mesma da Igreja Católica, de que a vida se origina no ato da fecundação do óvulo, e portanto, o aborto é um erro, um atentado contra a vida, um assassinato. Embora ele mesmo reconheça que se tivesse um filho ou ele mesmo estivesse numa situação adversa, a sua opinião poderia mudar.
Ele disse que um PC tem capacidade de desenvolver o cérebro, estudar e aprender, embora o corpo continue sem funcionalidade, ou sem uma vida normal.
Também comentou que todos os testes feitos com células a partir de embriões humanos, resultaram em células cancerígenas, o que invalidaria o uso. (Será que essa informação é verdadeira?)
Apesar desses fatos relevantes, eu mantenho a opinião de que a vida começa com a atividade cerebral; como bem escreveu Descartes: "Cogito, ergo sun", que é "Penso, logo existo". Para mim, sem atividade cerebral não há vida, e acho preferível impedir uma vida ainda sem consciência de si mesmo, do que permitir que tenha vida e consciência, mas nunca possa viver de fato. _________________ "Em tribo que não tem morubixaba todo mundo é piaga." (ELITEJP)
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 27-04-2007 8:51 am |
|
|
| webmaster escreveu: | | rap escreveu: | | Sem sombra de dúvida uma boa e bonita letra, mas a perguntei foi mal formulada, o que define um ser vivo para vocês? |
um ser vivo? ou um ser humano? pois o esperma e o óvulos até sozinhos estão vivos. |
É essa diferenciação que acho importante trazer...
A formação de um ser humano é diferente da formação de um ser vivo pois nem todo ser vivo é humano...
Se ocorre com a manifestação do pensamento como definir isso? |
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 19-06-2007 7:37 pm |
|
|
Acho que dá para acrescentar mais um aspecto a essa questão.Outro dia ao ler esse artigo de D.Eugenio Sales lembrei desse tópico.
Paternidade responsável
A Históra nos ensina que há uma realção entre decadência da instituição familiar, de direito natural e divino, e o declínio de um povo. [...] A propaganda anticoncepcional favorece a "cultura de morte" como solução para a sobrevivência da Humanidade.Nos primeiros anos ndeste séculos um grupo de idealistas difundia a porposta de proteger o mundo mediante redução de sub-raças representadas por negros,pobres e outros.Este ideário foi aplicado por Hitler e ainda hoje é defendido sob títulos diversos.Basta ver as manifestações na imprensa.Assim, pensam-se ver livres de mendigos, criaturas de rua,simplesmente impedindo o nascimentos sem modificar as estruturas sociais mais responsáveis por esse males.O "controle populacional" deu lugar a um outro títulos menos agressivos, mas com mesmo objetivo: "reduzir a qualquer preço a família".[...] o bom senso nos leva a recusar uma atuação cntra a vida e ao mesmo tempo, nos conduz à paternidade responsável, por métodos naturais.Não se diga que são ineficazes! sobre um deles, o de Billings cito dois depoimentos.[..] o outro vem da dra Zhan de wein, presidente da sociedade de planejamento familiar da China.Na experiência realizada em Shangai e em outras cidades. aplicou o métodod billings e a 688 casais, obteve 98,6% de eficácia.Não se tarta de métodos católicos,mas de bom senso e respeitos às leis da natureza. [..] |
|
|
 |
luciana Fidel Castro

|
Enviada: 19-06-2007 9:28 pm |
|
|
| Hana escreveu: | Acho que dá para acrescentar mais um aspecto a essa questão.Outro dia ao ler esse artigo de D.Eugenio Sales lembrei desse tópico.
Paternidade responsável
A Históra nos ensina que há uma realção entre decadência da instituição familiar, de direito natural e divino, e o declínio de um povo. [...] A propaganda anticoncepcional favorece a "cultura de morte" como solução para a sobrevivência da Humanidade.Nos primeiros anos ndeste séculos um grupo de idealistas difundia a porposta de proteger o mundo mediante redução de sub-raças representadas por negros,pobres e outros.Este ideário foi aplicado por Hitler e ainda hoje é defendido sob títulos diversos.Basta ver as manifestações na imprensa.Assim, pensam-se ver livres de mendigos, criaturas de rua,simplesmente impedindo o nascimentos sem modificar as estruturas sociais mais responsáveis por esse males.O "controle populacional" deu lugar a um outro títulos menos agressivos, mas com mesmo objetivo: "reduzir a qualquer preço a família".[...] o bom senso nos leva a recusar uma atuação cntra a vida e ao mesmo tempo, nos conduz à paternidade responsável, por métodos naturais.Não se diga que são ineficazes! sobre um deles, o de Billings cito dois depoimentos.[..] o outro vem da dra Zhan de wein, presidente da sociedade de planejamento familiar da China.Na experiência realizada em Shangai e em outras cidades. aplicou o métodod billings e a 688 casais, obteve 98,6% de eficácia.Não se tarta de métodos católicos,mas de bom senso e respeitos às leis da natureza. [..] |
concordo com isso ai nao. na china o controle de natalidade é feito por questões diversas, desde nao ter espaço a nao ter comida suficiente e a lei proibe mais de um filho por casal ate msm sobre animais domesticos.
Não acho que controle de natalidade seja ruim, pelo contrario, é uma forma de bom senso, ja que nem todos tem condição financeira pra sutentar um filho, imagina cinco._________________  |
|
|
 |
MauMau Sub-Membro da Cúpula

Registrado: Apr 16, 2004 Idade: 97 Mensagens: 10147 Localização: Jurassic Dot Park
|
Enviada: 19-06-2007 9:40 pm |
|
|
.
é difícil falar "quando", mas pra mim desde o dia q eu fizemos o primeiro ultrasom (minha esposa está entrando no 4º mês de gravidez) e vimos uma bolinha se mexendo já era vida.....Depois parecia um girino, depois um E.T...agora já tá parecendo um bebzinho mesmo, inclusive já está chupando o dedo...pra mim já é o MEU bebê...já é vida! Pode não ter pulmões, rins, pode não ter unhas, pode não ter um monte de coisa q eu tenho, mas já é vida!
Se for pra votar, eu voto na opção que diz que a vida começa a partir do momento que o embrião não pode mais se dividir.....mas pergunta pra uma mãe ou pra uma grávida oq ela acha! Acho que ela vai dizer q é a partir da fecundação...
abs  _________________  |
|
|
 |

|
Enviada: 19-06-2007 9:49 pm |
|
|
É... e se aquela pequena vida tiver de alguma forma consciência de que está sendo impedida de viver, só porque seria "imperfeita", como ficaria a consciência de quem tirasse o embrião? E se aquele embrião fosse um de nós? E se fosse eu? Essas são questões que estão me fazendo pensar... e pra dizer a verdade já começo a questionar o meu posicionamento inicial. É claro que queremos ter filhos totalmente saudáveis, mas será que temos o direito de impedir uma vida de vir à existência só porque julgamos ela incapaz?
Pode ser que a ciência não tenha o direito de decidir mesmo sobre uma vida, e que realmente a vida comece no ato da fecundação.
Que se use o raciocínio para evitar uma fecundação indesejada. Mas, no caso de estupro, eu ainda acho que a mulher tem o direito de decidir, e nesse caso a vida possa ser impedida para evitar que o trauma seja ainda mais destrutivo e a vítima possa se recuperar, se é que existe recuperação para isso. _________________ "Em tribo que não tem morubixaba todo mundo é piaga." (ELITEJP)
Editado pela última vez por elitejp em 20-06-2007 3:32 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 20-06-2007 12:10 pm |
|
|
então... eu votei nessa de que é quando o embrião não pode mais se dividir, mas eu realmente fico na dúvida, por causa da do cérebro e tal.
agora, eu acho que se não for pra analisar questões como aborto e experiências com células tronco, essa pergunta torna-se inútil. sim, pq é como o maumau disse, pergunta pra uma mãe o que ela acha?
é um pouco difícil pra mim definir o que penso, pq sou a favor do aborto em alguns casos (como estupro, feto deformado, essas coisas), sendo que a igreja não é a favor em nanhum. tb concordo com as experiências com células, desde que sejam feitas com ética e com o intuito de salvar vidas... e nesses casos, é difícil você falar se tá matando uma vida ou salvando outra, certo? não vou pesar os valores não. mas acho que a igreja gosta de ser muito moralista em uns casos, quando em outros passam por cima de todos os conceitos cristãos.  _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in