Música popular de massa (dos anos 1950 para frente).
40%
[ 2 ]
Total de Votos : 5
Autor
Mensagem
Sorokbano Sarado
Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
Enviada: 26-10-2009 9:47 am
Qual é o melhor período musical?
* Se você tivesse que eleger o melhor carro do século XX, você elegeria um carro ultramoderno construído até o ano 2000 ou elegeria o Fusca, da Volkswagen, certamente o maior êxito automobilístico da história? Isso até que me provem que o Ford T, o primeiro veículo construído em série, tenha tido mais êxito... Mas o que isto tem a ver com música? Confiram nas linhas seguintes aonde quero chegar.
* Este tópico abrange todos os tipos de música da história da humanidade, inclusive a chamada música pop, seja ela secular ou gospel (a "música cristã contemporânea"). Portanto, minha intenção é transformá-los não somente em críticos musicais, mas também em historiadores. Sem mais delongas, respondam à enquete, comentem sua opção por meio de suas mensagens e participem deste debate que tem tudo para virar uma tese acadêmica!
_________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
Enviada: 27-10-2009 7:13 am
Música judaica x barroco
joao escreveu:
Com certeza a antiguidade (biblico)... apesar de Davi não ter gravado nenhum cd..
* O melhor músico do período bíblico não foi exatamente Davi, mas Asafe. Davi foi o melhor salmista, mas o fato dele ter escolhido Asafe para comandar toda a parte musical em seu reino deve indicar que, além de salmista, o sujeito também era o melhor músico de sua época: "E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do SENHOR; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao SENHOR Deus de Israel. Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos; também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus. Então naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos, louvassem ao SENHOR; Louvai ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos" (I Crônicas 16:4-8 ).
* Embora não exista mais (pelo menos não que eu saiba) nenhum registro ou notação da música executada por Asafe e outros músicos israelitas imediatamente posteriores, acho que o vídeo abaixo tem muito da herança daquele período:
* Votei no período barroco porque foi nele que surgiu Johann Sebastian Bach, o maior gênio da música de todos os tempos. Também são desse período Johann Pachelbel, Giuseppe Vivaldi e George Friedrich Händel.
_________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Enviada: 27-10-2009 11:40 am
Pelo que eu sei, sim
Bunyan escreveu:
Bach é cristão?
* Parece que ele era luterano, embora tenha composto obras para a Igreja Católica. Se ele era maçom como alguns dizem, não sei. Dificilmente um não cristão comporia maravilhas como "Jesus, alegria dos homens"!
Música medieval (detalhe para o trecho duma partitura da época, mostrado a partir de 1:25 min, que tinha somente quatro linhas e três espaços e quadrados pretos no lugar das notas )
Modernismo (por colocar o ritmo acima da melodia e da harmonia, certamente "A sagração da primavera" influenciou muito a música das gerações seguintes)
Enviada: 01-12-2009 7:40 am
Música de cinema
* Escolhi os vídeos acima para que vocês comparassem cada período musical da maneira mais correta, que é por meio da audição. É lógico que cada período tem suas subdivisões e particularidades. Por exemplo, apesar de Richard Wagner e Johannes Brahms serem do romantismo, existe uma diferença gritante entre o estilo de cada um deles; aliás, pelo que estudei até agora a respeito de Wagner e Brahms, os dois eram até inimigos pessoais.
* O surgimento da música popular de massa, provocado pela expansão da indústria fonográfica e pelo nascimento da televisão, obviamente não acabou com a música erudita moderna. Ela se desenvolveu muito numa área bem interessante: a do cinema. Começando por Leonard Bernstein e passando por nomes bem conhecidos nossos como John Williams ("Superman", "Guerra nas Estrelas") e Danny Elfman ("Batman", "Homens de Preto"), a música de cinema se tornou um ramo à parte na música erudita e que nem por isso tem deixado de freqüentar os teatros e outras casas de espetáculos.
* Recentemente descobri que a música de abertura do primeiro vídeo a respeito dos Gideões Missionários da Última Hora faz parte da trilha sonora do filme "Conan - O Bárbaro". A música se chama "Anvil of Crom" e foi composta pelo falecido Basil Poledouris. Abaixo vocês podem ver o vídeo dos GMUH que contém a música, a mesma em sua versão gravada e ao vivo, regida pelo próprio Basil Poledouris.
Enviada: 01-12-2009 12:02 pm
História da música
* Aqueles que quiserem estudar mais a fundo este assunto para opinarem a respeito do melhor período da história da música, poderão acessar http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_M%C3%BAsica , que também possui muitos atalhos para os subtemas inter-relacionados.
Enviada: 02-12-2009 12:10 pm
Alguns casos particulares
* Isto já é quase um blog, só eu publico mensagens... Mas vamos lá.
* Existem algumas músicas que têm aparecido ao longo da história que parecem não encaixar-se em nenhuma categoria, aparecem fora de sua época ou misturam períodos diferentes. Ei-las:
Ludwig van Beethoven, embora seja do período clássico, marcou uma transição entre o classicismo e o romantismo. A saga do "herói" (Napoleão?) pode ser acompanhada em cada uma de suas nove sinfonias. Aqui temos o primeiro movimento da "Pastoral", a Sexta Sinfonia em Fá Maior, que também tem influências do barroco.
Gustav Mahler, que uns colocam no "romantismo tardio" e outros não conseguem encaixá-lo em nenhum período, tamanho o seu pioneirismo musical, causou comoção na sociedade de sua época com seus trejeitos, sua irreverência e principalmente com obras como a Sinfonia nº 1, denominada "Titã". Um dos movimentos mais sinistros dessa sinfonia é o terceiro, que descreve a marcha fúnebre dos animais que levam um caçador morto pela floresta.
Achille-Claude Debussy foi outro vanguardista. Esse francês destoou de outros músicos de sua época por resgatar o rococó em pleno período modernista, sendo o principal nome do impressionismo musical. Uma de suas principais obras é "Clair de Lune".
Illuminandi é o nome duma banda gospel polonesa que só cheguei a conhecer por meio do usuário Marceloerica, atualmente fora do Dotgospel. Ela mistura gothic metal com música regional polaca. Parece que um de seus cânticos mais conhecidos é "Hymn of all creation", que aqui aparece com legendas em seu idioma nativo.
Enviada: 02-12-2009 1:10 pm
Chato?
MauMau escreveu:
ah Soróca, mó papinho chato hehehehe....
* Não me diga que você não gostou do vídeo do Illuminandi?
Enviada: 02-12-2009 1:30 pm
O motivo deste tópico
MauMau escreveu:
Relamente, o assunto não é chato! É chatérrimo!
Meus Deus cara....você gasta mó tempão fazendo pesquisas e mais pesquisas pra uma coisa q está na cara q ninguém aki dá muita importância....
você o vídeo do Dj Chuckie - Bass kick in Miami? hehehehehehehehe
* Como criaram um tópico sobre a melhor década da música popular de massa a partir de 1950, achei melhor criar um sobre a música duma maneira geral desde a Antigüidade até nossos dias. Afinal, muitos músicos, sejam eles profissionais ou amadores, fazem parte desta comunidade.
* Ah, o brinquedo assassino não faz meu tipo. No máximo eu ouviria um Pregador Luo da vida, e olhe lá.
Enviada: 16-12-2009 8:10 am
Mais do barroco
* Esta eu ouvi hoje e concordei com quem publicou o vídeo na comunidade " ♪♫ ♪ Música Clássica ♪♫ ♪" do Orkut: é muito linda! Trata-se do primeiro movimento do Concerto para Dois Violinos em Ré Menor (BWV 1043), de Johann Sebastian Bach.
Pra você medir a popularidade do seu tópico, veja quantas pessoas postaram nesta página falando do assunto proposto (tirando eu, pq eu critico tudo, você sabe disso né hehehe)
Mas blz....vou comentar na boa então....o melhor período é o Mezozóico!
Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36
Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36
Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36