Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Qual é o melhor período musical da história?
Antigüidade (inclusive o período bíblico).
20%
 20%  [ 1 ]
Música medieval (inclusive o canto gregoriano).
0%
 0%  [ 0 ]
Renascentismo.
0%
 0%  [ 0 ]
Barroco.
20%
 20%  [ 1 ]
Classicismo.
0%
 0%  [ 0 ]
Romantismo (inclusive o de Mahler).
0%
 0%  [ 0 ]
Modernismo (inclusive o jazz).
20%
 20%  [ 1 ]
Música popular de massa (dos anos 1950 para frente).
40%
 40%  [ 2 ]
Total de Votos : 5

Autor Mensagem
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 26-10-2009 9:47 am Responder com Citação

Qual é o melhor período musical?

* Se você tivesse que eleger o melhor carro do século XX, você elegeria um carro ultramoderno construído até o ano 2000 ou elegeria o Fusca, da Volkswagen, certamente o maior êxito automobilístico da história? Isso até que me provem que o Ford T, o primeiro veículo construído em série, tenha tido mais êxito... Mas o que isto tem a ver com música? Confiram nas linhas seguintes aonde quero chegar.
* Este tópico abrange todos os tipos de música da história da humanidade, inclusive a chamada música pop, seja ela secular ou gospel (a "música cristã contemporânea"). Portanto, minha intenção é transformá-los não somente em críticos musicais, mas também em historiadores. Sem mais delongas, respondam à enquete, comentem sua opção por meio de suas mensagens e participem deste debate que tem tudo para virar uma tese acadêmica!

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
joao
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-10-2009 10:53 am Responder com Citação

Com certeza a antiguidade (biblico)... apesar de Davi não ter gravado nenhum cd..
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 27-10-2009 7:13 am Responder com Citação

Música judaica x barroco

joao escreveu:
Com certeza a antiguidade (biblico)... apesar de Davi não ter gravado nenhum cd..

* O melhor músico do período bíblico não foi exatamente Davi, mas Asafe. Davi foi o melhor salmista, mas o fato dele ter escolhido Asafe para comandar toda a parte musical em seu reino deve indicar que, além de salmista, o sujeito também era o melhor músico de sua época: "E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do SENHOR; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao SENHOR Deus de Israel. Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos; também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus. Então naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos, louvassem ao SENHOR; Louvai ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos" (I Crônicas 16:4-8 ).
* Embora não exista mais (pelo menos não que eu saiba) nenhum registro ou notação da música executada por Asafe e outros músicos israelitas imediatamente posteriores, acho que o vídeo abaixo tem muito da herança daquele período:

Download Vídeo

* Votei no período barroco porque foi nele que surgiu Johann Sebastian Bach, o maior gênio da música de todos os tempos. Também são desse período Johann Pachelbel, Giuseppe Vivaldi e George Friedrich Händel.

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
SwItChFoOt.81
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 27-10-2009 7:56 am Responder com Citação

Pra quem quiser ouvir uma banda que mistura metal com música hebraica/oriental, eu recomendo a banda israelense Orphaned Land. Smile
Bunyan
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 27-10-2009 7:56 am Responder com Citação

Bach é cristão?
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 27-10-2009 11:40 am Responder com Citação

Pelo que eu sei, sim

Bunyan escreveu:
Bach é cristão?

* Parece que ele era luterano, embora tenha composto obras para a Igreja Católica. Se ele era maçom como alguns dizem, não sei. Dificilmente um não cristão comporia maravilhas como "Jesus, alegria dos homens"!

Download Vídeo

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 27-10-2009 12:41 pm Responder com Citação

Bach era usado pelo diabo.

Foi a ICAR quem disse.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 28-10-2009 7:19 am Responder com Citação

Pioneirismo

rap escreveu:
Bach era usado pelo diabo.

Foi a ICAR quem disse.

* É porque a música dele era diferente de tudo o que já se tinha ouvido. Basta ouvirmos a Tocata e Fuga em Ré Menor:

Download Vídeo

Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 30-11-2009 11:54 am Responder com Citação

Para conhecerem melhor as opções da enquete

Arrow Antigüidade (vídeo já mostrado)

Download Vídeo

Arrow Música medieval (detalhe para o trecho duma partitura da época, mostrado a partir de 1:25 min, que tinha somente quatro linhas e três espaços e quadrados pretos no lugar das notas Shocked )

Download Vídeo

Arrow Renascentismo

Download Vídeo

Arrow Barroco

Download Vídeo

Arrow Classicismo

Download Vídeo

Arrow Romantismo

Download Vídeo

Arrow Modernismo (por colocar o ritmo acima da melodia e da harmonia, certamente "A sagração da primavera" influenciou muito a música das gerações seguintes)

Download Vídeo

Arrow Música popular de massa (pensaram que eu colocaria uma música secular? Laughing )

Download Vídeo

marcelomg
Vício
Vício

MensagemEnviada: 30-11-2009 2:41 pm Responder com Citação

na minha humilde opinião é a atual, e sempre vai ser assim, pelo fato de ser aquilo que estamos vivendo. Não que as outras sejão ruins.

MauMau
Sub-Membro da Cúpula
Sub-Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 30-11-2009 4:27 pm Responder com Citação

Parece música de desenho animado!

o melhor período é esse aki ó

Download Vídeo

hehehehe

Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 01-12-2009 7:40 am Responder com Citação

Música de cinema

* Escolhi os vídeos acima para que vocês comparassem cada período musical da maneira mais correta, que é por meio da audição. É lógico que cada período tem suas subdivisões e particularidades. Por exemplo, apesar de Richard Wagner e Johannes Brahms serem do romantismo, existe uma diferença gritante entre o estilo de cada um deles; aliás, pelo que estudei até agora a respeito de Wagner e Brahms, os dois eram até inimigos pessoais.
* O surgimento da música popular de massa, provocado pela expansão da indústria fonográfica e pelo nascimento da televisão, obviamente não acabou com a música erudita moderna. Ela se desenvolveu muito numa área bem interessante: a do cinema. Começando por Leonard Bernstein e passando por nomes bem conhecidos nossos como John Williams ("Superman", "Guerra nas Estrelas") e Danny Elfman ("Batman", "Homens de Preto"), a música de cinema se tornou um ramo à parte na música erudita e que nem por isso tem deixado de freqüentar os teatros e outras casas de espetáculos.
* Recentemente descobri que a música de abertura do primeiro vídeo a respeito dos Gideões Missionários da Última Hora faz parte da trilha sonora do filme "Conan - O Bárbaro". A música se chama "Anvil of Crom" e foi composta pelo falecido Basil Poledouris. Abaixo vocês podem ver o vídeo dos GMUH que contém a música, a mesma em sua versão gravada e ao vivo, regida pelo próprio Basil Poledouris.

Download Vídeo

Download Vídeo

Download Vídeo

Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 01-12-2009 12:02 pm Responder com Citação

História da música

* Aqueles que quiserem estudar mais a fundo este assunto para opinarem a respeito do melhor período da história da música, poderão acessar http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_M%C3%BAsica , que também possui muitos atalhos para os subtemas inter-relacionados.

Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 02-12-2009 12:10 pm Responder com Citação

Alguns casos particulares

* Isto já é quase um blog, só eu publico mensagens... Sad Mas vamos lá.
* Existem algumas músicas que têm aparecido ao longo da história que parecem não encaixar-se em nenhuma categoria, aparecem fora de sua época ou misturam períodos diferentes. Ei-las:

Arrow Ludwig van Beethoven, embora seja do período clássico, marcou uma transição entre o classicismo e o romantismo. A saga do "herói" (Napoleão?) pode ser acompanhada em cada uma de suas nove sinfonias. Aqui temos o primeiro movimento da "Pastoral", a Sexta Sinfonia em Fá Maior, que também tem influências do barroco.

Download Vídeo

Arrow Gustav Mahler, que uns colocam no "romantismo tardio" e outros não conseguem encaixá-lo em nenhum período, tamanho o seu pioneirismo musical, causou comoção na sociedade de sua época com seus trejeitos, sua irreverência e principalmente com obras como a Sinfonia nº 1, denominada "Titã". Um dos movimentos mais sinistros dessa sinfonia é o terceiro, que descreve a marcha fúnebre dos animais que levam um caçador morto pela floresta.

Download Vídeo

Arrow Achille-Claude Debussy foi outro vanguardista. Esse francês destoou de outros músicos de sua época por resgatar o rococó em pleno período modernista, sendo o principal nome do impressionismo musical. Uma de suas principais obras é "Clair de Lune".

Download Vídeo

Arrow Illuminandi é o nome duma banda gospel polonesa Shocked que só cheguei a conhecer por meio do usuário Marceloerica, atualmente fora do Dotgospel. Ela mistura gothic metal com música regional polaca. Parece que um de seus cânticos mais conhecidos é "Hymn of all creation", que aqui aparece com legendas em seu idioma nativo.

Download Vídeo

MauMau
Sub-Membro da Cúpula
Sub-Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 02-12-2009 1:03 pm Responder com Citação

ah Soróca, mó papinho chato hehehehe....

Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 02-12-2009 1:10 pm Responder com Citação

Chato?

MauMau escreveu:
ah Soróca, mó papinho chato hehehehe....

* Não me diga que você não gostou do vídeo do Illuminandi? Laughing

MauMau
Sub-Membro da Cúpula
Sub-Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 02-12-2009 1:21 pm Responder com Citação

Relamente, o assunto não é chato! É chatérrimo!

Meus Deus cara....você gasta mó tempão fazendo pesquisas e mais pesquisas pra uma coisa q está na cara q ninguém aki dá muita importância....

você o vídeo do Dj Chuckie - Bass kick in Miami? hehehehehehehehe

Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 02-12-2009 1:30 pm Responder com Citação

O motivo deste tópico

MauMau escreveu:
Relamente, o assunto não é chato! É chatérrimo!

Meus Deus cara....você gasta mó tempão fazendo pesquisas e mais pesquisas pra uma coisa q está na cara q ninguém aki dá muita importância....

você o vídeo do Dj Chuckie - Bass kick in Miami? hehehehehehehehe

* Como criaram um tópico sobre a melhor década da música popular de massa a partir de 1950, achei melhor criar um sobre a música duma maneira geral desde a Antigüidade até nossos dias. Afinal, muitos músicos, sejam eles profissionais ou amadores, fazem parte desta comunidade.
* Ah, o brinquedo assassino não faz meu tipo. No máximo eu ouviria um Pregador Luo da vida, e olhe lá.

Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 16-12-2009 8:10 am Responder com Citação

Mais do barroco

* Esta eu ouvi hoje e concordei com quem publicou o vídeo na comunidade " ♪♫ ♪ Música Clássica ♪♫ ♪" do Orkut: é muito linda! Very Happy Trata-se do primeiro movimento do Concerto para Dois Violinos em Ré Menor (BWV 1043), de Johann Sebastian Bach.

Download Vídeo

MauMau
Sub-Membro da Cúpula
Sub-Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 16-12-2009 2:01 pm Responder com Citação

Pra você medir a popularidade do seu tópico, veja quantas pessoas postaram nesta página falando do assunto proposto (tirando eu, pq eu critico tudo, você sabe disso né hehehe)

Mas blz....vou comentar na boa então....o melhor período é o Mezozóico!

abs

Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Meu Dot

Fatal error: Class 'SimplePie' not found in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/left-column.php on line 292