| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Pregações Monotonas ou Pessoas com Problemas? |
| as pregações estão monotonas e longas demais. |
|
35% |
[ 12 ] |
| o problema está na pessoa e sua vida com Deus. |
|
50% |
[ 17 ] |
| na minha igreja as pregações são sempre vibrantes. |
|
14% |
[ 5 ] |
|
| Total de Votos : 34 |
|
| Autor |
Mensagem |
robsonc Membro da Cúpula

Registrado: Mar 11, 2004 Mensagens: 748 Localização: Centenário do Sul/PR
|
Enviada: 08-11-2005 2:53 pm |
|
|
Estes dias na minha igreja, a pastora começou a pregar às 20h15, e se estendeu até as 21h40 quando começou a fazer o apelo.
Não havia nenhum mover diferente que empolgasse as pessoas, a palavra por várias vezes ficou dando volta, sem um rumo certo.
As pessoas começam a ficar inquietas e agitadas. Onde está o problema?
As pregações estão são longas e monotonas ou o problema está naquele que está sentando no banco que não está legal com Deus? _________________ R O B S O N
|
|
|
 |
|
|
 |
leone WEBMASTER

|
Enviada: 08-11-2005 3:08 pm |
|
|
Na minha opinião eh a junção das duas coisas... As pessoas chegam ao culto precisando de uma palavra abençoada... de um conforto pra alma... de algo que o "levante"... e o que acaba vendo eh um show pirotécnico com Pastores que falam centenas de palavras por minuto, que começam falando de arroz e mudam o assunto para abóbora sem nenhum constrangimento... pastores que delongam 30 minutos ou mais para "pedirem" oferta e dizem de boca aberta: "Crente não dah 1 real! Dê a sua maior nota... ou você não tem fé que Deus vai te retribuir? Além de cantar a música 'dê e Deus te devolverá' na hora da oferta"
Cara... se eu fosse citar tudo o que jah passei nos meus 7 anos (muito pouco realmente) de igreja... daria páginas e páginas sobre as cituações jocosas e ao mesmo tempo tristes que presenciei e fui obrigado a aguentar... ateh um dia em que não consegui mais... não estava bem comigo mesmo e deixei aquela igreja... do qual não me arrependo nenhum segundo.... _________________  |
|
|
 |
Livinha Moderador .Gospel

|
Enviada: 08-11-2005 3:18 pm |
|
|
| robsonc escreveu: | | As pregações estão são longas e monotonas ou o problema está naquele que está sentando no banco que não está legal com Deus? |
Acho que depende...
Ás vezes já ouvi um pastor que falava muito e não falava nada. Pô, quem consegue ouvir uma pregação assim? Mas tem vezes que algum pastor prega por horas e a pregação é maravilhosa! Dá vontade de ficar lá até mais tarde.
Mas acho que também acontece da pessoa estar meio longe, e achar a pregação monótona... _________________ why so serious?
|
|
|
 |
marceloerica Visitante
|
Enviada: 13-11-2005 11:03 am |
|
|
Na minha denominação os pastores pensam que pregação boa é aquela agitada, com pulos e "Amém ou não amém".
Não gosto de ouvir só o que eu quero, mas Deus tem que ser o que fala através do pregador.
Mas vemos que para se atingir uma resposta do público eles se veem obrigados a darem as voltas e aí acabam comprometendo o conteúdo.
Eu, pelo menos, sou muito crítico quanto ao que eu escuto, para não "engolir" qualquer coisa só porque o pastor contou uma piada, ou deu um "glória" bem alto ou pula no púpito. |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 13-11-2005 5:10 pm |
|
|
| robsonc escreveu: | Estes dias na minha igreja, a pastora começou a pregar às 20h15, e se estendeu até as 21h40 quando começou a fazer o apelo.
Não havia nenhum mover diferente que empolgasse as pessoas, a palavra por várias vezes ficou dando volta, sem um rumo certo.
As pessoas começam a ficar inquietas e agitadas. Onde está o problema?
As pregações estão são longas e monotonas ou o problema está naquele que está sentando no banco que não está legal com Deus? |
O problema mesmo está nas pregações monotonas e previsíveis porque se essas pregações fossem como deveriam ser, dificilmente ( salvo algumas exceções) haveria gente no banco que não está legal com Deus...
A Palavra de Deus é viva e eficaz.Nao tem como ficar de saco cheio quando é Deus quem está falando aos nossos coraçoes. A Palavra pura e simples nao esta sendo pregada como deveria e é por isso que eu e um monte gente está tão insatisfeita.Estão enfeitando e inventando demais pro meu gosto.Eu estou cansada: são sempre as mesmices,os clichês,os berros, as intimidaçoes,as pregaçoes padronizadas que so falam das mesmas coisas: vida sentimental, material etc.Puxa,eu to desanimada..._________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
Toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade. E. H. Chapin
 |
|
|
 |
Tati85 Intermediário

|
Enviada: 13-11-2005 6:27 pm |
|
|
O problema pode estar em ambos os lados.
Se o pregador não preparar sua mensagem e não buscar a direção de Deus(que é sem dúvida o principal) ele com certeza não fará uma pregação abençoada...
E o ouvinte tem que buscar e abrir o seu coração para a palavra que está sendo pregada para ser abençoado...
Quando esses dois pontos não estão em "sintonia", aí é problema  _________________ "O que o homem plantar, isso também ceifará."
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 13-11-2005 10:51 pm |
|
|
eu acho que são as duas coisas... se tem uma coisa que eu detesto é ir numa igreja e o pastor não parar de falar. Qdo a mensagem é boa tudo bem, mas geralmente quando demora muito é um discurso vazio... mas também tem vezes q a gente não vai com o coração aberto pra receber a mensagem, já fui muitas vezes na igreja só por ir, tipo, pra cumprir uma obrigação e não pra receber a palavra de Deus, aí meia hora já parece uma eternidade... o ideal é estar sempre aberto pra ouvir e procurar uma igreja em q o pastor fale com conteúdo, pq daí o tempo não vai nem importar.... |
|
|
 |
Sorocabano Membro da Cúpula

![]()
Registrado: Nov 14, 2003 Mensagens: 1961 Localização: Sorocaba, S.P., Brasil
|
Enviada: 29-11-2005 8:14 am |
|
|
Renunciando ao próprio "eu"
* Ainda não li todas mensagens postadas anteriormente porque tenho muito o que fazer na manhã de hoje, mas pensei em fazer uma introdução agora para contribuir com esta discussão. Depois do almoço lerei as demais mensagens.
* Sou da seguinte opinião: muitas vezes deixamos de renunciar a nosso "eu" e queremos que o pregador fale somente aquilo que queremos ouvir. Quando o portador da Palavra é inspirado pelo Espírito Santo e profere exortações das quais realmente precisamos, às vezes verdadeiros chacoalhões, ficamos emburrados e impacientes. Temos a impressão de que o sermão não acaba nunca. Porém, quando nos dispomos a ouvir a voz de Deus por meio da pregação de um servo consagrado dEle, a mensagem fica até com um gosto de "quero mais" quando acaba.
* É claro que às vezes o problema está no pregador. Em alguns casos, este não tem dons suficientes de homilética ou oratória e acaba causando sono na congregação (eu durmo mesmo quando o sermão está bom...  ). Noutros casos, o pregador só fala besteira, dando vazão a heresias e doutrinas humanas, isso quando o sujeito não dá uma de animador de auditório, palhaço de circo, guru de auto-ajuda...  Porém, seja qual for o caso, nosso dever é fazer como os bereanos: "Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos 17:11).
* Enfim, devemos estar dispostos a receber as Escrituras da maneira como Deus quer que a recebamos, e não segundo nossos caprichos pessoais. "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra" (II Timóteo 3:16-17); "Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tiago 4:2-3). Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser.  _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8108 Localização: Brasília
|
Enviada: 29-11-2005 8:21 am |
|
|
Creio que deveríamos ir para a igreja com o objetivo principal de ouvir a voz de Deus, ouvir a sua Palavra, não necessariamente através da oratória, mas principalmente através dela, pq é passada em miúdos, por explicações e pode ser analisado.
Me arrisco a dizer que o grande descontentamento por pregações hoje em dia são as repetições nas músicas de adoração, que fazem com que as pessoas criem chavões e fiquem emocionadas, ao invés de procurar mais e mais palavras para adorar a Deus. |
|
|
 |
Guardian Membro da Cúpula

|
Enviada: 29-11-2005 10:20 am |
|
|
Na verdade penso nas duas coisas. Alguém aí em cima disse que quando é Deus quem está falando a gente não se cansa de ouvir. Eu discordo um pouco disso daí. Não é que a gente se cansa de ouvir a voz de Deus, mas quando Ele fala aquilo que não queremos ouvir muitas vezes ficamos assim, impacientes, a pregação não termina nunca, está chato monótono, cansativa.... Não estou eximindo a culpa dos pregadores, que na grande maioria das vezes não busca na palavra um alimento para a igreja, ficando sempre presos àquele versículo "Abre a boca e eu a encherei" - aliás, totalmente fora do contexto.
Eu me lembro do antigo testamento quando Esdras (ou Neemias - não me lembro bem) leu o livro da lei perante a congregação de Israel. O Livro de Neemias relata que foi da alva até ao meio dia, e estavam todos em pé, na praça, sem banquinhos ou cadeiras, de cabeça erguida ouvindo a leitura do livro da lei. Quem já leu os livros Deuteronomio, Leviticos e Números sabe q em determinados momentos a leitura é cansativa.
Será que as pregações que temos tido tem sido mais Monótonas do que essas passagens bíblicas??? Será que estamos com o sol a pino nas nossas cabeças???? será que ficamos por volta de 10 horas em pé ouvindo o pregador???? Ou será que nos acostumamos com o evangelho fácil, em que o culto tem duas horas de canticos (que muitas vezes nem são louvores) e 20 minutos de palavra, sendo que quando passa disso já ficamos meio enjoados, e principalmente quando o pregador é meio iletrado e só dá berros e pulos em cima do pulpito, a gente lá embaixo já começa a sair da unção, e quando acontece o pior do disso tudo: Deus fala da boca do profeta aquilo que não queremos ouvir. Pronto. Nosso mundo acabou. O culto foi um desastre. Entrei de um jeito e sai pior. Queria ser renovado, mas saí exortado.
Por isso é bom de vez em quando ler o antigo testamento, assim a gente vê que a Graça é muito mais abrangente do que imaginamos, e o simples fato de ter a liberdade de fazer nossa própria liturgia de culto é melhor que ficar ouvindo Esdras e Neemias (ou o pastor da nossa igreja) LENDO um sermão - ESSE SIM, MUUUUUUUUUIIIITO MONÓTONO durante 8-10 horas.  _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |

|
Enviada: 29-11-2005 10:24 am |
|
|
Acabei de conferir. Quem leu o livro da Lei foi o Profeta Esdras
Se quiserem ler está em Neemias Capítulo 08  _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 29-11-2005 11:53 am |
|
|
Tendo a concordar contigo Guardian, infelizmente gostamos muito de reclamar...
Mas creio que deveríamos estar dando sim mais ouvidos a Palavra de Deus assim como fez o povo de Israel na época de Esdras e Neemias.
A galera se preocupa mais em "estar na unção" entre outras coisas.
Esdras era escriba, não? |
|
|
 |

|
Enviada: 29-11-2005 12:09 pm |
|
|
| rap escreveu: | Tendo a concordar contigo Guardian, infelizmente gostamos muito de reclamar...
Mas creio que deveríamos estar dando sim mais ouvidos a Palavra de Deus assim como fez o povo de Israel na época de Esdras e Neemias.
A galera se preocupa mais em "estar na unção" entre outras coisas.
Esdras era escriba, não? |
eu pensei q ele fosse um profeta.... agora to todo confuso... hehehe
bom, pelo menos ele sabia ler... hehehe _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 29-11-2005 12:39 pm |
|
|
A tal da "ministração"
| rap escreveu: | Creio que deveríamos ir para a igreja com o objetivo principal de ouvir a voz de Deus, ouvir a sua Palavra, não necessariamente através da oratória, mas principalmente através dela, pq é passada em miúdos, por explicações e pode ser analisado.
Me arrisco a dizer que o grande descontentamento por pregações hoje em dia são as repetições nas músicas de adoração, que fazem com que as pessoas criem chavões e fiquem emocionadas, ao invés de procurar mais e mais palavras para adorar a Deus. |
* Você tocou em um ponto importante. Trata-se da tal "ministração" nos momentos de cânticos comunitários. Em algumas denominações, são instantes mais demorados que a própria proclamação da Palavra, a qual deveria ser o clímax do culto. Às vezes intermináveis, durando meia hora, uma hora ou até mais, os momentos de cânticos comunitários se tornam cultos à parte, nos quais os cantores fazem seus próprios sermões. Quando as intervenções dos dirigentes excedem a ordem e a decência estabelecidos pela própria Bíblia Sagrada, elas podem variar de verdadeiros "mantras" (conhecidos por "espontâneos") até a histeria absoluta, chegando a incomodar a vizinhança do templo. Quanto ao conteúdo, muitas vezes ele carece de conteúdo bíblico, chegando às raias do triunfalismo, da Teologia da Prosperidade, da transformação de Deus em nosso empregado ou mesmo no endeusamento dos "super-crentes" ("Nós determinamos que toda potestade caia por terra AGOOOOOOOOORA!!!!"), entre outras distorções doutrinárias.
* Outra coisa: a "unção" (na verdade, nossa predisposição em colocar-nos aos pés de Cristo durante o culto) somente acontece quando estamos em comunhão com Deus ou quando permitimos que o Espírito Santo abra nossos corações e nossas mentes para recebermos a Palavra. Concordo que às vezes o próprio pregador quebra esse processo de retenção da mensagem divina; porém, quando isso acontece, devemos continuar em comunhão com o Senhor procurando na Bíblia subsídios contra os exageros do pregador e interpretações corretas da prédica transmitida no momento. "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (II Timóteo 2:15).
* Quanto ao que ocorreu na reinauguração (agora forcei ) de Jerusalém, creio que o povo daquela época tinha uma formação cultural muito diferente que a nossa. Aquela multidão sabia que precisava conhecer a fundo a Lei divina para que Jerusalém não fosse destruída novamente; logo, eles fizeram questão de manter-se atentos o tempo todo, sem cochilarem, ouvindo pacientemente (paciência que nós, brasileiros, infelizmente não temos) a leitura feita pelo sacerdote Esdras.
* Finalmente, quero insistir na necessidade que temos de deixarmos nossos próprios interesses - nosso eu - de lado para que a voz de Deus penetre fundo em nossos corações. "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, NEGUE-SE a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me" (Mateus 16:24). Que Deus o abençoe e até mais, se Deus quiser.  _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 29-11-2005 2:12 pm |
|
|
| Sorocabano escreveu: | A tal da "ministração"
| rap escreveu: | Creio que deveríamos ir para a igreja com o objetivo principal de ouvir a voz de Deus, ouvir a sua Palavra, não necessariamente através da oratória, mas principalmente através dela, pq é passada em miúdos, por explicações e pode ser analisado.
* Você tocou em um ponto importante. Trata-se da tal "ministração" nos momentos de cânticos comunitários. Em algumas denominações, são instantes mais demorados que a própria proclamação da Palavra, a qual deveria ser o clímax do culto. Às vezes intermináveis, durando meia hora, uma hora ou até mais, os momentos de cânticos comunitários se tornam cultos à parte, nos quais os cantores fazem seus próprios sermões. Quando as intervenções dos dirigentes excedem a ordem e a decência estabelecidos pela própria Bíblia Sagrada, elas podem variar de verdadeiros "mantras" (conhecidos por "espontâneos") até a histeria absoluta, chegando a incomodar a vizinhança do templo. Quanto ao conteúdo, muitas vezes ele carece de conteúdo bíblico, chegando às raias do triunfalismo, da Teologia da Prosperidade, da transformação de Deus em nosso empregado ou mesmo no endeusamento dos "super-crentes" ("Nós determinamos que toda potestade caia por terra AGOOOOOOOOORA!!!!"), entre outras distorções doutrinárias.
* Outra coisa: a "unção" (na verdade, nossa predisposição em colocar-nos aos pés de Cristo durante o culto) somente acontece quando estamos em comunhão com Deus ou quando permitimos que o Espírito Santo abra nossos corações e nossas mentes para recebermos a Palavra. Concordo que às vezes o próprio pregador quebra esse processo de retenção da mensagem divina; porém, quando isso acontece, devemos continuar em comunhão com o Senhor procurando na Bíblia subsídios contra os exageros do pregador e interpretações corretas da prédica transmitida no momento. "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (II Timóteo 2:15).
* Quanto ao que ocorreu na reinauguração (agora forcei ) de Jerusalém, creio que o povo daquela época tinha uma formação cultural muito diferente que a nossa. Aquela multidão sabia que precisava conhecer a fundo a Lei divina para que Jerusalém não fosse destruída novamente; logo, eles fizeram questão de manter-se atentos o tempo todo, sem cochilarem, ouvindo pacientemente (paciência que nós, brasileiros, infelizmente não temos) a leitura feita pelo sacerdote Esdras.
* Finalmente, quero insistir na necessidade que temos de deixarmos nossos próprios interesses - nosso eu - de lado para que a voz de Deus penetre fundo em nossos corações. "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, NEGUE-SE a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me" (Mateus 16:24). Que Deus o abençoe e até mais, se Deus quiser.  |
Bem esclarecido o que disseste, infelizmente vemos hoje muitas pessoas que se deixam levar por doutrinas de pessoas que não tem a mínima base bíblica para confirmar suas próprias doutrinas, entre eles Benny Hinn, Terranova, Mike Shea, e muitos outros...
Mas que Deus nos dê força e que estejamos sempre firmados na Palavra dEle... |
|
|
 |
andynho Membro da Cúpula

Registrado: Feb 12, 2004 Mensagens: 5176 Localização: na frente do PC
|
Enviada: 29-11-2005 2:28 pm |
|
|
na boa, Deus é Deus e não precisa de mais que 30 minutos de palavra passar o seu recado "palavra" para a igreja, o problema é que as vezes nossos ministros não estão plenamente "com Deus" e preparados para assumir o papel de porta voz da palavra, porque são homens, sujeitos as falhas, assim ficam longos periodos fazendo rodeios.... e em determinads ocasiões somos nós "ovelhas" que não estamos totalmente ligados na "parada" e então a "palavra" se torna pesada e cansativa....
Jesus não usava palavras muito longas, sempre usava parabolas curtas... e quando via que o povo já se cansava, dava uma "multiplicadinha" de pães ou fazia um "milagresinho" para acordar o povo e tava tudo certo ... hehe !!  firmeza ?? |
|
|
 |
Faby Justificado

Registrado: Jan 30, 2004 Mensagens: 3979 Localização: Brasília/DF
|
Enviada: 29-11-2005 2:36 pm |
|
|
Creio q seja uma falha d ambos os lados.
Como muitos já disseram, existem pregadores q falam, falam e não falam nada.
Assim, como poderá o melhor pregador estar cheio do E.S. e os ouvintes, não sentirem nada, por não estarem na presença d Deus.
Acho q cada 1 sabe onde o sapato aperta, e reavaliar nossa vida espiritual. Rever conceitos e valores, encontrar o erro e sobressair. |
|
|
 |
jkss Em Terapia

Registrado: Nov 01, 2003 Idade: 23 Mensagens: 2704 Localização: belo horizonte minas gerais
|
Enviada: 29-11-2005 3:15 pm |
|
|
Muitas vezes não há preparação de quem está pregando, a pessoa nao busca...e acaba falando algo muito provavel sem a manifestação de Deus. outros usam apenas tecnicas, e trabalham apenas no nosso psicologico (ofertas, orações fortes, apelo e etc.). E por fim nós muitas vezes vamos a igreja por ir ou estamos com a kbça cheia e vamos pensando q vai ser apenas mais um culto. |
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 29-11-2005 4:03 pm |
|
|
A falta de reverência
* Mais uma coisa: um dos piores defeitos que a maioria dos brasileiros possui é a aversão ao silêncio. Parece que, se não houver um pouquinho de barulho, nada está bom. Como disse o Rev. Odayr Olivetti em seu livro "Dente de ouro ou a Cidade de Ouro?", parece que para essa gente "O silêncio é a morte".
* Antigamente (felizmente, alguns pregadores atuais ainda mantêm esta prática), quando havia algum zum-zum-zum ou outra movimentação desnecessária na congregação, aqueles que estavam nos púlpitos interrompiam seus sermões e voltavam a falar somente quando todos estivessem novamente atentos à mensagem. Hoje é gente indo ao banheiro o tempo todo, brincando com o telefone celular (quando o mesmo não toca durante o culto), fofocando, trocando bilhetinhos com alguém, conversando sobre assuntos alheios ao sermão e até namorando... Ou seja, muitos estão com seus corpos no templo mas com suas mentes beeeeeeem longe... Isso sem falar naqueles que vão ao recinto sagrado como quem vai a um clube ou a uma balada. Como diz o Bóris Casoy: "ISSO É UMA VERGONHA".
* Ouçamos mais a voz de Deus: "Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra" (Habacuque 2:20); "Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com REVERÊNCIA e temor" (Hebreus 12:28 ). _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 30-11-2005 8:18 am |
|
|
| andynho escreveu: | na boa, Deus é Deus e não precisa de mais que 30 minutos de palavra passar o seu recado "palavra" para a igreja, o problema é que as vezes nossos ministros não estão plenamente "com Deus" e preparados para assumir o papel de porta voz da palavra, porque são homens, sujeitos as falhas, assim ficam longos periodos fazendo rodeios.... e em determinads ocasiões somos nós "ovelhas" que não estamos totalmente ligados na "parada" e então a "palavra" se torna pesada e cansativa....
Jesus não usava palavras muito longas, sempre usava parabolas curtas... e quando via que o povo já se cansava, dava uma "multiplicadinha" de pães ou fazia um "milagresinho" para acordar o povo e tava tudo certo ... hehe !! firmeza ?? |
Observe quando Jesus faz as multiplicações de pães verás que o povo estava ouvindo a bastante tempo os sermões de Jesus...
Se tiver meia hora de palavra o resto do culto seria o q? |
|
|
 |
|