Ponto de encontro Nerdiano

Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 70, 71, 72  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 29-07-2008 11:17 am Responder com Citação

Acho que as mudanças são válidas quando o povo proporciona isso, como palavras que eram ditas ou escritas de um jeito mas o povo insiste em fazer "errado", e há mudança natural. Não sei pq mudaram (pode ter sido causa política), mas vcs lembram qndo ele era escrito como êle? (acho que ninguém lembra, hehe). Ou aquelas palavras escritas com ph com som de f. Se houvesse um motivo melhor acho que as mudanças poderiam ocorrer com o tempo, igual a essas que eu citei, só que as de agora estão sendo impostas sem muita explicação e causam desconforto.

Eita canseira...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 29-07-2008 6:14 pm Responder com Citação

pois é...

e no caso de êle, por exemplo, tb era desnecessário o acento, sendo que o som é o mesmo... e o ph era estrangeirismo, com som de f, bota f. no caso da agora é bem diferente.

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:15 pm Responder com Citação

tenho lido uns artigos e livros do noam chomsky p a monografia... ele tem uma visão política mto lógica e conscisa, e é professor de linguística na ultra renomada MIT..
eu nunca tinha me interessado mto por linguística, mas por causa dele comecei a ler uns textos sobre o assunto na net... e é realmente mto interessante!!! acho q as aulas de grmática e língua portuguesa seriam bem mais interessantes nas escolas (pelo menos as minhas eram sempres mtooo chatas!!!) se os professores explicassem como tudo começou...

na sua facu você estuda isso tb, né sarah?

é impressao minha ou a galera sumiu do fórum?

http://kesscarol.blogspot.com
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:26 pm Responder com Citação

Eu tenho estudado e entendido um pouco de linguística estrutural, por causa da semântica dos dados na Web. Gente, fazer uma máquina inferir que "Maria é casada com João" logo "João é casado com Maria" ou "Maria é mãe de Pedro" logo "Pedro é filho de Maria"é muito complicado. Literalmente uma viagem.

Késsia, eu já ouvi muito de Chomsky. Ele influenciou com grande importância a área da Computação com a Hierarquia de Chomsky, falando de todas as linguagens possíveis, tanto as computáveis e as não computáveis. Eu tava afim de ler uma série de três livros dele os quais falam os podres dos EUA.

Eita canseira...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:34 pm Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
Eu tenho estudado e entendido um pouco de linguística estrutural, por causa da semântica dos dados na Web. Gente, fazer uma máquina inferir que "Maria é casada com João" logo "João é casado com Maria" ou "Maria é mãe de Pedro" logo "Pedro é filho de Maria"é muito complicado. Literalmente uma viagem.

Késsia, eu já ouvi muito de Chomsky. Ele influenciou com grande importância a área da Computação com a Hierarquia de Chomsky, falando de todas as linguagens possíveis, tanto as computáveis e as não computáveis. Eu tava afim de ler uma série de três livros dele os quais falam os podres dos EUA.

Nossa Lívia, o cara é um gênio!!! eu tenho 2 livros dele (11 de setembro; novas e velhas ordens mundiais) e uns textos tirados de revistas de iniciação cientifica.. q alias, deveria estar lendo!
você sabe o nome dessa série?
ele fala sobre os podres dos eua de uma forma mtoooo inteligente!

esse art. da superinteressante sobre ele está superinteressante rs

http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_122813.shtml

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:38 pm Responder com Citação

Lilindinha escreveu:

nossa.. eu n sei como vcs conseguem entender as línguas das máquinas! rs

acho mto fascinante pensar q Deus tenha dado tanta inteligência pro homem...

Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:40 pm Responder com Citação

Sim, é verdade, o cara é um gênio!! E polêmico demais, rs.

Eu não lembro o nome da série, vou perguntar um amigo meu que é fã do cara, aí depois eu lhe digo. O cara influenciou e ainda o faz até hoje a área da computação. O interessante é que a gente pensa que as áreas não tem nada a ver, né? Mas eu acredito muito nesta junção das áreas de pesquisa...

Eita canseira...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:46 pm Responder com Citação

Lilindinha escreveu:

Eu não lembro o nome da série, vou perguntar um amigo meu que é fã do cara, aí depois eu lhe digo. O cara influenciou e ainda o faz até hoje a área da computação. O interessante é que a gente pensa que as áreas não tem nada a ver, né? Mas eu acredito muito nesta junção das áreas de pesquisa...

é! exatamente!!! pq uma área complementa a outra..

no início eu achei estranho q ele era professor de linguistica.. mas acho q a foramação e criação dele ajudam a ver essas questoes politicas sob um pto de vista diferente..

confesso q nunca passou pela minha cabeça relacionar linguistica e computação! hehe

Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:46 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
Lilindinha escreveu:

nossa.. eu n sei como vcs conseguem entender as línguas das máquinas! rs

acho mto fascinante pensar q Deus tenha dado tanta inteligência pro homem...

Cara, isto é o que mais penso quando estou programando ou montando um sistema. Mas há um clichê na informática que todos os sistemas estão passíveis de erro, logo vemos o quanto somos pequenos e que comparado ao cérebro humano, pifff, tamo longe, rs. Eu não acredito que a máquina supere o homem um dia, um sub-conjunto nunca supera o conjunto de origem.

Mas entender as linguagens de máquinas é mais fácil do que as leis Rolling Eyes heheheh

Eita canseira...
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:54 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
Lilindinha escreveu:

é! exatamente!!! pq uma área complementa a outra..

no início eu achei estranho q ele era professor de linguistica.. mas acho q a foramação e criação dele ajudam a ver essas questoes politicas sob um pto de vista diferente..

confesso q nunca passou pela minha cabeça relacionar linguistica e computação! hehe

Pois tem muito a ver... tudo na computação é inspirado em algo de fora, filosofia é a principal. Da linguistica tem a famosa tripla "Sujeito-predicado-objeto", e fazer com que a máquina "entenda" o significado que para nós é tão fácil, rs.

Ahh, achei o nome dos livros lá naquela matéria da Super. Lembrei por causa da editora, rs:

Segredos, Mentiras e Democracia, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 1997
O Que o Tio Sam Realmente Quer, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 1999
A Minoria Próspera e a Multidão Inquieta, Editora da Universidade de Brasília, Brasília, 1997

Meu amigo falou que são mto bons. Vou procurar depois.

Eita canseira...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 29-07-2008 10:58 pm Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
Cara, isto é o que mais penso quando estou programando ou montando um sistema. Mas há um clichê na informática que todos os sistemas estão passíveis de erro, logo vemos o quanto somos pequenos e que comparado ao cérebro humano, pifff, tamo longe, rs. Eu não acredito que a máquina supere o homem um dia, um sub-conjunto nunca supera o conjunto de origem.

Mas entender as linguagens de máquinas é mais fácil do que as leis Rolling Eyes heheheh

ahhh n é n!! rsrs se bem q depende da lei... pq tem umas q n dá p entender nécas! mas é mais por falta de cuidado do legislador, q n sabe do q está falando e escreve qquer coisa, do q por ser complexa mesmo...

outro dia meu prof de Dir. Internacional tava falando sobre as guerras, tecnologia, etc e ele fez um comentario q me deixou curiosa... imagine q a internet foi desenvolvida no período da 2a Guerra, e só veio a ser popular mesmo no final dos anos 90... daí ele disse "imagina o tanto de tecnologia e meios de comunicação zilhões de vezes mais avançados q esses caras n escondem da gente, e q só serão populares daqui uns 20 anos?" heheh ele falou bem assim mesmo...
minha imaginação foi à mil né! rsrs

daí eu fico pensando em Deus... e no monte de gente q tenta colocá-Lo numa caixa de fósforo... tststs....

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 29-07-2008 11:10 pm Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
Pois tem muito a ver... tudo na computação é inspirado em algo de fora, filosofia é a principal. Da linguistica tem a famosa tripla "Sujeito-predicado-objeto", e fazer com que a máquina "entenda" o significado que para nós é tão fácil, rs..

hmm interessante
no q q a filosofia inspira a computação?

sobre as maquinas superarem os homens.. tb acho mta fixão científica.. apesar de às vezes dar medo! hehe

Lilindinha escreveu:

Ahh, achei o nome dos livros lá naquela matéria da Super. Lembrei por causa da editora, rs:

Segredos, Mentiras e Democracia, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 1997
O Que o Tio Sam Realmente Quer, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 1999
A Minoria Próspera e a Multidão Inquieta, Editora da Universidade de Brasília, Brasília, 1997

Meu amigo falou que são mto bons. Vou procurar depois.

ahh brigada =)
alguns dos textos q eu tenho aqui pra ler, q n são dele, citam os 2 primeiros

se você for comprar, dá uma olhada na estantevitual.com.br
lá sempre tem beeem mais barato... comprei os meus 2 em livraria e só depois vi na estante! sorte q os livros sao mto bons, entao nem fiquei com mta raiva hehehe

Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 30-07-2008 12:31 am Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:

ahhh n é n!! rsrs se bem q depende da lei... pq tem umas q n dá p entender nécas! mas é mais por falta de cuidado do legislador, q n sabe do q está falando e escreve qquer coisa, do q por ser complexa mesmo...

outro dia meu prof de Dir. Internacional tava falando sobre as guerras, tecnologia, etc e ele fez um comentario q me deixou curiosa... imagine q a internet foi desenvolvida no período da 2a Guerra, e só veio a ser popular mesmo no final dos anos 90... daí ele disse "imagina o tanto de tecnologia e meios de comunicação zilhões de vezes mais avançados q esses caras n escondem da gente, e q só serão populares daqui uns 20 anos?" heheh ele falou bem assim mesmo...
minha imaginação foi à mil né! rsrs

daí eu fico pensando em Deus... e no monte de gente q tenta colocá-Lo numa caixa de fósforo... tststs....

Isso da Seg Guerra é fato. Eles usavam para comunicação entre bases, para que os Alemães não captassem o sinal. Aí entram os autômatos que abre espaço para a Hierarquia de Chomsky. Eles têm uma tecnologia mais avançada mesmo, mas acredito que as coisas aconteceram mais da década de 70 pra cá. Antes tinha a problemática de não ter recursos disponíveis de alta velocidade. Hoje realmente as coisas são diferentes. Já escutei teorias (parece mais marketing, mas..) que a Intel, a dos processadores, tem tecnologia em seus labs que só vai chegar ao povão mesmo daqui há 10 anos. Imagina o meio militar?

deliriousgirl escreveu:

hmm interessante
no q q a filosofia inspira a computação?

Bom, em bastante coisas. Agora mesmo estou estudando sobre taxonomias, tesauros e ontologias (vieram da filosofia) que tentam dar sentido aos dados e metadados. O próprio conceito de metadado é altamente filosófico, rs. Fora a abstração também. Uma vez entramos numa discussão filosófica na aula sobre programas que vivem em loop. Ninguém pode afirmar que ele um dia vai parar, mas tb não pode que nunca vai. É meio besta né? Mas aí envolvem problemas não resolvidos da matemática e computação.

Tem outros conceitos... a ética também entra em peso nas discussões. O comportamento humano no submundo dos pcs. Há visionários que falam que este submundo um dia vai se incorporar na nossa vida que não vamos saber o que é virtual ou não. Ah, e a própria idéia de virtual é altamente filosófica, rs. Enfim, mtas lacunas em aberto.

Ah, valeu pelo toque. Vou dá uma olhadinha na estante sim, já fui lá algumas vezes.

Eita canseira...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 30-07-2008 5:36 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
tenho lido uns artigos e livros do noam chomsky p a monografia... ele tem uma visão política mto lógica e conscisa, e é professor de linguística na ultra renomada MIT..
eu nunca tinha me interessado mto por linguística, mas por causa dele comecei a ler uns textos sobre o assunto na net... e é realmente mto interessante!!! acho q as aulas de grmática e língua portuguesa seriam bem mais interessantes nas escolas (pelo menos as minhas eram sempres mtooo chatas!!!) se os professores explicassem como tudo começou...

na sua facu você estuda isso tb, né sarah?

é impressao minha ou a galera sumiu do fórum?

não, kessia, eu não estudo isso ñ... linguística é por interesse mesmo, rs. mas não dá tempo de me aprofundar muito. o que eu pretendo, caso não siga a área de antropologia, é estudar sociologia nessa área de linguistica. em antropologia tb dá... mas... aff, eu ñ sei o que vou fazer da vida ainda, rs.

mas é legal isso... costumam falar que matemática está presente em todas as áreas, mas o português me parece estar muito mais! principalmente nessa área mais específica que é linguistica... gramática a gente aprende na escola e depois deixa um pouco de lado, rs. mas as mudanças da língua, as formas utilizadas em locais diferentes, e tudo o mais além disso é algo com que convivemos. impossível ignorar. por isso minha implicância com essas mudanças, pq elas simplesmente não têm sentido. criar um padrão para uma língua mutante, não faz sentido.

tb acho que seria muito mais fácil e divertido ensinar gramática e língua portuguesa mostrando como as coisas funcionam desde o começo. gramática é a parte exata do português e acho que por isso ela é tão detestada por alguns... rs.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 30-07-2008 7:23 pm Responder com Citação

Gramática, to fora!

Aii, só estou pensando na minha dissertação, eles pegam mto pesado na correção gramatical Confused

Eita canseira...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 31-07-2008 12:14 am Responder com Citação

sério, livita?

aquele meu prof. de sociologia (da resenha, lembra?) é super criterioso nisso tb. dá raiva, pq se você erra um nada já é motivo...

ah! por falar nisso, descobri minha nota com ele, foi 7,5. tá bonzinho, né? espero melhorar esse semestre, vai ser ele de novo, dando marx... ui...

tb acho gramática chato!

Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 31-07-2008 11:35 am Responder com Citação

Sério... Eu já vi uma defesa que acabaram com a menina pq tinha vários erros de português. Eu acho importante a pessoa escrever certo, mas detonar o trabalho como fizeram por causa de erros gramaticais e esquecer do que ela tava propondo é exagero... Preciso treinar isso :s

Ahh, a nota tá boa, Sarita! você estudou mto, ele não foi bonzinho, pq ele seria? rs Agora você vai ter que estudar o dobro, já que vai ter o mesmo prof novamente, pq ele vai piorar, escuta o que tou dizendo, hehe.

Eita canseira...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 31-07-2008 4:19 pm Responder com Citação

aff, realmente é um absurdo... é desconsiderar o conteúdo, né... até pq algumas coisas escapam. mesmo que a gente tome cuidado ao escrever... maldade. tem professor que gosta de fazer isso...

aaah, minha nota foi razoável. boa seria 8,5 ou 9. rs... mas fiquei satisfeita, pq com ele foi muito difícil. ele é um ótimo professor, mas é muito chato. eu tenho uma tese sobre ele: ele é economista. economistas têm uma certa implicância com sociólogos, então acho que ele desconta, saca? hahaha... é, ele ñ foi bonzinho, eu mereci. =p
e eu sei que ele vai piorar. até pq ele é especialista em marx. quero nem ver... ô, meo pai!

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 05-08-2008 9:27 am Responder com Citação

No 2º ou 3º ano da facu tinha uma professora q descontava 0.5 por erro de gramática. Aparecia cada bizarrice q era inacreditável.
Acho q errinhos bobos são perdoáveis. Até pq na pressa passa tudo desapercebido. Mas tem coisa que até fazem doer os olhos!!!

Minhas notas tão um desastre.. To tão desanimada =/

Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 05-08-2008 10:32 am Responder com Citação

As minhas notas devem está um desastre também. As professoras não entregam logo, elas só vão dizer quando estiver lá no final pra meu desespero... Neste ponto professores homens são melhores.

Falando nisso eu tinha um prof que falava o seguinte: Trabalhar com mulher é bom, quando ela não é a chefe, hehehe. Ele explicava que mulher é muito mais malvada do que os homens, que levam muito pro pessoal, e muitas são histéricas. Detalhe que ele falava isso e só tinha eu na sala de mulher, o resto concordava e aí começavam as piadinhas. Ah, eu ria pq pensava: mesmo como todos os defeitos ela chegou a chefia, bobões, haha.

Eita canseira...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 70, 71, 72  Próximo
Página 71 de 72

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.