| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 31-08-2007 10:11 pm |
|
|
Este o título de um livro que fala sobre a discussão que que gostaria de propor.Como diz a sinopse do livro " Para muitos cristãos, a fé tem dia e lugar específicos: o domingo e a igreja.." e na minha opinião essa mentalidade é predominante nas igrejas brasileiras.O templo e suas atividades ainda são o termômetro máximo para medir espiritualidade e fé.Apesar de lermos nos evangelho de João que não há lugar específico e sim atitude especifica para se adorar a Deus ( Jo 4:21 ) quantas vezes ouvi que eu deveria ir na igreja para adorar a Deus, para receber de Deus, para sentir a presença de Deus.Já ouvi inclusive que se Jesus voltar e eu não estiver na igreja posso ficar para trás...rs.
A igreja hoje se esforça em fazer nossa espiritualidade girar em torno do templo com dias e horas específicas para adoração e santificação e nada parece mudar essa mentalidade.
Muitas questões podem ser discutidas aqui.Vamos ver se emplaca, por hora deixo uma questão: qual a importância do templo e da estrutura eclesiástica para nós do NT?
"Apesar de a divisão clero-leigo não encontrar base no Novo
Testamento, ela persiste tenazmente."
Frase do livro Os outros seis dias _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
Toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade. E. H. Chapin
 |
|
|
 |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 01-09-2007 2:59 am |
|
|
Nossa..vou ter que dar um "ibope" pra mim mesma ou ( então chamar o supermark pois este tópico está correndo perigo de ser um fracasso heehehe) mas vou fazer isso amanhã..to com sono..  _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
Toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade. E. H. Chapin
 |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8149 Localização: Brasília
|
Enviada: 01-09-2007 1:33 pm |
|
|
Pois bem, eu talvez não tenha entendido muito bem o objetivo do tópico então hehe...
Seria pra falar sobre a igreja não sendo um templo? |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 01-09-2007 3:18 pm |
|
|
tb acho não entendi muito bem, hana...
mas, logo de cara, respondendo sua pergunta: acho que a estrutura eclesiástica, assim como o templo, servem bem mais como organização. não tem a ver (e nem pode ter) com nossa vida espiritual, ou nossa espiritualidade... pq ela deve estar ligada à Deus. ao que cremos e o que buscamos...  e pra buscar a Deus podemos estar em todo o lugar, fazendo o que estivermos fazendo...
não sei se tá dentro do assunto.  |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 01-09-2007 9:02 pm |
|
|
Esse tópico pode ir para vários caminhos, inclusive os que vcs disseram.Eu estou lendo "Quebrando Paradigmas" do Ed René Kivitz ( apesar de ter citado outro eter colocado o título de outro livro que tb se encaixa no tema) e esqueci que você não estão heeheh ( mas provavelmente alguém por aqui deve ter lido) e não ordenei bem as idéias.
Então, o objetivo do topico seria discutir isso exatamente isso: qual a importância do templo e da estrutura eclesiástica para nós do NT? e de que forma isso não nos condiciona a uma espiritualidade que aconteça tb nos outros seis dias, como sugere o título do livro citado.
Apesar de sempre falarmos que estamos debaixo de uma nova aliança, nossa maneira de pensar, de ser e de se organizar como igreja ainda é baseada na estrutura no At no fato de ainda hoje sermos ensinados que a templo é a "casa de Deus", e no fato de haver hierarquia com o pastor sendo tratado como a figura mais dela, etc.
Qual é a relevância desse modelo de igreja hoje já que nós somos casa de Deus e que não precisamos mais de sacerdotes que sacrifiquem por nós por exemplo? dar para pensar em alcançar o mundo com essa visão de trazer o mundo para a igreja, ou seja, de trazer as pessoas para o templo que é a que predomina?
Dá pra seguir muitos caminhos...mesmo se o tópico naufragar eu deixo a remendação para que vcs leiam o Livro do Ed, caso ainda não conheçam.Deveria ser leitura obrigatória nas igrejas rs. _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
 |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 02-09-2007 12:24 am |
|
|
hummm... bien, eu nunca li esse livro, mas se você diz que é bom, até vou procurar, rs.
mas é um assunto bem legal esse...
então, como disse antes, creio que a igreja e toda essa hierarquia, serve hoje como forma de organização. uma organização necessária, sim, mas que não pode ser entendida como suprema. quero dizer, nenhum pastor está acima de Deus.
e se é assim, não é a igreja que nos condiciona a espiritualidade (não totalmente), mas nós mesmos, quando buscamos a Deus através da oração, leitura da Bíblia e tal... coisa que fazemos dentro ou fora da igreja, domingo, ou nos outros seis dias.  |
|
|
 |
moreiraum Em Coma!

|
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 03-09-2007 5:50 pm |
|
|
O assunto não emplacou infelizmente.Sarah e moreiraum eu quero agradecer a participação de vocês.Não que eu não ache que uma discussão com poucas pessoas não seja boa ou válida, mas essa estiagem do fórum está me desanimando.Vou tirar umas férias rs.
Valeu gente  _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
 |
|
|
 |
Guardian Membro da Cúpula

|
Enviada: 03-09-2007 6:36 pm |
|
|
bem, na minha humilde opinião o templo funciona apenas como um local de confraternização com os outros irmãos... Tudo o mais que se faz no templo voce pode fazer em casa (orar, cantar, adorar, estudar a bíblia...) só a comunhão que você precisa estar em contato com outros, por isso o templo!!  _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3680 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 03-09-2007 11:18 pm |
|
|
concordo com o guardian
e n concordo qdo dizem q a estrutura eclesiastica n tem base biblica no NT.
Paulo fala claramente sobre isso.
Obvio q o pr. n está acima de Deus. Mas enquanto ovelhas, queiramos ou n, estamos submetidos a uma hierarquia sim. |
|
|
 |
gustavogpe Intermediário

|
Enviada: 04-09-2007 2:48 am |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | concordo com o guardian
e n concordo qdo dizem q a estrutura eclesiastica n tem base biblica no NT.
Paulo fala claramente sobre isso.
Obvio q o pr. n está acima de Deus. Mas enquanto ovelhas, queiramos ou n, estamos submetidos a uma hierarquia sim. |
Concordo!
E não só da submissão a hierarquia da igreja, mas também de todas instituições a qual fazemos parte (Governo, Polícia, etc) e que tambem estamos submetidos...._________________ oh yeah!
Mais só no MSN: gustavokppp@hotmail.com
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl. 51, 17) |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 04-09-2007 4:24 pm |
|
|
Em virtude de mais manifestações sobre o assunto eu volto à discussão.Bom, eu discordo de vcs rs.Mas gostaria de ver os textos em que Paulo fala claramente sobre a necessidade da estrutura eclesiástica.
Além do livro do Ed rené kivits que falei antes sugiro a leitura desse textos a extremamente interessante, contundente e polêmico que foi postado pelo Leone ha muito tempo num outro tópico.O texto é muito bom, tem muitas informação histórica e faz pensar.
Faz algum tempo que minha concepção sobre a igreja/templo mudou e ao quando eu fiz essas e outras leituras tive mais certeza das coisas novas que passei a entender.Por alguns meses eu participei de cultos que aconteciam na casa da família de um pastor amigo meu de minha familia e a maneira, a liberdade, a simplicidade e mais importante : a comunhão que a gente sente ali, me fazem ter total certeza que templo não serve para quase nada e nao tem nada a ver com culto e comunhão entre cristãos.
Leiam o texto e tirem suas conclusões:
http://www.geocities.com/projetoperiferia6/cp3.htm?20067#_ftn130_________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
 |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 04-09-2007 6:12 pm |
|
|
quando uma pessoa faz parte de uma igreja, sim, ela está "abaixo" do pastor por exemplo. é a hierarquia e se a pessoa tá lá, tem que aceitar, se ñ, que saia.
mas mesmo assim, isso não quer dizer que ela ñ tenha liberdade pra falar ou agir (ao contrário do que muitas igrejas fazem). por exemplo, eu estou debaixo da autoridade de um pastor, mas sei que o que ele tá fazendo é errado, fora do que tá na bíblia, ou mesmo fora do que a igreja defende. vou ter que aceitar por causa da hierarquia?  complicado isso, ñ?
quanto ao texto, hana... eu até cliquei, mas quando vi o tamanho! ahahaha. infelizmente agora não posso ler, mas prometo fazer isso depois. mas pelas partes que li, até que concordo... quando Paulo fala de 'igreja', ele ñ tá falando de templo. e isso é bem claro, principalmente pq ele fala de comunhão entre os irmãos, que se reuníam na casa de alguém.... ñ havia templos. o que comprova, sim, que não dependemos de uma igreja (com letra minúscula, no sentido de edifício... ou templo), para sermos uma Igreja, ou vivermos em comunhão e compartilharmos da palavra de Deus. tb já vi 'igrejas' assim e realmente funciona. e posso dizer que a diferença é enorme, viu. |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 04-09-2007 11:28 pm |
|
|
O tamanho do texto assusta rs, mas vale a pena ler tudo.
Então, Sarah..aí é que está questão..quando a gente faz parte de uma instituição e de uma igreja/templo/instituição inevitavelmente a gente vai se deparar com o problema da hierarquia.E eu digo que isso é um problema porque a hierarquia estabelece uma graduaçao de importância e níveis de poder entre nós e Jesus mesmo disse que entre nós não seria assim.(Lucas 22:24-26) mas é exatamente iso que tem acontecido.
Eu ouso dizer que a maioria dos pastores são verdadeiros imperadores nas igrejas e alegam que posseum autoridade para legislar sobre questões da vida de suas ovelhas que não cabem a eles.Mas para não ficarem "debaixo de maldição" e por pura ignorância eles cedem.
Acho errado que pessoas seja forçadas a saírem da igreja por causa de caprichos e vaidades de pastores.Hoje á assim: se não aceita as regrinhas da igreja e de pastor pode sair.Faz uns dois meses que não voltei mais a igreja que estava visitando por causa disso.O pastor com suas palavras me convidou a sair e nã voltei mais.
Eu não sou anarquista, mas não sou a favor do clero e tijolo e denominações sejam mais importantes que pessoas e os fundamentos do cristianismo. _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
 |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3680 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 05-09-2007 12:18 am |
|
|
pronto.. a sarah resumiu oq eu penso..rs
pode até ser a maioria hana.. mas n são tdos...
nossa.. to mto cansada p me manifestar no momento... rs
e qdo estou cansada tenho a tendencia de ficar irritada...
melhor voltar mais tarde.. rs |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 05-09-2007 12:22 am |
|
|
Mesmo que não sejam todos, a questão a ser discutida é sistema adotado. _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
 |
|
|
 |
harkettt Vício

Registrado: Jan 05, 2005 Mensagens: 537 Localização: Salvador BA
|
Enviada: 05-09-2007 2:16 pm |
|
|
Me desculpem amados, mas na igreja não há hierarquia.
Ouso a dizer que se há hierarquia, então não é igreja. É apenas uma organização religiosa.
Lc 22:24-26 diz:
"E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.
E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.
Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve."
Na igreja da bíblia há funções e entre elas existe a função de liderança (o que não quer dizer que há hierarquia).
Depois mando um texto mais apropriado sobre isso. _________________ "Pregue o Evangelho. Se necessário use palavras."
I João 3:18
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 05-09-2007 7:37 pm |
|
|
sim, é uma forma de organização... mas ñ deixa de ser uma hierarquia. um líder ñ está acima? não no sentido de ser melhor, mas no sentido de ser o guia, sendo que as pessoas devem ter respeito e submissão por ele...
hana, também acho que a maioria das pessoas agem dessa forma. se aproveitam do seu "posto" para mandar e desmandar, colocando somente Deus acima, e olhe lá...
mas tb concordo com a delirious que ñ são todos. por mais que seja difícil achar, não são todos.
o problema na verdade, ñ é o edifício, ou a hierarquia, mas como as pessoas tratam isso. especialmente que está a frente. |
|
|
 |
NandoeSol Assíduo

Registrado: Mar 02, 2005 Idade: 28 Mensagens: 157 Localização: Piatã-Bahia
|
Enviada: 06-09-2007 10:14 am |
|
|
| Sarah escreveu: | sim, é uma forma de organização... mas ñ deixa de ser uma hierarquia. um líder ñ está acima? não no sentido de ser melhor, mas no sentido de ser o guia, sendo que as pessoas devem ter respeito e submissão por ele...
hana, também acho que a maioria das pessoas agem dessa forma. se aproveitam do seu "posto" para mandar e desmandar, colocando somente Deus acima, e olhe lá... :roll:
mas tb concordo com a delirious que ñ são todos. por mais que seja difícil achar, não são todos.
o problema na verdade, ñ é o edifício, ou a hierarquia, mas como as pessoas tratam isso. especialmente que está a frente. |
A questão, na minha opnião, é que na maioria das igrejas (maioria, não todas) os crentes não entendem como funciona a "hierarquia" da sua igreja; com exeção (fiquei meia hora tentando lembrar como que escreve: com 'x', 'ss' ou 'ç', e acho que inda tá errado, rs) de algumas igrejas que a autoridade, o poder de decisão está apenas no pastor, bispo, líder, etc, creio que nas igrejas que vieram de formações mais tradicionais (antigas), o poder de decisão está nas maos dos membros, sempre através de assembléias, convenções, etc.
Na minha igreja mesmo (Presbiteriana) a autoridade (digamos assim) maior não é o pastor, e sim no conselho formado pelos presbíteros; tanto que a igreja pode colocar ou retirar um pastor quando julgar isso correto.
Quer ver um exemplo: li uma carta de duas pessoas que foram líderes na Renascer antigamente, e eles relatam que o casal Hernandes davam sempre a palavra final em todas as decisões, nada poderia ser feito sem o consentimento deles. Percebe-se que o caminho de uma denominação gigante estava direcionado apenas em dois pilares que ruiram, e infelizmente podemos ver isso também em toda a sua estrutura. É muito triste! _________________ "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra". Joel 6.3
|
|
|
 |
QUEST Moderador .Gospel

Registrado: May 02, 2003 Idade: 27 Mensagens: 2012 Localização: Guarulhos/SP - Tão Tão Distante
|
Enviada: 06-09-2007 10:30 am |
|
|
|
|
|
 |
|