| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
JMoraes Novato

|
Enviada: 20-05-2009 10:55 am |
|
|
Sempre me pergunto! O que fazia Deus antes da criação? |
|
|
 |
|
|
 |
rikg12 Membro da Cúpula

Registrado: Oct 08, 2004 Idade: 25 Mensagens: 1696 Localização: Por aí
|
Enviada: 20-05-2009 11:14 am |
|
|
| JMoraes escreveu: | | Sempre me pergunto! O que fazia Deus antes da criação? |
Bem...
em Gênesis 1.1-2...
diz q no principio criou DEUS os ceus e a terra...
a terra era sem forma e vazia e o Espírito de DEUS se movia sobre a face das águas....
entao... antes disso nao há registros...
mas eh algo q tbm sempre desperou minha curiosidade..._________________ http://aqueleolhar.wordpress.com/
"Se Jesus Cristo sendo Deus entregou sua vida por mim, não existe sacrifício que seja tão grande que eu não possa fazer por Ele..." |
|
|
 |
marcelomg Vício

Registrado: Dec 18, 2003 Idade: 28 Mensagens: 339 Localização: Aimorés MG
|
Enviada: 20-05-2009 11:30 am |
|
|
Creio eu que é um dos mistério quem num pode ser respondidos só especulados mesmo!!! _________________ O Senhor é meu programador e solução nenhuma me faltará!!
|
|
|
 |
JMoraes Novato

|
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

Registrado: Oct 24, 2003 Idade: 27 Mensagens: 1164 Localização: Itapevi-SP
|
Enviada: 21-05-2009 12:09 am |
|
|
| JMoraes escreveu: | Talves tenha resposta. Vamos esperar um pouco mais. |
Como assim esperar um pouco mais? Deus vai descer e contar o que Ele fazia?
Falando sério, é uma pergunta que teologos odiariam ter que responder! |
|
|
 |
JMoraes Novato

|
Enviada: 21-05-2009 7:47 am |
|
|
| TiagoT83 escreveu: |
Como assim esperar um pouco mais? Deus vai descer e contar o que Ele fazia?
Falando sério, é uma pergunta que teologos odiariam ter que responder! |
Deus não vai se revelar, pelo menos por enquanto, e é o que eu "acho".
Na verdade, talves a pergunta seria "o que ele poderia fazer ou estar fazendo?"
Quando eu disse para esperar, é que talves aparecesse algum "artista", do jeito que o "cristianismo" esta indo. Pode esperar que vai aparecer resposta. |
|
|
 |
Bunyan Em Coma!

Registrado: Apr 28, 2009 Idade: 28 Mensagens: 1515 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: 21-05-2009 8:48 am |
|
|
"No Princípio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1)
A História começou a ser contada a partir do "Princípio". É até meio complicado de entender... Não dá pra saber o que Deus fazia antes da Criação, porque o "Antes" não existia. |
|
|
 |
JMoraes Novato

|
Enviada: 21-05-2009 9:02 am |
|
|
| Bunyan escreveu: | "No Princípio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1)
A História começou a ser contada a partir do "Princípio". É até meio complicado de entender... Não dá pra saber o que Deus fazia antes da Criação, porque o "Antes" não existia. |
Talves seja porque a percepção de "tempo" "espaço", esteja relacionada a nós "pobres mortais". Santo Agostinho já dizia "Deus nada fazia antes da criação". Portanto, penso que realmente o "antes" nunca existiu, para Deus existirá sempre o "hoje". |
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

|
Enviada: 21-05-2009 9:21 am |
|
|
| JMoraes escreveu: |
Deus não vai se revelar, pelo menos por enquanto, e é o que eu "acho".
Na verdade, talves a pergunta seria "o que ele poderia fazer ou estar fazendo?" | Sinceramente, eu acho que é uma curiosidade enorme da nossa parte, e extremamente desnecessária. Leiam bem, pois me incluo no grupo dos curiosos.
Saber sobre isso não vai mudar nada em nossas vidas, tampouco alterar a magnitude de Deus, portanto, acho que nunca saberemos.
Isso mais ou menos se encaixa na letra da música EU SOU do Oficina G3 (destaque para a parte em negrito):
"...muitos dizem me conhecer, mas me conhecem só de ouvir, outros tentam me explicar, negar tudo o que eu fiz..."
Ainda assim, acho que a discussão pode revelar algumas idéias bem interessantes, mas sei que o risco de surgirem idéias malucas sobre isso, é enorme!
P.S.: Num tópico como esse, em que não há pessoas a atacar, somente uma discussão teórica sobre algo que não está registrado, nosso querido irmão Soroka, não aparece. Engraçado né? |
|
|
 |
vepo Vício ao Extremo!

Registrado: Nov 19, 2004 Idade: 28 Mensagens: 907 Localização: Campinas SP
|
Enviada: 22-05-2009 12:36 am |
|
|
Chegando lá pergunta pra ele. Blz? |
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

|
Enviada: 22-05-2009 10:33 am |
|
|
| vepo escreveu: | | Chegando lá pergunta pra ele. Blz? |
Êh Vepo, sempre conciso!
hauhauhauhauhauhauh
Boa! |
|
|
 |
rafaeldias Moderador .Gospel

Registrado: May 09, 2003 Idade: 29 Mensagens: 3012 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 22-05-2009 11:24 am |
|
|
Não curti o modo como zombaram do questionamento do camarada. Muitos filósofos medievais, por exemplo, se debateram em questões semelhantes. Um deles foi João Escoto Erígena (Irlanda, 810 — Paris, 877), que tinha uma teoria muito interessante: dizia que antes da criação Deus não tinha "consciência" de Si enquanto Deus. Apenas o ato da criação revela a Deus Sua própria natureza criadora, como se Deus se descobrisse Deus no ato de criar, como um pintor que descobre coisas que não sabia sobre si mesmo apreciando o quadro que pintou.
João Escoto acabou excomungado pela igreja como panteísta. Interpretaram seus ensinamentos como uma afirmação de que Deus e a criação eram um única coisa, o que não me parece ter sido a intenção de Erígena. _________________ "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião" - Anton Tchekhov
|
|
|
 |
Bunyan Em Coma!

|
Enviada: 22-05-2009 11:35 am |
|
|
| rafaeldias escreveu: | Não curti o modo como zombaram do questionamento do camarada. Muitos filósofos medievais, por exemplo, se debateram em questões semelhantes. Um deles foi João Escoto Erígena (Irlanda, 810 — Paris, 877), que tinha uma teoria muito interessante: dizia que antes da criação Deus não tinha "consciência" de Si enquanto Deus. Apenas o ato da criação revela a Deus Sua própria natureza criadora, como se Deus se descobrisse Deus no ato de criar, como um pintor que descobre coisas que não sabia sobre si mesmo apreciando o quadro que pintou.
João Escoto acabou excomungado pela igreja como panteísta. Interpretaram seus ensinamentos como uma afirmação de que Deus e a criação eram um única coisa, o que não me parece ter sido a intenção de Erígena. |
Concordo. Acho que a gente podia enriquecer mais o assunto, ao invés ficar tirando onda... |
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

|
Enviada: 22-05-2009 12:13 pm |
|
|
| Bunyan escreveu: | | rafaeldias escreveu: | | Não curti o modo como zombaram do questionamento do camarada. |
Concordo. Acho que a gente podia enriquecer mais o assunto, ao invés ficar tirando onda... |
Isso tá parecendo um concílio...
Ninguém zombou. Pelo menos eu não interpretei assim, por isso endossei o comentário do Vepo.
Ninguém tem uma resposta definitiva, e no meu modo de interterpretar, Vepo apenas disse de forma concisa e humorada que não sabe responder a pergunta filosófica do JMoraes, ok?
Tentem sentir o "clima" de um post antes de afirmar ser uma zombaria. |
|
|
 |
Bunyan Em Coma!

|
Enviada: 22-05-2009 12:38 pm |
|
|
| TiagoT83 escreveu: | | Bunyan escreveu: | | rafaeldias escreveu: | | Não curti o modo como zombaram do questionamento do camarada. |
Isso tá parecendo um concílio...
Ninguém zombou. Pelo menos eu não interpretei assim, por isso endossei o comentário do Vepo.
Ninguém tem uma resposta definitiva, e no meu modo de interterpretar, Vepo apenas disse de forma concisa e humorada que não sabe responder a pergunta filosófica do JMoraes, ok?
Se não tenho opinião, melhor não opinar... |
|
|
 |
vepo Vício ao Extremo!

|
Enviada: 22-05-2009 1:13 pm |
|
|
| TiagoT83 escreveu: | Isso tá parecendo um concílio...
Na verdade eu tenho opnião sim. E é aquilo que falei com ironia. Eu particulamente acho essa discurssão completamente infrutifera.
Primeiro porque pra Deus não existe o tempo, então não tem sentido falar de antes ou depois da criação. O que Deus fazia antes da criação podia ser coisas que ele fazia depois da criação.
Depois, vocês acham que Deus mudou seu "dia-a-dia" por causa da criação? Deus não vive em função da criação, mas a criação vive em função dele (Colossenses fala disso!)
Depois, fora o texto de Colossenses a biblia não dá autoridade nenhuma de falar sobre o momento antes da criação. Sem detalhes biblicos é complamente inutil discutir isso. Vamos rodear, rodear, pra chegar em lugar nenhum sobre nada. E ainda vamos ter brigas inuteis.
Depois, já não conseguimos entender um monte de coisas que tão na biblia, vamos ficar discutindo o que não tá?!?!?!?! Paulo fala em Corintios sobre esses tipos de discursão (se alguém lembrar esses textos, favor ajudem).
E por fim, pra que a pressa! Quando agente chegar lá agente pergunta!
O pra fechar de vez, você acha que esse tipo de discurssão é prioritaria? Minha igreja tá com uma serie muito boa sobre as prioridades do reino. Isso tá bem longe do que a biblia fala.
Acho que isso era um bom papo pras noites frias da galileia acompanhado de um hippie doidão que morou por lá faz uns 2000 anos, mas só um bando de pescador ignorantes puderam desfrutar da discurssão.  |
|
|
 |
Bunyan Em Coma!

|
Enviada: 22-05-2009 2:08 pm |
|
|
| vepo escreveu: |
Primeiro porque pra Deus não existe o tempo, então não tem sentido falar de antes ou depois da criação. O que Deus fazia antes da criação podia ser coisas que ele fazia depois da criação.
Depois, vocês acham que Deus mudou seu "dia-a-dia" por causa da criação? Deus não vive em função da criação, mas a criação vive em função dele (Colossenses fala disso!)
|
Aí cara, tá vendo o quanto a sua opinião foi importante? Você acrescentou algo a um assunto tão escasso. |
|
|
 |
rafaeldias Moderador .Gospel

Registrado: May 09, 2003 Idade: 29 Mensagens: 3012 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 22-05-2009 2:14 pm |
|
|
| vepo escreveu: | Na verdade eu tenho opnião sim. E é aquilo que falei com ironia. Eu particulamente acho essa discurssão completamente infrutifera.
Depois, fora o texto de Colossenses a biblia não dá autoridade nenhuma de falar sobre o momento antes da criação. Sem detalhes biblicos é complamente inutil discutir isso. Vamos rodear, rodear, pra chegar em lugar nenhum sobre nada. E ainda vamos ter brigas inuteis.
Depois, já não conseguimos entender um monte de coisas que tão na biblia, vamos ficar discutindo o que não tá?!?!?!?! Paulo fala em Corintios sobre esses tipos de discursão (se alguém lembrar esses textos, favor ajudem).
E por fim, pra que a pressa! Quando agente chegar lá agente pergunta!
O pra fechar de vez, você acha que esse tipo de discurssão é prioritaria? Minha igreja tá com uma serie muito boa sobre as prioridades do reino. Isso tá bem longe do que a biblia fala.
Acho que isso era um bom papo pras noites frias da galileia acompanhado de um hippie doidão que morou por lá faz uns 2000 anos, mas só um bando de pescador ignorantes puderam desfrutar da discurssão.  |
Se você acha que frases como "Deus está fora do tempo" encerram todas as questões sobre o assunto, ótimo. Mas tem gente que continua se questionando sobre estes e outros assuntos e estamos justamente num fórum de debates. Se fôssemos esperar Deus responder cada um dos assuntos discutidos aqui, não haveria fórum. E se você acha mais interessante discutir as prioridades do Reino conforme estabelecidas pela sua igreja, é simples: crie um tópico sobre isso. _________________ "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião" - Anton Tchekhov
|
|
|
 |
vepo Vício ao Extremo!

|
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

|
Enviada: 22-05-2009 3:09 pm |
|
|
| Bunyan escreveu: |
Se não tenho opinião, melhor não opinar... |
Mas quem disse que eu não tenho opnião, Bunyan?
| TiagoT83 escreveu: | Sinceramente, eu acho que é uma curiosidade enorme da nossa parte, e extremamente desnecessária. Leiam bem, pois me incluo no grupo dos curiosos.
Saber sobre isso não vai mudar nada em nossas vidas, tampouco alterar a magnitude de Deus, portanto, acho que nunca saberemos. |
Isso aí em cima não é opnião? Como diria o SacredCorneta, leia os posts antes de responder. Não enxergue só o último post... |
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in