O problema do sofrimento

Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 24-12-2007 11:14 pm Responder com Citação

aí eu volto a repetir: se Deus interferisse nos nossos atos, seríamos marionetes nas mãos dele.
Qdo ele criou o livre-arbítrio, ele deixou de ter interferência nos atos humanos.
Se ele mesmopudesse intervir, no próprio Éden ele evitaria que comessem da árvore da vida.

Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 25-12-2007 12:22 am Responder com Citação

rap escreveu:
Sarah escreveu:
Ele pode interferir, rap, mas não faz isso... Wink

Humm... e seria justo? Segundo nossos olhos?

Mais uma vez lembro que nada do que falei até o momento é minha opinião, só tô perguntando rs

sei, eu to achando que é sua opinião sim, hahahah... brincadeirinha.

então, segundo nossos olhos talvez ñ seria justo. acho que depende da pessoa nesse caso, rap, e da sua visão sobre o que é justiça.

mas seria justo, sim.

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Logos
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 31-12-2007 4:05 pm Responder com Citação

ehhh mas tem uma questão sempre colocam aí:

Ou Deus não é podersoso o suficiente pra criar uma humanidade que não sofra, ou ele não é amoroso o bastante pra isso.. hehehe

E eu concordo que se Deus interefere, ele vai contra as leis dele.. até leis de causa e consequencia, pois Deus usou, entre outras, essa lógica na criação.

A humanidade cavou seu buraco.. Deus não pode ficar se metendo nas coisas quando ele mesmo criou uma lógica para reger determinadas questões da criação.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 31-12-2007 4:14 pm Responder com Citação

Sarah é justo crianças morrerem por mero não olhar da parte de Deus?

E se ele usa a famosa lei da semeadura pq para a salvação, não?

Creio que essa é uma das grandes questões para se entender o cristianismo em totalidade... (um assunto deveras interessante)

Uma passagem interessante e que querendo ou não termina entrando na questão livre-arbítrio é:

Rom 9:19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
Rom 9:20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 31-12-2007 11:34 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Sarah é justo crianças morrerem por mero não olhar da parte de Deus?

E se ele usa a famosa lei da semeadura pq para a salvação, não?

Creio que essa é uma das grandes questões para se entender o cristianismo em totalidade... (um assunto deveras interessante)

Uma passagem interessante e que querendo ou não termina entrando na questão livre-arbítrio é:

Rom 9:19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
Rom 9:20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

não é justo com a criança, mas é justo com a "humanidade", por assim dizer. eu, sinceramente, acho muita coisa injusta nesse mundo, rs. a morte de uma criança inocente é uma delas. mas questionar se isso é justo ou não, é questionar a Deus, você ñ acha?
pq Ele não faz isso simplesmente por "não olhar". tudo de ruim ou injusto que acontece não é culpa de Deus, é culpa do homem. culpa das atitudes e decisões tomadas por ele.

creio que a passagem que você colocou aí ilustra isso.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
FJunior
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 01-01-2008 12:42 am Responder com Citação

FELIZ 2008
rafaeldias
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 01-01-2008 12:16 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Deus tem prazer em salvar, não?

Deus tem prazer no sentido de satisfação. Tô falando de prazer no sentido mais carnal possível, como degustar um bom pedaço de picanha ou ter um orgasmo.

rap escreveu:
No entanto que ele fica feliz em saber que um filho seu não erra mais naquele ponto é certo. Se considerarmos sadismo como prazer no sofrimento alheio, estou certo de que felicidade existiu, e no conceito estrito, teremos um sadismo sim...

A felicidade neste caso é derivada do resultado final (o filho não erra mais) e não da medida aplicada (o sofrimento). O sádico sente prazer no sofrimento sem que este tenha qualquer finalidade ulterior.

rap escreveu:
Mas se for para nos mostrar que somos dependentes de Deus, o sofrimento é o único dispositivo? A humildade não vem necessariamente através do sofrimento...

Sofrimento soa rude aos nosso ouvidos pós-modernos e policitamente corretos, mas é a forma mais eficiente de botar o ser humano no rumo certo desde que o mundo é mundo. Os heróis bíblicos são os exemplos mais gritantes disso.

rap escreveu:
Animais tem dispositivos de prazer, tanto é que existem pesquisas comprovando o fato de alguns animais terem relações sexuais, somente por prazer e não pra procriar, como o golfinho por exemplo...
E outra vegetais, não tem como se suicidar...

Eu não disse que NENHUM outro animal possui esses dispositivos. Disse que ALGUNS NÃO POSSUEM. Poderíamos estar incluídos entre estes últimos, não poderíamos? Tenho certeza de que a humanidade seria muito mais tranquila sem a luta pelo prazer. Mas porque fomos agraciados com o prazer?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 01-01-2008 7:10 pm Responder com Citação

De forma resumida, para que possa entender o argumento:

Afirmas que o meio (sofrimento) que produz um fim determinado que consequentemente causa felicidade (ou não) é totalmente válido em todos os sentidos? Mesmo que aos nossos olhos - é uma visão humana o sadismo - isso pareça injusto?

O questionamento também faço para a Sarah, só pra eu ter uma idéia mais global do pensamento...

Quanto ao prazer: São bons os questionamentos trazidos e creio que a luz duma interpretação literal podemos dizer que veio através da queda do homem, o que acham?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 01-01-2008 11:29 pm Responder com Citação

rap escreveu:
De forma resumida, para que possa entender o argumento:

Afirmas que o meio (sofrimento) que produz um fim determinado que consequentemente causa felicidade (ou não) é totalmente válido em todos os sentidos? Mesmo que aos nossos olhos - é uma visão humana o sadismo - isso pareça injusto?

O questionamento também faço para a Sarah, só pra eu ter uma idéia mais global do pensamento...

Quanto ao prazer: São bons os questionamentos trazidos e creio que a luz duma interpretação literal podemos dizer que veio através da queda do homem, o que acham?

não sei se válido seria a palavra ideal, mas é mais ou menos isso sim... Wink

o prazer veio através da queda? como assim?

moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 02-01-2008 12:01 am Responder com Citação

rap escreveu:

Acho que o prazer antes do pecado era conastante por não haver nenhuma culpa.
Qdo o homem caiu, o seu prazer vem de um esforço maior.
Para comer teve que plantar, paar ter filhos tem que sofrer, etc.

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 06-01-2008 11:53 am Responder com Citação

Há de se convir que o prazer só existe se houver sofrimento não?

Como saberemos o que é prazer?
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 06-01-2008 8:51 pm Responder com Citação

saberemos sem saber que é prazer... Rolling Eyes rs

moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 07-01-2008 12:29 am Responder com Citação

rap escreveu:
Há de se convir que o prazer só existe se houver sofrimento não?

Como saberemos o que é prazer?

A não...
Exatamente prazer é a falta de sofrimento.

Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 07-01-2008 8:32 am Responder com Citação

Acho que a pergunta seria
pq nos nos distanciamos de Deus
Rolling Eyes

"Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno".
(Martinho Lutero)

Acesse o meu blog. Very Happy
www.bandamedley.net
www.fotolog.net/daniel_medley
www.myspace.com/dannsouza
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 07-01-2008 8:43 am Responder com Citação

Pq nos distanciamos de Deus? Pois nosso corpo é corruptível...

Pois é moreiraum, o prazer só é prazer quando se tem sofrimento, a não ser que a Sarah esteja certa hehe
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 07-01-2008 10:39 pm Responder com Citação

rsrs... eu li algo num livro uma vez (não lembro qual) que falava mais ou menos sobre isso, mas não era com relação ao prazer. acho que era uma citação do Lewis... xiiii, agora ñ lembro, ñ importa... rs... mas imaginava um lugar em que tudo era bom e perferfeito e as pessoas ñ se preocupavam com o que era bem ou mal, pq elas só viviam o bem sem sequer saber o que era, já estavam preocupadas apenas com a fonte de onde ele vem... achei mor bacana isso. por isso falei que viveríamos o prazer sem saber que é prazer, rs...

rafaeldias
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 07-01-2008 11:19 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Pois é moreiraum, o prazer só é prazer quando se tem sofrimento

Não concordo com essa afirmação. Penso que vivemos constantemente num estado de neutralidade (sem prazer nem sofrimento) e temos lapsos de um de outro, em circustâncias absolutamente independentes. Ninguém pensa, durante um orgasmo, em todas as dores que já experimentou na vida. E em momentos de dor, tudo que queremos é voltar imediatamente ao nosso ponto neutro, e não ficamos, ao invés disso, pensando no orgasmo que tivemos no outro dia.

Afirmar que que o prazer só é prazer quando se tem sofrimento é circular, porque nos leva pensar que o sofrimento só é sofrimento quando se tem prazer. E ficamos assim nesse círculo dogmático do Yin-Yang.

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 08-01-2008 9:21 am Responder com Citação

Entendo, entendo, não sou maniqueísta, o que afirmo na realidade é que considero o próprio viver como um prazer, não podemos negar no entanto que existam níveis de satisfação - ninguém tem o mesmo nível de satisfação quando tem um orgasmo ou quando está simplesmente comendo (não me venham com exceções rs) - assim como também existam níveis de sofrimento...
moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 08-01-2008 12:23 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Entendo, entendo, não sou maniqueísta, o que afirmo na realidade é que considero o próprio viver como um prazer, não podemos negar no entanto que existam níveis de satisfação - ninguém tem o mesmo nível de satisfação quando tem um orgasmo ou quando está simplesmente comendo (não me venham com exceções rs) - assim como também existam níveis de sofrimento...

mas eu acho que o homem perdeu esse prazer pelo próprio viver qdo pecou. aí ele conheceu o primeiro sofrimento: ter magoado Deus.

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 08-01-2008 12:55 pm Responder com Citação

moreiraum escreveu:
rap escreveu:

mas eu acho que o homem perdeu esse prazer pelo próprio viver qdo pecou. aí ele conheceu o primeiro sofrimento: ter magoado Deus.

Isso pode ser considerado sofrimento? Talvez o sofrimento tenha sido a falta do amor pleno de Deus...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 24 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!