| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Logos Assíduo

Registrado: Nov 07, 2007 Idade: 24 Mensagens: 229 Localização: BH
|
Enviada: 30-12-2007 5:25 pm |
|
|
Bom, eu procurei algum tópico que falasse diretamente sobre o problema do mal, mas não encontrei.. encontrei um que falasse sobre o problema do sofrimento, que é uma consequencia do problema do mal e uns comentários em outros tópicos... Então, lá vai:
O problema do mal gira Mais ou menos em torno de duas questões:
1 - De onde veio o mal?
2 - Por que pessoas "inocentes" sofrem com o mal? Ex.: Uma criança inocente que nasce com AIDS na maior seca da Africa, por exemplo.
E ae, o q vcs acham? _________________ Israel
"Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve, Superman." Homer Simpson
|
|
|
 |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8149 Localização: Brasília
|
Enviada: 30-12-2007 10:39 pm |
|
|
Eu abri um tópico sobre o problema do sofrimento são basicamente as mesmas questões... |
|
|
 |
Logos Assíduo

|
Enviada: 30-12-2007 11:19 pm |
|
|
realmente as coisas são parecidas.. mas mal não tá necessariamente ligado ao sofrimento.. o sofrimento é uma das consequencias do mal.. mas o mal é consequencia de q? _________________ Israel
"Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve, Superman." Homer Simpson
|
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3685 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 30-12-2007 11:43 pm |
|
|
| Logos escreveu: | | realmente as coisas são parecidas.. mas mal não tá necessariamente ligado ao sofrimento.. o sofrimento é uma das consequencias do mal.. mas o mal é consequencia de q? |
de uma escolha? |
|
|
 |
Livita Em Terapia

Registrado: Mar 01, 2004 Mensagens: 2505 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 31-12-2007 1:40 am |
|
|
De uma escolha de quem e para o que? _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Forever Em Coma!

Registrado: Nov 14, 2004 Idade: 21 Mensagens: 1995 Localização: Salvador/BA
|
Enviada: 31-12-2007 1:39 pm |
|
|
do pecado.
A bíblia afirma que o ser humano é mau de natureza. neh?
tudo aquilo que vai de contra as leis de Deus é mau. neh? _________________ DEPONHAM AS ARMAS!
voto em favor pela paz e comunhão entre a família dotgospel.
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 31-12-2007 1:42 pm |
|
|
| Forever escreveu: | do pecado.
A bíblia afirma que o ser humano é mau de natureza. neh?
tudo aquilo que vai de contra as leis de Deus é mau. neh? |
Tá, mas de onde veio o mal? O ser humano criou o mal? _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
tralsl Vício ao Extremo!

|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
|
|
 |
tralsl Vício ao Extremo!

|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 31-12-2007 3:19 pm |
|
|
hehe... assunto surgido no tópico dos nerds. tb tava conversando sobre isso com a lívia (vou te responder, lívia, hehe).
acho que o assunto aqui tá mais voltado pro mal do que pro sofrimento, rap. embora a segunda pergunta seja basicamente a mesma de lá.
como eu já disse, não tenho base pra nada, são só pensamentos soltos na minha cabecinha doente, rs... acho que o mal surgiu no diabo. recorrente do seu sentimento de querer ser mais do que era. inveja e tudo o mais.
tá, mas Deus criou o diabo e aí? o fato dele ter criado o diabo ñ faz com que ele tenha criado o mal. pq o próprio diabo tomou sua escolha. Deus sabia? sim. poderia ter evitado? óbvio, Ele é Deus. mas não o fez pq Deus não interfere.
acho que toda conversa sobre o mal nunca passará de confabulações, rs... pq não há como pensar na não existência do mal, já que se ñ houvesse o mal, não haveria sentido no plano de salvação, por exemplo.
e, outra: não será o mal a ausência do bem? quero dizer. o mal existe simplesmente quando não há o bem. mas ele, por si mesmo não é nada... humm... ñ sei, to divagando aqui. rs. |
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

Registrado: Jan 10, 2004 Idade: 26 Mensagens: 3413 Localização: Itajaí SC
|
Enviada: 31-12-2007 3:21 pm |
|
|
O Diabo tinha livre arbítrio então? Ou tava cumprindo um destino premeditado? _________________ "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo."
Voltaire
|
|
|
 |
Logos Assíduo

|
Enviada: 31-12-2007 3:39 pm |
|
|
| tralsl escreveu: |
Israel quem?? Jacó, filho de Isaque??? |
Israel eu.. hehehe prazer! ^^
Sim o mal pode existir antes mesmo da criação do homem
e o q quis dizer é Deus criou a humanidade imune, //(<-isso é comentário)seria isso???
e por causa do pecado de Adão e Eva o mal obteve poder sobre a vida do homem/mulher |
Bom, mas se a humanidade caiu então não fomos criados imunes. Talvez até com um certa tendencia para o mal, não? _________________ Israel
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 31-12-2007 3:40 pm |
|
|
| SwItChFoOt escreveu: | | O Diabo tinha livre arbítrio então? Ou tava cumprindo um destino premeditado? |
cara, a forma como é colocado na bíblia dá a entender que ele tinha livre arbítrio...  |
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 31-12-2007 3:44 pm |
|
|
Israel quem?? Jacó, filho de Isaque???
Sim o mal pode existir antes mesmo da criação do homem
e o q quis dizer é Deus criou a humanidade imune, //(<-isso é comentário)seria isso???
e por causa do pecado de Adão e Eva o mal obteve poder sobre a vida do homem/mulher |
rs, Israel é o Logos, heheh, o usuário.
Ele, Deus, permitiu que o homem tivesse escolha né? A árvore... _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 31-12-2007 3:48 pm |
|
|
| SwItChFoOt escreveu: | | Sarah escreveu: | | SwItChFoOt escreveu: | | O Diabo tinha livre arbítrio então? Ou tava cumprindo um destino premeditado? |
cara, a forma como é colocado na bíblia dá a entender que ele tinha livre arbítrio...  |
E os outros anjos? Também tem livre arbítrio? Afinal, Lúcifer era um anjo... |
segundo o filme "A cidade dos anjos" (muito bom filme, por sinal), eles têm, hahahahaha.
eu não sei, daniel. os anjos não são criaturas como nós, então eu ñ acho que eles tenham livre arbítrio. tb não sei se no caso de Lúcifer, ele teve. só que dá a entender...  |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 31-12-2007 3:49 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | hehe... assunto surgido no tópico dos nerds. tb tava conversando sobre isso com a lívia (vou te responder, lívia, hehe).
acho que o assunto aqui tá mais voltado pro mal do que pro sofrimento, rap. embora a segunda pergunta seja basicamente a mesma de lá.
como eu já disse, não tenho base pra nada, são só pensamentos soltos na minha cabecinha doente, rs... acho que o mal surgiu no diabo. recorrente do seu sentimento de querer ser mais do que era. inveja e tudo o mais.
tá, mas Deus criou o diabo e aí? o fato dele ter criado o diabo ñ faz com que ele tenha criado o mal. pq o próprio diabo tomou sua escolha. Deus sabia? sim. poderia ter evitado? óbvio, Ele é Deus. mas não o fez pq Deus não interfere.
acho que toda conversa sobre o mal nunca passará de confabulações, rs... pq não há como pensar na não existência do mal, já que se ñ houvesse o mal, não haveria sentido no plano de salvação, por exemplo.
e, outra: não será o mal a ausência do bem? quero dizer. o mal existe simplesmente quando não há o bem. mas ele, por si mesmo não é nada... humm... ñ sei, to divagando aqui. rs. |
Ah sim, no problems.. rsrs, pensei q nem tinha recebido
você falou do diabo e a escolha dele. Ok, mas quem deu essa possibilidade de escolha? A escolha é igual a Deus, isto é, sempre existiu? Pq se pensamos assim a colocamos no mesmo patamar... Isto é, o caminho de Deus e o caminho do mal, e de uma forma ou de outra, dizemos que o mal existe por si só...
Mesmo sendo confabulações, vamos confabular oras,  _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

|
Enviada: 31-12-2007 3:50 pm |
|
|
Parece brasileiro, sempre arrumando um jeitinho... _________________ "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo."
Voltaire
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 31-12-2007 3:54 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | | SwItChFoOt escreveu: | | Sarah escreveu: | | SwItChFoOt escreveu: | | O Diabo tinha livre arbítrio então? Ou tava cumprindo um destino premeditado? |
E os outros anjos? Também tem livre arbítrio? Afinal, Lúcifer era um anjo... |
segundo o filme "A cidade dos anjos" (muito bom filme, por sinal), eles têm, hahahahaha.
eu não sei, daniel. os anjos não são criaturas como nós, então eu ñ acho que eles tenham livre arbítrio. tb não sei se no caso de Lúcifer, ele teve. só que dá a entender...  |
Dá para entender que os anjos tinham, só que a deles era uma só, não tiveram chance de se redimir... _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
|