O problema do mal

Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 01-01-2008 12:28 am Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
(o barulho tá insuportável aqui agora...)
Então, mas de onde veio a inveja e a soberba? Elas por si são más, certo? Tudo que é fora da vontade de Deus é mal, né? Então acho que fico meio cabrera de falar assim que o mal veio de Deus...

É, tb não concordei com o rap, mesmo não entendendo mto o que agostinho quis definir ali.. fica meio estranho saber se ele descarta o mal ou não quer defini-lo.

elas ñ podem ser más por si mesmas, pq através delas que vem a maldade. se forem, de onde viria? acho que sentimentos ruins trazem a maldade.
agora, de onde elas vieram, haha... eu realmente não sei. vou pensar no assunto. rs.

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 01-01-2008 12:28 am Responder com Citação

eee =)

aqui tb tá..
nossa.. eu to só o pó... nem to afim de bagunça =/

quanto ao mal..
isaias 45:7 diz
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

prov 16:4 diz
O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal.

bom..
agora por que?
num sei ué! rs

para que pudessemos escolhê-Lo conscientemente.. e verdadeiramente amá-Lo independentemente das circunstâncias.. ?

eu tava pensando sobre isso hoje..
tava assistindo um documentario sobre as mulheres afegãs no natgeo (coisa nerds rs) e pensando... pq tanta dor? e sinceramente.. n tem como n chorar assistindo aquilo..
e bom.. sabe q eu acho q o problema é que damos demasiada importancia à essa vida momentanea...

tenho visto o periodo na terra como uma preparação p a eternidade.
A forma q encaramos Deus e as circunstacias ao nosso redor determinarão o q seremos eternamente. Acho q até por isso a Bíblia esta forrada de historias de martires... pessoas q compreenderam q aqui é passageiro..

enquanto eu tava escrevendo texto do blog, q alias, veio absolutamente do nada, comecei a pensar sobre a historia de Lucifer, e imaginar todo o processo... como deve ter sido.. e no final me perguntei pq Deus n acabou com ele logo??? pq ele n exterminou lucifer, mas mandou ele p cá??
a resposta q me veio em mente foi q era por nossa causa..
tdas as coisas, até as más, contribuem p o nosso bem...

q 6 acham?

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FJunior
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 01-01-2008 12:39 am Responder com Citação

FELIZ 2008.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 01-01-2008 12:55 am Responder com Citação

interessante, kessia... eu creio que Deus possa usar o mal a seu favor, transformando-o em bem.

essa passagem de Is parece muito clara e eu preciso pensar no assunto. mas não seria, talvez, nesse sentido?

num sei. Rolling Eyes

Livita
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 01-01-2008 2:39 am Responder com Citação

Sarah escreveu:

elas ñ podem ser más por si mesmas, pq através delas que vem a maldade. se forem, de onde viria? acho que sentimentos ruins trazem a maldade.
agora, de onde elas vieram, haha... eu realmente não sei. vou pensar no assunto. rs.

Ué, são más sim, pq são ruins... Acho que tem uma ordem lógica. Por que não se deve ter inveja? Pq, por exemplo, a inveja é desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem ou um desejo violento de possuir o bem alheio (Aurélio), logo é maldade. Bem, penso que isso tudo está contido no grande conjunto do mal (conjunto do mal?? Rolling Eyes ).

Mesmo que não seja mal, e sim que surja de outros sentimentos, fica ainda a pergunta né, de onde eles surgem?
O que a Kessia falou explica um pouco. Achei super interessante isso que ela falou e esse versículo foi bem posto, mas assim como a Sarah disse, não sei se é nesse sentido... Preciso ler para entender o contexto.

Eita canseira...
Logos
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 01-01-2008 8:00 am Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
o mal n surgiu do diabo... Rolling Eyes
Deus criou o mal.. como criou o bem..

Feliz ano novooooo =)

Mas Deus criou o bem? Acho q não.. penso que Ele é o bem, não?

deliriousgirl escreveu:
...tdas as coisas, até as más, contribuem p o nosso bem...

q 6 acham?

Ah, acho que em certos casos o mal seve para o nosso bem sim. Mas não, por exemplo, o mal que é a miséria no vale do Jequitinhonha. Considero mais uma questão das leis de causa e consequência.

deliriousgirl escreveu:

quanto ao mal..
isaias 45:7 diz
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

prov 16:4 diz
O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal.

Quanto ao texto de Isaías (não vou falar do de proverbios pq acho que se trata do julgamento, condenação etc.), não sei se enxergarão como eu, mas eu entendo o texto como uma forma do profeta dizer, a partir de uma "iluminação" do Senhor, que foi Deus quem criou todas as coisas e mostrar sua onipotência. Já que parece que no texto Deus está falando a Ciro quem Ele é e o que é capaz de fazer.

Se Deus criou tudo o que conhecemos e entre essas coisas está o mal, Deus, de uma forma ou de outra, criou o mal também. Mas não penso q ele saia espalhando o mal por aih.. hehehe o mal tbm é uma questão de consequencia pelos maus atos.

Ainda sobre Deus criar o mal, Agostinho, no texto citado pelo rap disse: "...o que é certo, tudo o que se corrompe é privado de algum bem". Concordo! Se a criação pode ser corrompida, é pq ela é privada de algum bem e penso que é essa privação deixa uma potencialidade para o mal. pra mim faz faz sentido, já que apenas Deus não tem privação alguma do bem. Resumindo o que quero dizer: tudo o que foi criado tem uma potencialidade para o mal, pois não é auto-existente no bem como Deus.

Nesse caso, o mal teria passado a existir no momento em que Deus resolveu criar, pois seria impossível Ele criar algo auto-existente no bem como Ele msm. Isso seria Ele se duplicar.

Feliz ano novo!! ^^

e desculpe o tamanho do post, espero q tenha paciência pra ler.. hehehe

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 01-01-2008 9:51 am Responder com Citação

Sobre este problema do mal, embora não esgote todo o assunto, eu gosto muito da opinião do C. S. Lewis, para quem a maldade não existe propriamente, mas se trata de uma bondade corrompida. O texto é longo, mas vale a pena ser lido:

Citação:
Qual é então o problema? O de um universo que contém muitas coisas evidentemente más e aparentemente desprovidas de sentido, mas que contém igualmente criaturas como nós, que sabem que existem coisas más e absurdas. Ora, há apenas dois pontos de vista que levam em consideração todos os dados desse problema. Um deles é o cristão, segundo o qual este mundo é um mundo bom que se corrompeu em boa parte, mas que continua a manter viva a memória do que deveria ter sido. O outro é o do chamado dualismo, segundo o qual há dois poderes iguais e independentes por trás de todas as coisas, um bom e outro mau, e este universo é o campo de batalha em que travam um contra o outro uma guerra sem fim. Pessoalmente, penso que, depois do cristianismo, o dualismo é a ideologia mais nobre e sensata que se encontra à disposição no mercado. Mas padece de um defeito de fabricação.
Os dois poderes, ou espíritos, ou deuses – o bom e o mau -, são vistos como completamente independentes. Ambos existem desde toda a eternidade. Nenhum deles fez o outro, nenhum deles tem mais direito que o outro de chamar-se Deus. Cada um, presumivelmente, pensa que ele é que é bom e outro é mau. Um deles aprecia o ódio e a crueldade, o outro prefere o amor e a misericórdia, e cada um está disposto a defender o seu ponto de vista. Ora bem, que queremos nós dizer quando chamamos a um deles o Poder Bom e ao outro o Poder Mau? Há apenas duas opções: ou estamos dizendo simplesmente que preferimos um ao outro – como quem prefere cerveja a vinho -, ou estamos dizendo que um deles realmente está errado ao considerar-se bom, pouco importando o que eles próprios pensem a respeito um do outro e qual deles nós, os homens, prefiramos no momento.
Ora, se o que queremos dizer é apenas que, pessoalmente, preferimos o Poder Bom, então temos que deixar de lado de uma vez por todas as expressões “bem” e “mal”. Porque a palavra Bem significa justamente aquilo que se deve preferir sempre, sejam quais forem os nossos gostos ou disposições num determinado momento. Se “ser bom” não significasse mais do que alistar-se na facção que nos “caiu bem” sem termos qualquer motivo real para fazê-lo, então o Bem não mereceria ser chamado Bem. Portanto, afirmar que há um “Poder Bom” e outro “Mau” só faz sentido se pretendemos significar que um deles está objetivamente errado e o outro objetivamente certo.
No momento em que reconhecemos esta verdade, porém, estamos aceitando implicitamente que existe no universo uma terceira coisa além desses dois poderes: algum tipo de lei, de padrão ou regra do bem, com o qual um desses poderes – o bom – está de acordo, e o outro não. Mas, se ambos devem ser julgados por esse padrão, então esse mesmo padrão – ou o Ser que o fez – é anterior e superior aos dois: ele é que é o verdadeiro Deus. Na verdade, o que queríamos dizer ao falar num Poder Bom e num Poder Mau era apenas que um deles está na relação correta com o verdadeiro e definitivo Deus, e o outro numa relação errada.
Podemos chegar à mesma conclusão por outro caminho. Se o dualismo fosse verdadeiro, o Poder Mau teria que consistir num ser que amasse a maldade pela maldade. Ora, não conhecemos absolutamente ninguém que ame a maldade simplesmente por ser má. O que mais se aproxima disso é a crueldade. Mas, na vida real, uma pessoa só é cruel por uma de duas razões: ou porque é sádica, isto é, sofre de uma perversão sexual que a faz encontrar prazer na prática da crueldade; ou porque é capaz de tirar da crueldade algum benefício, como dinheiro, poder ou segurança. Mas o prazer, o dinheiro, o poder e a segurança são coisas boas em si mesmas, embora apenas de maneira limitada. O mal consiste em procurar obtê-las por métodos errados, ou por meios ilícitos, ou ainda em medida excessiva.
Não quero dizer com isto que uma pessoa que pratique a crueldade não possa ser terrivelmente perversa. Quero dizer que a maldade, se nos detivermos a examiná-la, se revela apenas como procura de algum bem de uma maneira errada. Ou seja, podemos ser bons por simples amor à bondade, mas não podemos ser maus por simples amor à maldade. Podemos realizar uma ação boa quando não nos sentimos bons nem nos dá prazer nenhum realizá-la, unicamente porque a bondade é correta; mas nunca ninguém cometeu uma ação cruel unicamente porque a crueldade é errada – mas apenas porque a crueldade lhe era aprazível ou útil. Noutras palavras, a maldade não consegue sequer ser má da mesma forma que a bondade é boa. A bondade é, por assim dizer, ela mesma; a maldade não passa de bondade corrompida.

(C. S. Lewis, “Mero Cristianismo”, Ed. Quadrante, 1997, págs. 53/55)

P. S.: Este livro "Mero Cristianismo" é o mesmo que o "Cristianismo Puro e Simples", editado antigamente pela ABU e atualmente pela Martins Fontes, só que, obviamente, com outro nome.

http://ocontornodasombra.blogspot.com/
http://www.e-cristianismo.com.br/forum/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 01-01-2008 12:08 pm Responder com Citação

hum, achei mto legal essa citação do Lewis. tb gostei da opinião do Logos, então pergunto: e se considerarmos que Deus criou o mal, não por ele mesmo, mas por ele surgir através de outros sentimentos? ora, se tudo é criação de Deus...
legal o que o texto diz, que o mal não pode existir por si mesmo, então ele seria o bem corrompido.

de qualquer maneira, ficaria a dúvida, como a livia disse de como surgem esses sentimentos.
não será que tudo surge do bem? a inveja, por exemplo. eu desejo aquilo que a outra pessoa tem, porque ela é bem sucedida dessa forma e eu quero ser como ela.
de uma forma "saudável", todos podemos ter alguém como referencial pra tentarmos, talvez, ser tão bem sucedido, ou mais feliz, ou mais calmo... ou seja, desejamos o bem. mas isso em excesso causa a inveja, que conseqüentemente causa o mal.

o que acham?

Logos
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 01-01-2008 3:12 pm Responder com Citação

Realmente o texto é bacana. E a idéia até é parecida com a de Agostinho. Mas não responde como surgiu o mal (ou corrupção do bem, como dizem os dois).

Digamos que o mal não existe e é apenas uma corrupção do bem. Como pode ser que algo bom tenha se conrrompido? Que tendencia pervesa é essa? As perguntas permanecem no ar.

Ah, Sarah eu não diria que surgiu de sentimentos, pq os sentimentos são consequencias e não causas. Sei lá, como disse acima, penso que quando Deus criou algo diferente dele, o mal passou a existir intrissecamente no que foi criado, já que só nele não falta nada do bem.

Se isso estiver certo, tudo o que foi criado pode ser corromper, pois não é estável por si só no bem. Mas penso que Deus fornece o bem necessário para essa estabilidade aos que se submetem a ele.

FJunior
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 01-01-2008 7:21 pm Responder com Citação

Eu acredito que o Mal é a nossa possibilidade de escolha... não existiria livre arbítrio... ou melhor o mal existe em decorrência do livre arbítrio, que é segundo o aurélio a possibilidade de exercer um poder sem outro motivo que não a existência mesma desse poder; liberdade de indiferença. . É desta liberdade que o mal nasce lá no jardim, depois do primeiro pecado... da queda.
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 01-01-2008 8:10 pm Responder com Citação

Eu ainda defendo a visão de Agostinho sobre a questão... não podemos negar que Lewis nesse trecho está se distanciando da visão dualista e maniqueísta do mundo. Creio também que Nieschtze queria uma visão dessas, apesar de defender um outro além do bem e do mal...

Agostinho e Lewis na realidade falam sobre a origem do mal, como sendo uma bondade corrompida, ou como agostinho disse a corrupção em essência...

As coisas não são boas em totalidade - se fossem boas em totalidade -->

Não seriam corruptíveis - as coisas também -->

Não são más em totalidade - se não também -->

Não seriam corruptíveis.

A corrupção é nociva não um mal em si - não é um mal pois o mal seria algo relativo - explicado por Lewis*

Daí partimos para duas opções:

1 - A corrupção é inofensiva - O senso-comum ou o relativismo nos permite chegar a esta conclusão; ou

2 - Tudo se corrompe pois está privado de algum bem - isso partido dos pressupostos anteriores de que não existe bem ou mal em totalidade (até esse momento de argumentação)

Se algo for privado de todo o bem deixará de existir - Já que o mal não existe em totalidade

Nenhuma coisa (a visão aqui no caso é de criação divina, já que esses argumentos não podem ser aplicados ao próprio Deus) existe sem a possibilidade de corrupção - afinal de contas, isso também deixaria de existir, seria o mal em totalidade ou de acordo com a falha do relativismo falado por Lewis* o bem em totalidade.

É absurdo lógico afirmarmos que uma coisa se torna melhor pela perda de todo o bem - absurdo lógico e relativístico também.

Ou seja, segundo a visao de Agostinho o bem é uma substância e o mal - como o vemos - um distanciamento ou uma corrupção do bem. Afinal, se colocarmos o mal como substância entraremos no erro dualístico e afirmaremos que ele na realidade é um bem.

*Lewis

Lewis fala sobre o erro do maniqueísmo dualista no seguinte sentido: seriam forças iguais duelando entre si, de tal forma teríamos de afirmar que Deus na realidade também é mal. E há de se considerar também que deveria haver uma terceira força atuando: a que regula o que é bem e mal...

Sendo assim, quanto a origem, o mal como conhecemos provém de Deus, mas não passa da bondade corrompida, fruto talvez do livre-arbítrio...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Logos
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 01-01-2008 8:53 pm Responder com Citação

A argumentação é boa, mas não vejo como isso explica a corrupção de algo bom. A corrupção de Lúcifer, por exemplo, que vivia ao lado de Deus e era um tipo de "obra-prima" Sua.

Do livre arbítrio não surge o mal. O livre arbítrio é usado para se escolher, está associado a opções. Para se usar o livre arbítrio para algo perverso, é preciso ter a perversão antes, logo ele é um agente, da perversão, mas não a causa.

É por não ver a explicação da origem do mal em Agostinho que fico com a teoria de que o mal existe, e seu nascimento aconteceu quando Deus criou.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 01-01-2008 11:17 pm Responder com Citação

e quando Deus criou?

Livita
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 01-01-2008 11:41 pm Responder com Citação

Pelo que eu entendi do que o Israel disse, Deus não criou o mal, foi uma consequência da criação, a diferença entre Deus (o próprio Bem) e a criatura... daí me pergunto, Deus não fez nada perfeito?

Israel, não vale a pergunta da pedra, hein!

Eita canseira...
moreiraum
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 01-01-2008 11:53 pm Responder com Citação

Eu tenho que retornar nos ensinamentos da EBD...

Se Deus nos criou para que possamos o adorar, e que isso fosse de livre e espontanea vontade, então ele criou o livre arbítrio.
Ora se você tem o bem e o bem para escolher, o que seria um escolha??
Então Deus criou o mal.
Aí sim, o homem pode provar a Deus que o escolheu para ser o seu Deus.

Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 01-01-2008 11:58 pm Responder com Citação

Mas moreiraum, me parece meio estranho isso de Deus criar o mal, o que cairia na questão de pq Deus criou o homem, os anjos e etc...

Eita canseira...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 02-01-2008 12:00 am Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
Pelo que eu entendi do que o Israel disse, Deus não criou o mal, foi uma consequência da criação, a diferença entre Deus (o próprio Bem) e a criatura... daí me pergunto, Deus não fez nada perfeito?

mas eu não entendi isso de conseqüência da criação... se o homem foi criado como um ser perfeito! (é essa sua pergunta? rs)

moreiraum escreveu:
Se Deus nos criou para que possamos o adorar, e que isso fosse de livre e espontanea vontade, então ele criou o livre arbítrio.
Ora se você tem o bem e o bem para escolher, o que seria um escolha??
Então Deus criou o mal.
Aí sim, o homem pode provar a Deus que o escolheu para ser o seu Deus.

então o mal foi criado só pra que a gente pudesse escolher? Wink
parece uma brincadeirinha de Deus.

Livita
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 02-01-2008 12:05 am Responder com Citação

Sarah escreveu:

mas eu não entendi isso de conseqüência da criação... se o homem foi criado como um ser perfeito! (é essa sua pergunta? rs)

Sim, eu disse isso influenciada por umas conversas que andei tendo com o Logos, que dizia que o homem era perfeito, mas tinha a tendencia má e boa.. a pergunta era para ele mesmo, rsrs.

A consequência seria que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, mas não criou uma cópia idêntica, isto é, essencialmente bem, por isso veio o mal imbutido...

Eita canseira...
Logos
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 02-01-2008 12:07 am Responder com Citação

Sarah escreveu:
e quando Deus criou?

Isso mesmo que a Lívia disse, Sarah. Deus criou o mal quando ele criou a criação.. rsrs Só em Deus não existe falta do bem.. Todas as outras coisas que existem são potencialmente más e necessitam de Deus para terem estabilidade nele.

Nesse caso, Deus criar algo, é necessáriamente criar algo potencialmente mal, entende? Pq nada é completamente bom como Deus.

Ele criar algo que não fosse potencialmente mal seria o mesmo que alguém tentar desenhar um quadrado redondo, não tem como. Ou você desenha um quadrado com quatro lados iguais, ou desenha outra coisa. Nesse caso, ou Deus criava algo diferente dele, e portanto, com essa poitencialidade má, ou não criava.

Lilindinha escreveu:

É engraçado pensar isso né? Mas eu acho que não.

Mas não vale a da pedra??? aaahhhh Sad

FJunior
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 02-01-2008 12:30 am Responder com Citação

Logos escreveu:
Sarah escreveu:
e quando Deus criou?

Isso mesmo que a Lívia disse, Sarah. Deus criou o mal quando ele criou a criação.. rsrs Só em Deus não existe falta do bem.. Todas as outras coisas que existem são potencialmente más e necessitam de Deus para terem estabilidade nele.

Nesse caso, Deus criar algo, é necessáriamente criar algo potencialmente mal, entende? Pq nada é completamente bom como Deus.

Ele criar algo que não fosse potencialmente mal seria o mesmo que alguém tentar desenhar um quadrado redondo, não tem como. Ou você desenha um quadrado com quatro lados iguais, ou desenha outra coisa. Nesse caso, ou Deus criava algo diferente dele, e portanto, com essa poitencialidade má, ou não criava.

Lilindinha escreveu:

É engraçado pensar isso né? Mas eu acho que não.

Mas não vale a da pedra??? aaahhhh Sad

a existência do Mal é a maior evidência de que Deus fez tudo perfeito. O Mal só existe por que antes de tudo, o Cordeiro Santo foi entregue por amor de nós, para que através dEle, Jesus de Nazaré, nós pudéssemos não só sermos salvos, mas existir... o Mal existe por Jesus existe, por Ele e para Ele foram feitas todas as coisas e sem Ele nada do que se fez, se faria... já disse isso em outro tópico... e mais... só é possível conhecer o bem, se o mal existir... do contrário não existiria nem um nem outro... o Mal não é um acidente nos planos de Deus... Deus não pôs a árvore do Bem e do Mal no meio do Jardim por nada... e isso é importante de dizer, a árvore do conhecimento do Bem e do Mal foi criada por Deus e "viu Deus que todas as coisas eram boas", a bíblia diz, todas as coisas, logo, o Mal estava dentro dos planos de Deus... foi criado lá no jardim, o homem ssó tomou conhecimento que existe o Bem e o Mal, que existia a possibilidade de escolher entre uma coisa ou outra, sem um motivo maior que não o da escolha... os anjos não tinham a permissão de escolher, ainda que alguns tenho escolhido o próprio caminho, por isso os anjos foram banidos, pois abandonaram a sua função... o grande lance é que, as pessoas não conseguem admitir que o Mal estava dentro dos planos de Deus.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
Página 4 de 9

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 24 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!