| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Livita Em Terapia

Registrado: Mar 01, 2004 Mensagens: 2566 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 31-12-2007 4:48 pm |
|
|
| Logos escreveu: | | Lilindinha escreveu: | | Sarah escreveu: |
aaah, lívia... talvez ele tivesse um concorrente à altura. mas se considerarmos que o mal surgiu no diabo, não tem ñ... rs. |
Deus tem concorrente a altura?? Não consigo ver isso.. Divague mais para que eu possa entender, rsrs.. |
Eh mesmo.. quem garante q Deus não tem um concorrente à altura? aiuhaiuh q a gente saiba num tem não.. mas quem sabe.. aiuhaiuahiauhaiah |
Então Deus não é soberano?? _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
|
|
 |
Logos Assíduo

Registrado: Nov 07, 2007 Idade: 25 Mensagens: 233 Localização: BH
|
Enviada: 31-12-2007 4:54 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | Logos escreveu: | | Lilindinha escreveu: | | Sarah escreveu: |
aaah, lívia... talvez ele tivesse um concorrente à altura. mas se considerarmos que o mal surgiu no diabo, não tem ñ... rs. |
Deus tem concorrente a altura?? Não consigo ver isso.. Divague mais para que eu possa entender, rsrs.. |
Eh mesmo.. quem garante q Deus não tem um concorrente à altura? aiuhaiuh q a gente saiba num tem não.. mas quem sabe.. aiuhaiuahiauhaiah |
Então Deus não é soberano?? |
Na nossa galáxia, parece q sim.. aiuhaiuahiauhaiuhaiuahaiuahia _________________ Israel
"Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve, Superman." Homer Simpson
|
|
|
 |
Logos Assíduo

|
Enviada: 31-12-2007 5:09 pm |
|
|
| rap escreveu: |
"Indaguei o que era a iniquidade, e não achei substância, mas a perversão de uma vontade que se afasta da suprema substância, de ti, meu Deus - e se inclina para as coisas baixas, e que derrama suas entranhas, e se intusmece exteriomente."
Agostinho tem uma visão interessante sobre o dualismo, ele acredita que pelo fato de tudo ser criado por Deus, tudo é bom...
"De fato, ou ele seria substância incorruptível, e portanto um grande bem; ou seria uma substância corruptível, que não se poderia corromper se não fosse boa."
"...o que é certo, tudo o que se corrompe é privado de algum bem." |
Concordo.. mas Agostinho nunca explicou a origem do mal. Ele só conjecturou sobre o que é o mal e quando a corrupção acontece. _________________ Israel
"Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve, Superman." Homer Simpson
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 31-12-2007 5:19 pm |
|
|
| Logos escreveu: |
Na nossa galáxia, parece q sim.. aiuhaiuahiauhaiuhaiuahaiuahia |
Isso me lembrou o começo daquele filme, MIB, que tem uns alienígenas brincando de bola de gude, onde cada bola era uma galáxia...
Mesmo assim, não consigo ver algo a altura de Deus. _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8149 Localização: Brasília
|
Enviada: 31-12-2007 5:32 pm |
|
|
| Logos escreveu: | | rap escreveu: |
"Indaguei o que era a iniquidade, e não achei substância, mas a perversão de uma vontade que se afasta da suprema substância, de ti, meu Deus - e se inclina para as coisas baixas, e que derrama suas entranhas, e se intusmece exteriomente."
Agostinho tem uma visão interessante sobre o dualismo, ele acredita que pelo fato de tudo ser criado por Deus, tudo é bom...
"De fato, ou ele seria substância incorruptível, e portanto um grande bem; ou seria uma substância corruptível, que não se poderia corromper se não fosse boa."
Concordo.. mas Agostinho nunca explicou a origem do mal. Ele só conjecturou sobre o que é o mal e quando a corrupção acontece. |
Se ele não acredita no mal pq falaria sobre sua origem? hehehe |
|
|
 |
Logos Assíduo

|
Enviada: 31-12-2007 5:41 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | Logos escreveu: |
Isso me lembrou o começo daquele filme, MIB, que tem uns alienígenas brincando de bola de gude, onde cada bola era uma galáxia...
Mesmo assim, não consigo ver algo a altura de Deus. |
Nem eu.. mas não dá pra saber de verdade, nós não conhecemos o mundo de Deus.. (só heresia hehehe)
| SwItChFoOt escreveu: | | O terceiro capítulo de Gálatas. |
Mas ali Paulo tá falando sobre justificação pela fé ou obras.. Criticando os que achavam que eram justificados pelas obras da Lei, e que por isso, a Lei se tornava maldição para eles. Qual a relação? _________________ Israel
|
|
|
 |
Logos Assíduo

|
Enviada: 31-12-2007 5:59 pm |
|
|
| rap escreveu: | | Logos escreveu: | | rap escreveu: |
Concordo.. mas Agostinho nunca explicou a origem do mal. Ele só conjecturou sobre o que é o mal e quando a corrupção acontece. |
Se ele não acredita no mal pq falaria sobre sua origem? hehehe |
Acreditava sim, ué: "Indaguei o que era a iniquidade, e não achei substância, mas a perversão de uma vontade que se afasta da suprema substância, de ti, meu Deus - e se inclina para as coisas baixas, e que derrama suas entranhas, e se intusmece exteriomente."
A perversão nos afasta de Deus que, por sua vez, é o Bem. Se ela nos afasta do bem, vamos para o mal, pois não existe meio-termo.
| rap escreveu: |
"...é certo, tudo o que se corrompe é privado de algum bem" |
Se no que se corrompe falta algum bem, é pq essa coisa não é Deus, pois só em Deus não falta o bem. Essa falta de bem não poderia ser o mal? _________________ Israel
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8149 Localização: Brasília
|
Enviada: 31-12-2007 6:17 pm |
|
|
Meio-termo entre o que?
Ele afirma que não existe o mal, o que existe é a corrupção que tb não é má... mas perversa... como ele disse: não há como definirmos o mal como substância, mas sim como um conceito meramente humano e virtual... |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 31-12-2007 6:18 pm |
|
|
| Logos escreveu: | | Lilindinha escreveu: | | Logos escreveu: |
Mesmo assim, não consigo ver algo a altura de Deus. |
Nem eu.. mas não dá pra saber de verdade, nós não conhecemos o mundo de Deus.. (só heresia hehehe)
|
Meo pai!! Então pudemos supor que existe um "ser" ou outros que implantaram a semente do mal no tinhoso para destruir a galáxia de Deus? hehe, que viagem... _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Logos Assíduo

|
Enviada: 31-12-2007 7:43 pm |
|
|
| rap escreveu: | Meio-termo entre o que?
Ele afirma que não existe o mal, o que existe é a corrupção que tb não é má... mas perversa... como ele disse: não há como definirmos o mal como substância, mas sim como um conceito meramente humano e virtual... |
Cara, como uma corrupção que nos afasta do bem não é má?
Segundo Agostinho o mal é realmente um conceito. Não é algo que se pode definir metafisicamente. Mas ele também acredita no pecado, que é transgresão de uma lei cujo cumprimento é definido metafisiamente... como justiça diante diante de Deus. Isso é muito contraditório.
Ele dizendo que o mal não existe, mas ao mesmo tempo dizendo que o somos corruptiveis também é muito ambíguo, já que esta corrupção é afastamento do Bem. Ele não responde às perguntas que o problema do mal trás. Tanto que as idéias dele sobre o mal nem são mais tão aceitas no meio teológico...
É como se ele acreditasse na coisa, mas dissesse que ela não existia por não saber definir... _________________ Israel
|
|
|
 |
Logos Assíduo

|
Enviada: 31-12-2007 7:49 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: |
Meo pai!! Então pudemos supor que existe um "ser" ou outros que implantaram a semente do mal no tinhoso para destruir a galáxia de Deus? hehe, que viagem... |
aiuhaiauhiauhiauh tipo isso msm...
É viagem sim, mas você nunca pensou q talvez nosso Criador seja apenas o NOSSO criador? Onipotente em nosso Universo? E que poderiam haver outros como ele? iauhaiuahiauha naum to falando que acredito nisso.. mas já confabulei.. hehehhe _________________ Israel
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 31-12-2007 7:55 pm |
|
|
| Logos escreveu: | | Lilindinha escreveu: |
Meo pai!! Então pudemos supor que existe um "ser" ou outros que implantaram a semente do mal no tinhoso para destruir a galáxia de Deus? hehe, que viagem... |
É viagem sim, mas você nunca pensou q talvez nosso Criador seja apenas o NOSSO criador? Onipotente em nosso Universo? E que poderiam haver outros como ele? iauhaiuahiauha naum to falando que acredito nisso.. mas já confabulei.. hehehhe |
Ora, ora, se ele é o soberando desse universo, pq deixaria algo que não fosse dele entrar? Aí admitimos a fraqueza de Deus... _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Logos Assíduo

|
Enviada: 31-12-2007 8:16 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | Logos escreveu: | | Lilindinha escreveu: |
É viagem sim, mas você nunca pensou q talvez nosso Criador seja apenas o NOSSO criador? Onipotente em nosso Universo? E que poderiam haver outros como ele? iauhaiuahiauha naum to falando que acredito nisso.. mas já confabulei.. hehehhe |
Ora, ora, se ele é o soberando desse universo, pq deixaria algo que não fosse dele entrar? Aí admitimos a fraqueza de Deus... |
Bom.. pra falar a verdade, quem flw essa coisa d terceiros mexerem no universo do nosso Deus foi você.. hehehe Se Ele é soberano aqui, realmente ninguém mete a mão.. é a área dele.. hehehe O mal teria que surgir com o consentimento dele...  _________________ Israel
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
|
|
 |
Logos Assíduo

|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 31-12-2007 11:16 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | Sarah escreveu: |
sim, é mais ou menos isso...
Mais ou menos como assim? você adimite que o mal surgiu do nada em Lúcifer? Logo ele é o pai do mal??
Deus tem concorrente a altura?? Não consigo ver isso.. Divague mais para que eu possa entender, rsrs..
Ainda não tenho uma opinião sobre o mal, e provavelmente nunca terei.. mas penso que não foi o diabo que o criou não... |
rsrs... eu não disse que Deus tem um concorrente à altura. o que eu quis dizer foi que se o mal existisse por ele mesmo, seria, sim, um concorrente à altura. mas como ele surgiu no diabo, não é.
eu não admito que o mal surgiu no diabo, eu estou tentando entender se é realmente isso, haha... e, como eu disse, não é do nada. é decorrente de outros, hummm, sentimentos que surgiu em Lúcifer, como a inveja. a soberba fez com que ele quisesse ser como Deus. para tomar o lugar de Deus, ele não agiria de forma "boazinha", concorda?
não foi ele quem criou, não é ele que é pai do mal. mas o mal surgiu nele a partir de outras coisas.
não sei se dá pra entender.
sobre o que o rap citou... eu gosto um bocado de Agostinho, rs. mas não compartilho da opinião que não existe o mal. tava lendo um livro hoje que tinha um trechinho sobre isso, falava sobre a origem do mal no mundo, que veio com a Queda. e só veio por causa da serpente e tal... se não existisse o mal, como justificar atitudes horrorosas que existem por aí? quer dizer que todas as pessoas são boas, e o que fazem são apenas por causa de um "afastamento do Bem"? mas se afastar do Bem não é se aproximar do mal?  |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3699 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 31-12-2007 11:57 pm |
|
|
o mal n surgiu do diabo...
Deus criou o mal.. como criou o bem..
Feliz ano novooooo =) |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 01-01-2008 12:07 am |
|
|
feliz ano novo! hahahaha
(tá um barulhão insuportável por aqui)
é, pq? |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 01-01-2008 12:16 am |
|
|
| Sarah escreveu: |
rsrs... eu não disse que Deus tem um concorrente à altura. o que eu quis dizer foi que se o mal existisse por ele mesmo, seria, sim, um concorrente à altura. mas como ele surgiu no diabo, não é.
eu não admito que o mal surgiu no diabo, eu estou tentando entender se é realmente isso, haha... e, como eu disse, não é do nada. é decorrente de outros, hummm, sentimentos que surgiu em Lúcifer, como a inveja. a soberba fez com que ele quisesse ser como Deus. para tomar o lugar de Deus, ele não agiria de forma "boazinha", concorda?
não foi ele quem criou, não é ele que é pai do mal. mas o mal surgiu nele a partir de outras coisas.
não sei se dá pra entender.
sobre o que o rap citou... eu gosto um bocado de Agostinho, rs. mas não compartilho da opinião que não existe o mal. tava lendo um livro hoje que tinha um trechinho sobre isso, falava sobre a origem do mal no mundo, que veio com a Queda. e só veio por causa da serpente e tal... se não existisse o mal, como justificar atitudes horrorosas que existem por aí? quer dizer que todas as pessoas são boas, e o que fazem são apenas por causa de um "afastamento do Bem"? mas se afastar do Bem não é se aproximar do mal?  |
(o barulho tá insuportável aqui agora...)
Então, mas de onde veio a inveja e a soberba? Elas por si são más, certo? Tudo que é fora da vontade de Deus é mal, né? Então acho que fico meio cabrera de falar assim que o mal veio de Deus...
É, tb não concordei com o rap, mesmo não entendendo mto o que agostinho quis definir ali.. fica meio estranho saber se ele descarta o mal ou não quer defini-lo. _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
|