O legado de Michael Jackson

Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sorokbano
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 9:23 am Responder com Citação

O legado de Michael Jackson

"Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura" (Provérbios 13:16).

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5).

* Eu sei, o certo seria não falarmos sobre este assunto justamente aqui, um Fórum evangélico (ou cristão, como queiram). Mas a figura aqui retratada, falecida ontem aos 50 anos de idade em meio a zilhões de polêmicas e possuída de uma manifesta insanidade que cativou (como?) milhões de fãs ao redor do mundo, inclusive no meio evangélico (alguém nega?), merece ser destacada não pelo legado que deixou, seja ele bom ou ruim. Afinal, tratava-se de uma figura pública idolatrada além dos limites da música secular e que influenciou toda uma geração, talvez mais negativamente que positivamente justamente por não ser uma pessoa temente a Deus como nós.
* Abaixo está uma reportagem do jornal espanhol El País que fala sobre nosso personagem. Desculpem-me por não ter tido tempo de traduzi-la (fonte: http://www.elpais.com/articulo/cultura/magia/llego/tiempo/elppgl/20090626elpepucul_2/Tes ).

Diego A. Manrique escreveu:
La magia que no llegó a tiempo
Jackson entró en la música popular como un prodigio, pero su vida profesional se había convertido en una pesadilla.- Sus anunciados conciertos en Londres eran la última esperanza

Michael Jackson entró en la música popular como un prodigioso rayo de energía y vitalidad. Había nacido el 29 de agosto de 1958 en la ciudad industrial de Gary, en Indiana, en una familia que consideraba el mundo del espectáculo como una opción salvadora, aparte de una vía para compensar oscuras frustraciones paternas. No tuvo nada parecido a una infancia: todo su tiempo estaba consagrado a los ensayos con sus hermanos; todavía era un niño cuando actuaba en locales turbulentos.

Pero incluso en ambientes degradados triunfaban los Jackson 5 por la energía del pequeño Michael, voz penetrante y bailes frenéticos. Ganaban los concursos de aficionados y, tras algún disco en un sello diminuto, atrajeron la atención de la más poderosa compañía negra del momento, Motown.

Pasado el inevitable proceso de depuración y aprendizaje, comenzaron a tener números uno en 1970: I want you back, ABC, The love you save, I'll be there. Motown estaba sufriendo una mudanza -de Detroit a Los Ángeles- que puso a prueba las lealtades desarrolladas dentro de una empresa paternalista. Los Jackson no tuvieron problemas en trasladarse a California: su objetivo era triunfar a lo grande, en el cine y la televisión.

Desde 1972, Michael también editaba discos como solista, de calidad variable. Según pasaban los años, se hacía evidente que era el centro del grupo y que Motown se les había quedado pequeña. Saltaron a Epic, un sello de la poderosa CBS, perdiendo a un hermano (Jermaine) y cambiando obligatoriamente el nombre a The Jacksons. Se hablaba de que recibían mayores royalties pero lo esencial para Michael era que, con la mayoría de edad, podía elegir colaboradores y empezar a dirigir su carrera. Apareció Quincy Jones, un antiguo jazzman con afinidad por el pulso comercial. Off the wall, editado en 1979, no sólo vendió millones de copias: le colocó en la primera línea de la música negra, por encima de Stevie Wonder y otros creadores de temática adulta.

El impacto se hizo planetario con Thriller (1982), oficialmente el disco más vendido de la historia. No sólo era la abundancia de pelotazos -prácticamente todos los temas se editaron en singles- sino su dominio del medio del videoclip y su deslumbrante exhibición coreográfica en un televisado homenaje a Motown. Se puede afirmar que, a partir de ese momento, comenzó la cuesta abajo.

¿Qué ocurrió? A primera vista, todos los Jackson perdieron la razón. En realidad, se trataba de una familia disfuncional que ahora pivotaba sobre el poder de Michael. Su megalomanía empezó a manifestarse, primero de forma rastrera: intentó evitar que Quincy Jones recibiera premios Grammy por su disco. Al mismo tiempo, se planteó que su siguiente trabajo debería multiplicar las ventas de Thriller, una misión imposible que convirtió toda su discografia posterior en un anticlimax. No era una cabeza hueca, ni mucho menos: escuchaba los consejos de Paul McCartney sobre lo rentable de poseer los derechos editoriales de canciones y, hábilmente, se hizo con el catálogo de los Beatles. Igualmente, muchos de los rumores disparatados que corrían sobre su estilo de vida eran diseminados por su organización.

El afán por mantener su posición de ídolo mundial convirtió su biografía pública en una sucesión de disparates, combustible para la prensa, sensacionalista o no. Dado que estaba siendo eclipsado por otros artistas, desde Prince a las figuras del rap, se transformó en el hombre-noticia. Matrimonios mediáticos, viajes a lugares exóticos, títulos y trofeos exigidos por su voluntad imperial. En los noventa, lo que parecían excentricidades tolerables empezaron a percibirse como delirios o algo peor. Sus impulsos mesiánicos le empujaban a presentarse como un adalid de la libertad (en un vídeo parecía atribuirse el derrumbe del comunismo), un salvador de la ecología, un redentor de la pobreza y un modelo para los niños del mundo.

Su mansión californiana era un parque de atracciones, a la que invitaba a numerosos niños. Esa pasión por la inocencia le convertiría en objetivo de padres chantajistas y, finalmente, en el acusado en un proceso humillante. Fue declarado inocente pero su reputación se hundió hasta los abismos. Había perdido la habilidad para hacer música sencilla y directa: contrataba a los productores más caros, alquilaba estudios durante meses, corría desesperadamente detrás de las tendencias. Sus últimos discos podían vender grandes cantidades, pero generaban números rojos: eran proyectos disparatadamente caros. Así que su vida profesional, una vez que se alejó de los directos, se convirtió en puras acrobacias financieras: pedir préstamos para tapar huecos, aliarse con potentados petroleros, hipotecar las joyas de la corona (su editorial de canciones), intentar chantajear -incluyendo manifestaciones- a su discográfica, ya convertida en Sony Music.

Se había convertido en una pesadilla para los que en otro tiempo le admiraron. Y con todo, no se perdían las esperanzas de que volviera a lo que mejor sabía hacer. Una esperanza que algunos situaban en sus anunciados conciertos en Londres (repitiendo, ay, una jugada desarrollada felizmente por Prince). Todavía podía brotar su vieja magia, creíamos. Pero no llegó a tiempo.

* Michael Jackson tem tudo para ser cultuado por muitas gerações, assim como ainda ocorre com Elvis Presley, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Fred Mercury, Kurt Cobain... Por isso, nós, como Igreja, devemos estar preparados para esclarecermos nossos filhos a respeito do legado que esse sujeito trouxe à humanidade e compará-lo com a obra redentora de Jesus Cristo, esta sim feita em nosso favor para livrar-nos da escravidão do pecado e conceder-nos a vida eterna. Certamente Michael não teria o fim que teve se conhecesse a esse Jesus, que restaura a todos aqueles que não têm nenhuma esperança e vivem enclausurados num mundo de faz-de-conta assim como o morador de Neverland - que certamente virará um museu - viveu. "Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pedro 3:15).
* E então? Que lições podemos tirar de tudo isso?

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).

Editado pela última vez por Sorokbano em 26-06-2009 12:55 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
SwItChFoOt.81
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 10:07 am Responder com Citação

Por incrível que isso possa parecer, essa notícia também saiu em sites escritos na língua portuguesa... Rolling Eyes
TiagoT83
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 10:40 am Responder com Citação

Quando soube da morte de Michael Jackson ontem, pensei em abrir um tópico aqui no dot pra discutir o legado dele na música, e as influências em todo o mundo que ele causou.
Não se pode negar que o sujeito que vendeu em vida 750 milhões de cópias dos seus álbuns, influenciou as gerações que o viram e as que ainda saberão sobre seu trabalho.
Também é verdade que é decepcionante lembrar dos fatos lamentáveis em que ele esteve envolvido, como pedofilia (diga-se a bem da verdade que nunca ficou comprovado, mas só o fato de existir suspeita já é lamentável).
Como disse acima, pensei em abrir um tópico pra discutir a importância musical de Michael Jackson, não para condenar seus erros...
Sorokbano escreveu:
Por isso, nós, como Igreja, devemos estar preparados para esclarecermos nossos filhos a respeito do legado que esse sujeito trouxe à humanidade e compará-lo com a obra redentora de Jesus Cristo, esta sim feita em nosso favor para livrar-nos da escravidão do pecado e conceder-nos a vida eterna.

Compará-lo com Jesus e sua obra? Tá zombando da nossa inteligência, né Soroka? Nunca, alguém em sã consciência faria isso, meu caro! Michael é um ícone do entretenimento, só isso.
Sorokbano escreveu:
Certamente Michael não teria o fim que teve se conhecesse a esse Jesus, que restaura a todos aqueles que não têm nenhuma esperança e vivem enclausurados num mundo de faz-de-conta assim como o morador de Neverland - que certamente virará um museu - viveu.

Se ele conhecesse a Jesus não teria morrido? É isso que eu entendi? Até agora, o que se sabe sobre a morte dele é que ele teve uma parada cardíaca, e ao longo da vida ele sempre teve uma saúde debilitada. O resto é especulação, por enquanto. O fato de ele viver enclausurado, tem a ver com a privacidade que ele não teria se assim não o fizesse.
O comportamento dele, pode ser compreendido pelo fato de desde a infância estar nos palcos. Numa vida de 50 anos, passou 45 sob os holofotes. Teve uma criação controversa, era explorado comercialmente pelo pai na infância e espancado quando se recusava a determinadas coisas. Ou será que isso não conta na formação de uma pessoa?
Apesar disso tudo, quem tinha contato com ele sempre afirmou que se tratava de um cara humilde -extravagante, mas humilde-, e bem educado. Musicalmente, um gênio. São essas as impressões que vão ficar na minha mente. Os erros dele? Existiram, mas não são da minha conta, não sou eu que vou julgá-lo.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Hana
Legendário
Legendário

MensagemEnviada: 26-06-2009 10:55 am Responder com Citação

Nossa eu espero que quando eu morrer as pessoas não esqueçam o que eu fiz de bom é so falem das coisas ruins... Rolling Eyes

O que eu penso se assemelha ao que o TiagoT83 disse.Ter tido uma desgraça de pai com certeza fez diferença na vida e nos erros dele.Por mais que em muias coisas ele realmente não seja um exemplo e ser seguido, eu acho que é um exemplo a ser lembrado..dá pra aprender com os erros e os acertos de alguém.

Não cabe a nós estabelecer um horário para o Criador do tempo. Samuel Rutherford
http://becodaspalavras.wordpress.com/
Bunyan
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 10:59 am Responder com Citação

O que eu penso se assemelha ao que o TiagoT83 disse (2)
rafaeldias
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 26-06-2009 11:24 am Responder com Citação

O que eu penso se assemelha ao que o TiagoT83 disse (3)

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sorokbano
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 1:42 pm Responder com Citação

Esclarecimento ao público

* Em primeiro lugar, quero pedir desculpas a meus irmãos dotianos se vocês acharam que meu papel neste tópico é somente de descer a lenha em alguém cujo corpo mal esfriou e nem foi enterrado ainda. Acontece que estamos lidando com uma pessoa que muitos colocam no mesmo nível ou acima de Deus e que, em meio a tantos maus exemplos, escândalos e polêmicas, jamais serviria de referência para meus filhos.
* Tenho acompanhado a trajetória de Wacko Jacko (termo difundido no Brasil pela revista Bizz) praticamente desde o lançamento do LP "Thriller". Eu ainda era criança e fiquei em estado de choque ao assistir no Fantástico o videoclipe da faixa-título do disco, com Michael virando lobisomem e depois aparecendo em meio a zumbis, inclusive tornando-se um deles. Anos mais tarde, Michael aparece como "Mau" (alguém conhece outra tradução para "Bad"?) e no videclipe dessa música ele se pendura na grade dum encanamento de ar condicionado e a arranca - um claro gesto de vandalismo. Mais alguns anos e eis Michael, no videoclipe de "Black or white", masturbando-se e destruindo um automóvel aos berros.
* Eu poderia ficar aqui o dia inteiro relatando as peripécias de MJ: as acusações de pedofilia, as conseqüências do clareamento de sua pele junto à comunidade negra, o afinamento de sua voz, as muitas plásticas, sua idolatria pela Diana Ross (com quem queria ficar cada vez mais parecido), seu relacionamento com Lisa Marie Presley, a atitude infeliz de chacoalhar um de seus filhos para fora duma janela, a atitude de manter o rosto de cada filho coberto com véu... Mas o que deixei aqui já é o suficiente para percebermos que a conduta do falecido, assim como as de muitos outros cantores e compositores seculares que já morreram, devem ser encaradas com muito cuidado para não trazerem graves estragos na formação do caráter de nossas crianças, adolescentes e jovens. "Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço. Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa! Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave. No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas. ão assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem" (Provérbios 1:8-19).

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
natural_neto
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 26-06-2009 1:50 pm Responder com Citação

ele viveria tranquilamente bem apenas com os royots que o album thriller rende até os dias atuais.
sem sombra de dúvidas, o cara era um gênio da música!
Michael Jackson sempre foi vanguarda
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
Hebreu
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:01 pm Responder com Citação

Galera, pra mim ele já estava morto (artisticamente falando) depois do "Dangerous". Mas os discos "Off the wall" e "Thriller" são maravilhosos. Quando eu era criança, um dos videos q eu mais assistia era o da música "Billie Jean". Ficava viajando quando o piso se iluminava a cada passo q ele dava.

R.I.P. Michael
TiagoT83
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:05 pm Responder com Citação

Já tentei 415 vezes, e aqui vai mais uma: Soroka, tudo bem você ter seus conceitos. Legal mesmo. Mas, já parou pra pensar que nem tudo que sua mente produz é a verdade, mesmo que o produto da sua imaginação seja fruto de boa intenção? Já parou pra pensar que você ama procurar os defeitos, sejam em pessoas, países, culturas, igrejas, etc.? Já cogitou a possibilidade de reavaliar alguns conceitos, olhar na própria vida e detectar pontos falhos?
É assim que as pessoas crescem, Soroka. Se, em todos esses anos de dot, em 99% das vezes 99% das pessoas discordaram da sua opnião, quem está errado?
Pode até ser que em outros lugares, pessoas olhem para a vida de celebridades e tentem seguir seus exemplos, mas não aqui. Somos uma comunidade de cristãos, logo, seguimos a Cristo. E as coisas ruins que Michael Jackson protagonizou, para nós, é motivo apenas de lamentação, mas não de exemplo. Como exemplo, dele, tiramos apenas a motivação por fazer boa música e a inovação, vanguarda, requinte, etc. de seu trabalho.
Soroka, como você mesmo já disse, essa sua perseguição ao entretenimento vem de uma história triste na sua família. Olhe pelo lado de que seu irmão não é o mundo inteiro, e que nem tudo que é usado de forma degradante, é degradante na essência. Cresça, meu bom!

TiagoT83
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:09 pm Responder com Citação

Hebreu escreveu:
Galera, pra mim ele já estava morto (artisticamente falando) depois do "Dangerous". Mas os discos "Off the wall" e "Thriller" são maravilhosos. Quando eu era criança, um dos videos q eu mais assistia era o da música "Billie Jean". Ficava viajando quando o piso se iluminava a cada passo q ele dava.

R.I.P. Michael

Lamento o fato do álbum INVICIBLE não ter decolado. Não se compara aos álbuns clássicos de Michael, mas é um ótimo trabalho.
Curiosidade: depois de algum tempo em produção, Michael anunciou o lançamento do álbum para o dia 11/09/2001, à noite, em NY.
Todo mundo sabe o que NY passou na manhã desse dia, e as consequências econômicas para todo os EUA após os atentados. Foi uma baita dose de azar dele.

natural_neto
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:16 pm Responder com Citação

rapaz, para mim, uma das melhores ainda é Smooth Criminal.
Hebreu
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:16 pm Responder com Citação

Rapaz, mesmo com ele recluso nos últimos anos e com o fracasso do "Invicible" (independente do azar dele ter lançado o disco justamente no dia dos atentados), ele era um artista completo. Além de cantar muito bem, um dançarino espetacular (acho q ninguém vai inventar algo tão "chocante" quanto o moonwalk) e compositor. Ele tinha a carreira nas próprias mãos. Talvez, se não fossem as excentricidades, ele estivesse no topo até hoje.
Distarnish_Priest
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:24 pm Responder com Citação

Sabia que o fã número 01 do Michael no Dot iria abrir esse tópico! Twisted Evil

Laughing

Je dois partir

natural_neto
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:26 pm Responder com Citação

apesar dos pesares, ele jamais perdeu o posto de Rei do Pop, creio que ninguém se quer, ameaçou o posto dele.
TiagoT83
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:36 pm Responder com Citação

natural_neto escreveu:
apesar dos pesares, ele jamais perdeu o posto de Rei do Pop, creio que ninguém se quer, ameaçou o posto dele.

No dia que alguém inventar um passo de dança mais intrigante que Moonwlak, vencer mais que 25 Grammy's, vender mais de 750 milhões de álbuns em vida, tiver carisma e se vestir tão excêntricamente, pode ser que tome o lugar. Como sabemos que nos tempos que vivemos, tudo é cópia, não se vende 1 milhão de álbuns tão fácilmente e raramente alguém vence mais de 3 Grammy's, o posto será dele pro resto da história da música!

TiagoT83
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:37 pm Responder com Citação

Hebreu escreveu:
Rapaz, mesmo com ele recluso nos últimos anos e com o fracasso do "Invicible" (independente do azar dele ter lançado o disco justamente no dia dos atentados), ele era um artista completo. Além de cantar muito bem, um dançarino espetacular (acho q ninguém vai inventar algo tão "chocante" quanto o moonwalk) e compositor. Ele tinha a carreira nas próprias mãos. Talvez, se não fossem as excentricidades, ele estivesse no topo até hoje.

De acordo. Só acrescento o fato de a saúde dele ser muito frágil. Isso caminha ao lado das excentricidades...

Distarnish_Priest
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:47 pm Responder com Citação

TiagoT83 escreveu:
Hebreu escreveu:

De acordo. Só acrescento o fato de a saúde dele ser muito frágil. Isso caminha ao lado das excentricidades...

Tal como gostar de criancinhas...

Je dois partir

Bunyan
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 2:53 pm Responder com Citação

Michael Jackson sem as plásticas:

TiagoT83
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 26-06-2009 3:00 pm Responder com Citação

Ei Bunyan, de onde você tirou essas fotos?

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!