| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| O cristão no Brasil é fiel à sua religião? |
| Sim |
|
50% |
[ 7 ] |
| Não |
|
50% |
[ 7 ] |
|
| Total de Votos : 14 |
|
| Autor |
Mensagem |
elitejp Vício ao Extremo!

Registrado: May 04, 2006 Idade: 27 Mensagens: 903 Localização: Reserva do Iguaçu, PR
|
Enviada: 08-05-2007 2:26 pm |
|
|
Cresce número de evangélicos e catolicismo estanca queda
A religiosidade do povo brasileiro aumentou, os evangélicos (pentecostais e tradicionais) continuam cada vez mais numerosos, mas o declínio do catolicismo, que era de 1% ao ano desde 1972, estancou entre 2000 e 2003, e, a partir daí, acompanha o crescimento populacional do país. A esta conclusão chegaram os analistas do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujo economista-chefe, Marcelo Neri, apresentou ontem, no Rio, o trabalho "Economia das religiões: mudanças recentes", interpretação dos dados do Censo de 2000 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF, 2003), realizados pelo IBGE. A reportagem é de Paulo Toti e está publicada no jornal Valor, 3-05-2007.
Uma projeção para 2007 indica que o Brasil, com uma população, hoje, de 188,7 milhões de habitantes, teria 139, 24 milhões de católicos e 43,64 milhões de evangélicos - 28,8 milhões de pentecostais e 14,8 milhões de evangélicos tradicionais.
"Esses dados são surpreendentes até para o Vaticano, onde se tinha como certo que os católicos eram 67% da população brasileira. Posso assegurar que são 73,79%. Houve reação do catolicismo nesta década", diz Neri.
Os evangélicos pentecostais, segundo o CPS da FGV, são 12,49%, e os tradicionais, 5,39%. Espiritualistas, religiões afro-brasileiras e outras, somadas, também estacionaram (2,67%). E quem cedeu espaço foram os sem religião, que caíram de 7,4% da população em 2000 para 5,1% em 2003 (os sem religião estão concentrados nas camadas de melhor educação e também entre os setores mais pobres). A igreja pentecostal com maior número de adeptos é a Assembléia de Deus (4,49%), seguida da Congregacional Cristã do Brasil (1,8%). A Igreja Universal do Reino de Deus é a terceira entre as pentecostais e a quinta no ranking geral.
Outra surpresa é que os evangélicos tradicionais (luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, exército da salvação) embora em menor número que os pentecostais desde 1980, cresceram 1 ponto percentual entre 2000 e 2003 (mulheres de 4,86 % para 5,83% e homens, de 3,95% para 4,93%). A tradicional Igreja Evangélica Batista é terceira na lista geral das religiões, com 1,81%.
Leia a Íntegra: http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=6898
A partir dos dados observados nessa matéria, constata-se que a porcentagem de católicos no Brasil é de 73,79%. A porcentagem de evangélicos é de 17,88%. A porcentagem de Espiritualistas, religiões afro-brasileiras e outras, somadas é de 2,67%. Apenas 5,1% dos brasileiros se declaram sem religião.
Infere-se, portanto, que o Brasil é um país de maioria cristã (catolicismo e protestantismo). E a pergunta é: O cristão no Brasil, é fiel à sua religião? _________________ É preciso deixar o dia de hoje morrer para que o dia de amanhã possa ser salvo. Nós temos a péssima mania de querer salvar o dia na véspera. (elitejp)
|
|
|
 |
|
|
 |
breake Assíduo

|
Enviada: 09-05-2007 12:58 pm |
|
|
ta acirraaaaaaada a votação ein hehe _________________  |
|
|
 |
Laila_Flower Raúl Castro

Registrado: Oct 12, 2003 Idade: 22 Mensagens: 2243 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: 09-05-2007 4:16 pm |
|
|
acho que a pergunta é ampla demais...temos todos os casos aqui no Brasil... |
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

Registrado: Jan 10, 2004 Idade: 27 Mensagens: 3413 Localização: Itajaí SC
|
Enviada: 09-05-2007 10:48 pm |
|
|
Se formos falar de maneira geral, o povo brasileiro não costuma ser muito fiel com sua religião. Tinha um professor de História que me soltou a seguinte pérola: "O povo brasileiro é o único que vai no culto aos sábados, à missa no domingo, e ao terreiro de macumba nas segundas".  Exageros a parte, acho que ele tem certa razão... Enquanto no Brasil não existem confrontos religiosos sérios, só agora católicos e protestantes começam a se entender na Irlanda do Norte. Em Israel é aquela zorra, Oriente Médio um barril de pólvora, EUA cada vez mais intolerantes... _________________ "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo."
Voltaire
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8149 Localização: Brasília
|
Enviada: 10-05-2007 11:25 am |
|
|
| SwItChFoOt escreveu: | Se formos falar de maneira geral, o povo brasileiro não costuma ser muito fiel com sua religião. Tinha um professor de História que me soltou a seguinte pérola: "O povo brasileiro é o único que vai no culto aos sábados, à missa no domingo, e ao terreiro de macumba nas segundas". Exageros a parte, acho que ele tem certa razão... Enquanto no Brasil não existem confrontos religiosos sérios, só agora católicos e protestantes começam a se entender na Irlanda do Norte. Em Israel é aquela zorra, Oriente Médio um barril de pólvora, EUA cada vez mais intolerantes... |
Sei não, mas com a alienação por parte de evangélicos daqui uns dias há a possibilidade de acontecer as mesmas coisas... |
|
|
 |

Registrado: May 04, 2006 Idade: 27 Mensagens: 903 Localização: Reserva do Iguaçu, PR
|
Enviada: 11-05-2007 2:53 pm |
|
|
Ser fiel à religião não significa atacar a outras religiões. Significa ser fiel a Deus ou à forma de crença em que se foi educado. O que acontece em Israel e Irlanda são exemplos de intolerância que não devem ser seguidos, pois são exemplo de fanatismo, e não de fidelidade. _________________ É preciso deixar o dia de hoje morrer para que o dia de amanhã possa ser salvo. Nós temos a péssima mania de querer salvar o dia na véspera. (elitejp)
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 11-05-2007 3:21 pm |
|
|
E se tua religião exigir fanatismo? |
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

|
Enviada: 11-05-2007 7:29 pm |
|
|
| elitejp escreveu: | | Ser fiel à religião não significa atacar a outras religiões. Significa ser fiel a Deus ou à forma de crença em que se foi educado. O que acontece em Israel e Irlanda são exemplos de intolerância que não devem ser seguidos, pois são exemplo de fanatismo, e não de fidelidade. |
Sim, talvez eu tenha me equivocado ao abordar o assunto. O que eu quis dizer é que no Brasil não é nenhum escândalo um católico assistir um culto evangélico, ou vice e versa. Também ninguém é ameaçado de morte se trocar de religião. Logo, tendo essa liberdade toda de culto, o brasileiro não se sente pressionado a ser fiel 100% a sua religião. Enquanto isso na Irlanda, se um protestante passar por um bairro católico é apedrejado, sendo o inverso também verdadeiro. Muito mais difícil não se manter fiel a sua religião, não é? Nesses países, a religião faz parte da identidade cultural do povo. _________________ "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo."
Voltaire
|
|
|
 |
suzana_rebeca Moderador .Gospel

Registrado: Apr 05, 2005 Idade: 22 Mensagens: 2820 Localização: Tangamandápio
|
Enviada: 11-05-2007 11:25 pm |
|
|
MAi! Sei não, acho que o Brasil é um dos países que mais leva religião a sério!
=P _________________ "In the sky a mighty eagle
Doesn't care 'bout what's illegal
On its wings the rainbow's light
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

|
|
|
 |
suzana_rebeca Moderador .Gospel

Registrado: Apr 05, 2005 Idade: 22 Mensagens: 2820 Localização: Tangamandápio
|
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

|
Enviada: 12-05-2007 2:12 pm |
|
|
| suzana_rebeca escreveu: | | SwItChFoOt escreveu: | | suzana_rebeca escreveu: | MAi! Sei não, acho que o Brasil é um dos países que mais leva religião a sério!
=P |
Eu ainda não achei nada no Brasil que seja realmente levado a sério...  |
kkkkkk!
O papa, pow!
Sim, mas, na moral, eu acho que em comparação com os europeus, a gente leva religião muito mais a sério... |
Hummm... Por um lado você tem razão. O número de ateus e pessoas sem-religião cresceu muita na Europa nos últimos anos. Mas por outro lado, como eu já disse antes, a religião faz parte da identidade cultural desses povos. Muitas vezes o cara fica anos sem entrar numa Igreja, mas continua se considerando católico, luterano, presbiteriano, anglicano. Lá, o troca-troca de Igreja/Religião é bem mais raro do que por aqui. Sem contar que em alguns lugares podem ser bem perigosos... _________________ "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo."
Voltaire
|
|
|
 |

|
Enviada: 17-05-2007 6:03 pm |
|
|
| rap escreveu: | | E se tua religião exigir fanatismo? |
Toda religião tende a exigir algum tipo de fanatismo. Mas aí, depende da inteligência de cada um e de como vai lidar com a questão. Tem muita coisa que a minha educação religiosa apregoa, que eu ignoro. A inteligência deve ser posta acima de qualquer religião, pois toda religião é feita para as massas, e aí impera o senso comum. Como está escrito na Bíblia:"Examinai tudo, retende o bem". _________________ É preciso deixar o dia de hoje morrer para que o dia de amanhã possa ser salvo. Nós temos a péssima mania de querer salvar o dia na véspera. (elitejp)
|
|
|
 |
kakau_fera Vício ao Extremo!

Registrado: Apr 26, 2005 Mensagens: 606 Localização: in Kakauville
|
Enviada: 17-05-2007 11:10 pm |
|
|
é mais fiel a religião que a Cristo_________________ Você tem que se manter junto
A Quem você está e a Quem você conhece
Você tem que se lembrar
De onde veio e pra onder quer ir...
(Mike Herrera)
(Tom,Mike,yuri) |
|
|
 |
Livinha Em Terapia

|
Enviada: 17-05-2007 11:43 pm |
|
|
A pergunta deveria ser se o cristão é fiel à Jesus. Quem liga pra religião?! Só os leigos... =P |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 18-05-2007 9:57 am |
|
|
| elitejp escreveu: | | rap escreveu: | | E se tua religião exigir fanatismo? |
Toda religião tende a exigir algum tipo de fanatismo. Mas aí, depende da inteligência de cada um e de como vai lidar com a questão. Tem muita coisa que a minha educação religiosa apregoa, que eu ignoro. A inteligência deve ser posta acima de qualquer religião, pois toda religião é feita para as massas, e aí impera o senso comum. Como está escrito na Bíblia:"Examinai tudo, retende o bem". |
A inteligência não é mera imposição cultural que consequentemente está ligada a religião? |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 18-05-2007 9:58 am |
|
|
| Livinha escreveu: | | A pergunta deveria ser se o cristão é fiel à Jesus. Quem liga pra religião?! Só os leigos... =P |
O cristianismo é uma religião, não podemos negar isso... seguir uma pessoa é uma religião... |
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

|
Enviada: 18-05-2007 1:44 pm |
|
|
O manjado significado de religião, que vem do latim e significa re-ligar. Isto é, re-ligar o terreno ao espiritual. Então qualque sistema que vise integrar os aspectos terrenos aos espirituais, é uma religião. E o cristianismo não foge disso.
PS: o certo é foje ou foge? Se eu continuar assim, não vou conseguir garantir minha vaga pro Soletrando do Caldeirão do Huck  _________________ "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo."
Voltaire
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 18-05-2007 2:26 pm |
|
|
| SwItChFoOt escreveu: | O manjado significado de religião, que vem do latim e significa re-ligar. Isto é, re-ligar o terreno ao espiritual. Então qualque sistema que vise integrar os aspectos terrenos aos espirituais, é uma religião. E o cristianismo não foge disso.
PS: o certo é foje ou foge? Se eu continuar assim, não vou conseguir garantir minha vaga pro Soletrando do Caldeirão do Huck  |
g mesmo...
Inclusive acho estranho esse movimento no meio protestante, movimento daqueles-que-não-querem-ter-religião-criando-uma-no-momento-em-que-dizem-não-ter rs |
|
|
 |
SwItChFoOt Sarado

|
|
|
 |
|