Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

O cristão no Brasil é fiel à sua religião?
Sim
50%
 50%  [ 7 ]
Não
50%
 50%  [ 7 ]
Total de Votos : 14

Autor Mensagem
elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 08-05-2007 2:26 pm Responder com Citação

Cresce número de evangélicos e catolicismo estanca queda

A religiosidade do povo brasileiro aumentou, os evangélicos (pentecostais e tradicionais) continuam cada vez mais numerosos, mas o declínio do catolicismo, que era de 1% ao ano desde 1972, estancou entre 2000 e 2003, e, a partir daí, acompanha o crescimento populacional do país. A esta conclusão chegaram os analistas do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujo economista-chefe, Marcelo Neri, apresentou ontem, no Rio, o trabalho "Economia das religiões: mudanças recentes", interpretação dos dados do Censo de 2000 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF, 2003), realizados pelo IBGE. A reportagem é de Paulo Toti e está publicada no jornal Valor, 3-05-2007.

Uma projeção para 2007 indica que o Brasil, com uma população, hoje, de 188,7 milhões de habitantes, teria 139, 24 milhões de católicos e 43,64 milhões de evangélicos - 28,8 milhões de pentecostais e 14,8 milhões de evangélicos tradicionais.

"Esses dados são surpreendentes até para o Vaticano, onde se tinha como certo que os católicos eram 67% da população brasileira. Posso assegurar que são 73,79%. Houve reação do catolicismo nesta década", diz Neri.

Os evangélicos pentecostais, segundo o CPS da FGV, são 12,49%, e os tradicionais, 5,39%. Espiritualistas, religiões afro-brasileiras e outras, somadas, também estacionaram (2,67%). E quem cedeu espaço foram os sem religião, que caíram de 7,4% da população em 2000 para 5,1% em 2003 (os sem religião estão concentrados nas camadas de melhor educação e também entre os setores mais pobres). A igreja pentecostal com maior número de adeptos é a Assembléia de Deus (4,49%), seguida da Congregacional Cristã do Brasil (1,8%). A Igreja Universal do Reino de Deus é a terceira entre as pentecostais e a quinta no ranking geral.

Outra surpresa é que os evangélicos tradicionais (luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, exército da salvação) embora em menor número que os pentecostais desde 1980, cresceram 1 ponto percentual entre 2000 e 2003 (mulheres de 4,86 % para 5,83% e homens, de 3,95% para 4,93%). A tradicional Igreja Evangélica Batista é terceira na lista geral das religiões, com 1,81%.

Leia a Íntegra: http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=6898

A partir dos dados observados nessa matéria, constata-se que a porcentagem de católicos no Brasil é de 73,79%. A porcentagem de evangélicos é de 17,88%. A porcentagem de Espiritualistas, religiões afro-brasileiras e outras, somadas é de 2,67%. Apenas 5,1% dos brasileiros se declaram sem religião.
Infere-se, portanto, que o Brasil é um país de maioria cristã (catolicismo e protestantismo). E a pergunta é: O cristão no Brasil, é fiel à sua religião?

breake
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 09-05-2007 12:58 pm Responder com Citação

ta acirraaaaaaada a votação ein hehe

Raúl Castro
Raúl Castro

MensagemEnviada: 09-05-2007 4:16 pm Responder com Citação

acho que a pergunta é ampla demais...temos todos os casos aqui no Brasil...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 09-05-2007 10:48 pm Responder com Citação

Se formos falar de maneira geral, o povo brasileiro não costuma ser muito fiel com sua religião. Tinha um professor de História que me soltou a seguinte pérola: "O povo brasileiro é o único que vai no culto aos sábados, à missa no domingo, e ao terreiro de macumba nas segundas". Smile Exageros a parte, acho que ele tem certa razão... Enquanto no Brasil não existem confrontos religiosos sérios, só agora católicos e protestantes começam a se entender na Irlanda do Norte. Em Israel é aquela zorra, Oriente Médio um barril de pólvora, EUA cada vez mais intolerantes...

Voltaire
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-05-2007 11:25 am Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
Se formos falar de maneira geral, o povo brasileiro não costuma ser muito fiel com sua religião. Tinha um professor de História que me soltou a seguinte pérola: "O povo brasileiro é o único que vai no culto aos sábados, à missa no domingo, e ao terreiro de macumba nas segundas". Smile Exageros a parte, acho que ele tem certa razão... Enquanto no Brasil não existem confrontos religiosos sérios, só agora católicos e protestantes começam a se entender na Irlanda do Norte. Em Israel é aquela zorra, Oriente Médio um barril de pólvora, EUA cada vez mais intolerantes...

Sei não, mas com a alienação por parte de evangélicos daqui uns dias há a possibilidade de acontecer as mesmas coisas...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 11-05-2007 2:53 pm Responder com Citação

Ser fiel à religião não significa atacar a outras religiões. Significa ser fiel a Deus ou à forma de crença em que se foi educado. O que acontece em Israel e Irlanda são exemplos de intolerância que não devem ser seguidos, pois são exemplo de fanatismo, e não de fidelidade.

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 11-05-2007 3:21 pm Responder com Citação

E se tua religião exigir fanatismo?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 11-05-2007 7:29 pm Responder com Citação

elitejp escreveu:
Ser fiel à religião não significa atacar a outras religiões. Significa ser fiel a Deus ou à forma de crença em que se foi educado. O que acontece em Israel e Irlanda são exemplos de intolerância que não devem ser seguidos, pois são exemplo de fanatismo, e não de fidelidade.

Sim, talvez eu tenha me equivocado ao abordar o assunto. O que eu quis dizer é que no Brasil não é nenhum escândalo um católico assistir um culto evangélico, ou vice e versa. Também ninguém é ameaçado de morte se trocar de religião. Logo, tendo essa liberdade toda de culto, o brasileiro não se sente pressionado a ser fiel 100% a sua religião. Enquanto isso na Irlanda, se um protestante passar por um bairro católico é apedrejado, sendo o inverso também verdadeiro. Muito mais difícil não se manter fiel a sua religião, não é? Nesses países, a religião faz parte da identidade cultural do povo.

Voltaire
suzana_rebeca
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 11-05-2007 11:25 pm Responder com Citação

MAi! Sei não, acho que o Brasil é um dos países que mais leva religião a sério!

=P

It's flying to eternity"

Religião é estética!
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 12-05-2007 1:42 am Responder com Citação

suzana_rebeca escreveu:

=P

Eu ainda não achei nada no Brasil que seja realmente levado a sério... Cool

Voltaire
suzana_rebeca
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 12-05-2007 3:49 am Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
suzana_rebeca escreveu:

=P

kkkkkk!

O papa, pow!

Sim, mas, na moral, eu acho que em comparação com os europeus, a gente leva religião muito mais a sério...

It's flying to eternity"

Religião é estética!
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 12-05-2007 2:12 pm Responder com Citação

suzana_rebeca escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
suzana_rebeca escreveu:

=P

kkkkkk!

O papa, pow!

Sim, mas, na moral, eu acho que em comparação com os europeus, a gente leva religião muito mais a sério...

Hummm... Por um lado você tem razão. O número de ateus e pessoas sem-religião cresceu muita na Europa nos últimos anos. Mas por outro lado, como eu já disse antes, a religião faz parte da identidade cultural desses povos. Muitas vezes o cara fica anos sem entrar numa Igreja, mas continua se considerando católico, luterano, presbiteriano, anglicano. Lá, o troca-troca de Igreja/Religião é bem mais raro do que por aqui. Sem contar que em alguns lugares podem ser bem perigosos...

Voltaire
elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 17-05-2007 6:03 pm Responder com Citação

rap escreveu:

Toda religião tende a exigir algum tipo de fanatismo. Mas aí, depende da inteligência de cada um e de como vai lidar com a questão. Tem muita coisa que a minha educação religiosa apregoa, que eu ignoro. A inteligência deve ser posta acima de qualquer religião, pois toda religião é feita para as massas, e aí impera o senso comum. Como está escrito na Bíblia:"Examinai tudo, retende o bem".

kakau_fera
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 17-05-2007 11:10 pm Responder com Citação

é mais fiel a religião que a Cristo

De onde veio e pra onder quer ir...
(Mike Herrera)

(Tom,Mike,yuri)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Livinha
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 17-05-2007 11:43 pm Responder com Citação

A pergunta deveria ser se o cristão é fiel à Jesus. Quem liga pra religião?! Só os leigos... =P
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 18-05-2007 9:57 am Responder com Citação

elitejp escreveu:
rap escreveu:

Toda religião tende a exigir algum tipo de fanatismo. Mas aí, depende da inteligência de cada um e de como vai lidar com a questão. Tem muita coisa que a minha educação religiosa apregoa, que eu ignoro. A inteligência deve ser posta acima de qualquer religião, pois toda religião é feita para as massas, e aí impera o senso comum. Como está escrito na Bíblia:"Examinai tudo, retende o bem".

A inteligência não é mera imposição cultural que consequentemente está ligada a religião?
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 18-05-2007 9:58 am Responder com Citação

Livinha escreveu:
A pergunta deveria ser se o cristão é fiel à Jesus. Quem liga pra religião?! Só os leigos... =P

O cristianismo é uma religião, não podemos negar isso... seguir uma pessoa é uma religião...
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 18-05-2007 1:44 pm Responder com Citação

O manjado significado de religião, que vem do latim e significa re-ligar. Isto é, re-ligar o terreno ao espiritual. Então qualque sistema que vise integrar os aspectos terrenos aos espirituais, é uma religião. E o cristianismo não foge disso.

PS: o certo é foje ou foge? Se eu continuar assim, não vou conseguir garantir minha vaga pro Soletrando do Caldeirão do Huck Rolling Eyes

Voltaire
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 18-05-2007 2:26 pm Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
O manjado significado de religião, que vem do latim e significa re-ligar. Isto é, re-ligar o terreno ao espiritual. Então qualque sistema que vise integrar os aspectos terrenos aos espirituais, é uma religião. E o cristianismo não foge disso.

PS: o certo é foje ou foge? Se eu continuar assim, não vou conseguir garantir minha vaga pro Soletrando do Caldeirão do Huck Rolling Eyes

g mesmo...

Inclusive acho estranho esse movimento no meio protestante, movimento daqueles-que-não-querem-ter-religião-criando-uma-no-momento-em-que-dizem-não-ter rs
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 18-05-2007 8:10 pm Responder com Citação

rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:

g mesmo...

Inclusive acho estranho esse movimento no meio protestante, movimento daqueles-que-não-querem-ter-religião-criando-uma-no-momento-em-que-dizem-não-ter rs

Huahauahauahua... Valeu pela correção!

É o tal movimento Mais Jesus, Menos Religião, que eu nunca entendi direito...

Voltaire
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 24 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!