Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

O cristão no Brasil é fiel à sua religião?
Sim
50%
 50%  [ 7 ]
Não
50%
 50%  [ 7 ]
Total de Votos : 14

Autor Mensagem
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 22-05-2007 12:29 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
dexa eu mi intromete nessa cunversa filosófica hehe

p mim, seguir a Jesus é mais q uma religião.. é um estilo de vida Wink

Toda religião é um estilo de vida...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 22-05-2007 1:21 pm Responder com Citação

rap escreveu:
deliriousgirl escreveu:
dexa eu mi intromete nessa cunversa filosófica hehe

p mim, seguir a Jesus é mais q uma religião.. é um estilo de vida Wink

Toda religião é um estilo de vida...

talvez eu tenha me expressado mal.. o q eu quis dizer foi:
seguir a Jesus não é uma religiao.. é um estilo de vida.. e está acima de uma religião...

deixa eu explicar..

Jesus nos dá a opção de seguirmos a Ele...
obviamente há um preço em seguir a Cristo, p isso é necessario um estilo de vida novo.. é pegar a cruz e n vacilar..

agora veja... isso n é uma imposição..
aí q está a diferença.. Jesus n impõe... a religião impõe..

a mudança do estilo de vida deve ocorrer não pq é uma exigencia do cristianismo, pq "a Bíblia diz" apenas.. mas pq amamos a Deus sobre tdas as coisas, e o simples fato de machucarmos Sua presença, é suficiente p resistirmos ao pecado e encontrarmos forças p continuar.. certa vez me veio esse vers na minha cabeça: "a alegria do Sr. é a nossa força", de repente, creio q o pprio Esp. Sto abriu meus olhos p enxergar isso em outra perspectiva..
ok.. o gozo, a alegria do Senhor me dá força... mas ja pararam p pensar q a nossa força/motivação, aquilo q nos impulsiona deve ser a alegria do Sr, ou melhor, deve alegrar ao Senhor?.. achei interessante...

A religiao escraviza.. coloca um julgo pesado...Jesus Cristo oferece liberdade plena... Ele n tira de nós o livre arbítrio, mas nos dá a possibilidade, de conscientemente, fazermos aquilo q sentimos ser o correto...(nossa.. isso é maravilhoso!!!!!)
A salvação é pela graça.. mas uma jornada bem sucedida na terra, depende de nossas opções.. Cristo n nos priva disso..

Não acredito q a intenção de Jesus era criar uma nova religiao.. Ele veio p nos mostrar, para ser um exemplo do q crer e seguir a Deus realmente significa..

sigo a Cristo n pq creio Nele como Salvador apenas.. mas pq eu sei q essa é a única verdade absoluta.. por mais q eu procure (e olha q eu procurei.. hehe) solução ou religião fora Dele, todos os caminhos me levarão a Ele (e n à Meca.. hehe...).. isso é incontestável, e mto acima de qquer religião Wink

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 22-05-2007 1:27 pm Responder com Citação

Então, deliriousgirl, defina religião...

Voltaire
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 22-05-2007 1:29 pm Responder com Citação

rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
elitejp escreveu:
rap escreveu:

A inteligência não é mera imposição cultural que consequentemente está ligada a religião?

Onde há inteligência não pode haver imposição.

O que é inteligência? Melhor, o que pode ser considerado como inteligência na nossa cultura judaica-cristã ocidental?

PS: fiquei parecendo o Osama Bin Laden do Casseta & Planeta... Laughing

Pra mim é pura capacidade de raciocinar...

Sendo assim, as formas como pensamos, ou formas de inteligências estão sim ligadas a imposições culturais...

O que seria raciocínio? Seguir convenções pré-estabelecidas é raciocínio? Ou só raciocinamos quando questionamos?

Raciocínio pode-se definir sim como uma característica de seguir certos planos pré-estabelecidos...

Pra você o que diferencia o homem dos demais animais?

Justamente o raciocínio, os questionamentos, a produção de conhecimento. Como se produz conhecimento? Questionando o que está a nossa volta... Por isso que eu acho que seguir convenções pré-estabelecidas, sem ao menos questioná-las, não pode ser considerado racioncínio. Está mais próximo ao instinto, que é inerente aos animais...

Voltaire
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 22-05-2007 2:29 pm Responder com Citação

Delirious, falar de características do cristianismo não faz com que ele deixe de se tornar religião, acho tb importante que você possa definir o que é religião...

Se usarmos a questão do querer seguir, da liberdade e por aí vai, veremos que existem vários testemunhos dentro de outras religiões que dizem a mesma coisa...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 22-05-2007 2:30 pm Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
elitejp escreveu:
rap escreveu:

A inteligência não é mera imposição cultural que consequentemente está ligada a religião?

O que é inteligência? Melhor, o que pode ser considerado como inteligência na nossa cultura judaica-cristã ocidental?

Sendo assim, as formas como pensamos, ou formas de inteligências estão sim ligadas a imposições culturais...

O que seria raciocínio? Seguir convenções pré-estabelecidas é raciocínio? Ou só raciocinamos quando questionamos?

Raciocínio pode-se definir sim como uma característica de seguir certos planos pré-estabelecidos...

Justamente o raciocínio, os questionamentos, a produção de conhecimento. Como se produz conhecimento? Questionando o que está a nossa volta... Por isso que eu acho que seguir convenções pré-estabelecidas, sem ao menos questioná-las, não pode ser considerado racioncínio. Está mais próximo ao instinto, que é inerente aos animais...

Sei não hein cara... Piaget já dizia que o que diferencia o homem do animal é a capacidade de passar conhecimento...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 22-05-2007 2:46 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Delirious, falar de características do cristianismo não faz com que ele deixe de se tornar religião, acho tb importante que você possa definir o que é religião...

Se usarmos a questão do querer seguir, da liberdade e por aí vai, veremos que existem vários testemunhos dentro de outras religiões que dizem a mesma coisa...

segundo o wikkipedia (hehe n tenho fonte melhor no momento!!!):
A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

segundo a biblia:
A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (tiago 1:27)

sinceramente eu nunca pensei profundamente sobre o assunto.

n considero seguir a Cristo uma religião pq creio q isso está acima do conceito de religião.
acho q n estou conseguindo me explicar..

a existencia de Deus, Jesus Cristo como Salvador (axiomas do cristianismo, certo Wink ) n fazem parte apenas de um conjunto de crenças.. mas são verdades incontestáveis.. não é religião, pq está acima delas.. tdas as religioes n passam de tentativas falhas.. cópias falsificadas desta verdade absoluta.. tdas tentam "re-ligar" o homem àquilo q ele busca deseperadamente... Deus.. claro q de forma deturpada e enganadora..

O q a Biblia chama de religião trata-se de uma serie de atitudes q devemos ter para com Deus e com o prox..
com certeza vou pensar mais sobre isso...

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 22-05-2007 3:02 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
rap escreveu:

segundo o wikkipedia (hehe n tenho fonte melhor no momento!!!):
A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

segundo a biblia:
A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (tiago 1:27)

sinceramente eu nunca pensei profundamente sobre o assunto.

n considero seguir a Cristo uma religião pq creio q isso está acima do conceito de religião.
acho q n estou conseguindo me explicar..

a existencia de Deus, Jesus Cristo como Salvador (axiomas do cristianismo, certo Wink ) n fazem parte apenas de um conjunto de crenças.. mas são verdades incontestáveis.. não é religião, pq está acima delas.. tdas as religioes n passam de tentativas falhas.. cópias falsificadas desta verdade absoluta.. tdas tentam "re-ligar" o homem àquilo q ele busca deseperadamente... Deus.. claro q de forma deturpada e enganadora..

O q a Biblia chama de religião trata-se de uma serie de atitudes q devemos ter para com Deus e com o prox..
com certeza vou pensar mais sobre isso...

Cristianismo

A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças

> Checked

elacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado,

> Checked

bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

> Checked

Opa, o cristianismo então se encaixa como religião, segundo o wikipédia...

Creio que existe uma certa ojeriza ao termo religião, mas o que é uma fuga desse termo senão a própria criação de algo parecido?

A definição que você deu é extremamente cristã, e parcial... meio que aceitável só para cristãos...
Qualquer defensor de algum tipo de pensamento vai falar que a sua é verdade e que está acima de todas as outras...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 22-05-2007 3:24 pm Responder com Citação

rap escreveu:

Cristianismo

A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças

> Checked

elacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado,

> Checked

bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

> Checked

Opa, o cristianismo então se encaixa como religião, segundo o wikipédia...

Creio que existe uma certa ojeriza ao termo religião, mas o que é uma fuga desse termo senão a própria criação de algo parecido?

A definição que você deu é extremamente cristã, e parcial... meio que aceitável só para cristãos...
Qualquer defensor de algum tipo de pensamento vai falar que a sua é verdade e que está acima de todas as outras...

aí é q está a diferença...
eu estarei certa... eles errados...
ou você discordaria disso?

posso ter me enrolado tda Rolling Eyes hehe
mas continuo crendo q a verdade q eu sei q é verdade incontestável está acima de qquer religião.. simplesmente pq é absoluta.. ou seja.. n é um conjunto de crenças... é um conjunto de verdades.. talvez seja algo semelhante ao conceito de religião.. mas não é religião....
religião n passa de cópia mentirosa e deturpada do q é verdadeiro e puro.. é uma arma do diabo p distanciar as pessoas de Deus...

entende meu pto de vista?

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 22-05-2007 3:30 pm Responder com Citação

Sinceramente não heheh

O que é uma crença, senão uma verdade? rs
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 22-05-2007 3:55 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Sinceramente não heheh

hmm
nem tda crença é verdade rap...

po.. é tao simples p mim!! eheheh

religiao é criação humana..
a existencia de Deus, jesus Cristo, n são crenças... n são invençoes humanas..
ninguem inventou Deus..
isso é verdade absoluta.. n é religião.. simplesmente "é"...

elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 22-05-2007 3:58 pm Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
Desculpa... Mas acho que não entendi direito... Inteligência é simplesmente bom senso? O que seria uma pessoa inteligente? E qual seria a diferença de uma pessoa inteligente para uma pessoa culta? Inteligência e cultura são diferentes?

"Pelos seus frutos os conhecereis". Bem, qualquer um pode dizer-se inteligente ou provido de bom senso. Quanto à cultura, creio que até o tolo a possui. A inteligência é algo individual, já a cultura é coletiva. Mas são os frutos de cada um que provam qual é a inteligência que possui. Alguém já escreveu que: "A cultura pode fazer parte da barbárie, mas a falta de cultura é a barbárie". Sem inteligência individual, a cultura se degenera. A inteligência é o motor que desenvolve a cultura. Bom senso é inteligência, mas esta sem frutos, sem obras, nada é. Não creio na existência de uma cultura inteligente, mas sim que existam indivíduos inteligentes que reforcem uma ou outra cultura. E indivíduo inteligente é aquele que tem a capacidade de realizar o que pensa e tornar isto um sucesso útil aos outros e a si mesmo.

P.S: Eu não sou fiel à minha religião porque às vezes prefiro ser fiel à minha inteligência.

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 22-05-2007 4:24 pm Responder com Citação

e qto a diferença entre ser inteligente e ser sábio?

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 22-05-2007 7:13 pm Responder com Citação

rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
elitejp escreveu:
rap escreveu:

Sei não hein cara... Piaget já dizia que o que diferencia o homem do animal é a capacidade de passar conhecimento...

Certo, concordo com Piaget... Mas para transmitir conhecimento, primeiro é preciso produzir conhecimento... Confere? Cool

Voltaire
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 22-05-2007 7:16 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:

Pessoalmente, minha resposta seria: inteligência é a capacidade de produzir conhecimento. O sábio é aquele que além de produzir conhecimento, sabe como aplicá-lo.

Voltaire
elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 22-05-2007 8:08 pm Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
deliriousgirl escreveu:

Pessoalmente, minha resposta seria: inteligência é a capacidade de produzir conhecimento. O sábio é aquele que além de produzir conhecimento, sabe como aplicá-lo.

Concordo. Há muita gente inteligente em termos de potência, mas em termos práticos... é difícil. Seria exagero dizer que a inteligência só funciona de fato na prática? Conheço pessoas muito práticas, que realizam, mas que não são muito inteligentes no sentido teórico. De qualquer modo, toda inteligência que não visa um fim prático, é inútil.

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 23-05-2007 9:48 am Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
rap escreveu:
Sinceramente não heheh

hmm
nem tda crença é verdade rap...

po.. é tao simples p mim!! eheheh

religiao é criação humana..
a existencia de Deus, jesus Cristo, n são crenças... n são invençoes humanas..
ninguem inventou Deus..
isso é verdade absoluta.. n é religião.. simplesmente "é"...

Para aquele que acredita toda crença é uma verdade...

É inerente ao ser humano seguir aquilo que é verdadeiro...

Para alguns Deus é inventando, isso pode ser considerado verdade? Para eles sim, mas para uma visão unicamente cristã não...

O que tô tentando trazer é sair um pouco dessa visão cristã... e enxergar mais de forma universal...
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 23-05-2007 9:56 am Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:
elitejp escreveu:
rap escreveu:

Certo, concordo com Piaget... Mas para transmitir conhecimento, primeiro é preciso produzir conhecimento... Confere? Cool

E o conhecimento é gerado através de experiência (primariamente)
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 23-05-2007 11:54 am Responder com Citação

rap escreveu:

Para alguns Deus é inventando, isso pode ser considerado verdade? Para eles sim, mas para uma visão unicamente cristã não...

O que tô tentando trazer é sair um pouco dessa visão cristã... e enxergar mais de forma universal...

hmm é inerente ao ser humano a busca por Deus.. nem sempre isso ocorre da forma certa..

realmente pro ateu, pro espírita, etc, o cristianismo pode ser classificado como apenas uma religião.. mas isso pq o conceito deles de "verdade", é um conceito deturpado e mentiroso..

alguem disse que a verdade é relativa.. cada um segue a sua verdade.. p mim isso é mto perigoso.. existe apenas uma verdade... fora dela, tdo o resto n passa de mentira..

um dautônico pode jurar q preto é azul.. Cool

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 23-05-2007 11:56 am Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
rap escreveu:

hmm é inerente ao ser humano a busca por Deus.. nem sempre isso ocorre da forma certa..

realmente pro ateu, pro espírita, etc, o cristianismo pode ser classificado como apenas uma religião.. mas isso pq o conceito deles de "verdade", é um conceito deturpado e mentiroso..

alguem disse que a verdade é relativa.. cada um segue a sua verdade.. p mim isso é mto perigoso.. existe apenas uma verdade... fora dela, tdo o resto n passa de mentira..

um dautônico pode jurar q preto é azul.. Cool

E quem pode garantir que o daltônico está certo ou não?

A maioria?

Os espíritas e ateus e por aí vai, podem falar a mesma coisa: nosso conceito de "verdade" é deturpado...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 22 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 6 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 3 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 1 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!