Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

O que você acha sobre a música Gospel e o flerte com ritmos mundanos
Isso é algo positivo, pode servir para envagelizar a galera !!!
50%
 50%  [ 7 ]
Isso é algo positivo, pois agora tudo tá moderno !!!
0%
 0%  [ 0 ]
Isso é positivo, porque... ... ... isso é uma coisa positiva !!!
21%
 21%  [ 3 ]
Negativo, porque você acha que isso pode virar bagunça !!!
0%
 0%  [ 0 ]
Negativo, porque a musica gospel perde a sua identidade !!!
7%
 7%  [ 1 ]
Negativo, porque... ... ... isso é uma coisa negativa !!!
0%
 0%  [ 0 ]
Nem positivo, nem negativo, dá tudo no mesmo !!!
21%
 21%  [ 3 ]
Total de Votos : 14

Autor Mensagem
lazaromaxuel
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 21-12-2009 1:01 am Responder com Citação

Segue o texto abaixo extraido do G noticias por Renato Cavalleira 20 de Dezembro de 2009.

Já foi o tempo em que música evangélica era solenemente sacra e sem os embalos rítmicos que os conservadores ao extremo costumavam taxar de ritmos da carne ou profanos, por motivar o corpo ao balanço. Atualmente, Pagode, Funk, Rock, e até o Hip Hop, ganham uma versão <a>gospel</a> com letras que pregam o evangelho de Cristo.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
Nesta próxima sexta-feira (11/12), por exemplo, a juventude evangélica de Porto Velho participa do evento denominado “1º Gospel Show”, que vai promover uma mistura que vai do sacro ao Hip Hop – incluindo grupos de danças coreografadas e grupo de Pagode Gospel.

O teólogo Messias Alves (graduada pela UNACH – Universidad Adventista de Chile) informa que durante décadas a música evangélica era divisível de ritmos cujas raízes estão ligadas à condutas convergentes aos princípios cristãos. Mas, que, principalmente no final dos anos 1980, começou se fazer uma mistura de ritmos com o fim de evangelização.

“A princípio, a inserção de certos ritmos no campo da música gospel ou evangélica se deu sob muita resistência por parte dos conservadores. Até hoje muitos evangélicos não aceitam os chamados Pagode Gospel, Rock Gospel e outros, por considerarem uma ‘mistura do santo e do profano’. No entanto, mesmo os mais conservadores podem constatar que tal revolução na música evangélica resultou numa maior aproximação dos jovens ao Evangelho de Cristo e, conseqüentemente, em mudança de vidas”, explicou o teólogo.

Para o promotor de eventos, Rosan Neves, a mistura de ritmos quebra paradigmas e abre oportunidades para alcançar os não alcançados pelo Evangelho. Rosan, que já teve casa de show em Porto Velho antes de ser evangélico, conta: “conheci muitos jovens músicos que tocavam pagode e enchiam a cara de drogas. Agora tenho reencontrado esses mesmos jovens tocando pagode e adorando a Jesus – vivendo um estilo de vida saudável e muito melhor para si e para as famílias deles”, finalizou Rosan.

Fonte: Impacto Rondonia / Gospel+
Via: Notícias Cristãs

Gostaria de saber da galera DOT, o que vcs acham desse envolvimento ???

Isso é algo positivo ou negativo ???

Quais prejuizos ou beneficios ???

Abraço a todos e manda ver ai belesss !!!![/quote]

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 21-12-2009 12:16 pm Responder com Citação

A polêmica é sempre atual

* Em 2002, baseado em minhas experiências pré e pós-conversão e inconformado com o nível cada vez mais baixo da música sacra evangélica, agora recebendo o nome pomposo de "música cristã contemporânea", cadastrei-me no Fórum Gospel para comentar o assunto por meio do tópico "A música sacra está sendo descaracterizada?". Fui xingado de tudo o que vocês possam imaginar (principalmente de fariseu e hipócrita), defenestrado, colecionei inimigos e acabei descobrindo, cerca de um ano depois, o Dotgospel, onde criei o mesmo tópico e fui melhor recebido, embora também tenha travado discussões homéricas que vez ou outra viravam bate-boca e iam para o lado pessoal.
* Em todas as discussões, apresentei como referência principal o livro "Os perigos traiçoeiros do rock", de Dan D. Johnson. Tal livro, embora tenha amplo fundamento bíblico e de pesquisa, foi execrado por uma multidão de críticos, tanto de igrejas tradicionais como de outras mais liberais. Mesmo assim, ainda é possível encontrar a obra à venda pela Internet. Talvez vocês já tenham visto um livro pequeno com a capa abaixo:

* Como o Dotgospel passou por uma série de reestruturações, durante as quais muitos tópicos antigos acabaram sendo apagados, criei vários outros tópicos, como "A influência da música sobre o cristão" ( http://www.dotgospel.com/forum/a-influencia-da-musica-sobre-o-cristao-t3333.html ), nos quais mantive meu alerta a respeito dos males que o rock e outros tipos de música secular podem trazer ao ser humano, independentemente da letra que a acompanha.
* Mas os cristãos fiéis que ainda têm coragem para enfrentar a tropa-de-choque mercadológica gospel e condenar tamanha banalização da música cristã, embora ainda sejam poucos, aparecem aqui e ali e se somam ao injustiçado escritor batista regular para tentarem, ainda que como gotas no oceano, alertar seus irmãos a respeito dos males que a música fora dos padrões cristãos traz a quem se envolve com ela, seja ouvindo, tocando ou cantando. Uma irmã da igreja à qual eu pertenço, que tem apenas 18 anos mas já conta com um vasto currículo musical, inclusive um cântico de sua autoria gravado em estúdio, está prestes a estudar o curso de Música numa universidade sorocabana e começou a pesquisar sobre a influência da música sobre o ser humano, especialmente na área da musicoterapia. Ela pretende especializar-se nessa área e descobriu, por meio do que pôde aferir até o momento, que o rock é algo terrível e que, por seus efeitos nocivos sobre o ser humano, deveria ser banido do meio evangélico. Não pensei duas vezes: emprestei-lhe o livro de Dan D. Johnson para ajudá-la tanto em seu trabalho como musicoterapeuta como eu seus estudos a partir do ano que vem.
* Portanto, tomem muito cuidado com o que andam ouvindo por aí. Se puderem, comprem o livro acima. Pesquisem no Google como vocês podem comprá-lo e procurem fazer de "Os perigos traiçoeiros do rock", além da Bíblia, o livro de cabeceira de vocês. Wink "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8 ).

P.S.: vejam também o sensacional artigo http://www.espada.eti.br/rock1.asp .

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rafaewolie
Novato
Novato

MensagemEnviada: 21-12-2009 1:04 pm Responder com Citação

vamos parar de tocar musica de tudo quanto é jeito.

pq afinal de contas, o "estilo adoração" que se prega nas igrejas por aí, nada mais é que uma variação da musica pop, que por sua vez é derivada do rock, que por sua vez é a mistura de musica negra americana e jazz, musica negra que tem origem na africa, que deu origem a pagode samba, hip hop etc....

PS: a fusão entre jazz e musica negra se deu na união entre igrejas sulistas (brancas) e as igrejas dos guetos americanos, o surgimento do Rock se deu na igreja como uma forma de acabar com o racismo !!!!

enfim, o diabo só é pai da mentira, e parece que muitos cristãos se esquecem disto!!!!

abs

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
marlos_bass
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 21-12-2009 2:25 pm Responder com Citação

Se alguém, com embasamento bíblico e teórico/histórico-musical, conseguir definir o que é um "ritmo mundano", essa discussão pode até avançar um pouco, embora já dê para adiantar que não irá se chegar a lugar nenhum.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
marcelomg
Vício
Vício

MensagemEnviada: 21-12-2009 4:39 pm Responder com Citação

marlos_bass escreveu:
Se alguém, com embasamento bíblico e teórico/histórico-musical, conseguir definir o que é um "ritmo mundano", essa discussão pode até avançar um pouco, embora já dê para adiantar que não irá se chegar a lugar nenhum.

Boa!!!
Já ouvi mto fanático falar um monte de coisa sobre música principalmente rock.
Eles falam tanto do rock principalmente em igrejas pentecostais.
O rock num pode + o forró pode, os chamados hinos de fogo na sua grande maioria são forró!!

lazaromaxuel
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 21-12-2009 4:49 pm Responder com Citação

marlos_bass escreveu:

Pra que esse pessimismo caro rapaz ???

A solução pra essa bronca é simples, vamos pedir então a galera que venha com opiniões embasadas em algo de que eles conhecem, claro que aqueles que vierem com o discernimento da palavra (como você sugeriu) serão bem vindos e com toda certeza, serão compreendidos de melhor forma.

Quanto a opinião do Marcelo, partindo para o lado que ele levou eu tambem concordo, de que adianta os petenca dizer que o rock e do demo e o forró (canela de fogo) não ser...rsrsrsrsr

Mais vamos lá galera, manda ver mais ae !!!!

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
lazaromaxuel
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 21-12-2009 4:56 pm Responder com Citação

rafaewolie escreveu:
vamos parar de tocar musica de tudo quanto é jeito.

pq afinal de contas, o "estilo adoração" que se prega nas igrejas por aí, nada mais é que uma variação da musica pop, que por sua vez é derivada do rock, que por sua vez é a mistura de musica negra americana e jazz, musica negra que tem origem na africa, que deu origem a pagode samba, hip hop etc....

PS: a fusão entre jazz e musica negra se deu na união entre igrejas sulistas (brancas) e as igrejas dos guetos americanos, o surgimento do Rock se deu na igreja como uma forma de acabar com o racismo !!!!

enfim, o diabo só é pai da mentira, e parece que muitos cristãos se esquecem disto!!!!

abs

E verdade caro colega !!! (infelizmente !!!)

vepo
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 22-12-2009 12:18 am Responder com Citação

Ainda esse questionamento, se alguém ainda tem duvida, que ouça Classicos do rock cristão pra ver que isso é bom! Twisted Evil

"Why should the devil have all good music?"

"God gave the rock'n'roll to you"

Daniel.m
Novato
Novato

MensagemEnviada: 22-12-2009 9:14 am Responder com Citação

Até hoje o Rock só me fez é muito bem...

Jesus is the rock!
lazaromaxuel
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 22-12-2009 2:37 pm Responder com Citação

Daniel.m escreveu:

Jesus is the rock!

Yeahhhhhhhh !!!!!!! THE ROCK CRIES OUT !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

El_Cabong
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-12-2009 9:42 am Responder com Citação

Citação:

Ohh Yeahh!!!

Mas... Eu acho que todo este preconceito contra este ou aquele estilo musical sendo usado na música cristã, tem origem no próprio gosto pessoal dos que criticam.

Como meu gosto musical é mais para o lado do Rock, Metal, Blues, Reggae, MPB, Jazz, Funk -> (americano anos 70, não o carioca, que isto fique bem claro). Eu poderia me tornar um preconceituoso, e dizer que por exemplo o Pagode, Sertanejo, Forró são ritmos do chifrudo!!

Acho que nós cristãos temos que aprender a conviver com as diferenças!! Nós não somos todos iguais e foi Deus que quis assim!! Se um irmãozinho quiser puxar um pandeiro e batucar, louvando a Deus de todo o coração quem sou eu para criticá-lo.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
lazaromaxuel
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 23-12-2009 12:05 pm Responder com Citação

El_Cabong escreveu:
Citação:

Ohh Yeahh!!!

Mas... Eu acho que todo este preconceito contra este ou aquele estilo musical sendo usado na música cristã, tem origem no próprio gosto pessoal dos que criticam.

Como meu gosto musical é mais para o lado do Rock, Metal, Blues, Reggae, MPB, Jazz, Funk -> (americano anos 70, não o carioca, que isto fique bem claro). Eu poderia me tornar um preconceituoso, e dizer que por exemplo o Pagode, Sertanejo, Forró são ritmos do chifrudo!!

Acho que nós cristãos temos que aprender a conviver com as diferenças!! Nós não somos todos iguais e foi Deus que quis assim!! Se um irmãozinho quiser puxar um pandeiro e batucar, louvando a Deus de todo o coração quem sou eu para criticá-lo.

Isso e verdade caro colega e se imprimires eu assino !!!

marcelomg
Vício
Vício

MensagemEnviada: 23-12-2009 12:53 pm Responder com Citação

El_Cabong escreveu:

Tbm acho que temos que aprender tais diferenças, muitos criticam a existencia de tantas igrejas, + sabemos que mtas são focadas em interesses pessoais, porém creio que Deus premite a existencia por conta de nossas direnças!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
ezequielmc
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 23-12-2009 1:17 pm Responder com Citação

El_Cabong escreveu:
Pagode, Sertanejo, Forró são ritmos do chifrudo!!

Amém! Very Happy

o pior é ver um livro tosco, de alguém sem conhecimento algum, ser usado praticamente como se fosse um novo livro da Bíblia.

"Un sot trouve toujours un plus sot qui l'admire"

http://www.madcamp.tk/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
MauMau
Sub-Membro da Cúpula
Sub-Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 23-12-2009 2:20 pm Responder com Citação

ezequielmc escreveu:
El_Cabong escreveu:
Pagode, Sertanejo, Forró são ritmos do chifrudo!!

Amém! Very Happy

o pior é ver um livro tosco, de alguém sem conhecimento algum, ser usado praticamente como se fosse um novo livro da Bíblia.

Sabe q é justamente isso que me intriga!
É como se tivesse um conceito e acasse alguém q pensa o mesmo q eu, daí eu falo q essa pessoa é a melhor do mundo e está certíssima, mas na verdade ela só pensa a mesma coisa q eu, por isso eu considero o pensamento dela o correto! Deu pra entender?

abs

Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-12-2009 2:35 pm Responder com Citação

Pois é pessoal.
Este discurso de que as coisas do mundo estão influenciando a igreja é mais antigo do que se imagina.

Na antiguidade quando as igrejas começaram a introduzir no seus altares os órgãos de tubos. Foi uma grande polêmica, todos diziam: Onde já se viu tocar órgão na igreja! O mundo está entrando na igreja!
Acreditava-se que o acorde dissonante num órgão de tubos era o som do inferno. Twisted Evil
He! He! Até dá medo mesmo!! Confused
No século XX quando comecaram a introduzir o violão também foi outro escândalo: Um instrumento usado na boemia agora dentro da igreja. Que sacrilégio!

O melhor livro de cabeceira é a Bíblia.
Vejam que no Salmo 150, o salmista deixa bem claro que não existem instrumentos profanos, e as danças e palmas são bem vindas para louvar ao Senhor.
Como dançar se não há ritmo ??
Qual ritmo pode ser usado, sendo que não exista nenhum similar no mundo ??

Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 23-12-2009 3:14 pm Responder com Citação

Exercite seus neurônios

El_Cabong escreveu:
Pois é pessoal.
Este discurso de que as coisas do mundo estão influenciando a igreja é mais antigo do que se imagina.

Na antiguidade quando as igrejas começaram a introduzir no seus altares os órgãos de tubos. Foi uma grande polêmica, todos diziam: Onde já se viu tocar órgão na igreja! O mundo está entrando na igreja!
Acreditava-se que o acorde dissonante num órgão de tubos era o som do inferno. Twisted Evil
No século XX quando comecaram a introduzir o violão também foi outro escândalo: Um instrumento usado na boemia agora dentro da igreja. Que sacrilégio!

Vejam que no Salmo 150, o salmista deixa bem claro que não existem instrumentos profanos, e as danças e palmas são bem vindas para louvar ao Senhor.

* Se tiver tempo, acesse o tópico http://www.dotgospel.com/forum/a-influencia-da-musica-sobre-o-cristao-t3333.html e comente a mensagem abaixo.

Sorokbano escreveu:
Música boa e música má - II

* Não lembro se falei sobre este assunto neste tópico. Caso eu já tenha falado sobre isso, não me custa fazê-lo novamente para refrescar a memória dos mais antigos e para alertar os mais novatos.
* O Capítulo III do livro OPTDR (abreviá-lo-ei a partir de agora para economizar tempo e espaço) trata dos efeitos físicos do rock. Ele começa citando casos como os seguintes (páginas 27 e 28 ):

Dan D. Johnson escreveu:
A música pode produzir vários efeitos físicos sobre nossos corpos. Admitimos que alguns dos efeitos podem ser limitados para certas pessoas. Um exemplo disso é o de uma jovem com problema de epilepsia. Afirmou que precisava tomar muito cuidado para não ficar perto da música ROCK por causa do seu efeito maléfico. Um dia ela estava apenas ouvindo uma palestra sobre os efeitos do ROCK, e quando alguns exemplos foram tocados, ela quase teve um ataque de epilepsia.

(...)

Há uma relação direta entre a música e o movimento muscular. Você automaticamente quer movimentar-se com a música, especialmente música que tenha um ritmo forte. Usando um eletroencefalograma, pesquisadores descobriram que um músico sentado numa cadeira, ouvindo apenas uma música mais viva, usa todos os músculos do seu corpo sem sair da cadeira. A música suave tem o efeito de relaxar os músculos, enquanto que a música animada os estimula.

* Três são os efeitos principais do rock sobre o ser humano: a) o movimento e o aumento da energia muscular; b) a perda de audição (quase sempre o volume é muito alto); c) a secreção das glândulas, especialmente a epinefrina, e suas conseqüências (como a taquicardia). Além da taquicardia, da contração dos vasos sangüíneos e da palidez da pele, provocados pelo excesso de epinefrina no corpo, a exposição ao rock pode provocar: a) estímulo demasiado das glândulas sexuais, provocando movimentos eróticos e obscenos, comportamentos escandalosos e imoralidade; b) produção de uma substância que tem o mesmo efeito das drogas, causando dependência; c) injeção no sangue do mesmo hormônio liberado quando uma pessoa fica zangada, provocando atitudes violentas; d) aumento da energia corporal por causa do excesso de adrenalina no corpo.
* Para complementar isso, leiam duas declarações publicadas em OPTDR:

Irvin Silber escreveu:
O grande poder do rock'n'roll fica na música da música - em particular, no ritmo e na imensamente criativa harmonia, contra-pontos e padrões da música chama-responde. Porque é o som que é basicamente sexual, anti-puritano, livre em expressão... é música cuja forma em si é uma advertência para os padrões e valores estabelecidos.

Frank Zappa escreveu:
Os sons altos e as luzes brilhantes de hoje são instrumentos tremendos para doutrinação. É possível modificar a estrutura química humana com as combinações certas de freqüências. Se o ritmo certo faz você balançar o pé, que tipo de ritmo faz você dobrar o punho e bater?

* Agora respondam-me sinceramente: existem ou não existem "músicas cristãs contemporâneas" com as características contidas nos dois depoimentos acima?
* O Capítulo IV de OPTDR fala sobre os efeitos do rock sobre nossas emoções, nossas mentes e nossas vontades. Citando o caso da tribo africana que tentou destruir o equipamento de som ao ouvir rock, além de pesquisas e depoimentos de pessoas envolvidas com tal música, Dan D. Johnson prova que combinações de melodias, harmonias e ritmos podem produzir da depressão profunda à excitação descontrolada. Sobre as experiências com o reflexo condicionado, ele diz:

Dan D. Johnson escreveu:
Ivan P. Pavlov declarou que a parte subcortical do cérebro não é o organismo executivo, mas o organismo receptor; e que o subcortical pode receber sugestões e impulsos, estimulando as emoções e até as ações corporais, sem o mestre da casa (o organismo executivo) reconhecer que sua casa foi invadida. Ligue isso com o fato de que o subconsciente recebe tudo, mesmo quando você não está prestando atenção, e que 90% das nossas reações involuntárias e inconscientes são feitas na subconsciência; pode entender que a música tem um grande poder sobre nossas mentes e ações. [OPTDR, página 43]

* Os efeitos perigosos do rock são: a hipnose (causada pela repetição excessiva de trechos musicais ou da própria letra), que leva ao alívio da culpa e à lavagem cerebral; e a neurose (produzida artificialmente por uma tensão criada por um forte estímulo externo e por um conflito entre os processos excitatório e inibitório), que pode causar sérios distúrbios mentais e reações violentas ou obscenas. Infelizmente, o primeiro caso - hipnose - tem sido visto com freqüência assustadora na maioria dos concertos gospel e até nas igrejas! Basta relembrar a "unção do leão" e outras manifestações espalhafatosas do Diante do Trono.
* O autor, que cita João 14:27 e I Coríntios 6:12, encerra o Capítulo IV dizendo que o rock "Serve apenas para agitar, deformar e conduzir seus adeptos à destruição de si mesmo"[OPTDR, página 51].
* Mas o pior ainda vem por aí: os efeitos espirituais, assunto do Capítulo V.
* O Capítulo V do livro OPTDR diz respeito a uma conseqüência do rock pior que o afastamento de Deus, a frieza no coração ou a influência maléfica sobre a moralidade: a possessão demoníaca. O autor cita vários casos para comprovar isso.
* Bob Larson viajou a Cingapura e testemunhou o ritual pagão Thaipusam, no qual os adeptos mutilam seus corpos ao som de músicas com a mesma pulsação e o mesmo tempo sincopado presentes no rock. De repente, um deles caiu duro no chão, contorcia-se e dava chutes... Outros se estrebuchavam também, a ponto de Larson perguntar a alguém o que era aquilo. A resposta foi: "Dançamos com esta música até que o espírito do nosso deus entre em nós".
* Anna Lee Carlson, em sua revista "Bread for children" ("Pão para crianças"), um episódio no qual nativos africanos recém-convertidos, ao escutarem um concerto de rock em sua cidade, perguntaram a um missionário: "Por que estas pessoas que tocam esta música querem que os demônios entrem neles?" Ao serem indagados a respeito do motivo da pergunta, eles responderam: "Aquela música que eles tocam é música demoníaca. É a maneira de fazer os demônios virem e entrarem em você!"
* Certo missionário, ao voltar à tribo africana que evangelizara com discos em ritmo de rock, ouviu do ex-feiticeiro o seguinte pito: "Você nos ensinou a abandonar a feitiçaria e a invocação de espíritos. Por que os estão invocando com esta música? Com este mesmo ritmo invocamos os espíritos maus da África!"
* Os três casos acima são apenas alguns de vários que comprovam a ligação entre o rock e a possessão demoníaca, provocada por dois processos principais: a) a condição física de exaustão (efeito sobre o corpo); b) a condição de transe ou desligamento do ambiente (efeito sobre a alma). Mas às vezes é necessário que um ambiente carregado como o de uma danceteria ou o de um megaconcerto de rock seja necessário para que a possessão aconteça.
* A partir do Capítulo VI do livro OPTDR e até o XI, Dan D. Johnson aborda os quatro temas principais do rock: a) imoralidade (sexo promíscuo: homossexualismo, incesto, bestialidade, necrofilia...); b) drogas ("Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", o álbum mais popular dos Beatles, tem alusões às drogas do começo ao fim); c) ocultismo (adoração velada ou explícita a Satanás, inclusive com a consagração dos discos ao demônio em missas negras e mensagens subliminares como sinais e citações presentes em faixas viradas ao contrário); d) violência (incitação velada ou explícita ao suicídio e ao homicídio, além das reações violentas do público nos concertos e da revolta contra a ordem estabelecida em tribos urbanas como os punks).
* O Capítulo XII do livro OPTDR mostra uma tabela com os elementos básicos do ser humano (espírito, alma e corpo), a prioridade dos impulsos da música (mais forte, menos forte e menos forte ainda), os elementos básicos da música (melodia, harmonia e ritmo) e os dados a seguir com seus respectivos resultados:

- melodias em tons maiores produzem tensão e em tons menores produzem relaxamento, sendo que o excesso de tensão na melodia produz frustração e o excesso de relaxamento produz depressão e desespero;
- harmonias dissonantes produzem tensão e harmonias consonantes produzem relaxamento, sendo que o excesso de tensão na harmonia produz confusão e o excesso de relaxamento produz sentimentalismo;
- ritmos repetitivos produzem tensão e ritmos variados produzem relaxamento, sendo que o excesso de tensão no ritmo produz sensualidade e o excesso de relaxamento produz distração.

* Quanto aos efeitos da música: a) ela não deve ter efeito prejudicial sobre nossos corpos (I Coríntios 6:19-20); b) ela não deve conformar-nos com este mundo (Romanos 12:1-2); a música deve promover a paz, a união e a harmonia que está em Cristo, não a agitação, a tensão e a inquietude (Isaías 32:17, João 14:27, Romanos 10:15 e Colossenses 3:15-16); d) a música e os músicos devem incentivar um estilo de vida que evidencie as obras do Espírito (Provérbios 9:6, 13:20, 22:5, 22:24-25); e) a música não deve controlar-nos, mas ser usada como ferramenta para ajudar-nos (I Coríntios 9:27).
* Resumidamente, de acordo com o livro, a filosofia cristã de música é feita de seis princípios bíblicos:

1) O princípio das prioridades - Refere-se à prioridade do espírito, que é alimentado pela melodia. Em segundo lugar na escala de importância está a alma, alimentada pela harmonia. Menos importante é o corpo, alimentado pelo ritmo. Qualquer música que fuja dessa ordem de importância (espírito/melodia, alma/harmonia e corpo/ritmo) NÃO PRESTA. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo" (I Tessalonicenses 5:23).

2) O princípio da letra - A letra da música deve estar de acordo com os princípios, ensinamentos e idéias da Palavra de Deus. "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8 ).

3) O princípio dos efeitos - A música deve promover e edificar nossas vidas naquilo que agrada a Deus. "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:1-2).

4) O princípio da aparência do mal - A música que ouvimos é parte de nosso testestemunho, o qual deve ter um efeito positivo sobre nosso próximo. Quando dizemos que gostamos de rock, mesmo sem querer acabamos aceitando todas as atrocidades ligadas a essa música. É como se eu bebesse água numa garrafa de cerveja - a associação permanece. "Abstende-vos de toda a aparência do mal" (I Tessalonicenses 5:22).

5) O princípio da progressão - Infelizmente, muitos pensam que uma coisa deixa de ser má quando não se pode ver nada prejudicial nela. As pessoas que não vêem nada de errado no rock cometem dois erros: a) enganam-se ao pensarem que seu subconsciente não é afetado pela música, cujos efeitos nocivos são lentos e quase imperceptíveis; b) enganam-se sobre o ponto de vista de Deus a respeito do pecado. "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" (Tiago 1:14-15).

6) O princípio da dúvida - Se mesmo sabendo de todos os princípios anteriores você ainda não estiver convencido de que o rock é satânico e de que o cristão fiel não deve ter parte com essa música, você estará pecando se tiver dúvida a respeito disso e insistir em fazer coro com os defensores de tal música só para bater de frente com aqueles que tentam abrir os olhos de seus irmãos a respeito dos males dela. Se tem alguma dúvida sobre a música e se não precisa dela, por que continuar a ouvi-la sabendo que com isso poderá desagradar a Deus? E se você faz isso para afrontar aqueles que são contra tal música, você está pecando do mesmo jeito porque está deixando de lado o amor ao próximo. "Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado" (Romanos 14:23).

* Ufa! Chega por hoje, não? Se não tiverem tempo de lerem toda esta mensagem, copie-a para o Word e imprimam-na para a lerem calmamente debaixo duma árvore, enquanto tomam café ou mesmo durante seus momentos de meditação nos quais oram e lêem a Bíblia. Wink

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
lazaromaxuel
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 23-12-2009 3:44 pm Responder com Citação

El_Cabong escreveu:
Pois é pessoal.

No século XX quando comecaram a introduzir o <a>violão</a> também foi outro escândalo: Um instrumento usado na boemia agora dentro da igreja. Que sacrilégio!

(ou vice-versa) mais é vero !!!

El_Cabong
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-12-2009 4:01 pm Responder com Citação

Citação:
... você estará pecando se tiver dúvida a respeito disso e insistir em fazer coro com os defensores de tal música só para bater de frente com aqueles que tentam abrir os olhos de seus irmãos a respeito dos males dela...

Puxa. Este negócio de dizer que uma pessoa está pecando por discordar de alguém, ou de alguma idéia, é um Princípio de Autoritarismo. "Eu tenho esta idéia, e se alguém discordar dela está pecando"
Aliás isto não é um Princípio!! Isto é o Fim!!

Isto tudo me lembra aquela passagem em que o Rei Davi chegou com a Arca na sua cidade, e começou a dançar empolgadamente no meio do povo. Mical viu isto e o desprezou, e Deus castigou Mical por isso.
Não seria um pecado igual ao de Mical, se alguém olhar com desprezo, por exemplo para o Juninho do Oficina G3, que esteja louvando a Deus, e este louvor realmente seja de coração (como desprezar o louvor de alguém se não vemos o seu coração) só porque ele toca Rock Cristão.

lazaromaxuel
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 24-12-2009 2:01 am Responder com Citação

El_Cabong escreveu:
Citação:
... você estará pecando se tiver dúvida a respeito disso e insistir em fazer coro com os defensores de tal música só para bater de frente com aqueles que tentam abrir os olhos de seus irmãos a respeito dos males dela...

Puxa. Este negócio de dizer que uma pessoa está pecando por discordar de alguém, ou de alguma idéia, é um Princípio de Autoritarismo. "Eu tenho esta idéia, e se alguém discordar dela está pecando"
Aliás isto não é um Princípio!! Isto é o Fim!!

Isto tudo me lembra aquela passagem em que o Rei Davi chegou com a Arca na sua cidade, e começou a dançar empolgadamente no meio do povo. Mical viu isto e o desprezou, e Deus castigou Mical por isso.
Não seria um pecado igual ao de Mical, se alguém olhar com desprezo, por exemplo para o Juninho do Oficina G3, que esteja louvando a Deus, e este louvor realmente seja de coração (como desprezar o louvor de alguém se não vemos o seu coração) só porque ele toca Rock Cristão.

Isso é verdade.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 1 de 7

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Meu Dot

Fatal error: Class 'SimplePie' not found in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/left-column.php on line 292