Moral Cristã x Aspectos Culturais

Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
militante_kiq
Vício
Vício

MensagemEnviada: 23-11-2007 6:44 pm Responder com Citação

Bom, não poderei acompanhar os primeiros movimentos desse tópico, então espero que ele se mantenha dentro do assunto, para que posteriormente eu coloque minha opnião.
Se já tiver algum tópico sobre esse assunto, por favor me perdoem e me avisem (e tranquem esse, se for o caso)

Estava lendo o tópico da masturbação e li em algum post (não me recordo de quem) algo que fazia referência a relativização de alguns aspectos culturais recomendados na bíblia, enquanto outros deveriam ser seguidos a risca.

Explicando melhor a proposta do tópico (realmente estou me tornando um enrolão):

Porque alguns aspectos, como exemplo a submissão da mulher, devem ser relativizados por serem culturais, e outros, principalmente ligados à conduta sexual (e tambem em muitos outros casos) devem ser seguidos a risca, mesmo sendo também ligados à cultura (na minha opnião)?

será que fui claro??? rs

ah, obrigado à pessoa do post (que eu gostaria que se identificasse, pois estou com preguiça de procurar no outro tópico, para agradece-la devidamente) pela idéia.

perdoem o exagero de linhas
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Arrebatado
Arrebatado

MensagemEnviada: 23-11-2007 9:27 pm Responder com Citação

n acredito q a questão da submissão da mulher deva ser relativada. Isso n é necessario se compreendermos o real sentido deste assunto.
Alias.. n apenas desse assunto.. mas de mtos outros..

o q está na biblia deve ser questionado, compreendido, digerido... e enfim.. colocado em prática.
Por trás de cada palavra daquele livro, existe algo q mtas vezes n é visível se olharmos de relance...

pessoas q n compreendem isso mto bem, tentam adaptá-la ao seu ponto de vista...

pq afinal... viver de acordo com o q Jesus ensinou n é fácil.. e isso n é de hoje...

putz.. to com maior sono.. hehe

deixa eu ver o q o povo pensa a respeito tb..Wink

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Laila_Flower
Raúl Castro
Raúl Castro

MensagemEnviada: 23-11-2007 11:24 pm Responder com Citação

simples e curto:

ou se absolutiza tudo ou relativiza tudo!

Mais fácil relativizar tudo e encarar que a Bíblia não foi escrita por Deus, mas por gente abençoada por Ele. Isso não as torna infalíveis, bem como aquilo que escreveram. Mas o mais importante é que Deus fala através da Bíblia coma gente e podemos ver nos aspectos gerais coisas que são atemporais e aculturais..e isso devemos guardar...

Por isso devemos seguir a orientação de Deus no coração, pedir explicação para Ele das coisas escritas e tentar entender o pq de aquilo estar escrito...o que a pessoa que escreveu estava tentando passar acima da pura ordem!

Ex.: Na Bíblia, Paulo diz que homem não deve ter o cabelo comprido. O que ele quisdizer com isso??? Que homem não deveria se vestir como mulher, não se travestir de mulher!

bjinhos

dotCast - Dimensão Nerd - @Laila_flower
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
luciana
Fidel Castro
Fidel Castro

MensagemEnviada: 23-11-2007 11:31 pm Responder com Citação

tava pensando, será que a tradução que as vezes gera, pelo menos, parte da falta de interpretação?

por exemplo essa questao da mulher ser submissa, Deus nao quer ninguem rebaixado, e muitos nao creem que a mulher tem que acatar calada e suportar um marido que bate nela, mas sim que deve respeita-lo como ele deve fazer isso tbm.

o do homem nao usar vestes femininas e vice versa, gera polemica sobre mulher usar calça mas na epoca ambos usavam tunicas, que eram como vestidos, mudava somente o tecido basicamente.

lembro na faculdade que minha professora falou que o mito de lilith nunca entrou na biblia cristã pq iria contra o fato da mulher ser posta de igual pra igual ao homem, ja que o mito afirma que ambos vieram do pó e a igreja catolica nao permitiu pra manter a mulher submissa da forma que vemos hoje

Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 24-11-2007 1:04 am Responder com Citação

hummm... eu acho o seguinte: nem sempre é relativização. claro que algumas pessoas pegam alguns pontos (às vezes nada a ver) para intepretar da forma que lhe convém. mas o caso é que realmente existe esta questão cultural.
gostei dos exemplos que as meninas deram e quero dizer que embora a Bíblia tenha lições para nós e devemos considerar tudo o que tá escrito lá, ela foi escrita numa época diferente, para povos diferentes. logo, não dá pra levar TUDO ao pé da letra. nem dá pra querer encaixar coisas que eram pra determinada cultura, na nossa, por exemplo. pq são conceitos diferentes, modo de vida diferente.

militante_kiq
Vício
Vício

MensagemEnviada: 24-11-2007 1:17 am Responder com Citação

tá, mas por exemplo o conceito de monogamia

em sociedades onde a poligamia é prática comum, pode existir um polígono (não resisti o trocadilho) cristão?

ele estaria contrariando um preceito divino ou apenas desconsiderando um aspecto cultural apresentado na biblia?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 24-11-2007 1:37 am Responder com Citação

militante_kiq escreveu:
tá, mas por exemplo o conceito de monogamia

em sociedades onde a poligamia é prática comum, pode existir um polígono (não resisti o trocadilho) cristão?

ele estaria contrariando um preceito divino ou apenas desconsiderando um aspecto cultural apresentado na biblia?

o complicado é você achar uma "sociedade cristã" em que exista poligamia. pq ela (a poligamia) tá ligada justamente tb à religião... muçulmana, por exemplo.

maaaas, numa hipótese, eu diria que isso é contrariar um preceito divino.

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 24-11-2007 8:15 am Responder com Citação

Essa história de um homem e uma mulher é uma padrão puramente ocidental sim...

Não tem nada na Bïblia falando sobre monogamia...

Quanto ao tópico, não que deve-se relativizar tudo, mas aquilo que deve ser relativizado que assim seja feito... oras, alguém leva objetivamente as parábolas de Cristo para serem colocadas em prática no literal?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
lNina
Novato
Novato

MensagemEnviada: 24-11-2007 10:19 am Responder com Citação

rap escreveu:
Não tem nada na Bíblia falando sobre monogamia...

como assim?? Confused
é claro ke tem, no início até... gênesis 2.24: "deixa o homem seu pai e sua mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." Deus disse à sua mulher, não "às suas mulheres."

tem gente ke acha ke poligamia é kestão cultural, mas não é. pra kem já leu o capítulo de gênesis todo, pode perceber ke em dado momento um dos homens da genealogia de adão "tomou para si duas esposas." não tá escrito no velho testamento ke é pecado, mas a poligamia nunk foi o plano de Deus pra união ke Ele criou pros homens e as mulheres. o problema é ke essa prática se tornou tão comum ke hoje se transformou num aspecto cultural.

mas no kso da submissão da mulher, as pessoas sempre se eskecem de levar em conta o versículo imediatamente anterior a esse, onde paulo diz ke o homem deve amar sua mulher exatamente como Cristo amou a igreja, e ke se preciso ele até dê sua vida pela da mulher. se um dia eu conhecer um kra ke me ame como Cristo amou a igreja, disposto a se sacrificar por mim, com certeza eu seria submissa a ele!! s2 s2 s2
suzana_rebeca
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 24-11-2007 11:47 am Responder com Citação

militante_kiq escreveu:

ah, obrigado à pessoa do post (que eu gostaria que se identificasse, pois estou com preguiça de procurar no outro tópico, para agradece-la devidamente) pela idéia.

heuehuheuheu! Fui eeeeu!
=)

De nada, estamos aqui para isso! heuehuehueh!

Garotas (In)comuns.
suzana_rebeca
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 24-11-2007 11:54 am Responder com Citação

lNina escreveu:
rap escreveu:

como assim?? Confused
é claro ke tem, no início até... gênesis 2.24: "deixa o homem seu pai e sua mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." Deus disse à sua mulher, não "às suas mulheres."

tem gente ke acha ke poligamia é kestão cultural, mas não é. pra kem já leu o capítulo de gênesis todo, pode perceber ke em dado momento um dos homens da genealogia de adão "tomou para si duas esposas." não tá escrito no velho testamento ke é pecado, mas a poligamia nunk foi o plano de Deus pra união ke Ele criou pros homens e as mulheres. o problema é ke essa prática se tornou tão comum ke hoje se transformou num aspecto cultural.

Também acho que monogamia é cultural sim. POis é, mas justamente isso aí que você falou casa com o que a Lu falou! Quem fez a tradução? Com que interesses? Enfim...Outra coisa, só tinha adão e eva até gênesis 2...ehuehuehuehueh!

Putz! A Laila falou tudo! É assim que eu penso...A Bíblia foi inspirada por Deus. Cada autor tem a sua marca, cada autor coloca no seu livro a sua visão de mundo, do contrário a Bíblia n seria um tanto quanto divergente de um livro pra outro, quando escrito por autores diferentes...

Garotas (In)comuns.
luciana
Fidel Castro
Fidel Castro

MensagemEnviada: 24-11-2007 11:58 am Responder com Citação

lNina escreveu:
rap escreveu:

como assim?? Confused

mas no kso da submissão da mulher, as pessoas sempre se eskecem de levar em conta o versículo imediatamente anterior a esse, onde paulo diz ke o homem deve amar sua mulher exatamente como Cristo amou a igreja, e ke se preciso ele até dê sua vida pela da mulher. se um dia eu conhecer um kra ke me ame como Cristo amou a igreja, disposto a se sacrificar por mim, com certeza eu seria submissa a ele!! s2 s2 s2

ai que ta, e como fica o caso de jacó que teve quatro esposas (casou-se com duas e depois teve duas concubinas) e tbm de elcana que tinha ana e uma concubina.

se nao fosse cultural o concubinato e poligamia nao poderia ser contra pois a biblia mostra varios casos de que existiu sim.

Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 24-11-2007 11:58 am Responder com Citação

Ué... Mas o Velho Testamento tá cheio de exemplos de poligamia. E não lembro de passagem bíblica repreendendo. Acho que quem tá certo são os mórmons... Cool

Voltaire
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 24-11-2007 12:45 pm Responder com Citação

Salomão foi um cara sábio, logo teve 1000 mulheres hehehe
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
SabianRJ
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: 24-11-2007 1:19 pm Responder com Citação

rap escreveu:

É sabedoria ter 1000 sogras? haushaushaushaus!!! Laughing
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
luciana
Fidel Castro
Fidel Castro

MensagemEnviada: 24-11-2007 2:21 pm Responder com Citação

SabianRJ escreveu:
rap escreveu:

É sabedoria ter 1000 sogras? haushaushaushaus!!! Laughing

mas naquela epoca as sogras eram rainhas tbm, entao ficavam longe, nao pdoiam visitar tanto como atualmente rs

Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 24-11-2007 4:37 pm Responder com Citação

se for assim, Deus tb relativiza as coisas...

luciana
Fidel Castro
Fidel Castro

MensagemEnviada: 24-11-2007 10:53 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:

nao acho isso, mas acredito que colcocar a cultura judaica na biblia tem um motivo e ainda nao conseguimos entender pq em todos os aspectos. o que nao podemos deixar de lado é que naquela epoca havia tradiçoes culturais que hoje nao sao aceitas na sociedade, acho que por isso temos duvidas.

Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 25-11-2007 12:20 am Responder com Citação

luciana escreveu:
Sarah escreveu:

nao acho isso, mas acredito que colcocar a cultura judaica na biblia tem um motivo e ainda nao conseguimos entender pq em todos os aspectos. o que nao podemos deixar de lado é que naquela epoca havia tradiçoes culturais que hoje nao sao aceitas na sociedade, acho que por isso temos duvidas.

então, justamente... eu falei com relação à poligamia. pq se depende da cultura (esse aspecto, pra ficar claro), é pq Ele tb relativiza... ñ sei se dá pra entender meu ponto de vista... rs.

no mais eu concordo.

John4EVER
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 25-11-2007 9:02 am Responder com Citação

pra você ver, o numero de mulheres esta dobrando
então acho justo que volte a poligamia
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 1 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Meu Dot

Fatal error: Class 'SimplePie' not found in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/left-column.php on line 292