Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Hana
Legendário
Legendário

MensagemEnviada: 08-02-2010 2:27 pm Responder com Citação

Dando uma lida rápida num livro sobre ética que está aqui no meu computador, me deparei com essas perguntas resolvi perguntar o que vocês acham.Várias posições éticas diferentes foram comentadas pelo autor baseado no exemplo abaixo:

As posições básicas que podem ser adotadas quanto à questão das normas éticas podem ser ilustradas por um caso recente que envolveu o Comandante Lloyd Bucher, do navio-espião Pueblo, que, com sua tripulação de 23 homens, foi capturado pelos norte-coreanos. Quando os interrogadores ameaçaram matar a tripulação, Bucher assinou confissões, confessando falsamente a culpa de fazer espionagem nas águas territoriais da Coréia do Norte. Estas falsas confissões vieram a ser o fundamento para poupar as vidas da tripulação e levar à sua libertação. A pergunta, portanto, é esta: a mentira de Bucher para salvar estas vidas foi moralmente justificada? Ou, de modo mais geral, mentir para salvar uma vida é moralmente certo em qualquer situação?

Tem uma que me chamou mais a atenção e até comento mais depois caso o assunto desperte interesse.Então, a questão é:

É correto mentir a fim de salvar uma vida? ou contar a verdade é mais importante do que salvar vidas? o que você faria numa situação parecida?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fabinhocarvalho78
Imortal
Imortal

MensagemEnviada: 08-02-2010 3:18 pm Responder com Citação

Conheço o caso de um marido que estava correndo atraz de sua esposa para bater nela, pois ele tinha problemas, a moça passou correndo e se escondeu perto de uma casa, um homem cristão a viu entrando, logo depois chegou o marido com um pau não mão e perguntou se ele tinha visto uma mulher assim e assim correndo, como ele não podia mentir disse a verdade o homem ensandecido achou a mulher e a matou, paralelo a isto uma mulher que tinha um marido violento foi aconselhada a não se separar pois com o tempo iria ganhar o marido para Cristo, em um certo dia a mulher foi assassinada, mas isto é um tema para outro tópico

http://fabinhobroken.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Hebreu
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 08-02-2010 4:13 pm Responder com Citação

A depender da situação, principalmente no caso de vida ou morte, acho q mentir não é problema.
RICO_ROCHA
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 08-02-2010 4:54 pm Responder com Citação

Bom, no caso do marido, o outro cara nem precisava dizer que ela estava escondida, isso é ignorância. Se fosse eu, tentaria faze-lo procurar em outro lugar. Não precisa mentir.

Onde ela está?
Eu diria: Já procurou no fim da rua? Ela não esta dentro da casa? sei lá....

A biblia diz, que Davi teve varias estratégias de Deus e não precisou mentir.
Tipo: Quando ele doi pego, e barbudo, babando, ele sumilou um louco, mas nem por isso precisou dizer que era, apenas foi suposto que ele o era.

Em fim, acredito que podemos ser criativos em casos extremos, mas não é necesspario mentir.

Quanto a outra que tinha um marido violento, era interessante saber se o mesmo tinha problemas a ponto de mata-la, até porque se separar do marido por ele ser violento, é sabio. Mas acho que isso tb é outro tema..rs

jcesar
Vício
Vício

MensagemEnviada: 09-02-2010 8:24 am Responder com Citação

Em situações extremas mentir ou não se torna um problema insignificante...

Quanto ao que o RICO_ROCHA disse acho que é um pouco mais complicado que isso. Não basta ser criativo; já ouvi várias vezes que mentir e omitir dá no mesmo...

Iremos a su casa.
**Nezahualcóyotl
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
PrDan12
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 09-02-2010 9:27 am Responder com Citação

E Raabe?

Ela entrou até na Galeria dos Heróis da Fé...

como fica?
marcelomg
Vício
Vício

MensagemEnviada: 09-02-2010 1:10 pm Responder com Citação

PrDan12 escreveu:
E Raabe?

como fica?

Esse é um dos meus questionamentos!
Mas tem tbm Ananias e Safrira!(só que o caso foi outro bem diferente).

jcesar
Vício
Vício

MensagemEnviada: 10-02-2010 9:44 am Responder com Citação

marcelomg escreveu:
PrDan12 escreveu:
E Raabe?

como fica?

A questão em Raabe não é se ela mentiu ou não, mas ela acolheu os espias e os ajudou a fugir, pois sabia de todos os feitos que eles tinham realizados e acreditava que Deus estava com eles; assim, ela teve fé em Deus e protejeu os espias, sendo preservada com vida, junto com sua família, do ataque dos israelitas.

Já Anania e Safira mentiram intencionalmente; tentaram enganar a Deus e enfrentaram a consequência.

Observem: Raabe mentiu para o povo de Jericó, em favor dos filhos de Israel, Ananias e Safira mentiram para Deus. Há uma diferença considerável entre os dois casos.

Mas eu cito ainda outro caso, quando Abraão, com medo de ser morto, diz ao rei Abimeleque que Sara era sua irmã. De fato, Abraão nao mentiu, mas omitiu o fato de Sara ser sua esposa e enfrentaria uma terrível consequência não tivesse Deus intervindo nessa situação.

Três relatos em que podemos ver que cada situação tem sua peculiaridade. Não podemos generalizar, pois em cada caso há motivações diferentes.

Iremos a su casa.
**Nezahualcóyotl
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
PrDan12
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 10-02-2010 10:02 am Responder com Citação

jcesar escreveu:
marcelomg escreveu:
PrDan12 escreveu:
E Raabe?

como fica?

A questão em Raabe não é se ela mentiu ou não, mas ela acolheu os espias e os ajudou a fugir, pois sabia de todos os feitos que eles tinham realizados e acreditava que Deus estava com eles; assim, ela teve fé em Deus e protejeu os espias, sendo preservada com vida, junto com sua família, do ataque dos israelitas.

Já Anania e Safira mentiram intencionalmente; tentaram enganar a Deus e enfrentaram a consequência.

Observem: Raabe mentiu para o povo de Jericó, em favor dos filhos de Israel, Ananias e Safira mentiram para Deus. Há uma diferença considerável entre os dois casos.

Mas eu cito ainda outro caso, quando Abraão, com medo de ser morto, diz ao rei Abimeleque que Sara era sua irmã. De fato, Abraão nao mentiu, mas omitiu o fato de Sara ser sua esposa e enfrentaria uma terrível consequência não tivesse Deus intervindo nessa situação.

Três relatos em que podemos ver que cada situação tem sua peculiaridade. Não podemos generalizar, pois em cada caso há motivações diferentes.

Cara...mentira é mentira! HAEHAEHAEHAEHAE!

Motivação por motivação: é mentira.

Agora...

O que vale mais? Vidas ou uma suposta verdade?

O que Jesus faria nesta situação?
Hana
Legendário
Legendário

MensagemEnviada: 10-02-2010 10:11 am Responder com Citação

Inicialmente ( vou conferir as passagens e seus contextos) o fato de estar regristrado que eles mentiram, não é uma aprovação ou recomendação para que a gente faça o mesmo.

Mas é complicado, não sei bem quel seria a minha reação diante desses tipo de dilema.
jcesar
Vício
Vício

MensagemEnviada: 10-02-2010 10:55 am Responder com Citação

PrDan12 escreveu:

Cara...mentira é mentira! HAEHAEHAEHAEHAE!

Motivação por motivação: é mentira.

Agora...

O que vale mais? Vidas ou uma suposta verdade?

O que Jesus faria nesta situação?

É claro, como a Hana disse, não é uma aprovação, muito menos recomendação, mas temos de levar em consideração o contexto de cada situação.

No caso de Raabe, Israel e Jericó enfrentavam um conflito; Deus havia prometido Jericó aos israleitas e a entregaria em suas mãos. Raabe não temia a Deus, mas conhecia a história do povo de Israel e toda a sua conquista, assim, teve fé que Deus os daria a cidade de Jericó e agiu com o objetivo de preservar sua vida e a de sua família.

É parecida à situação citada acima do marido descontrolado à procura de sua esposa. A preservação da vida com certeza vale mais que uma mentira, afinal se está agindo de acordo com o que se acredita ser prioritário. Eu não me sentiria culpado tendo livrado alguém da morte, mas se alguém sofresse algum tipo de violência por eu não ter lhe protegido seria muito mais afetado.

Não esto dizendo que mentir é certo, mas reafirmo minha posição, cada caso é um caso. Mentira é mentira, sim, mas a vida é mais importante.

Iremos a su casa.
**Nezahualcóyotl
BragaJ2
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 10-02-2010 9:34 pm Responder com Citação

Mentir nunca será correto seja em qualquer situação, pois o Diabo é o pai da mentira.
Se uma situação para se resolver depende de uma mentira sua e você confia em Deus, poderá falar a verdade e Ele te dará o livramento com certeza.

Hana
Legendário
Legendário

MensagemEnviada: 14-02-2010 10:49 pm Responder com Citação

Então, o que vocês acham do hierarquismo?

"Outro modo de responder a este problema ético escolhido como amostra pode ser chamado o hierarquismo. Pode ser argumentado, e.g., que há muitas normas éticas universais, mas que não são iguais na sua importância intrínseca, de modo que quando duas entram em conflito, a pessoa é obrigada a obedecer o mais alto dos dois mandamentos. Desta maneira, portanto, na escolha entre matar e mentir, sendo que as duas ações são universalmente erradas na ausência de qualquer conflito entre elas, deve-se escolher poupar a vida, por ser ela um valor intrinsecamente mais alto. Contar a verdade é bom, mas não ao custo de sacrificar uma vida."

trecho do livro Ética Cristã pg 12
jcesar
Vício
Vício

MensagemEnviada: 15-02-2010 9:17 am Responder com Citação

Hana escreveu:

"Outro modo de responder a este problema ético escolhido como amostra pode ser chamado o hierarquismo. Pode ser argumentado, e.g., que há muitas normas éticas universais, mas que não são iguais na sua importância intrínseca, de modo que quando duas entram em conflito, a pessoa é obrigada a obedecer o mais alto dos dois mandamentos. Desta maneira, portanto, na escolha entre matar e mentir, sendo que as duas ações são universalmente erradas na ausência de qualquer conflito entre elas, deve-se escolher poupar a vida, por ser ela um valor intrinsecamente mais alto. Contar a verdade é bom, mas não ao custo de sacrificar uma vida."

É um argumento válido e coerente, ao menos para mim.

Iremos a su casa.
**Nezahualcóyotl
Hana
Legendário
Legendário

MensagemEnviada: 15-02-2010 12:22 pm Responder com Citação

jcesar escreveu:
Hana escreveu:

É um argumento válido e coerente, ao menos para mim.

Eu também achei essa posição bem interessante, mas me veio a mente outras situações como por exemplo a secretária, ou outro profissional que tem um chefe que o manda mentir.Nesse caso mentir para não perder o emprego, o sustento dos filhos seria aceitável? não seria perigoso e até mais difícil quando a gente coloca o certo e errado numa hierarquia, e não na categoria do absoluto? Confused
Hana
Legendário
Legendário

MensagemEnviada: 15-02-2010 12:43 pm Responder com Citação

Outra posição sobre o mesmo caso diz:

Pode haver um conflito aparente entre duas normas éticas, mas nunca um conflito entre deveres. [...] Segundo este ponto de vista, Bucher não poderia ser considerado moralmente culpado pelo mal que outros homens fariam porque ele contara a verdade. Na realidade, os proponentes deste ponto de vista podem apelar a algum tipo de teleologia ou providência que diz que um mal maior nunca virá (ou pelo menos em última análise, não imediatamente) por causa de guardar uma norma universal. Em termos teístas, Deus sempre providenciará um modo de escape de modo que a pessoa ou não terá de mentir ou um mal maior não virá do contar a verdade.

Parece que contar a verdade é mais importante do que preservar a vida segundo esse ponto de vista.Logo, será a verdade que você contar levar outra pessoa a matar, logo você não é culpado.A culpa é transferida para quem mata e tirada de quem falou a verdade.Concordam?
jcesar
Vício
Vício

MensagemEnviada: 19-02-2010 9:27 am Responder com Citação

É muito mais difícil conceber essa segunda definição. Inclusive duvido se, realmente, não há conflitos de deveres. Em todas as situações que aqui foram citadas, não há uma em que podemos dizer seguramente que não haveria culpabilidade moral, afinal, lidamos com gente de várias crenças e que prezam valores diversos. Ao conciliar minha ética cristã aos preceitos morais de outro segmento da sociedade há aí um choque de valores e preceitos. Como podemos lidar com isso se ao privilegiarmos nossa conduta, desprezamos a ação e os conceitos dos outros?

Seria muito fácil discutir isso se não saíssemos do convívio cristão, aí até concordo que essa segunda definição se encaixaria mais confortavelmente. Mas pensemos na diversidade cultural da sociedade; contudo, sem ferir a moral e a ética cristãs. Isso, sim, é um desafio no qual devemos pensar e sobre o qual devemos muito discutir (não só aqui no fórum, mas, também, e principalmente, nas igrejas).

Iremos a su casa.
**Nezahualcóyotl
BragaJ2
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 19-02-2010 1:54 pm Responder com Citação

Acredito que do ponto de vista, tanto moral como cristão, a mentira nunca vai poder ser justificada. Pode-se até ser compreensível a atitude de uma pessoa em mentir "por uma boa causa", mas não significa que foi abonada de se configurar um erro. Na Bíblia temos um exemplo, não relacionada exatamente à mentira, mas à fidelidade, mas que tem tudo a ver, pois falar a verdade é uma questão de fidelidade. Para quem acredita na veracidade da Bíblia. É o exemplo dos três jovens judeus na Babilônia perante o rei Nabucodonosor. Eles se viram diante de uma situação crucial, onde a desobediência ao Rei poderia custar-lhes a vida. Eles poderiam pensar: Deus vai nos compreender, pois ele sabe que não há saída para nós, ou nos ajoelhamos perante a estátua do rei, ou morreremos na fornalha. E poderiam até falar pra Deus: Deus, tu sabes que estamos nos ajoelhando, mas o nosso coração é teu. Mas eles sabiam que estavam sendo provados diante de uma situação sem saída aparente. Mas para eles o mais importante era obedecer, e agradar a Deus.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Meu Dot

Fatal error: Class 'SimplePie' not found in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/left-column.php on line 292