Línguas, línguas, línguas....

Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-04-2008 10:25 am Responder com Citação

Sarah escreveu:
português bem falado e bem escrito não é o cheio de palavras difíceis. aliás, assim ele fica feio. como o jcesar falou, o bonito é como se usa o português. e vou além... o som das palavras, a textura delas. nenhuma língua é tão bela! e, acho, é assim justamente por ser tão complexa! =)

tb tem o ramo da linguística (esse eu adoro, quero poder uni-lo de algum modo à antropologia). que não considera, por exemplo, regrinhas gramaticais. se você diz: "nós foi no parque", pode estar errado gramaticalmente. mas o interlocutor entendeu muito bem o que você disse. e aí já tem a ver com o meio social, cultural em que você tá inserido. putz, acho isso muito bacana!

eu amo o português. se eu fosse italiana, inglesa, japonesa, eu ia querer aprender o português. rs.

aaaah! o russo tb é demais! de fato eles têm mais gêneros. mas o inglês e o alemão tb tem um terceiro. acho complicado, mas é interessante...

O inglês com o terceiro gênero?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
jcesar
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 10-04-2008 2:30 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
português bem falado e bem escrito não é o cheio de palavras difíceis. aliás, assim ele fica feio. como o jcesar falou, o bonito é como se usa o português. e vou além... o som das palavras, a textura delas. nenhuma língua é tão bela! e, acho, é assim justamente por ser tão complexa! =)

tb tem o ramo da linguística (esse eu adoro, quero poder uni-lo de algum modo à antropologia). que não considera, por exemplo, regrinhas gramaticais. se você diz: "nós foi no parque", pode estar errado gramaticalmente. mas o interlocutor entendeu muito bem o que você disse. e aí já tem a ver com o meio social, cultural em que você tá inserido. putz, acho isso muito bacana!

eu amo o português. se eu fosse italiana, inglesa, japonesa, eu ia querer aprender o português. rs.

aaaah! o russo tb é demais! de fato eles têm mais gêneros. mas o inglês e o alemão tb tem um terceiro. acho complicado, mas é interessante...

Apoiadíssimo!!
Eu tb adoro a lingüística, e tenho certeza de que tem tudo a ver com a antropologia, ou melhor, a sociolingüística tem algo amarrado na antropologia. Realmente a gramática normativa do portugues é complicada, mas nós nos damos muito bem com ela; a utilização do portugues, entretanto não é tão complicado.

Iremos a su casa.
**Nezahualcóyotl
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 10-04-2008 4:17 pm Responder com Citação

De onde surgiu a lenda urbana que o português é o idioma mais complexo do mundo?

Voltaire
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Livita
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 10-04-2008 7:08 pm Responder com Citação

De qq forma, usando ou não palavras difíceis, o troço é difícil, rs. Assim, você escrever um texto, que proporcione uma interpretação que o autor quer passar, usar as palavras com seus significados corretos, todas as regras à formulação de uma oração e etc... E até a fala... Por ser uma língua rica, se torna mais complexa, penso eu. Bem parecido é o espanhol, com um monte de regras qndo é passado, que coloca o futuro junto, nah, uma confusão.

Mesmo no contexto em que a pessoa está inserida, se ela só souber falar e escrever informalmente, não vai muito longe nem muitos a escutarão. Então, ir além do mínimo do conhecimento é necessário, e isso, no português, é "un poco" difícil.
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-04-2008 12:57 am Responder com Citação

rap escreveu:
O inglês com o terceiro gênero?

sim... a não ser que o "it" seja outra coisa. no português não temos nada equivalente. são apenas dois. "o" ou "a". no alemão o terceiro gênero é "das".

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-04-2008 12:59 am Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
De onde surgiu a lenda urbana que o português é o idioma mais complexo do mundo?

não é lenda urbana. tanto as regras, quanto a enorme quantidade de sinônimos fazem da língua portuguesa uma língua complexa.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-04-2008 1:03 am Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
De qq forma, usando ou não palavras difíceis, o troço é difícil, rs. Assim, você escrever um texto, que proporcione uma interpretação que o autor quer passar, usar as palavras com seus significados corretos, todas as regras à formulação de uma oração e etc... E até a fala... Por ser uma língua rica, se torna mais complexa, penso eu. Bem parecido é o espanhol, com um monte de regras qndo é passado, que coloca o futuro junto, nah, uma confusão.

Mesmo no contexto em que a pessoa está inserida, se ela só souber falar e escrever informalmente, não vai muito longe nem muitos a escutarão. Então, ir além do mínimo do conhecimento é necessário, e isso, no português, é "un poco" difícil.

eu concordo. é preciso ir além do mínimo e ñ dá pra ser informal o tempo todo. mas quando falei em falar difícil, ñ me referi à linguagem formal ou informal. você pode ser totalmente formal sem ter que usar palavras complicadas.

mas sim, vai, é um pouco difícil mesmo o português. mas é um difícil fácil... haha. ou um difícil agradável.

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 11-04-2008 3:34 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
SwItChFoOt escreveu:

não é lenda urbana. tanto as regras, quanto a enorme quantidade de sinônimos fazem da língua portuguesa uma língua complexa.

Eu sei que o português é complexo. Só tenho dúvidas se ele é o mais complexo, já que a maioria das línguas românicas tem uma gramática muito parecida com o português.

Voltaire
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 12-04-2008 3:10 am Responder com Citação

é, não sei... talvez aí entre as misturas que o português do brasil teve com as línguas indígenas e africanas...

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 12-04-2008 1:53 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
é, não sei... talvez aí entre as misturas que o português do brasil teve com as línguas indígenas e africanas...

E daí? Todo idioma sofre influências externas. Eu nunca vi um lingüista afirmando que o português é a língua mais complexa do mundo. Ainda acho que não passa de lenda urbana... Rolling Eyes

Voltaire
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 12-04-2008 6:00 pm Responder com Citação

Depende muito do critério...

Se for no que diz respeito a quantidade de vocábulos, analisando superficialmente afirmaria que sim, o português é o mais complexo... tem origens no latim, tupi, vários dialetos africanos e aportuguesa grande parte das palavras estrangeiras...

O inglês e francês por exemplo, não aceitam a inserção de estrangeirismo com tanta facilidade quanto nós, outras linguas tem somente uma origem, como o finlandês...

No que diz respeito à estrutura gramatical, eu (muito pessoal) afirmaria que é o grego, você flexiona o verbo de forma diferente por conta do gênero, além das formas verbais convencionais você tem o bendito aoristo, o objeto direto varia com o sujeito em gênero... enfim... várias nuances estranhas rs...
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 12-04-2008 6:19 pm Responder com Citação

O inglês tem muito mais vocábulos que o português...

Voltaire
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 12-04-2008 6:38 pm Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:

De sacanagem?
MauMau
TiranoRex
TiranoRex

MensagemEnviada: 12-04-2008 6:43 pm Responder com Citação

rap escreveu:
SwItChFoOt escreveu:

De sacanagem?

Deve tá zuando mesmo!!!

Outro dia eu li escrito em uma embalagem de goiabinha, da baudduco:

Em português: "Melhor se consumido antes de (data)
Em inglês: Best before (data)

complexo o inglês né Laughing

A batalha começou, clique e se cadastre

http://s5.br.bitefight.org/c.php?uid=27108

.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 12-04-2008 7:02 pm Responder com Citação

Eles usam menos palavras pra se expressar, mas isso nao quer dizer que tem menos vocábulos.

O Houaiss é o dicionário da língua portuguesa com maior número de verbetes (aproximadamente 230.000). O Oxford, maior dicionário da língua inglesa, tem quase o dobro (500.000 verbetes).

Voltaire
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 12-04-2008 7:18 pm Responder com Citação

ah, eu ainda acho que é complexo. principalmente por isso que o rap falou, de adotar palavras de outras línguas, criar novas, e de outras influências. o portugues (pelo menos o do brasil, que nem deveria talvez mais ser chamado de portugues) é uma língua mutante.

e acho que uma das maiores dificuldades pra quem vai aprender o português e não é daqui são mesmo os sinônimos... a palavra "contar", por exemplo, pode significar, no mínimo: contar uma história, contar de contar números, "contar com alguém"... tá, depende do contexto. mas vai fazer a pessoa entender isso... Rolling Eyes

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 12-04-2008 7:34 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
ah, eu ainda acho que é complexo. principalmente por isso que o rap falou, de adotar palavras de outras línguas, criar novas, e de outras influências. o portugues (pelo menos o do brasil, que nem deveria talvez mais ser chamado de portugues) é uma língua mutante.

e acho que uma das maiores dificuldades pra quem vai aprender o português e não é daqui são mesmo os sinônimos... a palavra "contar", por exemplo, pode significar, no mínimo: contar uma história, contar de contar números, "contar com alguém"... tá, depende do contexto. mas vai fazer a pessoa entender isso... Rolling Eyes

Eu nunca disse que português não é complexo, a minha dúvida é quanto ser "o mais complexo do mundo". Isso pra mim não passa de uma patriotada.

E as palavras que você citou não são sinônimos, e sim homônimos. Isso não existe só no português, existe em vários idiomas. Por exemplo no inglês:
I like you. (Eu gosto de você)
He's like me. (Ele é como eu)

Voltaire
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 12-04-2008 7:45 pm Responder com Citação

é, é... eu dei um exemplo nada a ver... rs. mas a idéia continua a mesma. e mesmo os honônimos são em quantidades muito maiores.

haha, patriotada... ñ sei da parte de quem. da minha certamente ñ é, eu ñ me considero nenhum pouco patriota. talvez seja, ao contrário, um menosprezo da sua parte. =p

rsrs

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 12-04-2008 7:49 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
é, é... eu dei um exemplo nada a ver... rs. mas a idéia continua a mesma. e mesmo os honônimos são em quantidades muito maiores.

haha, patriotada... ñ sei da parte de quem. da minha certamente ñ é, eu ñ me considero nenhum pouco patriota. talvez seja, ao contrário, um menosprezo da sua parte. =p

rsrs

Não é menosprezo, eu me baseio em fatos e não em achismos. E você mesmo sabe como eu gosto de outros idiomas que não seja o manjado inglês. Gosto do português sim, mas pra mim esse negócio de dizer que é o idioma mais complexo não tem base nenhuma...

Voltaire
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 12-04-2008 7:55 pm Responder com Citação

é fato que você tá negando que a língua portuguesa do brasil teve muito mais influências, se transforma e muda muito mais e, independente de ter menos vocábulos que o inglês, por exemplo, usa a maior parte dele ao contrário do próprio inglês. isso a torna mais complexa sim e não é achismo.

=)

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Página 4 de 8

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!