| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 24-04-2008 2:06 am |
|
|
oi, gente!
viu, eu to abrindo esse tópico pra colher informações, rs. na verdade é pra debater tb, mas não vou mentir, to a fim de saber o que vcs pensam sobre esse assunto. eu já vinha pensando sobre isso, daí minha prima tava comentando algumas coisas que aconteceram no trabalho dela, eu vou comentar por cima, só pra exemplificar e sugeriu que eu escrevesse algo no meu blog pra ela mostrar pra umas pessoas e dar uma alfinetada, já que pra ela fazer isso diretamente é complicado. como a idéia ñ tá completa na minha mente e eu ñ consegui achar nenhuma base bíblica (sei que deve existir) trouxe o assunto pra cá...
o que vcs acham de pessoas que usam a palavra de Deus pra agir de forma injusta e inibir possíveis protestos com relação às injustiças? elas usam, inclusive "base bíblica" pra isso. que base poderíamos usar pra rebater?
o exemplo que falei da minha prima... ela trabalha numa escolinha, como professora. a escola é dita cristã e o dono da escola é um pastor (eu já acho que começa errado por aí, hehe). o salário dela é um absurdo de pouco, já que o trabalho é muito. quando há reclamações sobre isso (não só da parte dela), o pastor/dono diz que "pra tudo existe um tempo" e que é preciso ter paciência. além disso, quando há problemas com as crianças, por exemplo, ele diz que tudo é superável, pq Deus ajuda e não sei o que... enquanto isso o cara tem uma mansão, as filhas viajam pra cima e pra baixo, trocam de carros (pq é mais de um) o tempo todo... super injusto!
não é certo misturar as coisas, vcs não acham?
o que vcs pensam sobre líderes, pastores, que utilizam a própria bíblia pra justificar seus atos falhos e errados? qual seria a contra-resposta?
ps: desculpem, eu sou péssima com títulos, haha. |
|
|
 |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8134 Localização: Brasília
|
Enviada: 24-04-2008 3:11 am |
|
|
| Sarah escreveu: | oi, gente!
viu, eu to abrindo esse tópico pra colher informações, rs. na verdade é pra debater tb, mas não vou mentir, to a fim de saber o que vcs pensam sobre esse assunto. eu já vinha pensando sobre isso, daí minha prima tava comentando algumas coisas que aconteceram no trabalho dela, eu vou comentar por cima, só pra exemplificar e sugeriu que eu escrevesse algo no meu blog pra ela mostrar pra umas pessoas e dar uma alfinetada, já que pra ela fazer isso diretamente é complicado. como a idéia ñ tá completa na minha mente e eu ñ consegui achar nenhuma base bíblica (sei que deve existir) trouxe o assunto pra cá...
o que vcs acham de pessoas que usam a palavra de Deus pra agir de forma injusta e inibir possíveis protestos com relação às injustiças? elas usam, inclusive "base bíblica" pra isso. que base poderíamos usar pra rebater?
o exemplo que falei da minha prima... ela trabalha numa escolinha, como professora. a escola é dita cristã e o dono da escola é um pastor (eu já acho que começa errado por aí, hehe). o salário dela é um absurdo de pouco, já que o trabalho é muito. quando há reclamações sobre isso (não só da parte dela), o pastor/dono diz que "pra tudo existe um tempo" e que é preciso ter paciência. além disso, quando há problemas com as crianças, por exemplo, ele diz que tudo é superável, pq Deus ajuda e não sei o que... enquanto isso o cara tem uma mansão, as filhas viajam pra cima e pra baixo, trocam de carros (pq é mais de um) o tempo todo... super injusto!
o que vcs pensam sobre líderes, pastores, que utilizam a própria bíblia pra justificar seus atos falhos e errados? qual seria a contra-resposta?
A resposta é denunciar esse pastor safado pra alguma vara trabalhista... |
|
|
 |
atlas Assíduo

Registrado: Dec 31, 2007 Idade: 45 Mensagens: 150 Localização: São Paulo (SP)
|
Enviada: 24-04-2008 11:30 am |
|
|
Oi, Sarah!
Infelizmente, o evangelho serve de desculpa para muita gente explorar os outros. E isso não é de hoje, obviamente... a história taí pra mostrar todos os abusos que foram cometidos em nome da autoridade conferida por alguma religião (ou até pela falta dela). Eu sei que isso soa meio filosofia do século XVIII, mas o Thomas Hobbes tinha razão em dizer que o homem é o lobo do homem ("homo homini lupus"), se bem que o lobo entrou de gaiato nesta frase, porque a família dele é muito mais organizada do que a humana, não exploram o semelhante, e só matam por comida, e não pra comprar o Vectra do ano. Este tipo de gente que usa o nome de Deus para manipular os outros, já era previsto na Bíblia. Eu gosto da carta de Judas, em que ele fala dos líderes que "vão pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiram ao erro de Balaão" (v. 11), que "se apascentam a si mesmos sem temor" (v. 12). Por isso, esse tipo de gente que se diz cristã precisa tanto racionalizar os versículos bíblicos para encontrar uma maneira melhor de manipular e explorar os outros, sejam eles cristãos ou não. Por isso, Paulo fala tanto da consciência, inclusive a pior forma dela, a cauterizada (1 Timóteo 4:2), típica de gente que racionalizou tanto o evangelho a ponto de aconselhar, pregar e defender o indefensável pela Bíblia. Não há justificativa bíblica para injustiças. Então, o rap tá absolutamente certo. Aconselhe a tua prima a buscar outra coisa pra fazer e propor uma ação trabalhista contra este povo, que de cristão não tem nada. E fala pra ela nem se preocupar com o que eles vão dizer. Consciência cauterizada costuma não ter cura nem ser sensível. A única sensibilidade deles é no bolso. E o que importa é a liberdade e a saúde emocional e espiritual DELA. E pau neles!
Beijo! |
|
|
 |
Forever Sem-noção

Registrado: Nov 14, 2004 Idade: 20 Mensagens: 6768 Localização: Salvador/BA
|
Enviada: 24-04-2008 12:03 pm |
|
|
Isso ocorre até com fieis. Por exemplo hoje mesmo eu acabei de saber de uma coisa, mas prefiro não tocar neste assunto... sei muito bem do que estou falando rs
Mas hoje em dia virou moda uma coisa... alguns cristão resolveram assumir. erram mesmo e ai de quem julgar....
 |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 24-04-2008 4:31 pm |
|
|
Nossa, esse assunto tem muito a ver algo que escrevi pro blog e um tópico que estava pensando em criar..olha sintonia sarah! hehehe
Pinçando textos e distorcendo a gente acha base bíblica pra tudo.Esse caso aí da sua prima é trabalhista mesmo e ela tem mais que buscar seus direitos e interesses já que tentar o acordo e diálogo não deu certo.Eu acho que se as pessoas misturassem cristianismo e relações de trabalho, por exemplo, daria certo porque aí sim, não ia ter exploração principalmente entre irmãos em Cristo o que é mais comum do que a gente imagina.
Vou dar uma pesquisada em textos bíblicos que podem ser usados como base pq tenho um na mente mais não lembro a referência exata agora _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
Toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade. E. H. Chapin
 |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3825 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 24-04-2008 4:38 pm |
|
|
acho q por isso o velho ditado: amigos, amigos, negocios à parte..
utilizar o evangelho como forma de justificar as proprias obssessoes e injustiças é no minimo covarde e hipocrita.. |
|
|
 |
Hebreu Vício

Registrado: Apr 24, 2006 Mensagens: 408 Localização: Onde eu quero estar. Eilat - Israel
|
Enviada: 24-04-2008 4:59 pm |
|
|
Existem várias formas de injustiça. E várias formas de se usar citações bíblicas para cometer um ato injusto. A mais comum, pelo menos q eu vejo/ouço, é usar de coação para q a pessoa dê o dízimo, pra variar.... _________________ Set your eyes to Zion
Jah Jah people ride on
|
|
|
 |
luciana Moderador .Gospel

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5085 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 24-04-2008 5:13 pm |
|
|
so posso sugerir uma coisa: quando ele falar que tudo tem seu tempo, ela vira e fala que paciencia tem limite.
ate msm Deus ja deixou claro que um dia vai deixar de bater a porta pra chamar os povos a ceia do noivo, e vai ser cada um por si. _________________  |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 25-04-2008 3:43 am |
|
|
gente, valeu pelos comentários (atlas: comentários os seus sempre proveitosos!). vcs têm toda a razão quando dizem em procurar a justiça e tudo o mais. mas sabemos que isso é complicadíssimo, quando suas contas a pagar dependem daquele salário e você sabe que seu emprego estará em risco fazendo isso. é a triste verdade. no caso da minha prima, como o esposo dela foi promovido, ela vai diminuir a carga horária, acho. o lance do blog é que ela sempre mostra as boberinhas que escrevo pro povo do trabalho, entendem? rs... seria uma outra forma (além de falar), uma forma indireta de reclamar.
enfim...
hana, acho que não entendi muito bem seu comentário: "se as pessoas misturassem cristianismo e relações de trabalho daria certo". pq fico pensando se é possível misturar isso nesse sistema em que vivemos... rs. (não to querendo entrar em discussão de sistemas políticos, por favor, rs, é só um fato) |
|
|
 |
luciana Moderador .Gospel

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5085 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 25-04-2008 2:17 pm |
|
|
essa questao de justiça é complicado, pra ela entrar só depois de sair de la pq senao ja era emprego.
o certo msm seria todo mundo sair e ate mudar nao ter mais gente. Mas brasileiro muitas vezes reclama mas aceita (e muitas vezes aceita por nao ter alternativa),
dando um exemplo que passou ate na tv...hoje a inglaterra tem mais motoboys braisleiros do qu britanicos pq os britanicos nao aceitam trabalhos em dia de chuva, correr acima da velocidade permitida e correr riscos de cortar carros em zigue zague e ganhar abaixo do piso salarial, ai o brasileiro - que se acha o super homem e o esperto - faz tudo isso, se arrisca, se mata de trabalhar pra ganhar menos que um britanico. O certo era ninguem aceitar salario tao baixo mas acontece o contrario, e muitas vezes é por falta de alternativa msm.
mas quem paga é todo mundo. Aqui no DF tenho visto o salario oferecido só cair, tudo pq tem mais desempregado que vaga, então as empresas aproveitam. Minha irma msm teve que se submeter a um emprego que nao da nem vale transporte, muito menos alimentação. Nao é certo, porem precisamos do dinheiro e nao temos outra alternativa a nao ser aguentar ate conseguir algo melhor.
a uncia coisa que sua prima pode fazer sarah é procurar outro, o que é quase impossivel quando se trabalha, mas fala pra ela tentar, manda curriculo sempre que puder via email paroveita as horinhas que possui e assim que conseguir algo melhor sai de la. Pq recorrer a justiça alem de demorado muitas vezes nao resolve nada infelizmente _________________  |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 25-04-2008 2:57 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | | hana, acho que não entendi muito bem seu comentário: "se as pessoas misturassem cristianismo e relações de trabalho daria certo". pq fico pensando se é possível misturar isso nesse sistema em que vivemos... rs. (não to querendo entrar em discussão de sistemas políticos, por favor, rs, é só um fato) |
Agora sou eu que não se se entendi bem o que você quis dizer com nao misturar as coisas antes rsrs..o eu quis dizer é que somos cristãos ou deveríamos ser, em todos os lugares, inclusive no trabalho.O cara é um santo, um honesto, dentro da igreja porque no trabalho rouba e explora seus funcionários, sonega impostos..etc.A postura hoje, é separar as coisas.Aqui é meu trabalho, sou um aqui.Aqui é a igreja sou outro ali.Entendeu? imagine como deveria ser ótimo trabalhar para um ou com um cristão? patrão cristão deveria ser honesto.Acho mesmo possível misturar essas coisas quando se fala de uma empresa ou negócio de um cristão pq li é ele quem faz ou segue as regras que quiser.Não é impossivel ter lucro sendo honesto e respeitando as leis trabalhistas não.Só que é aquela coisa..trabalho é trabalho, nessa hora o cristão fica lá na igreja..._________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
Toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade. E. H. Chapin
 |
|
|
 |
migacris Moderador .Gospel

Registrado: Jan 04, 2005 Idade: 26 Mensagens: 4053 Localização: na minha própria mente
|
Enviada: 25-04-2008 5:28 pm |
|
|
oxe, fala para ele que salário não é favor, é débito, em analogia a Rm. 4.4.
mas o q mais se aplica é Tiago 5:
| Citação: | EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
4 Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
5 Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. |
tem uma versão assim do versículo 4: Eis que o salário, que tendes extorquido por fraude aos vossos operários, clama por vós; e o seu clamor subiu até aos ouvidos do Deus dos Exércitos
o versículo fala que foi diminuído, na outra versão fala em fraude, mas penso que não ter o salário justo com o trabalho, ou ter tido aumento, pelo menos em paralelo ao Salário mínimo, é a mesma coisa._________________  |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 26-04-2008 4:27 am |
|
|
| Hana escreveu: | | Sarah escreveu: | | hana, acho que não entendi muito bem seu comentário: "se as pessoas misturassem cristianismo e relações de trabalho daria certo". pq fico pensando se é possível misturar isso nesse sistema em que vivemos... rs. (não to querendo entrar em discussão de sistemas políticos, por favor, rs, é só um fato) |
Agora sou eu que não se se entendi bem o que você quis dizer com nao misturar as coisas antes rsrs..o eu quis dizer é que somos cristãos ou deveríamos ser, em todos os lugares, inclusive no trabalho.O cara é um santo, um honesto, dentro da igreja porque no trabalho rouba e explora seus funcionários, sonega impostos..etc.A postura hoje, é separar as coisas.Aqui é meu trabalho, sou um aqui.Aqui é a igreja sou outro ali.Entendeu? imagine como deveria ser ótimo trabalhar para um ou com um cristão? patrão cristão deveria ser honesto.Acho mesmo possível misturar essas coisas quando se fala de uma empresa ou negócio de um cristão pq li é ele quem faz ou segue as regras que quiser.Não é impossivel ter lucro sendo honesto e respeitando as leis trabalhistas não.Só que é aquela coisa..trabalho é trabalho, nessa hora o cristão fica lá na igreja... |
ah sim, acho que tinha entendido seu comentário errado... rs. concordo totalmente com você. um cristão deve ser cristão em qualquer circunstância, inclusive no trabalho. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 26-04-2008 4:29 am |
|
|
| migacris escreveu: | oxe, fala para ele que salário não é favor, é débito, em analogia a Rm. 4.4.
mas o q mais se aplica é Tiago 5:
| Citação: | EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
4 Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
5 Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. |
tem uma versão assim do versículo 4: Eis que o salário, que tendes extorquido por fraude aos vossos operários, clama por vós; e o seu clamor subiu até aos ouvidos do Deus dos Exércitos
o versículo fala que foi diminuído, na outra versão fala em fraude, mas penso que não ter o salário justo com o trabalho, ou ter tido aumento, pelo menos em paralelo ao Salário mínimo, é a mesma coisa. |
putz, cris... mto boa essa passagem, obrigada! realmente, em analogia, independente se for fraude ou diminuição, fala da injustiça com o trabalhador, né?
muchas gracias... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 26-04-2008 4:32 am |
|
|
| luciana escreveu: | essa questao de justiça é complicado, pra ela entrar só depois de sair de la pq senao ja era emprego.
o certo msm seria todo mundo sair e ate mudar nao ter mais gente. Mas brasileiro muitas vezes reclama mas aceita (e muitas vezes aceita por nao ter alternativa),
dando um exemplo que passou ate na tv...hoje a inglaterra tem mais motoboys braisleiros do qu britanicos pq os britanicos nao aceitam trabalhos em dia de chuva, correr acima da velocidade permitida e correr riscos de cortar carros em zigue zague e ganhar abaixo do piso salarial, ai o brasileiro - que se acha o super homem e o esperto - faz tudo isso, se arrisca, se mata de trabalhar pra ganhar menos que um britanico. O certo era ninguem aceitar salario tao baixo mas acontece o contrario, e muitas vezes é por falta de alternativa msm.
mas quem paga é todo mundo. Aqui no DF tenho visto o salario oferecido só cair, tudo pq tem mais desempregado que vaga, então as empresas aproveitam. Minha irma msm teve que se submeter a um emprego que nao da nem vale transporte, muito menos alimentação. Nao é certo, porem precisamos do dinheiro e nao temos outra alternativa a nao ser aguentar ate conseguir algo melhor.
a uncia coisa que sua prima pode fazer sarah é procurar outro, o que é quase impossivel quando se trabalha, mas fala pra ela tentar, manda curriculo sempre que puder via email paroveita as horinhas que possui e assim que conseguir algo melhor sai de la. Pq recorrer a justiça alem de demorado muitas vezes nao resolve nada infelizmente |
é verdade, luciana... o trabalho deixa de ser valorizado, na verdade. tanto por quem emprega, quanto pra quem aceita. pq se as pessoas simplesmente se recusassem a ganhar um salário injusto e sem benefícios, os empregadores dariam um jeito. mas como se recusar quando precisa-se da grana, né? complicado... e o mais complicado é perceber esse tipo de situação entre pessoas que se dizem cristãs. |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 26-04-2008 7:48 pm |
|
|
Achei o texto Sarah, anos depois achei, mas procurando em Isaías, algo que estava em Jeremias não ia achar nunca ne? hehe.Eu acheibem significativo.
Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos sem direito; que se serve do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário do seu trabalho; que diz: Edificarei para mim uma casa espaçosa e aposentos largos, e lhe abre janelas, e está forrada de cedro e pintada de vermelhão. Reinarás tu, só porque te encerras em cedro? Acaso, teu pai não comeu e bebeu e não exercitou o juízo e a justiça? Por isso, tudo lhe sucedeu bem.Julgou a causa do aflito e do necessitado; então, lhe sucedeu bem; porventura, não é isto conhecer-me? —diz o SENHOR.Mas os teus olhos e o teu coração não atentam senão para a tua avareza, e para o sangue inocente, a fim de derramá-lo, e para a opressão, e para a violência, a fim de levar isso a efeito. Jeremias 22:13 ss
Destaquei os trechos que mais me chamaram a atenção e vou jogar pro contexto da situação do tópico.O primeiro trecho destacado é mais uma advertência contra injustiças, contra quem constrói um patrimônio e vive de forma abastada às custas da exploração dos outros.Nesse sentido "não dando o salário do seu trabalho" pode ser tb não dar um salário justo e correspondente ao trabalho realizado.Assim qualquer um fica rico mesmo.O outro trecho, é bem mais forte porque mostra claramente liga a prática da injustiça com a ignorância em relação a Deus.Quem faz justiça pode dizer que está no caminho de conhecer a Deus, pois fazer justiça em um forma de agir com amor pelo próximo.Não quero ficar na esfera dos julgamento contra esse pastor, mas é de se pensar no "grau de conhecimento" de Deus ele tem porque o amor não faz mal a próximo.Deus é justiça, e amor.Como o próprio texto aponta, a causa só pode ser a avareza e cobiça.Só isso pra fazer a gente passar por cima das coisas mais básicas sobre Deus.. _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
 |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 27-04-2008 10:14 pm |
|
|
eeee! brigada, hana! mais um trecho que dá pra ser usado, com certeza.
cara, e nem é questão de julgar ou não. são fatos. uma pessoa que age injustamente, com certeza não conhece a Deus direito. ou prefere fingir que não conhece, né? o mais triste é pensar que na igreja, outra coisa é pregada. hipocrisia! a cobiça, o egoísmo, a avareza parece se tornar maior que o temor a Deus... =/ |
|
|
 |
Quel Internado!

Registrado: Jan 29, 2004 Idade: 18 Mensagens: 1029 Localização: Veneza Brasileira - Recife
|
Enviada: 25-05-2008 4:39 pm |
|
|
| rap escreveu: | | Sarah escreveu: | oi, gente!
A resposta é denunciar esse pastor safado pra alguma vara trabalhista... |
kkkkkkkkkkkkkk
adorei essa rap! _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração
-=Um dia eu vou dançar na lua=-
"Tudo o q não é eterno é eternamente inútil" - CS Lewis
|
|
|
 |
|