v. tr.1. Proceder ao exame da causa de.
2. Decidir (como juiz, árbitro, etc.).
3. Sentenciar.
4. Formar juízo acerca de.
5. Imaginar.
6. Crer, supor.
7. Ter na conta de.
v. intr.8. Pronunciar sentença.
9. Formar conceito.
v. pron.10. Ser juiz de si mesmo; avaliar-se; crer-se.
* Eu sei que muitos se assustaram ao lerem o título deste tópico. Peço àqueles que porventura se escandalizarem com o mesmo.
* Mesmo assim, leiam até o final o seguinte artigo, publicado em http://webevangelista.blogspot.com/2010/04/e-pecado-julgar-o-senso-critico-e-fe.html . Eu sei que muitos ficarão irados com o autor e tentarão usar um monte de versículos bíblicos fora de contexto para lançar profetadas e justificar os erros de muitas lideranças eclesiásticas que não passam de lobos em peles de cordeiros; porém, tal como os bereanos, confrontem tudo o que está escrito abaixo com a Bíblia e peçam a iluminação do Espírito Santo para que muitos olhos sejam desvendados e muitos ouvidos sejam destapados à genuína verdade:
L. Rogério escreveu:
Existe um discurso politicamente correto que flui honrosamente da boca daqueles que geralmente odeiam a confrontação: "Vou à igreja, assisto o 'meu' culto, volto pra casa e não falo mal da vida de ninguém. Acho que se cada um cuidasse de sua própria vida e deixasse esse negócio de criticar o que é dito na igreja, nós teríamos uma igreja bem melhor." Gente assim, dificilmente tem um senso crítico a respeito de sua fé. Não sabe porque crê. Não sabe no que crê. Contenta-se com uma fé cega, surda e muda. Afinal, dizem os tais, ai daquele que tocar nos ungidos do Senhor. Esquecem-se porém, que, diferente do Antigo Testamento, todos fomos ungidos na Nova Aliança: "Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento (...). Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês (...)" I Jo. 2.20,27
Estamos testemunhando um tempo histórico, onde os crentes seguem à risca tudo aquilo que lhes é dito a partir de um púlpito, sem titubear (claro, desde que isso não conflite com todas as bênçãos que Ele tem guardado em sua cartola mágica). Não sei o que é pior, vender aos crentes a bênção em forma de amuletos dos mais esdrúxulos ou comprá-la! Será que ainda existem crentes que não entenderam que o que Jesus condenou foi o julgamento hipócrita, e não o julgar em si (Mt. 7.1-6)? Será que nunca estaremos prontos para tirar o cisco do olho de nosso irmão? Será que Jesus não foi o suficientemente claro ao dizer que depois de tirarmos a viga de nossos olhos estaríamos aptos para exercer o julgamento? Ouso propor uma resposta:
"O descaso do povo para com a Palavra continuará sustentando muitas mentiras, heresias e agressões à alma."
Ah... que falta fazem os bereanos! O livro de Atos não poupa elogios quando diz que eles "eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." (At. 17.11). Jesus disse: "Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos!" (Jo. 7.24). Disse também: "Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo?" (Lc. 12.57). O Apóstolo Paulo também não deixou margem para dúvidas quando disse: "Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo." (I Co. 10.15).
Há ainda aqueles mais pacificadores que, mansamente, nos lembram: "...ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom!" (I Te. 5.21). O problema nesse caso é, como diria meu professor Franco Júnior : "O que é bom?". Afinal, como já disse aqui, o ruim não é receber e-mails criticando meus posicionamentos, o ruim é receber respostas baseadas na achologia. E convenhamos: esse é o parâmetro utilizado pela maioria dos crentes hoje em dia. Não! Mil vezes não! A Bíblia é o nosso referencial.
E mais: não me importa quantos milhões de CDs vendeu o camarada que inventou a fábula de um Zaqueu que consegue chamar a atenção de Jesus - a Bíblia não diz isso. Não me importa o brilho reluzente do troféu da moça que quer te colocar no palco e humilhar os seus irmãos, a Bíblia não diz que será assim. Também pouco me importa se hoje é 9/9/2009 ou 10/10/2010, a sua bênção não custa R$ 900,00, nem custará R$ 10.000,00 no ano que vem, a Bíblia não respalda isso. Por fim, não me importa quem "profetizou", nenhuma arca vai proteger a minha casa, mesmo com anjinho e tudo. A Bíblia diz que "...se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda." (Sl. 127.1)
Que Deus levante mais bereanos. Gente que duvida, que critica, que denuncia. Gente que pinta a cara, mas não é palhaço! Homens e mulheres que não tenham medo da verdade, custe o que custar. Só assim a igreja evangélica brasileira voltará ao caminho da verdade, afinal, para esse, não há atalhos. Deus nos guarde dos lobos!
_________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
3. Sentenciar.
5. Imaginar.
6. Crer, supor.
7. Ter na conta de.
9. Formar conceito.
3. Sentenciar.
5. Imaginar.
6. Crer, supor.
7. Ter na conta de.
9. Formar conceito.
(análise + -ar)
v. tr.
1. Fazer a análise de.
2. Examinar com atenção.
3. Criticar.
tb prefiro... (e analisar sim q leva a ter um senso crítico melhor)
e o texto citado pelo sorok ja começou mal...
eu acho q se cada um cuidasse da sua vida e menos da vida dos outros o mundo seria beeeeem melhor... se tivesse menos fofoca nas igrejas, o mundo seria beeeem melhor...
e não é por isso q não sei o pq e no q creio... e uma das coisas q mais tenho, pode ter certeza, é senso critico... por ter esse senso crítico tenho certeza q me tornei um cristão mto melhor do q antes...
senso crítico vem de criticar, nao de julgar...
Enviada: 21-04-2010 12:38 pm
Entendo que quando Jesus Cristo pronunciou a frase: "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados", Ele realmente, não quiz dizer que não se pode julgar ou condenar, a frase na verdade não tem um sentido de proibição e sim de uma recomendação. Jesus, sendo divino, conhece melhor do que ninguém a estrutura humana, e que o que está na função de juíz hoje, amanhã poderá estar sentado no banco dos réus. E na verdade a recomendação é com intuito de preservar a própria pessoa que hoje se faz juiz, do rigor que poderá sofrer amanhã se estiver na condição de réu. Mas este julgamento, se refere ao julgamento ao próximo, à pessoa humana. Na verdade o dever do cristão é procurar discenir os espíritos que agem através das pessoas. A Bíblia é bem clara ao dizer que a nossa luta não é contra a carne nem sangue, e sim contra os principados e potestades, portanto o combate tem que ser no reino espiritual e não em proferir julgamentos e condenações contra pessoas, grupos, igrejas, credos, etc. Os Bereanos são sim um dos maiores exemplos bíblicos de busca por discenimento à luz da Bíblia, a respeito do que era ensinado por Paulo e Silas, e mesmo assim, nem todos creram.
* Há aproximadamente dois anos, saiu no Youtube uma série de três vídeos dum tal Max L.S., que se dizia cético e pertencente a uma "geração de inconformados". O vídeo criticava a banalização do Evangelho e foi muito atacado pelos defensores das lideranças eclesiásticas criticadas por seu autor.
* Acontece que a tal "geração de inconformados" existe e está mais forte do que nunca. O ataque dos pastores (ou bispos, ou "apóstolos"...) infiéis e o aparente desdém dos mercenários gospel só estão fortalecendo o exército de blogueiros e articulistas cristãos que não agüentam mais ver a Palavra de Deus ser tão maltratada e ridicularizada por todos os lados e das piores formas possíveis.
* Graças a Deus, (ainda) vivemos num país onde a liberdade de expressão e de culto é constitucional. Enquanto Deus nos der coragem e disposição, estaremos prontos a resistir e até responder aos ataques dos seguidores das lideranças eclesiásticas corruptas e das tietes dos mercenários gospel. "(...) Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10).
* O texto abaixo (fonte: http://webevangelista.blogspot.com/2010/04/os-incomodados-que-se-convertam.html ) é um exemplo do cumprimento da profecia de Max L.S.:
Hermes C. Fernandes escreveu:
Muito tem sido falado acerca do labor dos chamados blogs apologéticos. Alguns os criticam usando passagens bíblicas fora de seu contexto para minar sua reputação e despretigiar seu trabalho. Outros vão para seus programas de TV para chamar os seus editores de bandidos, invejos, prequiçosos e por aí vai…
O que não se percebe é o valor extraordinário do trabalho que tem sido desenvolvido por um verdadeiro exército de apologetas. Eu diria que os blogs apologéticos cumprem um papel análogo ao das epístolas de Paulo, Pedro, João e Judas. O que têm em comum? O árduo combate às heresias destruidoras que adentram sorrateiramente os arraiais cristãos.
Graças às heresias, Paulo e os demais escritores neotestamentários empreenderam um trabalho hercúleo para que os cristãos primitivos se mantivessem firmes da verdade.
Ora combatendo o legalismo judaizante, ora combatendo o gnosticismo, os apóstolos não deram um minuto de trégua aos inimigos da fé, muitos dos quais já haviam se infiltrado na igreja, ocupando lugar de promeminência em seus quadros ministeriais.
Quem se escandaliza quando vê nomes serem citados sem o menor recato, talvez não saiba que Paulo nos oferece o precedente para isso. Nem Pedro foi poupado quando andou arrastando asas para os judaizantes.
Quem promove escândalo não são os blogueiros apologetas e sim os vendilhões do templo, os espertalhões que usam do nome de Deus para fazer comércio e angariar a confiança dos crédulos incautos. Eles que deveriam ser censurados, e não os que defendem a fé com unhas e dentes.
Honra-me fazer parte deste exército, cujas fileiras têm aumentado significativamente. Cada novo visitante de nossos blogs se torna um 'subversivo' em potencial, como aquelas rapozinhas incendiárias que Sansão soltou no meio da plantação dos Filisteus. Aviso aos incomodados que se mudem, ou melhor, que sejam transformados pela verdade do Evangelho, pois este é um caminho sem volta.
A revolução já está em andamento! E é isso que preocupa quem vive da ignorância das pessoas. Enquanto eles gastam milhões em seus programas de TV, nós apenas usamos nosso espaço virtual, sem qualquer gasto (apenas de tempo, a ponta de nossos dedos e neurônios, rs). O alcance dos blogs é tamanho que até o Bispo Macedo já tem o seu e o Papa insiste em que cada padre publique o seu próprio blog.
Criticar os blogueiros apologéticos na TV só fará aumentar cada vez mais sua influência subversiva. Onde isso vai dar? Quem viver, verá!
_________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36
Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36
Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36