| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Se seus colegas de trabalho entrassem em greve, o que você faria? |
| Viria ao trabalho normalmente. |
|
30% |
[ 8 ] |
| Aproveitaria a greve para descansar em casa ou passear um pouco. |
|
46% |
[ 12 ] |
| Acompanharia meus colegas na mobilização a favor da greve, inclusive comparecendo a comícios e assembléias. |
|
23% |
[ 6 ] |
|
| Total de Votos : 26 |
|
| Autor |
Mensagem |
Sorocabano Membro da Cúpula

![]()
Registrado: Nov 14, 2003 Mensagens: 1961 Localização: Sorocaba, S.P., Brasil
|
Enviada: 25-10-2005 3:59 pm |
|
|
Greve
ATENÇÃO: se não achar adequado acessar este tópico em seu local de trabalho por temer represálias, faça-o em casa, por uma lanrause ou pelo computador dum(a) amigo(a).
* Acho que ninguém falou sobre isso nesta comunidade virtual. Se falou, acho que foi numa de minhas ausências...
* Ontem li no jornal sobre a greve a ser deflagrada pelos professores da rede estadual de São Paulo. Recentemente tivemos as greves dos bancários e dos funcionários dos Correios, as quais não tiveram adesões totais. Essas e a quase totalidade das outras ocorrem pelos mesmos problemas: na impossibilidade de negociar reajuste salarial e outras benfeitorias com a classe patronal, seja ela a burguesia ou a Administração Pública, a classe trabalhadora cruza os braços.
* Surgida nos tempos mais sombrios da Revolução Industrial (lá pelo início do século XIX), quando os operários industriais trabalhavam em regime de semi-escravidão, e coincidindo com o surgimento dos sindicatos, a greve sofreu duríssimas repressões ao longo de mais de cem anos. Uma delas, inclusive, na qual trabalhadoras foram trancadas numa fábrica e morreram queimadas, motivou a criação do Dia Internacional da Mulher. Porém, com a consolidação dos ideais democráticos, a greve passou a ser tratada como instrumento legítimo de luta do trabalhador, passando a ser garantida até na atual Constituição do Brasil (a de 1.988). Criaram até uma Lei de Greve, que garante o funcionamento de serviços essenciais mesmo com a paralisação da maioria dos trabalhadores do setor.
* E a Bíblia, o que diz a respeito disso? Há muitos textos que podem ser usados tanto contra como a favor da greve como instrumento de pressão contra as injustiças sociais. Vejamos os seguintes textos bíblicos:
"Seria esse o jejum que eu escolhi? o dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor? Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda" (Isaías 58:5-8 );
"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra" (Romanos 13:1-7).
* E então? O que devemos fazer? Aderir? Furar?  Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser.  _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
|
|
 |
Faby Arrebatado

Registrado: Jan 30, 2004 Mensagens: 4001 Localização: Brasília/DF
|
Enviada: 25-10-2005 4:19 pm |
|
|
Confesso q já pensei nisso. Como seria minha reação se eu trabalhasse em repartiçaõ pública???
Eu não sei. |
|
|
 |
Freakbravo Assíduo

Registrado: Jun 06, 2003 Mensagens: 124 Localização: Felicíssimo de Azevedo, 1188 Porto Alegre - RS
|
Enviada: 25-10-2005 4:40 pm |
|
|
eu acho q Deus honra acima de tudo a obediência e a submissão às autoridades, uma vez que Ele delega cada uma delas... greve é um ato de rebelião, que é o oposto de submissão e obediência. Se Jesus trabalhasse...acho que ele não ia aderir a uma....hehehe! valeu! |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8115 Localização: Brasília
|
Enviada: 25-10-2005 5:12 pm |
|
|
Bem, se a tua classe está entrando em greve ou você é contra ou a favor, sendo assim ou você trabalha ou luta junto com a classe. A segunta atitude é totalmente anti-cristã.
Qual o problema de se reinvidicar direitos?
Se os temos e não são colocados em prática devemos lutar por eles...
O texto de Rm nos diz que devemos obedecer de acordo com o que temos de relacionamento... |
|
|
 |
WHITE_METAL_LAGOINHA Membro da Cúpula

Registrado: Dec 13, 2003 Mensagens: 512 Localização: Belo Horizonte - Cidade do GALOOOOOOOOOOO
|
Enviada: 25-10-2005 5:16 pm |
|
|
Sou totalmente contra GREVE !!!isso é coisa de Petista !!!heheheheheheh...essa ultima parte eu zuei !!!kkkkkkkkkkk |
|
|
 |
Freakbravo Assíduo

Registrado: Jun 06, 2003 Mensagens: 124 Localização: Felicíssimo de Azevedo, 1188 Porto Alegre - RS
|
Enviada: 25-10-2005 5:19 pm |
|
|
ABAIXO À BATEÇÃO DE PANELA!!!! HUAHAUHAUAHAUHA!!! |
|
|
 |
Freakbravo Assíduo

|
Enviada: 25-10-2005 5:21 pm |
|
|
acho q vou fazer greve de DOTGOSPEL pelo castigo q levei sem saber porque!!! hehe! |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 25-10-2005 5:27 pm |
|
|
Lembrando que a greve é mais antigo do que o citado no texto... Vem desde a Grécia antiga... |
|
|
 |
MauMau TiranoRex

Registrado: Apr 16, 2004 Idade: 93 Mensagens: 8278 Localização: Jurassic Dot Park Administrador do fórum
|
Enviada: 25-10-2005 6:10 pm |
|
|
Eu odeio metalúrgicos e suas greves.....os caras da Volks de São Bernardo do Campo-SP ficaram 15 dias parados pq eles queriam o aumento do PL (participação nos lucros). Mas vejam bem....os menores salários dos "peões" da Volks giram em torno de R$2.500.00, e todo ano os caras recebem, além de férias, 13º e em alguns casos 14º, mais R$4.700.00 de PL, mas é pouco...sempre é pouco..daí os caras páram a produção por 15 dias pq eles querem R$5.200.00 de PL
1º - Em um país onde 2/3 da população sobrevive com R$300.00 por mês os caras ganham MUITO bem...
2º - Brigaram por causa de R$500.00
Fala sério....odeio eles
Abs  |
|
|
 |
CharmosinhaDuRio Em Terapia

Registrado: Apr 09, 2004 Idade: 20 Mensagens: 2501 Localização: Ipanema
|
Enviada: 25-10-2005 6:17 pm |
|
|
ah sei lah.. dependendu do motivo.. eu façu barulho mesmo!! _________________ OoOoOoOoOoO oOoOoOoOoOoO
My dream is to fly
over the rainbow
so high
OoOoOoOoOoO oOoOoOoOoOoO
|
|
|
 |

![]()
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 26-10-2005 8:20 am |
|
|
| Sorocabano escreveu: | É complicado...
| rap escreveu: | Bem, se a tua classe está entrando em greve ou você é contra ou a favor, sendo assim ou você trabalha ou luta junto com a classe. A segunta atitude é totalmente anti-cristã.
O texto de Rm nos diz que devemos obedecer de acordo com o que temos de relacionamento... |
* Votei na segunda opção porque a situação é bem complicada... Eu não gostaria perder o emprego por ter participado ativamente da greve nem ser chamado de "pelego" ou "fura-greve" por ter comparecido normalmente ao trabalho. Se eu trabalhasse, eu me tornaria inimigo de meus colegas; se eu carregasse faixas, levantasse punhos cerrados e participasse de qualquer outra manifestação pró-greve, eu me tornaria inimigo de meus patrões. Agora, se você acha que agindo de acordo com a segunda opção estou pecando por estar em cima do muro, perdoe-me.  |
Bem, entenda meu ponto de vista. Se há greve é pq há um motivo, agora se aproveitar desse motivo pra ficar em casa, é sacanagem não é mesmo? |
|
|
 |
junin Em Coma!

|
Enviada: 26-10-2005 3:04 pm |
|
|
| rap escreveu: | Bem, se a tua classe está entrando em greve ou você é contra ou a favor, sendo assim ou você trabalha ou luta junto com a classe. A segunta atitude é totalmente anti-cristã.
concordo
se há um trato e se este trato nao foi obedecido.... _________________ “eu quero transformação, estou na campanha de oração”
|
|
|
 |
Guardian Membro da Cúpula

|
Enviada: 26-10-2005 4:02 pm |
|
|
Entendo que o texto de Romanos não é especificamente às autoridades Humanas, mas amplia-se às leis como um todo. Devemos não ser simplesmente submissos como cidadãos às autoridades, mas principalmente às Leis.
O texto de Romanos fala no capítulo 07 Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
Temor e honra estão mais relacionados à pessoa do administrador, já os tributos e os impostos estão ligados à pessoa Jurídica do Estado, daí concluo que somos submissos ao Estado e às suas Leis.
Pois bem, como o Sorocabano já colocou, a greve é um Direito Constitucional do trabalhador (na parte que trata dos direitos sociais), e como sou bonzinho e deu uma folguinha aqui no trampo, fui buscar na Constituição.
Artigo 09. É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
§ 2º os Abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.
Taí, se está na lei que você pode fazer greve, voce não estará pecando se adentrar em uma.  _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |

|
Enviada: 26-10-2005 4:09 pm |
|
|
| Sorocabano escreveu: | É complicado...
* Votei na segunda opção porque a situação é bem complicada... Eu não gostaria perder o emprego por ter participado ativamente da greve nem ser chamado de "pelego" ou "fura-greve" por ter comparecido normalmente ao trabalho. Se eu trabalhasse, eu me tornaria inimigo de meus colegas; se eu carregasse faixas, levantasse punhos cerrados e participasse de qualquer outra manifestação pró-greve, eu me tornaria inimigo de meus patrões. Agora, se você acha que agindo de acordo com a segunda opção estou pecando por estar em cima do muro, perdoe-me.  |
Eu acho que você agindo de acordo com a segunda opção, estará infringindo o § 2.º do artigo 9.º da Constituição, pois estará abusando do direito de greve para ficar em casa descansando fora do período de férias, e a Constituição trata (em tese) todos iguais. Você estaria usando um direito de greve em causa própria..... é até injusto .... e portanto, acredito que estaria pecando.
Mas esquecendo o termo pecado, eu te pergunto: Você não participou da greve, nem foi trabalhar, você aceitaria os benefícios que os colegas conseguissem???? e também, você permitiria que seu ponto fosse cortado naqueles dias parados???  _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 26-10-2005 4:34 pm |
|
|
Ainda não
| Guardian escreveu: | Mas esquecendo o termo pecado, eu te pergunto: Você não participou da greve, nem foi trabalhar, você aceitaria os benefícios que os colegas conseguissem???? e também, você permitiria que seu ponto fosse cortado naqueles dias parados???  |
* É por isso que fiquei nesta sinuca de bico: se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come... Mas ainda não cheguei a enfrentar nenhuma greve, nem como estoquista no comércio atacadista (de 1.989 a 1.991), nem na Câmara Municipal (a partir de 1.997)...
* Mas eu aceitaria os benefícios que meus colegas conseguissem e permitiria que meu ponto fosse cortado. Afinal, mesmo ficando em casa, eu me solidarizaria com meus colegas. Apenas deixaria de levantar punhos cerrados e empunhar faixas, por exemplo...  _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 26-10-2005 4:40 pm |
|
|
| Sorocabano escreveu: | Ainda não
| Guardian escreveu: | Mas esquecendo o termo pecado, eu te pergunto: Você não participou da greve, nem foi trabalhar, você aceitaria os benefícios que os colegas conseguissem???? e também, você permitiria que seu ponto fosse cortado naqueles dias parados???  |
* É por isso que fiquei nesta sinuca de bico: se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come... Mas ainda não cheguei a enfrentar nenhuma greve, nem como estoquista no comércio atacadista (de 1.989 a 1.991), nem na Câmara Municipal (a partir de 1.997)...
* Mas eu aceitaria os benefícios que meus colegas conseguissem e permitiria que meu ponto fosse cortado. Afinal, mesmo ficando em casa, eu me solidarizaria com meus colegas. Apenas deixaria de levantar punhos cerrados e empunhar faixas, por exemplo...  |
Me diz cara como ser solidário com seus colegas? Simplesmente não trabalhando? |
|
|
 |
catana Assíduo

|
Enviada: 26-10-2005 5:13 pm |
|
|
Eu trabalho numa facul particular e sou estagiaria .....os professores e funcionarios daki vao azer uma assenbleia hoje pra ver se sai ou nao a greve.....tem professor q nao recebe desde março ....e os alunos pagando
Nao sei se isto se encaixa ou nao no assunto ......mas nesse caso eu NÃO sou a favor da greve .....a nao ser q a coisa realmente se desse por resolvida o q é quase impossivel fazendo greve (pois assim os alunos nao pagam, e alunos nao pagando os prof tbm nao serao pagos )....
Agora se eu fosse prof e numa assembleia fosse decidido fazer greve e eu concordasse com os motivos com certeza faria tbm. |
|
|
 |
migacris Moderador .Gospel

Registrado: Jan 04, 2005 Idade: 26 Mensagens: 4004 Localização: na minha própria mente
|
Enviada: 26-10-2005 5:53 pm |
|
|
Já fui bancária e minha maior greve foi a do ano passado que durou 30 dias. Eu não ia fazer, mas quando subi, meu chefe disse que eu tinha que lutar pelos meus direitos e falou para eu descer! 8O
Todos os dias eu ia para a porta da CAIXA e ia às Assembléias. Só faltei uns 3 dias pq teve um evento na igreja e aproveitei para participar bem.
Não me arrependo, apesar da greve ter sido considerada ilegal, pq estava lutando por um direito meu. _________________  |
|
|
 |

|
Enviada: 26-10-2005 6:01 pm |
|
|
decidi... amanhã eu vou fazer greve.....
minhas reivindicações são:
quero aparecer na televisão,
quero ser tratado como assessor,
quero uma mesa só para mim,
quero o salário q o povo brasileiro pensa q os brasilienses ganham,
quero trabalhar pouco e ganhar muito,
e aproveitando q estou em Brasília mesmo.... eu quero um Lote do Tio Roriz....
Amanhã vou trazer minhas faixas e os cartazes..... hehehe _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |
|