| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 04-08-2006 1:02 am |
|
|
Oi gente... meu, nem sei se o tópico tá no lugar certo (nunca sei... rs), se tiver errado, mudem, please.
Tb não sei se o pessoal vai querer discutir isso aqui, mas meus assuntos são sempre meio chatos mesmo.
Essa relação, ou no caso, "contradição" sempre me perseguiu. Eu adoro filosofia e tudo mais, só que esses dois assuntos são bem diferentes. Principalmente pq um "desmente" o outro... depois de pensar mto, descobri que é possível sim conciliar as duas coisas, por mais difícil que seja.
Hoje, tava vendo uma reportagem que mostrava que o ensino de filosofia nas escolas tem crescido mto. Aí surgiu uma discussão: é certo ensinar filosofia na escola? Não estão, de certa forma, manipulando a mente das crianças?
E aí eu me perguntei: mas então é certo ensinar religião? Eu tive mtas aulas de ensino religioso e achava um tédio... falando sobre Deus (algumas coisas nada a ver)... Por isso eu cheguei à seguinte conclusão: se for errado ensinar filosofia, tem que ser errado ensinar religião... oras, tb tá manipulando a mente da criança. Ou proibe tudo, ou permite tudo...
então, algumas perguntas:
* é possível conciliar filosofia e religião (ou no caso, o cristianismo e a fé em Deus, já que religião não serve pra nada...)?
* as escolas devem ensinar religião ou filosofia? ou tudo? ou nada?
é só gente... o que vcs acham? |
|
|
 |
|
|
 |
marceloerica Visitante
|
Enviada: 04-08-2006 1:20 am |
|
|
Já ouvi dizer que os padres são formados em filosofia e não teologia.
Da filosofia se aproveita muita coisa para vida cristã.
Algumas se contradizem, mas outras acho que é possível conciliar sim. |
|
|
 |
Chal Internado!

Registrado: Oct 06, 2004 Mensagens: 1310 Localização: De qualquer lugar...
|
Enviada: 04-08-2006 8:59 am |
|
|
| Sarah escreveu: |
* é possível conciliar filosofia e religião (ou no caso, o cristianismo e a fé em Deus, já que religião não serve pra nada...)?
|
sim, certamente... já leu Santo Agostinho, Tomás de Aquino, CS Lewis, Francis Schaeffer e etc? inclusive você e eu, todos nós aki no Dot q gostam de uma pequena polêmica de vez em quando hehehe
Pow, esses dias eu 'tava lendo sobre o C.G. Jung (um kmarada ae q adotava outros metodos diferentes do Freud), o homem nem religioso era e em uma entrevista perguntaram se ele acreditava em Deus, ele respondeu q ele conhecia Deus.. massa isso... tem tb akele mitologo (será assim q se chama?) Joseph Campbell q estuda mitos e etc, inclusive religião.. massa tb
Filosofia eu gosto e vou atrás... Ultimamente, devido aos estudos sobre romantismo, tenho prestado mais atenção no pessoal dakela época (Kant, e, posso dizer, Schlegel, Schiller e Novalis - daí dou um salto e vejo Nietzsche e qq coisa de schopenhauer)
nunca me importei se isso agradaria ou não, se era certo ou não, se iria colocar em xeque alguma crença minha - alias, era oq eu queria hahaha
| Sarah escreveu: |
* as escolas devem ensinar religião ou filosofia? ou tudo? ou nada?
|
devem ensinar sim, sempre... religião eu acho q talvez menos, a não ser q esteja vinculada a filosofia e/ou sociologia
fica uma frase q ouvi em algum lugar: "Pensar, meus amigos, é um ato que põe em dúvida a estrutura de tudo!" |
|
|
 |
suzana_rebeca Moderador .Gospel

Registrado: Apr 05, 2005 Idade: 22 Mensagens: 6545 Localização: Tangamandápio
|
Enviada: 04-08-2006 12:03 pm |
|
|
adorei o tópico!!!!
Faço História pq dah mais grana que filosofia, mas um dia eu ainda faço uma graduação em filosofia...sou apaixonada, mesmo n sabendo mto....Bom, o caso é que pra mim é mto possível conciliar religião e filosofia sim...Existem filosofos que tentam negar a existência de Deus, a religião, enfim...mas existem filósofos que tentam provar...e teorias como a de Kierkgard, Aristóteles e Dostoievsky(nem sei se é assim) só me fazem acreditar mais e mais em Deus e tudo mais...bom, até mesmo o próprio Nietzche, com a famosa frase "Deus está morto" me fez acreditar ainda mais que é possível conciliar as duas coisas...e ainda mais, analidando sob o ponto de vista dele, Deus estaria morto mesmo...
Bom, n acho bom que se ensine religião em escola, na moral...o que é religião?? é o cristianismo?? se for pra ensinar religião, deveria se ensinar o hinduísmo, budismo, etc, etc, etc...mas o que se ensina é a "religião" cristã...e ainda por cima, ensinam tuuuuudo da maneira mais chata possível...eu tb num gostava das aulas de religião e na minha opinião essas aulas só "colocavam mais lenha da fogueira" de quem não gosta de religião...era pior, o povo da minha sala terminava detestando a "religião" cristã, sem mesmo conhecer... _________________ "In the sky a mighty eagle
Doesn't care 'bout what's illegal
On its wings the rainbow's light
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8116 Localização: Brasília
|
Enviada: 04-08-2006 12:58 pm |
|
|
Não só é possível como deve acontecer essa junção, toda fé parte do pressuposto que alguém teve de raciocinar para seguir aquilo.
Infelizmente tem muitos que não querem fazer com que as pessoas pensem e só querem manipulação.
Já foram citados grandes filósofos por aqui e vejo que por muitas vezes aprendemos mais sobre nossa fé quando alguém a critica. Por exemplo: sou mais edificado lendo Niescthze do que Max Lucado... |
|
|
 |
Maxiss Legendário

Registrado: Sep 11, 2004 Mensagens: 4730 Localização: Taio/SC - Rio do Sul/SC
|
Enviada: 04-08-2006 2:10 pm |
|
|
| marceloerica escreveu: | Já ouvi dizer que os padres são formados em filosofia e não teologia.
sim, algumas dah pra conciliar outras ñ... _________________ Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gracia, Solo Cristo, Soli Deo Gloria
<>< Maxiss_777
|
|
|
 |

|
Enviada: 04-08-2006 2:11 pm |
|
|
| Maxiss escreveu: | | marceloerica escreveu: | Já ouvi dizer que os padres são formados em filosofia e não teologia.
sim, algumas dah pra conciliar outras ñ... |
os pensamentos religiosos são filosofia...pra mim... _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
Maxiss Legendário

|
Enviada: 04-08-2006 2:14 pm |
|
|
| rap escreveu: | Não só é possível como deve acontecer essa junção, toda fé parte do pressuposto que alguém teve de raciocinar para seguir aquilo.
Infelizmente tem muitos que não querem fazer com que as pessoas pensem e só querem manipulação.
Já foram citados grandes filósofos por aqui e vejo que por muitas vezes aprendemos mais sobre nossa fé quando alguém a critica. Por exemplo: sou mais edificado lendo Niescthze do que Max Lucado... |
kra, tu eh estranho....ahuahauahauhauahauhauaaq _________________ Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gracia, Solo Cristo, Soli Deo Gloria
<>< Maxiss_777
|
|
|
 |

|
Enviada: 04-08-2006 2:19 pm |
|
|
| Maxiss escreveu: | | rap escreveu: | Não só é possível como deve acontecer essa junção, toda fé parte do pressuposto que alguém teve de raciocinar para seguir aquilo.
kra, tu eh estranho....ahuahauahauhauahauhauaaq |
Bom, eu nunca li Max Lucado, mas Nietzche edifica pow...na moral, olha que no 1º livro que ele falou que "Deus está morto" ele me levou a refletir seriamente sobre isso. Ele falou que "Deus está morto" pq as pessoas não têm tempo pra Ele, pq "não precisam" dEle, etc, é claro que estou sendo por demais simplória, resumi demais, mas ele é um grande filósofo....quando ainda era bom da kbça, depois foi ficando esclerosado e falando besteira rsrsrsrsrs.... _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8116 Localização: Brasília
|
Enviada: 04-08-2006 3:02 pm |
|
|
| suzana_rebeca escreveu: | | Maxiss escreveu: | | rap escreveu: | Não só é possível como deve acontecer essa junção, toda fé parte do pressuposto que alguém teve de raciocinar para seguir aquilo.
Bom, eu nunca li Max Lucado, mas Nietzche edifica pow...na moral, olha que no 1º livro que ele falou que "Deus está morto" ele me levou a refletir seriamente sobre isso. Ele falou que "Deus está morto" pq as pessoas não têm tempo pra Ele, pq "não precisam" dEle, etc, é claro que estou sendo por demais simplória, resumi demais, mas ele é um grande filósofo....quando ainda era bom da kbça, depois foi ficando esclerosado e falando besteira rsrsrsrsrs.... |
Mas existe uma certa msg subliminar no pensamento dele, se ele diz que Deus está morto pq os outros o mataram ele quer dizer que Deus na realidade é algo criado pelos humanos, algo que fica mais explícito no "Assim falou Zaratustra"... |
|
|
 |

|
Enviada: 04-08-2006 3:06 pm |
|
|
| rap escreveu: |
Mas existe uma certa msg subliminar no pensamento dele, se ele diz que Deus está morto pq os outros o mataram ele quer dizer que Deus na realidade é algo criado pelos humanos, algo que fica mais explícito no "Assim falou Zaratustra"... |
sim, sim é verdade rap...pena que inda num li esse e nem o anticristo... _________________ "In the sky a mighty eagle
It's flying to eternity"
Religião é estética!
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 04-08-2006 4:40 pm |
|
|
ai, que legal gente...
então, é o que eu penso também: filosofia é extremamente necessário. acho que principalmente se quisermos de fato entender Deus e o cristianismo. Tb sou mto edificada lendo esses filósofos... por mais que alguns neguem a existência de Deus (e estudando filosofia veremos que são poucos), acontece o que é o objetivo: você tira suas conclusões!
e é isso que me incomoda em esinar somente uma coisa ou outra na escola, pq você não tira suas conclusões, não pensar por conta própria, mas recebe aquilo que é passado e é obrigado a engolir... como a suzana disse: na escola ensina-se religião cristã. E que nem é cristã na verdade... lembro que eu discutia bastante com meus professores de ensino religioso, pq não aceitava o q eles falavam! Toda a aula, no começo tinha que ficar todo mundo de pé e rezar o pai nosso.
teve uma vez mto engraçada q eu não fiquei em pé e a professora perguntou se eu não ia rezar. Eu disse: Não. E ela: Pq? E eu: Já fiz minha oração em casa... ehehe... ela ficou brava, depois disso minhas notas nunca foram as mesmas... rs... era horrível.
meu, gosto mto de todos os filósofos, não concordo com algumas correntes filosóficas, mas acho bem interessante. Um dos últimos que eu li, e que, meu... pra mim é um dos melhores foi Kant... ele defende que o problema não é questionar o sentido das coisas e tal... mas em algum momento vamos chegar num ponto que não teremos respostas. A partir daí, a racionalidade fica um pouco de lado e entra a fé... ou seja, as duas coisas são essenciais... mto show. |
|
|
 |
Maxiss Legendário

|
Enviada: 04-08-2006 5:10 pm |
|
|
| rap escreveu: | | suzana_rebeca escreveu: | | Maxiss escreveu: | | rap escreveu: | Não só é possível como deve acontecer essa junção, toda fé parte do pressuposto que alguém teve de raciocinar para seguir aquilo.
Bom, eu nunca li Max Lucado, mas Nietzche edifica pow...na moral, olha que no 1º livro que ele falou que "Deus está morto" ele me levou a refletir seriamente sobre isso. Ele falou que "Deus está morto" pq as pessoas não têm tempo pra Ele, pq "não precisam" dEle, etc, é claro que estou sendo por demais simplória, resumi demais, mas ele é um grande filósofo....quando ainda era bom da kbça, depois foi ficando esclerosado e falando besteira rsrsrsrsrs.... |
qto ao Nietzsche ter fikado louco, bem 95% das obras q ele escreveu foi durante a sua estada no manicomio, ou dpois disto... inclusive "O Anticristo" ele escreveu enqto estava no manicomio...... detalhe: estes livros q ele escreveu durante/dpois do manicomio, a irmã dele comprou os direitos, editou eles (sim ela mudou-os) e lançou-os como se fosse soh idéias dele, como qlqr outro livro q ele escreveu antes disso... vale lembrar q a irmã dele era fascista...
isso q eu falei tah na Biografia dele... _________________ Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gracia, Solo Cristo, Soli Deo Gloria
<>< Maxiss_777
|
|
|
 |
Chal Internado!

|
Enviada: 05-08-2006 1:46 am |
|
|
| suzana_rebeca escreveu: | | Maxiss escreveu: | | rap escreveu: | Não só é possível como deve acontecer essa junção, toda fé parte do pressuposto que alguém teve de raciocinar para seguir aquilo.
é meu querido Maxiss, num eh falando não, mas faço parte desse time de "estranhos" ae hehehe
eu comentava com um amigo hoje mais cedo sobre isso ae q vcs falavam - prefiro pensar nessas coisas q ninguém pensa e seguir formando um pensamento em meio a meus conflitos e discussões do q receber algo pronto, baixar a cabeça e "romper em fé" (como já diz o discurso das igrejas de hoje rs)
e repito a frase q postei anteriormente: "Pensar, meus amigos, é um ato que põe em dúvida a estrutura de tudo!" |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 05-08-2006 2:51 am |
|
|
| Chal escreveu: |
"Pensar, meus amigos, é um ato que põe em dúvida a estrutura de tudo!" |
e o que é melhor do que colocar a estrutura das coisas em dúvida?... ahahaha... eu me divirto com isso... me divirto hoje, pq no começo eu me confundia toda, fica parecendo doida... rs... |
|
|
 |
YoungDreamer Legendário

Registrado: Nov 27, 2003 Mensagens: 4694 Localização: Cidade Maravilhosa
|
Enviada: 05-08-2006 3:40 am |
|
|
Eu gosto de filosofia, e, ao contrário do que acontece com muita gente, não coloco minha fé em dúvida! Pelo contrário, a filosofia complementa o entendimento da minha fé.
Lendo sobre Tolstoi e principalmente Dostoievski, dois romancistas russos do século XIX, achei algumas pérolas de sabedoria e uma exposição explícita da fé cristã.
Eu aprendi muita coisa, alguns conceitos foram mudados...
Posso citar aqui algo que causou muita influência sobre mim.
Foi o que Tolstoi escreveu em resposta as críticas do tipo "Se Tolstoi mal podia ajudar-se, como podemos esperar que ele nos ajude?", já que como conselheiro ele geralmente oferece mais desânimo que esperança rs.
ele escreve o seguinte:
"E quanto a você, Lev Nikolayevitch, você prega muito bem, mas faz aquilo que prega?" Esta é mais natural das perguntas, uma que sempre me é feita. Normalmente, é feita de maneira vitoriosa, como se fosse uma forma de calar minha boca. "Você prega, mas como vive?" E respondo que não prego, que não sou capaz de pregar, ainda que deseje apaixonadamente fazê-lo. Posso pregar apenas através de minhas ações, e minhas ações são vis (...) E respondo que sou culpado, e vil, e digno de receber as críticas por meu fracasso em cumpri-las.
Ao mesmo tempo, sem ter o propósito de me justificar, mas simplesmente visando explicar minha falta de consistência, digo: olhe para minha vida atual e para minha vida passada, e você verá que não tento defendê-las. É verdade que não tenho cumprido a milésima parte deles [os preceitos cristãos], e me envergonho disto, mas deixei de cumpri-los não porque não quis, mas porque fui incapaz de fazê-lo. Ensine-me como não ser enredado pela tentação que me cerca, ajude-me, e eu os cumprirei; mesmo sem ajuda, eu desejo e espero cumpri-los.
Ataque-me - eu mesmo faço isto -, mas ataque a mim, em vez de culpar o caminho que sigo e que indico a todos aqueles que me perguntam onde acho que ele esteja. Se conheço o caminho de casa e ando por ele embriagado, o caminho não deixa de ser certo simplesmente porque ando por ele cambaleante! Se não é o caminho correto, então mostre-me um outro; mas se cambaleio e perco o caminho, você deve me ajudar, deve manter-me na senda da verdade, assim como eu mesmo estou disposto a ajudá-lo. Não me leve por caminhos errados, não fique feliz por eu me perder, não se rejubile dizendo: "Olhe para ele! Disse que estava indo para casa, mas está se arrastando para um pântano!" Não, não se regozije, mas dê-me seu apoio e ajuda.
Achei isso fantástico...o conceito de que uma idéia não pode ser responsável por aqueles que dizem acreditar nela. É tão óbvio, mas até ler isso eu ainda não tinha me dado conta.
E tem muitos outros filósofos/escritores que me acrescentaram conceitos interessantes. Se não houvesse filosofia, provavelmente isso jamais aconteceria comigo.
Portanto acho sim que é possível conciliar a filosofia com a fé cristã.  _________________  |
|
|
 |
marceloerica Visitante
|
Enviada: 05-08-2006 11:07 am |
|
|
| Young.Dreamer escreveu: | Eu gosto de filosofia, e, ao contrário do que acontece com muita gente, não coloco minha fé em dúvida! Pelo contrário, a filosofia complementa o entendimento da minha fé.
|
Já aconteceu isso comigo tb.
Aliás muitos autores cristão usam citações filosóficas para complementarem seus textos. |
|
|
 |
deborahcsscosta Vício

Registrado: Oct 08, 2005 Mensagens: 395 Localização: Contagem MG
|
Enviada: 05-08-2006 12:35 pm |
|
|
| suzana_rebeca escreveu: | adorei o tópico!!!!
Faço História pq dah mais grana que filosofia, mas um dia eu ainda faço uma graduação em filosofia...sou apaixonada, mesmo n sabendo mto....Bom, o caso é que pra mim é mto possível conciliar religião e filosofia sim...Existem filosofos que tentam negar a existência de Deus, a religião, enfim...mas existem filósofos que tentam provar...e teorias como a de Kierkgard, Aristóteles e Dostoievsky(nem sei se é assim) só me fazem acreditar mais e mais em Deus e tudo mais...bom, até mesmo o próprio Nietzche, com a famosa frase "Deus está morto" me fez acreditar ainda mais que é possível conciliar as duas coisas...e ainda mais, analidando sob o ponto de vista dele, Deus estaria morto mesmo...
Bom, n acho bom que se ensine religião em escola, na moral...o que é religião?? é o cristianismo?? se for pra ensinar religião, deveria se ensinar o hinduísmo, budismo, etc, etc, etc...mas o que se ensina é a "religião" cristã...e ainda por cima, ensinam tuuuuudo da maneira mais chata possível...eu tb num gostava das aulas de religião e na minha opinião essas aulas só "colocavam mais lenha da fogueira" de quem não gosta de religião...era pior, o povo da minha sala terminava detestando a "religião" cristã, sem mesmo conhecer... |
Isso é histórico. É influência da Companhia de Jesus, impondo um cristianismo religioso e chato. Citei a Rebeca pq ela faz História e vai poder explicar melhor ahahah .
Também acho q deveriam ensinar todas as religiões... Assim os alunos conhecem várias coisas e têm LIVRE-ARBÍTRIO para escolherem o que quiserem...
NADA IMPOSTO FUNCIONA.
Eu sempre fui cristã e odiava as aulas de "religião". Mas adorei estudar História no 1º ano, pois o professor aguçava nosso senso crítico e podíamos formar nossa opinião... Esses valores foram de grande importância pra mim...
|
|
|
 |
militante_kiq Vício

|
Enviada: 05-08-2006 6:49 pm |
|
|
bom, vou prestar vestiba pra história esse ano, mas meu sonho é a facul de filosofia!
sou apaixonado por filosofia mesmo!!! de filosofia cristã a filosofia econômica (Adam Smith, Karl Marx, etc)
filósofos matemáticos tb são ótimos
enfim, filosofia está relacionada a tudo (sem exceção)
Jesus era filósofo |
|
|
 |
Chal Internado!

|
Enviada: 06-08-2006 12:26 am |
|
|
| Sarah escreveu: | | Chal escreveu: |
"Pensar, meus amigos, é um ato que põe em dúvida a estrutura de tudo!" |
e o que é melhor do que colocar a estrutura das coisas em dúvida?... ahahaha... eu me divirto com isso... me divirto hoje, pq no começo eu me confundia toda, fica parecendo doida... rs... |
menina, todos passamos por esse caminho rs e é divertido sim, sempre |
|
|
 |
|