Filosofia x Religião

Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 27, 28, 29  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
marquesgomes
Vício
Vício

MensagemEnviada: 08-04-2008 3:45 am Responder com Citação

Sarah nos somos muito diferentes... por um lado isso é bom por outro acho que não... o importante é que os cristãos (como nos) concordem quanto a necessidade de ter a Graça e de trabalhar pro reino... entende porque eu tinha postado outro dia que me desanima um pouco ver que no fim saber mais de Deus e descobrir que você sabe menos ainda dele rsrsrsrs
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 09-04-2008 1:05 am Responder com Citação

não era sobre isso que eu tava falando, mas enfim... rs... eu acho que diferenças são boas. nem que sejam pra existir debates como esses. e descobrir que se sabe pouco deveria ser animador, pq você sabe que ainda tem muuuuito o que descobrir, hehe.

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
jcesar
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 20-04-2008 5:23 pm Responder com Citação

marquesgomes escreveu:
vamos convencionar esse debate para ficar mais facil vamos trabalhar com os mesmos conceitos:
para o dicionario Larousse:

Filosofia (philosophia) 1 conjunto de concepçoes, praticas ou teorias acerca do ser ou viver dos seres tanto do homem quato da relação dele com o universo. 2 atitude reflexiva, critica ou especulativa, de elaboração de tais concepçoes. 3 conjunto de toda ciencia, conhecimento ou saber racional. 4 reflexao critica sobre os fundamentos do conhecimanto logico, etico e da estatica. 5 CONJUNTO DE DOUTRINAS 6 estudo do nada e do tudo 7 estio de vida.

Religião ( religio) 1 conjunto determinado de crenças, de dogmas, ritos e praticas especificas e proprias que definem a relação do homem com o sagrado. 2 crença, piedade 3 modo de pensar ou de agir 4 respeito escrupuloso a uma regra costume ou sentimento seja ele qual for.

po eu não sabia que Filosofia tambem pode ser conjunto de doutrinas... estranho

Eu gosto de trabalhar com os seguintes sentidos:

Filosofia:
No sentido etimológico, é o amor pelo saber; a filosofia questiona as ciências (não só delas, mas também de princípios criados), a fim de encontrar o sentido mais profundo delas.

Religião:
Através da religião do homem se liga a uma "entidade" superior, mais perfeita.

Trabalhando com esses sentidos, penso que Jesus, aqui, teve uma atitude filosófica, pois ele estudou a Lei e, através de reflexões profundas, pode confirmar a Lei aos discípulos. Ao msmo tempo, Jesus nos mostra a ligação que devemos ter com Deus.

Nao sei se disse alguma besteira, mas acredito que a nossa filosofia e a nossa religião estão nos ensinamentos de Jesus. E é lá que devemos buscá-las, não nas teorias humans.

http://numarededeleituras.blogspot.com
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 21-04-2008 3:34 am Responder com Citação

ter uma atitude filosófica= trazer uma filosofia?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 21-04-2008 10:14 am Responder com Citação

Só discordo no fato de que Jesus não fez reflexões profundas, ele é Deus veio falar o que estava escrito independente de reflexões por parte dEle...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
jcesar
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 21-04-2008 2:39 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
ter uma atitude filosófica= trazer uma filosofia?

Não que Jesus tenha trazido uma filosofia, mas nós devemos buscar respostas nEle.

Quando disse "reflexões profundas", na verdade, Ele nos leva a refletir através dos Seus ensinamentos.

http://numarededeleituras.blogspot.com
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 04-06-2008 11:27 am Responder com Citação

Compartilhando outro texto:

Fonte: http://www.orgasmika.com.br/sobre-perguntas-e-respostas/06/2008/

Uma coisa que sempre me incomodou (e continua incomodando) é o modo binário de pensar ao qual fomos formatados desde a infância. É ou não é, está ou não está, existe ou não existe.

As pessoas que se salvam da maldição dualista são aquelas que, como Shakespeare, percebem que existe muito mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia. E aí entra o grande desafio: ver além do visível.
É engraçado perceber que num sentido físico, nossos aparatos são ao mesmo tempo recursos e limitadores de compreensão.

Além do pensamento binário a nós sujeitado, está o que eu costumo chamar de “sistema pergunta-resposta”. Esse “sistema” está presente não só na fase de cognição infantil, mas vai até a faculdade, o que me preocupa e assusta muito mais.

1. Quem descobriu o Brasil?
- Quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral.

2. Qual é o primeiro elemento da tabela periódica?
- O primeiro elemento da tabela periódica é o Hidrogênio.

3. Em ‘A ética protestante e o espírito do capitalismo’ Max Weber sustenta uma afirmação. Que afirmação é essa?
- Max Weber sustenta que, de uma maneira geral e sedimentada no aspecto social-religioso da história moderna da Europa, foram os protestantes que mais prosperaram dentro do sistema econômico ascendente, o capitalismo.

As três perguntas acima servem para ilustrar que em todos os períodos da vida, o método “pergunta-resposta” se faz presente na construção do conhecimento.

Um antigo conto da tradição judaica fala de um homem que estava em uma busca interior. Atormentado pelas questões existencias, resolveu fazer uma viagem à certa localidade onde vivia um célebre rabino conhecido por sua sabedoria.

O homem viajou por muitos dias, centenas de quilômetros até o vilarejo do famoso rabino. Quando lá chegou, perguntou às pessoas como poderia se encontrar com o mestre. Todos riram dele, dizendo: ‘Não sabe que o rebe vive em reclusão há mais de vinte anos? É impossível falar com ele.’ O viajante porém não desistiu. Esperou por uma oportunidade e, quando os discípulos do rabino bobearam, conseguiu entrar no escritório onde o velho sábio estudava.

O rabino demorando a perceber que tinha companhia, suavemente foi tirando os olhos do pesado livro que estudava e fitou o intruso.
- ‘Perdão, venerável mestre; venho de muito longe com uma questão que tem me angustiado muito e gostaria que o senhor, com toda a sua sabedoria, me respondesse’.
- ‘E qual é a pergunta?’, indagou o rabino de modo delicado e indiferente.
- ‘Gostaria de saber qual é a essência da vida’.
O rabino lançou sobre ele um olhar profundo, levantou-se calmamente e esbofeteou o visitante.

Magoado e muito triste, o homem seguiu para uma taverna onde, em meio a um choro profundo, começou a beber para esquecer a experiência tão decepcionante. Um jovem local, sabendo do que ocorrera, aproximou-se e ofereceu ajuda.
- ‘Obrigado’, reagiu o homem; ‘não foi nada… é que eu vim de muito longe com uma pergunta muito importante e fui recebido assim pelo seu rebe’.
- ‘Mas o rebe não faria isso à toa. Deve haver uma explicação’, ponderou o jovem.
Um terceiro, que ouvia a conversa toda, retrucou de forma decidida: ‘Ele te esbofeteou para que aprendesses a não trocar uma boa pergunta por uma resposta’.

Não que eu seja contra as respostas; não é isso. As respostas são úteis, e muitas vezes nescessárias. Mas se é massa crítica o que queremos, as respostas terão de ser o começo ou o meio, e nunca o final; porque de uma maneira geral, a resposta é um limite, enquanto a pergunta é um estímulo.
A forma mais fácil de construir a mediocridade é dando uma resposta à cada pergunta.

Nem tudo na vida tem resposta, e é melhor que seja assim; nos dá a chance de sonhar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 04-06-2008 11:59 am Responder com Citação

po legal esse blog =)

deixei um comentario lá.. e vou colar aqui hehe priguicite aguda de cometar 2 vezes..

respostas prontas evitam perguntas complexas, n é mesmo?.. se pensarmos a fundo, essa forma de ensino nda mais é do q uma forma de controle.. pessoas q pensam menos, sabem menos, questionam menos, exigem menos mudanças.. e portanto, são mais manipuláveis e suscetíveis a se conformarem com respostas do tipo “é assim, pq sim!”

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 04-06-2008 1:03 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
po legal esse blog =)

deixei um comentario lá.. e vou colar aqui hehe priguicite aguda de cometar 2 vezes..

respostas prontas evitam perguntas complexas, n é mesmo?.. se pensarmos a fundo, essa forma de ensino nda mais é do q uma forma de controle.. pessoas q pensam menos, sabem menos, questionam menos, exigem menos mudanças.. e portanto, são mais manipuláveis e suscetíveis a se conformarem com respostas do tipo “é assim, pq sim!”

Mas o que a igreja tem a ver com isso? hehehehe
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 04-06-2008 2:11 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Mas o que a igreja tem a ver com isso? hehehehe

igreja? nda ué!!

p marx a igreja é um dos instrumentos de controle das massas…

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 05-06-2008 1:26 am Responder com Citação

tb gostei muito do texto... e apóio o comentário da kessia... respostas prontas servem como forma de manipulação. é totalmente conveniente que CASO as pessoas perguntem, existam respostas. mas de tanto ouvir respostas, com o tempo elas parem de perguntar, por pensar: ah, existe uma resposta pra isso, mesmo que eu ñ saiba.

o que gera a comodidade, certamente.

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 03-07-2008 1:57 pm Responder com Citação

Outro texto relacionado ao assunto do Thiago:

retórica: a arte da eloqüência, a arte de bem argumentar; arte da palavra.
Dicionário Houaiss no UOL

Jesus lançou questões à humanidade sem esperar uma resposta específica, tudo com o objetivo de nos fazer pensar.
Há muita preocupação nos pregadeiros modernos em dar respostas que não têm. Seria melhor, ao invés de dar-nos argumentos mal elaborados, que plantassem perguntas para afastar as nossas mentes de seus confortáveis universos.

Afirmo: não estou a incentivar dúvidas pertubadoras sem respostas. Penso que questões nos leva ao crescimento. Se continuarmos a receber tudo regurgitado, nossas mentes virarão um amontoado de miolos acostumados a aceitar sem processar, filtrar ou questionar. Perderemos a capacidade do discernimento. Pense como algumas coisas que estão sendo faladas em cima de tribunas, já não ultrapassaram há tempos barreiras de coerência e sanidade.

Jostein Gaarder,escritor norueguês, afirma o seguinte sobre Cristo no livro O Mundo de Sofia: *

Jesus e Sócrates já eram considerados pessoas enigamáticas no tempo em que viveram. Nenhum dos dois deixou registro escrito de suas idéias. Assim, não nos resta outra saída senão confiar na imagem deles que nos foi legada por seus discípulos. Uma coisa, porém, é certa: ambos eram mestres da retórica. Além disso, ambos tinham tanta autoconfiança no que diziam que podiam tanto arrebatar quanto irritar seus ouvintes. Para completar, ambos acreditavam falar em nome de uma coisa que era maior que eles mesmos. Eles desafiavam os que detinham poder na sociedade porque criticavam todas as formas de injustiça e de abuso de poder. No fim, esta forma de agir lhes custou a vida.

Não sou daqueles que tendem a comparar os ensinamentos de Jesus com revoluções e revoltas mas, é indiscutível que sua forma de agir influênciou não só os pobres e anônimos, como também o poder e seus representantes.

E tudo o que Ele fez: lançou perguntas. Estas batiam de frente com sistemas, dogmas e preconceitos e abriam a mente para o pensar.

O que te causa mais impacto: dizer que é necessário ser bom com o próximo, ou perguntar o que você tem feito pelo próximo? A primeira é o óbvio assimilado por osmose, a segunda é a que te expõe, que te coloca diante da situação.
Portanto, amigos, deixemos de dizer como as coisas são e comecemos a perguntar como elas devem ser.

Fonte: http://livrariadothiago.blogspot.com/2008/07/jesus-um-mestre-da-retrica.html
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 05-07-2008 11:50 pm Responder com Citação

não lembrava dessa passagem de O mundo de Sofia, rs... já faz um tempim que li...

pois é... lançar perguntas causa impactos que nem imaginamos. não penso que Jesus lançava perguntas pra que as pessoas se indignassem com o 'sistema' e começassem a fazer algo. o objetivo dele era outro... mas como disse aí no texto, foi inevitável que a partir do momento em que as pessoas começaram a tentar responder as perguntas e começaram a questionar a si mesmas, todos os outros aspectos entraram em jogo... uma só pergunta pode mudar tudo... rs.

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 07-07-2008 10:07 am Responder com Citação

Semana passada eu tava assistindo um programa na cultura que eu n lembro o nome, com uma filosofa q eu tb n lembro o nome heheh
E ela tava falando sobre um outro filosofo q eu tb n lembro qm é.. Hehehe
Brincadeira..
Ela tava falando de nietzsche,..
Foi bem legal pq ela tava dizendo q ele foi o primeiro na epoca dele a romper com o pensamento cristao e platonico-socratico.. E o q ele fez foi justamente questionar o pq das coisas… ao inves de questionar o q eram as coisas.. Saiu do plano das ideias, do ideal, para o concreto, a realidade.
Foi bem interessante..

Confesso q eu tinha um pouco de medo de nietzche.. Pq a primeira impressao q eu tive dele nas aulas de filosofia do 1o ano, é q ele era um ateu mal amado haha

Mas estou começando a me interessar bastante por ele.. Digo.. Pelos escritos dele..
Interessante q ele era filho d pastores protestantes.. Fico imaginando o qto ele n deve ter sofrido.. E até mesmo os pais deles..

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 07-07-2008 1:50 pm Responder com Citação

Né por nada não mas acho que a pessoa que fez a primeira afirmação está meio errada... Epicuro era totalmente materialista, na realidade antes dele também todos eram, só o louco do Platão que veio mudando as coisas...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 07-07-2008 4:10 pm Responder com Citação

Mas dos modernos nietzsche foi um dos primeiros..
A maioria dos filosofos depois de platao n saiu daquilo..

Pelo q eu entendi nietzsche era meio helenista né?

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 07-07-2008 5:58 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
Mas dos modernos nietzsche foi um dos primeiros..
A maioria dos filosofos depois de platao n saiu daquilo..

Pelo q eu entendi nietzsche era meio helenista né?

Depende do conceito de helenista hehe
marquesgomes
Vício
Vício

MensagemEnviada: 24-07-2008 8:12 pm Responder com Citação

cara nietzsche estava muito longe de Deus... não sei se acoisa mudou aos ¨48 do segundo tempo¨ da vida dele
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 25-07-2008 8:57 am Responder com Citação

marquesgomes escreveu:
cara nietzsche estava muito longe de Deus... não sei se acoisa mudou aos ¨48 do segundo tempo¨ da vida dele

Como se define alguém distante de Deus?
marquesgomes
Vício
Vício

MensagemEnviada: 25-07-2008 2:56 pm Responder com Citação

rap escreveu:
marquesgomes escreveu:

Como se define alguém distante de Deus?

nesta frase se define no sentido de ¨por seu estudos e convicções tão acima de tudo a ponto de sua vida ser quase que uma inteira profanação¨
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 27, 28, 29  Próximo
Página 28 de 29

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 23 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!