| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8149 Localização: Brasília
|
Enviada: 03-04-2008 12:31 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | | rap escreveu: | | Sarah escreveu: | | rap escreveu: | | Não sei quando que o cristianismo deixou de ser religião... |
o cristianismo não deixou de ser religião. o que acontece é que Cristo não veio trazer religião. ele não veio trazer o cristianismo... a religião foi criada.  |
Qual o problema com a religião? Ou em aceitar que Cristo trouxe sim uma nova religião? |
problema nenhum, oras. rs. acontece que Cristo não veio pra isso mesmo. Ele veio pra nos aproximar de Deus. e nosso relacionamento com Deus independe da religião.
ou talvez precisamos definir o que é religião aqui.
eu é que não entendo o medo em dizer que Cristo não veio pra isso. |
A forma como nosso relacionamento com Deus se dá já é uma religião... |
|
|
 |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 04-04-2008 2:34 am |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | | Sarah escreveu: | não foi o que eu disse. quando eu disse "querer ter fé, logo, de alguma forma, a fé", quis dizer que parte de nós querer ter fé e, se isso acontece, se passamos a ter fé, de alguma forma ela partiu de nós.
querer somente não... |
ixi hehe num entendi
| Sarah escreveu: |
e isso não é motivo nenhum para mérito. em momento algum disse isso tb. até pq se decidimos ter fé, foi pq antes conhecemos a graça de Deus. |
se dissermos q decidirmos ter fé, diremos tb q nós é q escolhemos a Deus... conhecemos a graça pq primeiro Ele se revelou a nós..
até isso n parte de nós.. |
rs... deixa eu sintetizar:
conhecemos a Deus e sua graça. por conhecermos, decidimos se queremos ou não acreditar Nele. ou seja, decidimos se vamos ou não ter fé. se a fé partisse somente de Deus colocá-la em nós, Ele colocaria em todos, não? isso não é coerente com o livre arbítrio. eu posso escolher não acreditar, não ter fé. logo, a fé parte da minha escolha. porém (não sei se foi nesse tópico que eu disse), após essa decisão, a fé é alimentada por Deus. através do Seu agir em nossas vidas, por exemplo.
ou seja, em momento algum poderíamos nos gloriar de ter fé, pq apesar de, alguma forma, ela partir de nós, ou se preferir, da nossa escolha, isso só aconteceu pq antes conhecemos a Deus e sua misericórdia: a salvação pela graça. é disso que romanos fala naquele pedaço, quando diz "pela graça sois salvos, através da fé, e isso ñ vem de vocês, mas é dom de Deus. não por obras, pra que ninguém se glorie." o que não vem de nós é a graça. e a graça vem como? através da fé. se Paulo estivesse se referindo à fé, a segunda parte do capítulo estaria até meio deslocada. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 04-04-2008 2:43 am |
|
|
| marquesgomes escreveu: | huahuahua deliriousgirl e sarah tão num debate paralelo rsrsrsrs.
repito, eu acho que na visão de alguem 100% deus e 100% humano falar de algo acultural é possivel, e eu expliquei o meu conceito de RELIGIÃO tanto que o Humm entendeu oque eu tentei explicar |
mesmo se tratando de Cristo, falar em "acultural" é impossível. até pq, Jesus Cristo era o que? judeu, não? enquanto esteve aqui na Terra... tem como falar que era "acultural". não existe "acultura"!
ok, tb entendi seu conceito de religião. mas concorda que a idéia de "religar" não é necessariamente religião? quero dizer, dentro da religião como a entendemos em nossa cultura (hehe), por exemplo, e mesmo nas outras, vai... há milhões de outras coisas inseridas. não é apenas uma religação, uma aproximação de Deus. é um conjunto de doutrinas, de responsabilidade na igreja (to falando com outros membros, líderes e tudo o mais), costumes, até a lei entra nisso... e tantas outras coisas que quebram a simples "religação". para nos religarmos a Deus foi preciso Cristo. e é simples: Ele morreu por nós, temos acesso direto. isso nada tem a ver com religião. e mais uma vez, quando falo de religião falo de como ela é entendida por nós hoje. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 04-04-2008 2:46 am |
|
|
| rap escreveu: | | Sarah escreveu: | | rap escreveu: | | Sarah escreveu: | | rap escreveu: | | Não sei quando que o cristianismo deixou de ser religião... |
o cristianismo não deixou de ser religião. o que acontece é que Cristo não veio trazer religião. ele não veio trazer o cristianismo... a religião foi criada.  |
Qual o problema com a religião? Ou em aceitar que Cristo trouxe sim uma nova religião? |
problema nenhum, oras. rs. acontece que Cristo não veio pra isso mesmo. Ele veio pra nos aproximar de Deus. e nosso relacionamento com Deus independe da religião.
ou talvez precisamos definir o que é religião aqui.
eu é que não entendo o medo em dizer que Cristo não veio pra isso. |
A forma como nosso relacionamento com Deus se dá já é uma religião... |
não concordo.
pq seria? |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 04-04-2008 2:51 am |
|
|
| marquesgomes escreveu: | eu não generalizei... muito pelo contrario, eu disse que a religião trazida por Jesus foi a de religar o Homem a Deus.
com relação a doutrinas eu fecho com o Humm o meu conceito é o mesmo que o dele |
não falei especificamente de você. falei que todos nós generalizamos. usamos termos "orientais", ou "oriente" colcoando todo mundo no mesmo saco e desconsiderando diferenças enormes que existem entre eles. como fazemos quando falamos "índios", ou "africanos". mas isso é um outro assunto... rs.
bem, e o que você disse só confirma que Cristo ñ veio trazer nem religião, nem filosofia, mas um elo entre Deus e Homem (leia-se humanidade). |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3711 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 04-04-2008 9:17 am |
|
|
conhecemos a Deus e sua graça. por conhecermos, decidimos se queremos ou não acreditar Nele. ou seja, decidimos se vamos ou não ter fé. se a fé partisse somente de Deus colocá-la em nós, Ele colocaria em todos, não? isso não é coerente com o livre arbítrio. eu posso escolher não acreditar, não ter fé. logo, a fé parte da minha escolha. porém (não sei se foi nesse tópico que eu disse), após essa decisão, a fé é alimentada por Deus. através do Seu agir em nossas vidas, por exemplo. |
entao sarah.. é q eu estou meio q repensando essa questão do livre arbítrio..
pq n importa o q decidamos, sempre será de acordo com o plano de Deus, pq Ele é onipotente..
Ele já sabe desde o inicio quem será ou n salvo, pq em algum momento Ele assim decidiu (só permitimos algo se decidimos permitir..)..
a questão é q nós n sabemos.. e por isso devemos andar de acordo com a Palavra.. só saberemos de fato se seremos salvos na eternidade.
O livre-arbitrio seria uma ilusão...
eu pensava exatamente como você expôs..
mas agora já n sei mto bem o q penar a respeito..
ou seja, em momento algum poderíamos nos gloriar de ter fé, pq apesar de, alguma forma, ela partir de nós, ou se preferir, da nossa escolha, isso só aconteceu pq antes conhecemos a Deus e sua misericórdia: a salvação pela graça. é disso que romanos fala naquele pedaço, quando diz "pela graça sois salvos, através da fé, e isso ñ vem de vocês, mas é dom de Deus. não por obras, pra que ninguém se glorie." o que não vem de nós é a graça. e a graça vem como? através da fé. se Paulo estivesse se referindo à fé, a segunda parte do capítulo estaria até meio deslocada. |
entao.. continuo pensando q querer n é poder.
querer ter fé n é ter fé. entao a fé n pode partir de nós..
ainda mais pq o proprio Deus é q desperta esse querer em nós.. |
|
|
 |
Charlion Intermediário

Registrado: Jan 08, 2008 Idade: 21 Mensagens: 31 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 04-04-2008 10:07 am |
|
|
Bem galera... quando eu ví o nome deste tópico eu fiquei muito curioso do que se tratava. E depois que eu lí alguns scraps, realmente este site e vcs vão fazer diferença na minha vida.
É complicado discutir sobre ter fé, criar a fé, obter a fé até mesmo viver pela fé. A fé tem um sentido muito amplo, onde cada pessoa neste mundo define de uma forma diferente. Eu, como um servo de Deus, defino fé como o operar de Deus na minha vida. Quando eu digo que tenho fé, é o mesmo que dizer que eu acredito no operar de Deus em mim.
Normalmente nós, crentes em Deus e em Jesus Cristo, temos uma concepção que liga fé diretamente a Deus. Mas existem pessoas ao redor do mundo que nunca ouviram falar do nome de Deus, da vinda de Cristo. E mesmo assim, eles tem fé. Uma fé diferente da nossa. Uma fé que envolve tanto sentimento como a nossa fé. Exemplos claros são ateus, índios, espíritas entre muitos outros. Eles não ligam a fé ao nosso Deus, mas mesmo assim eles tem fé. Fé no deus Sol, fé no dinheiro, fé na outra vida ou na próxima vida. _________________ Minha simplicidade não está no brilho do meu sorriso... mas nos momentos ocultos e solitários em que as lágrimas descem pelo meu rosto!
|
|
|
 |
Charlion Intermediário

Registrado: Jan 08, 2008 Idade: 21 Mensagens: 31 Localização: Rio de Janeiro
|
|
|
 |

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3711 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 05-04-2008 4:11 am |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | | Sarah escreveu: |
conhecemos a Deus e sua graça. por conhecermos, decidimos se queremos ou não acreditar Nele. ou seja, decidimos se vamos ou não ter fé. se a fé partisse somente de Deus colocá-la em nós, Ele colocaria em todos, não? isso não é coerente com o livre arbítrio. eu posso escolher não acreditar, não ter fé. logo, a fé parte da minha escolha. porém (não sei se foi nesse tópico que eu disse), após essa decisão, a fé é alimentada por Deus. através do Seu agir em nossas vidas, por exemplo. |
entao sarah.. é q eu estou meio q repensando essa questão do livre arbítrio..
pq n importa o q decidamos, sempre será de acordo com o plano de Deus, pq Ele é onipotente..
Ele já sabe desde o inicio quem será ou n salvo, pq em algum momento Ele assim decidiu (só permitimos algo se decidimos permitir..)..
a questão é q nós n sabemos.. e por isso devemos andar de acordo com a Palavra.. só saberemos de fato se seremos salvos na eternidade.
O livre-arbitrio seria uma ilusão...
eu pensava exatamente como você expôs..
mas agora já n sei mto bem o q penar a respeito..
entao.. continuo pensando q querer n é poder.
querer ter fé n é ter fé. entao a fé n pode partir de nós..
ainda mais pq o proprio Deus é q desperta esse querer em nós.. |
é, voltamos no assunto de livre arbítrio, hehe. e já vi tb aí no se é possível ou ñ perder a salvação.
eu ñ sei mais o que dizer sobre isso, sinceramente, rs. continuo crendo que o fato de Deus saber não muda em nada nossa possibilidade de escolha. ele sabe pq Ele já vê o futuro que nós não vemos. ou seja, Ele vê onde nossa escolha nos levará.
e sobre o querer ter fé não é ter fé... sim, foi o que eu disse antes: o querer aqui é mais que desejar (ñ falei nessas palavras, to falando agora, rs). não é "querer um celular novo". é querer no sentido de decidir.
charlion, bem vindo a esse tópico tb! =)
concordo com o que você disse, mas fiquei em dúvida sobre isso tb de merecer o reino... talvez você tenha se expressado mal, ñ sei... rs. mas isso é incoerente com o que diz a bíblia. |
|
|
 |

|
Enviada: 05-04-2008 10:47 am |
|
|
| Sarah escreveu: | é, voltamos no assunto de livre arbítrio, hehe. e já vi tb aí no se é possível ou ñ perder a salvação.
eu ñ sei mais o que dizer sobre isso, sinceramente, rs. continuo crendo que o fato de Deus saber não muda em nada nossa possibilidade de escolha. ele sabe pq Ele já vê o futuro que nós não vemos. ou seja, Ele vê onde nossa escolha nos levará. |
haha eu tb n sei mais o q dizer..
pq se Deus é o autor da história (em sentido amplo), já n há possibilidades de escolha.. mas apenas viver a historia.. inclusive os q n seguem a Deus.. pois o destino deles já é previsto pela biblia.. ou seja, n há escolha.. n importa o q façam já estao condenados..
ao mesmo tempo q explica-se isso com base bíblica, explica-se tb a questao do livre-arbitrio... afinal, se colhemos o q plantamos, e se existe galardão (e acho q é isso q o Charlion quis dizer), depende de nós plantar, ou agir de forma a atingir o prêmio..
sei lá.. acho q por isso q salomão chegou àquela conclusão no final de eclesiastes...
e sobre o querer ter fé não é ter fé... sim, foi o que eu disse antes: o querer aqui é mais que desejar (ñ falei nessas palavras, to falando agora, rs). não é "querer um celular novo". é querer no sentido de decidir.
|
entendi..
você pode me dar um celulra novo, mas eu digo se aceito ou n.. é isso?
mas veja.. até o fato de eu dizer n já n está de acordo com o plano? negar isso n é negar a onipotencia de Deus? dizer q podemos decidir n é dizer q nós temos o controle das nossas vidas, do nosso destino?
acho q eu to andando em circulos hehe |
|
|
 |
marquesgomes Vício

|
Enviada: 05-04-2008 1:24 pm |
|
|
¨um elo entre Deus e Homem¨eu postei isso porque é o conceito de religião que eu vi no dicionario... é engraçado isso de conceitos (é complexo)
Sarah voce acha que Jesus não trouxe nem religião (visão atual diferente da do dicionario) e nem filosofia (diferente de doutrina) com razão eu concordo com voce... eu acho que Jesus trouxe filosofia (no sentido não doutrinario e sim atravez de um estilo de vida que não vê cultura no individuo pois é pautado em amor e viver por meio de amor) e ai alem disso tem o plano de salvação (graça justificação e talz) |
|
|
 |
marquesgomes Vício

|
Enviada: 05-04-2008 1:42 pm |
|
|
vamos convencionar esse debate para ficar mais facil vamos trabalhar com os mesmos conceitos:
para o dicionario Larousse:
Filosofia (philosophia) 1 conjunto de concepçoes, praticas ou teorias acerca do ser ou viver dos seres tanto do homem quato da relação dele com o universo. 2 atitude reflexiva, critica ou especulativa, de elaboração de tais concepçoes. 3 conjunto de toda ciencia, conhecimento ou saber racional. 4 reflexao critica sobre os fundamentos do conhecimanto logico, etico e da estatica. 5 CONJUNTO DE DOUTRINAS 6 estudo do nada e do tudo 7 estio de vida.
Religião ( religio) 1 conjunto determinado de crenças, de dogmas, ritos e praticas especificas e proprias que definem a relação do homem com o sagrado. 2 crença, piedade 3 modo de pensar ou de agir 4 respeito escrupuloso a uma regra costume ou sentimento seja ele qual for.
po eu não sabia que Filosofia tambem pode ser conjunto de doutrinas... estranho |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 07-04-2008 3:16 am |
|
|
| deliriousgirl escreveu: |
haha eu tb n sei mais o q dizer..
pq se Deus é o autor da história (em sentido amplo), já n há possibilidades de escolha.. mas apenas viver a historia.. inclusive os q n seguem a Deus.. pois o destino deles já é previsto pela biblia.. ou seja, n há escolha.. n importa o q façam já estao condenados..
ao mesmo tempo q explica-se isso com base bíblica, explica-se tb a questao do livre-arbitrio... afinal, se colhemos o q plantamos, e se existe galardão (e acho q é isso q o Charlion quis dizer), depende de nós plantar, ou agir de forma a atingir o prêmio..
sei lá.. acho q por isso q salomão chegou àquela conclusão no final de eclesiastes... |
eu acredito no seguinte, kessia: Deus é o autor da história, sim. mas é como se houvesse várias "histórias", por assim dizer. existe uma que seguiremos, que Ele já sabe qual é. sabe pq conhece o futuro. porém, para nós que não conhecemos, existem outras histórias, outros caminhos, que nós vamos escolher. e quer escolhemos um ou outro, Ele saberá. Ele sabe. de qualquer modo, ñ foi Ele quem escolheu por nós, Ele apenas sabe qual vamos escolher!
uma coisa que acho estranho é isso de galardão, rs. mas não sei se é assunto pra esse tópico. aliás, acho que tem um tópico sobre isso. de qualquer modo, é como você falou, depende de nós agir... ou seja, depende das nossas escolhas. eu poderia escolher ñ agir, e aí?
| deliriousgirl escreveu: | | Sarah escreveu: |
|
entendi..
você pode me dar um celulra novo, mas eu digo se aceito ou n.. é isso?
mas veja.. até o fato de eu dizer n já n está de acordo com o plano? negar isso n é negar a onipotencia de Deus? dizer q podemos decidir n é dizer q nós temos o controle das nossas vidas, do nosso destino?
acho q eu to andando em circulos hehe |
sim, é mais ou menos isso...
o fato de eu dizer não pode estar de acordo com o plano de Deus. mas eu poderia dizer sim, ñ poderia? e tb ñ estaria debaixo dos planos Dele? isso ñ é negar a onipotência de Deus. como disse antes, é como se houvesse vários "planos", com um só objetivo, mas que nós podemos escolher qual seguir. mesmo quando tomamos uma decisão "errada", Deus tb ñ pode agir através dela? além disso, algumas coisas ñ podem acontecer fora do que Deus queria pra gente? algo de ruim, por exemplo, que ñ acontece pq Deus quer, mas pq nós fazemos as escolhas erradas...
isso de ter controle sobre nossas vidas... não sei. pq ñ? não poderíamos dizer que temos controle PORQUE decidimos, mas quem tem o controle da História é Deus? quando falo que temos controle ñ falo que nós estamos no comando de tudo, mas que por causa das nossas atitudes e escolhas, de alguma maneira nos levamos pra algum lugar. então de alguma maneira temos controle. não seria controle total certamente... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 07-04-2008 3:20 am |
|
|
| marquesgomes escreveu: | ¨um elo entre Deus e Homem¨eu postei isso porque é o conceito de religião que eu vi no dicionario... é engraçado isso de conceitos (é complexo)
Sarah voce acha que Jesus não trouxe nem religião (visão atual diferente da do dicionario) e nem filosofia (diferente de doutrina) com razão eu concordo com voce... eu acho que Jesus trouxe filosofia (no sentido não doutrinario e sim atravez de um estilo de vida que não vê cultura no individuo pois é pautado em amor e viver por meio de amor) e ai alem disso tem o plano de salvação (graça justificação e talz) |
não acho que Jesus tenha trazido filosofia nem nesse sentido, rs. o homem adotou isso. o que quero dizer desde o início é o seguinte: Jesus veio com um objetivo. mas a partir do fato de Ele ter vindo e a partir dos seus ensinamentos e da maneira como viveu, pessoas criaram filosofias em cima disso. e criaram a religião cristã.
não sei... pra mim é mto claro isso, rs. o objetivo de Jesus era só um, nos salvar. o que veio depois foi consequencia, ñ foi Ele quem trouxe. |
|
|
 |
marquesgomes Vício

|
Enviada: 07-04-2008 4:20 pm |
|
|
acho que o objetivo principal era nos salvar... acho que fica muito fraco chamar os ensinamentos dele durante os 3 anos de ministerio de ¨consequencias¨ ou oque provocou ¨consequencias¨...
doutrinas foram passadas nestes anos de ministerio e todas elas se resumiram em amar, logo a filosofia de vida pautada no amor a proximo e a Deus sob todas as coisas é oque constitui a necessidade dessas doutrinas serem passadas e isso faz parte do plano de salvação ate porque ele iria morrer por nos e não entenderiamos que foi por amor e nada faria sentido para nos |
|
|
 |
marquesgomes Vício

|
Enviada: 07-04-2008 4:23 pm |
|
|
quanto ao debate deliriousgirl vs sarah...
acho que vcs duas estão falando da mesma coisa (e eu concordo com as duas se é que é possivel) só que uma esta discorrendo no provavel ponto de vista de Deus e a outra no ponto de vista humano, pelo menos é oque eu estou entendendo |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 08-04-2008 3:17 am |
|
|
| marquesgomes escreveu: | acho que o objetivo principal era nos salvar... acho que fica muito fraco chamar os ensinamentos dele durante os 3 anos de ministerio de ¨consequencias¨ ou oque provocou ¨consequencias¨...
doutrinas foram passadas nestes anos de ministerio e todas elas se resumiram em amar, logo a filosofia de vida pautada no amor a proximo e a Deus sob todas as coisas é oque constitui a necessidade dessas doutrinas serem passadas e isso faz parte do plano de salvação ate porque ele iria morrer por nos e não entenderiamos que foi por amor e nada faria sentido para nos |
não disse que os ensinamentos de Cristo foram simples consequencias. disse que o que veio depois (e por causa disso) foi. viver uma vida pautada no amor não é seguir uma "filosofia de vida". devemos fazer isso pq é um mandamento de Deus e pq, antes, amamos a Ele. não é simplesmente adotar um estilo de vida, é obedecer. eis a diferença. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 08-04-2008 3:18 am |
|
|
| marquesgomes escreveu: | quanto ao debate deliriousgirl vs sarah...
acho que vcs duas estão falando da mesma coisa (e eu concordo com as duas se é que é possivel) só que uma esta discorrendo no provavel ponto de vista de Deus e a outra no ponto de vista humano, pelo menos é oque eu estou entendendo |
não entendi. e não acho que estamos falando a mesma coisa, rs. |
|
|
 |
marquesgomes Vício

|
Enviada: 08-04-2008 3:40 am |
|
|
não entendeu nada!? aff então deixa pra la eu que não devia ser inxirido e entrar no meio da questão de vcs |
|
|
 |
|