| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
migacris Moderador .Gospel

Registrado: Jan 04, 2005 Idade: 27 Mensagens: 3778 Localização: na minha própria mente
|
Enviada: 09-08-2006 11:46 am |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | | rap escreveu: | | Por exemplo: sou mais edificado lendo Niescthze do que Max Lucado... |
huauhahua max lucado me dá sono.....
opa, to dentro do grupo tb!! =)))
eu estudo direito.. no 1o ano teve filosofia e eu confesso q eu quase pirei hehe... secretamente comecei a desconfiar da existência de Deus... comecei a ler mais marx, nitzsche do q a biblia, e qdo me dei conta tava quase indo pelo caminho errado.... qdo um dia, em plena crise mesmo (eu me lembro q eu estava até chorando... magina q eu ia chegar pro meu paistor e dizer q eu n acreditava mais em Deus!) abri a Bíblia em 1 Timóteo, é li até 2 Timoteo inteiro... aquilo foi uma resposta de Deus p mim... e ´percebi q estudar filosofia é ótimo, porem, n melhor q estudar a Bíblia.... se a pessoa n tiver uma base bem sólida em Cristo, o estudo de certos filósofos pode se tornar um perigo.... acho q por isso q de maneira alguma deve-se haver aula de filosofia sem aula de religião (cristã....), ainda mais como andam as coisas hoje....
p completar a historia, no ultimo bimestre do 1o ano teve Sto Agostinho e S. Tomás d Aquino.. apesar d ter lido apenas alguns textos de Sto Agostinho, foi o suficiente p reforçar a certeza da existencia d Deus...
claro q eu perdi perdão... e até hoje sinto meio q vergonha d falar sobre isso.... mas, o interessante é q, no ano seguinte, um amigo lá da igreja começou facu e passou pelo mesmissimo problema.... ainda bem q n foi só eu hehe |
Aconteceu a mesma coisa comigo, e adivinha qdo? 1º semestre de Direito! coincidência, não?! Pior que além de filosofia geral, tinha filosofia política e ciência política. Era quase os mesmos autores, então, a gente os bebia. O negóci foi tão forte que minha mãe jogou fora um livro do jostein gaarden, "O dia do curinga', ela achou que estava me influenciando negativamente. Mal ela sabia que os melhores escristos estavam dentro da minha pasta da faculdade.  _________________  |
|
|
 |
|
|
 |
juliozaminelli Membro da Cúpula

|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 22 Mensagens: 8149 Localização: Brasília
|
Enviada: 09-08-2006 6:15 pm |
|
|
| juliozaminelli escreveu: | | deliriousgirl escreveu: | apesar d ter lido apenas alguns textos de Sto Agostinho, foi o suficiente p reforçar a certeza da existencia d Deus...
hehe |
segundo kant os argumentos ontologico, cosmologico e teleologico sao falhos, embora eu nao tenha entendido o ponto dele principalmente qto ao cosmologico que pra mim é imbativel. Pra Kant o unico argumento plausivel seria o moral, assim como a assinatura da sarah mostra. |
Então ele não acredita na relatividade moral... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 09-08-2006 7:27 pm |
|
|
duvidar da existência de Deus ao estudar filosofia é normal quando nunca tivemos um contaaaaato verdadeiro com a filosofia, pois nem sabemos mesmo o que é. Eu também passei por isso no começo. Mas quando você começa a estudar vê que, na verdade, a filosofia acaba por provar a existência de Deus.
não é que Kant não acreditava na relatividade moral... na verdade, deixa eu ver se consigo explicar, não é que a moral variava (se é essa a idéia que temos como relativo), mas também não era formada apenas por um conceito e idéias e sim, pelo conjunto deles. Esses já citados pelo julio, mas principalmente "Razão" e "Fé".
Especificamente, a moral para Kant baseava-se na razão. É o que percebe-se na famosa frase dele: "Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e freqüentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim."
O céu estrelado seria as experiências que sentimos e a lei moral seria a razão. E essa frase: "É moralmente necessário supor a existência de Deus", explica-se assim:
Kant achava que tanto os sentidos como a razão eram importantes para as nossas experiências no mundo. Porque, por mais que não tenhamos respostas para todos os questionamentos, é essencial questionar. Ele defendia que não há como saber como as coisas são "em si", mas sim como elas se mostram para nós. E só a entendemos através da razão, com a consciência que adquirimos ao experimentarmos as coisas. Só que os sentidos não experimentam coisas, não há nada sólido em que se apegar e é por isso que nunca conheceremos o todo. Isso deixa uma lacuna, já que não somos capazes de provar o que nos é passados pelos sentidos (fé).
Se não podemos nos apegar e provar nada através dos sentidos, a existência de Deus deve ser defendida (e suposta) através da moral (a razão)...
bom, eu acho que embolei tudo mais tudo bem... é essa a interpretação que tenho... rsrs... de qualquer maneira, quero falar sobre o Kant lá no grupo (que eu vou entrar já, já...) e aí podemos analisar a obra dele...
é só... to saindo até confusa daqui, parece que não falei nada com nada... ehehhehe |
|
|
 |
deborahcsscosta Vício

Registrado: Oct 08, 2005 Mensagens: 335 Localização: Contagem MG
|
Enviada: 09-08-2006 9:43 pm |
|
|
ah... você são mo legais... |
|
|
 |

|
Enviada: 10-08-2006 5:15 pm |
|
|
bom, eu nao sei nem se na epoca de kant existia um relativismo moral funcional, como é hoje, organizado, mas acho que ele nao cria num relativismo moral nao, afinal postulou que o unico argumento possivel pra existencia de Deus seria o moral, com uma base objetiva.
Eu acho que eu compreendi um pouco pq ele dizia que os outros argumentos nao podem ser defendidos pela razao. Segundo ele, a metafisica nao pode ser conhecida pela experiencia, assim como a ideia de causalidade nao pode ser atribuida a um Deus. Os principios cosmologico e teleologico, principalmente, trabalham com essa ideia de causalidade. Mas como saber ao certo se algo alem da experiencia sensorial pode se adequar à noção de causalidade? Assim, ele exclui a priori toda explicação baseada nesses argumentos.
Galera, nao to com net em casa ainda, entao nao vo poder aparecer muito, nem aqui e nem no grupo de discussao mas mandem brasa la, eu gostaria de entrar numa discussao sobre epistemologia mesmo.
Abraço a todo mundo. _________________ E sigo em paz...
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 10-08-2006 5:34 pm |
|
|
acho que o julio traduziu o que eu queria dizer... ehehehe
que pena que por enquanto você ñ vai aparecer por lá... mas chamo a galera pra participar! por enquanto só tem eu e o rap lá, pow... rs... começamos uma discussão sobre o Kant, aproveitando o gancho...
agora tow sem tempo, mas vamos sim discutir epistemologia, vou me adentrar mais no assunto... rs...
inté. |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 10-08-2006 6:46 pm |
|
|
Moral absoluta? Sinceramente como alguém prova alguma coisa sem que seja de base empírica? |
|
|
 |
Chal Internado!

Registrado: Oct 06, 2004 Mensagens: 1291 Localização: De qualquer lugar...
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 11-08-2006 9:07 am |
|
|
Só é entrar na página do grupo e lá tem a opção de se filiar... |
|
|
 |
Isamo Vício

|
Enviada: 11-08-2006 2:11 pm |
|
|
Bom eu como curso filosofia acho que o problema esta nas pessoas quererem cavar trincheiras ao redor do que elas vivenciam por todas as suas vidas pois isso é proprio do que distingue o humano do seu meio que é o proprio poder de distinção que possui. Como uma professora minha fala ninguem sai por ai achando que é arvore se não estiver maluco. Assim tanto os termos filosofia como religião são um tanto pobres par aquilo que se prezam a defender. Pois Filosofia se trata de amor a razão e religião um ato humano de união com o divino. Mas tanto o que se tem por razão é algo pouco esclarecido, como achar que se pode atraves de ações se unir a Deus são equivocados na minha opinião. Tenho pensado muito sobre isso e acho que isso é como pular a propria sombra é algo improprio a nossa condição. O saber é algo muito mais obscuro do que normalmente se pensa. Mas tenho a convicção e asegurança que tanto o agir como o efetuar vem do proprio DEus e ele se amnifesta a nos não graças aos nossos atos e o quanto somos bons e op quanto nós nos dintiguimos do resto doos meros e insignificantes mortais mas pelo seu amor demonstrado na cruz do calvario que nos da liver acesso em Cristo Jesus amém. |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3711 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 11-08-2006 3:50 pm |
|
|
| migacris escreveu: |
Aconteceu a mesma coisa comigo, e adivinha qdo? 1º semestre de Direito! coincidência, não?! Pior que além de filosofia geral, tinha filosofia política e ciência política. Era quase os mesmos autores, então, a gente os bebia. O negóci foi tão forte que minha mãe jogou fora um livro do jostein gaarden, "O dia do curinga', ela achou que estava me influenciando negativamente. Mal ela sabia que os melhores escristos estavam dentro da minha pasta da faculdade.  |
no 2o ano tive filosofia juridica.... amei d+! o professor até me chamou p ser monitora hehe
jostein gaarden?? soh tenho o mundo de sofia... achei uma porcaria hehe
foi exatamente em Kant e em Nitzsche q as coisas complicaram p mim...
ultimamente n tenho tido mto tempo d ler livros sobre filosofia mesmo (só filo. do direito....)... o q eh uma pena... no entanto, continuo estudando a biblia... q na minha opiniao é o melhor livro d filosofia no sentido literal da palavra...... |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 22 Mensagens: 3711 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 11-08-2006 4:57 pm |
|
|
Caramba, aí vai depender da visão de quem que você quer hehehe
Eu particularmente acredito que são coisas iguais com pequenas diferenças (contraditório não? hehee) |
|
|
 |

|
Enviada: 11-08-2006 7:24 pm |
|
|
| rap escreveu: | | Moral absoluta? Sinceramente como alguém prova alguma coisa sem que seja de base empírica? |
bom cara, eu sou iniciante, talvez o nosso amigo (esqueci o nome) que cursa filosofia possa nos ajudar tb. Eu sou da opiniao que Kant nao provou que Deus existia atraves do seu argumento moral. Ele forneceu um argumento que considerou plausivel baseado na analise moral de outras cosmovisoes alem da teista. Lembra rap o que eu te dizia de "insuficiencia de outras cosmovisoes". É isso, o ateismo ou outras cosmovisoes na concepção de Kant nao traziam bases morais para que a sociedade nao entrasse em colapso. É minha opiniao. O que vcs pensam? _________________ E sigo em paz...
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 12-08-2006 12:47 am |
|
|
| deliriousgirl escreveu: |
no 2o ano tive filosofia juridica.... amei d+! o professor até me chamou p ser monitora hehe
jostein gaarden?? soh tenho o mundo de sofia... achei uma porcaria hehe
|
Jostein Gaarder?... eu gosto mto dos livros dele, mas ele não é um filósofo. Quer dizer, ele estudou filosofia, teologia e tudo mais, mas os livros dele não falam sobre filosofia. São estórias que incluem filosofia.
O mundo de Sofia, ao contrário do que dizem, é o pior livro dele na minha opinião. Mas não deixa de ser bom. É pq o livro foi escrito pra ensinar a história da filosofia pra adolescentes... só que acho que os adolescentes não quiseram saber mto disso... rs...
Um livro ótimo dele é "O pássaro raro"... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 12-08-2006 12:55 am |
|
|
| juliozaminelli escreveu: | | rap escreveu: | | Moral absoluta? Sinceramente como alguém prova alguma coisa sem que seja de base empírica? |
bom cara, eu sou iniciante, talvez o nosso amigo (esqueci o nome) que cursa filosofia possa nos ajudar tb. Eu sou da opiniao que Kant nao provou que Deus existia atraves do seu argumento moral. Ele forneceu um argumento que considerou plausivel baseado na analise moral de outras cosmovisoes alem da teista. Lembra rap o que eu te dizia de "insuficiencia de outras cosmovisoes". É isso, o ateismo ou outras cosmovisoes na concepção de Kant nao traziam bases morais para que a sociedade nao entrasse em colapso. É minha opiniao. O que vcs pensam? |
também não tenho muita base pra falar com propriedade, até pq passar adiante o que penso é uma tarefa complicada pra mim... rs... eu sempre me enrolo.
mas concordo com o julio. Pelo que sei de Kant ele realmente não se baseou na moral para provar a existência de Deus. Deixa eu tentar ser clara dessa vez... rs... o que eu entendo como "moral" para Kant, se refere à razão, de certa forma.
Para ele, é impossível entender ou explicar Deus através da razão. Pq não temos a visão do todo. A visão que temos do mundo e de nós mesmos, é mínima, e por isso não conseguimos entender certas coisas e nem obter respostas através da razão. Pq a razão só explica aquilo que experimenta. E os sentidos não possuem experiências, já que são sentidos...
E essa falta de resposta deixa um espaço vazio, que será preenchido por algo maior, que só poderemos entender e aceitar através dos sentidos. Este "algo maior" seria Deus. Ou seja, Deus é explicado não pela razão, ou pela moral, mas pelos sentidos.
E isso pode ser que não prove exatamente, mas aí vai depender da pessoa acreditar ou não. Fé.
compliquei menos?... rs... gostaria de ouvir a opinião do estudante aí em cima tb... |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 13-08-2006 5:57 pm |
|
|
| juliozaminelli escreveu: | | rap escreveu: | | Moral absoluta? Sinceramente como alguém prova alguma coisa sem que seja de base empírica? |
bom cara, eu sou iniciante, talvez o nosso amigo (esqueci o nome) que cursa filosofia possa nos ajudar tb. Eu sou da opiniao que Kant nao provou que Deus existia atraves do seu argumento moral. Ele forneceu um argumento que considerou plausivel baseado na analise moral de outras cosmovisoes alem da teista. Lembra rap o que eu te dizia de "insuficiencia de outras cosmovisoes". É isso, o ateismo ou outras cosmovisoes na concepção de Kant nao traziam bases morais para que a sociedade nao entrasse em colapso. É minha opiniao. O que vcs pensam? |
Se a moral é intrinseca ela não dependeria da fé da pessoa...
Se ela é inerente os valores seriam imutáveis...
Deu pra entender? |
|
|
 |

|
Enviada: 14-08-2006 4:35 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | | juliozaminelli escreveu: | | rap escreveu: | | Moral absoluta? Sinceramente como alguém prova alguma coisa sem que seja de base empírica? |
também não tenho muita base pra falar com propriedade, até pq passar adiante o que penso é uma tarefa complicada pra mim... rs... eu sempre me enrolo.
mas concordo com o julio. Pelo que sei de Kant ele realmente não se baseou na moral para provar a existência de Deus. Deixa eu tentar ser clara dessa vez... rs... o que eu entendo como "moral" para Kant, se refere à razão, de certa forma.
Para ele, é impossível entender ou explicar Deus através da razão. Pq não temos a visão do todo. A visão que temos do mundo e de nós mesmos, é mínima, e por isso não conseguimos entender certas coisas e nem obter respostas através da razão. Pq a razão só explica aquilo que experimenta. E os sentidos não possuem experiências, já que são sentidos...
E essa falta de resposta deixa um espaço vazio, que será preenchido por algo maior, que só poderemos entender e aceitar através dos sentidos. Este "algo maior" seria Deus. Ou seja, Deus é explicado não pela razão, ou pela moral, mas pelos sentidos.
E isso pode ser que não prove exatamente, mas aí vai depender da pessoa acreditar ou não. Fé.
compliquei menos?... rs... gostaria de ouvir a opinião do estudante aí em cima tb... |
Sarah, eu particularmente acho que ele se baseava na moral sim, da mesma forma que os argumentos de apologistas modernos como Willian Craig se baseiam. Na verdade eu gostaria de achar uma obra do kant que tem mais ou menos esse nome: O unico argumento plausivel para a existencia de Deus. É alguma coisa relacionada com isso. _________________ E sigo em paz...
|
|
|
 |

|
Enviada: 14-08-2006 4:40 pm |
|
|
| rap escreveu: | | juliozaminelli escreveu: | | rap escreveu: | | Moral absoluta? Sinceramente como alguém prova alguma coisa sem que seja de base empírica? |
Se a moral é intrinseca ela não dependeria da fé da pessoa...
Se ela é inerente os valores seriam imutáveis...
Deu pra entender? |
rap, vamos voltar a velha discussao vei,hehehe
nao creio que o exercicio de alguma atividade moral dependa de fé, tanto que um ateu pode ser altruista e continuar nao crendo em Deus. O unico ponto é que a sua atitude estaria em divergencia com sua crença ateista.
os valores realmente PRECISAM ser imutaveis. Porem se voce olhar com oculos de lentes relativistas, voce nunca vai chegar a essa conclusao.
o absoluto é um "mal" necessario cara, sem o absoluto há o absurdo, e o absurdo não é real e quem vive o que não é real nem preciso dizer o que é... _________________ E sigo em paz...
|
|
|
 |
|