Filosofia x Religião

Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 27, 28, 29  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 06-08-2006 12:46 am Responder com Citação

mto legal a passagem que o Young colocou aí... e é a mais pura verdade... não dá pra julgar um conceito ou uma fé de acordo com a pessoa que diz seguir ou acreditar nela... cara, tem um filosófo cristão que fala mais ou menos isso tb... esqueci o nome dele... rs... vou procurar depois e coloco aqui... mas ele tb fica se questionando sobre o modo que as pessoa vêem ele. Se elas o vêem pelo que ele é ou pelo que ele faz... pq ele se vê como duas pessoas diferentes... e no fim ele conclui que se o que ele tá passando é correto, é o que ele acredita, então tudo bem e o que ele for de verdade, Deus sabe... mto show tb...
será que o correto é o que somos ou o que mostramos? pq eu tb acredito que somos, na verdade duas pessoas...

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride

Editado pela última vez por Sarah em 08-08-2006 7:29 pm, num total de 2 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 06-08-2006 12:50 am Responder com Citação

militante_kiq escreveu:
bom, vou prestar vestiba pra história esse ano, mas meu sonho é a facul de filosofia!

sou apaixonado por filosofia mesmo!!! de filosofia cristã a filosofia econômica (Adam Smith, Karl Marx, etc)

filósofos matemáticos tb são ótimos

enfim, filosofia está relacionada a tudo (sem exceção)

Jesus era filósofo

todos gostam de filosofia e vão fazer (ou fazem) outra coisa... ehehehe... pq será? eu tb vou fazer ciências sociais, que tem filosofia, mas é mais pela política... rs... mas ainda faço filosofia um dia tb...

acho que deveriam dar mais importância pra filosofia e os empregos relacionados a ele... eu tava comentando isso em outro tópico: valoriza-se mto mais as profissões tecnológicas que intelectuais... e isso tá mto errado, pq tudo tem seu valor. Acham que pensar é coisa de quem não tem o que fazer.... isso é triste.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
marceloerica
Visitante

MensagemEnviada: 06-08-2006 8:43 am Responder com Citação

Eu vou estudar filosofia nesse perído. Foi matéria de última hora que esqueceram de incluir na grade.
Hana
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 06-08-2006 10:29 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
Oi gente... meu, nem sei se o tópico tá no lugar certo (nunca sei... rs), se tiver errado, mudem, please.

Tb não sei se o pessoal vai querer discutir isso aqui, mas meus assuntos são sempre meio chatos mesmo.

Essa relação, ou no caso, "contradição" sempre me perseguiu. Eu adoro filosofia e tudo mais, só que esses dois assuntos são bem diferentes. Principalmente pq um "desmente" o outro... depois de pensar mto, descobri que é possível sim conciliar as duas coisas, por mais difícil que seja.

Hoje, tava vendo uma reportagem que mostrava que o ensino de filosofia nas escolas tem crescido mto. Aí surgiu uma discussão: é certo ensinar filosofia na escola? Não estão, de certa forma, manipulando a mente das crianças?
E aí eu me perguntei: mas então é certo ensinar religião? Eu tive mtas aulas de ensino religioso e achava um tédio... falando sobre Deus (algumas coisas nada a ver)... Por isso eu cheguei à seguinte conclusão: se for errado ensinar filosofia, tem que ser errado ensinar religião... oras, tb tá manipulando a mente da criança. Ou proibe tudo, ou permite tudo...

então, algumas perguntas:
* é possível conciliar filosofia e religião (ou no caso, o cristianismo e a fé em Deus, já que religião não serve pra nada...)?
* as escolas devem ensinar religião ou filosofia? ou tudo? ou nada?

é só gente... o que vcs acham?

Até bem pouco tempo eu tinha a idéia de que filosofia era pura blasfemia contra o cristianismo e de que essas duas coisas eram incompatíveis.Mas faz uns dois anos, acho,que a tv escola exibiu uma série chamada "Filosofia,um guia para a felicidade" com o filosofo suíço Alain de Botton, que mudou o meu conceito sobre filosofia! depois desses programas eu passei a me interessar por filosofia e a ver que muita coisa está em sintonia com conceitos cristaos. E o que não está tb não me impede de considerar refletir sobre o universo e as idéias daquele filosofo que "nao tem nada a ver" com o que eu acredito.

Então eu acho sim que é possível conciliar filosofia e cristianismo e acho sim que se deveria ensinar Filosofia nas escolas.Sobre se ensinar religiao nas escolas...bom acho que se fosse a parte "filosofica" das religioes seria interessante.

Toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade. E. H. Chapin

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 07-08-2006 12:07 am Responder com Citação

Hana escreveu:

Então eu acho sim que é possível conciliar filosofia e cristianismo e acho sim que se deveria ensinar Filosofia nas escolas.Sobre se ensinar religiao nas escolas...bom acho que se fosse a parte "filosofica" das religioes seria interessante.

sim! até pq a parte filosófica das religiões é mesmo interessante. Mas então seria de todas as religiões: budismo, islamismo e tudo mais, incluindo a cristã e não apenas ela...
acho que dessa forma sim, haveria liberdade de pensar e decidir.

o problema é que a filosofia ensinada nas escolas também não é muito boa... falam apenas de platão, sócrates, aristóteles, como se eles fossem os únicos que existiram... são ótimos, claro... mas seria legal um estudo mais aprofundado.

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 07-08-2006 9:34 am Responder com Citação

Sarah escreveu:
militante_kiq escreveu:
bom, vou prestar vestiba pra história esse ano, mas meu sonho é a facul de filosofia!

sou apaixonado por filosofia mesmo!!! de filosofia cristã a filosofia econômica (Adam Smith, Karl Marx, etc)

filósofos matemáticos tb são ótimos

enfim, filosofia está relacionada a tudo (sem exceção)

Jesus era filósofo

todos gostam de filosofia e vão fazer (ou fazem) outra coisa... ehehehe... pq será? eu tb vou fazer ciências sociais, que tem filosofia, mas é mais pela política... rs... mas ainda faço filosofia um dia tb...

acho que deveriam dar mais importância pra filosofia e os empregos relacionados a ele... eu tava comentando isso em outro tópico: valoriza-se mto mais as profissões tecnológicas que intelectuais... e isso tá mto errado, pq tudo tem seu valor. Acham que pensar é coisa de quem não tem o que fazer.... isso é triste.

Eu vou fazer é Física hehehehehe

pô legal saber que muita gente por aqui gosta de Filosofia, é realmente o que há.

Acredito numa analogia, nós estamos por muitas vezes na superficialidade da nossa fé, quando começamos a perguntar o pq das coisas, os reais motivos, vamos nos aprofundando, ficando mais difícil que alguém chegue e abale nossa fé.
Infelizmente hoje em dia se prega viver de experiências e quando se pergunta o motivo de muitas coisas você é taxado como alguém que não está no "mover" de Deus. Creio que devemos lutar contra isso e sempre incitarmos a dúvida, é somente através da dúvida que podemos chegar a certeza...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Chal
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 07-08-2006 10:43 am Responder com Citação

rap escreveu:

Acredito numa analogia, nós estamos por muitas vezes na superficialidade da nossa fé, quando começamos a perguntar o pq das coisas, os reais motivos, vamos nos aprofundando, ficando mais difícil que alguém chegue e abale nossa fé.
Infelizmente hoje em dia se prega viver de experiências e quando se pergunta o motivo de muitas coisas você é taxado como alguém que não está no "mover" de Deus. Creio que devemos lutar contra isso e sempre incitarmos a dúvida, é somente através da dúvida que podemos chegar a certeza...

hehehe acredite se quiser rap, mas o povo hoje num quer pensar... até Jesus falou "pecais por ignorância, por não conhecer" e o povo "só quer mais de Deus"! q queiram apois, mas pelo menos queiram saber q Deus é esse, o motivo e a razão da fé q professam (há um versiculo q esqueci agora falando justamente isso) e coisas do tipo... pelo menos isso né Laughing a maioria num sabe nem no q está crendo e fica ae sendo levado por qq vento de doutrina e o pior, falando q os outros é q não estão no mover Confused Rolling Eyes
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 07-08-2006 10:56 am Responder com Citação

Chal escreveu:
rap escreveu:

hehehe acredite se quiser rap, mas o povo hoje num quer pensar... até Jesus falou "pecais por ignorância, por não conhecer" e o povo "só quer mais de Deus"! q queiram apois, mas pelo menos queiram saber q Deus é esse, o motivo e a razão da fé q professam (há um versiculo q esqueci agora falando justamente isso) e coisas do tipo... pelo menos isso né Laughing a maioria num sabe nem no q está crendo e fica ae sendo levado por qq vento de doutrina e o pior, falando q os outros é q não estão no mover Confused Rolling Eyes

Concordo, concordo.
Já perguntei questões do tipo "Pq você decidiu seguir o cristianismo" e tudo que recebo como respostas são experiênciase nada concreto, é meio estranho...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 07-08-2006 8:48 pm Responder com Citação

sim... tipo, não que as experiências não ajudem no fortalecimento da fé. Mas não dá pra se basear apenas nisso. Tb não dá pra se basear apenas na razão e é por isso que deve haver esse equilíbrio. Eu falei em algum lugar isso, não lembro onde... rs... que se as pessoas entendessem de fato a filosofia cristã, o que é o cristianismo, veriam que não o vivem, abandonariam a igreja e tudo mais.

Sabe o que é? Eu acho que as pessoas devem ter mto medo de se deixarem influenciar pela filosofia... medo mesmo de perder o chão, tudo o que acreditam... isso acontece mtas vezes, mas não tem nada a ver se analisarmos profundamente tanto as teses como as histórias e as biografias dos filósofos.

Na verdade, acho que deveria ensinar filosofia na igreja... rs

Chal
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 07-08-2006 10:43 pm Responder com Citação

me lembro q certa vez ouvi um pastor perguntar: "quem veio até Jesus por causa de problemas?" daí várias pessoas levantaram as mãos, "e quantas receberam o milagre de Deus?", menos pessoas levantaram as mãos.. o sermão começa e ae já viu o tema né "Deus de milagres"

na hora do apelo o pastor cita novamente e mais uma outra vez e outra vez mais uma vez sobre esse fato, "nosso Deus é um Deus de milagres" e pronto, a pessoa agora tinha q aceitar a Cristo por que "Nosso Deus é de milagres e irá fazer tudo pra reverter a situação"

agora me digam, onde está o evangelho nisso? Todo o drama da redenção!? A pessoa aceita a Cristo nestas segundas intenções, não q eu tenha algo contra, mas me diga em q a fé de uma pessoa assim estará firmada verdadeiramente? Não q em todos os casos dêem no mesmo, mas tenho visto pessoas e vi ao longo dos anos q buscam ao Senhor apenas na hora do aperto ou, incrivel, unicamente quando estão bem (talvez para manter uma certa aparência)

outros q buscam compreender o evangelho através de um caminho próprio, quero dizer, não convencional com o discurso da moda, são sempre os q estão fora do mover e são os hereges da vida e coisa e tal (não q todos estejam certos ou errados, cada caso é um caso)

concordo com a sarah, deveria ser ensinado filosofia nas igrejas sim Wink (mas não esculhambando tudo como crente costuma fazer, mas provando de tudo e retendo oq eh bom... lembrem-se q nada é impuro por si só)
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 08-08-2006 12:01 pm Responder com Citação

Pô seria uma boa filosofia, mas quem é que liga? Sinceramente já tentei fazer algumas vezes, séries de estudos, mas sempre tem alguém pra chegar e falar que devemos orar uma hora antes para que o poder de Deus se manifeste, aí você ora pedindo, pedindo e pedindo, quando a pessoa fala e ninguém dá um glória prepare-se pq na próxima reunião vão querer fazer duas horas de oração...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 08-08-2006 7:25 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Pô seria uma boa filosofia, mas quem é que liga? Sinceramente já tentei fazer algumas vezes, séries de estudos, mas sempre tem alguém pra chegar e falar que devemos orar uma hora antes para que o poder de Deus se manifeste, aí você ora pedindo, pedindo e pedindo, quando a pessoa fala e ninguém dá um glória prepare-se pq na próxima reunião vão querer fazer duas horas de oração...

é esse é o problema... será que programações e estudos feitos nas igrejas sempre têm que estar ligados com poder de Deus ou milagres (como disse o Chal)? Um estudo já seria tão edificante (ou mais) qto cultos "normais"... mas é difícil mesmo fazer com que as pessoas se interessem, principalmente quando não rola um apoio por parte dos líderes (ou algo do tipo) da igreja...

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 08-08-2006 7:30 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
mto legal a passagem que o Young colocou aí... e é a mais pura verdade... não dá pra julgar um conceito ou uma fé de acordo com a pessoa que diz seguir ou acreditar nela... cara, tem um filosófo cristão que fala mais ou menos isso tb... esqueci o nome dele... rs... vou procurar depois e coloco aqui... mas ele tb fica se questionando sobre o modo que as pessoa vêem ele. Se elas o vêem pelo que ele é ou pelo que ele faz... pq ele se vê como duas pessoas diferentes... e no fim ele conclui que se o que ele tá passando é correto, é o que ele acredita, então tudo bem e o que ele for de verdade, Deus sabe... mto show tb...
será que o correto é o que somos ou o que mostramos? pq eu tb acredito que somos, na verdade duas pessoas...

acho que lembrei o nome desse filósofo que citei aí... se não me engano é Dietrich Bonhoeffer

juliozaminelli
Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 08-08-2006 7:44 pm Responder com Citação

po galera, nao sabia que tinha tanta gente interessada em filosofia. Eu agora estou em condições de voltar a ler e discutir. Sugiro pra gente tentar organizar um grupo de discussao de filosofia, a gente poderia trocar materiais e tentar enfocar em filosofia crista (essa ultima é uma sugestao mas que nao precisa ser exclusiva). O que vcs acham?

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 08-08-2006 7:53 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
rap escreveu:

é esse é o problema... será que programações e estudos feitos nas igrejas sempre têm que estar ligados com poder de Deus ou milagres (como disse o Chal)? Um estudo já seria tão edificante (ou mais) qto cultos "normais"... mas é difícil mesmo fazer com que as pessoas se interessem, principalmente quando não rola um apoio por parte dos líderes (ou algo do tipo) da igreja...

Infelizmente não se tem apoio, pq acreditam que onde não há barulho, Deus não age. As vezes sou mais edificado conversando com um amigo durante o culto do que prestando atenção no que estão dizendo.

juliozaminelli escreveu:
po galera, nao sabia que tinha tanta gente interessada em filosofia. Eu agora estou em condições de voltar a ler e discutir. Sugiro pra gente tentar organizar um grupo de discussao de filosofia, a gente poderia trocar materiais e tentar enfocar em filosofia crista (essa ultima é uma sugestao mas que nao precisa ser exclusiva). O que vcs acham?

Opa, tô dentro, ainda mais na escassez de materiais atuais, mas um grupo de mail ou aqui no fórum mesmo?
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 08-08-2006 8:14 pm Responder com Citação

rap escreveu:

juliozaminelli escreveu:

Opa, tô dentro, ainda mais na escassez de materiais atuais, mas um grupo de mail ou aqui no fórum mesmo?

eeeeeeeeee... eu to dentro também!... seria mais interessante por e-mail, o que acham?

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 08-08-2006 9:39 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Por exemplo: sou mais edificado lendo Niescthze do que Max Lucado...

huauhahua max lucado me dá sono.....

opa, to dentro do grupo tb!! =)))

eu estudo direito.. no 1o ano teve filosofia e eu confesso q eu quase pirei hehe... secretamente comecei a desconfiar da existência de Deus... comecei a ler mais marx, nitzsche do q a biblia, e qdo me dei conta tava quase indo pelo caminho errado.... qdo um dia, em plena crise mesmo (eu me lembro q eu estava até chorando... magina q eu ia chegar pro meu paistor e dizer q eu n acreditava mais em Deus!) abri a Bíblia em 1 Timóteo, é li até 2 Timoteo inteiro... aquilo foi uma resposta de Deus p mim... e ´percebi q estudar filosofia é ótimo, porem, n melhor q estudar a Bíblia.... se a pessoa n tiver uma base bem sólida em Cristo, o estudo de certos filósofos pode se tornar um perigo.... acho q por isso q de maneira alguma deve-se haver aula de filosofia sem aula de religião (cristã....), ainda mais como andam as coisas hoje....
p completar a historia, no ultimo bimestre do 1o ano teve Sto Agostinho e S. Tomás d Aquino.. apesar d ter lido apenas alguns textos de Sto Agostinho, foi o suficiente p reforçar a certeza da existencia d Deus...
claro q eu perdi perdão... e até hoje sinto meio q vergonha d falar sobre isso.... mas, o interessante é q, no ano seguinte, um amigo lá da igreja começou facu e passou pelo mesmissimo problema.... ainda bem q n foi só eu Rolling Eyes hehe

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Chal
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 08-08-2006 9:59 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
rap escreveu:

juliozaminelli escreveu:

eeeeeeeeee... eu to dentro também!... seria mais interessante por e-mail, o que acham?

opa eu nem preciso dizer q já 'tô dentro... eh melhor por email mesmo e depois de um tempo a gente marca via msn Wink mas claro, continuando via email (msn eh só pra ter um contato a mais)

calma deliriousgirl, como diz na nova música do Jars of Clay, num tem esse q escapa de dizer Oh my God em certo momentos Laughing êita frasezinha forte, só tô percebendo pq tenho pensado muito nessa letra da música do Jars... talvez até pelo mesmo motivo pelo qual você sentiu de pedir perdão Wink
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 08-08-2006 10:24 pm Responder com Citação

Então vamos nessa criei um grupo no Yahoo!

Dot Filosofia

dotfilosofia-subscribe@yahoogrupos.com.br
Pra se filiar

E a página do grupo
http://br.groups.yahoo.com/group/dotfilosofia/

E o mail é

dotfilosofia@yahoogrupos.com.br
Chal
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 09-08-2006 9:31 am Responder com Citação

hehehe massa, gostei mesmo

daki a pouco vou dar uma acessada Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 27, 28, 29  Próximo
Página 2 de 29

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!