| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
fabinhocarvalho78 Imortal

Registrado: Sep 27, 2003 Mensagens: 5144 Localização: São Paulo - praca da arvore
|
Enviada: 02-07-2009 12:21 pm |
|
|
Fifa repreende comemoração religiosa do Brasil na África
Queixa é de que a seleção brasileira estaria usando o futebol como palco para a religião; entidade pede moderação aos jogadores
Agência Estado
RIO DE JANEIRO - A comemoração do Brasil pelo título da Copa das Confederações, na África do Sul, e o comportamento dos jogadores após a vitória sobre os Estados Unidos causaram polêmica na Europa. A queixa é de que a seleção estaria usando o futebol como palco para a religião.
A Fifa confirmou à Agência Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final.
Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção brasileira fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.
Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes da Europa. Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir o Brasil.
"A religião não tem lugar no futebol", afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi "exagerada". "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora", disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca. À Agência Estado, a entidade confirmou que espera que a Fifa tome "providências" e que busca apoio de outras associações. |
|
|
 |
|
|
 |

Registrado: Sep 27, 2003 Mensagens: 5144 Localização: São Paulo - praca da arvore
|
Enviada: 02-07-2009 12:22 pm |
|
|
As regras da Fifa de fato impedem mensagens políticas ou religiosas em campo. A entidade prevê punições em casos de descumprimento. Por enquanto, a Fifa não tomou nenhuma decisão e insiste que a manifestação religiosa apenas ocorreu após a partida. Essa não é a primeira vez que o tema causa polêmica. Ao fim da Copa do Mundo de 2002, a comemoração do pentacampeonato brasileiro foi repleta de mensagens religiosas.
A Fifa mostrou seu desagrado na época. Mas disse que não teria como impedir a equipe que acabara de se sagrar campeã do mundo de comemorar à sua maneira. A entidade diz que está "monitorando" a situação. E confirma que "alertou a CBF sobre os procedimentos relevantes sobre o assunto". A Fifa alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para rezar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo. |
|
|
 |
Distarnish_Priest Sem-noção mor

Registrado: Jun 01, 2004 Idade: 23 Mensagens: 7278 Localização: Limbo! (Manaus - AM)
|
Enviada: 02-07-2009 12:23 pm |
|
|
|
|
|
 |

|
Enviada: 02-07-2009 12:40 pm |
|
|
''Sabem o que é mais engraçado?
A cada gol da seleção egípcia, seus jogadores se prostravam com a fronte ao chão, num movimento de oração muçulmano claramente reconhecido como uma reverência a Alah.
Mas, vai mexer com muçulmano... rs
No outro dia, tem bomba explodindo na sede da Fifa, na Suíça...
'' |
|
|
 |
marlos_bass Assíduo

Registrado: Mar 19, 2009 Idade: 31 Mensagens: 276 Localização: Curitiba
|
Enviada: 02-07-2009 1:41 pm |
|
|
Divino Futebol
A conquista da terceira Copa das Confederações pela seleção brasileira foi intensamente comemorada pelos jogadores e comissão técnica.
Afinal, o título veio com uma vitória de virada, conquistada com muita determinação por um time que se por um lado não tem o brilhantismo de outras seleções brasileiras, por outro mostra espírito coletivo e grande união.
A vitória do Brasil sobre o esforçado time dos Estados Unidos era esperada e portanto não chegou a surpreender.
O que surpreendeu mesmo foi o fervor religioso demonstrado explicitamente por inúmeros jogadores que aos poucos foram revelando o amor a Jesus em mensagens em inglês estampadas em camisetas que vestiam por baixo da famosa camisa canarinho.
Os comentaristas da BBC que acompanharam a final também não estavam preparados para a reza coletiva, com todos ajoelhados, de mãos dadas, num círculo feito em pleno gramado que incluiu até a comissão técnica.
Um deles disse que o capitão Lúcio parecia um pregador evangélico pela emoção com que proferia cada palavra.
Num lugar como a Grã-Bretanha, onde o povo está acostumado a conviver respeitosamente com diferentes religiões, surpreende o fato de atletas usarem a combinação entre um veículo de grande penetração como a televisão e a enorme capacidade de marketing da seleção brasileira, para divulgar mensagens ligadas a crenças, seitas ou religiões.
Se arriscam a serem confundidos com emissários de pregadores dispostos a aumentar o número de ovelhas de seus rebanhos às custas do escrete canarinho, como emissários evangélicos em missão.
Para os críticos deste tipo de atitude, isso soa oportunismo inadequado e surpreende ver que a Fifa não se opõe a que jogadores se descubram do "manto sagrado" que os consagrou para exibir suas preferências religiosas.
Será que a tolerância da entidade teria sido a mesma se ao final do jogo algum jogador mostrasse uma camiseta dizendo "Eu não acredito em Deus" ? Ou se outro fosse um pouco além e gravasse no peito algo como "Essa vitória foi obtida graças ao esforço dos jogadores sem nenhuma interferência divina ou sobrenatural"?
É comum ver atletas fazendo sinal da cruz ao entrar em campo, beijando anéis, medalhas de santos, cruzes e patuás que trazem pendurados em cordões e apontando aos céus como a agradecer pelo gol marcado. Ninguém tem nada a ver com manifestações individuais.
Mas uma manifestação coletiva, explícita e organizada como um ritual religioso pode dar margem a críticas ao ser associada a um bem público, a uma instituição tão democrática como a seleção brasileira.
A religiosidade de cada um seja ela qual for merece respeito, da mesma forma como merece ser respeitada a falta de religiosidade daqueles que assim optaram a seguir a vida.
Se a moda pega, a Fifa corre o risco de ter a Copa do Mundo do ano que vem cheia de manifestações religiosas, com missas, cultos e pregações diversas após cada partida.
O povo merece continuar torcendo pelo futebol de sua seleção, independente da reza, sessão espírita, ponto, ritual de sacrifício, sermão ou pregação.
Afinal, futebol é bola na rede, o resto é conversa.
fonte: BBC |
|
|
 |
Bunyan Internado!

Registrado: Apr 28, 2009 Idade: 26 Mensagens: 1393 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: 02-07-2009 3:25 pm |
|
|
DEUS não se mete com futebol, isso é verdade. Mas acho válida esta manifestação.
A FIFA já proibiu o manifesto destas camisetas no momento do gol, por conta dos patrocinadores dos clubes. Agora depois de uma conquista, não vejo problema. Não foi uma manifestação prejudicial. Revelar a sua fé em Jesus, atribuir as suas conquistas a uma intervenção divina, é o direito de cada um. Impedir isso é censurar.
Se fosse uma manifestação ofencisa às crenças e religiões alheias, aí tudo bem. |
|
|
 |
bernardowd Avançado

|
Enviada: 02-07-2009 5:15 pm |
|
|
Se quiserem aceitar isso, tudo bem... Mas os evangélicos que não reclamem quando qualquer time se reunir em campo para fazer macumba, ou uma sessão espírita! _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Bunyan Internado!

|
Enviada: 02-07-2009 5:30 pm |
|
|
| bernardowd escreveu: | | Se quiserem aceitar isso, tudo bem... Mas os evangélicos que não reclamem quando qualquer time se reunir em campo para fazer macumba, ou uma sessão espírita! |
Por que reclamariam? |
|
|
 |
SwItChFoOt.81 Internado!

Registrado: Jan 10, 2009 Mensagens: 1021 Localização: Itajaí, SC
|
Enviada: 02-07-2009 5:58 pm |
|
|
Eu ia tocar mesmo no assunto dos egípcios, é uma incoerência.
Não suporto a hipocrisia vinda dos cristãos, mas não é por isso que eu vou aceitar a hipocrisia vinda de fora. |
|
|
 |
bernardowd Avançado

|
Enviada: 02-07-2009 11:18 pm |
|
|
| Citação: | | Por que reclamariam? |
Porque tem muito evangélico intolerante... Apreciam a sua liberdade religiosa, mas não aceita a dos outros. Reclamariam de estar assistindo um jogo na TV e de repente começa uma sessão de macumba em pleno campo... Reclamariam com certeza! _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
marlos_bass Assíduo

|
Enviada: 03-07-2009 1:08 am |
|
|
| Bunyan escreveu: | | bernardowd escreveu: | | Se quiserem aceitar isso, tudo bem... Mas os evangélicos que não reclamem quando qualquer time se reunir em campo para fazer macumba, ou uma sessão espírita! |
Por que reclamariam? |
Reclamariam porque a intolerância é natural dos evangélicos. Dá até pra imaginar os pastores proibindo o povo de ver o os jogos. |
|
|
 |
moreiraum Sequelado!

|
Enviada: 03-07-2009 4:02 am |
|
|
Se é para repreender, que seja para todos. _________________  |
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 03-07-2009 12:44 pm |
|
|
Concordo que religião deve ficar de fora de coisas como esporte, porque realmente o esporte pode virar um palco de disputras religiosas como foi dito.Além disso, acho que esse tipo de manifestação tem o efeito contrário, porque desperta mais desaprovação do que aprovação das pessoas.
Considero esse tipo de ação como evangelismo oportunista, aliás, esse tipo de ação não é nem evangelismo, é pura propaganda mesmo e Jesus nos mandou fazer discípulos e não propaganda.Fazer propaganda de Jesus o torna um produto ou uma marca, descaracterizando-o.Outra coisa é que fica parecendo que Jesus precisa da ajuda da mídia e a da fama desses jogadores para ser lembrado.
Acho que isso é fruto dessa ideia de a fama e a mídia são indispensáveis para a evangelização e divulgação do cristianismo.Mas a melhor maneira de todos, inclusive jogadores testemunharem sua fé é com bom exemplo de vida.Claro que eles podem aproveitar a visibilidade que têm no contexto certo ( como entrevistas) para falar sobre sua fé.Mas aproveitar a mídia de forma oportunista eu acho negativo. _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
Não cabe a nós estabelecer um horário para o Criador do tempo. Samuel Rutherford
http://becodaspalavras.wordpress.com/ |
|
|
 |
Bunyan Internado!

|
Enviada: 03-07-2009 1:32 pm |
|
|
| Hana escreveu: |
Considero esse tipo de ação como evangelismo oportunista, aliás, esse tipo de ação não é nem evangelismo, é pura propaganda mesmo e Jesus nos mandou fazer discípulos e não propaganda.Fazer propaganda de Jesus o torna um produto ou uma marca, descaracterizando-o.Outra coisa é que fica parecendo que Jesus precisa da ajuda da mídia e a da fama desses jogadores para ser lembrado.
Acho que isso é fruto dessa ideia de a fama e a mídia são indispensáveis para a evangelização e divulgação do cristianismo.Mas a melhor maneira de todos, inclusive jogadores testemunharem sua fé é com bom exemplo de vida.Claro que eles podem aproveitar a visibilidade que têm no contexto certo ( como entrevistas) para falar sobre sua fé.Mas aproveitar a mídia de forma oportunista eu acho negativo. |
Concordo, em parte. Eu acho que o evangelismo deve ser oportunista, pois se você antecipar que vai falar de sua fé em uma entrevista ou através de uma camiseta, com certeza vai ser impedido. Duvido que muitos jornais já não tenha editado as entrevistas de Lúcio, capitão da seleção e evangélico, onde mostra que Deus o ajudou a dar a volta por cima, com este título da Copa das Confederações.
Todo o evangelismo deve ser oportunista! |
|
|
 |
rafaeldias Moderador .Gospel

Registrado: May 09, 2003 Idade: 26 Mensagens: 2998 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 03-07-2009 2:24 pm |
|
|
oportunismo
[De oportuno + -ismo.]
Substantivo masculino.
1. Acomodação e aproveitamento das circunstâncias para se chegar mais facilmente a algum resultado.
2. Sistema político em que a tática principal é a acomodação às circunstâncias, a transigência adequada nos fatos e acontecimentos momentâneos, para a consecução de seus objetivos. _________________ "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião" - Anton Tchekhov
http://contodromo.blogspot.com
|
|
|
 |
El_Cabong Assíduo

Registrado: Oct 06, 2005 Mensagens: 223 Localização: Rio Grande / RS
|
Enviada: 03-07-2009 2:40 pm |
|
|
Com relação a proibição de manifestações religiosas e políticas, para ser algo sério ela teria que ser TOTAL, por exemplo, impedir aquele tipo de manifestação muçulmana dos jogadores egípcios, impedir que a estátua de São Jorge seja colocada atrás do gol do Corinthians, proibir camisetas gospel por baixo do uniforme, camisetas do Chê Guevara por baixo do uniforme, orações em campo, danças afro religiosas na comemoração de Gol, ...
Mas o que parece é que há dois pesos e duas medidas.
Deixando o futebol um pouquinho de lado para falar daquele esporte em que o peão tem que ficar montado no touro por alguns segundos. É ridícula aquela cerimônia antes das provas em que uma imagem de Maria é passada na frente de todos os competidores. Se algum competidor daqueles fosse protestante seria um desrespeito !! |
|
|
 |
marcelomg Vício

Registrado: Dec 18, 2003 Mensagens: 316 Localização: Aimorés MG
|
Enviada: 03-07-2009 5:55 pm |
|
|
| Bunyan escreveu: | | DEUS não se mete com futebol, isso é verdade. Mas acho válida esta manifestação. |
Pq???
Futebol é pecado ????
Da mesma forma que mto defender um cervejinha, por conta de num achar na biblia texto q de base para a proibição, acho essa a afirmação sem nexo. |
|
|
 |
joao Internado!

|
Enviada: 03-07-2009 10:47 pm |
|
|
| Hana escreveu: | Concordo que religião deve ficar de fora de coisas como esporte, porque realmente o esporte pode virar um palco de disputras religiosas como foi dito.Além disso, acho que esse tipo de manifestação tem o efeito contrário, porque desperta mais desaprovação do que aprovação das pessoas.
Acho que isso é fruto dessa ideia de a fama e a mídia são indispensáveis para a evangelização e divulgação do cristianismo.Mas a melhor maneira de todos, inclusive jogadores testemunharem sua fé é com bom exemplo de vida.Claro que eles podem aproveitar a visibilidade que têm no contexto certo ( como entrevistas) para falar sobre sua fé.Mas aproveitar a mídia de forma oportunista eu acho negativo. |
Talvez o oportunismo não seja tão ruim assim... Jesus até certo ponto era oportunista... sbia se utilizar mutio bem das crcunstâncias para ensinar aos seus discipulos...
Paulo então... talvez o maior evangelista que já exstiu... e mais oportunista impossivel... |
|
|
 |
joao Internado!

|
Enviada: 03-07-2009 11:01 pm |
|
|
| bernardowd escreveu: | | Citação: | | Por que reclamariam? |
Porque tem muito evangélico intolerante... Apreciam a sua liberdade religiosa, mas não aceita a dos outros. Reclamariam de estar assistindo um jogo na TV e de repente começa uma sessão de macumba em pleno campo... Reclamariam com certeza! |
não viu o artigo d BBC? isso não é um problema só dos crentes.. é do homem... |
|
|
 |
marlos_bass Assíduo

|
Enviada: 04-07-2009 12:29 am |
|
|
| marcelomg escreveu: | | Bunyan escreveu: | | DEUS não se mete com futebol, isso é verdade. Mas acho válida esta manifestação. |
Pq???
Futebol é pecado ????
Da mesma forma que mto defender um cervejinha, por conta de num achar na biblia texto q de base para a proibição, acho essa a afirmação sem nexo. |
Cara, não tem nada a ver com futebol ser pecado.
Acho que ele quiz dizer que Deus não se mete com futebol, no sentido de que Deus não interfere para que o time A ou B vença o jogo.
E eu concordo com isso, acho que Deus deixa a bola rolar... hehe |
|
|
 |
|