| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Bunyan Em Coma!

Registrado: Apr 28, 2009 Idade: 28 Mensagens: 1515 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: 25-06-2009 10:41 am |
|
|
Para mim, ser crente, evangélico, cristão ou protestante, era a mesma coisa. Aí entrei na Comunidade do Dotgospel, e descobri que há diferenças, sobretudo entre os Evangélicos e os Cristãos:
Perfil do Evangélico:
1. Pertence a uma denominação evangélica;
2. É ignorante e manipulável, segue ventos de heresia e modismos;
3. É preconceituoso e religioso;
4. Em nome da ortodoxia, não aceita o Rock como música sacra;
5. Promove "guerras denominacionais";
6. Tem como ídolos a família Valadão e os pastores Malafaia e Feliciano;
7. Cita versículos em suas postagens, como se só ele fizesse uso da Bíblia.
Perfil do Cristão:
1. É não-denominacional;
2. É maleável e mente-aberta, mas duro em relação aos evangélicos;
3. Tem conhecimento teológico e científico;
4. Julga-se o verdadeiro discípulo de Cristo;
5. Critica ministérios e igrejas, sob a trilha sonora de João Alexandre;
6. Aceita o pecado, tendo como subterfúgio o Amor Cristão;
7. Bebe cerveja.
E aí em qual extremo nos encontramos hoje? Será que acharemos um meio termo? |
|
|
 |
|
|
 |
El_Cabong Assíduo

Registrado: Oct 06, 2005 Mensagens: 284 Localização: Rio Grande / RS
|
Enviada: 25-06-2009 11:18 am |
|
|
Aceita o pecado ????
Acho que seria melhor dizer: Não se encandaliza com o pecado do outro. Já o evangélico nesta situação pronuncia aquele dito: Misericórdia !!! |
|
|
 |
SwItChFoOt.81 Internado!

Registrado: Jan 10, 2009 Mensagens: 1019 Localização: Itajaí, SC
|
Enviada: 25-06-2009 11:31 am |
|
|
Acho que você não foi feliz nas suas definições.
Cristão: todo aquele que segue os ensinamentos de Cristo.
Evangélico: aquele que crê no Evangelho, a mensagem de salvação de Jesus Cristo.
Ou seja, deveriam ser sinônimos.
Mas concordo que no Brasil o termo evangélico é comumente associado aos protestantes, e em especial aos pentecostais. |
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

Registrado: Oct 24, 2003 Idade: 27 Mensagens: 1164 Localização: Itapevi-SP
|
Enviada: 25-06-2009 12:31 pm |
|
|
Sinto uma ponta de mágoa nessas colocações, Bunyan.
Mas concordo que no Brasil, o termo evangélico é usado pra definir os cristãos pentecostais.
Tópicos como esse, motivados por indignação (se eu estiver errado, perdoe-me) com a opinião alheia, só alimentam a divisão gigantesca que existe entre nós!
O certo seria que não existissem "donos da verdade", mas sim, pessoas dispostas a compreender e tolerar conceitos divergentes. |
|
|
 |
Bunyan Em Coma!

|
Enviada: 25-06-2009 1:04 pm |
|
|
| TiagoT83 escreveu: | Sinto uma ponta de mágoa nessas colocações, Bunyan.
Mas concordo que no Brasil, o termo evangélico é usado pra definir os cristãos pentecostais.
Tópicos como esse, motivados por indignação (se eu estiver errado, perdoe-me) com a opinião alheia, só alimentam a divisão gigantesca que existe entre nós!
O certo seria que não existissem "donos da verdade", mas sim, pessoas dispostas a compreender e tolerar conceitos divergentes. |
Não postei o tópico motivado por mágoa, não. Apenas o coloquei como uma reflexão e auto-avaliação, afinal, muitas vezes, eu mesmo permeio entre os dois conceitos.
Leve pelo lado cômico e positivo da coisa... |
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

|
Enviada: 25-06-2009 1:19 pm |
|
|
| Bunyan escreveu: | | Não postei o tópico motivado por mágoa, não. Apenas o coloquei como uma reflexão e auto-avaliação, afinal, muitas vezes, eu mesmo permeio entre os dois conceitos. Leve pelo lado cômico e positivo da coisa... |
Refletindo (como você sugere) detecto um ponto, dos vários que influenciaram as coisas até elas chegarem a esse ponto: doutrinas humanas. Pessoas, algumas bem intencionadas, outras não, que criaram regras em cima das pré-existentes na Bíblia.
Uma das coisas que os que fazem parte do time dos "Cristãos" (que você identificou) aqui no dot defendem é justamente isso: desapego à religiosidade, ou doutrinas humanas.
| Citação: | | "Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecerei vós no Filho e no Pai" 1 João 2:24 |
|
|
|
 |
marlos_bass Internado!

|
Enviada: 25-06-2009 1:20 pm |
|
|
| Bunyan escreveu: | Para mim, ser crente, evangélico, cristão ou protestante, era a mesma coisa. Aí entrei na Comunidade do Dotgospel, e descobri que há diferenças, sobretudo entre os Evangélicos e os Cristãos:
Perfil do Evangélico:
6. Tem como ídolos a <a href='#' onClick="hwClick19752435410942(1636358364);return false;" style='cursor: hand; color:#E9140A; text-decoration:underline; border-bottom:dotted 1px;' onmouseover="hw19752435410942(event, this, '1636358364'); this.style.cursor='hand'; this.style.textDecoration='underline'; this.style.borderBottom='solid';" onmouseout="hideMaybe(event, this); this.style.cursor='hand'; this.style.textDecoration='underline'; this.style.borderBottom='dotted 1px'; " oncontextmenu="return false;">família</a> Valadão e os pastores Malafaia e Feliciano;
Perfil do Cristão:
1. É não-denominacional;
7. Bebe cerveja.
Sobre o perfil do evangélico, faltou dizer que acha que Deus tem "obrigações" para com ele, já que ele está diariamente na igreja, entrega seu dízimo e toma posse das bençãos.
Sobre o perfil do cristão:
Ítem 1: não necessariamente
Ítem 2: é duro contra hipócritas e ignorantes, de qualquer religião, ou mesmo sem religião nenhuma.
Ítem 3: ou, não tem medo da ciência
Ítem 4: Tenta seguir a Cristo, mesmo entendendo que nunca vai conseguir integralmente, o que o faz um pecador como outro qualquer.
Ítem 5: Critica heresias e modismos dos ministérios e igrejas, sob as trilhas sonoras mais variadas possíveis (atualmente John Mayer, Ben Harper e Telecast)
Ítem 6: peca sim, diariamente, e várias vezes por dia, não aceita o pecado, mas procura amar o pecador, sem acusá-lo
Ítem 7: prefiro vinho. |
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

|
Enviada: 25-06-2009 1:33 pm |
|
|
| marlos_bass escreveu: | | Bunyan escreveu: | Perfil do Cristão:
1. É não-denominacional;
7. Bebe cerveja. [/b] |
Sobre o perfil do cristão:
Ítem 1: não necessariamente
Ítem 2: é duro contra hipócritas e ignorantes, de qualquer religião, ou mesmo sem religião nenhuma.
Ítem 3: ou, não tem medo da ciência
Ítem 4: Tenta seguir a Cristo, mesmo entendendo que nunca vai conseguir integralmente, o que o faz um pecador como outro qualquer.
Ítem 5: Critica heresias e modismos dos ministérios e igrejas, sob as trilhas sonoras mais variadas possíveis (atualmente John Mayer, Ben Harper e Telecast)
Ítem 6: peca sim, diariamente, e várias vezes por dia, não aceita o pecado, mas procura amar o pecador, sem acusá-lo
Ítem 7: prefiro vinho. |
Grande Marlos, não ficou em cima do muro!
Também prefiro vinho, ainda mais nesse friozinho! rs
Me sinto amplamente identificado com o time dos Cristãos, nesse caso, mas ainda assim tenho esperança de que o que tanto criticamos nos irmãos do time "Evangélicos" um dia deixe de existir, ou pelo menos, seja amenizado. |
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 25-06-2009 2:04 pm |
|
|
Tentei, mas não achei o lado positivo e cômico da coisa.. |
|
|
 |
PaulinhoPSilva Novato

|
Enviada: 25-06-2009 2:58 pm |
|
|
Auto-Avaliação pros outros??? Novo isso pra mim.
Sinceramente, acho que foi um post meio infeliz, as coisas que vocês coloca as toma(da maneira que foi escrito) como absolutas, e absoluto na vida só as verdades de Jesus. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 27-06-2009 2:07 pm |
|
|
de cômico não tem nada. mas acho que entendi o que o bunyan quis colocar. que as pessoas (e nós aqui no fórum, muitas vezes) nos referimos a quem segue a denominação evangélica de forma bem pejorativa, como se eles fossem um bando de idiotas. e falamos que quem segue a religião cristã independentemente de denominações é, de certa forma, superior em suas idéias e na forma de pensar.
concordo que as coisas não devem ser colocadas de forma tão extrema. mas existe, sim, uma diferença entre quem se declara "evangélico" e quem se declara "cristão". todo evangélico é (ou deveria ser  ) cristão. mas um cristão pode ser católico, por exemplo. ou pode ser "apenas" cristão. e a diferença aí vai existir especialmente no modo de agir. já que quem não faz parte de uma denominação evangélica não estará preso a regrinhas que as igrejas colocam. pq isso não é importante pra ele.
agora, isso de se julgar o verdadeiro discípulo de Cristo, por exemplo, é totalmente subjetivo. cada um que faça uma análise de si mesmo pra ver até que ponto segue os mandamentos de Cristo e no que tem que mudar. e isto não tem a ver com ser evangélico ou não.
só acho, bunyan, que você pegou um pouco pesado em sua caracterização. _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
joao Internado!

|
Enviada: 27-06-2009 9:31 pm |
|
|
foi comico pq tentou futucar as feridas de cada um... gostei das definições... |
|
|
 |
Sacred Warrior Justificado

|
Enviada: 27-06-2009 11:25 pm |
|
|
| joao escreveu: | | foi comico pq tentou futucar as feridas de cada um... gostei das definições... |
também achei mas eu me defino como cristão e fiquei seriamente ofendido ao dizer que todo cristão gosta de joão alexandre... _________________ justified by love, justified by blood
|
|
|
 |
harkettt Vício ao Extremo!

Registrado: Jan 05, 2005 Mensagens: 691 Localização: Salvador BA
|
Enviada: 27-06-2009 11:35 pm |
|
|
| joao escreveu: | | foi comico pq tentou futucar as feridas de cada um... gostei das definições... |
é cômico sim, muito cômico, tão cômico que nem vale a pena entrar nessa guerrinha civil... |
|
|
 |
marcelomg Vício

Registrado: Dec 18, 2003 Idade: 28 Mensagens: 339 Localização: Aimorés MG
|
Enviada: 28-06-2009 12:01 am |
|
|
| Bunyan escreveu: | Para mim, ser crente, evangélico, cristão ou protestante, era a mesma coisa. Aí entrei na Comunidade do Dotgospel, e descobri que há diferenças, sobretudo entre os Evangélicos e os Cristãos:
Perfil do Evangélico:
6. Tem como ídolos a <a>família</a> Valadão e os pastores Malafaia e Feliciano;
Perfil do Cristão:
1. É não-denominacional;
7. Bebe cerveja.
Na boa mesmo isso aki é ridículo!
Me desculpe por falar assim!!
Infelizmente o povo tem medo de ser chamado de Crente e de Evangélico, pq teoricamente isso e careta!!!
Pra mim sua definição de evangélico e cristão esta toda errada.
evangélico é um critão porém que não concorda com a visão católica,
do mesmo jeito q o católico e um considerado Cristão. |
|
|
 |
marcelomg Vício

Registrado: Dec 18, 2003 Idade: 28 Mensagens: 339 Localização: Aimorés MG
|
Enviada: 28-06-2009 12:22 am |
|
|
Tem uns q CRISTÃOS tão superiores q se acham no direito de rotular e julgar aqueles que não concordão com sua visão!!!
Principalmente criando topicos inuteis como esse!! |
|
|
 |
Bunyan Em Coma!

|
Enviada: 28-06-2009 9:52 am |
|
|
A proposta do Tópico foi a de acentuar a divisão, que infelizmente, ainda existe no meio do povo de Deus.
Coloquei dois extremos, diferenciando evangélicos de cristãos, com perfis injustos. Fui injusto tanto aos cristãos quanto aos evangélicos.
Percebi que todos da Comunidade do Dotgospel se identificaram com os cristãos, mas repudiaram veementemente o seu perfil, o que é óbvio, já que foi injusto. Admirou-me que nós, dotianos, aceitamos o perfil dos evangélicos como certo e absoluto, ainda identificando-o com o perfil de um cristão pentecostal, mas este era injusto também.
Definições corretas:
Evangélico: É aquele que segue o Evangelho
Cristão: Aquele que segue a Cristo
Conclusão: São sinônimos.
Um meio termo
Perfil do Cristão e Evangélico:
1. É membro do Corpo de Cristo, pertecendo a uma denominação ou não;
2. Não aceita ventos de heresia e modismos, mas está aberto ao agir de Deus, mesmo que não o compreenda muitas vezes;
3. Respeita a opinião alheia, mas não abre mão dos seus princípios cristãos;
4. Promove a união na igreja, e o respeito às demais religiões;
5. Dá glórias somente a Deus, mas admira e ora por pessoas que Deus tem usado;
6. Também cita versículos em suas postagens, pois sua opinião está em conformidade com a Palavra de Deus;
7. Aceita e entende a ciência como um dom divino, mas em última instância prima pela teologia bíblica;
8. Procura ser discípulo de Cristo, agrandando-O e sofrendo por Ele;
9. Critica tudo o que merece crítica, inclusive a sí mesmo;
10. Rejeita o pecado, mas ama o pecador;
11. Põe o amor ao próximo acima de sua liberdade. |
|
|
 |
SwItChFoOt.81 Internado!

Registrado: Jan 10, 2009 Mensagens: 1019 Localização: Itajaí, SC
|
Enviada: 28-06-2009 10:28 am |
|
|
Não adianta você querer rotular. Isso é verdade pra algumas pessoas, pra outras não. O modo que eu penso hoje é diferente do modo que eu pensava ontem, e vai ser diferente do modo que eu vou pensar amanhã. Conceitos pessoais mudam, o que não muda é o amor de Deus. |
|
|
 |
TiagoT83 Internado!

|
Enviada: 28-06-2009 11:52 am |
|
|
| SwItChFoOt.81 escreveu: | | Não adianta você querer rotular. Isso é verdade pra algumas pessoas, pra outras não. O modo que eu penso hoje é diferente do modo que eu pensava ontem, e vai ser diferente do modo que eu vou pensar amanhã. Conceitos pessoais mudam, o que não muda é o amor de Deus. |
[2]
e Bunyan, não remenda que piora. Nessa, você foi infeliz. |
|
|
 |
Bunyan Em Coma!

|
Enviada: 28-06-2009 12:20 pm |
|
|
O que deve ser discutida é a divisão entre os crentes/evangélicos/cristãos/protestantes e não se estou rotulando isso ou aquilo. Não rotulei nada. Apenas coloquei algumas características, existem muitas outras. Não estou remendando nada. Essa era a proposta desde o início. |
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in