Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
BragaJ2
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 19-02-2010 3:16 pm Responder com Citação

Prezado,
Deus jamais irá tratar o homem como cachorro, pois o cachorro é irracional, o homem não. E ao contrário do que você pensa Deus quer sim interferir em nossas vidas, mas para isso precisa de nossa permissão, pois o homem foi criado com o livre arbítrio. E se você quer conhecer a Deus faça prova com Ele. Ele aceita o desafio e você?

HugoSaraiva
De castigo
De castigo

MensagemEnviada: 19-02-2010 3:33 pm Responder com Citação

Bunyan escreveu:
O Hugo Saraiva não é ateu!

Porque uma pessoa como ele, que se interessa pela Religião, sobretudo a Cristã (e isto é evidenciado pela sua participação neste fórum), não pode ser ateu...

Eu o vejo, com base em suas argumentações noutros tópicos, como um agnóstico (no sentido positivo da palavra), alguém que busca uma explicação, respostas para os diversos fatores da vida. E ouso dizer que está encontrando por aqui.

Que Deus ilumine o seu caminho, amigo.

Prezado Bunyan,

Infelizmente para você, eu sou ateu mesmo, "graças a Deus" (desculpe-me pela piada). Acho que as pessoas de fé esperam que um ateu seja necessáriamente contra a religião, mas não é bem assim. Ateu é aquele que não acredita em Deus (ou em deuses), só isso. Esse sou eu.

O que confunde as pessoas é o fato de eu não querer convencer ninguém disso. Pense comigo, se eu estiver certo, no final das contas, não fará nenhuma diferença. Se uma pessoa deixa de existir quando morre, o fato de ter acreditado nisso ou naquilo não mudará em nada o seu destino. Além disso, a religião muitas vezes torna a pessoa melhor, mesmo que por medo de ir para o inferno.

Como se não bastassem as razões anteriores, a única prova que disponho de que Deus não existe é a falta de prova de que ele existe. Isso para mim não é suficiente para tentar "converter" as pessoas. Se algum dia houver eu encontrar uma prova real, talvez eu mude de postura. Até lá, "seja o que Deus quiser".

Obrigado pelo seus desejos de que Deus me ilumine.
Paz a todos!

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará! (João 8:32)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rafaeldias
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 19-02-2010 3:42 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
rafaeldias escreveu:
deliriousgirl escreveu:
eu acho interessante que a maioria de nós, cristaos, recorremos aos sentidos para justificar a crença em Deus, quando na verdade, a fé é muito mais do que sentidos e sentimentos..

Mas qual seria o veículo mais adequado para expressar a crença em Deus? A razão?

eu nao diria que seja o mais adequado, mas a crença baseada no sentir em sentimentos é enganosa e fragil, pois nossos sentimentos sao enganosos e frageis..

na minha experiencia pessoal, se eu n houvesse encontrado logica e razao no cristianismo, eu n seria crista..

o problema é q mtos cristaos falham em explicar e expor a verdade, pois simplesmente n a conhecem. Poucos de nós sequer ja lemos a biblia de genesis a apocalipse! e qdo somos confrontados, recorremos aos sentimentos, mais por falta de conhecimento da biblia e de Deus do q qquer coisa....
(Nao me leve a mal, pois direciono a critica a mim tb!)

qto a ciencia, tb acredito q é uma questao de ponto de vista. Eu enxergo Deus perfeitamente dentro da ciencia.. e qto mais aprendo sobre a natureza em geral, mais fico abismada... pois tudo esta em perfeita harmonia e tudo é logico... sendo para mim, impossivel acreditar que a vida é uma mera obra do acaso...

(nesse sentido confesso q sou bastante influenciada por cs lewis tb..)

*meu teclado n tem acentos.. =/

Mas apenas no pensamento ocidental existe esta fixação por racionalizar a experiência religiosa. No oriente, inclusive na teologia cristã ortodoxa, a subjetividade tem a preferência. Pra eles, pouco importa se Deus é ou não demonstrável racionalmente. Ele é justamente a encarnação do assombro e do paradoxo da existência. Deus seria, na verdade, a não-lógica, a não-razão, a síntese de tudo aquilo que não podemos compreender e, portanto, cultuamos.

Além do mais, a subjetividade é uma ferramenta acessível a todos aqueles que vivenciam uma experiência religiosa, enquanto a demonstração racional da fé, além de imprecisa, é restrita a uma pequena elite intelectualizada.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rafaeldias
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 19-02-2010 3:56 pm Responder com Citação

HugoSaraiva escreveu:
Prezado Bunyan,

Infelizmente para você, eu sou ateu mesmo, "graças a Deus" (desculpe-me pela piada). Acho que as pessoas de fé esperam que um ateu seja necessáriamente contra a religião, mas não é bem assim. Ateu é aquele que não acredita em Deus (ou em deuses), só isso. Esse sou eu.

O que confunde as pessoas é o fato de eu não querer convencer ninguém disso. Pense comigo, se eu estiver certo, no final das contas, não fará nenhuma diferença. Se uma pessoa deixa de existir quando morre, o fato de ter acreditado nisso ou naquilo não mudará em nada o seu destino. Além disso, a religião muitas vezes torna a pessoa melhor, mesmo que por medo de ir para o inferno.

Como se não bastassem as razões anteriores, a única prova que disponho de que Deus não existe é a falta de prova de que ele existe. Isso para mim não é suficiente para tentar "converter" as pessoas. Se algum dia houver eu encontrar uma prova real, talvez eu mude de postura. Até lá, "seja o que Deus quiser".

Paz a todos!

Isso me lembrou a aposta de Pascal...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Arrebatado
Arrebatado

MensagemEnviada: 19-02-2010 4:19 pm Responder com Citação

rafaeldias escreveu:

Mas apenas no pensamento ocidental existe esta fixação por racionalizar a experiência religiosa.

na verdade essa fixaçao nem sempre existiu no meio cristao.. mas com o crescimento do racionalismo, ao decorrer dos anos, isso mudou...

rafaeldias escreveu:

No oriente, inclusive na teologia cristã ortodoxa, a subjetividade tem a preferência. Pra eles, pouco importa se Deus é ou não demonstrável racionalmente. Ele é justamente a encarnação do assombro e do paradoxo da existência. Deus seria, na verdade, a não-lógica, a não-razão, a síntese de tudo aquilo que não podemos compreender e, portanto, cultuamos.

mas até mesmo a nao-logica é logica qdo chegamos a conclusao de que Deus esta acima do nosso entendimento.. na verdade isso nada mais é do q o reconhecimento de que, como criaturas, somos limitados... e isso faz sentido, n faz?
no entanto, n acho q o misterio deva ser a razao principal do culto a Deus...

rafaeldias escreveu:

Além do mais, a subjetividade é uma ferramenta acessível a todos aqueles que vivenciam uma experiência religiosa, enquanto a demonstração racional da fé, além de imprecisa, é restrita a uma pequena elite intelectualizada.

acho q a subjetividade é mais imprecisa do que a razao..
a fé baseada nos sentimentos é maleavel e instavel, pq nossos sentimentos sao maleaveis e instaveis.
A existencia de Deus independe dos nossos sentidos, logo eles n devem servir como "termostato" da presença ou nao Dele...

lembrei de um filme q eu assisti um tempo atras.. chama "a jornada".. alguem ja viu?

Bunyan
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 19-02-2010 4:21 pm Responder com Citação

HugoSaraiva escreveu:

Pense comigo, se eu estiver certo, no final das contas, não fará nenhuma diferença. Se uma pessoa deixa de existir quando morre, o fato de ter acreditado nisso ou naquilo não mudará em nada o seu destino.

Hugo, pense comigo.

E se nós, cristãos, estivermos certos?

Você não deixará de existir ao morrer, e correrá forte risco de sofrer a eternidade separado de Deus no Inferno.

Em qualquer instância um cristão estará seguro - Seja aniquilado ou na Presença de Deus.

Mas... E o ateu? Aniquilado ou no Inferno!

Já pensou nisto?

HugoSaraiva escreveu:

Prova é que não falta! O fato de você, o universo e eu existirmos já se prova a existência divina (Romanos 1:20).

HugoSaraiva escreveu:
Paz a todos!

Fica na Paz.
deliriousgirl
Arrebatado
Arrebatado

MensagemEnviada: 19-02-2010 4:46 pm Responder com Citação

HugoSaraiva escreveu:

Sobre como me sinto, confesso que é muito mais confortável e seguro acreditar que Deus existe. Quando você perde a fé, se sente muito sozinho. Quando tem um problema, você se sente impotente e até mesmo injustiçado, pois não tem ninguém a quem recorrer. O lado bom é que você enxerga as coisas de maneira diferente, talvez mais ampla. Hoje posso analisar as atitudes das pessoas sem me os pré-conceitos de uma religião.

no meu caso, a crença em Deus é que me ajuda a compreender melhor a natureza humana..
mas acho q a questao dos pré-conceitos e preconceitos é mto pessoal e independe da fé.. compreensao e respeito, infelizmente, sao virtudes que muita gente n consegue desenvolver... seja cristao ou n..

HugoSaraiva escreveu:

Sobre a justiça de Deus, realmente ela é muito questionável. Acho que, supondo a existência dele, a melhor resposta para essas questões é a mais óbvia: nós não somos capazes de compreendê-la. Eu penso assim: Se eu tentar fazer um curativo em cachorro, ele vai tentar fugir ou até me atacar, simplesmente por medo da dor. Terei que usar minha força para fazer o bem a ele.

o fato de n conseguirmos compreender algo nao significa q esse algo n exista, afinal, tudo aquilo que julgamos compreender é baseado em hipoteses e teorias de outros seres humanos tao falhos qto nós..
quem determinou que o ar é ar, que vermelho é vermelho? que o real é real?

qto a metafora do cachorro, n sei se entendi.. mas deixo claro que creio q Deus estabeleceu todas as coisas em uma ordem que respeita o livre-arbitrio e a lei da causa/efeito. Nao acredito que o terremoto no Haiti, por exemplo, tenha sido Deus castigando o país.. foi apenas a natureza tomando o seu rumo, e nós sofremos as consequencias.. isso para mim, n é injustiça, é apenas o curso natural das coisas.. mas acho q isso é outro assunto..

HugoSaraiva escreveu:

Meu problema com Deus é que, para mim, ele não existe ou não quer (ou não pode) interferir em nossas vidas. Eu nunca me decepcionei com ele. O problema é que não o conheço. Nunca encontrei nenhum indício que me permitisse acreditar!

Bom... para mim, Ele existe.. entao, sobram as 2 outras hipoteses..

Ele existe e nao quer se manifestar em nossas vidas: discordo pois tudo ao nosso redor manifesta Deus. seja a vida, a morte, a felicidade ou a tragedia. todas as coisas estao em harmonia, sejam elas boas ou ruins.. se Deus n quisesse se manifestar, n teria nos criado...

Ele existe e nao pode se manifestar: Deus criou o universo e consequentemente as leis que o regem.. Ele é onipotente, porem, respeita suas proprias regras. você pode dizer "se Deus existe, a grama vai nascer cor de rosa amanha". A grama nao vai nascer cor de rosa, pq ela é verde.. isso porem, n significa q Deus n existe...

rafaeldias
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 19-02-2010 5:00 pm Responder com Citação

Bunyan escreveu:
Hugo, pense comigo.

Você não deixará de existir ao morrer, e correrá forte risco de sofrer a eternidade separado de Deus no Inferno.

Em qualquer instância um cristão estará seguro - Seja aniquilado ou na Presença de Deus.

Já pensou nisto?

Essa é a aposta de Pascal. rs

HugoSaraiva
De castigo
De castigo

MensagemEnviada: 19-02-2010 5:14 pm Responder com Citação

rafaeldias escreveu:

Isso me lembrou a aposta de Pascal...

É mais ou menos isso mesmo.
Mas você deve lembrar que a Pascal acredita que o caminho correto para Deus é claro. Logo, o mais vantajoso é seguir a Deus.
Se você for budista, não cairá nem em uma condição nem em outra e se Deus existe, você irá para inferno de qualquer forma. Para mim, você pode ter a fé que tiver, que eu não tenho nenhuma intenção de te mudar.

HugoSaraiva
De castigo
De castigo

MensagemEnviada: 19-02-2010 5:18 pm Responder com Citação

BragaJ2 escreveu:
Prezado,
Deus jamais irá tratar o homem como cachorro, pois o cachorro é irracional, o homem não. E ao contrário do que você pensa Deus quer sim interferir em nossas vidas, mas para isso precisa de nossa permissão, pois o homem foi criado com o livre arbítrio. E se você quer conhecer a Deus faça prova com Ele. Ele aceita o desafio e você?

Não quis dizer que Deus nos trata como cachorros. Longe disso.
Quis dizer que o cachorro não tem condição de compreender que estamos tentando ajudá-lo, do mesmo modo que, se Deus existe, não teríamos condição de saber como funciona sua justiça, entedeu?

Sobre aceitar o desafio, posso aceitar se ele me fizer. Mas até hoje eu não o encontrei. Quem sabe um dia, né?

Abraços e paz!

WilMonta
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 19-02-2010 5:25 pm Responder com Citação

O Hugo Saraiva, uso na assinatura dele um versículo João 8:32.

Hugo, poderia me dizer qual sua concepção sobre a bíblia, ou melhor sobre Jesus, o "cara" que falou isso que está na sua assinatura?

Aguardo resposta.

Paz!

HugoSaraiva
De castigo
De castigo

MensagemEnviada: 19-02-2010 5:37 pm Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:

qto a metafora do cachorro, n sei se entendi.. mas deixo claro que creio q Deus estabeleceu todas as coisas em uma ordem que respeita o livre-arbitrio e a lei da causa/efeito. Nao acredito que o terremoto no Haiti, por exemplo, tenha sido Deus castigando o país.. foi apenas a natureza tomando o seu rumo, e nós sofremos as consequencias.. isso para mim, n é injustiça, é apenas o curso natural das coisas.. mas acho q isso é outro assunto..

Eu quis dizer que, supondo a existência de Deus, só posso acreditar que não sou capaz de entender sua justiça do mesmo modo que um cachorro não entende a intenção de quem tenta fazer um curativo nele. Ele só enxerga a dor e mais nada!

deliriousgirl escreveu:

Bom... para mim, Ele existe.. entao, sobram as 2 outras hipoteses..

Ele existe e nao quer se manifestar em nossas vidas: discordo pois tudo ao nosso redor manifesta Deus. seja a vida, a morte, a felicidade ou a tragedia. todas as coisas estao em harmonia, sejam elas boas ou ruins.. se Deus n quisesse se manifestar, n teria nos criado...

Ele existe e nao pode se manifestar: Deus criou o universo e consequentemente as leis que o regem.. Ele é onipotente, porem, respeita suas proprias regras. você pode dizer "se Deus existe, a grama vai nascer cor de rosa amanha". A grama nao vai nascer cor de rosa, pq ela é verde.. isso porem, n significa q Deus n existe...

Aceito e respeito o seu ponto de vista.
Além disso, digo que admiro a sua capacidade de expor seus argumentos sem ser agressiva. Eu sei que muitas vezes deve ser difícil lidar com quem não acredita em algo que para você é óbvio, presente e verdadeiro.
Obrigado pelos questionamentos.

Abraços e paz!

BragaJ2
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 19-02-2010 5:43 pm Responder com Citação

HugoSaraiva escreveu:
BragaJ2 escreveu:
Prezado,

Não quis dizer que Deus nos trata como cachorros. Longe disso.
Quis dizer que o cachorro não tem condição de compreender que estamos tentando ajudá-lo, do mesmo modo que, se Deus existe, não teríamos condição de saber como funciona sua justiça, entedeu?

Sobre aceitar o desafio, posso aceitar se ele me fizer. Mas até hoje eu não o encontrei. Quem sabe um dia, né?

Abraços e paz!

Eu acho que o Hugo está para se converter...rssss
Fica na paz!!

HugoSaraiva
De castigo
De castigo

MensagemEnviada: 19-02-2010 5:44 pm Responder com Citação

WilMonta escreveu:

Hugo, poderia me dizer qual sua concepção sobre a bíblia, ou melhor sobre Jesus, o "cara" que falou isso que está na sua assinatura?

Aguardo resposta.

Paz!

Boa pergunta:

Com o perdão da intimidade, Jesus "era" o cara!

Num tempo onde tudo era baseado em lei e castigo, ele foi a paz e o perdão. Foi um pacificador, um altruísta que pregava que havia mais valor em doar do que receber.

Acredito que a a vida dele modificou demais a percepção das pessoas sobre o que é bom e o que é justo.
No velho testamento, os heróis eram ricos e poderosos. Jesus é humilde, pobre.

Quando foi condenado a morte por desafia os conceitos dos poderosos, se mostrou manso e sereno, pois sabia que seu tesouro não era "desse mundo".

Sou fã incondicional dele.

HugoSaraiva
De castigo
De castigo

MensagemEnviada: 19-02-2010 5:53 pm Responder com Citação

Bunyan escreveu:

Hugo, pense comigo.
Já pensou nisto?

Já! O que ocorre, como eu já disse, é que você parte do princípio de que conhece a Deus. E se quem estiver certo forem os muçulmanos? Já pensou nisso?

Bunyan escreveu:

Prova é que não falta! O fato de você, o universo e eu existirmos já se prova a existência divina (Romanos 1:20).

Não. Se você disser que se algo existe, algo deve tê-lo criado. Concordaria.
O problema é que imaginar que tenha sido criado por um ser consciente, onipresente, onisciente e onipresente é outra coisa.

Fique na paz também!

rafaeldias
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 19-02-2010 6:37 pm Responder com Citação

HugoSaraiva escreveu:
Bunyan escreveu:

Hugo, pense comigo.
Já pensou nisto?

Já! O que ocorre, como eu já disse, é que você parte do princípio de que conhece a Deus. E se quem estiver certo forem os muçulmanos? Já pensou nisso?

Não creio que a questão seja quem está certo ou errado, mas sim não se privar da experiência quando ela se apresenta. A vivência religiosa é um elemento que enriquece a vida do homem desde as sociedades mais primitivas. Não experimentá-la por falta de provas é o mesmo que não dançar uma música antes de esmiuçar sua partitura.

gisella
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 19-02-2010 7:11 pm Responder com Citação

rafaeldias escreveu:
Gisella, o que vem a ser um "ateu do cristianismo"? Rolling Eyes

Rafael Dias vou responder de acordo com o que entendo, e vou fazer de conta que não é mais uma ironia ...
sempre ao conversar com algumas pessoas usamos este termo, por exemplo todo religioso é ateu de uma outra totalmente diferente da sua, tipo BATISTAS TRADICIONAIS NÃO ACREDITAM DE MANEIRA NENHUMA em unção onde pessoas dançam no espiírito ou cantam em línguas estranhas etc etc...
Para mim não interessa se o cara é agnostico, pois eu de fato sou, não creio em mula sem cabeça, papai noel e iemanjá, mas creio em Jesus o filho de Deus, que foi morto e ressuscitou e hoje esta vivo...
muitos cientistas ( acredito que a explicação da Hana e da Sarah ficou claro a idéia acerca do cientista e da ciência) tem sim levantado-se contra este fato historico e evidênciado em dados reais, desmentem totalmente e distorcem as escrituras e banalizam a historia, esses eu entendo como o ATEU DO CRISTIANISMO, é estes que me revolta, que de repente dão credito as escrituras de OMERO, MAS BANALIZAM A BÍBLIA COMO HISTORIA, ENFIM já me arrependi de ter feito este tópico, isso é um conceito meu e hoje sinto-me como se duarante anos houvesse vivenciado o mito da caverna em meu interior, tambem não vejo o Hugo como Ateu e tenho minhas razões, mas ele sabe da vida dele, se a moderação acredita que este topico é preconceituoso que o tranque, eu não me importo com nada do tipo...

PAULO FREIRE
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
gisella
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 19-02-2010 7:18 pm Responder com Citação

HugoSaraiva escreveu:
WilMonta escreveu:

Aguardo resposta.

Paz!

Boa pergunta:

Num tempo onde tudo era baseado em lei e castigo, ele foi a paz e o perdão. Foi um pacificador, um altruísta que pregava que havia mais valor em doar do que receber.

Acredito que a a vida dele modificou demais a percepção das pessoas sobre o que é bom e o que é justo.

Quando foi condenado a morte por desafia os conceitos dos poderosos, se mostrou manso e sereno, pois sabia que seu tesouro não era "desse mundo".

normal tem um ateu que pertuba minha vida e vive me dizendo que ao ler a bíblia virou ateu, e diz pra mim assim: '
TA VENDO CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARA, EU CONHECI HOJE SOU LIBERTO, VOCÊ TAMBEM VAI SE LIBERTA GIGI !
eu morro de rir

PAULO FREIRE
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
HugoSaraiva
De castigo
De castigo

MensagemEnviada: 19-02-2010 8:38 pm Responder com Citação

rafaeldias escreveu:

Não creio que a questão seja quem está certo ou errado, mas sim não se privar da experiência quando ela se apresenta. A vivência religiosa é um elemento que enriquece a vida do homem desde as sociedades mais primitivas. Não experimentá-la por falta de provas é o mesmo que não dançar uma música antes de esmiuçar sua partitura.

Apenas para constar, já fui cristão por muito tempo e ainda tenho muita simpatia pela religião.
Eu não deixei a religião por falta de provas, mas por falta de fé. Eu cansei de fingir. É como se um surdo fingisse dançar só por gostar de música. Se ele não ouvir e nem sentir a vibração dela, dançar não faz sentido algum.

WilMonta
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: 20-02-2010 7:55 am Responder com Citação

HugoSaraiva escreveu:
WilMonta escreveu:

Aguardo resposta.

Paz!

Boa pergunta:

Mas esse Jesus, qual você diz que é fã incondicoinal, cita por várias vezes "Deus" em suas palavras, aliás, fala que ninguém se achega ao PAI (Deus Pai) senão pelo filho.

A pergunta é, como você pode ser fã incondicional, de uma pessoa que diz tudo isso, sendo que você não acredita na existência de Deus?

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 3 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Meu Dot

Fatal error: Class 'SimplePie' not found in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/left-column.php on line 292