Estudando a Bíblia - Eclesiastes

Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 01-05-2008 1:52 am Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
Uma das coisas que gostei do capítulo dois é na parte que o Pregador percebe que, apesar de ser sábio, terá o mesmo destino que o tolo. Isto é, o que o autor conclui no fim do capítulo (tudo inútil, é correr atrás do vento) é o que ele queria falar com essa percepção.
Mas, nos últimos versículos o Pregador fala que:
"Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso vem da mão de Deus." vers.24

E indo pelo o que a Sarah falou, que parece contraditório, que é bom e não é, entendi que mesmo que no fim o tolo e o sábio terão o mesmo destino, é melhor ser sábio e aproveitar das coisas boas terrenas do que ser um tolo e vagar por aí, sem eira nem beira, armazenando riquezas para os sábios.

Lendo algumas coisas sobre sabedoria, vi o texto de I Coríntios 3:18-20, em algumas advertências que Paulo dá aos Coríntios:
"18 Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus ; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos."

E a parte que eu destaquei é justamente por isso, a sabedoria do mundo, diferente da que vem de Deus. Seguir a sabedoria dos homens acaba sendo tolice...

Quando vcs leram a parte dos herdeiros, lembraram do sacrifício de Cristo? Quando eu li me veio a mente isso...

legal essa parte que você falou, que eu destaquei, livita... é mesmo essa conclusão que se pode ter lendo esse capítulo. se sábios e tolos terão o mesmo fim, então sejamos sábios. mas sábios com a sabedoria que vem de Deus (como você disse, e como está nessa passagem em coríntios). ser sábio ao nosso próprio critério do que é o saber, é tolice.

óia, eu não tinha me lembrado do sacrifício de Cristo nessa parte não, mas dá pra fazer uma analogia legal (tá vendo como é bom compartilhar as interpretações? rs). nós tb não fizemos nada, não tivemos e nem temos nenhum esforço pra alcançar a salvação (somente a fé), Cristo já fez tudo...

putz, mto legal.

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
jcesar
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 02-05-2008 7:27 pm Responder com Citação

Demorei, mas tô aki!

Só dando uma passada rápida pelo cap 1...

Realmente a transitoriedade de tudo está bem presente nas reflexõs de Salomão. Inculsive a sabedora ele diz ser sem valor, visto sua efemeridade.

Já no cap. 2 vejo uma continuidade desse pensamento; acrescenta-se aí a própria experiência do Pregador. Ele traz sua própria experiência e conclusão de sua própria vida (vejo tb seu egoísmo), dizendo que o fim de tudo é o mesmo e tudo o que ele fez é vaidade. Ele conclui o cap dizendo que até mesmo as dádivas de Deus ao homem são transitórias, pois são para este mundo.

Penso, hoje, no que eu faço; será que tem algum objetivo? Ainda assim vejo utilidade nas coisas do mundo; são efêmeras pois não as levaremos conosco para o céu, mas nos são necessárias "debaixo do sol".

"Não esperes que o rigor de teu caminho, que obstinadamente se bifurca em outro, tenha fim." Jorge Luis Borges

>>http://numarededeleituras.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 04-05-2008 8:25 pm Responder com Citação

Depois de passar o capítulo 1 "desconstruindo" algumas verdades que as pessoas têm por inquestionáveis na vida, no início do capítulo 2 de Eclesiastes, o Pregador passa à construção de alguns pilares do seu ensino. Primeiro, ele começa a experimentar algumas hipóteses para ver se alguma delas se encaixa no bem supremo da vida, que deve ser buscado e alcançado pelos mortais. A primeira hipótese que ele, digamos, "testa", é a do hedonismo, antes mesmo que o hedonismo viesse a ser especulado pelos filósofos pós-socráticos na Grécia na transição do século V para o IV antes de Cristo. O hedonismo, muito simplificadamente, é uma corrente filosófica que defende a busca do prazer imediato, aqui e agora, o prazer pelo prazer, como a suprema felicidade. Logo no v. 1, o Pregador testa esta hipótese, mas também considera o hedonismo como vaidade, pois, para ele, o riso é loucura (ou tolice) e a alegria de nada serve (v. 2). O Pregador cogita, então, de se entregar ao vinho e à loucura, mas preservando a sabedoria (v. 3). Isto não significa propriamente embriagar-se, mas permitir algum tipo de privação mínima dos sentidos, como aquele que toma algumas taças de vinho, e começa a rir e falar imoderadamente, mas também nisso o Pregador não encontrou resposta aos seus anseios. Desde já, entretanto, apresenta a sabedoria como uma espécie de moderadora, controladora, desta busca. E, a seguir, testa as riquezas, a ostentação, o consumismo, o "ter" em vez de "ser", como uma possível razão para a felicidade (vv. 4-11), mas tudo era também "vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" (v. 11). O estranho é que muitos pregadores atuais encontram somente no "ter" sinais distintivos de um verdadeiro cristão. Certamente, não lêem ou não pregam Eclesiastes.

Todas essas coisas eram vistas àquela época, e continuam sendo vistas assim até hoje, como aquilo que uma palavra só consegue definir: o "sucesso". O sucesso sempre foi um critério mundano para se definir, à primeira vista, se uma pessoa é ou não é feliz. O sucesso desperta a inveja, mas este é um tema que o Pregador reserva para outra oportunidade. Por ora basta constatar que, como a própria experiência atual nos mostra, o sucesso não é duradouro, e muitas vezes faz mal. O exemplo de artistas que não conseguiram lidar com o sucesso, e muitas vezes sucumbiram a ele, está estampado todos os dias nos jornais e na televisão. Quando ninguém os conhece, eles querem atingir o sucesso a todo custo, a qualquer preço, e quando finalmente o conseguem, vêem que não lhes basta, há algo mais do que o sucesso a ser buscado, este sucesso que não consegue preencher o vazio que eles têm. O mesmo acontece com aquele que busca o prazer pelo prazer. Os hedonistas sabem que o prazer nunca é suficiente, e é sempre necessário algo mais, daí a razão de muitos se entregarem à luxúria, às drogas, à violência, e se perderem pelo caminho. O paradoxo hedonista é que, quanto mais se busca o prazer, menos ele é encontrado (ou, pelo menos, mais ele foge). Tudo isto é, como o Pregador diz, "correr atrás do vento", e como Jesus também disse, "o vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai" (João 3:8 ).

A partir do v. 12, o Pregador passa a considerar a sabedoria, que já lhe havia servido como moderadora da embriaguez e da loucura (v. 3). Aqui, o Pregador já vê na sabedoria algo melhor do que a estultícia, já que "a luz traz mais proveito do que as trevas" (v. 13). Entretanto, tanto o sábio como o estulto terminam do mesmo jeito (vv. 14-15). Logo, por que buscar a sabedoria? Não seria isto também vaidade? Dentro da sua dialética toda peculiar, o Pregador primeiro vê alguma vantagem na sabedoria, mas depois volta atrás e se pergunta se ela é realmente tão vantajosa assim e, tanto a memória do sábio como a do estulto não durará para sempre, pois passado algum tempo, "tudo cai no esquecimento". Pela primeira vez, o Pregador fala da morte no seu discurso (v. 16). Aqui, a meu ver, ele passa a delinear uma resposta às suas questões, e começa a erguer dois pilares para sustentar seu pensamento e suas conclusões que só apresentará no final do livro. Um desses pilares, bastante claro, é a sabedoria. O outro é a eternidade. Ele vem falando da inutilidade do sucesso, e no v. 16 mostra que a tendência natural do mundo é que tudo e todos sejam esquecidos. A morte nos nivela a todos, indistintamente. É necessário, então, ligar este versículo com outro do capítulo 3, aquele que diz que Deus "pôs a eternidade no coração do homem" (3:11). Por um certo tempo da minha vida, por uma série de razões profissionais e sociais, eu convivi com muitas pessoas famosas, daquelas que integram o glamoroso mundo das celebridades. Naquela época, eu comecei a pensar sobre o que significava a fama, afinal. O que é esta tal de fama, que tanta gente busca, mas nunca se sacia? Foi aí que eu percebi que todos aqueles que buscam a fama, no fundo, buscam uma maneira de se eternizar. Diante da mortalidade que nos limita a todos (e cuja constatação a tantos sufoca), e diante também deste desejo de eternidade que Deus colocou no coração do homem, a fama é um recurso que muitos buscam para tentar driblar a mortalidade e inscrever-se na eternidade. É verdade que muitos conseguem ser recordados e cultuados por algum tempo, mas a sua lembrança vai gradualmente se desfazendo e desaparecendo da memória coletiva. Quantas vezes ouvimos que "o brasileiro tem memória curta", mas será só o brasileiro que se esquece fácil e rapidamente? Penso que a verdade está com Davi, que teve coragem de dizer: "Sou esquecido como um morto de quem não há memória; sou como um vaso quebrado" (Salmo 31:12). O Pregador retornará a este tema em Eclesiastes 9:5, quando dirá que a memória dos mortos "jaz no esquecimento".

A partir do v. 18, o Pregador começa a finalizar o capítulo 2 de Eclesiastes falando sobre o trabalho e a herança. De que vale, afinal, trabalhar tanto? Quem se dedica ao trabalho a ponto de se tornar um "workaholic" é sábio ou estulto? De que adianta trabalhar tanto, morrer de repente e deixar tudo para quem não derramou uma gota de suor para merecer a herança? (vv. 18-21). Como Jesus disse numa de suas parábolas, sobre o homem rico que queria construir mais celeiros: "Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lucas 12:20). De que adianta levar trabalho do escritório à noite para casa (v. 23)? Ou seja, o "debaixo do sol" de que tanto fala o Pregador, corre o risco de se tornar "debaixo da lua" (v. 22). Deve o homem, então, simplesmente parar de trabalhar e esperar o tempo passar? "Não", é a resposta do Pregador. O homem deve trabalhar e conseguir o suficiente para "comer, beber e fazer com que a sua alma goze o bem do seu trabalho", sempre reconhecendo que é a mão de Deus que lhe proporciona estas alegrias simples da vida (v. 24). Aqui, o Pregador constrói um terceiro pilar para sustentar suas conclusões: a providência divina. É Deus, afinal, quem "dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada", ressalvando que "ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus" (v. 26). O trabalho não é nenhum mal em si, mas é o seu uso deturpado, ou a sua valorização excessiva, que o torna uma pedra de tropeço (e muitas vezes, de morte) para o ser humano.

http://ocontornodasombra.blogspot.com/
http://www.e-cristianismo.com/forum/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
tralsl
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 05-05-2008 10:44 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
apoiado o comentário do tralsl...
Cool

tralsl
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 05-05-2008 10:58 pm Responder com Citação

gostei muito do q vcs postaram
lamberam o prato, nem deixaram eu provar

mas eu gostei principalmente da conclusão do Atlals

atlas escreveu:
O homem deve trabalhar e conseguir o suficiente para "comer, beber e fazer com que a sua alma goze o bem do seu trabalho", sempre reconhecendo que é a mão de Deus que lhe proporciona estas alegrias simples da vida (v. 24). Aqui, o Pregador constrói um terceiro pilar para sustentar suas conclusões: a providência divina. É Deus, afinal, quem "dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada", ressalvando que "ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus" (v. 26). O trabalho não é nenhum mal em si, mas é o seu uso deturpado, ou a sua valorização excessiva, que o torna uma pedra de tropeço (e muitas vezes, de morte) para o ser humano.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 06-05-2008 3:19 am Responder com Citação

atlas... tenho uma pergunta dentro do comentário que você fez. então sabedoria e eternidade (pelo menos a sabedoria que ñ é divina) são incompatíveis?

não sei se entendi direito o que você quis dizer nessa parte, mas se sim, a pergunta é essa.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 06-05-2008 9:17 am Responder com Citação

Achei mto interessante mesmo essa questão do hedonismo.. N tinha nem me passado pela cabeça! =)

Tentando ligar o q eu havia comentado com o comentario do atlas, a busca da fama e essa necessidade de eternizar-se acabam se tornando a motivação de mtas pessoas, n é? Se pensarmos nisso, concluimos q grande parte das conquistas e coisas grandiosas q o homem fez até hoje, nda mais foi p q esse desejo intrinseco fosse saciado, p q o homem fosse louvado..e aí q volto ao ponto do egoismo. Era a satisfação pessoal q levou Salomão a fazer o q ele fez, e isso tudo entra em contradição com o principal pilar do cristianismo, q é justamente abdicar desse egoísmo, abrir mão da satisfação dos desejos proprios, para acima de tudo, amar a Deus sobre todas as coisas, e ao proximo como a nós mesmos.. Qdo chegamos neste nível onde somos tão transformados q nós já n somos tão importantes p nós, encontramos a verdadeira satisfação e felicidade, e até a verdadeira sabedoria, pq no final das contas, todo o resto é passageiro. Se temos q ajuntar tesouros, q sejam aqueles q o tempo n corroi e q a traça n devora… =)

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 06-05-2008 1:28 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
atlas... tenho uma pergunta dentro do comentário que você fez. então sabedoria e eternidade (pelo menos a sabedoria que ñ é divina) são incompatíveis?

não sei se entendi direito o que você quis dizer nessa parte, mas se sim, a pergunta é essa.

Oi, Sarah!

Eu não acho que a eternidade exclua a sabedoria do mundo (aquela que não é divina, como você diz), mas a transcende. A gente já discutiu um pouco sobre isso no tópico sobre a joelhogia, em como o próprio Paulo aproveitou a sabedoria filosófica grega de sua época para construir a sua argumentação a favor de Jesus e da vida eterna (mais especificamente neste meu post), mas retornando a Eclesiastes, eu acho que o Pregador constrói dois pilares paralelos, o da sabedoria e o da eternidade. A sabedoria deste mundo vai até certo ponto (o do mundo visível ou o da morte, por exemplo), e a partir daí ela tem que ser construída, vista e pensada com os olhos e o cérebro da eternidade. Acho que a gente vai falar um pouco mais sobre isso no capítulo 7, em que o Pregador diz que "melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração" (Ecl 7:2). "O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria" (Ecl 7:4).

Beijo!

http://ocontornodasombra.blogspot.com/
http://www.e-cristianismo.com/forum/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 08-05-2008 1:37 am Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
Achei mto interessante mesmo essa questão do hedonismo.. N tinha nem me passado pela cabeça! =)

Tentando ligar o q eu havia comentado com o comentario do atlas, a busca da fama e essa necessidade de eternizar-se acabam se tornando a motivação de mtas pessoas, n é? Se pensarmos nisso, concluimos q grande parte das conquistas e coisas grandiosas q o homem fez até hoje, nda mais foi p q esse desejo intrinseco fosse saciado, p q o homem fosse louvado..e aí q volto ao ponto do egoismo. Era a satisfação pessoal q levou Salomão a fazer o q ele fez, e isso tudo entra em contradição com o principal pilar do cristianismo, q é justamente abdicar desse egoísmo, abrir mão da satisfação dos desejos proprios, para acima de tudo, amar a Deus sobre todas as coisas, e ao proximo como a nós mesmos.. Qdo chegamos neste nível onde somos tão transformados q nós já n somos tão importantes p nós, encontramos a verdadeira satisfação e felicidade, e até a verdadeira sabedoria, pq no final das contas, todo o resto é passageiro. Se temos q ajuntar tesouros, q sejam aqueles q o tempo n corroi e q a traça n devora… =)

é verdade, kessia... e isso é o que ele vai concluindo no decorrer de todo o livro... tava pensando nisso hoje. em cada capítulo ele vai dando uma "diquinha" pra no fim de tudo concluir que se abdicar disso, ou fazer todas as coisas com um "objetivo maior" é o que é preciso.

Atlas escreveu:
Oi, Sarah!

Eu não acho que a eternidade exclua a sabedoria do mundo (aquela que não é divina, como você diz), mas a transcende. A gente já discutiu um pouco sobre isso no tópico sobre a joelhogia, em como o próprio Paulo aproveitou a sabedoria filosófica grega de sua época para construir a sua argumentação a favor de Jesus e da vida eterna (mais especificamente neste meu post), mas retornando a Eclesiastes, eu acho que o Pregador constrói dois pilares paralelos, o da sabedoria e o da eternidade. A sabedoria deste mundo vai até certo ponto (o do mundo visível ou o da morte, por exemplo), e a partir daí ela tem que ser construída, vista e pensada com os olhos e o cérebro da eternidade. Acho que a gente vai falar um pouco mais sobre isso no capítulo 7, em que o Pregador diz que "melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração" (Ecl 7:2). "O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria" (Ecl 7:4).

Beijo!

obrigada pela explicação, atlas! isso me fez lembrar de kant (tudo me faz lembrar kant, haha). sobre "a coisa em si" e tudo o mais...
agora entendi melhor. =)

bueno, galera... podemos ir pro três? ou há algo mais a considerar nesse capítulo?

tralsl
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 09-05-2008 9:13 am Responder com Citação

há tempo para o capítulo um e há tempo para o capítulo dois.

então já é a hora do 2

Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 09-05-2008 3:46 pm Responder com Citação

tralsl escreveu:

então já é a hora do 2

2? É o três, não?

Eita canseira...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 10-05-2008 11:27 pm Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
tralsl escreveu:

então já é a hora do 2

2? É o três, não?

hahaha.. é hora do três!

estamos então no capítulo 3, gente... logo eu venho postar aqui (amanhã, é provável), mas quem quiser já pode começar. não precisam ficar esperando alguém começar, comece você! rs.

tralsl
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 11-05-2008 2:44 pm Responder com Citação

sim sim
eu me enganei é o 3, como vcs estão desanimados vou dar o pontapé inicial

na minha opinião ao dizer que há tempo para tudo, além de querer ser poético, o pregador continua a expressar a tipo de vida passageira q há debaixo do sol
mesmo com todo o esforço que o homem faça para controlar sua própia vida, no final ela será igual as outras e pouco influenciará o q há debaixo do sol
no entanto ao mesmo tempo (ou depois a partir do v9), ele tbm exalta o rtabalho do homem dado por Deus, e q o bem que ele gera tbm vem de Deus
pelo menos assim o cabra(salomão tbm?) não precisa ficar se achando

então uma reflexão nesse ponto

muita gente reclama do trabalho, logo reclama de algo q vem de Deus
muitos se gabam de seus bens, logo se gloriam com a glória q deveria(é) ser de Deus

depois assim como nos caps anteriores o pregador considera a sabedoria como vaidade em relação a tolice
tbm considera q o homem terá um final igual ao dos animais, logo ser um homem tbm seria vaidade?
ou apenas é um modo de fazer com q que os seus ouvintes "alegrem-se em suas obras"?

to mais tendencioso para a segunda opção, um convite para viver intenssamente

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 13-05-2008 2:04 am Responder com Citação

viu, como é importante as pessoas começarem? rs. bueno, vou comentar tentando encaixar algo do que disse o tralsl.

depois de ler os dois primeiros capítulos senti que o três começa diferente, digo o tom dele. não sei se vcs perceberam isso tb, mas parece que o autor se sente um pouco mais "animadinho" nesse capítulo, rs. ao invés de começar falando que as coisas não possuem um sentido, ele começa dizendo: para tudo existe um tempo. na NVI diz "para tudo há uma ocasião certa". e em todas essas coisas listadas, parece haver uma espécie de introdução para o que ele vai dizer depois. ou seja, que as coisas estão fora do nosso controle. há tempo para tudo, para cada propósito e isso não depende de nós. talvez somente caiba a nós perceber esses momentos...
não entendi mto bem que sentido o tralsl empregou a palavra "poético", mas justamente por isso eu ñ vejo nada de poético. mas vejo sim, além dessa breve introdução, a continuação da afirmação de salomão sobre nossa vida ser passageira.

ele volta a falar no versículo 9 sobre o trabalho. mas aqui ele já diz ser um fardo sobre o homem. o interessante é linkar isso com o que ele diz sobre o tempo. logo no versículo 10 ele diz:

Eclesiastes 3:10 - "Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo ssim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez."

então, penso... se há reclamações sobre o trabalho, não é simplesmente por falta de agradecimento. ora, o trabalho é um fardo. entretanto, assim como há tempo para tantas outras coisas, há tempo de trabalhar... essa é a questão.
achei legal esse versículo, fugindo do assunto do trabalho, sobre isso de compreender o que Deus fez. fiquei pensando um tempo sobre a ligação entre o anseio pela eternidade e a compreensão... acontece que Deus é eterno. e Ele nos fez seres eternos (morremos por causa do pecado, mas viveremos ou morreremos eternamente depois). por isso temos esse anseio. isso deveria nos levar a entender melhor as coisas que Deus faz, pq daí veríamos que pra Ele tempo é algo que não importa. no entanto, "há tempo pra tudo [detalhe:] DEBAIXO DO CÉU". não sei se vcs entenderam o que eu quis dizer aqui... rs. mas acho que o fato de nós próprios limitarmos tudo, faz com que nossa compreensão de Deus tb seja limitada.

eu quero falar com mais calma sobre os outros versículos então voltarei amanhã... mas vamos, vamos!... =)

tralsl
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 13-05-2008 2:54 am Responder com Citação

Oi

Sara, o que eu quis dizer com poético, referente aos 8 primeiros capítulos, deve ser o mesmo que você quis expressar como "animadinho"
e concordando com você, como eu tbm disse anteriormente, o Pregador não foge da tendencia dos caps anteriores de argumentar que é passageira, a vida que temos aqui DS (ps: DB=~ "debaixo do Sol"Smile

"Para tudo há uma ocasião certa", apesar de muitas vezes nós não compreendermos de imediato, se para tudo há uma ocasião certa, quem sabe bem dessa ocasião é com certeza Deus, muitas vezes fico pensando os diferentes modos que podia ter feito algo para que desse certo ou ficasse melhor, ou se tinha algo que deve-se ter falado ou deixado de falar para ajudar ou não prejudicar alguém
o fato é que nossas ocasiões não são perfeitas, por isso a importancia de estar em Kairós, tempo de Deus

Gostei do que disse sobre o homem/mulher ansiar pela eternidade, se somos à semelhança de Deus então tbm somos eternos, com a diferença do pecado
então, penso eu, que esse a nseio a q você se referiu é na verdade o desejo de estar novamente em comunhão com Deus, que é o mais precioso bem q se pode ter, e o Garbage Collector libera a memória ocupada pelo pecado e seu salário, la muerte

Vamos, vamos!!!

Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 13-05-2008 2:23 pm Responder com Citação

Pessoas, eu não li o que vcs falaram pra não me influenciar, hehe, apesar de já ter lido o capítulo. To sem pc em casa, e aqui no curso é um sacrifício pra fazer as coisas, pcs ruins e internet pior que discada, rs. Caso eu demore muito, não me esperem, é que ainda estarei sem pc, aff.

Eita canseira...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 14-05-2008 2:24 am Responder com Citação

tralsl escreveu:
Oi

Sara, o que eu quis dizer com poético, referente aos 8 primeiros capítulos, deve ser o mesmo que você quis expressar como "animadinho"
e concordando com você, como eu tbm disse anteriormente, o Pregador não foge da tendencia dos caps anteriores de argumentar que é passageira, a vida que temos aqui DS (ps: DB=~ "debaixo do Sol"Smile

"Para tudo há uma ocasião certa", apesar de muitas vezes nós não compreendermos de imediato, se para tudo há uma ocasião certa, quem sabe bem dessa ocasião é com certeza Deus, muitas vezes fico pensando os diferentes modos que podia ter feito algo para que desse certo ou ficasse melhor, ou se tinha algo que deve-se ter falado ou deixado de falar para ajudar ou não prejudicar alguém
o fato é que nossas ocasiões não são perfeitas, por isso a importancia de estar em Kairós, tempo de Deus

Gostei do que disse sobre o homem/mulher ansiar pela eternidade, se somos à semelhança de Deus então tbm somos eternos, com a diferença do pecado
então, penso eu, que esse a nseio a q você se referiu é na verdade o desejo de estar novamente em comunhão com Deus, que é o mais precioso bem q se pode ter, e o Garbage Collector libera a memória ocupada pelo pecado e seu salário, la muerte

Vamos, vamos!!!

apois, entendi agora o seu "poético". rs. e, exatamente, o que eu tinha feito no meu comentário é concordar com você com relação a isso de a vida ser passageira.

bueno, acho que esse sentimento de "eu poderia ter feito alguma coisa" é comum em todos nós. mas, geralmente, quando pensamos nisso, não pensamos em todos os resultados que viriam depois caso, de fato, tivéssemos feito algo. fora isso, penso que a ocasião a que ele se refere aí é com relação a "coisas maiores", se é possível entender isso... quero dizer, coisas sobre as quais ñ temos e nem teríamos mesmo controle algum.

sobre o anseio, quem disse foi o autor, no versículo 10. rs. mas concordo com o que você disse.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 14-05-2008 2:26 am Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
Pessoas, eu não li o que vcs falaram pra não me influenciar, hehe, apesar de já ter lido o capítulo. To sem pc em casa, e aqui no curso é um sacrifício pra fazer as coisas, pcs ruins e internet pior que discada, rs. Caso eu demore muito, não me esperem, é que ainda estarei sem pc, aff.

ai, livita, que pena. tomara que você arrume logo aí. Wink

então, eu ainda falaria sobre o resto do capítulo, mas não me sobrou tempo, cheguei em casa mto tarde o que me atrasou em tudo, rs. amanhã certamente volto. é que existe um pouco mais de coisa pra falar, um tanto diferentes do início do capítulo e eu ñ quero falar de qualquer modo. mas se mais alguém quiser ir comentando... é só fazer.

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 15-05-2008 2:49 am Responder com Citação

eita, já que ñ apareceu ninguém, eu continuo... então, antes de tudo tenho um questionamento. mas tb tenho um comentário sobre os versículos de 15 a 17 então vou colocá-los aqui.

Eclesiastes 3:15 - "Aquilo que é, já foi, e o que será, já foi anteriormente; Deus investigará o passado. (16) Descobri também que debaixo do sol: No lugar da justiça havia impiedade, no lugar da retidão ainda mais impiedade. (17) Fiquei pensando: O justo e o ímpio, Deus julgará a ambos, pois há um tempo para todo o propósito, um tempo para tudo o que acontece."

meu questionamento é com relação ao 15. sobe esse "investigará". fiquei um tempão pensando no que significado desse "investigará" e não cheguei a conclusão nenhuma. essa expressão, em outras linguagens, mais tradicionais, está assim "Deus chama de volta o passado". não parece que tem a ver... rs. o que vcs acham?

sobre os outros versículos... me lembrei do capitulo 2, que ele diz sobre sábios e sensatos terem o mesmo fim. aqui ele fala de uma outra maneira: Deus julgará a ambos. fiquei pensando que isso mostra que ser sábio ou não, é algo que diz respeito à pessoa somente. mas ser justo ou ímpio é algo que influenciará tb seu modo de agir: "no lugar de retidão, havia impiedade". e, óbvio, diz respeito à salvação. ñ sei se to sendo clara, rs.

hum, e ele ainda volta no tal propósito de tudo... o resumo desse capítulo seria isso, né. talvez mais especificamente nesse... as tragédias, as coisas boas, as injustiças, a retidão... para tudo existe um propósito. e aí entraríamos num questionamento já feito em tantos outros tópicos: então a injustiça tb é vinda de Deus?

ainda sobre levar o mesmo fim (agora de novo levar o mesmo fim, e ñ ser julgado da mesma forma), ele fala de homens e animais. nisso tb não nos diferenciamos deles. assim como eles morrerão, nós morreremos. nós somos como eles nesse ponto. aliás, nós somos animais tb, né? rs. o versículo 21 é interessante. coloca em dúvida se animal vai pro céu... pelo menos me pareceu haver essa intenção de fazer duvidar.

bueno, e se há tempo pra tudo, há tempo pra morte... por isso ele conclui esse capítulo mais ou menos (parafraseando): se nós vamos morrer mesmo, então é melhor aproveitarmos das coisas que conquistamos (com o trabalho, ele diz), pq essa será nossa recompensa. mostrando tb que nenhuma recompensa de todo nosso esforço poderá vir depois disso, ou seja, depois da morte.

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 15-05-2008 9:51 am Responder com Citação

Sarah, será q no 15 ele n estava se referindo ao julgamento final?

Esse é um dos meus caps favoritos da biblia..
Vou tentar montar um comentario ao longo do dia hehe por causa do trabalho =/

http://kesscarol.blogspot.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Página 4 de 8

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Qual dos podcasts participantes do dotCast #12 você gostaria que fizesse um especial com o dotCast?

animecast - podcast de anime - 8 votos
Filecast - podcast de comportamento - 8 votos
Now Loading - podcast de games - 2 votos
QG Podcast - podcast sobre mundo jovem - 2 votos
Buraculo TV - videocast jovem - 1 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!