Estudando a Bíblia - Eclesiastes

Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 23-04-2008 10:26 pm Responder com Citação

tralsl escreveu:
sei que o esquema do estudo não é esse, e nem sei se já começou, mas eu queria falar só de um verso, o 4:

Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

Hoje há muita preocupação, pelo menos teórica, sobre o meio ambiente, a mídia quando não esta(va) muito ocupada com a investigação do caso Isabela, sempre faz suas reportagens sensacionalista, mas segundo a bíblia o homem realmente poderia provocar ou evitar o "fim do mundo" pelos própios atos?

Não sei se compreendi bem sua pergunta, mas o que entendi desse versículo é o ciclo que vivemos, isto é, que somos tão pequenos, que passamos por aqui e, pouco tempo depois, outra geração aparece... Fora que não sei se na época Salomão tinha a mesma idéia de fim do mundo que temos hoje.

Eita canseira...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 23-04-2008 10:49 pm Responder com Citação

então.. sobre o cap... a impressão q eu tenho é q salomão está meio de saco-cheio de tudo, cansado da vida e da mesmice. Aliás ele deixa isso bem claro na verdade.
Imagino o rei de Israel, a pessoa mais sábia que já existiu cansada de saber tudo.
Ele parece também ter sido tomado de um sentimento de superioridade, como se ninguem e nada mais pudesse acrescentar algo a ele, pq ele já sabia de tudo.
Acho q aí mora um dos perigos em ter muito conhecimento... esse sentimento de superioridade é sempre bem típico.
Parece que também ele descobre q mesmo conhecendo tdas as coisas, nda do q ele faça poderá alterar a ordem natural. Deus nos dá essa ocupação (um tanto enfadonha p Salomão) de descobrir e investigar as coisas... no entanto, Ele sempre irá deter o poder de alterar a historia, e verdadeiramente criar coisas novas...
o fato de descobrir q a motivação de tudo o q os homens fazem debaixo do sol é puramente a vaidade, é realmente bem desanimador...
mais ainda qdo descobrimos q nós mesmos somos movidos por ela..

http://kesscarol.blogspot.com
tralsl
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 24-04-2008 12:18 am Responder com Citação

É, realmente parece que o pregador estava na maior depre, na minha opinião isso mostra que a motivação humana(natural = não espiritual) estar em quantidade e novidade, mas chegando a níveis extremos de quantidade e talvez no limite de todo conhecimento disponível como Salomão, a vida começa a ficar tediosa, talvez se Salomão tivesse acesso a internet ele seria uma pessoa normal Very Happy , ou pelo menos parecida com muitas outras(antes que alguém pergunte:"mas o q seria ser normal?")

deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 24-04-2008 12:53 am Responder com Citação

tralsl escreveu:
talvez se Salomão tivesse acesso a internet ele seria uma pessoa normal Very Happy ,

hahahahaha boa

mas aí entra a distinção entre informação, q é o q a net disponibiliza, e o conhecimento, n é?

ao menos q ele acessasse o dot! daí n teria problemas hehehe

(olha o puxa-saquismo! rs)

Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 24-04-2008 1:40 am Responder com Citação

legal ver tantos comentários! =) eu li tudo, vou tentar comentar só em um post, rs, mas se eu esquecer de algo volto depois.

então, quando o atlas tava falando sobre as traduções da denominação, ele falou no lance da assembléia e tal. na minha outra bíblia, que tem umas dicas, devocionais, essas coisas, fala que uma das traduçõe seria "Debatedor". interessante, né? se encaixa perfeitamente nessa idéia de assembléia.

sim, tb vejo no primeiro capítulo um "ah, to cansado" da parte de salomão (olha, apesar da quase incerteza, eu vou falar quase sempre "salomão", ok?). e é ruim prestar atenção nos títulos que a bíblia traz, pq nem sempre as divisões são bem feitas, rs, mas tava olhando os títulos dos capítulos e a maioria é "a vida não tem sentido", "nada tem sentido", ou algo assim. e então percebemos já, logo de cara, que aquilo que muitas vezes valorizamos como vital (nesse capítulo eu diria que a sabedoria), na verdade não vale de muita coisa.

gosto das idéias de ciclo que ele dá. "gerações vêm, gerações vão", "o sol se levanta, e o sol se põe", o vento dá "voltas e voltas, seguindo sempre o seu curso"... gosto pq se não pararmos pra analisar nem percebemos em como é, de fato, um ciclo. tudo é. as atitudes se repetem, os discursos se repetem e a gente não percebe se não parar. não lembramos, é como ele usa nos versíbulos 10 e 11:

Eclesiastes 1:10 - "Haverá algo de que se possa dizer: "Veja! Isto é novo!"? Não! Já existiu há muito tempo, bem antes da nossa época. (11) Ninguém se lembra dos que viveram na antigüidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois dele."

e é por isso que ele conclui (nesse capítulo) que não há sentido em nada. pq as coisas não nos levam a lugar nenhum, a não ser no mesmo começo e no mesmo final... então pq fazer algo? pq adquirir sabedoria e conhecimento?

além do que já falaram aqui sobre o sofrimento vir pq então percebemos o quanto as coisas são ruins, tb penso que o sofrimento vem do fato de percebemos que saber ou não, no fim, vai ser a mesma coisa...

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 24-04-2008 1:47 am Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
tralsl escreveu:
sei que o esquema do estudo não é esse, e nem sei se já começou, mas eu queria falar só de um verso, o 4:

Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

Hoje há muita preocupação, pelo menos teórica, sobre o meio ambiente, a mídia quando não esta(va) muito ocupada com a investigação do caso Isabela, sempre faz suas reportagens sensacionalista, mas segundo a bíblia o homem realmente poderia provocar ou evitar o "fim do mundo" pelos própios atos?

Não sei se compreendi bem sua pergunta, mas o que entendi desse versículo é o ciclo que vivemos, isto é, que somos tão pequenos, que passamos por aqui e, pouco tempo depois, outra geração aparece... Fora que não sei se na época Salomão tinha a mesma idéia de fim do mundo que temos hoje.

é, concordo. não acho que quando ele escreveu isso estava pensando no fim do mundo, mas que nós somos muita pouca coisa, comparados a tudo o que acontece, aos ciclos...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
bobbenitz
Novato
Novato

MensagemEnviada: 24-04-2008 2:40 am Responder com Citação

Algo me chamou a atenção (resolvi fazer esse estudo exatamente pra ver se entro em disciplina xD )

No v13-15.

Ele diz: "Apliquei meu coração..." "Atentei para todas as obras..."

Parece que pra ele tudo é vaidade certo!? Mas ele procurou antes fazer tudo, conhecer tudo. Quem sabe o problema não estava em "aplicar o coração"!?
Talvez nosso problema esteja exatamente nisso - Deixar nosso coração nas coisas que fazemos [até mesmo na igreja, Tocar, Pregar, etc...] e esquecer de que na verdade a razão do nosso coração está em Cristo! - Existe diferença entre estar Motivado, Determinado a cumprir o que Deus tem pra nós E colocar nosso coração Nisso.
Nós as vezes procuramos muito Ter,Fazer e esquecemos que o importante pra Deus é SER!
Porque o coração humano em si é traidor, ele nos deixa cegos. Nos resta ficar atentos e não deixar as cosias tomarem importância maior que Deus.

Me desculpem se ficou meio confuso mas, é que passam muitas ideias na minha cabeça e as vezes elas se confundem.

x]
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 24-04-2008 3:08 am Responder com Citação

não ficou confuso não, bob... na verdade é exatamente isso! não as coisas em si, não o conhecimento em si, mas onde aplicamos... e ele vai chegar a essa conclusão no fim do livro... rs. mas mto boa sua observação!

=)

bem vindo ao dot e bem vindo ao nosso estudo!

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 24-04-2008 3:09 am Responder com Citação

Vale destacar que quanto à visão sobre a autoria do livro, Martinho Lutero considerava o livro escrito como depois do Exílio por alguém desconhecido que usou Salomão como personagem central, isso devido a forma de escrita. Até agora não foi feito nenhum estudo 'grafológico' com trabalhos conclusivos sobre essa questão. Essa é a visão mais ortodoxa.

Segundo comentários da Bíblia de Jerusalém, o 'Pregador' era um judeu da Palestina. Escreve num hebraico tardio, repleto de aramaísmos e emprega dois termos em persa. Ou seja, supõe-se uma data posterior ao Exílio. O século III é, segundo o comentarista, a data mais provável.

Há tempos atrás sempre me perguntei pq afinal de contas gostam de falar tanto desse contexto histórico em que o livro foi escrito. Creio ser importante para entendermos o contexto e as possíveis influências dos questionamentos que o 'Pregador' tanto usa. No século III a Palestina estava sob domínio dos Ptolomeus e os questionamentos do livro de Eclesiastes são encontrados em vários livros paralelos, destaco aqui: a Epopéia de Gilgamesh.

Lembrando que, devido ao domínio estrangeiro, o pessimismo era constante, já que ainda não haviam chegado os Macabeus, com a idéia de restauração de Israel (Macabeus é muito bom, recomendo, infelizmente só tive acesso aos dois existentes na Bíblia Católica, se alguém me arrumar os outros dois fico agradecido rs).

É importante destacar que apesar dos mesmos questionamentos pessimistas existentes em livros contemporâneos a Eclesiastes, o bíblico dá uma visão considerada coesa e coerente com o que se observa no restante do texto sagrado.

De forma geral, gosto muito desse livro, ele considera o humano como o humano dependente de Deus e que questiona e chega a conclusões não tão ortodoxas e otimistas sobre a vida. É o homem questionando as causas da temporalidade, do sofrimento. É como Jó, só que aqui ele não se atém ao que pode ter causado a causa, se contenta com a realização do que a vida pode trazer.

Depois analiso os versículos rs
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 25-04-2008 4:01 am Responder com Citação

hum, mas aí salomão não seria usado como personagem central, mas como se fosse ele próprio, né?

legal isso do contexto. às vezes a gente nem pára pra pensar nisso, mas o contexto sempre faz a diferença. embora, por outro lado, no caso de Eclesiastes, o conteúdo é o que mais importa mesmo.

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 25-04-2008 8:00 am Responder com Citação

Sarah escreveu:
hum, mas aí salomão não seria usado como personagem central, mas como se fosse ele próprio, né?

legal isso do contexto. às vezes a gente nem pára pra pensar nisso, mas o contexto sempre faz a diferença. embora, por outro lado, no caso de Eclesiastes, o conteúdo é o que mais importa mesmo.

Sim o conteúdo é bem importante.

No entanto, já discuti com algumas pessoas que questionam a veracidade da Bíblia que se utilizam de argumentos como esses... Gilgamesh é muito conhecido e tem em alguns pontos temáticas bem parecidades com as de Eclesiastes...

Se datarmos o livro como sendo do século III, Salomão seria somente uma personagem não o autor do livro...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 25-04-2008 9:00 am Responder com Citação

mas na verdade o q importa na biblia é a inspiração divina, e n qm escreveu os livros, n é? Rolling Eyes

RaphaelGarcia
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 25-04-2008 9:35 am Responder com Citação

deliriousgirl escreveu:
mas na verdade o q importa na biblia é a inspiração divina, e n qm escreveu os livros, n é? Rolling Eyes

Sim, com certeza.

É interessante também como as músicas que são feitas baseadas em algumas passagens de eclesiastes ficam tão profundas. Eu estou aprendendo a gostar muito deste livro, desde quando a gente começou estudar lá igreja. Sempre dá aquela sensação de NOSSA, SERÁ QUE ESSA CORRERIA LOUCA QUE EU TO VIVENDO, ABRINDO MÃO DE MUITAS COISAS BOAS DA VIDA, COMO FAMÍLIA, AMIGOS, DIVERSÃO, VAI SERVIR DE ALGUMA COISA NO FUTURO??
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 25-04-2008 9:45 am Responder com Citação

RaphaelGarcia escreveu:
deliriousgirl escreveu:

Sim, com certeza.

É interessante também como as músicas que são feitas baseadas em algumas passagens de eclesiastes ficam tão profundas. Eu estou aprendendo a gostar muito deste livro, desde quando a gente começou estudar lá igreja. Sempre dá aquela sensação de NOSSA, SERÁ QUE ESSA CORRERIA LOUCA QUE EU TO VIVENDO, ABRINDO MÃO DE MUITAS COISAS BOAS DA VIDA, COMO FAMÍLIA, AMIGOS, DIVERSÃO, VAI SERVIR DE ALGUMA COISA NO FUTURO??

pois é.. eu espero q sirva! senao vou ficar mto brava! rs

mas n quero falar mto sobre isso pq ainda tem mais capitulos!!! =)

rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 25-04-2008 11:25 am Responder com Citação

Ecc 1:1 Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
Ecc 1:2 Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.

É interessante destacar o que significa vaidade tanto no contexto quanto no significado original da palavra, o original coloca essa palavra como sendo algo transitório ou não-satisfatório, se assim considerarmos entenderemos o que na realidade o pregador quer dizer. Tudo que passamos nessa vida, mesmo o acúmulo de bens, mesmo as expectativas ou coisas afins são coisas transitórias, terão fim. É importante destacar esse fator pois por vezes esse tipo de conceito é deixado de lado para atender conceitos humanos.
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 25-04-2008 11:39 am Responder com Citação

Na NVI é usado "inutilidade" no lugar de "vaidade":

"Que grande inutilidade!", diz o mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!" 1:2

Acho que inutilidade cabe melhor.

Eita canseira...
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 25-04-2008 12:00 pm Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
Na NVI é usado "inutilidade" no lugar de "vaidade":

"Que grande inutilidade!", diz o mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!" 1:2

Acho que inutilidade cabe melhor.

Depende do que é considerado útil...
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 25-04-2008 12:05 pm Responder com Citação

Sim, é verdade, depende. Mas, pelo que você disse mesmo, das coisas que tem fim. Coisas que tem até utilidade no momento, mas se olhar pro todo não tinham valor.. rs. Meio confuso Rolling Eyes

Eita canseira...
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 25-04-2008 12:12 pm Responder com Citação

Lilindinha escreveu:
Sim, é verdade, depende. Mas, pelo que você disse mesmo, das coisas que tem fim. Coisas que tem até utilidade no momento, mas se olhar pro todo não tinham valor.. rs. Meio confuso Rolling Eyes

Por isso que vejo o conceito de transitório mais aplicável...
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 25-04-2008 12:43 pm Responder com Citação

Sim, e eu não estava discordando, só falando que prefiro a outra palavra.

Eita canseira...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Página 2 de 8

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.