Escândalo

Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 10-06-2008 1:05 pm Responder com Citação

Pode-se perceber que o argumento de muitos para que algumas pessoas não pratiquem alguns atos está pautada no que costumam chamar de escândalo.

Como vocês vêem isso? O que é escândalo afinal?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 10-06-2008 7:49 pm Responder com Citação

escândalo é o q eu faço qdo fico mto brava.. he he

rap, n sei se entendi direito seu ponto....

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
CharmosinhaDuRio
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 10-06-2008 8:08 pm Responder com Citação

creio q o conceito de escandalo para esses que vetam certas atitudes seria a de "escandalo é tudo que foge do normal, do cotidiano"...

so high
OoOoOoOoOoO oOoOoOoOoOoO
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 11-06-2008 12:29 am Responder com Citação

rap escreveu:
Pode-se perceber que o argumento de muitos para que algumas pessoas não pratiquem alguns atos está pautada no que costumam chamar de escândalo.

Como vocês vêem isso? O que é escândalo afinal?

é aquela história de "não escandalizar o irmão?"

bem, se for isso, eu acho um argumento falho. até pq o que é causar escândalo? é, foi o que você perguntou, rs... mas, assim, o que eu considero escandaloso, você pode não considerar... e aí, como ficamos? acho que ñ passa de uma desculpa pra proibir, isso sim.

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 11-06-2008 1:36 am Responder com Citação

Sim, é nesse sentido mesmo... de escandalizar os irmãos...

Levando em consideração o conceito da Charmosinha, podemos ver Cristo como escândalo, até pq ele assim foi considerado. No entanto o que podemos observar atualmente é uma certa tentativa de barrar tudo com base nesse argumento falho...

Por isso estava pedindo a definição de escândalo segundo as respectivas opiniões...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 11-06-2008 9:05 am Responder com Citação

aaaahhhh agora entendi...

ontem qdo eu abri o tópico "mudar pra quê?", logo depois q eu escrevi "escandalo" fiquei pensando se era sobre isso q você tava falando heheh acho q agora os topicos vao ficar parecidos =/

http://kesscarol.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
migacris
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 11-06-2008 10:21 am Responder com Citação

acho que é importante a gente trazer as passagens da Bíblia sobre o escândalo para discutirmos:

sobre Jesus ser um: I Cor.1.23: Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

palavras de Jesus em Mateus 18:
6 Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
9 E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

IICor. 6.3 (o resto é interessante, mas não vou colocar para não ficar grande Smile: Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;

Fil. 1. 9-10: E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
10 Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;

Não sei se existem outras passagens, mas o interessante é que por diversas vezes somos advertidos na Bíblia para não sermos motivo de escândalo.

Definição do dicionário Houaiss:

1 fato ou acontecimento que contraria e ofende sentimentos, crenças ou convenções morais, sociais ou religiosas estabelecidas
Ex.: sua nudez em pleno saguão foi um e.
2 indignação, perplexidade ou sentimento de revolta provocados por ato que viola convenções morais e regras de decoro
Ex.: seu comportamento provocou um e. na platéia
3 aquilo que pode levar a erro, a mau procedimento ou a pecado
4 ato que envolve desordem, tumulto, quebra de uma ordem estabelecida
Ex.: como não conseguiu ingresso, fez um e. na porta do teatro
5 fato revoltante, inaceitável pela consciência civilizada
Ex.: a tragédia dos pobres é o grande e. de nosso tempo

Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 11-06-2008 11:20 am Responder com Citação

A respeito de escândalos na Igreja, eu acho importante verificar na Bíblia o contexto em que esta palavra aparece. Logo no começo do capítulo 17 de Lucas, Jesus diz: "É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos" (vv. 1-2 – Almeida Atualizada). A palavra traduzida literalmente por "escândalo" é σκάνδαλον - skandalon - que significava originalmente uma armadilha, ou uma pedra de tropeço, tanto que outras versões traduzem esta palavra por "fazer tropeçar". De fato, é uma tremenda responsabilidade seguir a Jesus, mas chama a atenção o fato de que Jesus diz que é inevitável que escândalos aconteçam. Afinal, a igreja é composta de seres humanos, e seres humanos são falhos por natureza. No contexto em que esta expressão é relatada por Mateus (18:6), os "pequeninos" são as crianças com as quais Jesus acabara de conversar e as abençoara (18:1-5). Assim, escandalizar pode tanto se referir literalmente a crianças, como nos tristes casos de pedofilia na Igreja, mas não só isto (como se já não fosse suficientemente grave), mas qualquer outra armadilha que desvie as crianças do caminho de Deus. Num sentido espiritual, "crianças" pode querer dizer os "filhos de Deus" em geral, aqueles que recebem o Seu reino como crianças, com singeleza de coração, novos na fé, os pequeninos que devem ser protegidos da esperteza dos mais velhos.

O próprio Jesus era a rocha de escândalo para os judeus, predita por Isaías (8:14), profecia confirmada por Paulo (Romanos 9:33) e Pedro (1 Pedro 2:6-8 ). Temos, portanto, quanto aos escândalos, uma via de mão dupla em relação a Jesus. Em Mateus 11:2-6, João manda seus discípulos consultarem Jesus, pois, muito provavelmente, os discípulos de João, mais preocupados com seus jejuns e penitências, estavam se comparando aos discípulos de Jesus, que raramente jejuavam e, pelo contrário, sempre participavam de festas e banquetes. Deve ser por isso que Jesus acrescenta algo que, à primeira vista, não tem nada a ver com o que estava sendo conversado: "E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim" (Mateus 11:6).

Assim, eu acho que deve ser entendido por escândalo na igreja tudo aquilo que realmente faça uma criança ou um irmão mais fraco na fé tropeçar, mas sem melindres, pois tem muita gente que se escandaliza com qualquer coisa, apenas porque acha bonito se escandalizar. No fundo, têm alguma carência não preenchida que os obrigam a buscar ser sempre o centro das atenções, em detrimento do outro. Quando estudamos Romanos 14, eu já escrevi algumas coisas sobre a convivência cristã (clique aqui para ler).

Enfim, "escândalo" não é sinônimo de "preconceito", embora tenha muita gente que adore confundir propositalmente as duas coisas.

http://ocontornodasombra.blogspot.com/
http://www.e-cristianismo.com/forum/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
andynho
Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 11-06-2008 12:09 pm Responder com Citação

estou escandalizado !

http://andynhows.blogspot.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 11-06-2008 12:19 pm Responder com Citação

É interessante a observação bíblica do fato, sem sombra de dúvida...

Vale ressaltar que esses significados de escândalo e trazendo para um conceito de proposições penso da seguinte maneira:

Fazer tropeçar o irmão "mais novo" é escandalizar

Trazer perplexidade não necessariamente é ruim, afinal somos escandalosos no sentido literal da palavra para alguns "do mundo". Tomemos como exemplo todos os revolucionários.

O que é trazer revolta (outra definição de escândalo) dentro do cristianismo? Não seria deixar de praticar o amor? Afinal todas as outras coisas derivam de tal preceito máximo...

Deixar de praticar o amor é pleno sinônimo de falta de compreensão. Portanto, alguns argumentos do tipo: "Não se pode beber pq vai escandalizar", "não pode fumar pq também fará isso" e outras coisas do tipo não passam de falta de amor, de falta de compreensão, afinal quem ama e compreende pode muito bem explicar para o " mais novo " o que realmente ocorre, o que é a liberdade no cristianismo...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 12-06-2008 1:57 am Responder com Citação

até pq dizer pra uma pessoa "criança na fé": não pode fumar, pq é pecado. se essa pessoa é fumante, tomaria isso como um escândalo. quero dizer, o normal seria pensar no pq de tantas condenações como esta, por exemplo, vindo de uma pessoa que, teoricamente, deveria pregar o amor, a salvação e não a condenação.

deu pra entender? rs Wink

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
migacris
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 12-06-2008 11:58 am Responder com Citação

Sarah escreveu:
até pq dizer pra uma pessoa "criança na fé": não pode fumar, pq é pecado. se essa pessoa é fumante, tomaria isso como um escândalo. quero dizer, o normal seria pensar no pq de tantas condenações como esta, por exemplo, vindo de uma pessoa que, teoricamente, deveria pregar o amor, a salvação e não a condenação.

deu pra entender? rs Wink

usando seu exemplo, na prática acontece ao contrário, a maioria das pessoas que conheci na conversão, e foram várias, muitas msm, qdo se converteram, já falaram logo que queriam deixar de fumar, beber cerveja, usar certas coisas. Algumas pedem ajuda, outras perguntam, a resposta clássica na minha igreja é "entregue isso a Deus, Ele falará ao seu coração", bom e a pessoa acaba por parar. Os maiores questionamentos sobre fumar, beber cerveja, tatuagens e outros vêm de quem "nasceu" no evangelho ou se converteu muito novinho.

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 12-06-2008 1:08 pm Responder com Citação

Mas isso só ocorre pelo fato de já haver uma idéia pré-formada de que para ser cristão tem de se seguir essa cartilha...
elitejp
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 16-06-2008 5:21 pm Responder com Citação

Está Escrito:

"Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mat 18v7)

"E DISSE aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" (Luc 17v1)

Tudo aquilo que é de cunho pessoal e compromete ou impede o crescimento da Igreja como um todo, é escândalo? Ou será que a Igreja não cresce porque é fraca em si mesma e se escandaliza com tudo?
Pra mim existem os dois lados da moeda.

"Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido". (Rom 9v33)

Jesus é esta "rocha de escândalo". Essa palavra "rocha", faz a diferença. Rocha é aquilo que resiste. Um escândalo, não resiste, mas denuncia e destrói a pessoa por quem ele veio. Já o escândalo da rocha, resiste a tudo e prova que é crendo nEle que não somos confundidos. Assim sou levado a crer que cada um deve e tem o direito de julgar livremente consigo mesmo o que é ou não escândalo, desde que esteja fundamentado e justificado pela Rocha que é Jesus. Se agimos de acordo com Ele, não seremos confundidos, mas prevaleceremos, pois Ele pelejará a luta por nós. Eu sou um escândalo e cresço alicerçado na Rocha de Escândalo que é Jesus. Enquanto outros que se julgam "santos", pouco crescem.
A grosso modo, as Igrejas mais ligadas a regras, doutrinas, e que vêem em tudo escândalo são também as que menos crescem. É preciso tomar cuidado com isso, e permanecer na Rocha para não ser confundido.

Logos
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 22-06-2008 10:53 pm Responder com Citação

Nesse caso eu vejo o escândalo como atitudes que trarão conflitos entre os irmãos ou que podem influenciar de forma negativa a fé de alguns.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
Laila_Flower
Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 28-06-2008 1:27 am Responder com Citação

rap escreveu:
Mas isso só ocorre pelo fato de já haver uma idéia pré-formada de que para ser cristão tem de se seguir essa cartilha...

Eis ai o problema.

Por exemplo, tatuagem.

Eu tenho a minha tatuagem e sei que isto "escandaliza" muitos irmãosinhos. Não saio mostrando a minha tatoo se eu sei que o irmãosinho vai estar lá.

Mas, isso não exclui a possibilidade de eu conversar com o irmãosinho e tentar exolicar para ele.

O problema, como disse o rap, é que o pessoal já espera do crente um tipo de conduta, quando NA VERDADE (literalmente) ele pode fazer tudo, mas nem tudo lhe convém.

As pessoas devem lembrar que esta liberdade existe e é possível de ser exercida, mas com o cuidado de não fazer o irmão pecar - por amor.

Entretanto, dar a instrução ao irmão tb é sinal de amor, pois ensina a este a usufruir da liberdade que Cristo conquistou!

bjos

Rumo à Narnia
Orando!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Anberlin
Assíduo
Assíduo

Localização: Madureira, Bangu, Senador Camará, Campo Grande, Angra dos Reis (Rio de Janeiro)... Everywhere!

MensagemEnviada: 28-06-2008 10:45 am Responder com Citação

elitejp escreveu:
Está Escrito:

"Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mat 18v7)

"E DISSE aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" (Luc 17v1)

Tudo aquilo que é de cunho pessoal e compromete ou impede o crescimento da Igreja como um todo, é escândalo? Ou será que a Igreja não cresce porque é fraca em si mesma e se escandaliza com tudo?
Pra mim existem os dois lados da moeda.

"Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido". (Rom 9v33)

Jesus é esta "rocha de escândalo". Essa palavra "rocha", faz a diferença. Rocha é aquilo que resiste. Um escândalo, não resiste, mas denuncia e destrói a pessoa por quem ele veio. Já o escândalo da rocha, resiste a tudo e prova que é crendo nEle que não somos confundidos. Assim sou levado a crer que cada um deve e tem o direito de julgar livremente consigo mesmo o que é ou não escândalo, desde que esteja fundamentado e justificado pela Rocha que é Jesus. Se agimos de acordo com Ele, não seremos confundidos, mas prevaleceremos, pois Ele pelejará a luta por nós. Eu sou um escândalo e cresço alicerçado na Rocha de Escândalo que é Jesus. Enquanto outros que se julgam "santos", pouco crescem.
A grosso modo, as Igrejas mais ligadas a regras, doutrinas, e que vêem em tudo escândalo são também as que menos crescem. É preciso tomar cuidado com isso, e permanecer na Rocha para não ser confundido.
Assinado: Eu também!
(Y) Very Happy

leone
WEBMASTER
WEBMASTER

MensagemEnviada: 28-06-2008 1:45 pm Responder com Citação

Pelo dicionário:

es.cân.da.lo
s. m. 1. Ato ou palavra que induz ao erro ou ao pecado. 2. Provocação ao mal pelo mau exemplo.

Pra mim escândalo é uma palavra que os líderes usam para conseguir manter as rédeas das suas ovelhinhas. Caso você descumpra qualquer coisa que eles estabeleçam estará cometendo um escândalo, e isso não é bom, pq no inferno tem fogo e enxofre e blá blá blá.

Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 28-06-2008 1:59 pm Responder com Citação

leone escreveu:
pq no inferno tem fogo e enxofre e blá blá blá.

Fogo, enxofre e blá blá blá!? O inferno é pior do que eu pensei.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 28-06-2008 5:43 pm Responder com Citação

Pô mas fogo e bla, bla, bla em quase toda igreja existe quer dizer que pra se tornar o inferno só falta o enxofre? hehehe
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.