Registrado: Jan 10, 2009 Mensagens: 1019 Localização: Itajaí, SC
Enviada: 18-11-2009 3:16 pm
Essa idéia já está na minha cabeça à algum tempo, e hoje eu resolvi criar esse tópico. É uma grande viagem minha, mas talvez vocês também curtam entrar nessa brincadeira de realidade alternativa.
Vamos supor que daqui a 50 anos a grande maioria dos brasileiros sejam cristãos evangélicos. E um pastor evangélico de grande popularidade concorre à eleição para a presidência da república.
Após ganhar a eleição por uma ampla margem de votos, e governar durante dois mandatos consecutivos com um alto índice de popularidade, ele convoca um plebiscito à população.
Nesse plebiscito a população escolherá entre dois regimes de governo: uma democracia nos moldes atuais, ou uma teocracia, onde as leis serão baseadas na interpretação evangélica da Bíblia e o governo será exercido pelo primeiro-ministro escolhido por um conselho de pastores evangélicos.
A população escolhe a teocracia, e o país muda o nome para República Cristã Evangélica do Brasil.
Desse ponto em diante, gostaria de saber as opiniões dos amigos dotianos.
Esse governo seria positivo ou negativo para o Brasil?
Registrado: Jan 04, 2005 Idade: 30 Mensagens: 4126 Localização: na minha própria mente
Enviada: 18-11-2009 3:35 pm
Acho que a pergunta de positivo ou negativo nem se enquadra devido a tantos problemas e questionamentos que temos observados nas igrejas atuais. Agora imaginando que fosse um líder nos moldes da Bíblia, aí poderíamos pensar em uma melhoria social, mas seríamos "retrógrados" em algumas questões como aborto, homossexualismo, divórcio.
E o palácio seria de ouro, e as ruas de cristal hehehe
_________________ Deus não manda estresse que chocolate e orações não resolvam
hum acho tão impossível um país como o Brasil ser regido de acordo com a bíblia... por isso acredito que seria negativo
_________________ É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.
Registrado: Jan 10, 2009 Mensagens: 1019 Localização: Itajaí, SC
Enviada: 18-11-2009 4:23 pm
gisella escreveu:
hum acho tão impossível um país como o Brasil ser regido de acordo com a bíblia... por isso acredito que seria negativo
Por quê?
Durante séculos o Brasil foi fortemente influenciado pela Igreja Católica. Porque não ocorreria o mesmo se a maioria da população fosse cristã evangélica?
Enviada: 18-11-2009 6:05 pm
SwItChFoOt.81 escreveu:
Essa idéia já está na minha cabeça à algum tempo, e hoje eu resolvi criar esse tópico. É uma grande viagem minha, mas talvez vocês também curtam entrar nessa brincadeira de realidade alternativa.
Vamos supor que daqui a 50 anos a grande maioria dos brasileiros sejam cristãos evangélicos. E um pastor evangélico de grande popularidade concorre à eleição para a presidência da república.
Após ganhar a eleição por uma ampla margem de votos, e governar durante dois mandatos consecutivos com um alto índice de popularidade, ele convoca um plebiscito à população.
Nesse plebiscito a população escolherá entre dois regimes de governo: uma democracia nos moldes atuais, ou uma teocracia, onde as leis serão baseadas na interpretação evangélica da Bíblia e o governo será exercido pelo primeiro-ministro escolhido por um conselho de pastores evangélicos.
A população escolhe a teocracia, e o país muda o nome para República Cristã Evangélica do Brasil.
Ótimo questionamento!
Eu já pensei muito nisso e acho que seria muito negativo. E seria negativo não pelo fato de ser constituido por cristãos evangélicos, mas por ser baseado em uma lei fixa e que não permite adaptações ao povo. Fatalmente esse tipo de governo não poderia durar muito.
O grande trunfo da Democracia é que a opinião da maioria prevalece sobre qualquer lei, norma ou dogma. Se a maioria quer, assim será. Em um governo onde a lei é determinada por conceitos pré-estabelecidos, não
há espaço para novas interpretações e essas, necessariamente, deverão ser punidas conforme a lei.
Nesse cenário o que seria da minoria de outras religiões?
E os ateus, que blasfemam negando a existência de Deus?
Seriam presos?
Ou seja, uma teocracia é, por definição, uma ditadura; Ditadura, nunca mais!
_________________ E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará! (João 8:32)
Tópico interessante.
Do jeito que o número de evangélicos tem crescido, e como muitos destes evangélicos são mais preocupados com as coisas da Terra do que com as coisas do Reino, é totalmente plausível que tenhamos um presidente Cristão evangélico.
Mas entre ter um presidente evangélico, e ter uma teocracia, há uma grande distância.
Teríamos que ter uma nova Constituição, e seria complicadíssimo chegar a um consenso entre as inúmeras correntes de pensamento dos evangélicos.
Com o baixo índice de educação formal do nosso povo, incluindo-se os evangélicos, da mesma forma que temos políticos populistas, teríamos pastores-políticos populistas (na verdade já temos), e isso me dá um medo tremendo do que poderia acontecer.
Concordo com o Bunyan que o único governo teocrático viável será sob o governo de Cristo. Uma teocracia na mão de homens, seria uma ditadura.
Registrado: Oct 27, 2009 Idade: 19 Mensagens: 142 Localização: Manaus/AM
Enviada: 19-11-2009 5:36 pm
mano, e se eu te disser que eu também penso nisso?
eu acho que seria bem dificil, até porque o mundo todo é capitalista, mas nao seria o impossivel porque a palavra do Senhor diz: COM O SENHOR TEU DEUS, NAO HÁ IMPOSSÍVEIS! mas, eu acho que seria dificil, mas se funcionasse ia ser realmente uma benção pra todos os cristãos... eu creio que o nosso mundo ainda vai se protrar diante do Senhor, porque a Palavra diz em Apocalipse
" E todo joelho se dobrará, e toda boca confessará que Ele - e somente Ele - é o Senhor "
_________________ O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o Seu louvor permanece para sempre. ♥ Sl 111.10
Enviada: 19-11-2009 5:48 pm
Bunyan escreveu:
Acho que o único governo teocrático que funciona é aquele que se dará no Milênio: Com Cristo reinando.
Acho que é mais fácil o Comunismo dá certo. E isto porque não acredito no Comunismo.
verdade mano. nem eu acredito no comunismo.
_________________ O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o Seu louvor permanece para sempre. ♥ Sl 111.10
Enviada: 19-11-2009 6:46 pm
vai ser tudo tão perfeito quando Jesus voltar *-*
Por quê?
Durante séculos o Brasil foi fortemente influenciado pela Igreja Católica. Porque não ocorreria o mesmo se a maioria da população fosse cristã evangélica?
desculp só te responder agora, vou tentar ser clara para que entendas o que penso... é apenas minha opinião...
o catolicismo e por qual motivo não dizer o cristianismo? chegou no Brasil junto com as caravanas de Cabral e lançou profundas raízes na sociedade a partir do período da colonização e teve um papel influenciador sim no que diz respeito ao aspecto social, político e cultural dos brasileiros. Porém uma coisa é clara, a ICAR não se divide em denominações como as igrejas evangélicas, eles tem suas doutrinas e assim eles iam vivendo e regendo o país, ja pensou se um presidente evangélico tentar reger de acordo com a bíblia? E se a interpretação dele for diferenciada de outras doutrinas e quanto ao senado??? com seus diferentes políticos de diferentes igrejas , cada um com suas tradições e mitos, em meu ver a igreja Romana não ficou como religião predominante por usufluir da bíblia, mas quem a manteve foi a própria coroa Portuguesa, desta forma ela exercia um papel colonizador ensinado uma nova língua, técnicas de cultivo e plantio para escravos, índios e sistematizando o ensino para filhos de Colonos através dos Jesuítas , esses por sua vez faziam as imposições de uma nova religião...
Todos sabemos os malefícios que esta prática trouxe para a nação...
ao observar os escândalos aí expostos na mídia por denominações evangélicas, não acredito que uma teocracia seria positiva para regência de um país, o projeto em si é bom, porém os seus execultores, realmente é uma grande icógnita...
_________________ É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.
Nas atuais condições do Brasil hoje, um presidente que foi Cristão de fato enferentaria mtos problemas, pelo fato da camara dos deputados e o senado ser um salada de "Frutas", teria que ter no mínimo 60% de representantes que fosse cristãos verdadeiros também.
_________________ O Senhor é meu programador e solução nenhuma me faltará!!
Se, de fato, essa teocracia fosse baseada em preceitos verdadeiramente bíblicos e não em interpretações (extremente) pessoais das Escrituras; se conseguíssemos acabar com os preconceitos doutrinários e dogmáticos; se conseguíssemos entender as verdadeiras tradições cristãs; se a ciência finalmente entrasse em acordo com a Bíblia; não vejo porque daria errado...
_________________ "Como una pintura/ nos iremos borrando.
Como flor/ hemos de secarnos /sobre la tierra.
Cual ropaje de plumas/ del quetzal, del zacuan,/ del azulejo, iremos pereciendo.
Iremos a su casa.
**Nezahualcóyotl
Um governo feito por homens.... ia ser igual ao que sempre foi.
A descrição que você fez, já aconteceu, no Império Romano!
O que vai acontecer é que por política muitos se converterão, sem nunca terem acreditado em Cristo, e transformarão o que você chama de governo de Deus no mesmo governo de hoje.
O que acontecerá no governo de Cristo é que todos os cargos serão destituídos e dados a quem realmente merece. Aquele que serve será o primeiro, o pobre será privilegiado, etc... Esse reino pode acontecer mesmo se ser teocrático, alias, foi isso que Cristo nos mandou fazer durante os 3 anos de ministério deles, mas se não fizemos em 200 anos, acho que num vai acontecer tão cedo....
Uma forma de governo onde as leis seriam baseadas na interpretação evangélica da bíblia teria tudo pra ser um desastre.Um governo assim não seria uma teocracia de verdade.Nós hoje já podemos ver os equívocos de interpretação, cosmovisão e comportamento no meio evangélico.Imagina se Brasil virasse uma teocracia evangélica..
Como é um exercício de imaginação, vâmo lá. Se a igreja evangélica brasileira continuar nesse rumo, com doutrinas cada vez mais estranhas à Palavra, muito misticismo e picaretagem (e tudo indica q sim), o nosso governo teocrático seria uma versão do governo iraniano, e com um Aiatolá evangélico, com direito à perseguição aos contrários ao sistema.
Vou falar como um cristão desacreditado. Já leu ou viu o filme A Revolução do Bichos... se não me engano é do George orwell ( mas não tenho certeza). Ao meu ver daria no mesmo... falo assim pois estou sem fé nos homens... Nós homens somos capazes de perverter qualquer coisa e assim não há lei que impediria.
Posso falar que no início tudo seria bom, mas depois... Como foi dito antes... Reinado que preste na terra será o de 1000 anos e mesmo assim o será solto e pervertéra alguns ainda. Já parou para pensar nessa passagem do Apocalipse... Tipo, 1000 anos vivendo sob o domínio do Senhor dos senhores, do Reis do reis Jesus o Deus pleno e ainda teria neguim que se perverteria e cairia no engano de satánas
Assim creio eu... que um mundo assim não seria positivo... Seria mais um Irã, Paquistão ou Vaticano kkkkkk.
Não é pela religião e sim pelo homem...
_________________ A fama é um vapor; a popularidade um acidente; as riquezas fenecem; somente uma coisa perdura – o caráter”. (E. C. Mckenzie)
Jesus freak .
Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36
Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36
Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36