Dúvidas e questões sobre JUDAÍSMO

Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
andre.juliano
Novato
Novato

MensagemEnviada: 30-04-2011 2:54 pm Responder com Citação

peterleal escreveu:

E então essas pessoas vão traduzir essa canção para outra língua, e aí os tradutores vão discutir se a tradução foi ou não bem feita, e os destinatários da canção nunca vão ter nem idéia do que a canção queria realmente dizer, porque ela foi criada, e ao que ela fazia originalmente referência! E vão ficar contentes porque entre os tradutores (que já não conheciam a razão da canção ter sido criada!) não vão discutir entre si, o que significa que ali está "uma tradução perfeita" (como o forista Ernesto quis alegremente comemorar). Está conseguindo entender o "ponto" da questão?

Entendi sim. Muito obrigado pela explanação.

peterleal escreveu:

Nas revistas de informática dedicadas a programadores (eu lina a Microsistemas, na época) muitos programas vinham escritos em linguagem de máquina, para serem digitados.

Eu lia Microsistemas na época também! Smile
Hoje sou analista de sistemas, então entendi perfeitamente a analogia.
Só um detalhe, estas palavras que formam a "soma sintática", elas ficam à margem do texto e devem ser ignoradas para efeitos de interpretação ou elas se juntam ao texto e ele deve ser interpretado levando-se em conta a presença delas? Na analogia com a soma sintática usada nos computadores estas somas servem apenas para verificação, não sendo dado útil para outros fins.

Uma pergunta sobre o messias judáico: O que os judeus esperam exatamente dele? Ele será alguém que mudará o mundo como um todo, mudará todos os povos? Ele será algo como um líder religoso mundial? A permanência dele na terra será por tempo determinado? Ele restaurará a terra ao paraíso?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bunyan
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 02-05-2011 12:22 pm Responder com Citação

andre.juliano escreveu:
peterleal escreveu:

E então essas pessoas vão traduzir essa canção para outra língua, e aí os tradutores vão discutir se a tradução foi ou não bem feita, e os destinatários da canção nunca vão ter nem idéia do que a canção queria realmente dizer, porque ela foi criada, e ao que ela fazia originalmente referência! E vão ficar contentes porque entre os tradutores (que já não conheciam a razão da canção ter sido criada!) não vão discutir entre si, o que significa que ali está "uma tradução perfeita" (como o forista Ernesto quis alegremente comemorar). Está conseguindo entender o "ponto" da questão?

Entendi sim. Muito obrigado pela explanação.

peterleal escreveu:

Nas revistas de informática dedicadas a programadores (eu lina a Microsistemas, na época) muitos programas vinham escritos em linguagem de máquina, para serem digitados.

Eu lia Microsistemas na época também! Smile
Hoje sou analista de sistemas, então entendi perfeitamente a analogia.
Só um detalhe, estas palavras que formam a "soma sintática", elas ficam à margem do texto e devem ser ignoradas para efeitos de interpretação ou elas se juntam ao texto e ele deve ser interpretado levando-se em conta a presença delas? Na analogia com a soma sintática usada nos computadores estas somas servem apenas para verificação, não sendo dado útil para outros fins.

Uma pergunta sobre o messias judáico: O que os judeus esperam exatamente dele? Ele será alguém que mudará o mundo como um todo, mudará todos os povos? Ele será algo como um líder religoso mundial? A permanência dele na terra será por tempo determinado? Ele restaurará a terra ao paraíso?

Um grande equívoco é achar que apenas um judeu é capaz de entender sua cultura e seus escritos.

Obviamente que para entender os escritos é realmente necessário conhecer a cultura.

Acredito piamente nas versões da Bíblia Sagrada na língua portuguesa. Foram feitas por linguistas, pessoas capacitadas e conhecedoras do assunto.

Há linhas de interpretações terríveis de aguns judeus das Escrituras Sagradas. Basta ver as dos Midrashitas por exemplo...
andre.juliano
Novato
Novato

MensagemEnviada: 02-05-2011 7:02 pm Responder com Citação

Bunyan escreveu:

Há linhas de interpretações terríveis de aguns judeus das Escrituras Sagradas. Basta ver as dos Midrashitas por exemplo...

Bunyan,

Poderia dar exemplos e/ou citar alguma fonte (de preferência na Internet, se existir alguma confiável)?

Outra coisa, "interpretações terríveis" você quer dizer ruins, fracas?
Bunyan
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 02-05-2011 9:07 pm Responder com Citação

Prá quem quer conhecer um pouco do Talmude:

http://www.vho.org/aaargh/fran/livres6/OTalm.pdf
peterleal
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 02-05-2011 11:36 pm Responder com Citação

Bunyan

Confesso ter ficado um tanto surpreso com algo assim vindo de você. Entrou num site REVISIONISTA (que nega o Holocausto) e que entre outros links diz declaradamente buscar pregar o ÓDIO CONTRA OS JUDEUS e linka para sites neonazistas.

A única coisa que não me deixou surpreso foi o "famoso texto" criado por um grupo de neonazistas (sim, ele é bem velho, bem conhecido entre nós - como todo judeu que já viu a panfletagem neonazista). Pra começo de conversa, a maioria ABSOLUTA daqueles 'tratados' não existem no Talmud (nomes inventados pra quem nunca viu um Talmud nem conhece suas divisões). Em segundo lugar, NADA daquilo está escrito no Talmud. São tão simplesmente invenções das mais maldosas criadas justamente por discípulos de Hitler.

Existe uma música de um "grupo" chamado UDR, com letras do pior mau gosto DO MUNDO. Uma delas é baseada em "escritos" de um maluco que disse ter tido acesso a partes secretas do "Novo Testamento". O trecho diz "e um capítulo secreto do Novo Testamento onde Jesus comia m* e dava a b* prum jumento". Bem, a música é fácil de encontar, e o grupo que REALMENTE faz as alegações são da OTO Tiphoniana, coisa fácil de encontrar na Internet.

Obviamente isso é coisa de MUITO mal gosto, de pessoas que odeiam Jesus e por isso querem inclusive colocar numa situação absurda os cristãos. Eu ODEIO essas pessoas, porque acho isso um grande desrespeito com os cristãos. Esse link que você postou aqui na comunidade é algo AINDA PIOR do que aquilo, moralmente falando - porque além de uma mentira é dito como algo muito sério visando de algum modo que isso implique no extermínio ou no mínimo o sofrimento de todas as formas de um povo que NÃO sucumbirá nem a essas mentiras, nem a qualquer ataque de "homem" algum neste mundo.

Em seu livro "Minha Luta" Adolf Hitler de algum modo reconheceu isso:

"Nenhum outro povo do mundo possui um instinto de conservação mais poderoso do que o chamado "Povo Eleito". Já o simples fato da existência desta raça poderia servir de prova cabal para essa verdade. Que povo, nos últimos dois milênios, sofreu menos alterações na sua disposição intrínseca, no seu caráter, etc., do que o povo judeu? Que povo, enfim, sofreu maiores transtornos do que este, saindo, porém, sempre o mesmo, no meio das mais violentas catástrofes da humanidade? Que vontade de viver, de uma resistência infinita para a conservação da espécie, fala através desses fatos!" (capítulo "Povo e Raça").

Em suas cartas na prisão Hitler confessou que acreditava que se conseguisse EXTINGUIR O POVO JUDEU conseguiria provar que a Bíblia estava errada, porque em suas análises concluiu que historicamente seria impossível um povo sofrer o que o povo judeu já passou e ainda existir, e mais ainda - sem praticamente modificar suas crenças nem "ceder ao mundo", e PROSPERAR apesar de tudo isso! Ele deixou claro que caso conseguisse fazer o que nenhum outro império conseguiu estaria fazendo algo como "DERROTAR DEUS" (no sentido de Nietzsche quando disse que havia "matado Deus), e com isso levar para a "cova" também o cristianismo.

Só uma dica, Bunyan: você está se utilizando de um texto absurdo e mentiroso, criado por neonazistas. NADA disso existe no Talmud. Em sua intenção você está se tornando AMALEK. Agora permita-me ser muito sincero: PRA MIM, como judeu isso não significa absolutamente NADA. Nós enfrentamos amalek (o inimigo influenciado por sheitan, o qual D'us disse que teríamos que enfrentar) a cada geração, como D'us disse que seria. Portanto pra nós "nada de novo no front".

Só peço que seja pelo menos como eles: assuma.
Ou você odeia e prega o ódio contra o povo judeu, ou você está do lado do povo judeu (como cristão mesmo - isso não tem nada haver). Caso desejar de QUALQUER MODO QUE SEJA nos prejudicar, assuma isso perante o ESPELHO e perante D'us. Se quiser "ficar neutro" por mim significa também que está contra nós (as razões disso são bíblicas também, mas aqui não vou entrar em detalhes). Ou é quente ou frio, ou ajunta ou espalha; não há meio termo aqui.

E não veja isso como qualquer tipo de ameaça, não MESMO.
Ao contrário, eu mesmo acho muito melhor um amalek assumido do que um amalek que não assume nem pra ele mesmo, diz coisas "ah eu gosto muito do povo judeu MAS... (e solta algo que de algum modo venha a causar qualquer tipo de transtorno, ódio, etc. contra os judeus)" disfarçando na língua bifurcada como de uma serpente aquilo que seu coração está cheio.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
CavaleiroVermelho
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 03-05-2011 9:44 pm Responder com Citação

Muito perigoso esse tema .... o holocausto foi sem dúvida a maior expressão da ignorância humana, e tudo o que se escreve , se publica, se registra acerca do tema deve ser tratado com extremo cuidado. Mesmo que tenhamos posicionamentos doutrinários diversos daqueles criados pela religiosidade, temos que vislumbrar que Israel, é uma nação!, lá existem leis, serviços públicos, bancos, empresas, donas de casa , trabalhadores rurais, pobres e ricos, como em qualquer parte do globo!!! Querer resumir Israel ao judaísmo, é o mesmo que resumir a Itália à doutrina católica!!! É misturar Estado e religião, mistura explosiva diga-se de passagem, que beira ao fanatismo religioso, mormente visto nas doutrinas fundamentalistas islâmicas. Nada mais perigoso que uma arma "ungida" carregada, com o poder de Deus.... isso ocorreu nas cruzadas, no 11 de setembro....
Mas Israel, tem o direito de existir, como qq nação e de ter a crença naquilo que quiserem ter, e de se defender também contra todos os inimigos internos e externos, mas que fique registrado que quem nasce em Israel é Israelense e não judeu(expressão que define a religiosidade) assim como aquele que é judeu(religião) , que nasce no Brasil é Brasileiro... falo isso pq percebo uma confusão mental em algumas pessoas que não conseguem dissociar religião de qq outra coisa.....

121314
Novato
Novato

MensagemEnviada: 04-05-2011 8:15 am Responder com Citação

Peterleal,
Agradeço sua resposta à minha primeira pergunta colocada no início de fevereiro e respondida por si cerca de dois meses e meio depois. Não importa a demora, importa que respondeu.
Seu que minhas perguntas não são de cariz polêmica e provavelmente por isso tenha de insistir para poder lhe lembrar de ter a gentileza de me responder.
Por isso aqui vai o relembrar do que depois de sua resposta lhe pedi como esclarecimento que continuo de aguardar de sua parte quando tiver tempo.
Sobre Hillel mantenho minha dúvida, pois sua resposta vem acrescentar aquela que tinha, já que, a maioria dos historiadores colocam sua morte entre o ano 10 e 20 EC. O próprio Rabinado do Rio de Janeiro o coloca como Nasi até ao ano de 3768 do calendário Judaico. Por isso poder-me-ia dizer em que fonte se baseia para afirmar que morreu no final do século I AEC? E já agora pode-me dizer o ano?
Para se ser Rabino no século I, antes da destruição do segundo Templo, é claro que, como respondeu e bem, se devia ser um fariseu. Mas pergunto, não havia condições, para além de a de se ter pelo menos 30, como por exemplo, a de ser necessário um reconhecimento como Rabino por um outro Rabino com poderes de Samuk, sendo estes rabinos os únicos que podiam ter autoridade para realizar uma Semikhá?

Se sim existe preservado algum documento onde consta os nomes dos rabinos que nessa época tinham o poder de Samuk, e os que receberam o "grau"de Rabino (claro que estamos falando de um conceito de Rabino, ou Mestre, que nada tem ainda a ver com aquele que virá a se consolidar alguns tempos depois da destruição do segundo Templo).

Aguardo sua resposta que desde já agradeço.

Yossef
Bunyan
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 04-05-2011 10:31 am Responder com Citação

peterleal escreveu:
Bunyan

Confesso ter ficado um tanto surpreso com algo assim vindo de você. Entrou num site REVISIONISTA (que nega o Holocausto) e que entre outros links diz declaradamente buscar pregar o ÓDIO CONTRA OS JUDEUS e linka para sites neonazistas.

A única coisa que não me deixou surpreso foi o "famoso texto" criado por um grupo de neonazistas (sim, ele é bem velho, bem conhecido entre nós - como todo judeu que já viu a panfletagem neonazista). Pra começo de conversa, a maioria ABSOLUTA daqueles 'tratados' não existem no Talmud (nomes inventados pra quem nunca viu um Talmud nem conhece suas divisões). Em segundo lugar, NADA daquilo está escrito no Talmud. São tão simplesmente invenções das mais maldosas criadas justamente por discípulos de Hitler.

Existe uma música de um "grupo" chamado UDR, com letras do pior mau gosto DO MUNDO. Uma delas é baseada em "escritos" de um maluco que disse ter tido acesso a partes secretas do "Novo Testamento". O trecho diz "e um capítulo secreto do Novo Testamento onde Jesus comia m* e dava a b* prum jumento". Bem, a música é fácil de encontar, e o grupo que REALMENTE faz as alegações são da OTO Tiphoniana, coisa fácil de encontrar na Internet.

Obviamente isso é coisa de MUITO mal gosto, de pessoas que odeiam Jesus e por isso querem inclusive colocar numa situação absurda os cristãos. Eu ODEIO essas pessoas, porque acho isso um grande desrespeito com os cristãos. Esse link que você postou aqui na comunidade é algo AINDA PIOR do que aquilo, moralmente falando - porque além de uma mentira é dito como algo muito sério visando de algum modo que isso implique no extermínio ou no mínimo o sofrimento de todas as formas de um povo que NÃO sucumbirá nem a essas mentiras, nem a qualquer ataque de "homem" algum neste mundo.

Em seu livro "Minha Luta" Adolf Hitler de algum modo reconheceu isso:

"Nenhum outro povo do mundo possui um instinto de conservação mais poderoso do que o chamado "Povo Eleito". Já o simples fato da existência desta raça poderia servir de prova cabal para essa verdade. Que povo, nos últimos dois milênios, sofreu menos alterações na sua disposição intrínseca, no seu caráter, etc., do que o povo judeu? Que povo, enfim, sofreu maiores transtornos do que este, saindo, porém, sempre o mesmo, no meio das mais violentas catástrofes da humanidade? Que vontade de viver, de uma resistência infinita para a conservação da espécie, fala através desses fatos!" (capítulo "Povo e Raça").

Em suas cartas na prisão Hitler confessou que acreditava que se conseguisse EXTINGUIR O POVO JUDEU conseguiria provar que a Bíblia estava errada, porque em suas análises concluiu que historicamente seria impossível um povo sofrer o que o povo judeu já passou e ainda existir, e mais ainda - sem praticamente modificar suas crenças nem "ceder ao mundo", e PROSPERAR apesar de tudo isso! Ele deixou claro que caso conseguisse fazer o que nenhum outro império conseguiu estaria fazendo algo como "DERROTAR DEUS" (no sentido de Nietzsche quando disse que havia "matado Deus), e com isso levar para a "cova" também o cristianismo.

Só uma dica, Bunyan: você está se utilizando de um texto absurdo e mentiroso, criado por neonazistas. NADA disso existe no Talmud. Em sua intenção você está se tornando AMALEK. Agora permita-me ser muito sincero: PRA MIM, como judeu isso não significa absolutamente NADA. Nós enfrentamos amalek (o inimigo influenciado por sheitan, o qual D'us disse que teríamos que enfrentar) a cada geração, como D'us disse que seria. Portanto pra nós "nada de novo no front".

Só peço que seja pelo menos como eles: assuma.
Ou você odeia e prega o ódio contra o povo judeu, ou você está do lado do povo judeu (como cristão mesmo - isso não tem nada haver). Caso desejar de QUALQUER MODO QUE SEJA nos prejudicar, assuma isso perante o ESPELHO e perante D'us. Se quiser "ficar neutro" por mim significa também que está contra nós (as razões disso são bíblicas também, mas aqui não vou entrar em detalhes). Ou é quente ou frio, ou ajunta ou espalha; não há meio termo aqui.

E não veja isso como qualquer tipo de ameaça, não MESMO.
Ao contrário, eu mesmo acho muito melhor um amalek assumido do que um amalek que não assume nem pra ele mesmo, diz coisas "ah eu gosto muito do povo judeu MAS... (e solta algo que de algum modo venha a causar qualquer tipo de transtorno, ódio, etc. contra os judeus)" disfarçando na língua bifurcada como de uma serpente aquilo que seu coração está cheio.

Primeiro lugar,

Não sou neonazista, mas também não sou puxador-de-saco de judeu arrogante e etnocêntrico.

Segundo lugar,

Não indiquei o site, indiquei o artigo. Nem entrei no site, entrei no artigo através de um link que um colega me enviou por e-mail.

Só posso dizer que Lutero deveria ter lá as suas razões...

Agora você é muito engraçado, se temos uma opinião contrária à sua somos chamados de neonazistas e antissemitas.

Bom se o artigo é errôneo, paciência. Só não sei porque razões o acesso ao Talmude é tão restrito. Será que é porque seu conteúdo é infame?
Bunyan
Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 04-05-2011 10:37 am Responder com Citação

CavaleiroVermelho escreveu:
Muito perigoso esse tema .... o holocausto foi sem dúvida a maior expressão da ignorância humana, e tudo o que se escreve , se publica, se registra acerca do tema deve ser tratado com extremo cuidado. Mesmo que tenhamos posicionamentos doutrinários diversos daqueles criados pela religiosidade, temos que vislumbrar que Israel, é uma nação!, lá existem leis, serviços públicos, bancos, empresas, donas de casa , trabalhadores rurais, pobres e ricos, como em qualquer parte do globo!!! Querer resumir Israel ao judaísmo, é o mesmo que resumir a Itália à doutrina católica!!! É misturar Estado e religião, mistura explosiva diga-se de passagem, que beira ao fanatismo religioso, mormente visto nas doutrinas fundamentalistas islâmicas. Nada mais perigoso que uma arma "ungida" carregada, com o poder de Deus.... isso ocorreu nas cruzadas, no 11 de setembro....
Mas Israel, tem o direito de existir, como qq nação e de ter a crença naquilo que quiserem ter, e de se defender também contra todos os inimigos internos e externos, mas que fique registrado que quem nasce em Israel é Israelense e não judeu(expressão que define a religiosidade) assim como aquele que é judeu(religião) , que nasce no Brasil é Brasileiro... falo isso pq percebo uma confusão mental em algumas pessoas que não conseguem dissociar religião de qq outra coisa.....

Se você dissociar religião da política, Israel não tem direito nenhum àquela terra!

O seu direito é sob a tutela da promessa de Deus a Abraão.

O judaísmo não é simplesmente uma religião. É toda uma cultura, todo um povo. "Judeu é um povo especial".
peterleal
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 04-05-2011 11:52 am Responder com Citação

BUNYAN
'
>> Em primeiro lugar, Não sou neonazista, mas também não sou puxador-de-saco de judeu arrogante e etnocêntrico. (...) Não indiquei o site, indiquei o artigo. Nem entrei no site, entrei no artigo através de um link que um colega me enviou por e-mail.

Se você não é neonazista então não haja como tal, porque se eu meter um tiro na sua cara e digo que não tenho nada contra sua pessoa estou sendo um hipócrita mentiroso. Portanto, o Sr. trate da próxima vez de consultar a fonte de onde tira as informações antes de lhes dar PUBLICIDADE (você apresentou assim: "PRA QUEM QUER CONHECER O TALMUD" e soltou logo a seguir o link hospedado no site revisionista).

Aí evitará que seus ATOS (que falam mais do que suas palavras) sejam coerentes com aquilo que diz "não ser".

>> Agora você é muito engraçado, se temos uma opinião contrária à sua somos chamados de neonazistas e antissemitas.

Não minta, rapaz - não tão descaradamente assim!
Eu não te chamei de antissemita por você "discordar da minha opinião", isso está muito claro aqui PRA TODOS verem. Está registrado. Eu disse que O TEXTO QUE VOCÊ CITOU foi escrito por neonazistas e está hospedado num site revisionista que faz link para sites com conteúdo neonazista também. Agora, se você entende que um cara que dá PUBLICIDADE a um texto neonazista também é neonazista isso deriva se sua própria "lógica interna"; mas que fique bem claro que não fui eu quem disse isso.

Portanto - REPETINDO pra que fique bem claro - vou colocar de forma mais didática pra você entender:

- Quer DISCORDAR de algo? Beleza, apresente suas RAZÕES. Não será chamado de antissemita por isso. PROVA DISSO é que várias pessoas aqui já discordaram FROTALEMENTE de mim e eu jamais disse algo assim.

- Quer postar textos FALSOS criados por grupos neonazistas, hospedado num site revisionista sem ter o menor critério (como você mesmo disse, "NEM LEU o site" ou seja não pesquisou a FONTE dele, então não venha de "mimimi" querendo inverter a situação e ainda por cima se fazer de vítima, inventando que só porque "discordou foi chamado de antissemita" - porque agora deve ter ficado claro de uma vez por todas que não foi isso que aconteceu aqui.

>> Bom se o artigo é errôneo, paciência. Só não sei porque razões o acesso ao Talmude é tão restrito. Será que é porque seu conteúdo é infame?

Veja como você já está cometendo a falácia bem conhecida como "Envenenando o Poço" (conforme COPI, Irwing - "Introdução à Lógica"): antes mesmo de saber o conteúdo do Talmud você já induz seus leitores à idéia de que se ele é de difícil acesso é porque seu conteúdo "pode ser infame!" Claro que você quer dizer que apenas "sugeriu a possibilidade", mas só uma pessoa burra seria incapaz de perceber que mesmo quando se sugere uma possibilidade dentro desse tipo de contexto não está se querendo induzir a um tipo de pensamento. Questão de semiótica básica, rapaz.

Ou seja - num primeiro momento você diz que "não sabia que o texto que difama o Talmud com mentiras era falso", porque "nem viu a fonte dele"; quase como se desculpar por sua ignorância. Ok, vamos dar um voto de confiança a você (embora você já tenha feito tudo errado). Mas agora - num segundo momento você INSISTE em de um jeito ou de outro querer difamar o povo judeu (ou disseminar ódio - o que dá no mesmo) através de um de seus principais Escritos com uma "sugestão de possibilidade" (já expliquei como isso ocorre no parágra acima) de que de qualquer forma lá deve mesmo ter "conteúdo infame"!

Então não tem jeito cara, sou obrigado depois dessa análise bem pontual a concluir que você SEMPRE vai querer um motivo pra fazer isso. E qual o nome disso? ANTISSEMITA. Agora sim estou metendo o dedo na tua cara e dizendo isso claramente. Pra não dizer que estou sendo "parcial" (porque de fato não tenho motivação alguma pra ser) vou passar essa conversa para um amigo meu que é advogado e especialista em Análise do Discurso pra ver se ele também teve a mesma impressão que eu.

EM MOMENTO ALGUM mesmo nas discussões mais ferrenhas aqui eu falei isso de qualquer membro dessa comunidade - mas depois de sua atitude (como já disse - bem analisada aqui) fica muito difícil dizer que você não carrega esse ranço de natureza racista (embora não sejamos "etnia" específica a Lei de Racismo entende dessa forma).

Fica tranquilo, estou dando minha palavra que isso não sairá daqui.
O que quero apenas é que você ASSUMA um lado. Ou você é amalek (aqueles que DE QUALQUER FORMA QUE SEJA buscam prejudicar o povo judeu) ou você não é um amalek ou antissemita. Se tem uma coisa que eu respeito em um homem é ele assumir exatamente o que é, sem mentiras. A pior coisa que tem num homem é ele dizer que pensa de um jeito mas agir de outro, é ficar "se justificando", "em cima do muro", é NÃO SER FRIO NEM QUENTE. "Oxalá fosses frio ou quente!".

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
JuanPablo
Novato
Novato

MensagemEnviada: 04-05-2011 4:39 pm Responder com Citação

Peter,

Como o divórcio e o segundo casamento sao vistos, dentro do judaísmo?

falo do segundo casamento após o divorcio, com o outro conjuge ainda vivo...
peterleal
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 04-05-2011 7:26 pm Responder com Citação

'
Oi Juan.

>> Como o divórcio e o segundo casamento sao vistos, dentro do judaísmo? falo do segundo casamento após o divorcio, com o outro conjuge ainda vivo...

Visto sempre com PESAR.
No geral, o divórcio é permitido, embora para que ele aconteça de acordo com a Halachá (Lei Judaica) deve-se primeiro passar por certos procedimentos. Os que querem se divorciar devem buscar aconselhamento com rabinos especializados no assunto, que procurará entender as razões da separação e tentará então criar meios para que essas razões desapareçam.

Até mesmo auxílio financeiro é proporcionado, na forma de trabalho ou de um meio para que se tenha o próprio trabalho, um investimento num negócio quase falido, etc. Em outras palavras, faz-se realmente de tudo para que o divórcio não ocorra. Em MAIS DA METADE dos casos os conselhos profundamente amorosos do rabino conseguem evitar a separação!

Mas se apesar de todos os esforços da comunidade judaica para que isso não ocorra os cônjuges persistirem na idéia, então eles vão fazer a chamada GERUSHIM, que consiste na separação efetiva realizada também de acordo com a Halachá (aqui existem MUITOS detalhes de como isso ocorre).

Para isso no entanto, o marido precisa da autorização da esposa para se divorciar, e vice-versa. "Em teoria" não é possível o divórcio acontecer sem esse consentimento, o que igualmente 'tem teoria' poderia gerar casos bem complicados. Mas na prática felizmente isso é raríssimo de ocorrer.

Após 90 dias (e não antes disso!) do divórcio é que se recebe o guet (placet de divorciada) e pode conhecer outra pessoa, do contrário é considerado ADULTÉRIO. É impossível casar-se novamente sem o guet. De qualquer forma, uma mulher divorciada NÃO PODERÁ - nunca mais - SE CASAR COM UM COHEN.

121314
Novato
Novato

MensagemEnviada: 05-05-2011 7:43 am Responder com Citação

Peterleal,

Como vejo que não vai respondendo às perguntas por ordem de colocação e como não pretendo ficar mais 2 meses a espera que me faça a honra de partilhar sua sabedoria sobre o judaismo. volto abaixo a colocar o que já tinha anterioremente colocado.

Se não souber responder basta dizer não sei e irei procurar minhas respostas noutro lugar.

---------------------------------
Peterleal,

Agradeço sua resposta à minha primeira pergunta colocada no início de fevereiro e respondida por si cerca de dois meses e meio depois. Não importa a demora, importa que respondeu.
Seu que minhas perguntas não são de cariz polêmica e provavelmente por isso tenha de insistir para poder lhe lembrar de ter a gentileza de me responder.
Por isso aqui vai o relembrar do que depois de sua resposta lhe pedi como esclarecimento que continuo de aguardar de sua parte quando tiver tempo.
Sobre Hillel mantenho minha dúvida, pois sua resposta vem acrescentar aquela que tinha, já que, a maioria dos historiadores colocam sua morte entre o ano 10 e 20 EC. O próprio Rabinado do Rio de Janeiro o coloca como Nasi até ao ano de 3768 do calendário Judaico. Por isso poder-me-ia dizer em que fonte se baseia para afirmar que morreu no final do século I AEC? E já agora pode-me dizer o ano?
Para se ser Rabino no século I, antes da destruição do segundo Templo, é claro que, como respondeu e bem, se devia ser um fariseu. Mas pergunto, não havia condições, para além de a de se ter pelo menos 30, como por exemplo, a de ser necessário um reconhecimento como Rabino por um outro Rabino com poderes de Samuk, sendo estes rabinos os únicos que podiam ter autoridade para realizar uma Semikhá?

Se sim existe preservado algum documento onde consta os nomes dos rabinos que nessa época tinham o poder de Samuk, e os que receberam o "grau"de Rabino (claro que estamos falando de um conceito de Rabino, ou Mestre, que nada tem ainda a ver com aquele que virá a se consolidar alguns tempos depois da destruição do segundo Templo).

Aguardo sua resposta que desde já agradeço.

Yossef
peterleal
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 08-05-2011 5:05 pm Responder com Citação

'
... E já que o assunto é TALMUD:

Estudo do Talmud se torna obrigatório nas escolas da Coréia do Sul

Agora é lei: todos os estudantes dos cerca de 50 milhões de habitantes da Coréia do Sul terão como matéria escolar compulsória o estudo do Talmud.

Em entrevista ao programa “Culture Today”, Young Sam Mah, embaixador da Coréia do Sul em Jerusalém, explicou a razão: “Tentamos entender como é possível que os judeus sejam gênios, e chegamos à conclusão que isso se deve ao estudo do Talmud. Como é possível haver um número tão grande de judeus laureados com o prêmio Nobel em áreas tão diversas – como literatura, ciência e economia? Por que eles são tão inteligentes? Qual o segredo deste povo? Nossas pesquisas apontaram para um dos seus segredos – o estudo do Talmud desde pequenos, e isso os ajuda, em nossa opinião, a desenvolver maior sagacidade mental. Foi a partir desta constatação que decidimos seguir os passos do povo judeu e ensinar os filhos do povo coreano também. Temos certeza de que nossos filhos também revelarão sua genialidade, após afiar suas mentes com o Talmud. é por isso que decidimos introduzir o estudo do Talmud em nosso currículo escolar”.

Fato é que atualmente nesse país asiático é raro o lar que não possua ao menos um exemplar do Talmud, traduzido para o coreano. Há mais pessoas lendo o Talmud nesse país – onde a vasta maioria segue o budismo e o cristianismo – do que em Israel; muito mais!

Interessante notar que os coreanos consideram o Talmud também como um livro de fundamentos morais muito próximos aos do seu povo, nas palavras do embaixador sul-coreano: “Em meu país foçamos nos valores familiares,assim como na tradição judaica onde cada sexta-feira, famílias se reúnem em volta da mesa celebrando a convivência familiar…”

Caros leitores, esta notícia correu o mundo e não passou de uma mera curiosidade para a maioria dos leitores. Pois saibam que ao lê-la eu fiquei muito abalado! Se por um lado me senti extremamente feliz por saber que aos poucos as nações do mundo estão reconhecendo a grandeza da Torá e consequentemente de Hashem, que isto é mais do que um sinal da eminente chegada de Mashiach, onde o mundo todo estará preenchido da Glória Divina; por outro lado, fiquei muito sentido muito por esta não ser a realidade do nosso lado!

Mas meditando sobre essa reação conflitante, acabei concluindo que isto deve servir como uma lição positiva, a de nos incitar a querer saber mais e a estudar cada vez mais o Talmud e outras fontes judaicas.

Aliás me lembro neste momento de uma história que vazou há muitos anos (antes do advento do WikiLeaks, portanto sem menção dos nomes dos protagonistas) e que até hoje se conta ao pé do ouvido. Certa vez, durante o encontro de um dos primeiros-ministros de Israel com um dos maiores lideres do mundo árabe da época, este primeiro-ministro chamou secretamente o rabino-chefe de Israel e pediu que este o ensinasse rapidamente certo trecho do Talmud. O rabino, surpreso com o pedido, com um pouco de insistência descobriu que o líder árabe havia feito uma pergunta sobre o Talmud e nosso primeiro-ministro, “líder do povo judeu,” não tinha a menor idéia do que se tratava…

* Colaboração – Rabino Ilan Stiefelmann

Fonte: http://blog.judeus.org/2011/03/30/estudo-do-talmud-se-torna-obrigatorio-nas-escolas-da-coreia-do-sul/

andre.juliano
Novato
Novato

MensagemEnviada: 10-05-2011 8:48 pm Responder com Citação

Bunyan escreveu:

Primeiro lugar,

Não sou neonazista, mas também não sou puxador-de-saco de judeu arrogante e etnocêntrico.

E os puxadores-de-saco...(?) Tem algum aqui no fórum? Será que sou um deles? Smile

Bunyan escreveu:

Só posso dizer que Lutero deveria ter lá as suas razões...

Aproveitando a deixa e o que já si falou aqui sobre argumentação, segue um link simples de si ler sobre o tema:

Texto sobre sofismas

Legal pra quem quer evitar incorrer em alguns erros comuns. Apesar de ser apresentado numa linguagem simples, acredito que esteja acurado.
iceman11
Vício
Vício

MensagemEnviada: 05-06-2011 10:54 pm Responder com Citação

Queira ou não, a História demonstra que Hitler odiou aos judeus porque odiava Deus, e odiava particularmente o Cristianismo, Hitler era inimigo pessoal de Jesus Cristo. O nazista queria sobretudo provar que a Bíblia é mentira, e apagar o Cristianismo do mapa. Para tanto, chegou à conclusão que, eliminando os judeus da Terra, teria sua prova. Logo, judeus e cristãos estão mais ligados do que admitem. Podem não esperar o mesmo Messias, mas o nazismo que os perseguiu e persegue, é exatamente o mesmo. Cristãos e judeus devem aprender e viverem como irmãos.
Eu lamento muito esse embate entre Peter Leal e Ernestomenslin, isto é desnecessário. Ambos são profundos conhecedores, cada um de sua área, conforme a sua cultura, religião e visão de mundo. Creio que as opiniões aqui, por mais divergentes que possam vir a ser, devam somar, e não dividir. Sugiro que Ernestomenslin e PeterLeal façam as pazes e deixem que o público veja que não estão ressentidos e que o diálogo continue. Discussão com fundamento, sim; disputa com ressentimento, não. Eu percebi ressentimento de ambos os lados. Precisam se perdoar e viverem como irmãos, respeitando as diferenças.
Eu sou cristão e espero a Vinda de Jesus Cristo, mas não vou entrar em choque com judeu nenhum por causa disso.
Por falar em judeus, vou criar um tópico para discutirmos sobre a verdadeira origem dos judeus.

petrushenrique
Novato
Novato

MensagemEnviada: 07-06-2011 4:18 am Responder com Citação

Os Judeus estão esperando o messias até hoje?

Até hoje os judeus fazem sacríficios de animais para redenção de pecados como instruído por YHWH aos Hebreus em êxodo/levítico?

Judeu vem de Judá?

Porque diferentes nomenclaturas? (Hebreus, Judeus, Israelitas.)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
iceman11
Vício
Vício

MensagemEnviada: 07-06-2011 4:47 am Responder com Citação

Para mim o termo mais antigo e correto é Hebreu. Os termos Israelitas e Judeu são a meu ver posteriores e secundários, assim como o termo "semita" também foi inventado, pois no original parece não consta como sendo os hebreus semitas. A palavra semita não existe na tradução bíblica.
"Hebreu" ao que parece significa algo como "caminhante". Hebreu provém de Héber, um negro antepassado de Abraão. Qualquer um que nasce em Israel pode ser israelita, mas somente um verdadeiro israelita pode ser Hebreu. Por isso, hebreu é o termo mais correto.
Judeu é uma palavra inventada no século XVII. O judaismo não é uma religião bíblica. O que Deus passou e ordenou ao povo hebreu-israelita foi a compreensão e cumprimento da lei, já a religião ficou por conta dos homens que a inventaram para dominar sobre seus semelhantes e fazer mau uso da Lei de Deus.
Sobre as diferentes nomenclaturas, há um estudo que vale a pena de ser lido:

http://hebreu-israelita.blogspot.com/2009/06/nacionalidade-quem-somos-nos.html

fabinhocarvalho78
Imortal
Imortal

MensagemEnviada: 07-06-2011 10:37 am Responder com Citação

Legal ver o Peter aqui, sempre acompanhei seus posts em uma comunidade do orkut

http://fabinhobroken.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
peterleal
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 11-06-2011 11:53 pm Responder com Citação

Petrus.

>> Os Judeus estão esperando o messias até hoje?

Sim. Do mesmo modo que os cristãos esperam que "Jesus volte". Até hoje.
Mas há uma diferença na visão de Messias para judeus e cristãos: é que para o Messias dos cristãos veio para "salvar o mundo". Já no judaísmo o Mashiach virá por MERECIMENTO. É ao contrário: no judaísmo acreditamos que CABE A NÓS proporcionarmos a vinda do Mashiach.

Ou seja, na visão cristã Jesus veio "num momento terrível para o homem", afim de salva-lo. Já no judaísmo o Mashiach virá justamente pelo merecimento dos bons atos praticados pelos judeus. Quanto melhor os judeus cumprirem a vontade de D'us, mais se apressará sua vinda.

>> Até hoje os judeus fazem sacríficios de animais para redenção de pecados como instruído por YHWH aos Hebreus em êxodo/levítico?

No judaísmo o arrependimento verdadeiro e sincero, acompanhado da atitude correta (e há uma ritualística própria para isso) pode ser o suficiente para redimir os pecados. Fora isso há o YOM KIPUR, que é o dia que D'us perdoou todos os israelitas. Nesse dia nós revivemos tudo que foi necessário para que isso aconteça, para que sejamos então perdoados.

Isso não envolve mais sacrifícios animais.

>> Judeu vem de Judá?

Isso. A tribo do sul (Judá) foi a que resistiu aos ataques estrangeiros. A tribo do norte foi acolhida por ela e com exceção de Cohen e Levi, houve a fusão das outras 10 tribos. Como isso ocorreu no reinado de judá, o nome Judeu passou a designar todos os israelitas.

>> Porque diferentes nomenclaturas? (Hebreus, Judeus, Israelitas.)

Se você for falar da ETNIA da qual vieram os israelitas, use o termo HEBREU.
Ou seja: hebreu é o termo mais antigo para o povo que posteriormente veio a tornar-se o povo israelita. Israelita é um termo posterior a JACÓ (Israel) e designa todos os seus filhos (os filhos de Israel).

Já judeu é o termo usado após as invasões estrangeiras, como já mencionei acima.
Nem todo judeu é hebreu (por exemplo, os judeus asquenazitas), porque o judaísmo aceita convertidos estrangeiros.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12  Próximo
Página 10 de 12

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Meu Dot

Fatal error: Class 'SimplePie' not found in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/left-column.php on line 292